PDA

Ver Versão Completa : Quais os melhores componentes para uma gaiola: Motor, Suspensão, Pneus e etc.



Leo sekinho
25/08/2010, 14:34
Eu estou prestes a comprar uma gaiola com 6 pilas...

e queria a ajuda de vcs ai, estou muito ancioso, quero o melhor para uma gaiola que consiga acompanhar o Jeep's, BRAVA ;-)

Valeu

ZCC
25/08/2010, 16:38
Acho que esse tópico vai virar uma briga logo, logo :mrgreen:

vc vai comprar uma gaiola pronta?

kelvin
25/08/2010, 17:29
se vc vai fazer ela, pode fazer o que quiser, o importante é ela ser alta, ter um bom motor e uma boa caixa além dos itens de segurança ...
dai vc vai fazendo como acha que tem que ser ...
umas dicas são a suspa traseira de variant II ou kombi, a caixa de kombi, motor ap 1.6 1.8 2.0 freios a disco na traseira faz bem, pneus biscoito/frontiera ou qualquer outro que tracione bem, e uma estrutura bem boa ...

abrçs

mali9ski
25/08/2010, 18:04
Acho que esse tópico vai virar uma briga logo, logo :mrgreen:

vc vai comprar uma gaiola pronta?

é so falar em pneu que o bixo pega

eu possuo uma gaiola ap com reduzidas e pneu mamute e não saio dessa configuração apenas vou encrementar com a caixa do passat 4 marchas

mas ao assunto polemico(na minha opinião levando em conta a minha região)não gosto do pneu biscoito nem do fronteira não tem desempenho bom comparado ao especificos com certeza eles não equiparão a minha gaiola

e quanto a motor vou de ap barato economico e duravel

o a ar ja foi o tempo dele, dura muito pouco beberrão e precisa investir muito para se ter potencia nessesaria para trilha

e suspenção sou mais da irs mesmo

apesar da ter as reduzidas que tambem são otimas porem mais para trilhas pesadas

no mais amortecedores grandes e freio a disco nas 4 seria seria uma boa

Leo sekinho
25/08/2010, 18:04
Sim, pretendo comprar uma pronta....

eu pensei em fazer uma, mas da muito trabalho, nao estou com saco pra isso!

motor de refrigerado à água não dá muito certo ?? pois todo indicam motor a ar!

Valeu aí, e quanto custa uma suspensão IRS em média ?!

quanto gasto para colocar um motor de Fusca ou Brasília, com câmbio do tal, uma suspensão IRS da Kombi...


E 2 duvidas,

1. O que é redução da kombi (algo com suspensão ou câmbio ?? nao me xinguem, nao sei de nada) ??

E 2. Em quanto tempo em média demora pra fazer uma, do zero ?!

Deu pra ver que sou curiosissímo!

kelvin
25/08/2010, 18:39
Sim, pretendo comprar uma pronta....

eu pensei em fazer uma, mas da muito trabalho, nao estou com saco pra isso!

motor de refrigerado à água não dá muito certo ?? pois todo indicam motor a ar!

Valeu aí, e quanto custa uma suspensão IRS em média ?!

quanto gasto para colocar um motor de Fusca ou Brasília, com câmbio do tal, uma suspensão IRS da Kombi...


E 2 duvidas,

1. O que é redução da kombi (algo com suspensão ou câmbio ?? nao me xinguem, nao sei de nada) ??

E 2. Em quanto tempo em média demora pra fazer uma, do zero ?!

Deu pra ver que sou curiosissímo!

