Ver Versão Completa : Reforma total do CJ3b
HenriqueRS
25/08/2010, 21:22
Compramos um Willys CJ3b 1953 e agora vamos começar a reforma. Está bastante judiado, mas faltam poucas peças. A intenção é deixar original. Sem dúvida vai ficar muito legal
. Assim que aprender, vou postar algumas fotos.
HenriqueRS
25/08/2010, 21:46
Algumas fotos da relíquia :lol:
HenriqueRS
25/08/2010, 21:51
Incrivelmente a bomba de gasolina tá intacta. Com o vidrinho em cima e tudo. :D:D:D Quando comecar a desmanchar vo logo tirar essa peça dali e guardar até o final da reforma, vai que quebra, não acho nunca mais.
HenriqueRS
25/08/2010, 21:55
Olha lá o coxim do motor. Pelo estado de ressecamento capaz de serem os originais de fábrica :pensativo: Borracha de 1953 :mrgreen:
Fabiano-SL
25/08/2010, 22:29
Fala Henrique!
Lembrei do meu cj3b 1954, quando comprei tava bem original também.
Parabéns pela aquisição!
[]'s
HenriqueRS
26/08/2010, 12:51
Bahh, obrigado pela ajuda Fabiano, sem dúvida vou ter que te incomodar algumas vezes, é o 1º Jeep que vou restaurar. Esse final de semana vou dar umas voltas com ele no gramado pra matar a vontade e dai vo começar a desmanchar :lol::lol:. Quero deixar ele o mais original possível e pretendo postar todas as etapas da reforma aqui. Espero que todos gostem. :-D
Leonardo Truccolo
26/08/2010, 13:12
Legal o jipinho, tenho um desses tb.
Boa sorte aí na reforma, onde tu mora em POA???
Abs
Fabiano-SL
26/08/2010, 13:27
Dá uma olhada na reforma do meu jeep, aí no link da minha assinatura abaixo.
Precisando de dicas,pode me perguntar...
[]´s
HenriqueRS
26/08/2010, 16:46
Legal o jipinho, tenho um desses tb.
Boa sorte aí na reforma, onde tu mora em POA???
Abs
É legal mesmo. Não se vê quase nenhum desses rodando por ai. Falta muito pra deixar ele rodando tranquilo, mas quando estiver... vai parar o transito :grin:
E sim, em Poa.
Obrigado e abraços.
HenriqueRS
26/08/2010, 16:48
Dá uma olhada na reforma do meu jeep, aí no link da minha assinatura abaixo.
Precisando de dicas,pode me perguntar...
[]´s
Terminei de ler teu tópico. Fico muito legal teu Jeep. Realmente chama a atenção. Parabens :palmas::palmas::palmas:
Abraços
Pedro....
26/08/2010, 19:36
Muito bonito, parabéns....
Fico pensando....quanta histórias nossas viaturas guardam.
Vou ficar de olho.
abs
hercilio.neto
26/08/2010, 20:34
Aí Henrique,
Boa sorte na reforma,
vamos acompanhando...
Leco1974
27/08/2010, 21:56
Bacana a vtr. parabéns e boa sorte.
Tem muito jipeiro aqui em PoA. Domingo passado vi um destes do modelo do teu mto conservado rodando de tarde no Moinhos de Vento. No tópico "Eventos", "Trilhas no Sul" e "Jipeiros do Itu"vais achar muitos daqui. Qualquer coisa prende o grito. Abs.
Alexandre Souto
28/08/2010, 04:46
Aí Henrique,
Boa sorte na reforma,
vamos acompanhando...
X2!!!!! :concordo:
:palmas:
HenriqueRS
31/08/2010, 17:41
Voltei
Bahh, abri o tópico e vi a minha mensagem como a última, bateu um desânimo. Daí que vi que ja tinha mais de uma página e eu tava na primeira :shock::parede::parede::parede::parede::lol::lol:: lol:
Agradeço a todos que acompanham. É muito legal saber que tem gente olhando o que posto aqui. Obrigado. :grin::grin:
Esse último final de semana fui pra Lajeado (onde tá o Jeep).
Cheguei lá sexta-feira 23:40. Corri pro galpão, bati arranque, liguei os faróis e fui dar volta de Jeep. :grin::grin::grin: To cada vez mais feliz com a compra. É um modelo muito interessante.
A idéia era sábado começar a desmontar, mas não me aguentei. Fiquei queimando gasolina com ele pelo potreiro (tá sem freio, seria arriscado demais andar na rua). Mas domingo de tarde comecei a desmanchar. A noite quando voltei pra Porto Alegre, já tava com vontade de mexer nele de novo. Ai vão algumas fotos.
HenriqueRS
31/08/2010, 18:12
OPS, desculpem-me. Achei que tinha dado algum erro pois não vi a mensagem no tópico e mandei a mensagem de novo. Por isso editei e apaguei ela. Não sabia que existia esse intervalo entre a postagem e a "aparição" da mensagem no tópico.
HenriqueRS
31/08/2010, 19:47
Passei 2 dias com o Jeep e já tenho história pra contar. :grin: Sábado fui tentar desentortar o parachoque dianteiro. Aparentemente, o antigo dono puxou algo muito pesado de ré e fico do jeito que tava. Bati com marreta, não foi. Esquentei com um maçarico e bati com marreta, não foi. :x Meu tio tava lá e deu uma idéia. Prendemos um pedaço reto de madeira na frente do parachoque, posicionamos o Jeep, dei um embalo nele (6-7km/h) e dei no meio de uma árvore. Na 5ª tentativa, se não me engano, tava 90% reto. A parte de baixo entorto um pouco demais, mas não tem problema, tenho uma talha lá que da um jeito nisso ai. :palmas: Tá ai as fotos de como era e como ficou.
Fabiano-SL
31/08/2010, 20:02
Passei 2 dias com o Jeep e já tenho história pra contar. :grin: Sábado fui tentar desentortar o parachoque dianteiro. Aparentemente, o antigo dono puxou algo muito pesado de ré e fico do jeito que tava. Bati com marreta, não foi. Esquentei com um maçarico e bati com marreta, não foi. :x Meu tio tava lá e deu uma idéia. Prendemos um pedaço reto de madeira na frente do parachoque, posicionamos o Jeep, dei um embalo nele (6-7km/h) e dei no meio de uma árvore. Na 5ª tentativa, se não me engano, tava 90% reto. A parte de baixo entorto um pouco demais, mas não tem problema, tenho uma talha lá que da um jeito nisso ai. :palmas: Tá ai as fotos de como era e como ficou.
Com todo respeito, não me faça mais uma besteira dessas! Tu podes ter desalinhado do o chassis do teu jeep, e pior: imagina a lataria querendo voar do chassis...
O certo é ter tirado esse parachoque (bem simples por sinal) e endireitar em uma prensa.
Vai perguntando aqui na medida que tu for evoluindo da desmontagem e ajustes no jeep.
[]´s
HenriqueRS
31/08/2010, 20:42
Eu até concordo contigo. É um jeito bastante ignorante de ajeitar o parachoque. Mas para tirar o parachoque, eu precisaria tirar os rebites dele, daí já viu, só parafuso depois. E também eu fui devagar, tanto que precisaram umas 5 pancadas pra dar efeito. O jeep não sofreu nada, foi rápido e indolor :concordo: :lol: :lol:
Obrigado pela preocupação
Duda Lopes
31/08/2010, 22:13
Henrique,
Muito legal, parabens pela aquisicao, nesse mundo tem louco pra tudo, kkk...
Depois da uma olhada na minha assinatura, o seu Jeep esta muito melhor que o meu.
[] e boa sorte na empreitada.
obs.: xi, a minha assinatura sumiu, pesquisa no forum um dos topicos iniciados por mim.
HenriqueRS
01/09/2010, 21:54
Sábado eu trabalhei no limpador de parabrisa a vácuo. Não fiquei só queimando gasolina não :lol:. Ele tava bem lerdinho nem tinha muita força.
Tirei ele do quadro, comecei a desmontar e abri ele todo.
A junta que tinha não teve jeito, rasgou toda. :parede:
Limpei bem todas as peças, engraxei tudo e depois fiz uma junta nova de papel :shock:, isso mesmo, papel, que tinha +- a mesma espessura da junta original.
Por mais incrível que pareça, parece que vedou bem. Continua meio fraco quando puxo a valvula pra posição ligado, mas quando fecho ela, na posição desligado (posição onde o vácuo vai direto sem passar por quase nenhuma válvula) o braço do limpador volta com 2x mais força que antes, por isso penso que a vedação ta boa.
Acho que o problema da nas válvulas que direcionam o braço pra um lado e pro outro. Vou revisar essa parte, de repente não furei o papel num lugar que deveria ser furado, quem sabe :pensativo:.
Ai tao algumas fotos das peças, repare que a graxa tava tao velha que ja tava meio sólida, não lubrificava nada.
HenriqueRS
01/09/2010, 22:05
Henrique,
Muito legal, parabens pela aquisicao, nesse mundo tem louco pra tudo, kkk...
Depois da uma olhada na minha assinatura, o seu Jeep esta muito melhor que o meu.
[] e boa sorte na empreitada.
obs.: xi, a minha assinatura sumiu, pesquisa no forum um dos topicos iniciados por mim.
Realmente Duda, tem louco pra tudo. Hehehehhe. Vou te dizer que o estado que achei o meu jeep é exatamente o estado que eu queria. Restaurável, completo e judiado :mrgreen:.
Eu pensei o seguinte. Com um jeep inteiro, posso fazer trilhas e andar por ai, mas comprando um nesse estado, vou poder fazer tudo isso daqui a algum tempo e ainda terei o prazer de reformar ele :grin:, sem falar nos causos que acontecem durante a reforma :lol: :lol: :lol:
Mas ai vão mais algumas fotos do limpador, reparem no estado da gasolina no final da limpeza :shock::
HenriqueRS
02/09/2010, 20:07
Domingo, um pouco antes de começar a desmonar o Jeep, fui comprar o carburador original, o Carter YF. Consegui ele na MGW 4x4 em Estrela/RS. É uma oficina especializada em Jeep. São muito atenciosos e tem cada máquina lá :grin:, muito legal.
O carb precisa de uma geral, mas to muito feliz, achei que seria mais dificil encontrar um desses. Não tirei fotos dele, mas assim que der posto uma aqui.
Rodrigo Baratti
02/09/2010, 20:40
Fala Henrique,
Seu jeep tá bem original, parabens por mante-lo assim! :concordo:
Me lembrou o Fernandão (olha minha assinatura) qdo comprei, rodado e original.
Vai com calma e sempre que tiver duvidas pergunta aqui que tentamos ajudar.
Mas para tirar o parachoque, eu precisaria tirar os rebites dele, daí já viu, só parafuso depois
Tem algumas coisas que realmente tem que tomar cuidado para não perder o originalidade, mas vc vai achar tudo original para comprar, só um ou outro detalhe que vc só vai achar lá fora!
Tenho algumas peças originais (cx e barra de direção, pedais,...) se precisar disso ou outras coisas me avisa que na minha reforma fiz muitos contatos aqui em SP.
[]`s e cuidado pra não derrubar a arvore! :lol:
HenriqueRS
09/09/2010, 20:35
Conforme eu havia prometido, ai vão algumas fotos do Carter YF.
HenriqueRS
09/09/2010, 20:51
Esse feriadão rendeu. Desmontei o Jeep inteiro :)
Tirei a carroceria, caixa, motor, eixos, molejos, tudo. Agora a idéia é deixar o chassi perfeito, jatear e pintar, depois passo para os eixos e feixes de mola.
Ai vão algumas fotos:
HenriqueRS
09/09/2010, 21:02
Reparem no podre da caixa de ferramentas
HenriqueRS
09/09/2010, 21:16
Vê se dá pra entender isso ai. Olhem a gambiarra que tinha no motor. Colocaram uma conexao hidraulica entre a vela e o bloco :parede::parede::parede::parede::parede:. Ainda não entendi o porque, pois a rosca tava boa no cabeçote, só vendo pra crer.
HenriqueRS
09/09/2010, 21:21
E por último, mas não menos importante, a foto de como ficaram o galpão e o Jeep 3ª feira de noite quando saí de lá
RODRIGO TOMITÃO
09/09/2010, 21:28
henrique,parabens pela empreitada, vai fazer original ou pra trilha?
Ian Jeep
10/09/2010, 00:57
Vê se dá pra entender isso ai. Olhem a gambiarra que tinha no motor. Colocaram uma conexao hidraulica entre a vela e o bloco :parede::parede::parede::parede::parede:. Ainda não entendi o porque, pois a rosca tava boa no cabeçote, só vendo pra crer.
Esse castelinho ou extensor, e normal, nao foi por causa da rosca talvez estava encharcando!
no mais...
Belo Jeep, e boa sorte na empreita! :concordo:
abraços
Rodrigo Baratti
10/09/2010, 07:18
Fala Henrique,
A parte mais facil já foi!! :p
Seu jeep está bem parecido com o meu, não tera dificuldade para montar não, é só ter calma e capricho que vai ficar perfeito. :palmas:
Agora esse carbura carter vai dar trabalho hein, mas tem tudo nessas duas lojas:
BEACHWOODCANVAS (https://www.beachwoodcanvas.com/)
WALKS 4WD (http://www.walcks4wd.com/index.aspx)
O meu montei sem o Carter, é bem complicado regular esse carbura.
[]`s
HenriqueRS
10/09/2010, 21:09
Obrigado Rodrigo T. Vou tentar deixar o mais original possível, o objetivo é, quem sabe, placa preta.
Obrigado pela informação Ian Jeep. Um amigo meu tbm me falou isso. Fiquei meio preocupado que possa estar comendo oleo :putz:
Rodrigo Baratti, li o seu tópico do Fernandão. Até já postei um comentario lá :-). A ideia é fazer o que tu fez. Originalzao :-D. Não lembro direito, mas acho que foi no seu tópico que li e concordei com um post que dizia que era um crime pega um Jeep antigo desses que tá bem completo e mudar tudo pra ir pra trilha.
Quanto ao carbura, vou tentar deixar o melhor possível. Já que a ideia é originalidade, não quero por solex nenhum ;-). Penso inclusive em voltar pra 6 Volts.
Já guardei os sites das peças do Carter nos favoritos, muito obrigado :palmas:
Daqui a pouco to saindo pra ir pro sítio pra ver o Jeep 8-) e volto depois com mais fotos.
Um abraço a todos.
Ian Jeep
11/09/2010, 01:10
Obrigado Rodrigo T. Vou tentar deixar o mais original possível, o objetivo é, quem sabe, placa preta.
Obrigado pela informação Ian Jeep. Um amigo meu tbm me falou isso. Fiquei meio preocupado que possa estar comendo oleo :putz:
Rodrigo Baratti, li o seu tópico do Fernandão. Até já postei um comentario lá :-). A ideia é fazer o que tu fez. Originalzao :-D. Não lembro direito, mas acho que foi no seu tópico que li e concordei com um post que dizia que era um crime pega um Jeep antigo desses que tá bem completo e mudar tudo pra ir pra trilha.
Quanto ao carbura, vou tentar deixar o melhor possível. Já que a ideia é originalidade, não quero por solex nenhum ;-). Penso inclusive em voltar pra 6 Volts.
Já guardei os sites das peças do Carter nos favoritos, muito obrigado :palmas:
Daqui a pouco to saindo pra ir pro sítio pra ver o Jeep 8-) e volto depois com mais fotos.
Um abraço a todos.
:concordo:
Mais um site bom ai...
http://www.4wd.com/productdetails.aspx?jeep-sid=397&plID=856&partID=12081#
HenriqueRS
13/09/2010, 21:43
Voltei.
Agradeço os sites que foram postados, já to com todos nos favoritos :grin:
Esse fim de semana me concentrei em arrumar um compressor de ar antigo que meu vô me deu de presente. Tava uns 15 anos parado :shock: mas funciona que é uma maravilha.
Tava preocupado que o tanque tivesse ferrugem e que não aguentasse pressão, dai fiz o seguinte, enchi o tanque de água (se estourasse, a água não se espande tanto quanto o ar e daria um impacto significativamente menor), tirei os cilindros e o motor de cima, fechei todos os furos e conectei por uma mangueira num outro compressor de ar menor que eu tenho lá. Fui aumentando a pressão até 8 bar, que é a pressão máxima de trabalho dele. Deu certo. Agora to com 2 compressores e surge alguma esperança de jato de areia em casa :grin:
Mas chegou domingo e terminou que não deu pra mexer muito no Jeep. Deu pra soldar a travessa traseira no lugar novamente, que tinha quebrado a solda, deu pra soldar o suporte do feixe de mola traseiro (mas vou refazer porque percebi depois que reforçaram ele com uma otra chapa, ficando muito diferente do suporte original), tirei um amortecedor pra direção que tinham enjambrado ali e deu pra melhorar uma solda que tinham feito na dianteira do chassis, perto da travessa redonda que vem preso partes das barras da direção. Tinham 2 buracos feitos por solda elétrica :parede: esmerilhei, tirei o que deu, cortei pedaços de ferro e tapei os furos. Falta ainda um acabamento mais cuidadoso, mas ta muito melhor do que tava ;-)
HenriqueRS
14/09/2010, 19:35
Conforme disse, tirei logo o copinho de vidro da bomba de gasolina. Limpei ele e coloquei na cristaleira :lol::lol::lol:
Mas mudando de assunto, surge uma dúvida durante a reforma. Qual a cor que a Willys pintava o motor e a caixa originalmente? O site do Cj3b diz que era preto, mas meu vô, que tinha uma oficina antigamente, falou que esses Jeeps apareciam la com o motor e caixa vermelho :pensativo: E agora? Se alguém souber, por favor poste ai ;)
Abraço a todos
Tchê 4x4
14/09/2010, 22:09
Parabens Henrique, pelo CJ3b e pela empreitada!!!...
Acho muito legal esse modelo de Jeep, inclusive tenho visto um todo original com capota bege aqui por perto de casa, realmente fica muito legal... Abraço e boa sorte!!!
Rodrigo Baratti
14/09/2010, 23:34
Henrique,
Travessa dianteira: Faz um serviço bem feito e definitivo nessa travessa tubular porque ela vive rachando na emenda com o chassi.
Nos 2 jeeps estava rachada e em um deles tinha menos de 1 cm unindo a travessa ao chassi.
Cor motor: tive a mesma duvida e ouvi de tudo, mas me baseei por um jeep original 51 do Joe Caprio onde o motor é preto. Alias toda a pintura do meu se baseou nesse jeep.
Se não me engano esse cara tem um CJ3B tb. :pensativo: Procura no site do CJ3B que vc acha.
[]`s
HenriqueRS
15/09/2010, 18:03
Parabens Henrique, pelo CJ3b e pela empreitada!!!...
Acho muito legal esse modelo de Jeep, inclusive tenho visto um todo original com capota bege aqui por perto de casa, realmente fica muito legal... Abraço e boa sorte!!!
Obrigado pelos elogios, Tche 4x4. Quanto mais mexo no CJ3b, mais me empolgo :grin:
Rodrigo, obrigado pela dica. Tens razão, vou revisar bem essa travessa, consertar depois será infinitamente mais dificil que agora. Ela tinha sido muito mal soldada :parede:, vou tentar melhorar isso nesse final de semana.
Quanto a cor do motor, já to quase 100% decidido a pintar de preto. Achei, inclusive, a imagem de uns adesivos que vão colados no motor e filtro de ar no site do CJ3b, vai ficar show :grin:.
Abraço a todos.
HenriqueRS
21/09/2010, 17:41
E então chegou terça feira :sad:
Acabou o final de semana com feriado. Mas to feliz mesmo assim. Consegui terminar o chassi. Agora so falta jatear e pintar. To pensando em passar oxido de zinco. Me disseram que é bom contra a ferrugem. Alguém tem alguma dica?
E quanto a cor, pensei em usar a receita que li no tópico de alguem. Preto fosco e brilhoso misturado, meio a meio. Acho que vai ficar legal.
Ai vão umas fotos dos detalhes que arrumei no chassi
1-Suporte do feixe dianteiro esquerdo (parafusos imitando rebites)
2-Suporte da bateria todos podre
3-Chapa nova para o suporte da bateria cortada e dobrada
4-Chapa nova colodada na posição
HenriqueRS
21/09/2010, 17:47
Depois de soldado e esmerilhado, ficou assim:
1-Rebites originais "enxertados" na chapa nova;
2-Parte frontal do suporte;
3-Parte traseira do suporte;
Também tinha buracos no chassi, de solda mau feita, na longarina, e de ferrugem, no parachoque traseiro.
4-Longarina furada, por baixo do suporte do feixe dianteiro esquerdo;
5-Parachoque traseiro, ta esmerilhado porque eu ia tentar preencher com solda, não deu certo e enxertei outra chapa, ficou 100%.
HenriqueRS
21/09/2010, 17:54
1-Enxerto antes de soldar no parachoque traseiro;
2-Longarina fechada e esmerilhada;
Também troquei os suportes dos feixeis, que tavam completamente ovalados. Comprei eles na MGW 4x4, são muito atenciosos.
3-Suporte novo e suporte velho;
Fiz também uma imitação de rebite. Cortei a cabeça de um daqueles parafusos para madeira, que tem a cabeça redonda, coloquei no lugar do rebite que tava faltando e soldei do outro lado. Ficaram muito parecidos com os originais.
4-Cabeça do parafuso e suporte sem rebite;
5-Como ficou.
Tchê 4x4
21/09/2010, 19:26
Tá ficando booom, heim Henrique?!!!... Quanto a pintura do chassi, te aconselho a pintar com preto semi-brilho especial p/chassi, foi o que usei na Haragana e ficou muito bom!!!
O melhor mesmo é tinta brilho, particularmente não acho muito legal mas é o que segura menos sujeira e é bem mais fácil de limpar que o fosco...
