PDA

Ver Versão Completa : Serra da Canastra



Djalma
25/08/2010, 08:46
Pessoal

Estou planejando um passeio de Jipe de 3 dias pela Canastra, mais precisamente as Serras da Gurita e Babilonia na região de Delfinopolis. Reuni muitas informações e elaborei um roteiro detalhado, com mapas, distancias, estimativa de preço, pontos de interesse e outras dicas que julguei interessantes.

Gostaria, por favor, que vcs avaliassem meu roteiro, se os pontos escolhidos são as melhores opções, se o tempo do roteiro é suficiente, ou seja, me ajudassem a definir o roteiro.

Depois posso enviar os mapas GPS do roteiro.

O roteiro esta numa apresentação PowePoint no link abaixo. Durante a apresentação tem outro link para baixar os mapas do Google Earth, inclusive com a opçao de ouvir a narração dos roteiros.

http://www.4shared.com/file/vYqtcfyl/Delfinpolis_20010Final.html

Agradeço

Djalma
http://jipeniva.blogspot.com/

jhdadam
25/08/2010, 14:05
Olá Djalma....o roteiro parece bem maneiro....aceita acompanhantes....qdo vc vai fazer esse caminho...sou de Niteroi RJ...e dependendo da data dá para ir junto....tenho uma Bandeirante...iríamos eu e a esposa....abçs

Djalma
26/08/2010, 22:40
Juvenal

Quando definirmos a data do passeio te informo. Vc já conhece a Serra da Canastra?

wbigal
07/09/2010, 14:24
Olá pessoal,

Se o passeio estiver aberto também estou dentro! Ainda não conheço a Canastra, apenas conheço o relato do pessoal.

Irei eu e a patroa, de Tracker.

Abraço.

Girti
07/09/2010, 14:30
Olá pessoal,

Se o passeio estiver aberto também estou dentro! Ainda não conheço a Canastra, apenas conheço o relato do pessoal.

Irei eu e a patroa, de Tracker.

Abraço.

Estou indo para a serra da Canastra, chegada em São Roque de Minas prevista para 13.09.

wbigal
07/09/2010, 14:59
Estou indo para a serra da Canastra, chegada em São Roque de Minas prevista para 13.09.

Valeu Gil, mas pra mim esta em cima da hora. Preciso negociar os dias antes com o patrão.

Valeu.

Girti
07/09/2010, 15:26
Valeu Gil, mas pra mim esta em cima da hora. Preciso negociar os dias antes com o patrão.

Valeu.

Ops!! Pela sua mensagem, eu entendi o contrário, achei que você já estava quase de saída...

Em todo caso, a região é linda, você vai gostar, seja lá quando for viajar! :concordo:

Pato jipeiro
11/09/2010, 00:32
Gil

Estive lá agora, e gostei muito.

vistei as partes altas e baixas do parque. Ele é bem sinalizado, e eu tive tres dias.

A época que voce quer ir é perfeita, pois terá uma razoável emoção ( com as chuvas), e o parque estará florido.

Eu fiz dois dias com o trecks, e voltei via Araxa, pela portaria de São João Batista.

Um dia fiz com a Tamandua turisimo, que tem um site bem interessante sobre o lugar, que é www.serradacanastra.com.br (http://www.serradacanastra.com.br/). Se voce estiver cansado de dirigir, pode fazer uma excursão no toyota deles. Se for em grupo, acho interessante contratar um guia.

E facil de ver veados campeitos, papagaios, tucanos, caracarás e lobos. As cachoeiras são espetaculares, e olhe que fomos no periodo das secas.

Fiquei na pousada hotel Chapadão da Canastra, que gostei muito, simples e bem atendido. R$ 135,00 por casal. Tel 037 3433.1267.

Para comer, recomendo o restaurante Zagaia. Pèça uma refeição para 1 pessoa, que dá tranquilmante. Comida mineira e caseira, farta e bem servida.