1. a redução de kombi seria a caixa de marchas e tal, mas nao precisa ser reduzida pode ser a caixa normal dela, num ferro velho vc acha as duas ...
2. eu não faço ideia do tempo, mas até ficar boa mesmo vai muito tempo, compre uma pronta que vc ganha mais ...

o motor a ar é do fusca, até quebra um galho mas o ap é muito melhor, o motor ap é refrigerado a agua se for 1.6 pode ser até de gol eu acho, e é muito melhor que motor de fusca, custa um pouco mais mas vale a pena ...

a suspensão irs de kombi ou variant II vc pode achar em ferro velho, dai tem que fazer uma engembra tri pra colocar ela, provavelmente se vc pegar uma gaiola pronta ela ja vai ter irs e o cambio de kombi, o motor ap é bastante visto tbm ...
a IRS evita que as rodas fiquem assim: \ / isso quer dizer que vc pode deichar ela bem mais alta sem comprometer a estabilidade ...

se começar de uma gaiola do zero compre logo um fusca/brasilia/variant e levante a suspa e a cada vez que vc for andar fale com o mecanico e fale o que vc acha que falta aos poucos vc arruma como quiser ...
eu tenho uma dt180 a algum tempo, essa receita funciona mesmo tudo que eu acho que esta ruim eu vou lá e falo com o meu mecanico, antes de fazer ela em casa, agora tamo pensando em usar uns pistões maiores e fazer a retifica pois ta meio sem força rsrs

genhero
25/08/2010, 20:22
Eu estou prestes a comprar uma gaiola com 6 pilas...

e queria a ajuda de vcs ai, estou muito ancioso, quero o melhor para uma gaiola que consiga acompanhar o Jeep's, BRAVA ;-)

Valeu
ola amigo,
uma boa sugestão penso ser uma boa pesquisa aqui no forum para se habituar ao mundo de gaiolas, entender melhor peças e equipamentos...
mas ja adianto minha opnião, primeiro precisa saber suas necessidades (ond vai enfiar a maledeta) pra podermos discutir sobre suspensão, pneus, etc.. mas vai de AP que terás menos dor de kbeça e menor R$.... valew!!

kelvin
25/08/2010, 20:48
quero o melhor para uma gaiola que consiga acompanhar o Jeep's, BRAVA ;-)

Valeu

cara sobre acompanhar jeep's seria complicado, de vez em quando até vai mas gaiola que acompanha jeep só 4x4 até agora, tem uma brasa 4x4 aqui perto da minha cidade que o cara fez uma trilha final de semana disse que nen colocaram os pé pra fora do carro, já os jeep apanharam um pouco, mas o cara deve ter colocado uma grana naquela carroça auheuhe
e de um cara aqui do forum tbm, ele a chama de "máquina blue" pode olhar os tópicos dele

Leo sekinho
25/08/2010, 22:39
Valeu galera..... vamo indo....

ZCC
26/08/2010, 01:20
1. a redução de kombi seria a caixa de marchas e tal, mas nao precisa ser reduzida pode ser a caixa normal dela, num ferro velho vc acha as duas ...
2. eu não faço ideia do tempo, mas até ficar boa mesmo vai muito tempo, compre uma pronta que vc ganha mais ...

o motor a ar é do fusca, até quebra um galho mas o ap é muito melhor, o motor ap é refrigerado a agua se for 1.6 pode ser até de gol eu acho, e é muito melhor que motor de fusca, custa um pouco mais mas vale a pena ...

a suspensão irs de kombi ou variant II vc pode achar em ferro velho, dai tem que fazer uma engembra tri pra colocar ela, provavelmente se vc pegar uma gaiola pronta ela ja vai ter irs e o cambio de kombi, o motor ap é bastante visto tbm ...
a IRS evita que as rodas fiquem assim: \ / isso quer dizer que vc pode deichar ela bem mais alta sem comprometer a estabilidade ...

se começar de uma gaiola do zero compre logo um fusca/brasilia/variant e levante a suspa e a cada vez que vc for andar fale com o mecanico e fale o que vc acha que falta aos poucos vc arruma como quiser ...
eu tenho uma dt180 a algum tempo, essa receita funciona mesmo tudo que eu acho que esta ruim eu vou lá e falo com o meu mecanico, antes de fazer ela em casa, agora tamo pensando em usar uns pistões maiores e fazer a retifica pois ta meio sem força rsrs

eu entendo por reduzida de kombi a caixa de redução que vai nas pontas de eixos


Cambio, genericamente falando, tem-se 6 opções (na realidade, os de fusca são todos iguais, os de kombi também, mas com a diferença apenas em usarem homocineticas e cada cambio tem uma relação final diferente)

fusca 1200 = (num lembro a relação)
fusca 1300 = 35x8
fusca 1600 = 33x8
fusca itamar = 31x8
Kombi antiga = (num lembro a relação)
kombi moderna = (num lembro a relação)

relação é quantidade de dentes da coroa com os dentes do pinhão, isso reduz a quantidade de rotações, mas aumenta o torque, ou seja, a força