Qualquer coisa estamos aí, abraço!!!
HenriqueRS
22/09/2010, 20:51
Tá ficando booom, heim Henrique?!!!... Quanto a pintura do chassi, te aconselho a pintar com preto semi-brilho especial p/chassi, foi o que usei na Haragana e ficou muito bom!!!
O melhor mesmo é tinta brilho, particularmente não acho muito legal mas é o que segura menos sujeira e é bem mais fácil de limpar que o fosco...
Qualquer coisa estamos aí, abraço!!!
Obrigado pelo elogio. Por enquanto ainda não to muito preocupado com o tempo que vai levar. Quero um serviço minucioso, que arrumar defeitos depois vai ser bem mais difícil ;).
Não sabia que existia uma tinta especial p/ chassi. O semi brilho fica bom? Não quero muito brilhoso que chame muita atenção mas também não quero fosco que pareça que lixaram por cima. Sei que tem um tom certo :pensativo:
E, mudando de assunto, alguem poderia me ensinar como coloco meu tópico na minha assinatura?
Abraço a todos
Tchê 4x4
22/09/2010, 21:58
Pois é, foi o que eu disse Henrique, a semi-brilho é a melhor pois não fica muito brilhoso e nem fosco demais segurando sujeira...
Como te disse, eu usei a semi-brilho com catalisador, pois alem de secar bem rápido dizem que fica praticamente como PU. Pelo menos o resultado ficou muito bom. Se quiser dar uma olhada tem lá no tópico da Haragana...
Quanto a assinatura é só ir em painel de controle, editar assinatura e colar o link do teu tópico, só assim já dá... Abraço!!!
HenriqueRS
28/09/2010, 22:25
Deu pra mexer no Jeep esse findi.
Sabado coloquei os suportes dos amortecedores da willys na parte traseira e botei os parafusos que parecem rebites :lol: Ficou bem bom. Também consertei o pressostato do compressor velho. Tava emperrado, mas agora parece bom de novo :pensativo:
Domingo peguei o feixe de mola traseiro direito. Tava um lixo. Parafuso de centro degolado, laminas descascadas, "braçadeiras" que seguram o eixo tavam soltas, pino do amortecedor ta enjambrado, grampos das molas tao ruins, tinha até solda :parede::parede::parede:
Deu pra fazer 8 laminas domingo, escovadas, esmerilhadas, lixadas e pintadas com primer anticorrosivo Cromato de Zinco verde. No proximo findi vou fazer as 3 ultimas lâminas, passar o primer e tentar pintar tudo de preto. Quero deixar novo :grin:
Pena que não deu pra jatear o chassi. Não achei o cara. Não tinha ninguem em casa :parede:De repente esse final de semana, quem sabe.
Ai vao algumas fotos:
Fabiano-SL
29/09/2010, 08:54
Hernrique,
Que parafuso é esse que tu usou para fixar o suporte do feixe de molas?
Tô achando que esse aí é um 5.8, muito fraco para a função...
Ali tem que colocar 8.8 no mínimo! e como segurança não se brinca, no meu jeep eu soldei o suporte e coloquei parafuso 8.8 com porca parlock.
HenriqueRS
29/09/2010, 20:04
Hernrique,
Que parafuso é esse que tu usou para fixar o suporte do feixe de molas?
Tô achando que esse aí é um 5.8, muito fraco para a função...
Ali tem que colocar 8.8 no mínimo! e como segurança não se brinca, no meu jeep eu soldei o suporte e coloquei parafuso 8.8 com porca parlock.
Bah Fabiano, não sei te dizer a resistencia do parafuso, vou dar uma olhada nesse final de semana, mas tens razão, segurança em 1º lugar. Todos suportes foram soldados e parafusados com porcas, arruela de pressão e arruela comum, mas fica essa duvida quanto ao parafuso.
Queria te fazer uma pergunta, como tu fez pra prender os suportes na longarina que não se tem acesso às porcas? Aquele suporte que fica perto do cilindro mestre do freio. Só na solda?
Fabiano-SL
30/09/2010, 10:28
Queria te fazer uma pergunta, como tu fez pra prender os suportes na longarina que não se tem acesso às porcas? Aquele suporte que fica perto do cilindro mestre do freio. Só na solda?
Todos os suportes tem acesso...não tive dificuldades para colocar parafuso com porca. No meu jeep foram soldados e colocado 2 parafusos 8.8 c/ porca parlock.
HenriqueRS
04/10/2010, 21:00
E a reforma segue.
Esse final de semana levamos o chassi pro jato de areia, pena que o cara não pode jatear, só dia 16 :parede: Sorte que tem muita coisa pra fazer em paralelo ao chassi.
Continuei os feixes de mola. Terminei a pintura do traseiro esquerdo, incluindo os grampos que foram refeitos e comecei a lixar e pintar o traseiro direito.
Descobri mais uma rateada da última reforma do Jeep. Tinham colocado uma das lâminas do feixe direito no feixe esquerdo :parede:
Aliás, Tchê4x4, obrigado pela dica da tinta pro chassi. Pintei as lâminas de preto s/brilho e parece ter ficado muito bom.
Ai vao algumas fotos.
Tchê 4x4
05/10/2010, 18:19
:concordo: Isso aí henrique, ficou bem mesmo... Precisando de alguma coisa prende o grito!!! Abraço.
HenriqueRS
14/10/2010, 19:55
Voltei
Nesse feriadão lixei e pintei todas as lâminas de todos os feixes de molas e fiz os grampos :lol: Falta mais uma demão em algumas lâminas, mas o mais difícil já passou. Montei o feixe traseiro esquerdo também, ficou muito bom, botei os grampos com rebite (no martelo mesmo) e ficou 100% :grin:
Ai vao algumas fotos.
HenriqueRS
14/10/2010, 20:00
1-Alguns grampos prontos
2-Grampos pra pintar
3-Matéria-prima
Tchê 4x4
15/10/2010, 08:56
Belo trabalho... :lol: Me fez lembrar que tenho que colocar um que tá faltando na Haragana... Abraço.
RODRIGO TOMITÃO
15/10/2010, 09:12
henrique muito bom seu trabalho, esse anticorrosivo que vc passou nos feixes de mola é o wash primer??
:concordo:
Opa HenriqueRS!
Olhe a foto que estou te mandando.
Esses calços servem para deixar o feixe mais flexível, mais não precisa ser calços tão espessos.
Coloque com chapa de 1,2mm que fica melhor.
Lembrando, que a foto é ilustrativa, não precisa ser SPOA, funciona no SPUA também.
Na foto tem um erro que foi corrigido posteriormente, NÃO coloque calços entre a primeira e a segunda mola. (mestra)
Abraços.
Kim.
Tchê 4x4
15/10/2010, 09:34
Interessante essa dos Calços Kim!!!... Realmente deve deixar a suspensão mais macia, mas pelo que vi neste caso tem que mudar o suporte onde fixa as molas tbm... Outra coisa, é só recortar a chapa e colocar com um parafuso passante???... Qual a espessura dos parafusos que tu usou???...
Valeu!!!
HenriqueRS
15/10/2010, 18:49
Obrigado pelos elogios. To me esforçando para deixar como quando tirado da concessionária em 53 :mrgreen:
Mas esse fundo ai é o Cromato de Zinco verde da Sherwin Williams. Me falaram que era muito bom, bastante resistente e protetor.
Legal essa ideia de colocar calços entre as molas. Realmente deve diminuir o atrito e também acaba com o problema de ficar barro preso entre as molas. Mas como a idéia é deixar esse Jeep como saido de fábrica, vou deixar do jeito original, mas os calços são uma boa dica sim, obrigado.
Eu li num outro tópico um troço muito interessante, não serve pra Jeep de trilha, que ia trancar tudo, mas lá vai. Diz que antigamente, nos Chevrolet 1948, se não me engano, e em outros carros dessa época que tinham feixe de mola, se pegava cada lâmina, se faziam sulcos de 4 a 5 cm (ao comprido da mola) em uma das faces dela e perto de cada extremidade. Quando montavam o feixe, colocavam bolinhas de rolamento nesses sulcos, uma em cada, assim uma lâmina corria sobre a outra quase sem atrito :-D
Mas é isso ai. Daqui a pouco to saindo de viajem e a reforma no Jeep continua. Amanhã, se o tempo colaborar, vai ser feito jato de areia no chassi e depois já vou pintar ele :lol:
Abraço a todos e segunda posto fotos ;)
Opa galera, que bom que gostaram!
Vamos às explicações.
NÃO é um claço tão espesso quanto aos da foto, são mais finos, da espessura de uma faca de mesa, fica imperceptível.
A colocação é simples, é só um furo no meio, para colocar o pino de centro.
Pode-se retirar a lâmina menor, para o feixe ficar no tamanho original, assim não precisa trocar os grampos.
A chapa deve ter o comprimento do espaço do grampo no feixe/mesa de aperto, e largura da mola.
Esse recurso é usado em larga escala hodiernamente.
A Ranger, S10, caminhões MB, VW, dentre outros, só que a mola já sai de fábrica com o calo.
Quem usa, gosta e recomenda.
Att.
Kim.
HenriqueRS
19/10/2010, 10:55
Passou o final de semana. Rendeu o serviço.Sábado foi feito jato de areia no chassi. Ficou ótimo :palmas: Passei fundo sábado de tarde e pintei de preto semibrilho da Killing domingo. Achei meio brilhoso demais, mas acredito que fique um pouco mais fosco quando secar, ficando perfeito :-D Montei todos feixes também. Ta ficando ótimo. Ai vão algumas fotos.
HenriqueRS
19/10/2010, 11:01
Depois do jato de areia vi que tinha uma trinca na travessa tubular, aquela que fica de baixo do radiador. Lembro que alguém tinha me falado que ali era um ponto crítico ;-). Fiz um sulco com o esmeril e enchi de solda, ficou bom, espero que não quebre mais.
Ai vao mais algumas fotos
Tchê 4x4
19/10/2010, 11:07
Show de bola Henrique!!!... Tá parecendo o meu quando saiu da pintura, novinho, novinho...
Abraço.
Fabiano-SL
19/10/2010, 11:12
Henrique,
Quando montei os feixes de mola do meu cj3b, eu usei uma receita aqui do forum:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=431
Nada mais é do que fazer tiras de raio x, besuntar de graxa os dois lados do feixe e colocar as laminas de raio x entre eles... parace estranho mas eu fiz isso, meu jeep trabalha muito bem as molas e não tem NENHUM rangido.
Recomendo uma leitura no tópico e a receita...
HenriqueRS
19/10/2010, 19:03
Henrique,
Quando montei os feixes de mola do meu cj3b, eu usei uma receita aqui do forum:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=431
Nada mais é do que fazer tiras de raio x, besuntar de graxa os dois lados do feixe e colocar as laminas de raio x entre eles... parace estranho mas eu fiz isso, meu jeep trabalha muito bem as molas e não tem NENHUM rangido.
Recomendo uma leitura no tópico e a receita...
Obrigado pela dica. Tinha lido isso em um tópico sobre feixes de molas, mas resolvi colocar só graxa náutica. Acho que é a base de parafina, tanto que é branca. Resiste mais a água que a outra, o único problema é poeira, mas acho que não vou me encomodar, cuidei pra colocar apenas o necessário de graxa entre as lâminas, nas laterais ta limpinho :-D
Mas mudando de assunto, alguém sabe se esse é o burrinho original do motor? Aparentemente é, mas tem uma plaquinha do lado que me deixou em dúvida. Liguei pro antigo dono e ele falou que não trocou o burrinho quando passou de 6v para 12v. Alguém ai sabe me informar ao certo? :pensativo:
HenriqueRS
19/10/2010, 19:11
Show de bola Henrique!!!... Tá parecendo o meu quando saiu da pintura, novinho, novinho...
Abraço.
Show de bola deve fica a Haragana :lol:. Li no teu tópico que 20 dias +- pro termino ;-) tá quase quase então? :mrgreen: Só não te esquece de postar fotos dela pintada depois. Abraços
Tchê 4x4
19/10/2010, 19:36
:concordo: Pódexá!!! Abraço.
RODRIGO TOMITÃO
20/10/2010, 08:53
Henrique ta ficando bacana.:concordo::concordo:
:pipoca::pipoca:
Fabiano-SL
20/10/2010, 11:00
Obrigado pela dica. Tinha lido isso em um tópico sobre feixes de molas, mas resolvi colocar só graxa náutica. Acho que é a base de parafina, tanto que é branca. Resiste mais a água que a outra, o único problema é poeira, mas acho que não vou me encomodar, cuidei pra colocar apenas o necessário de graxa entre as lâminas, nas laterais ta limpinho :-D
Mas mudando de assunto, alguém sabe se esse é o burrinho original do motor? Aparentemente é, mas tem uma plaquinha do lado que me deixou em dúvida. Liguei pro antigo dono e ele falou que não trocou o burrinho quando passou de 6v para 12v. Alguém ai sabe me informar ao certo? :pensativo:
O do meu jeep é original (olha aí na minha assinatura o post do meu jeep, tem fotos lá). Depois tiro uma foto na placa do motor de partida.
Alexandre Souto
20/10/2010, 12:21
Motor de arranque- Muito semelhante ao do meu motor, que tive que trocar inclusive, pois queimou.
Mesma marca ate, mas pode ser modelo diferente!
Provavelmente é original FORD.
Abs!
HenriqueRS
20/10/2010, 20:44
Obrigado pelo toque Fabiano e Alexandre. Vou continuar pesquisando. Abraços ;-)
HenriqueRS
28/10/2010, 19:46
Fim de semana peguei uma gripe braba :parede:Que azar. Mas deu pra dar uma 2ªdemão no chassi, terminar de instalar os 2 compressores de ar e começar a desmontar o eixo traseiro.
Aprendi também a ver sempre o lado positivo das coisas. Tinha tirado o tambor do freio traseiro e dai as sapatas tavam encharcadas de óleo. Reclamei pra mim mesmo e meu pai do lado falou: "Pelo menos os freios não gastaram". :lol: :lol: :lol:
Agora vou me consentrar nos eixos. Terminando os eixos resolvo as buchas dos feixes e os grampos que prendem os eixos nos feixes. Daí ele fica em pé sozinho de novo :grin:
Ai vão algumas fotos
Rodrigo Baratti
28/10/2010, 19:56
As lonas devem estar impregnadas, é melhor trocar.
Verifique tb se as campanas não estão empenadas, se estiverem geralmente um simples passe no torno resolve e seu freio fica muito melhor.
A reforma tá ficando 10!! :concordo:
[]
HenriqueRS
28/10/2010, 20:01
Bahh. Obrigado pela dica Rodrigo, tens razão. O Cj3b já tem fama de não ter muito freio, magina com as lonas empapadas com óleo :putz:
Abraço a todos.
Tchê 4x4
28/10/2010, 21:58
:concordo: Que espetáculo ficou esse chassi!!!...
Rodrigo Baratti
28/10/2010, 22:29
O Cj3b já tem fama de não ter muito freio
Que é isso, o freio é super bom!!! rs...:mrgreen:
É só montar no pedal com os dois pés que o jeep para!!:-D
[]'s
Fabiano-SL
29/10/2010, 10:04
Que é isso, o freio é super bom!!! rs...:mrgreen:
É só montar no pedal com os dois pés que o jeep para!!:-D
[]'s
Em dia de chuva é de uma "eficiência" os freios originais!!!
Mas é o preço da originalidade...
Eu queira ter deixado meu jeep todo original. Mas por questão de segurança, neste trânsito maluco, decidi colocar a disco e etc...
Rodrigo Baratti
29/10/2010, 10:31
Freio original só se for para jeeps que andam pouco, caso contrario tem que ter disco mesmo!!:concordo:
[]'s
HenriqueRS
02/11/2010, 21:06
É isso ai. Pra manter os freios originais vo ter que caprichar. Já achei um lugar pra comprar as sapatas novas pros freios e fiquei sabendo que em Curitiba tem uma loja que vende os cilindros novos iguais aos originais :palmas:.
Mas continuando a falar sobre os eixos, como não tava conseguindo tirar os cubos de roda (encaixe chavetado e cônico :parede:) resolvi comprar um saca polia novo. Comprei um muito bom, todo em aço cromo-vanadium, o dono da loja falo que se eu conseguir quebrar parte dele posso levar lá e trocar por um novo. Mas daí encaixei no cubo, apertei tudo que dava e nada, e pior, empenou o cubo :parede::parede::parede::parede::parede: que c@g@d@. Mais tarde meu tio passou lá em casa e trouxe a "ferramenta de precisão". Daí, além do saca-polia puxando, demos umas boas marteladas em cima do pino do saca-polia. Funcionou. Com o cubo fora, fiquei mais tranquilo. O cubo que entortei tinha uma baita trinca. De certo colocaram a chaveta antes do cubo quando foram montar.
Acho que o antigo dono deve ter andado muito pouco com o Jeep, porque mesmo tendo de areia na caixa satelite e terra nos rolamentos que ficam perto dos cubos de roda, tavam todas as engrenagens em bom estado, aliás, muito bom estado :-D. Só os rolamentos perto dos cubos que tavam bem mais ou menos, talvez eu tenha que trocar.
Segunda comprei os 5 retentores (2 deles não tinham borracha nenhuma mais), uma arruela de encosto pra planetária e um outro cubo, tudo na MGW 4x4, em Estrela RS, excelente oficina aliás. A última foto mostra o estado da arruela de encosto que tava.
No dia 20 vai ser feito jato de areia na carcaça do eixo.
No mais é isso ai, vou postando fotos conforme o avanço. Abraços a todos.
Rodrigo Baratti
02/11/2010, 22:21
Fala Henrique,
Que ótima surpresa que tá tudo em perfeito estado.
Para sacar é isso mesmo, além do sacador das umas batidas firmes ajuda a soltar.
Não esquenta que o cubo vc acha novo para comprar, se já estava trincado não ia ter outro jeito.
Esse rolamento cheio de terra já era, aproveita que tá desmontado e coloca um novo, aí vc pode esquecer de mexer nesse eixo pelos próximos 10 anos.
[]'s acompanhando e palpitando
HenriqueRS
03/11/2010, 11:36
Fala Henrique,
Que ótima surpresa que tá tudo em perfeito estado.
Para sacar é isso mesmo, além do sacador das umas batidas firmes ajuda a soltar.
Não esquenta que o cubo vc acha novo para comprar, se já estava trincado não ia ter outro jeito.
Esse rolamento cheio de terra já era, aproveita que tá desmontado e coloca um novo, aí vc pode esquecer de mexer nesse eixo pelos próximos 10 anos.
[]'s acompanhando e palpitando
Já comprei o cubo na MGW 4x4, ja escovei ele e ja passei fundo também :grin:
Quanto aos rolamentos, fico com pena de trocar eles, todos eles ainda tem gravado em cima MADE IN USA :-D Vou ver se posto fotos. Se, quando tiver montado (sem colocar os cubos), ficar com alguma folga axial, tchau pra eles, senão... Afinal, quando o rolamento gastar e precisar tirar as arruelas de ajuste, vou ter que desmontar do mesmo, então fica na mesma. Valeu a dica :concordo:.
Abraços
HenriqueRS
08/11/2010, 21:46
Dae, pessoal. Esse fim de semana fiquei em Porto Alegre. Sem Jeep :(, mas foi por um bom motivo.
Mas mesmo assim aproveitei o tempo. Resolvi fazer uma lista das peças que preciso comprar para o Jeep e um orçamento delas em sites como Gama 4x4 e Zezo 4x4. Acontece que fui olhando a lista de peças, daí é "Eu precisava disso", "Vai faltar aquilo", "Achei que nem ia conseguir achar isso" e quando vi a lista ja tinha 43 itens diferentes :shock: totalizando mais de 2000 reais.
Inclui cilindros de freio novos, tanque de combustível, amortecedores, jumelos U, buchas, coifas, borrachas, estribos, grampos dos eixos, tem de tudo :grin:.
Pelo menos daí, devo ter, chutando baixo, 70% de todas as peças que faltam. Vou ver quais são prioritárias e comprar antes, depois compro o resto.
É 2ª-feira e já to louco pra mecher no Jeep, quero só ver 6ª :grin:
Abraço a todos.
HenriqueRS
15/11/2010, 22:23
Voltei do sítio.
Foi feito jato de areia no eixo, nas panelas, no tambor e no suporte do reboque. Já ta tudo preto :grin:
Comecei a montar o eixo. O pinhão e a coroa estão casando muito bem, tem uma pequena, bem pequena, folga ao girar e não ta nada pesado :concordo: Achei meio estranho o retentor do pinhão. Comprei um que tem um ressalto de borracha a mais que encosta no corpo da "culatra da junta universal" pra não entrar areia no retentor. A princípio tudo bem, mas quando montei, esse ressalto ficou bem apertado, vou ver com o cara que me vendeu se tá certo isso, travou bastante o pinhão :confused:
Decidi que vou seguir teu conselho, Baratti. Tens razão. Vou colocar rolamentos novos nos cubos. Falei com um mecânico e ele disse que quando um rolamento fica muito tempo mergulhado na água não serve mais. Acho que é por que se formam pontinhos de ferrugem, e quando se limpa o rolamento ficam buraquinhos, que fazem o rolamento girar como se tivesse sujeira dentro, dando umas travadinhas e comendo tudo, além de fazer muito barulho. Vamos ver se acho os rolamentos da Timken Made in USA :pensativo: pra manter o padrão :grin:
Quando fui tirar o rolamento velho usei o saca-polia. Tava tão firme que, quando soltou, o rolamento desmontou e voou rolete pra tudo que é lado :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Não posto fotos agora porque elas tão na máquina ainda, mas depois eu posto. Abraço a todos.
HenriqueRS
16/11/2010, 20:24
Como prometido, algumas fotos:
Rodrigo Baratti
21/11/2010, 23:31
Henrique,
Antes de escrever achei melhor achar as peças.