Fui também ao Cerradão, uma reserva particular com trilhas ( a pe) para uma cachoeira, e obsrrvação de aves.

Leve seus lanches de SP, pois o comercio é bem limitado, e o parque não tem nenhum tipo de infra, somente nas cidades que o margeiam, e que são longes.

Tenha extremo cuidado com os mata burros, e pequenas pontes que aparecem em grande quantidae, e que não são dividos ( tem vão no meio) e se voce não entrar com cuidado podem causar um prejuizo sério. Alguns são traiçoeiros, logo após as curvas, e em descidas bem conservadas então não exceda nunca os 40 km. h mesmo nos trechos bem conservados.

Espero ter ajudado, e boa viagem.

Girti
11/09/2010, 00:57
Gil

Estive lá agora, e gostei muito.

vistei as partes altas e baixas do parque. Ele é bem sinalizado, e eu tive tres dias.

A época que voce quer ir é perfeita, pois terá uma razoável emoção ( com as chuvas), e o parque estará florido.

Eu fiz dois dias com o trecks, e voltei via Araxa, pela portaria de São João Batista.

Um dia fiz com a Tamandua turisimo, que tem um site bem interessante sobre o lugar, que é www.serradacanastra.com.br (http://www.serradacanastra.com.br/). Se voce estiver cansado de dirigir, pode fazer uma excursão no toyota deles. Se for em grupo, acho interessante contratar um guia.

E facil de ver veados campeitos, papagaios, tucanos, caracarás e lobos. As cachoeiras são espetaculares, e olhe que fomos no periodo das secas.

Fiquei na pousada hotel Chapadão da Canastra, que gostei muito, simples e bem atendido. R$ 135,00 por casal. Tel 037 3433.1267.

Para comer, recomendo o restaurante Zagaia. Pèça uma refeição para 1 pessoa, que dá tranquilmante. Comida mineira e caseira, farta e bem servida.

Fui também ao Cerradão, uma reserva particular com trilhas ( a pe) para uma cachoeira, e obsrrvação de aves.

Leve seus lanches de SP, pois o comercio é bem limitado, e o parque não tem nenhum tipo de infra, somente nas cidades que o margeiam, e que são longes.

Tenha extremo cuidado com os mata burros, e pequenas pontes que aparecem em grande quantidae, e que não são dividos ( tem vão no meio) e se voce não entrar com cuidado podem causar um prejuizo sério. Alguns são traiçoeiros, logo após as curvas, e em descidas bem conservadas então não exceda nunca os 40 km. h mesmo nos trechos bem conservados.

Espero ter ajudado, e boa viagem.

Olá!

Esta vai ser minha terceira visita ao parque, estive lá no Carnaval de 1991 (ou 1992, não me lembro bem) e em Dezembro de 1999, portanto já sei mais ou menos o que me espera. A diferença é que nas visitas anteriores, eu fiquei acampado, na primeira vez ficamos por 10 dias acampados ao lado da portaria (usávamos a água de uma torneira que servia aos guardas, conversávamos com eles, hoje é difícil até imaginar isto...) e na segunda vez em uma ladeira que fica à beira da estrada de acesso, a uns 100 m da portaria. Vimos e/ou fotografamos tamanduás, lobos guará, vEados :mrgreen:, muitos pássaros. Tomei banho no rio São Francisco, pouco antes da cachoeira Casca D'Anta, caminhamos bastante e rodamos mais ainda (da portaria de São Roque de Minas à portaria de Sacramento são mais de 70 Km!), enfim, foi muito bom, e espero que seja novamente! :concordo:

Também já somos escolados quanto à comida, sempre levamos mantimentos, pois em nossas viagens costumamos rodar por lugares desabitados. Quando a fome aparecer, é só parar o carro e abrir o porta-malas... :grin:

Obrigado pelas dicas, muitas delas serão úteis!

cabral mecanica esportiva
24/10/2010, 10:50
Pessoal

Estou planejando um passeio de Jipe de 3 dias pela Canastra, mais precisamente as Serras da Gurita e Babilonia na região de Delfinopolis. Reuni muitas informações e elaborei um roteiro detalhado, com mapas, distancias, estimativa de preço, pontos de interesse e outras dicas que julguei interessantes.