Motor de fusca é mais barato, mas precisa tomar mais cuidado para evitar problemas, qualquer descuido na montagem, escolha de peças ou uso, pode causar problemas - para o jeito brasileiro de se fazer e cuidar das coisas, o AP é mais indicado, não vai dar problemas e a manutenção será mais barata

bajeiro do sul
26/08/2010, 09:11
cara sobre acompanhar jeep's seria complicado, de vez em quando até vai mas gaiola que acompanha jeep só 4x4 até agora, tem uma brasa 4x4 aqui perto da minha cidade que o cara fez uma trilha final de semana disse que nen colocaram os pé pra fora do carro, já os jeep apanharam um pouco, mas o cara deve ter colocado uma grana naquela carroça auheuhe
e de um cara aqui do forum tbm, ele a chama de "máquina blue" pode olhar os tópicos dele
Kelvin

Conheço o cara da brasilia 4x4 aqui da região, é o meu mecanico, ele fez a trilha de santa cruz do sul, uma das melhores e mais pesadas da região. so pra ter ideia, são tanques do destacamento de infantaria de santa cruz do sul que puxam os carros atolados. Ja a brasilia dele passeou entre os jeeps atolados, ele não gastou muito no final, vou fazer no meu baja tb um 4x4 com este mesmo cara, ja tenho a caixa da kombi 9;43 de resto é mão de obra de mecanico e de torneiro

Abraços

Bajeiro

mali9ski
26/08/2010, 09:51
cara sobre acompanhar jeep's seria complicado, de vez em quando até vai mas gaiola que acompanha jeep só 4x4 até agora, tem uma brasa 4x4 aqui perto da minha cidade que o cara fez uma trilha final de semana disse que nen colocaram os pé pra fora do carro, já os jeep apanharam um pouco, mas o cara deve ter colocado uma grana naquela carroça auheuhe
e de um cara aqui do forum tbm, ele a chama de "máquina blue" pode olhar os tópicos dele

uma gaiola bem preparada e um piloto meio loko acompanha jeep na boa e em algumas cituação ate melhor como subidas e barrancos ingremes ja que o algulo de ataque e saida e maior que de muitos jeeps (jeep enrosca o parachoque no barranco e não vai) e com o motor traseiro nas subidas o peso se projeta para a traseira gerando aderencia e fazendo a gaiola subir isso tudo aliado ao baixo peso da gaiola e alta rotação dos pneus

http://www.youtube.com/watch?v=7WJcF2bnibM

http://www.youtube.com/watch?v=bP-1kR_tWs0

kelvin
26/08/2010, 13:11
uma gaiola bem preparada e um piloto meio loko acompanha jeep na boa e em algumas cituação ate melhor como subidas e barrancos ingremes ja que o algulo de ataque e saida e maior que de muitos jeeps (jeep enrosca o parachoque no barranco e não vai) e com o motor traseiro nas subidas o peso se projeta para a traseira gerando aderencia e fazendo a gaiola subir isso tudo aliado ao baixo peso da gaiola e alta rotação dos pneus

o que eu quis dizer é nao que as gaiolas nao andem junto, mas vai uma grana na preparação, se o cara tem 5 mil ele vai fazer uma gaiola muito boa sim mas provavelmente vai ter lugares que os jipes vao passar e ele pode acabar ficando atolado ...