As originais são diferentes, usam cupilhas que são bem chatas para montar, veja as fotos. Nas que eu tenho já são porcas, no restante são iguais.
Estão novinhas, devem ter sido trocadas pelo dono anterior.
Se vc as quiser me manda os dados por MP que te envio. :concordo:
[]'s
HenriqueRS
22/11/2010, 11:13
Bah Rodrigo, obrigado de verdade, mas acho que vou fazer essas pecinhas com o sistema de presilhas. Quero deixar o mais original possível, cada detalhe. A idéia é deixar tipo o teu Jeep, o Fernandão :mrgreen:, que tá bonito demais :palmas:.
Abraços, e valeu pelas fotos.
Rodrigo Baratti
22/11/2010, 12:53
Beleza,
Se é pra deixar original é mais legal fazer por ai, as medidas da original são identicas as novas vendidas por ai, portanto vc pode usar as suas como modelo.
O furo da cupilha deve ser pouca coisa menor que medida exata das borrachas dos amortecedor + arruela de encosto, por isso é que dá uma trabalho para montar, pois é preciso prensar um pouco a borracha para enfiar a cupilha no furo.
No suporte do chassi o sistema é o mesmo.
[]'s e se precisar estamos aí.
HenriqueRS
22/11/2010, 15:36
Beleza, obrigado mais uma vez Rodrigo, essas dicas valeram ouro :concordo: 2 dos suportes dos amortecedores (os que vão presos no chassi) são originais ainda. Os outros 2 comprei na MGW 4x4, e agora eu faço esses dos feixes eu mesmo :-D Vai ficar 100 %. Já to com vontade de começar isso agora, mas, além de estar a 120 km do Jeep, tenho prova essa semana :parede:Abraços.
(esperando o final de semana)
HenriqueRS
22/11/2010, 18:10
Esse final de semana continuei o eixo. Resolvi dar uma 2ª demão de preto. Como tinha feito a primeira pintura em local aberto, deve ter pego vento, porque ficou áspero, deixando a pintura fosca :parede::parede::parede:. Repintei e agora ta bom.
Comprei 2 rolamentos Timken novos. Da gosto colocar peças novas :-D.
Resolvi trocar o retentor interno do cubo. O que eu tinha comprado inicialmente tem diametro interno 35mm, exatamente o diamentro do eixo, ou seja, os lábios só encostam levemente no eixo. Pra impedir que o óleo do diferencial vá para os rolamentos ia funcionar perfeitamente, mas quando eu bombeasse graxa nos rolamentos, a graxa ia passar e ir para o diferencial, não que fosse fazer mal, mas a graxa que fique no lugar da graxa ;-)
Terminei de montar o eixo e a regulagem do cubo ficou perfeita, sem folga alguma e leve pra girar :dance:. Tive problemas ao colocar o cubo esquerdo. Esse engate cônico é um terror. Difícil de desmontar e, se o eixo estiver um pouco machucado (que era o caso :oops:) o cubo já não entra tudo que deve. Depois de lixado o eixo e o interior do cubo ele entrou mais, não tudo, mas a diferença entre os 2 lado ficou pequena. Está na margem de erro :concordo:.
Comprei também as lonas de freio novas. Já devidamente rebitadas nos patins, aguardam a instalação. Quando tirei as velhas, tinha uma camada de óleo entre os patins e as lonas :shock:.
Nesse final de semana, a ideia é começar o eixo dianteiro, fazer os suportes dos amortecedores do feixe e levar os tambores a um torneiro pra dar um passe.
Ai vão umas fotos para ilustrar
HenriqueRS
22/11/2010, 18:14
Mais algumas:
A última foto mostra uma dica que me passaram. Colar a junta com adesivo de juntas pra motores diesel em um dos lados e colar o outro lado com silicone. Diz que assim a junta não rasga se precisar desmontar.
HenriqueRS
29/11/2010, 22:13
Chegando no sítio, resolvi abrir o cubo traseiro esquerdo e limpar o rolamento de novo. Tinha caído um pouco de areia da lixa ali pra dentro e, na dúvida...
Mas terminado o eixo traseiro, é a vez do dianteiro. Já ta todo desmontado. Fim de semana que vem vou limpar tudo e fazer uma lista dos retentores, buchas, rolamentos que tenho que comprar pra deixar zerado esse eixo.
Aí vão algumas fotos
1-Eixo sujo
2-Eixo depois de limpo com lava-jato
3-Haste em "L" da direção com peça soldada :parede: (amortecedor de direção)
4-"Homocinéticas"
5-Rolamento do munhão todo marcado :putz:
Rodrigo Baratti
30/11/2010, 10:38
Henrique,
O munhão tb está soldado.
Mas acho que ambas as peças vc consegue recuperar, pois foram apenas enxertadas.
O material sofreu alguma coisa mas não deve dar problema.
[]'s
HenriqueRS
30/11/2010, 15:57
É isso ai Baratti. O cara que fez a última reforma nesse Cara de Cavalo gostava de inventar moda :pensativo: Mudou todas as barras de direção e, pra isso, teve que soldar aquela ponteira no munhão. Mas não vai ser muito difícil, o braço tá ali dentro, é só tirar o que não é o munhão :lol: Naquele braço em L, já esmerilhei fora o que foi soldado, vai ficar imperceptível depois de pintado:concordo: Aí vão algumas fotos
HenriqueRS
06/12/2010, 22:10
Voltei!
Fiz uma limpa no eixo dianteiro. Tirei toda a graxa velha e o óleo sujo de dentro do eixo. Proximo passo: Comprar buchas e rolamentos. Depois disso, vai pro jato de areia, pintura e, por fim, montagem :concordo:
Tirei umas fotos da barra de direção em "L" que esmerilhei fora a solda e também esmerilhei fora o 2º furo do munhão direito, comparado com o que tava... ficou ótimo.
Descobri que vou ter que trocar muitos rolamentos desse eixo. Ficaram banhados por liquido de freio, corroeu tudo :putz:Os que não tavam corroídos, tavam brinelados :parede:Já tão na lista de compra o da entrada do focinho, pelo menos 1 de cada cubo de roda e os 4 rolamentos do munhão. Sugiro para quem for montar algo com rolamentos cônicos que leia o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654 antes, vale a pena.
Quanto aos retentores... dispensa comentários, pelo menos esses não custam tão caro :pensativo:
Ai vão algumas fotos:
1-Carcaça depois da limpeza
2-Junta Bendix depois de limpa
3-Rolamento do focinho brinelado
4-Barra de direção em "L"
5-Ponteira do munhão depois de esmerilhada
HenriqueRS
06/12/2010, 22:13
Também comecei os suportes dos amortecedores. Agradeço novamente ao nosso amigo Rodrigo Baratti pela foto do suporte :concordo: Agora falta cortar as abas, furar e soldar o pino.
Fabiano-SL
07/12/2010, 10:58
Henrique,
Se possível, troque esse munhão. Não sei que critério foi usado para essas soldas, mas pelo acabamento não foi dos melhores...Esse monte de solda enfraquece o material e essa peça é crucial do sistema de direção. Logo, não se brinca com a LEI DE MURPHY.
[]´s
HenriqueRS
21/12/2010, 22:30
Eixo parcialmente pintado (falta uma 2ª demão para cobrir tudo 100%), junto com suporte da caixa de marchas :concordo: Agora, a idéia é passar algumas semanas de férias e trabalhar bastante no Jeep :dance: Terminando o eixo dianteiro, vou atrás das buchas da suspensão, e então vou pintar os aros.
Descobri também que as rodas-livres que tenho no Jeep são muito antigas, vi um cara tentando vender um par igual que era do ano 67 :palmas:. Desmontei as minhas, limpei e engraxei. Falta terminar de pintá-las e, depois, fazer as arruelas com abas para travar os parafusos, daí vão ficar novas.
Aí vão algumas fotos:
1-Junta Bendix depois de limpa;
2-Junta Bendix desmontada;
3-Eixo com o fundo aplicado;
4-Eixo depois da 1ª demão;
5-Roda-livre depois de limpa.
HenriqueRS
21/12/2010, 22:39
Enquanto pintava o eixo, me surgiu uma dúvida, alguém sabe para que serve esse furo na parte de trás do tubo longo do eixo dianteiro? Perto dos grampos. Suponho que vá uma graxeira parafusada ali, mas achei meio longe do munhão. Imagine quanta graxa tem que bombear até a graxa passar da bucha do semi-eixo? É mais fácil abrir o bujão que tem no munhão e por graxa por ali :pensativo: Sem falar que do lado direito (tubo curto) não tem nada, pelo menos não achei. Mas e ai, o que me dizem? Ai vai uma foto com a posição do furo circulada.
Tchê 4x4
22/12/2010, 07:59
:pensativo: Posso estar enganado Henrique, mas é pra uma engraxadeira ou suspiro. Vamos deixar p/os mais experientes...
Áh, esse serviço tá de primeira, parabéns. Abraço!!!
Fabiano-SL
22/12/2010, 09:54
Enquanto pintava o eixo, me surgiu uma dúvida, alguém sabe para que serve esse furo na parte de trás do tubo longo do eixo dianteiro? Perto dos grampos. Suponho que vá uma graxeira parafusada ali, mas achei meio longe do munhão. Imagine quanta graxa tem que bombear até a graxa passar da bucha do semi-eixo? É mais fácil abrir o bujão que tem no munhão e por graxa por ali :pensativo: Sem falar que do lado direito (tubo curto) não tem nada, pelo menos não achei. Mas e ai, o que me dizem? Ai vai uma foto com a posição do furo circulada.
Esse furo com rosca é para fixar a conexão T do sistema de freio dianteiro.
Veja a foto do eixo do meu jeep.
[]´s
HenriqueRS
22/12/2010, 14:18
Esse furo com rosca é para fixar a conexão T do sistema de freio dianteiro.
Veja a foto do eixo do meu jeep.
[]´s
É verdade :shock: Me esqueci completamente disso ai :lol: Valeu Fabiano, sabia que era só questão de tempo até alguém matar a charada :concordo: Abraço a todos.
HenriqueRS
11/01/2011, 11:38
Depois de bastante tempo, voltei pra dar notícias do Jeep :dance:
Antes de tudo, um Feliz 2011 para todos :concordo:
Fiquei fora durante 2 semanas e por isso não atualizei o tópico. Estava trabalhando no Jeep. Deu pra terminar o eixo dianteiro, pintar os aros, montar tudo que já fiz até agora (que foi a parte mais legal :dance:) e começar o sistema de direção. To muito feliz com o resultado, ficou bem legal, apesar de terem faltado 4 buchas de borracha pros jumelos dianteiros que vão chegar na loja até o fim do mês. Ai vão fotos:
1-Eixo dianteiro terminado, já com roda-livre instalada;
2-Roda-livre depois de limpa e pintada;
3-Confecção dos suportes do feixe-eixo;
4-Suportes prontos;
5-Sistema de direção original refeito.
HenriqueRS
11/01/2011, 11:46
...mais algumas...
1-Engrenagens do setor de direção;
2-Montagem do eixo traseiro;
3-Montagem do eixo dianteiro;
4-Jumelo traseiro direito;
5-Chassi montado.
HenriqueRS
11/01/2011, 11:51
E, para terminar:
Tchê 4x4
11/01/2011, 12:46
:concordo: Belo trabalho, tá ficando zerado, parabéns!!!
Rodrigo Baratti
11/01/2011, 13:46
Henrique,
O suporte ficou ótimo! :palmas:
O serviço rendeu hein!! A parte de baixo do chassi tá pronta!! :shock: :concordo:
Parabéns pelo capricho na montagem! :palmas:
[]'s
HenriqueRS
11/01/2011, 17:43
Bahhh, obrigado pelos elogios :concordo: Fui rever a foto do suporte que fiz e reparei que uma das arruelas de pressão ta se segurando pra não cair :shock:
Abraço a todos
megadeth
12/01/2011, 09:37
Parabéns Henrique!
Ver um "horse's face" (hehehehehehe) assim tão bem reformado dá gosto de ver.
Meu velho curte muito esse modelo (e eu tb, apesar de ter um CJ5), e espero um dia poder presentea-lo com um desses.
Grande abraço!
Caio
Alexandre Souto
12/01/2011, 10:50
Belo trampo, muito capricho mesmo!
O que as ferias da escola não fazem né?
Esta de babar maninho!
Grande e FORD ABRS, feliz 2011 e boa sorte no restante da montagem!
:palmas:
HenriqueRS
17/01/2011, 18:06
Esse findi pintei o setor de direção, as barras de direção e as peças dos pedais.
Ficou tudo muito bom, mas a vontade de montar é tanta que eu acabo mexendo nas peças antes de estarem 100% secas :putz:dai ficaram umas digitais :parede::parede::parede:Pelo menos é praticamente imperceptível, nem dá pra ver.
Mas, além disso, mandei refazerem as mangueiras que ligam o eixo dianteiro e traseiro ao chassis, e o mais legal, descobri que 1 das mangueiras que tava no munhão e a que tava ligando o eixo traseiro ao chassis tão com os terminais ORIGINAIS, sim, de 1953. Tem gravado em cima, Flex-o-tube Co. Detroit Lá onde mandei fazer as mangueiras, eles aproveitam os terminais e trocam só a mangueira. Assim parece meio gambia, mas não é, fica bom mesmo :concordo: É uma loja especializada em tratores que fazem direto isso.
Também consegui os cilindros de freio dele nos tamanhos originais. Foi complicado, ia comprar pela internet, mas daí os cilindros que eles tinham era 9/16" pra traseira e 3/4" pra dianteira se não me engano, enquanto o certo é 1" pra dianteira e 3/4" pra traseira. Já não freia muito bem originalmente, imagina com os cilindros menores! :oops:
Aí vão mais umas fotos
HenriqueRS
17/01/2011, 18:10
Mais algumas. Se prestar bem atenção na foto 3, dá pra ver escrito ... Co. Detroit e na foto 4 dá pra ver o Flex-o-Tube, mesmo estando um pouco desfocado :oops:.
E então chegou terça feira :sad:
Acabou o final de semana com feriado. Mas to feliz mesmo assim. Consegui terminar o chassi. Agora so falta jatear e pintar. To pensando em passar oxido de zinco. Me disseram que é bom contra a ferrugem. Alguém tem alguma dica?
E quanto a cor, pensei em usar a receita que li no tópico de alguem. Preto fosco e brilhoso misturado, meio a meio. Acho que vai ficar legal.
Ai vão umas fotos dos detalhes que arrumei no chassi
1-Suporte do feixe dianteiro esquerdo (parafusos imitando rebites)
2-Suporte da bateria todos podre
3-Chapa nova para o suporte da bateria cortada e dobrada
4-Chapa nova colodada na posição
Rapaz, acabei de digerir este tópico.
Eis aqui mais um proprietário de CJ3B.
Vai ficar uma "belezura".
Uma dica, aquela barra redonda, na frente do chassi, que fica abaixo do bigode, eu pensaria na possibilidade de trocá-la, ela é bem fraquinha e normalmente trinca, mesmo que não faça trilha.
[]s
HenriqueRS
20/01/2011, 16:56
Rapaz, acabei de digerir este tópico.
Eis aqui mais um proprietário de CJ3B.
Vai ficar uma "belezura".
Uma dica, aquela barra redonda, na frente do chassi, que fica abaixo do bigode, eu pensaria na possibilidade de trocá-la, ela é bem fraquinha e normalmente trinca, mesmo que não faça trilha.
[]s
Tens razão, esta travessa é subdimensionada no chassis do Jeep por ser de perfil fechado. Depois que o chassi foi jateado, vi que tinha uma trinca bem nessa travessa. Ela resiste muito mais a torção que um perfil aberto, mas quando torce, trinca, e, como quase todo resto do chassi é perfil C, praticamente só essa travessa tubular segura a torção :parede:.
Por outro lado, como quero manter a originalidade desse Jeep (o objetivo é placa preta :grin:) vou manter essa travessa no lugar, mas valeu a dica :concordo:
Agora a pouco chegou uma encomenda aqui em casa. São as peças que encomendei na Zezo 4x4, em Curitiba. Gostei da loja. Tem preço, são organizados e chegou rápido, tudo certinho. Fica a dica :concordo:
HenriqueRS
26/01/2011, 08:45
Este final de semana montei o setor da direção e dobrei quase toda linha de freio (falto um tubo que o cara da loja mediu errado :putz:) Levou bastante tempo dobrando os tubinhos, mas valeu a pena, ficaram bem bons. Aliás, achei eles já flangeados com os terminais e tudo, e mais, de aço, conforme manual pede :dance:. Montei também os patins nos espelhos. Usei os centralizadores de patins traseiros da C-10, serviram bem.
Também percebi 2 vazamentos de óleo. Um no diferencial dianteiro, que acho que solucionei (tinha um parafuso que não tava bem apertado), e outro no setor, naquela tampinha que tem no fundo. Acho que esse último vou ter que vedar com cola. Vai ser o único jeito :parede:
No próximo final de semana pretendo colocar o freio pra funcionar, colocando fluido e prendendo os tubos no chassis, e resolver os problemas de vazamento do setor, daí começo a caixa :concordo:
Aí vão algumas fotos para ilustrar:
HenriqueRS
26/01/2011, 08:51
Li num tópico que, pra que os cônicos das ponteiras da direção não grudem, ficando quase impossível de tirar, é bom colocar um pouco de grafite neles antes da instalação.
Mais algumas:
RODRIGO TOMITÃO
26/01/2011, 09:51
Henrique ta ficando bacana,:concordo::concordo:
Doutor Gory
26/01/2011, 13:52
Henrique
Tu comprou esses canos flangeados e com terminais em Porto Alegre ? Se sim pode passar o contato ?
[]´s
Wagner
HenriqueRS
26/01/2011, 18:59
Henrique
Tu comprou esses canos flangeados e com terminais em Porto Alegre ? Se sim pode passar o contato ?
[]´s
Wagner
Na verdade comprei esses canos em Lajeado, na Zagonel, mas acredito que deve ter aqui em Poa em alguma auto-peças.
Doutor Gory
27/01/2011, 10:48
Henrique
Eles são de que carro ?
[]´s
Wagner
HenriqueRS
27/01/2011, 12:29
De nenhum especificamente. Eles tem pra vender os tubinhos retos e em tamanhos específicos. Começa em 200mm e vai aumentando em 50mm.
Daí tem 200mm, 250mm, 300mm, 350mm... Pra saber os tamanhos certinho eu primeiro fiz as linhas com arame, depois levei eles na loja e comprei os tubos. Ai vai uma foto de como comprei eles.
Duda Lopes
27/01/2011, 14:43
Henrique,
Parabens pelo capricho.:palmas:
[].
HenriqueRS
31/01/2011, 15:48
Freios e direção funcionando :concordo: Este final de semana montei todo sistema e até já testei os 2 numa descida que tem na frente do galpão. Demos uma embalada no chassis, pegou uns 10 km/h +-, pisei no freio e as 4 rodas travaram.
Sei que não quer dizer muita coisa, já que tava com bem menos peso (só chassis, eixos e eu em cima), mas é bem bom saber que as rodas tão freando :concordo:
Sobre os vazamentos de óleo, consegui resolvê-los. No do setor, tive que usar cola mesmo :oops:, no do diferencial, acho que parou com o último aperto nos parafusos.
Agora a batalha é pela caixa. Domingo de tarde soltei algumas porcas difíceis (não tenho chaves muito fortes) e drenei a caixa e a Tcase. Tinha água dentro :parede:. Agora é torcer para que não tenha corroído os rolamentos.
Aí vão algumas fotos
1-linhas de freio do eixo dianteiro
2-linhas de freio do eixo traseiro
3 e 4-presilhas na linha de freio
5-barras de direção prontas
HenriqueRS
31/01/2011, 15:53
Mais algumas:
1-gambiarra pra soltar a porca do cardã
2-resultado (resolvido encaixando a chave direto no cachimbo, sem prolongação)
3-óleo velho
4-a caixa
HenriqueRS
31/01/2011, 15:58
Parece que as 5 primeiras fotos não foram, então to mandando de novo:
eliasFerreira
31/01/2011, 20:08
Henrique, como se dobram esses tubinhos sem estragá-los?
Bela máquina. Boa sorte.
HenriqueRS
31/01/2011, 21:18
Na verdade não tem muito mistério. Mesmo não sendo de cobre, dá pra dobrar nos dedos, só tem que cuidar para não fazer a curva muito fechada, que daí quebra. Uma morsa ajuda bastante, mas dai tem que ter ainda mais cuidado pra não dobrar só num ponto e quebrar. Uma boa dica é cortar um arame no tamanho exato do tubo e fazer a linha com ele o mais fiel possível, depois usar o arame como gabarito e ir dobrando o tubo. Daí é só dar uma ajeitada final com o tubo parafusado e tá pronto :concordo:
HenriqueRS
07/02/2011, 20:19
Ae pessoal. Comecei a caixa de marcha e de transferência esse final de semana. Já ta tudo desmontado e, se tudo der certo, sábado vai ser feito jato de areia nas carcaças. Também descobri porque tava arranhando a segunda marcha. Não era o anel sincronizador, era a mola que empurra os macaquinhos contra a luva de engate. A mola que fica do lado da engrenagem da segunda tava quebrada e não dava pressão no anel sincronizador contra a engrenagem quando se tentava engatar a segunda, arranhando.
Como eu tinha dito, tinha água dentro delas :parede: Comeu bastante alguns rolamentos, enquanto outros não afetou nada. Um que sofreu muito foi o da engrenagem intermediária da caixa de transferência. Vou ver se consigo trocar os roletes e o eixo.
Mas eu me impressionei com o estado do eixo principal, na saída da caixa de marchas. Comeu um monte a ranhura do eixo e da engrenagem. Nem sabia que isso era possível. Alguém aí já viu algo assim? Ou então ouviram falar de um Jeep que quebrou alí? Tá com uns 4° ou 5° de folga ao girar talvez até mais :shock:
O melhor mesmo são fotos, então aí vão:
1-Engrenagens.
2-Mais engrenagens.
3-Engrenagem com folga.
4-Ranhura do eixo principal.
5-Ranhura da engrenagem.
HenriqueRS
07/02/2011, 20:27
Mais algumas:
6-Folga no entalhado (ta borrada mas dá pra entender, circulei a abertura)
7-"agulhas" dos rolamentos antes da limpeza.
8-Peças esperando pintura.
9-Rosca da bolota da alavanca.
10-Rosca da bolota da alavanca depois de soldar parafuso.
HenriqueRS
15/02/2011, 19:31
Esse final de semana retomei a recuperação da caixa de marchas. Foi jateada e pintada. Aliás, tinha perguntado no início do tópico qual era a cor original da caixa de marchas e motor do Jeep, acho que descobri a resposta. Conforme o cara ia jateando a caixa dava pra ver perfeitamente a cor preta embaixo da vermelha. Quase garantido que o original é preto, conforme o CJ3b page :concordo:
Semana que vem quero comprar as peças e iniciar a montagem. Quem sabe fico com ela pronta nesse fim de semana? :dance:
Decidi aproveitar que tava com o eixo piloto livre da caixa de marchas e retirei a embreagem e a bucha desse eixo. Nunca imaginei que seria tão fácil retirar essa bucha. Segui um método que li no CJ3b Page.
Consite em encher o furo da bucha de graxa, o máximo possível sem deixar nenhuma bolha de ar. Então basta encaixar o eixo piloto em cima da bucha e bater ele pra dentro com um martelo de borracha. O eixo piloto empurra a graxa e esta empurra a bucha para fora. Repetindo 3 ou 4 vezes isso a bucha tá fora :concordo: Nunca pensei que funcionaria tão bem :palmas:
Já fiz uma lista do que tenho que comprar para a caixa. Se eu comprar todas as peças que tão +- vou acabar indo a falência. Vou ver se consigo reaproveitar o eixo principal da caixa de marchas, a 1ª engrenagem e a engrenagem intermediária da caixa de transferência. As outras peças que não estão muito boas quero trocar. Agora é torcer pro preço não quebrar minhas pernas :oops:
HenriqueRS
22/02/2011, 18:55
Montagem da caixa de marchas completa, basta fechar a tampa :concordo:. Semana que vem monto a caixa de transferência. Resolvi deixar os aneis sincronizados e trocar os cachorrinhos e suas molinhas, junto com os 2 rolamentos cônicos da caixa de transferência. Além disso comprei o rolamento de esferas da saída dianteira da caixa de transferência, rolamento de esferas da saida da caixa de marchas e o pino intermediário da caixa de transferência junto com seus roletes.
Abraços
HenriqueRS
01/03/2011, 21:57
Agora sim, caixa de marchas praticamente pronta. Só falta o eixo da engrenagem intermediária, que não chegou ainda, e colocar os retentores, daí tá pronta :concordo:
Hoje peguei um pedaço de arame de um aço especial lá no serviço, nunca vi arame mais resistente que aquele. Vai servir pra fazer uma cupilha pro eixo principal da caixa de marchas. Não quero colocar uma cupilha normal ali por causa da folga no entalhado do eixo principal. Acho que a engrenagem de saida da caixa pode ficar girando dentro dessa folga de um lado pro outro tentando girar a porca junto e acabar quebrando a cupilha. Mas, com esse arame ai, duvido dar problema. :pensativo:
Tinha encomendado um suspiro novo pra caixa. Só tinham os de borracha. Decidi recuperar o que eu tinha, que tava sem nada dentro, só sujeira. Então peguei o rolamento velho de esferas da t-case (o da saída pro cardã dianteiro), desmontei ele e, a partir de uma das esferas vo consertar o suspiro. Já ta quase pronto, só falta uma mola bem fraca para segurar a esfera no lugar. E o melhor, tá vedando muito bem :palmas:
Comecei os cardãs. As cruzetas já tão fora, só jatear e pintar o eixo e limpar 2 cruzetas, que 2 eu já limpei. Depois de fechada a caixa e de ter terminado os cardãs, começo o motor.
RODRIGO TOMITÃO
02/03/2011, 08:49
Henrique. cara ta de parabens, ta ficando novo o jipe:palmas::palmas:
Henrique,
Parabéns pelo capricho e paciência, vai ficar excelente!:palmas:
HenriqueRS
03/03/2011, 08:24
Valeu pelos elogios :concordo: To caprichando, dá muito trabalho, mas acho que, depois de pronto, dá uma satisfação que faz valer cada minuto de trabalho.
HenriqueRS
09/03/2011, 10:33
Dae pessoal.
Continuei a reforma nesse feriado. Terminei os cardãs, pintados, engraxados e montados, o dianteiro já ta no Jeep inclusive e o traseiro ta esperando terminar a caixa (faltam os retentores da alavanca da reduzida e o eixo intermediário da caixa de transferência, tudo já foi encomendado e deve chegar sábado :concordo:). Resolvi também 2 vazamentos que tinha na linhas de freio, um logo na saída do cilindro mestre e outro perto do flexível que vai pro eixo traseiro. Espero que não volte :roll:
Também levei os pedais pra embuchar. Tava com tanta folga que o pedal do freio conseguia bater na caixa seca. Agora ta justo :palmas:
E terça-feira comecei o motor. Limpei ele e agora to procurando um jogo de juntas. Depois de trocar a gaxeta e a cremalheira do voltante, que tá com uns dentes moídos, e pintar o bloco do motor já coloco ele em cima do Jeep. Daí posso trabalhar com ele numa posição melhor.
Ai vão umas fotos.
Alexandre Souto
09/03/2011, 10:57
Bela restauração camarada, e as melhoras que você esta fazendo são primordiais para um bom e longo funcionamento.
Muito bom ver este processo!
Parabéns!
HenriqueRS
16/03/2011, 20:50
Vlw Alexandre! Espero que dure muito tempo até dar algum probleminha ou pedir algum reparo :concordo: Nesse fim de semana eu limpei o motor e pintei ele. Deu um trabalho do cão :parede: Também limpei o distribuidor, a bomba de gasolina e umas outras pecinhas. Agora a idéia é trocar a gaxeta, que tá vazando um pouco de óleo, levar a tampa do cárter e a tampa da frente do motor pra jatear e depois pintar elas e daí montar o motor no chassi. Não vou abrir o motor completamente como fiz com as outras partes do Jeep. Acho que não tem necessidade, pelo estado das velas ele não tava comendo óleo, então não precisa de retífica por enquanto. Depois de montado em cima do Jeep, posso colocar as outras peças do motor: carburador, bomba de gasolina, distribuidor e fazer ele ligar :dance: Talvez eu faça assentamento das válvulas, dependendo da compressão dos cilindros, mais isso é mais adiante, posso fazer com o motor no lugar.
Acabou de chegar aqui em casa uma encomenda que fiz na Zezo 4x4 pro motor. Jogo de velas, cabos de velas, 3 elementos do filtro de óleo, as mangueiras do radiador e o mais importante, o jogo de juntas.
Abraços
HenriqueRS
23/03/2011, 12:22
Neste final de semana troquei a gaxeta. Verifiquei as folgas nas casquilhas, parecem estar pequenas, vamos ver se dá pressão no óleo depois :pensativo:. Pra caixa de marchas falta muito pouco. Chegou o eixo do carretão da reduzida e, agora ,tenho que comprar os 2 retentores das alavancas e o óleo pra ela, daí ta completa. :palmas:
Também consegui reparar a bomba de água. O rolamento tava no final. Ela é bem diferente da bomba do 6cc, mas o eixo com o rolamento é exatamente igual, dai agora ficou bom :concordo:
Fabiano-SL
23/03/2011, 13:14
Neste final de semana troquei a gaxeta. Verifiquei as folgas nas casquilhas, parecem estar pequenas, vamos ver se dá pressão no óleo depois :pensativo:. Pra caixa de marchas falta muito pouco. Chegou o eixo do carretão da reduzida e, agora ,tenho que comprar os 2 retentores das alavancas e o óleo pra ela, daí ta completa. :palmas:
Também consegui reparar a bomba de água. O rolamento tava no final. Ela é bem diferente da bomba do 6cc, mas o eixo com o rolamento é exatamente igual, dai agora ficou bom :concordo:
Que medida está o virabrequim?
Pergunto, pois no teu lugar eu já faria a retífica desse motor, aproveitando que está desmontado e tu vais colocar juntas novas... já que tu colocou a mão na massa, deve sair mais em conta...
Tá ficando muito bom!
O teu jeep lembra muito o meu quando encontrei (todo original e mal conservado). Porém o meu virou MILICO!
[]´s
HenriqueRS
30/03/2011, 21:35
Que medida está o virabrequim?
Pergunto, pois no teu lugar eu já faria a retífica desse motor, aproveitando que está desmontado e tu vais colocar juntas novas... já que tu colocou a mão na massa, deve sair mais em conta...
Tá ficando muito bom!
O teu jeep lembra muito o meu quando encontrei (todo original e mal conservado). Porém o meu virou MILICO!
[]´s
Dae fabiano. Não sei exatamente. Tava escrito 03, dai não sei se significa 0,3mm ou 3ª retífica, que seria 0.75mm, mas acho que era 0,3mm (espero) :pensativo:
Alías, já que tu tocou no assunto, onde tu achou o virabrequim std desse motor? Futuramente quero fazer uma retífica completa nesse motor como tu falou, mas, se o virabrequim estiver na 3ª retífica, posso, no máximo, retificar mais uma vez.
Agora o motor já tá em cima do chassi. Coloquei ele 6ª de tarde. Também montei o cardã traseiro, instalei as alavancas da reduzida e tração e pintei a tampa frontal do motor, tampa do cárter, filtro de óleo e ventoinha do motor.
Logo logo tá andando :lol: Faltam as conexões do óleo do motor e a parte elétrica do motor (que vai ser provisória até terminar tudo)
Abraços a todos
Fabiano-SL
31/03/2011, 09:10
Alías, já que tu tocou no assunto, onde tu achou o virabrequim std desse motor?
As últimas medidas de retífica do BF161 e hurricane é 060" ou 1,50mm para cilindro e eixo virabrequim.
Comprei em uma oficina de jeep, os caras tiram motores originais e colocam outros... 98% dos motores jogados que tinham lá eram BF 6 cil., Porém tinha um huricane lá e me vendeu o virabrequim... que estava std. Pura sorte!
Tente fazer o mesmo, ligar para essas oficinas de 4x4 e pergunta se tem esse motor jogado...
[]´s
HenriqueRS
05/04/2011, 12:49
Pois é, esse virabrequim é mosca branca. Por enquanto, vou deixar do jeito que tá. Acho que o motor andou muito pouco depois de retificado pela última vez, tava tudo justinho :concordo: Nesse final de semana pintei o filtro de óleo de laranja e montei as tampas no motor e alguns periféricos. Acho que em 1 mês +- deve andar :grin:
Gostaria de pedir a vocês uma foto do dínamo e motor de arranque original do cara de cavalo. To a procura deles mas não sei como são, principalmente o dínamo. Eu dei uma olhada no tópico do Jeep do Fabiano e vi +- como é o motor de arranque.
Obrigado a todos e abraços.
HenriqueRS
13/04/2011, 20:54
Nesse final de semana avancei um pouco mais no motor. Comecei a limpar o radiador com removedor, que acabou no meio do processo :parede:. Daí fixei o motor de arranque, o alternador e a bobina, mas ainda estou a procura dessas peças 6v. Depois disso decidi desmontar a bomba de gasolina/vácuo pra limpar ela toda e consertar possíveis danos. Descobri que a bomba de vácuo tá com o diafragma rasgado e que a alavanca que aciona esse diafragma tá quebrada na ponta, nada que não dê pra resolver, espero.
Até mais.
Skull Crusher
13/04/2011, 21:09
Este é o meu tópico favorito!
Faz tempo que queria postar aqui, parabéns Henrique!
[]s & keep up the nice job done!
HenriqueRS
14/04/2011, 12:25
Este é o meu tópico favorito!
Faz tempo que queria postar aqui, parabéns Henrique!
[]s & keep up the nice job done!
Obrigado pelo elogio:concordo: Fico feliz que esteja gostando :palmas:
Abraços
Acompanho o Renan, ótimo tópico, e ainda me traz muitas lembraças do meu primeiro jeep que comprei em 1991 he he acho que to ficando véio:parede:, um cj3-b 1952, ISSO MESMO 1952, eles existem!, mas não tava ttão original quanrto o seu Henrique.
Parabéns e continue com o ótimo trabalho.:palmas:
[]´s saudosos.
Skull Crusher
14/04/2011, 15:04
Eu tive dentre outros muitos CJs um CJ3A 1950, que o Scacca conheceu.... e ao acompanhar esta restauração mato a saudade do bichim....rs!
[]s
Conheci, andei e bufei no banco dele, hehehe.
Esse carrinho é fera demais, sonho de consumo, parabéns Henrique.
É bom ver umas peças raras dessas.
HenriqueRS
17/04/2011, 19:55
É muito motivante saber que tem bastante gente lendo e gostando do tópico :palmas: Agradeço a todos :concordo: Mas continuando a luta, esse final de semana limpei o radiador completamente, passei fundo nele e continuei o reparo da bomba de gasolina-vácuo. Sábado de manhã, passei na Equipeças/Lajeado para comprar uns parafusos e uns negócios que tavam faltando e aproveitei e perguntei se eles não tinha alguma coisa pra refazer a membrana da bomba de vácuo, que é um baita membranão. Não tinham, mas deram uma idéia, usar o diafragma do regulador da pressão do bujão do gás. Passei numa outra loja, a Casa do Fogão e comprei um diafragma desses. Custou 15 reais e é exatamente o que eu precisava. Muito maleável e vai vedar 100%. Provavelmente seja de NBR, borracha que resiste à gasolina e óleo, já que ficaria esposta diretamente ao GLP, mas mesmo assim peguei um pedaço do centro da membrana, que eu tive que cortar pra passar a haste que aciona o diafragma, e deixei mergulhada numa garrafa com gasolina. No próximo final de semana vou saber se resiste :pensativo:
O dia de hoje foi exclusivo pra consertar o balancim que aciona o diafragma do vácuo, que tava quebrado. Ele é duplo e soldar aquele aço é bem difícil, é bastante quebradiço e a peça é bem pequena, tinha que ser exato. Tive que bolar um jeito de fazer o gancho do final do balancim conseguir encaixar na haste. No final, a saída foi fazer o balancim passar pelo lado da haste e depois fazer a volta. Se encaixasse direto não teria espaço para montar as hastes dos diafragmas. Acho que esse era a forma original :concordo:
O próximo passo é pintar o defletor de ar do radiador e montar a bomba de gasolina, daí vai faltar pouquíssimo para andar :palmas:
Abraço a todos
HenriqueRS
17/04/2011, 19:59
Mais algumas:
Henrique... parabéns pelo trabalho! Nota 10!
Uma dúvida: como tu fez pra dobrar tão perfeito os caninhos de freio? Tu usou alguma ferramenta para isso?
Abraço.
Alan
HenriqueRS
18/04/2011, 21:14
Henrique... parabéns pelo trabalho! Nota 10!
Uma dúvida: como tu fez pra dobrar tão perfeito os caninhos de freio? Tu usou alguma ferramenta para isso?
Abraço.
Alan
Fala Alan:concordo: Tudo certo?
Pra fazer esses caninhos eu fiz o seguinte:
1-Peguei um rolo de arame e cortei vários pedaços +- do tamanho de cada segmento dos tubos;
2-Deixei eles o mais reto possível e depois dobrei eles ajustando as curvas e o comprimento com eles nas suas respectivas posições, pra saber quais comprimentos comprar.
3-Depois de ter em mão os tubos (que vêm retos e de tamanhos específicos que variam de 50mm em 50 mm, começando em 200mm) cortei mais arame, dessa vez com o tamanho exato de cada tubo, e deixei eles o mais reto possível;
4-Ajustei cada arame na posição que o respectivo tubo ficaria. Até ficar bom, eu tive que dobrar, desdobrar e até, dependendo, mudar o lugar das curvas, por isso que não é bom fazer direto com o tubo, que quebraria. Tentei deixar o mais fiel possível, principalmente onde começava cada curva e os comprimentos das partes retas;
5-Usando o arame dobrado na etapa 4 como gabarito, dobrei os tubos, sempre checando se tavam batendo as medidas. Dependendo de como era a dobra usei a mão (curvas mais abertas) ou travei o tubo na morsa (só encostando a morsa no tubo pra não amassar) e fiz a dobra. Sempre com muito cuidado pra não dobrar o tubo num ponto só e quebrar ele. Na morsa eu prendia o tubo, dobrava poucos graus, soltava o tubo, prendia denovo alguns mm mais adiante, dobrava poucos graus... Até ter tudo certo.
Dá bastante trabalho e precisa ter muita paciência, mas depois de pronto, na minha opinião, faz valer cada minuto de trabalho :concordo: Fica outro nível de serviço.
Abraço e boa sorte
Aí vão umas fotos pra motivar a empreitada ;)
falae Henrique!!!
Muito obrigado pela explicação. Vai ser muito útil quando eu for fazer as curvas.
Eu inicialmente mandei fazer uma ferramenta muito simples que vi num site indicado pelo leopoldo daqui do fórum.
A ferramenta é essa:
http://www.joesfalcon.com/_wp_generated/wp60edb6a1.jpg
Nesse site tem também umas indicações de como fazer as linhas de freio.
Meu maior medo é na hora de fazer as curvas com um raio pequeno.
Bom, estou com a ferramenta em mãos e os tubos. Creio que nessa semana faço tudo.
Qualquer dúvido volto a lhe questionar.
Obrigado.
Alan
opss.... esqueci de mencionar o site.
http://www.joesfalcon.com/page22.html
Alan
HenriqueRS
19/04/2011, 12:19
opss.... esqueci de mencionar o site.
http://www.joesfalcon.com/page22.html
Alan
É uma excelente idéia. Além de simplificar o trabalho o acabamento fica melhor sem dúvida :concordo: Boa sorte
HenriqueRS
03/05/2011, 18:40
Nuss... Quanto tempo :shock: Peço desculpas aos que estavam acompanhando. O caso é que no feriadão não fui para o sítio, assim, não mexi no Jeep e não tive material para postar aqui, mas nesse último fim de semana deu pra fazer bastante coisa:dance:
Primeiramente foi feita a pintura do defletor de ar do radiador e terminada a pintura do radiador. Depois, refiz um espigão que tem pro retorno pra bomba da água, que era mangueira de 1/2" e rosca 7/16" rosca grossa, que não existe pronto. Também montei a bomba de gasolina, depois de limpar ela o melhor possível com Thinner, tá parecendo nova :dance:
Domingo enchi a caixa de marchas de óleo. Há uns 2 meses atrás, talvez até mais, postei um comentário dizendo que ela tava quase pronta, agora posso dizer que é só engatar primeira e sair andando, tá pronta mesmo. Agora tá faltando fazer a parte elétrica provisóriamente, montar o radiador no lugar, colocar óleo no motor, colocar carburador e as mangueiras e colocar um assento em cima do chassi, daí já posso dar umas voltas :razz:
Teh+
HenriqueRS
03/05/2011, 18:45
Mais algumas fotos
HenriqueRS
09/05/2011, 21:50
Pois é, ontem quase ligou, quase por causa da bomba de gasolina, que começou a vazar :freaking: Sábado deixei tudo pronto, óleo, água, gasolina e parte elétrica, até girei o motor com o burrinho. Mas já acho que já resolvi o problema no diafragma. Ele tá vazando por que a primeira camada dele tá rasgada. Por isso passei uma cola de juntas nele (que sozinha não funcionaria por que a gasolina solta ela) e por cima coloquei um pedaço de plástico, esses de sacola mesmo. Antes de eu levar algumas pedradas aqui, já vou dizendo, sei que é uma gambiarra braba isso, mas já fiz um teste, deixei o pedaço que usei mergulhado numa garrafa com gasolina por duas semanas, não sofreu mudança nenhuma, e também testei a bomba fora do motor, bombeando com a mão, nada de vazamento, espero que continue assim depois de instalado no motor, pelo menos até eu achar uma solução melhor.
Também apareceu um vazamento na bomba d'agua, que espero que se solucione depois de rodar um pouco, até o selo se ajustar.
Já na caixa, a vedação ficou perfeita, nenhuma poça de óleo nem gotas nem nada embaixo do Jeep, mesmo depois de uma semana inteira parado. Na verdade, o único pequeno vazamento que apareceu foi pelo "plug" do cabo do velocímetro, que já foi selado.
A próxima etapa, se tudo der certo, é começar a carroceria e ir trocando o monte de coisas provisórias que coloquei no motor pra fazer ele ligar por partes definitivas.
Agora é esperar o final de semana pra ver se gira esse motor :cool:
HenriqueRS
10/05/2011, 18:58
Aí vão mais algumas fotos que eu queria ter colocado mas não tinha dado tempo
Rodrigo Baratti
11/05/2011, 21:10
Fala Henrique,
Está ficando muito legal.
Procura no Walcks (https://walcks4wd.com/) um kit de reparo para essa bomba.
A gambi mais cedo ou mais tarde vai falhar.
[]'s
HenriqueRS
12/05/2011, 12:10
Pois é, por enquanto vou continuar com a bomba desse jeito, mas sempre monitorando ela. Antes de comprar coisas do exterior pra por no Jeep tenho que ver tudo que me falta, daí compro tudo de uma vez, acho melhor. Se romper antes, vou tirar completamente a membrana velha e colar por cima uma membrana iguais aquelas que tem em regulador de pressão do gás, tipo a que coloquei na parte de vácuo da bomba, resiste a gasolina e é bem flexível, diria que é até mais flexível que a que vai ali originalmente.