Kelvin

Conheço o cara da brasilia 4x4 aqui da região, é o meu mecanico, ele fez a trilha de santa cruz do sul, uma das melhores e mais pesadas da região. so pra ter ideia, são tanques do destacamento de infantaria de santa cruz do sul que puxam os carros atolados. Ja a brasilia dele passeou entre os jeeps atolados, ele não gastou muito no final, vou fazer no meu baja tb um 4x4 com este mesmo cara, ja tenho a caixa da kombi 9;43 de resto é mão de obra de mecanico e de torneiro

Abraços

Bajeiro

é este ai que vc me indicou, estou indo lá quase toda semana trocar uma ideia com ele, agora o motor da minha moto ta batendo, vo ver o que faço nele se tiver grana eu vou pra gaiola, mas essa semana to sem tempo pra desmontar o cilindro dela, talvez mes que vem eu esteja já com a brasa em casa, pedi pro cara guardar ela, ele quer 1.500 e ta bem boazinha, talvez eu até use ela na rua, só ter dois pares de rodas/pneus ...

Leo sekinho
26/08/2010, 13:54
Valeu galera,

mas me expliquem....

Pq nunca ninguém citou em motor de opala, maverick, ou algum motor de alguma pick-up ?? O melhorr é o AP mesmo ?!

kelvin
26/08/2010, 14:16
Valeu galera,

mas me expliquem....

Pq nunca ninguém citou em motor de opala, maverick, ou algum motor de alguma pick-up ?? O melhorr é o AP mesmo ?!

imagina o quanto nao atolaria uma gaiola com motor de opala 6cc, é muito pesado, tem até uma ai com motor de s10 ...
mas olha só o ap vai muito longe e a flange pra colocar no cambio de fusca é facil de achar/fazer, embora eu nen imagine o preço ..

se nao existisse moto ap eu usaria o do chevette, deve andar bem, até deve ficar bom fazer a gaiola bem curta com motor dianteiro e 4x4, mas é uma grana...

mas compare um motor de opala 4cc com um ap 1.8:

- o opala tem tecnologia ultrapassada demias, os ap sao encontrados injetados por ai facilmente
- o motor de opala é velho, ja teve uma grande vida util, o ap nao tenho certeza mas eu tava olhando, consegue um motor ap bom e barato com ano 2000 e uma kilometragem razoável
- o motor de opala é bem pesado, a gaiola é boa por que é um veiculo leve
- o opala nao tem muito o que mecher no motor, o ap é usado em arrancadas, existem inúmeras configurações pra deixar o ap do jeito que o dono quer
- e imagina a mao colocar um motor de opala num cambio de fusca
e do que me lembre é isso

fag.online
26/08/2010, 15:01
Leo, quantas gaiolas com motor de opala vc já viu ou ouviu falar?
Agora, quantas gaiolas com motor AP?
Isso seria maria vai com as outras? não... experiências.
Mais por outro lado, pq a gente não come esterco? será que um bilhão de moscas estão erradas? rss
Brincadeira.
Abracos

Leo sekinho
26/08/2010, 17:01
Tá Belezaa!

Era só uma dúvida básica mesmo!

Valeu!:cool:

Leo sekinho
27/08/2010, 18:00
E um kart cross, legal para trilha..??

nao deixem o tópico morrer, pois tem muita gente com duvidas desse tipo.

Abs.

kelvin
27/08/2010, 18:57
cara kart cross nao ia ser tri nao, agora vc pode tentar fazer uma mistura, se usar rodas traseiras aro 14, e uns pneus com um pouquinho de garradeiras vc até pode conseguir fazer trilhas, mas dai o kart cross será menor do que um fusca com relação a largura, dai nos facões ele vai sofrer bastante, dai que não há vantagem nesse projeto

eu pensei em fazer um kart cross e desisti, nao é inutil, mas com o baja/gaiola vc pode fazer muito mais coisas que com um kart cross ou com um mini baja

Leo sekinho
27/08/2010, 19:53
É Verdad Brother!

Valeu

Cezar candelaria
27/08/2010, 21:07
Bajeiro.Qual o sistema 4x4 dessa brasa 4x4 que tão falando aí ????

kelvin
27/08/2010, 21:13
Bajeiro.Qual o sistema 4x4 dessa brasa 4x4 que tão falando aí ????

opa amigo, só pra te dar uma luz, parece que ele usou um segundo cambio igual ao traseiro de kombi eu acho e montou-o invertido, um negocio assim ...

ele nao me explicou mt bem mas é mais ou menos isso, e acho que é isso que o bajeiro quer fazer no baja dele tbm