Até lá vai ter que ir na sacolinha mesmo (do mesmo quando eu ligar ele, pelo menos por enquanto, vai ser só pra dar umas voltinhas), vamos ver no que dá =\
HenriqueRS
16/05/2011, 19:32
Ligou!!!!!!!!!! :euforico:
Sábado comprei o escapamento e a membrana pra bomba de gasolina, daí eu não ficaria na mão se a sacolinha rasgasse. Sábado de tarde foi só pra montar a bomba de gasolina, refazendo o reparo de sacola com mais camadas (gambiarra Heavy Duty) e fazer umas dobrinhas nos tubos do escapamento, que são do 6cc e por isso não fecharam 100%. Resumindo, o escapamento não ficou bonito, o início do tubo ficou todo torto, porque era bem diferente do que devia ser, pretendo fazer esse pedaço novo a partir de um tubo reto.
Decidi tentar ligar sábado de noite mesmo. Nada. Com a bobina desligada o burrinho girava bem o motor, mas era só ligar a bobina, pra começar a queimar a gasolina, que o motor dava umas trancadinhas e o burrinho não tinha força. Decidi colocar a bateria pra carregar e tentar de novo no dia seguinte. Domingo de manhã, botei a bateria, já carregada, no Jeep e ainda coloquei o carro do meu pai do lado, ligado pra fazer uma ponte com as 2 baterias. Mesmo assim, nada de ligar. Decidi conferir o ponto, girei o virabrequim até a marquinha, girei o distribuidor no sentido de giro do rotor e depois fui voltando até abrir o contato, testanto com um multimetro. Nem assim ligou, continuou com o mesmo "sintoma". Depois do almoço, já louco da vida que não ligava, me dei conta que se o motor de arranque não tava tendo força pra girar com a faísca ligada era por que a mistura tava queimando muito cedo, fazendo o motor voltar, daí decidi atrasar o ponto. Girei o ditribuidor uns 5º AH. Bati arranque e fui mexendo no acelerador até que... LIGOU :cool: Girou uns 10 segundos e já desliguei de novo pra completar o radiador de água, que eu tinha drenado pra parar de vazar pela bomba de água, que agora, depois do motor rodar, está vazando uns 90% menos, ou até menos. Liguei de novo pra ver se dava pressão no óleo. Ficou 1 ou 2 minutos ligado e nada de pressão. Desliguei o motor de novo e abri a mangueirinha que ia pro manometro. Tava seca :freaking:Já tava me conformando em abrir a bomba de óleo quando me dei conta: peguei uma garrafinha de 600ml e enchi de óleo, fiz um furinho na tampa e engatei a mangueirinha do manometro nela dai virei a garrafinha e apertei ela até correr uns 250ml de óleo pra dentro do motor, assim eu tive certeza que a bomba de óleo tava cheia de óleo. Bati arranque e a magueira já começou a soltar óleo, outro problema resolvido. Prendi a mangueira de novo no manometro e liguei o motor, deu 30lbs, um pouco baixo para lenta, mas nada muito preocupante, e foi aí que eu vi um chafariz de óleo. Eu tinha percebido que a junta que veio com o elemento do filtro de óleo era um pouco pequena, mas achei que tinha ficado no lugar, resultado: voou óleo pra todo lado. Trocada a junta, enjambrei um acelerador e fui dar uma volta, me equilibrando em cima da longarina :cool:.
Agora deu pra ter uma noção de como realmente ficou o meu serviço. Todas as marchas engatando perfeitamente, sem arranhar nem 2ª nem 3ª, freiando bem até (isso que ainda não regulei as sapatas e o pedal do freio tava baixo), 4x4 e reduzida funcionando 100%, não tenho do que reclamar. E como é legal a 4x4, ainda mais com reduzida, calcei as rodas dianteiras e engatei ré, ficou patinando, não teria jeito de sair, engatei a tração e foi como se não fosse nada. Tinha uma valeta no potreiro que ficou me chamando, mas não fui por que o apoio provisório da grade dianteira (o certo é prender ele na carroceria pelos paralamas e por uma haste que passa por cima do motor) tinha cedido um pouco e em acelerações fortes o defletor se mexia e a ventoinha pegava nele :putz:Quem sabe nesse sábado, depois de melhorado o apoio, passo pela valeta? :p O único problema é que é segunda e faltam 4 dias pra ir mexer no Jeep de novo.
Eita felicidade e ansiedade!!!!!
HenriqueRS
24/05/2011, 12:37
Nesse último final de semana andei bastante com o chassi :dance: Refiz, dessa vez decentemente, o apoio da grade dianteira, agora a ventoinha não raspa mais no defletor. Já passei mais de dez vezes por aquela valeta :razz:, e como tem força, passou como se não fosse nada. Também pintei o coletor de escape e comecei a limpar o caburador original, que, pra minha felicidade, tá completinho. Também regulei as sapatas dos freios por que o pedal tava meio baixo, mas não adiantou muita coisa, deve ter alguma bolha de ar :parede:
Domingo comecei preparar a carroceria pro jato de areia. To tirando tudo de cima dela. Depois passo fundo, faço a chapeação, que vai dar muito trabalho mesmo, a carroceria ta com muita massa e tem alguns podres:parede: depois jato de areia de novo, fundo e pintura final. Acho que essa vai ser a etapa mais longa da reforma :(
Mas antes disso, vou tentando consertar o carb original, pra poder tirar aquele de fusca de cima do motor e daí fazer as hastes do acelerador de forma definitiva.
teh+
HenriqueRS
02/06/2011, 13:11
Agora a carroceria ta pronta pro jato de areia, que vai ser feito nesse sábado se o tempo colaborar. :p Tá só a lata. Até já cortei fora aquele santo antônio feio que tinha :oops: e ganhei um cavalete novo.
Continuei a limpeza do carburador. Dessa vez desmontei o eixo do acelerador e tudo mais. Escovei as peças externas e já montei os eixos do afogador e acelerador. Quanto à bomba de gasolina do carburador, que claro que tava com o diafragma rasgado, decidi levar a haste na tornearia. Lá eles vão fazer um furo pra tirar o rebite que vai originalmente ali e fazer outro furo mais fino com rosca.
A idéia é parafusar uma outra membrana de um outro carburador, que é muito parecida. Tudo indica que vai dar certo :dance: E é bom que dê certo mesmo. O carburador de fusca ta se entregando, precisaria de um certo esforço pra deixar ele em ordem. Tá com uma folga enorme no eixo da borboleta, ta com a mistura muito rica, estrangula o motor... em outras palavras, não vale a pena mexer nele.
HenriqueRS
02/06/2011, 13:18
mais algumas fotos...
HenriqueRS
02/06/2011, 13:31
mais algumas da semana passada.
Ah sim, se alguém souber pra que serve esse furo que ta tapado por um bujão na base do carburador seria de grande ajuda (parece ser uma entrada de ar, o furo segue 1cm de profundidade +- e dps termina, daí tem um furo de 1mm de diametro, talvez nem isso, que comunica o primeiro furo com o venturi). Não é da lenta (fica pouco antes da borboleta), talvez seja pra quando o afogador ta puxado, não sei. Aguardando respostas :)
HenriqueRS
06/06/2011, 13:45
Voltei com boas e más notícias do final de semana. Sábado, como o tempo colaborou, foi feito jato de areia. Tinha bem mais massa que eu tinha pensado, mas, com muito trabalho e paciência, acho que consigo recuperar. O canto traseiro esquerdo ta bem amassado, já o direito ta amassado, remendado e furado :putz: Como eu disse, vai precisar de muita paciência e trabalho. Essa era a notícia ruim.
Agora a notícia boa: além de jatear a carroceria, sábado eu passei na tornearia e busquei a haste da bomba de gasolina do carburador, uns ajustes na lima depois e ficou bem como eu queria. Também comprei o reparo de um carburador de motossera se não me engano, que, entre as juntas que vinha, tinha uma membrana que era muito parecida com o diafragma do Carter YF. Fiz juntas novas pro carburador com papel de junta 0.4mm e montei tudo.
Domingo de tarde instalei o carburador e liguei o motor. Pegou bem difícil e se fechava a borboleta ele apagava, além da fumaceira preta saindo no escapamento. Motor completamente afogado, a garrafinha de gasolina (1,5l) foi ligeiro. Nem sabia que o motor ligaria com uma mistura tão rica :shock:. Culpei logo a boia. Abri o carburador de novo e vi que a boia tava certa, sem gasolina dentro nem nada. Resolvi encher a cuba de gasolina e aí achei o problema. Por algum lugar tava vazando gasolina pra dentro do coletor. E como vazava. Depois de uns minutos quebrando a cabeça achei o problema. Esse carburador bombeia a gasolina na barte de cima da membrana e embaixo dela tem um dreno que despeja a gasolina logo abaixo da borboleta, caso tenha algum vazamento. O caso é que a membrana que comprei é mais fina que a original, e a "capinha" de metal não tava bem plana na parte de baixo, daí não vedava e corria tudo pelo dreno, ainda mais que essa bomba fica mergulhada no fundo da cuba. Então coloquei uma lixa 800 em cima de uma mesa de mármore e passei a peça por cima, até ficar tudo lixado, e depois ainda fiz uma junta com papel 0.4mm que coloquei entre a membrana e o fundo da cuba, pra ter certeza que a membrana ia ficar prensada em toda a volta. Montei o carburador e botei no motor. Não ficou muito tempo ligado, mas me pareceu que tava melhor que o de fusca. Falhava bem menos e mesmo abrindo a borboleta bem rápido o giro subia, antes ele engasgava e, se não soltasse logo, ele morria. Espero que continue assim :p Semana que vem refaço o esquema do acelerador, que pra esse carburador tem que puxar a alavanca ao invés de empurrar.
Abraços
HenriqueRS
06/06/2011, 13:50
mais algumas fotos
HenriqueRS
06/06/2011, 13:55
e, por último:
Rodrigo Baratti
06/06/2011, 22:22
Fala Henrique,
Essa lata vai dar um trabalhinho hein!!!
Mas nenhum absurdo, nada que não se resolva.
No Fernandão estava bem parecido.
Um pouquinho melhor, principalmente na caixa de ferramentas e no curvão, mas assoalho e lateral estavam um pouco piores.
O funileiro fez todas os remendos a partir de chapas lisas, não comprei nenhum pedaço pronto....se tiver essa oportunidade por aí recomendo!
Me recordo que o assoalho e travessas ele usou uma chapa um pouco mais grossa (???) que a original.....é para aguentar 100 anos ao invés de 50!!
[]'s
xicoffck
06/06/2011, 23:03
ta ficando bunito hein!
Fala Henrique,
Essa lata vai dar um trabalhinho hein!!!
Mas nenhum absurdo, nada que não se resolva.
[]'s
Rodrigão, IMHO, discordando, ESSA LATA TÁ É BOA PRA CAR@$¨!!#$¨%@!!!!!!!!!:mrgreen:, precisava ver a do tsunami, e umas outras tantas que foram feitas por estas bandas, pra ter uma idéia, a lata do tsunami se fosse pro jato de areia num sobrava era nada:parede:sumia... hahaha
trabalho sempre dá né?, mas que é um pusta trampo gostoso isso é, se fosse fácil quárqué um fazia, num percisava se fodã!@$# como nóis tudo:screwy:
Abração admirando o trampo de Henrique ainda mais....
HenriqueRS
07/06/2011, 19:10
Já eu acho que a lata ta ruim, mas, sendo um Jeep 53, tá boa, sei lá :) O que importa é que ela tem que ficar muito boa :concordo:
Mas mudando de assunto, descobri que meu carburador original ta com câncer :parede:. No Brasil, como todos sabem, a gasolina passou a vir com álcool misturado, e isso corrói a liga que compõe o carburador, o zamac. Quando desmontei o carburador percebi que ele tava áspero no fundo da cuba, não liguei muito, pesquisando um pouco descobri que essa aspereza vai soltando pedacinhos que podem ficar entupindo os giclês, dutos e tudo mais :putz:Sem falar que, depois de um certo tempo, a corrosão atinge um estágio que fura o carburador e, aí, não tem mais volta.
Pesquisando mais, descobri que tem uma firma em SP que limpa todo carburador, tira o metal afetado e passa uma película de níquel por cima de todo corpo do carburador. O carburador fica niquelado. Não tem vida infinita, mas usam em carburadores de carros 100% álcool e tem uma vida razoável, num que roda com gasolina+álcool, vai ter uma vida bem maior, deduzo eu :semideia. Essa firma é a Carbunovo. Mandei um email pra lá e me responderam de forma rápida e completa, pena que é em SP. Vou tentar procurar alguma empresa que faça isso por aqui, mas de repente mando pra lá mesmo, vamos ver no que dá. Aliás, se eu for fazer isso, vou aproveitar e mandar zincar as peças externas do carb e embuchar a borboleta, que ta com uma folguinha, daí posso dizer que tá novo :dance:
Aí vão algumas fotos, dá pra ver como tá o fundo da cuba :putz:Tomara que funcione o reparo.
Tchê 4x4
08/06/2011, 11:31
Henrique, aí vai uma dica: Aquelas empresas que dão banho de niquel podem facilmente dar um no carburador, acho que é só levar pra eles e trocar uma idéia...
No mais parabens novamente pelo trabalho, tá ficando realmente show!!! Abraço!!!
HenriqueRS
13/06/2011, 20:56
Nesse final de semana comprei um pedaço de chapa pra começar o reparo na carroceria. Ainda não deu tempo de usar nada na lataria, me concentrei no carburador. Fiz umas pecinhas que faltavam (haste do avanço do acelerador quando puxa o afogador e suporte do conduite do afogador e "piloto automático") e refiz também as hastes e alavancas do acelerador. Tive que modificar o mecanismo, voltando pro original. Antes, no carb de fusca, tinha que empurrar a alavanca do acelerador, agora, no carb original, tem que puxar.
Também fiz sangria no freio, saiu um bolhão de ar, melhorou, mas acho que ainda tem alguma coisa.
Agora to tentando resolver o problema de baixa pressão do óleo. Acho que a bomba tá no fim. Quando desmontei o virabrequim tava tudo aparentemente justo, então acho que não deve ser ali o problema.
Domingo, um pouco antes de sair de viagem, deixei o carburador desmontado e já separei as peças que tenho que mandar pra Carbunovo. Semana que vem, vou levar a parte de baixo do carb pra tornearia pra embuchar o eixo da borboleta, que tá com uma folguinha, e também vou levar a porca da tampa de válvulas laterais, que serve de eixo no mecanismo do acelerador, tá bem moída. Aí sim, depois de embuchado, se eu não me lembrar de mais nada, mando tudo pra SP pra niquelar as peças de zamac e galvanizar o que for de ferro.
algumas fotos...
HenriqueRS
13/06/2011, 21:01
continuando...
HenriqueRS
13/06/2011, 21:05
3 últimas...
HenriqueRS
21/06/2011, 19:42
Bah, Tche 4x4, achei na internet uma lista das oficinas especializadas em carburador e no recondicionamento deles aqui em Poa e dai comecei a ligar pra elas. Já na primeira que liguei me falaram que não trabalhavam com esse carb porque era muito velho e que não tinha jeito de fazer o tratamento superficial, com niquel e tal, pra não corroer com o álcool, que só tinha uma empresa em SP que fazia. Então decidi que vou mandar pra lá. Já fiz um monte de perguntas pro seu Cláudio, que me respondeu tudo prontamente, além de explicar umas coisas mais sobre o processo. Já deixei a base do carburador pra embuchar, Sábado vou buscar e, se tudo for nos conformes, mando pra SP segunda-feira. Acho que já mencionei aqui, a empresa é a carbunovo. Se alguém conhece ela, por favor, poste o que sabe dela, já agradeço agora:concordo:
Nesse final de semana, tirei a bomba d'água, que continuou vazando um pouco, a bomba de óleo, que desmontei, limpei e me parece que tá gasta, o braço L da direção, que vou mandar embuchar (tinha ficado uma folga que eu não tinha percebido antes). Também esmerilhei fora a caixa de ferramentas da carroceria. Só serviu pra me apavorar ainda mais. É impressionante como cada cantinho tem um probleminha. Ou é um furo que fizeram não sei pra que, ou é podre, ou é solda que meteram nas emendas, ou é amassado... Cheguei a pensar na hipótese de comprar uma carroceria nova, mas acho que é muito caro, vou ver o preço quando me sobrar tempo.
Pra bomba de água eu comprei o selo mecânico da bomba de água do opala. Depois de esmerilhar fora uma aba que não deixava o selo encaixar no rotor, só faltou tornear o rotor e o corpo da bomba, daí vou ter uma bomba que não vaza nada, por um bom tempo. Já tenho todas as medidas anotadas :dance:, só mandar pra tornearia.
Além disso, desmontei os sealed beam da grade dianteira e descobri que, por trás deles, ainda tava a cor original, o Willow Green, conforme CJ3bPage. É essa a cor com que vou pintar. Nas fotos, é o verde mais escuro.
No mais é isso. Ai vão algumas fotos:
Rodrigo Baratti
21/06/2011, 23:03
Fiz uma cotação na Iron Parts tempos atras e não achei uma exorbitancia uma carroceria completa em aço se comparada com uma de fibra.
Barato não é, mas se for mandar alguem recuperar a lata, ela estiver ruim, for comprar tudo avulso e capricho e originalidade fizerem parte do projeto acho que compensa.
Se precisar me avisa sobre o carburador.
[]'s
HenriqueRS
27/06/2011, 21:10
Carburador rumando para São Bernardo do Campo nesse exato momento :concordo:
Só quero ver esse carburador zerado depois, vai ficar show.
Nesse final de semana eu levei a bomba d'agua e o "L" da direção pra tornearia. Um vai ser torneado pra aceitar um selo mecânico do opala, o outro vai ser embuchado. Também desmontei a bomba de gasolina/vácuo. 1º pra dar uma revisada no sistema do vácuo, que não tava puxando o suficiente e 2º pra ver se minha gambia heavy duty tinha aguentado. A notícia ruim é que a bomba de vácuo tava cheia de óleo por causa da má vedação do retentor velho, a boa é que a gambiarra tava intacta.
Então resolvi que vou mandar a haste que aciona o diafragma do vácuo pra tornearia. Fiz um desenho de como tem que deixar ela, 1mm mais comprida e deixar na grossura do retentor novo, que eu ainda não comprei e não tenho a medida interna. Além disso percebi que o diafragma só começava a mexer depois de metade do curso do came que aciona ele, por causa que a alavanca que soldei não ficou na posição correta. Por isso dei uma ajeitada nela. Acho que depois dessas modificações vou aproximadamente quadruplicar a sucção da bomba :dance:.
Também comprei o reparo da bomba de água do BF161. Tive que comprar o reparo inteiro por que precisava só do rolamento, R$88,00. Que sacanagem. Fiquei sabendo que a um tempo atrás eles vendiam o rolamento avulso, era o mesmo de uma máquina de lavar roupa que fabricavam em Estrela/RS :shock: No mínimo interessante.
Também tapei alguns furos que fizeram na tampa traseira. Nela, pelo menos, nem tinha tantos, mas na carroceria... é de ficar louco, tem furo por tudo :parede:
No mais era isso, quando o carburador voltar vou postar umas fotos aqui :concordo:
RODRIGO TOMITÃO
28/06/2011, 13:25
acompanhando:pipoca::pipoca:, parabens pelo capricho......
HenriqueRS
05/07/2011, 20:01
Hoje de tarde chegou aqui em casa a bomba de óleo nova do Jeep. Acho que já comentei antes, mas ela tava gasta. Achei essa num preço bom e comprei. Valeu cada centavo, pelo menos por enquanto:concordo: vamos ver como fica a pressão do óleo.
Nesse final de semana, por causa da gripe, não deu pra fazer muita coisa não. Sábado de manhã levei a haste do diafragma pra tornearia e busquei as peças que tinha levado pra lá (bomba da água e braço da direção). De tarde, montei o braço da direção. Ficou quase justo, só sobrou uma folguinha no setor, que posso diminuir na regulagem. Também tomei vergonha na cara e comprei o tubo de ferro pra fazer os espaçadores das algemas dos feixes de molas (não, eu ainda não tinha feito :oops:, até perdi 2 porquinhas durante os passeios por não ter dado aperto :parede:) Mas agora ta feito, tava tanto tempo sem eles que eu tinha até me acostumado, e como ficou com uma aparência melhor agora... Domingo eu passei um pano com água no chassi e nas rodas (nem tá pronto e já ta tudo sujo :putz:). Foi aí que eu percebi que um pouco de água tava entrando pelas rodas-livre, minha junta não tinha ficado boa. Tirei a RL e, com o mesmo papel de junta que comprei pra fazer o carburador, fiz juntas pra roda livre, agora tá bom :concordo:
O carburador continua em SP. Não foi possível retirar os gigleurs (ancoragem pela idade), então o tratamento vai ser feito ser retirá-los, o que tem consequências apenas visuáis, não interfere significativamente nas dimensões dos gigleurs. Até daria pra tirar, mas seria com uma broca :shock:, o que teria seu risco.
No mais era isso.
Aguardando a volta do carburador :pipoca:
HenriqueRS
12/07/2011, 09:59
E a obra continua:concordo: Esse final de semana eu busquei na tornearia a haste que aciona o diafragma da bomba de vácuo e o corpo da bomba, que recebeu uma bucha de tecnil pra encaixar um retentor novo. Ficou muito aquém das expectativas. O retentor novo da bomba ficou 100%, mas a haste... Deixaram ela mais grossa pra ficar justa no retentor, até ai tudo certo, mas na parte de cima quebraram a alça que vai ao redor da alavanca que a aciona :parede::parede::parede:, sorte minha que essa haste trabalha sob compressão, assim a alça servia só pra alavanca não correr pro lado. Botei uns pingos de solda na ponta da haste e daí, com uma lima triangular, eu fiz uma reentrância pra alavanca encaixar, deixando as bordas mais altas, daí a alavanca não vai escorregar pro lado. Até poderia ter ficado melhor, mas acho que vai dar conta do recado. Futuramente vou refazer essa haste.
Além disso comprei óleo pro motor. Já tinha trocado o óleo do motor antes, mas o motor tava tão sujo por dentro das galerias que foi só o óleo novo girar que já tava preto de novo, fiquei com pena de por a bomba de óleo nova pra puxar óleo sujo. Troquei também por causa da pressão do óleo. Tinha colocado um 20w40, que achei ser mais próximo do SAE 30 recomendado no manual do Jeep. Agora comprei o Elaion 20w50. É o mesmo que usam nos Volkswagem, segundo o cara que me vendeu.
Também aproveitei que o motor tava parado pra tirar o defletor de ar do radiador, o caneco do filtro de óleo e suas abraçadeiras. Dei mais uma mão de preto no defletor e nas abraçadeiras, e repintei o caneco, porque a cor que eu tinha escolido antes tinha ficado muito longe do laranja da FRAM. Agora ficou bom:concordo:
E, finalmente, acho que sábado eu ligo de novo o Jeep. Já vai ter a bomba de óleo, de água, de gasolina e também o carburador, que é pra chegar aqui em casa a qualquer momento. O seu Cláudio, lá da Carbunovo, postou o pacote 2ª feira a tarde lá de São Paulo. Pelo rastreamento, no site dos correios, já tá aqui em Porto Alegre. :cool: Ele vem aos pedaços, já que mandei só o corpo do carb e as alavancas e eixos pra serem tratados, por isso já trouxe do sítio um pacote com chave de fenda, papel pra fazer junta, as outras pecinhas do carburador... Daí sábado vai ser Plug&Play com o carburador. Já até falei pro Cláudio, esse carburador novo em cima do motor, depois de pronto, vai ser a cereja do bolo :dance:
Ai vão algumas fotos:
1-Retentor novo no corpo da bomba de vácuo;
2-Haste encaixada na sua posição;
3-Bomba de óleo nova;
4-Bomba de óleo nova no motor;
5-Caneco do filtro de óleo (parece fosforecente, mas deve ter sido o flash, ao vivo tá bem melhor).
HenriqueRS
13/07/2011, 18:11
Bah, ontem chegou o carburador lá da CarbuNovo! O serviço ficou excelente. Todas as peças ficaram parecendo novas e com um acabamento muito bom. Só não postei antes porque tava sem tempo. Agora, to com o carburador montado, ou melhor, quase, e muito satisfeito com o serviço, valeu cada centavo... Recomendo. Aí vão umas fotos de como era antes do tratamento:
1-Cuba;
2-Mecanismos da injeção de gasolina do carburador;
3-Mecanismos da injeção de gasolina do carburador;
4-Peças do carburador separadas;
5-Depois de montado.
HenriqueRS
13/07/2011, 18:20
E, agora, umas de como ele tá agora:
1-Corpo do carburador depois de niquelado;
2-Peças e alavancas em ferro que foram galvanizadas;
3-Cuba de gasolina;
4-Mecanismo do afogador, incluindo mola de arame super fino que antes tava toda enferrujada e agora tá parecendo nova;
5-Cuba com o mecanismo de injeção de gasolina.
HenriqueRS
13/07/2011, 18:36
Mais algumas, todas depois de montado, como dá pra ver.
Digo que tá quase montado porque os caras da tornearia (quem tá acompanhando aqui deve se lembrar que mandei embuchar o eixo da borboleta do acelerador) por algum motivo que desconheço lixaram a ponta do eixo, resultado: o aperto que se dá no parafuso da alavanca do acelerador não é suficiente pra agarrar o eixo :parede: Tenho ideias de como solucionar isso, mas não sei ainda se vão funcionar :semideia, mas vou dar um jeito.
E também, dessa vez por culpa minha :oops:, quando fui parafusar a borboleta do acelerador no eixo acabei degolando o parafusinho. Se os parafusos da borboleta do carburador do fusca não servirem pra reposição, vou comprar uns parafusinhos bem pequenos e mandar refazer as roscas do eixo, vai ser o jeito.
No mais era isso, espero que tenham gostado de como ficou o carburador, eu fiquei muito satisfeito, serviço ágil e de confiança, o pessoal de lá entende, recomendo :concordo:
eliasFerreira
13/07/2011, 21:07
Henrique, parabéns pela restauração!
Esse é o tópico que eu mais gosto de acompanhar.
Está ficando de primeira.
Conta aí pra gente quanto ficou pra recondicionar o carburador.
Eu tenho dois que estão precisando de um trato.
Obrigado.
HenriqueRS
13/07/2011, 21:54
Henrique, parabéns pela restauração!
Esse é o tópico que eu mais gosto de acompanhar.
Está ficando de primeira.
Conta aí pra gente quanto ficou pra recondicionar o carburador.
Eu tenho dois que estão precisando de um trato.
Obrigado.
Dae Elias, valeu pelo elogio, fico feliz que gostem do meu tópico ^^
Pra fazer o tratamento das peças no meu carburador, incluindo niquelação nas peças em zamack e galvanização zinco-ácido nas peças em ferro, deu R$190,00 + valor de envio nos correios. Eu achei barato, ficou realmente bom. No meu caso foi o tratamento de todas as peças, mas eles também fazem só o tratamento das peças em zamack, caso estejam corroidas pelo álcool, que sai mais barato, ou o recondicionamento completo, aí sai um pouco mais caro e acho que o preço final depende do modelo do carburador. O ideal é falar com o próprio Cláudio lá da Carbunovo, tem os dados bem certinho lá no site deles: niquelao de carburadores <./title> <./head> (http://www.carbunovo.com/)
Boa sorte ai com esse carburadores
Qualquer coisa, só gritar...
Rodrigo Baratti
14/07/2011, 10:14
Ficou muito legal Henrique, parabéns!!
Até me animou em montar o velho Carter do Fernandão!!
[]'s
HenriqueRS
14/07/2011, 13:22
Ficou muito legal Henrique, parabéns!!
Até me animou em montar o velho Carter do Fernandão!!
[]'s
Bah Rodrigo, é o primeiro Jeep que restauro, e, por enquanto, penso que, numa situação dessas, o melhor é o que sai de fábrica. Digo isso porque, por exemplo, tem um monte de Jeep por ai rodando com carburador de Fusca, de repente tem quem consiga regular certinho o gigleurs e tudo mais, mas no meu caso, o motor tava uma m3rd@. Mistura muito rica, falhava um monte e gastava um horror, esse poquinho que andei com aquele carburador já deixou as velas bem pretas, tão quase um carvão. Depois que botei o carter, que foi dimensionado pra esse motor, nem tava tão bem regulado mas já era outra coisa, até deu a impressão que gasta bem menos gasolina (o que vou confirmar depois de pronto, andando bastante).
Não sei qual o carburador com que o motor do Fernandão ta andando, mas, IMHO, vale a pena o investimento, sem falar que fica muito bonito esses detalhes originais ^^
Abraço
HenriqueRS
19/07/2011, 10:24
Consegui ligar o motor esse final de semana. Sábado foi praticamente só preparando tudo pra dar uma volta :dance:. Remontei a bomba de água com o selo mecânico do opala, ficou ótimo, troquei 2 parafusos que fixam a bomba de óleo pois tinham ficado um pouco curtos (a bomba nova é uns 8mm mais alta, logo bombeia mais óleo), ajeitei a convergência (no método da cordinha mesmo) e travei as abraçadeiras, coloquei o motor no ponto, limpei o filtro de ar de um BF 161 (provisório), emprestado pelo Gerson, da MGW 4x4, enfim... todos esses detalhezinhos.
Ah sim, antes disso, levei o braço da borboleta do acelerador pra refazer as roscas dos parafusos, levei na tornearia do sobrinho de um grande amigo do meu vô, tudo muito caprichado lá. Eu achava que eles não trabalhavam sábado de manhã, mas como trabalham, vou levar as peças tudo pra lá a partir de agora.
Pra resolver o problema da alavanca do acelerador que não dava aperto peguei o eixo da borboleta e, na parte que tinham lixado (que era a causa problema), martelei, bem de leve. Como o latão cede fácil e a diferença que diâmetro que eu queria era de décimos, não demorou nada pra conseguir o que queria. Foi só encaixar a alavanca e dar o aperto que tava preso :concordo:
Depois de tudo isso, finalmente fui ligar o motor. Tive que manter o afogador puxado pra que não apagasse na lenta. Isso porque, penso eu, quando desmontei para limpar tinha um gigleur na parte de cima da carcaça do carburador que tava entupido. No final de semana, como tava no sítio, não tinha acesso a internet e, por isso não tinha como saber ao certo para que servia aquele gigleur, pensei ser para o circuito da alta, então nem me preocupei muito em desentupí-lo, queria o motor ligado na lenta. Tentei com agulha, arame e ar comprimido, mas não deu certo, então fui limpando os outros dutos. Quando cheguei aqui em Porto Alegre descobri que esse era o gigleur da marcha lenta. Conversando com o Cláudio, da CarbuNovo, descobri que realmente pode ser esse gigleur, e mais, que esse gigleur, na parte de cima é mais grosso que na parte de baixo, vai afunilando, pelo menos foi o que deu pra ver pela foto de um gigleur desses. Isso significa que quanto mais eu empurrar a sujeira de cima para baixo mais ela vai se prender no furo :parede: No próximo final de semana, vou fazer de tudo pra tentar desentupir esse gigleur usando um daqueles arames que se usa pra desentupir fogões a gás. Também quero testar se não é uma entrada falsa de ar, conforme hipótese do Cláudio. Se tudo falhar, vou pro "plano B", fazer um furo de décimos de milímetros (há uns 20 anos atrás meu pai trouxe da Alemanha um jogo de brocas, a mais grossa tem +- 1,5mm de diâmetro) no meio gigleur. Se não soltar a sujeira, pelo menos vai desobstruir o caminho e, então, talvez eu consiga retirar a sujeira empurrando com um arame de cima para baixo.
Mas quanto a bomba de óleo, na lenta, a pressão saltou de 25 libras com o motor frio para 60 libras, e só não vai mais porque tem a válvula de alívio do lado da bomba (fica 60lb na lenta e continua 60lb mesmo acelerando). To feliz com o resultado, mesmo sabendo que uma pressão tão alta pode significar entupimento, ou coisa pior, tipo bronzina rodando nos mancais :parede::parede::parede: Só andando até o motor esquentar pra ver se a pressão baixa. Ah sim, de repente a pressão tá tão alta porque troquei o óleo pra 20w50, mais grosso do que aquele que eu tinha colocado antes, e porque a bomba nova tem as engrenagens mais altas, como disse antes, bombeando bem mais óleo, tomara que seja isso.
Mas esse carburador vai ter que funcionar. Mais uma vez, vou ter que dar um jeito :semideia
Mas aí vão algumas fotos de como tão as galerias de água (quero limpar tudo com aquele produto que limpa radiadores e depois colocar uma válvula termostática) e de como ficaram as hastes do acelerador.
Abraço
....
recomendo :concordo:
Que coisa linda, dá até dó de instalar...
Se eu fosse vc. deixava em cima da mesa do escritório de enfeite :mrgreen:
...
....
pensando bem, melhor é botar pra rodar e logo, assim num enferruja de novo
uhú!!
e a lata? começou?
[]´s
HenriqueRS
19/07/2011, 20:46
Que coisa linda, dá até dó de instalar...
Se eu fosse vc. deixava em cima da mesa do escritório de enfeite :mrgreen:
...
....
pensando bem, melhor é botar pra rodar e logo, assim num enferruja de novo
uhú!!
e a lata? começou?
[]´s
Hehehehe, verdade, ficaria bem como enfeite em qualquer lugar hsahuashuuhsa.
Falando de dó de instalar, quando comprei a bomba de óleo nova, cheguei a pensar em instalar só depois de uma retífica completa no motor, que vai demorar. Tava com ela na mão, só parafusar, mas deu uma pena colocar ela pra bombear óleo por aquelas galerias cheias de borra :rolleyes: Troquei o óleo e filtro principalmente por isso, mas sempre fica um pouco de sujeira, paciência...
Quanto a lata, não fiz quase nada nela ainda, só cortei a caixa de ferramentas fora, que serviu só pra eu me apavorar mais, e tapei uns furos na tampa traseira, parece que o antigo dono ganhou uma furadeira com um jogo de brocas no natal, tem furos por tudo, não se deu ao trabalho nem de fazer eles alinhados :parede::parede::parede:
Falta eu fechar 2 furos em cada paralama dianteiros e fechar mais 4 furos no capo, e mais uns tantos no quadro do parabrisa. Nos paralamas e no capo é por causa que foram instalados 2 prendedores extras pro capô, perto da dobradiça. Invês de "investir" colocando óleo na caixa de marchas (sim, tinha tanta água quanto óleo :parede:) ou arrumando o freio, foram colocadas essas balacas :putz:, mas nada que não se arrume, não é? :dance:
Mas o caixote tá complicado, não que não tenha conserto (com massa sempre tem jeito), mas cada cantinho tem um problema, ou é um furo, ou ta tudo torto, ou ta furado pela ferrugem, e por aí vai. To considerando seriamente comprar o caixote novo. Tem um cara que fabrica elas novas e vai se mudar pra Mato Leitão logo logo. Quando ele estiver trabalhando lá, que é muito perto do sítio, vou ir falar com ele. Com uma carroceria nova ia ficar ótimo :dance: De repente até consigo vender o caixote original pra alguém. To caprichando bastante no chassis e tudo mais, não quero por tudo a perder por um possível trabalho mal feito na carroceria. Mas ainda não é nada certo, vamos ver o que acontece :pipoca:
Abraço
HenriqueRS
29/07/2011, 22:25
Acabei de voltar do sítio. Passei a semana lá e amanhã já to voltando de novo :dance: Até domingo de noite. Fiquei todo esse tempo mexendo no Jeep. Sábado fiquei insistindo no carburador. Antes de passar a broca, decidi que ia experimentar algumas coisas antes. Tentei com o negócio de desentupir fogão. Nada. O arame entortou todo por causa da minha falta de paciência :oops:. Depois continuei as tentativas com uma agulha. Nada também. Era muito grossa pra passar pelo gigleur. Depois disso que veio a idéia genial :semideia Peguei um pedaço de cabo de aço, desfiei ele e peguei um dos arames mais finos. Cortei um pedaço e, na ponta, enrolei fita crepe até ter um diametro que o mandril da furadeira de bancada conseguisse pegar. Daí, com a furadeira girando, fui baixando o arame pra dentro do gigleur até que o arame formou uma barriga enquanto girava. Mantive assim até que o arame passou :dance: Tava desentupido. Montei o carburador no motor. Consegui ligar e deixar na lenta, realmente o problema era o entupimento. Mas era só andar um pouco que ele começava a falhar quando acelerava e dai morria, até ligava, mas era só acelerar pra ele morrer. Foi aí que tentei colocar gasolina direto no carburador com uma garrafinha de 600 ml. Entrou um monte de gasolina, a cuba tava vazia, logo, a bomba de gasolina devia tá com alguma coisa errada. Desmontei ela e descobri o problema. Entre o diafragma da bomba e aquele plástico que eu tinha colocado pra fazer a vedação tinha se acumulado um monte de condensação. Resultado: a bomba até bombeava alguma coisa, mas como o plástico ficava a maior parte do tempo colado na parte de cima da bomba, não dava vazão suficiente. Tirei aquilo fora e mudei o esquema. Agora instalei o de borracha, e tá preso no diafragma. Não tem como acontecer de novo isso. Enquanto não consigo achar a membrana certa, vou ter que rodar com essa aí mesmo.
Aí já era domingo. Resolvi tapar os furos dos paralamas dianteiros e do capô. Só serviu pra eu me desanimar. As três peças também tinham massa. Já preocupado, fui ver o estado da grade dianteira, que tá no chassis. Passei a furadeira com a escova em alguns lugares mas, pra minha felicidade, não parece ter nada :dance:
Mas mais pro fim da tarde, fui dar umas voltas no gramado. Como tinha chovido muito dias antes, decidi que ia passar na valeta só onde não fosse tão íngrime. Passei 1 vez, 2 vezes e aí por diante. Os pneus cada vez mais fundos na água, até que... atolou:parede: Também, não foi por menos: 1º aquele barro vermelho molhado vira um sabão. 2º Tá com 2 pneus carecas, um em cada eixo, foi o suficiente pra eles perderem tração e não puxar mais nada. 3º Como ta sem carroceria, o peso tá todo no eixo dianteiro, que tava com as rodas contra a subida. O pior é que não ia nem pra frente nem pra trás :oops:. Pra tirar dali, o jeito foi pedir pro meu pai me dar uma mão. Jogamos umas pedras e pedaços de madeira no caminho das rodas da frente e daí ele fez peso no pára-choque traseiro. Aí deu certo. Depois me arrependi de ter colocado ele naquele barro, bah... depois de todo trabalho que deu... Mas depois limpei tudo com uma mangueira e ta novo de novo :cool:
Durante a semana, resolvi um problema que tinha no cardã traseiro. Quando tava normal no chão ele ficava angulado no limite, o cardã girava sem interferencia nenhuma. Mas se tirasse o peso completamente das molas, passando numa elevada por exemplo, a cruzeta que vai perto da caixa pegava. Andando a uns 40 por hora +-, passava numa ondulação e já fazia RRRRRRRRR. Desmontei e tirei o mínimo possível com o esmeril, só o suficiente pra não raspar mais. Já pensou quebrar isso quando ta andando? Ia ser uma espécie de salto com vara com um Jeep, dá medo só de pensar.
Também desmontei o quadro do pára-brisa. Tava cheio de furos e ferrugem. Fui cortando com um esmeril as partes muito danificadas e enchertando chapa nova. To no fim já:dance:
No mais era isso. Lá por segunda-feira posto umas fotos de tudo isso ai.
Abraço a todos! Ah sim, acho que achei o filtro de ar :euforico:
vavarusso
30/07/2011, 21:16
Henrique, muito bom o tópico da reforma do seu jeep. Faltam só 26 dias um ano de reforma. To comprando um cj5 mas, vejo que terei muito trabalho, tenho medo de desanimar pois muita coisa terei que pagar pra fazer.
HenriqueRS
01/08/2011, 09:59
Henrique, muito bom o tópico da reforma do seu jeep. Faltam só 26 dias um ano de reforma. To comprando um cj5 mas, vejo que terei muito trabalho, tenho medo de desanimar pois muita coisa terei que pagar pra fazer.
Nuss, é verdade, fim de agosto fecha um ano :shock: e ainda tem muita coisa pra fazer:rolleyes:
Mas vou te dizer que é uma diversão mexer no Jeep. É verdade que as vezes a gente se estressa um pouco porque uma coisa não sai como planejado, mas, quando aquilo que tu tava tentando consertar há muito tempo começa a funcionar, é muito gratificante. Sem falar que se aprende muito mesmo :concordo:. O problema é que, conforme tua preocupação, vai muito dinheiro :-?. Eu to fazendo tudo por conta, só os serviços de tornearia e de jateamento que to "terceirizando", mas mesmo assim, as vezes, me impressiono como o meu dinheiro vai rápido :parede:. IMHO, quando se reforma um Jeep tem que ir com calma, e, depois de feito, não dá pra ficar lamentando com os gastos. Acho que tem que ficar com o Jeep e aproveitar pelo maior tempo possível os investimentos que foram feitos nele :dance:, aí vale muito a pena, não só pelo resultado final, mas por todo o período da reforma também, vira uma espécie de hobby. Me resta te desejar boa sorte :concordo:
Agora, como prometido, aí vão umas fotos:
1-Motor
2-Estado do quadro do pára-brisa
3-Podre na parte de baixo da parte que fixa o vidro
4-Chapa a ser soldada no lugar
5-Depois de feito
...
HenriqueRS
01/08/2011, 10:35
6-Nessa semana também tentei limpar o radiador com aqueles produtos. Fiz tudo certinho, mas era um frasco de 250ml pra um radiador de + de 10l, não sei se era por isso, mas não limpou direito. Tentei de novo com um outro produto, tinha 500ml e tratava 5l, mal não ia fazer, dai tentei limpar com ele, também não deu certo. Depois testei outro produto, confiando no vendedor de que só 1 já funcionaria, nada :freaking:. Segui o rótulo, que dizia que pra radiadores com mais de 10l era pra usar a diluição de 10%. Tentei de novo. Nada. :parede:. To começando a suspeitar que é por causa que o produto funciona melhor com a água quente, e como o motor ta sem a válvula termostático ela mal ficava morna durante os 10 min ou 15 min. É a única explicação que vejo :semideia. Pelo menos esses produtos não são tão caros :rolleyes:
7-Furos tapados. Do outro lado deles tem uma canaleta que também serve pra prender a capota de lona. Até tentei só fechar os furos da ferrugem dela com a solda, mas ficou muito ruim. Cortei ela fora e quero refazer ela com chapa nova
8-Pedaço arrancado. Ali vai um suporte que desse lado tava parafusado, do outro tava soldado com solda ponto, de fábrica. Acho que é pra capota de lona. Esse aí tinha caído porque meteram dois furos que passaram justamente pelos pontos da solda :parede:
9-Enxertado chapa nesse lugar onde foi arrancado, deixei o suporte que tava ali com três furos e posicionei ele. Daí enchi os furos de solda. Alisei com a esmerilhadeira e ficou assim.
10-Depois de desistir de limpar a carepa do sistema, instalei a válvula termostática. Liguei o motor e deixei esquentar. Estabilizou aos 160ºF, algo em torno de 71ºC. Inclusive falhava bem menos nas acelerações fortes, antes tava rodando sempre com o motor frio :rolleyes:
Ah sim, já ia me esquecendo. Também comprei uma tampa nova do radiador. Comprei a mais vagabunda que tinha porque, futuramente, quero comprar uma decente dos EUA, com as inscrições em inglês e tudo mais. Na embalagem tava escrito que mantinha a pressão a 1 bar. No manual do Jeep ta dizendo que a tampa tem que manter a 0.5 bar. Liguei o compressor de ar, ajustei o regulador de pressão pra 1 bar (vira quase um sopro saindo pela pistola de ar), e, com a tampa fechada joguei ar pra dentro do sistema pelo dreno do bloco. Começou a estralar e parei na hora. Botei a tampa na morsa e dei um aperto nela, bem ignorante mesmo, amassando um pouco pra liberar a pressão antes. Depois fechei o radiador e ajustei pra meio bar. Não deu barulho nenhum, mas era nítido o radiador inflando :shock:. Entortei mais a tampa, agora não fica pressão nenhuma dentro do radiador, a borracha só encosta no fundo, prefiro assim. Melhor colocar mais água de vez em quando que estorar o radiador.
Era isso.
Abraços
Fabiano-SL
02/08/2011, 12:11
Henrique,
Eu pensaria duas vezes em colocar a válvula termostatica, se esse negócio emperrar não circula agua no bloco e já era teu motor...o risco desse negocio é muito maior que a vantagem (motor aquecer a agua mais rápido).
Outra coisa: tu vai deixar 12v alternador ou 12v dínamo ou 6v dínamo?
HenriqueRS
02/08/2011, 15:31
Pois é Fabiano, mas vou deixar a válvula, claro que ainda não tá pronto, vou tentar limpar o bloco ainda uma última vez, dessa vez com a água esquentando, e, depois, vou colocar aditivo na água. O negócio é não ratear, uma coisinha mal (ferrugem por exemplo) pode prejudicar o resto (válvula termostática emperrar e acabar com tudo). Se fosse tão perigoso, não sairia de fábrica em todos os carros, não é?
Quanto ao gerador, a idéia é deixar 6v dínamo (autolite). Até achar todas as peças elétricas pra fazer a conversão pro original vou ter que ir rodando com ele em 12v com alternador, que é como tá agora. Vai levar um tempinho até eu achar tudo :rolleyes:
Fabiano-SL
02/08/2011, 16:03
Se fosse tão perigoso, não sairia de fábrica em todos os carros, não é?
O perigo não é a válvula, mas sim os blocos antigos e os donos dos carros que não fazem manutenção no sistema de arrefecimento... cuidado redobrado com essa valvula aí.
HenriqueRS
02/08/2011, 19:43
O perigo não é a válvula, mas sim os blocos antigos e os donos dos carros que não fazem manutenção no sistema de arrefecimento...
Foi o que quis dizer: "O negócio é não ratear, uma coisinha mal (ferrugem por exemplo) pode prejudicar o resto (válvula termostática emperrar e acabar com tudo)."
HenriqueRS
10/08/2011, 20:37
Nesse final de semana fiz uma última vez a limpeza do sistema de arrefecimento do motor. Não sei se realmente limpou tudo 100% porque não quis tirar a válvula termostática pra olhar dentro do bloco, mas acredito que, mesmo que tenha ficado alguma coisa, o que não soltou depois de tudo isso, não solta mais. Depois botei o aditivo do radiador, um verde, aí que vi que a colmeia do radiador tá vazando, é bem pouco, daí, com água limpa nem se enchergava. :parede::parede::parede::parede::parede::parede:
Outro vazamento que reapareceu foi na gaxeta do virabrequim. Não sei como pode ta vazando tanto por ali. Ou a sujeira das galerias do motor, que não tive como limpar, se soltou e entupiu o dreno do mancal, ou então fiz algum erro muito grande na montagem, que acho que foi o que aconteceu :oops: (por isso vou pedir ajuda na próxima vez que montar ela)
Também instalei um "filtro" de gasolina. Descobri que deveria ter uma telinha na entrada da bomba de gasolina, dentro do copo de vidro, algo bem rudimentar mesmo. Consegui fazer um bom quebra-galho com os materiais que eu tinha :dance:
Domingo, fiz a linha de gasolina da bomba até o carburador com arame. Esse sábado compro os tubinhos e dobro eles conforme gabarito, daí vai ficar mais caprichado que aquelas mangueirinhas transparentes apertadas com arame :oops: Quando tiver com a carroceria e o tanque no lugar posso pensar em fazer o resto da linha.
Pra não deixar a carroceria parada no tempo, sábado passei numa funilaria pra trocar uma idéia com os funileiros. O que posso dizer de bom é que são muito sinceros :rolleyes:. Quando falei que era pra um Jeep já foram avisando, falaram que se pegasse pedra, entrasse numa trilha ou desse uma encostadinha em alguma coisa, com a vibração caia toda massa fora. :putz:
Mesmo assim, pesquisando por carrocerias novas, por causa do preço, decidi que vou ir com calma e principalmente paciência pra tentar fazer eu mesmo a chapeação, como era a idéia no início, enxertando chapa nova e usando o mínimo de massa possível. Quem sabe no futuro compro uma nova, sei lá.
Por fim, arrumei a oficina e dei uma varrida em tudo, levou um bom tempo porque tava um caos total :oops:
HenriqueRS
15/08/2011, 13:20
Voltei do sítio. Sábado fui comprar o tubinho pra linha de gasolina mas não tinham pronto. A bitola dos terminais é um pouco maior, por isso tive que comprar caninho de cobre e usar os terminais que eu já tinha. Fiz um flange, comecei a dobra, rosqueei na bomba de gasolina, ajeitei, desrosqueei, fiz mais uma dobra, e assim foi indo, até que chegou no carburador. Fiz o flange final e dai tava pronto. :concordo: Como o cotovelo que tava no carburador era um meio enjambrado (quadrado, provavelmente de outro uso), resolvi passar ele pra bomba de gasolina, que fica mais escondido, e colocar o da bomba de gasolina no carburador. Quando fiz a troca, aproveitei pra limpar o carburador. Não sei da onde veio, mas tinha bastante sujeira no fundo da cuba :shock:.
Mas o mais interessante foi quando eu liguei o motor, depois de instalado. Bati arranque, ligou fácil fácil, ficou uns 2s ligados e desligou. Bati arranque de novo, mesma coisa. Tentei ligar pela terceira vez, aí nem ligou mais. Primeiro pensei que estivesse afogando, tirei uma vela, mas tava normal. Por eliminação, só poderia ser mistura muito pobre. Joguei um pouco de gasolina carburador a dentro, mas, mesmo assim, nada. Tirei uma vela, deixei ela encostada num lugar que pegasse terra e girei o motor, tava ali o problema, não tinha faísca. Tentei mexer nos cabos das velas e no cabo da bobina, mas não adiantou nada. Tirei o positivo da bateria e raspei ele no borne da bateria, deu uma faisca, logo a bobina tava ligada, o problema também não era no corta corrente. Abri o distribuidor, só poderia ser ali o problema, aparentemente tava tudo normal, mas olhei mais de perto e achei. Tinha uma molinha toda moída fechando terra no platinado, nunca que daria faísca. Tirei ela fora e liguei o motor, realmente era esse o problema. Agora pergunto: quais são as chances de, justo quando eu limpo o carburador, acontecer isso, depois de 2 segundos ligado? :shock:
Desliguei o motor em seguida e, como essa mola só pode ter vindo de 1 lugar, decidi desmontar o distribuidor e dar uma geral no avanço centrífugo. Tava uma imundice completa e sem uma das molas. Limpei tudo e engraxei (graxa e grafite), mas a mola vai ficar pra fim de semana semana que vem. Vai dar trabalho até encontrar a mola exata, mas acho que consigo.:pensativo:
Depois disso, fui consertar a carroceria. É uma daquelas coisas que "quanto mais mexe mais fede" :parede: Olhando mais de perto, enquanto riscava onde vou cortar, fui descobrindo mais "probleminhas". O que me deixa mais tranquilo é que, se eu conseguir enxertar chapas novas, consigo eliminar muitos desses problemas de uma vez só :concordo:
Abraço a todos
HenriqueRS
22/08/2011, 10:32
Salve!
Consegui consertar o distribuidor. Conforme já esperava, não achei uma mola exatamente igual a que eu precisava. Por isso, fiz uns cálculos com a molinha que me sobrou usando uma régua e uma balança daquelas de feirante, que ganhei de presente na época que eu tava montando os eixos (pra pré-carga dos rolamentos).
Consegui um valor que não dependia do comprimento da mola original (4 no caso) e, na loja, fui testando as mais parecidas, até conseguir um valor parecido (3.66, um pouco mais macia). Era uma mola bem mais comprida, mas deu pra ajeitar bem com um alicate, aproveitei e deixei o enrolamento dela um pouco mais curto que a mola original, assim compensou a "maciez", de modo que os comprimentos iniciais da mola original e da que eu fiz ficaram exatamente iguais e, com 2kg de tração as duas alongaram 3mm, aparentemente ficou bem bom :concordo:
Montei o distribuidor e tentei ligar. Nada. O motor girou, girou e nada. Tinha faisca e gasolina. Continuei tentando ligar até que... BUMMM. Parecia que tinham soltado um rojão do meu lado, meu ouvido ficou a manhã inteira zunindo :parede: Por descuido, montei a peça de cima do distribuidor (que tem os ressaltos) rotacionada 180º. Não teria problema nenhum, se eu tivesse girado os cabos de vela também. Foi o que fiz quando me dei conta. Mas, no final, errei acertando, porque já vi várias figuras da posição dos cabos de vela e não era como eles ficavam antes. Mas agora confere :eek:
Depois desse susto, comecei na carroceria. Cortei um pedaço de chapa nova e, eu e meu pai, dobramos a lata, formando a curva da traseira direita. Ficou bem bom. Depois cortei fora a parte da carroceria, que já tava marcada, e descobri mais podres. Tem um reforço por trás da lata, pro suporte do estepe, que tava completamente podre na parte reta (sorte minha), que já tinha sido enxertada na última reforma. Resumindo, cortei fora tudo que tava ruim (paralama traseiro direito perto do curvão e esse reforço), peguei mais chapa e fui refazendo pedaço por pedaço, com a morsa, um martelo e muita paciência :rolleyes:
Soldei a parte do para-lama no lugar e alisei a solda com a esmerilhadeira, teria ficado bem bom se não tivesse acabado os discos :putz:, fica pra próxima. Deu tempo também de refazer o reforço, mas ele ainda tá solto. O próximo passo vai ser terminar de alisar a solda do paralama e, depois, fazer o último pedaço que falta, onde vai fixada a lanterna traseira, ao lado do curvão.
Depois de tudo isso, vou ter terminado o canto traseiro direito, que era onde tava pior :dance:
Aí vou fazendo as outras partes da carroceria aos poucos. Claro que não vai ficar 100% só na solda e alisando, vou ter que usar um pouco de massa, mas isso vou me preocupar depois, quando eu já tiver tudo chapeado.
Aí vão algumas fotos:
1-Curvão traseiro
2-Tabela dos valores das molas e molas prontas
3-Canto do para-lama
4-Depois de cortado
5-Reforço enferrujado
HenriqueRS
22/08/2011, 10:39
6-Chapa pra refazer o canto do para-lama
7-Canto do para-lama posicionado
8-Chapa nova para o curvão
9-Com os pontos de solda
10-Reforço refeito e quase pronto pra ser instalado (falta cortar o canto dele e encher de tinta pra não enferrujar)
HenriqueRS
29/08/2011, 09:51
Nesse último final de semana não fomos para Lajeado. Ficamos em Poa durante o sábado. No domingo eu e meu pai fomos para Cachoeira do Sul, onde, há umas semanas atrás, encontrei um Hurricane 4cc a venda.
Foi meio por acaso, eu tava procurando na internet o filtro de ar original do cj3b, aquele que parece um botizão de gás em miniatura, que fica pendurado na carroceria, mosca branca mesmo. Foi aí que vi o anúncio, aqui no fórum mesmo, de um cara vendendo esse motor, completinho, inclusive com o filtro de ar. O preço tava bom e então fechamos negócio :dance:
O motor foi todo refeito, diz que tava com pouca força, daí refizeram o cabeçote (troca de válvulas, guias e assentamento), fizeram brunimento nos cilindros e trocaram aneis. O virabrequim tava std e em bom estado, por isso não foi mexido, mas, provavelmente por montagem incorreta, a casquilha da biela do 2º cil (segundo o cara que me vendeu) rodou e o motor começou a bater :parede: É o único defeito dele.
A minha idéia é, depois de terminar a carroceria, desmontar esse motor e o que tenho completamente e montar um motor com as peças melhores (retificando o que for preciso) e outro com as que sobrarem, que vai servir de reserva.
Mas deu tudo certo, o motor já está no sítio aguardando e o filtro de ar é exatamente o que eu tava procurando :concordo:
Aí vão umas fotos da compra
RODRIGO TOMITÃO
29/08/2011, 10:15
henrique, parabens pelo trampo, a chapeação ta ficando 1000%, que solda vc ta usando MIG
HenriqueRS
29/08/2011, 10:56
henrique, parabens pelo trampo, a chapeação ta ficando 1000%, que solda vc ta usando MIG
Pow, valeu pelo elogio :concordo:
To usando a solda MIG sem gás, máquina da Lee Tools. Na minha opinião, se for pra fazer muito serviço mesmo (tipo oficina ou serralheria) não vale a pena, porque o arame desse tipo de máquina é bem mais caro (+- R$70 o kilo :shock:) mas se for pra hobby ou serviços ocasionais (meu caso) vale a pena, porque o valor do equipamento é BEM mais em conta, sem falar que, por não ter os tubos de gás, é fácil de levar pra lá e pra cá. O único porém é que ela só tem 2 posições de potência (máximo e mínimo) e respinga (ainda acho que depois de fazer a lataria do Jeep vou ter pego o jeito e vou conseguir soldar sem respingar :pensativo:), mas também, nada que não saia na primeira esmerilhada:concordo:
Rodrigo Baratti
29/08/2011, 20:04
Henrique,
Uma coisa que não consegui fazer no meu foi retirar o elemento (malha de aço) do interior desse filtro para limpar.
Então lavei com uma vap.
[]`s
Rodrigo!
Pra ficar limpo, muito bem limpo, coloque o elemento em um balde e encha com querosene, diesel, até que pode, mais deixa seqüelas.
Deixe uns dois dias, e quando for retirar, ainda dentro da querosene, erga-o uns 3 cm e gire de um lado a outro, no próprio eixo, sem sacolejar, só girando, deixe mais algumas horas para decantar e lave com água para retirar os excessos.
Abraços.
Kim.
HenriqueRS
30/08/2011, 09:30
Pois é, taí um problema. Eu queria fazer jato de areia nele pra depois pintar e deixar novo, mas, se não consigo tirar o elemento, nem pensar em encher tudo de areia, já penso ela entrando no motor depois? :parede:
Água com pressão é uma boa idéia, desde que eu coloque o motor pra rodas logo em seguida, por causa da corrosão, mas como acredito que não vai ser o caso... :pensativo:
Por isso, acho que vou fazer como tu disse kim, vou mandar querosene nele :concordo: Depois vou lixar bem lixado e pintar de preto, daí tá novo de novo :concordo:
Obrigado pelas dicas, valeram muito :palmas:
Rodrigo Baratti
30/08/2011, 13:07
Kim,
Fiz exatamente isso, deixei de molho no querosene uns dias, mexendo de vez em qdo, saiu um monte de "craca". Depois para arrematar meti a vap e tudo que era jeito e saiu mais um monte de coisa.
Trabalho chato e demorado, foram horas limpando essa bagaça até ter "certeza" que não sairia mais nada de dentro.
Pelo que entendi do sistema se vc manter o nivel de oleo no filtro vai ajudar a segurar a sujeira que eventualmente possa ter sobrado.
Agora, seria muito mais simples se conseguissemos retirar a malha, na minha Lambretta usa o mesmo sistema, mas a malha sai e consigo lavar regularmente.
[]'s
HenriqueRS
30/08/2011, 17:40
Pois é, no filtro do BF, que tenho provisoriamente, também não dá pra tirar a malha :parede:
HenriqueRS
05/09/2011, 18:09
Nesse final de semana continuei o serviço na carroceria!
Comprei mais discos de corte e 1 disco flap, e, com eles, terminei de alisar o canto do paralama traseiro direito, depois de jateado e passado o fundo, com um pouco de massa (mínima coisa, espero) vai ficar completamente imperceptível :dance:
Depois disso, continuei a dobrar a lata pra traseira. Fiz o retângulo onde vai presa a lanterna, que tive que cortar fora também, refiz o suporte da carroceria que fica soldado por trás desse retângulo (o original tava podre e trincado) e depois soldei tudo. Segui uma receita que li aqui no fórum mesmo, só não lembro onde. Parece solda ponto, mas na verdade é um furo numa das latas e depois enchido de solda, parece que ficou bom :concordo:
Depois disso veio a parte mais chata, fazer a lateral que montei encaixar no furo enorme que fiz na carroceria. Fui esmerilhando aqui, depois ali, depois acolá... e assim foi durante algumas horas até que serviu. Claro que ficaram algumas frestas, mas nenhuma passa de 1mm, que dá pra fechar com a solda :rolleyes:
Também consegui resolver um probleminha que tava dando no motor. Ele começou a dar uns estouros pelo carburador (tiro voltando) quando subia o giro. Pesquisando a respeito, descobri que um dos motivos era mistura pobre. Como a lenta tava perfeita, era difícil ser sujeira, então percebi que a junta que eu tinha usado não tava vedando. Era muito fina. Fiz umas juntas novas com um papel um pouco mais grosso. Botei mais óleo no motor (é... o vazamento tá grave) e bati arranque, problema resolvido. Só que, andando um pouco com o Jeep, ele começava a engasgar e morria. Depois de quebrar a cabeça, percebi que a bomba de gasolina não tava mandando gasolina, de novo. Dessa vez o problema era o filtro que eu fiz, é muito fino e não dava vazão, tirei a tela e agora tá funcionando :dance:
Era isso...
Abraços
HenriqueRS
05/09/2011, 18:14
Mais algumas:
Rodrigo Baratti
05/09/2011, 21:49
Rapaz....não tá a fim de vir pra SP emendar umas chapas no meu jeep não? kkkk
Tá de parabens pelo capricho!!
[]'s
HenriqueRS
06/09/2011, 06:49
Rapaz....não tá a fim de vir pra SP emendar umas chapas no meu jeep não? kkkk
Tá de parabens pelo capricho!!
[]'s
Hsuhsahausauhuhsahu, de repente, em troca do sistema elétrico 6v do Fernanão, quem sabe? :pensativo: Hsauuhsahuas
Valeu pelo elogio :concordo: O bom é que mesmo dando muito trabalho, conforme vou dobrando as chapas e vendo que tá dando certo, vou ganhando motivação pra continuar :cool:
Rodrigo Baratti
06/09/2011, 15:36
de repente, em troca do sistema elétrico 6v do Fernanão
:discordo::discordo::discordo::discordo::discordo: :discordo:
kkkkkkk
HenriqueRS
11/09/2011, 19:53
:discordo::discordo::discordo::discordo::discordo: :discordo:
kkkkkkk
Hhsahusauhsahu, já imaginava :concordo:
Nesse final de semana fiquei em Porto. Não deu pra dar sequência na funilaria, pena :rolleyes: Mas, como a vontade de mexer no Jeep é grande, desenhei uma bancada pro motor no solidworks (que programa bem bom), pra quando eu for retificá-lo. Depois de fazer a carroceria vou tentar construir ela. Vamos torcer pra que aguente :rolleyes:
Simulei ela no próprio solid com carga de um motor de 600kg deslocado 40cm do apoio (foto). Pelo resultado, se a solda ficar bem feita, vai aguentar tranquilo o velho hurricane que pesa "só" 200kg +- :palmas:.
Só que, na verdade, o ponto mais fraco é a flange onde o motor vai parafusado, então ela que vai ser o limitante mesmo :pensativo: Mas tem muita margem ainda :concordo:
Ah sim, me lembrei ontem que não tinha postado as fotos do freio de mão. Já tinha recuperado ele na montagem da caixa de marchas, mas não cheguei a postar fotos, então ai vão elas. Até já testei ele. Embalei o Jeep, desengatei e deixei correr. Com o pé acionei a alavanca que o cabo puxaria e travou o cardã facinho facinho :concordo:
HenriqueRS
11/09/2011, 19:56
Agora as fotos da bancada
HenriqueRS
22/09/2011, 09:03
Bah... voltei do sítio só 3ª feira, passei o feriadão lá e deu pra adiantar bastante coisa :dance:
Sábado continuei o reparo do curvão direito da carroceria. Tinha comprado umas arruelas bem grandes e, com um pedaço de cano como espaçador, terminei o reforço que fica por trás da lata, onde vai parafusado o suporte do estepe (por isso as arruelas e o espaçador). Fiz também a furação do suporte e, depois do reforço soldado na lata, enchi tudo daquela tinha spray, avacalhei mesmo, deixei escorrer um monte pra dentro das emendas. Isso porque, quando eu terminar a chapeação ela vai pro jato de areia de novo, que vai tirar a tinha de tudo, menos desses lugares. Como essa tinta é bem fina, ela entra em tudo que é espaço e dá alguma proteção :semideia
Domingo soldei toda a chapa que fiz de volta na carroceria, superou minhas expectativas, na maioria dos lugares ficou bem plano, só vai precisar de massa pra emparelhar a solda :dance:
Segunda, consertei a parte de trás da carroceria, aquela chapa estreita que fica logo abaixo da tampa. Tinha alguns furos por trás dos suportes. Depois de tudo tampado e dos suportes refeitos, joguei mais tinta em cima.
Terça-feira comecei o curvão esquerdo. Não tá nem perto do estado que tava o direito, mas estou fazendo a mesma coisa. Cortei fora o que tava ruim (ficou bem parecido com o que cortei do lado direito), recuperei a parte de trás do paralama, que também tava meio podre, e recortei e enxertei de volta um pedaço de lata que fica em cima de um reforço nesse mesmo paralama.
Talvez, com muita sorte, eu até consiga terminar esse curvão nesse final de semana :shock: Ficou faltando refazer o curvão e depois soldar no lugar:concordo:.
Aí vão algumas fotos
HenriqueRS
22/09/2011, 09:10
mais algumas
HenriqueRS
22/09/2011, 09:24
essas são as ultimas
HenriqueRS
26/09/2011, 20:43
...
Talvez, com muita sorte, eu até consiga terminar esse curvão nesse final de semana :shock: ...
Pois é, tive muita sorte :concordo: Deu tudo certo e consegui terminar o curvão do lado esquerdo. Agora a traseira está terminada (faltam os detalhes, mas isso fica pra depois). Agora começo o assoalho dianteiro e as laterais dianteiras, vai dar bastante trabalho, mas acho que ainda tem jeito. Depois faço os detalhes (fechar furos desnecessários, refazer as porcas que ficam por baixo do assoalho, refazer os furos pros calços da carroceria...) Depois é a vez dos paralamas dianteiros e do capô, aí posso começar a pensar na pintura.
Aí vão as fotos:
RODRIGO TOMITÃO
26/09/2011, 20:51
Henrique ta de parabens em jove, PQP melhor que a grande maioria dos funileiros:palmas::palmas::palmas:.
que mig vc tem???
depois de ponteado, pra termina a solda das emenda de lata vc faz cordão ou vai ponteando ate fecha tudo???
abraçoss
HenriqueRS
27/09/2011, 08:31
Henrique ta de parabens em jove, PQP melhor que a grande maioria dos funileiros:palmas::palmas::palmas:.
que mig vc tem???
depois de ponteado, pra termina a solda das emenda de lata vc faz cordão ou vai ponteando ate fecha tudo???
abraçoss
Pow, valeu :concordo: também estou gostando bastante de como que tá ficando :dance: acho que vai precisar de muita pouca massa!
Pra soldar to usando uma máquina da Lee Tools (é chinesa). Ela trabalha sem gás, o arame que se usa é um especial, acho que li no manual dela ou em algum site que esse arame é tubular (como aqueles de estanhar) e dentro tem uma coisa que evapora e faz o papel do gás. Essa máquina é BEM mais em conta que a com gás, e também não precisa dos cilindros, mas o arame é muito mais caro (6ª feira vou ir na ferragem comprar mais um rolo (900gr), sobressalente, e vai sair R$92,00 :shock:)
Como o que to fazendo tá muito mais pra hobby que pra serviço profissional um rolo desses dura bastante (terminei o 2º rolo, desde o início da restauração do Jeep, fim de semana passado), então, pra mim, o preço da máquina compensa várias vezes o valor dos rolos. Outro porém é que ela respinga bastante, talvez ainda não aprendi direito a regular a velocidade do arame ou tenha algum macete que eu não sei :pensativo:.
Pra soldar as chapas no lugar, primeiro eu ponteio as quinas, depois vou distribuindo pontos ao redor dela e, depois de ter pontos a cada polegada +-, fecho com cordão ou pontos, cuidando pra começar sempre onde as fendas são menores, se não, pela dilatação térmica (contração nesse caso), as fendas menores fecham ainda mais e pode acontecer dos dois pedaços se encostarem e levantar a lata no lugar, aí tem que ajeitar no martelo.
Como a lata do Jeep é grossa, consigo fechar com cordão onde a lata ta quase encostada, mas faço com pontos onde as fendas são maiores. Geralmente uso a potência máxima (tem máximo e mínimo), mas tenho que tomar cuidado pra não esquentar de mais, se não fura mesmo :concordo:
Ai vai uma foto da chapa onde vão parafusados os grampos dos eixos, o suporte do amortecedor fui eu quem soldou com essa máquina
RODRIGO TOMITÃO
27/09/2011, 09:24
opa obrigado pela aula de funilaria, depois do meu javali todo pronto a mecanica e andando, quero comprar uma mig dessas e fazer a funilaria dele eu mesmo, mais sem ter que parar, vou remendando e fazendo trilha.
a solda fico bacana no suporte em.
abraços
HenriqueRS
03/10/2011, 16:09
tah tranquilo... qlqr coisa só perguntar :concordo:
Mas continuando a restauração, nesse final de semana comprei mais chapa, acho que com o que tenho agora dá pra acabar. Comecei o assoalho e lateral dianteira esquerda, vai dar bastante trabalho. Sábado cortei fora o que tava ruim (e isso incluiu quase todo o lado esquerdo do assoalho, as vigas de reforço que vão por baixo, a parte de baixo de um reforço que liga o painel ao assoalho, um pedaço da chapa que fica entre o assoalho dianteiro e o assoalho traseiro e boa parte da lateral). O resto do tempo que trabalhei na carroceria deu pra refazer o reforço que vai do painel até o assoalho (tenho que dar um acabamento com uma lima meia-cana ainda, o furo não ficou bem circular), deu também pra refazer a chapa que fica entre o assoalho dianteiro e traseiro e também refazer parte da lateral, agora tem que terminar a lateral e depois refazer os reforços que ficam por baixo do assoalho, depois fechar com chapa, dai é a vez do outro lado :rolleyes:
Ai vão umas fotos, valem mais que todo esse texto
HenriqueRS
10/10/2011, 21:46
Agora sim, o serviço rendeu nesse final de semana :concordo:
Sábado de manhã comprei uma lima meia-cana e consertei o furo no reforço que eu tinha refeito final de semana passado. Tinha ficado bem ruim antes, agora ficou bem bom, até parece o original :dance:Depois terminei a lateral esquerda do Jeep, terminei de alisar com o esmeril sábado de tarde, dai comecei os reforços que ficam por baixo do assoalho.
Consegui terminar 1 deles no sábado mesmo e deixar os outros perfis dobrados, domingo cortei eles e ponteei eles nos respectivos lugares, acho que ficou bem bom, mais limpo sem dúvida, porque antes tinha um monte emendas aparecendo.
Também decidi que, pra diminuir o problema de empoçar água dentro dos reforços e também pra não ter problema em instalar o tanque rente ao chão, os furos dos parafusos que prendem a carroceria no chassi não vão ser passantes, na verdade vai ter uma porca soldada por dentro dos reforços, assim o assoalho fica sem furo nenhum. Pra fazer isso certo, os furos tem que estar bem no lugar certo, se não não vai ter como montar depois. Então, domingo de tarde, colocamos a carroceria em cima do chassi pra marcar os furos, nem me lembrava mais de como ele era montado :-o é muito alto, mesmo sendo originalzão :shock: Nem ta pintado ainda, ainda tem uns amassados e uns podres e faltam um monte de peças, mas mesmo assim já dá pra ver que vai ficar muito legal :cool: Dá vontade de ficar trabalhando na carroceria direto pra ver esse troço montado logo, todo verdão e bem brilhante :razz:
Depois de marcado os furos, tiramos a carroceria de cima do chassi e terminei de fazer o furo com porca nos reforços, isso agora tá pronto. O próximo passo é cortar e dobrar a chapa que vai ser o assoalho e depois soldar os reforços definitivamente, junto com o assoalho.
Só que nem tudo deu certo, quando eu tava montando a caixa de marchas, há uns meses atrás, eu tinha visto que, no eixo piloto, os engates da 3ª marcha tavam um pouco gastos, resolvi arriscar e montar assim mesmo, a chance de quebrar por causa disso é zero, o que poderia acontecer seria escapar a terceira marcha. Pois é, domingo fui dar uma volta, só no chassi mesmo, quando eu tava subindo uma ladeira escapou a terceira, engatei de novo e escapou de novo em menos de 20 metros +-, e isso que eu achei estranho, porque em todo esse tempo que to andando não tinha escapado nem uma vez e, agora, escapa duas vezes seguidas? Depois, na volta, engatei a terceira de novo e fui indo, não escapou mais nenhuma vez. Agora tô em dúvida, de repente o que aconteceu foi que deu calço hidráulico no varão da 2ª e 3ª marcha, com isso não consegui engatar a 3ª direito. Isso explica ter acontecido a mesma coisa logo em seguida. Esse calço hidráulico é quando o espaço entre o varão e o selo de lata da tampa da caixa de marchas enche de óleo, impossibilitando o eixo de ir pra frente. É por isso que aqueles selos da tampa da caixa tão sempre faltando e fica vazando óleo por ali, dá calço hidráulico e eles saltam fora numa troca de marcha rápida.
Vou fazer mais alguns testes pra ver se escapa a marcha mais vezes. Talvez eu tenha que rever a caixa, vamos ver... :putz:Alias, aproveitando esse assunto, alguem aí que tenha a caixa original no Jeep, qual óleo que se usa nela? Eu to usando óleo 90 da Ipiranga, mas li aqui no fórum mesmo que esses óleos que vendem hoje (GL4 e GL5) tem muitos aditivo e acaba atacando o bronze dos aneis sincronizados e das buchas, será? O estado dos aneis sincronizados é outra coisa que quero ver antes de montar a carroceria definitivamente em cima do chassi.
Aí vão as fotos
HenriqueRS
10/10/2011, 22:29
Mais algumas
HenriqueRS
10/10/2011, 22:43
Agora as fotos tri :dance:
Na foto da traseira do Jeep dá pra ver que ta faltando um pedaço do parachoque do lado direito, tá mais curto, de certo a ponta dele tava podre e mandaram cortar no mesmo ângulo do outro lado :parede: Não sei como não vi isso antes, são +- 80mm de diferença :putz: Vou ter que soldar um pedaço novo ali...
Leonardo Raffi
10/10/2011, 22:56
Tenho um 54 vou ver o estado do parachoque traseiro se quiser poderei doar....
HenriqueRS
11/10/2011, 08:10
Tenho um 54 vou ver o estado do parachoque traseiro se quiser poderei doar....
Pow, valeu mesmo :palmas: Mas acho que vou enchertar um pedaço novo ali na ponta mesmo, pra tirar esse parachoque do chassi deve ser complicado, e colocar de volta mais ainda, porque é rebitado e tal, mas agradeço de novo :concordo:
Por acaso tu não tem por aí os bancos originais dele pra vender? To comprando o volante original (tres raios) e o tanque de gasolina também, se tiverem em bom estado (e quiser se desfazer deles, claro :smile:) tenho interesse:concordo:
RODRIGO TOMITÃO
11/10/2011, 10:22
é ai henrique blz, cara muito bom o trampo, vc mesmo dobra as chapas??
ta usando chapa 18
HenriqueRS
11/10/2011, 16:37
é ai henrique blz, cara muito bom o trampo, vc mesmo dobra as chapas??
ta usando chapa 18
valeu :concordo: Sim, eu mesmo to dobrando as chapas, tenho uma morsa bem grande, uma média e uma pequena, que uso como grampo (ela não tá parafusada em lugar nenhum). Com umas cantoneiras bem reforçadas (as que aparecem na foto de alguns posts atrás) consigo dobrar tudo que preciso, algumas é mais fácil, outras mais difícil, mas geralmente dá pra fazer.
Primeiro comprei chapa 1/16", medi com paquímetro a espessura da chapa original e 1/16 foi a medida mais próxima, a segunda chapa que comprei foi chapa 18, resultado: algumas emendas tão com chapa 18, outras com chapa 1/16, mas não tem problema, a diferença é quase imperceptível.
Abraço
Rodrigo Baratti
11/10/2011, 23:01
Fala Henrique,
Excelente a trampo e lá vão alguns pitacos:
Longarinas chassi: não sei se vc sabe, mas internamente nas longarinas tinha um pedaço de madeira, igual a que vc usou como gabarito, elas serviam para dar mais "sustentação" a fixação chassi X lataria bem como não deixavam amassar a longarina qdo apertado o parafuso. Qdo desmontei o Fernandão estavam todas podres e para não colocar outras fiz calços com caninhos e os parafusos passam por dentro. Acho mais seguro o furo passante com um cano de calço do que fixar apenas uma porca no assoalho.
Parachoque traseiro: é um lado mais curto que o outro mesmo....por acaso vc tem placa dos dois lados???? rsss
Ele é rebitado? Como o dianteiro? Isso eu desconheço totalmente!!!
[]'s
HenriqueRS
17/10/2011, 21:52
Fala Henrique,
Excelente a trampo e lá vão alguns pitacos:
Longarinas chassi: não sei se vc sabe, mas internamente nas longarinas tinha um pedaço de madeira, igual a que vc usou como gabarito, elas serviam para dar mais "sustentação" a fixação chassi X lataria bem como não deixavam amassar a longarina qdo apertado o parafuso. Qdo desmontei o Fernandão estavam todas podres e para não colocar outras fiz calços com caninhos e os parafusos passam por dentro. Acho mais seguro o furo passante com um cano de calço do que fixar apenas uma porca no assoalho.
Parachoque traseiro: é um lado mais curto que o outro mesmo....por acaso vc tem placa dos dois lados???? rsss
Ele é rebitado? Como o dianteiro? Isso eu desconheço totalmente!!!
[]'s
Bah... essa da madeira eu não sabia, que loucura :shock: No meu Jeep não tinha nada, mas também não dá pra pegar como parâmetro, o assoalho já tinha sido trocado pelo menos 1 vez, era fácil de enxergar as emendas gigantes e as chapas desalinhadas :parede:
Só que tinha uma coisa que dava pra ver que era original. Nos furos dos parafusos que fixam a carroceria no chassi tinha um espaçador de metal entre as chapas, dá pra ver que era original porque tava bem feito e soldado com solda ponto. De repente substituiram a madeira pelo espaçador no Cara de Cavalo, sei la :pensativo:
Que bom saber que o parachoque é assim mesmo, é que tem muita cara de gambiarra assim com um lado 8cm mais curto que o outro, ainda mais com a angulação levemente diferente.
Quanto à fixação do parachoque traseiro, lembro que tem uns rebites, nas junções do parachoque com as longarinas, aí vai uma foto do chassis, do início da restauração, dá pra ver alguma coisa. Diferente dos rebites do parachoque dianteiro, esses tem cabeça chata, tipo pregos, so que bem maiores, claro.
Agora, esclarecendo porque levei tanto tempo pra responder, aproveitei o feriado do dia 12 e emendei 13 e 14, fiquei com um super feriadão. Fui lá pro sítio terça de noite e deu pra fazer bastante coisa :dance:
Consegui terminar o assoalho esquerdo. Antes de soldar o assoalho em cima das travessas, peguei um resto de tinta que sobrou da pintura do chassi e despejei tudo dentro dos reforços, ficou uma camada de uns 2 ou 3 mm de tinta, espero que não enferruje mais. Também fiz furos pra drenar a água nas travessas novas, além de aumentar os que já tinha.
Também deu tempo de fazer a parte da frente do paralama traseiro esquerdo e direito, arrumar uns furos que tinha no centro do assoalho dianteiro e cortar fora o assoalho dianteiro direito.
Além desses reparos na carroceria, dei umas voltas no chassi e confirmei, a 3ª marcha tá escapando mesmo :putz:bem feito pra mim, que quis economizar no eixo piloto. De repente consigo tirar ele sem desmontar todo o resto da caixa, dai mando retificar o engate da terceira, vamos ver, fica pra depois da carroceria...
A sim... também consegui o dínamo 6V, valeu pela ajuda Baratti :concordo:
Pra falar bem a verdade, consegui achar o gerador do CJ2. Ele foi fabricado em agosto de 1949, segundo o serial number. Se futuramente eu achar o certo vou trocar de novo, mas não quer dizer muita coisa, também é autolite, 6v, e acredito que tenham apenas algumas pequenas mudanças internas, nada de completamente diferente.
Ai vão algumas fotos do serviço
HenriqueRS
17/10/2011, 22:00
mais algumas
HenriqueRS
17/10/2011, 22:09
ta quase....
HenriqueRS
17/10/2011, 22:20
ultimas...
HenriqueRS
25/10/2011, 09:56
1 final de semana mais perto de terminar a carroceria :dance: Refiz a lateral direita e as vigas que ficam por baixo do assoalho. Final de semana que vem coloco a carroceria em cima do chassis de novo pra alinhar os furos dos parafusos. Depois encho tudo de tinta, +- o que fiz do lado esquerdo, e faço a chapa plana do assoalho.
Depois de terminado essa parte, começo nos detalhes da carroceria (tapar furos, rebater o assoalho traseiro, que tá bem afundado, soldar caixa de ferramentas nova e fazer furos novos para lanternas traseiras, bancos e fixação do tanque de gasolina). Se eu já tiver as peças para conseguir as medidas, acho que termino isso tudo nos próximos 2 finais de semana. Depois disso, a grade dianteira, o capô e os pára-lamas dianteiros vão pro jateamento, e daí tenho que consertar eles (tão com bastante massa também :parede:) pra isso ficar pronto acho que levo mais uns 3 ou 4 finais de semana.
[]'s contando o tempo em finais de semana :putz:
HenriqueRS
25/10/2011, 10:04
mais algumas fotos
HenriqueRS
27/10/2011, 09:47
Tinha me esquecido de colocar as fotos do dínamo, lá vai...
RODRIGO TOMITÃO
28/10/2011, 10:58
nunca vi um desse...bacana
Rodrigo Baratti
28/10/2011, 11:34
Praticamente igual ao do Fernadão.
[]'s
HenriqueRS
31/10/2011, 21:46
Agora o caixote tá quase :dance:
Sábado cortei e dobrei a chapa do assoalho. Também passei o "ralo" da carroceria, que fica na lateral, da parte velha que cortei fora pra parte nova, fiz a mesma coisa do outro lado. Também fiz os furos dos drenos dos reforços e os furos pra soldar. Fiz também as porcas soldadas nas arruelas, pra parafusar no chassi. Depois a carroceria foi colocada em cima do chassi de novo pra soldar as arruelas com porcas nos lugares certos. Depois disso, enxi de tinta os reforços do assoalho dianteiro e o reforço do assoalho traseiro, que eu vou fazer com porca por dentro também. Aí que deu m3rd@.
A tinta acabou vazando no reforço do assoalho traseiro e caiu em cima do chassi :parede:perto daquele V que tem atrás. Como quero retocar os pára-choques antes da montagem final da carroceria, vou aproveitar e pintar ali também :rolleyes:
Ah sim, também refiz o suporte do cano de descarga. O que eu tinha colocado, que tava no Jeep antes, quebrou bem onde tinham soldado :putz:. Fiz um com uma chapa dobrada, não tem mais onde quebrar :concordo:
Domingo tirei a grade dianteira e consertei 2 porcas que tavam faltando. Uma delas tava sem gaiola nenhuma, refiz uma gaiola e soldei no lugar, ficou bem bom. A outra ainda tinha gaiola mas tava quebrada. Botei uma porca no lugar e ponteei ela ali.
Tiramos a carroceria de cima do Jeep e daí comecei a soldar a chapa do assoalho no lugar, não deu pra terminar, mas pelo menos tá iniciado o processo.
Se tudo for nos conformes, sábado levo as outras partes pro jateamento, capô, para-lamas dianteiros, grade dianteira e tampa traseira. Esses dois últimos vão receber o fundo definitivamente. As outras 3 peças vou passar um pouco de tinta só pra não ficar enferrujando e depois vou fazer a lata delas (vai dar bastante trabalho, as 3 tão com bastante massa :freaking:)
Ai vão algumas fotos
HenriqueRS
31/10/2011, 21:53
Ah sim! Dúvida sanada, olha só
HenriqueRS
07/11/2011, 13:52
Bah... sabe quando tu ta fazendo um serviço, bem chato por sinal, e quando acha que tá no final descobre que ainda tem muito chão pela frente? Foi +- o que aconteceu.
Sábado levei as peças que faltavam pro jato de areia. Levei os 2 paralamas dianteiros, o capô, o suporte do estepe, a tampa da traseira do Jeep e a grade dianteira. Só a última tava boa de não precisar fazer mais nada :parede:
Achei que tampa traseira ia tá boa, mas parece que apodreceu a parte de baixo e tiveram que emendar ela ali. Tava com massa por cima.
O capô tá com umas marcas nas curvas dos lados, não sei como conseguiram fazer elas. O bom é que, com um martelo, um bloco de ferro e muita paciência, dá pra tirar elas. São bem superficiais :concordo:
Eu já esperava que os paralamas tivessem algumas emendas, só que tão piores do que achei que tivesse.
Pelo menos, na maioria, são remendos fáceis de fazer, e, depois de feito, tá feito. Espero que precise de bem pouca massa depois de chapeado :pensativo:
Depois de jatear as peças e passar fundo nelas, eu terminei o assoalho direito. Domingo comecei a consertar a tampa traseira. Já dobrei a chapa que vou soldar e cortei a parte de baixo da tampa. Semana que vem acho que termino essa peça.
Mas, voltando um pouco, sexta chegaram algumas peças que encomendei da Zezo 4x4. Tanque de combustível, caixa de ferramentas, lanternas traseiras, os estribos e um monte de borrachas e outras peças menores. Agora já tô mais perto de poder andar com ele na rua :dance:
Aí vão algumas fotos
HenriqueRS
07/11/2011, 14:01
Mais fotos... Repara no talento do funileiro que consertou o reforço do paralama :putz:
RODRIGO TOMITÃO
07/11/2011, 14:36
Mais fotos... Repara no talento do funileiro que consertou o reforço do paralama :putz:
oloco ta bem feitinho hehehehhehehehe