Gostaria, por favor, que vcs avaliassem meu roteiro, se os pontos escolhidos são as melhores opções, se o tempo do roteiro é suficiente, ou seja, me ajudassem a definir o roteiro.

Depois posso enviar os mapas GPS do roteiro.

O roteiro esta numa apresentação PowePoint no link abaixo. Durante a apresentação tem outro link para baixar os mapas do Google Earth, inclusive com a opçao de ouvir a narração dos roteiros.

http://www.4shared.com/file/vYqtcfyl/Delfinpolis_20010Final.html

Agradeço

Djalma
http://jipeniva.blogspot.com/ Já tem uma data marcada? Gostariamos de participar do passeio. Conhecemos muito a região. Vamos para lá umas 06vezes por ano. Seu mapa ficou muito bom. Parabéns.

Joao Baeta
07/12/2010, 23:58
:arrow:Estarei indo para Guapé dia 27.12... Passar o Reveillon la....
E a cidade é pertinho da Serra Canastra....
Qual é o caminho mais próximo do parque?
Pelo que to vendo.... A estrada MG 050... Após de uns 20 km de Capitólio......
Na estrada tem um portao que vai no parque...! :concordo:

labogato
08/12/2010, 10:41
João,

De Guapé, você tem duas opçoes.Uma é até Pimenta, por estrada de terra, que estava sendo preparada para receber asfalto quando fui, no feriado de
1º de Maio do ano passado. A outra opçao é pegar a balsa em Guapé e seguir
por estrada de terra até Capitólio.Estas duas cidades ficam na MG 50 e você
tem que seguir até Pumhi e de lá até o Parque da Serra da Canastra (São Ro-
que ou Vargem Bonita). As duas opçoes, a partir de Guapé tem visuais incríveis. Aproveite bastante e espero ter ajudado.

Abs

Luiz Ângelo.

Joao Baeta
08/12/2010, 13:32
João,

De Guapé, você tem duas opçoes.Uma é até Pimenta, por estrada de terra, que estava sendo preparada para receber asfalto quando fui, no feriado de
1º de Maio do ano passado. A outra opçao é pegar a balsa em Guapé e seguir
por estrada de terra até Capitólio.Estas duas cidades ficam na MG 50 e você
tem que seguir até Pumhi e de lá até o Parque da Serra da Canastra (São Ro-
que ou Vargem Bonita). As duas opçoes, a partir de Guapé tem visuais incríveis. Aproveite bastante e espero ter ajudado.

Abs

Luiz Ângelo.
:arrow:Tudo bem...
Anotarei as informações que citou aí emcima!
Mas se pegar a MG 050... Pega a Serra Canastra também... Pelo que vi... é logo da Serra Pelada..Estrada de terra Grotão Feia e já é a SCanastra...
Agora fiquei uma duvida: Porque tem que fazer uma volta grande se outro é bem + perto??
:pensativo:

labogato
09/12/2010, 09:39
João

Eu optei por este caminho, passando por Pimenta, porque fiquei hospedado em São Roque de Minas e fui com a família, portanto tive que escolher estradas em melhores condições e mais conhecidas.Se você decidir por esta estrada Grota Feia, terá que pegar a balsa em Guapé e seguir até Captólio.

Abs

Luiz Ângelo

Joao Baeta
09/12/2010, 14:32
João

Eu optei por este caminho, passando por Pimenta, porque fiquei hospedado em São Roque de Minas e fui com a família, portanto tive que escolher estradas em melhores condições e mais conhecidas.Se você decidir por esta estrada Grota Feia, terá que pegar a balsa em Guapé e seguir até Captólio.

Abs

Luiz Ângelo
:arrow:Resolvo na hora...... Mas nao dá pra fazer num dia inteiro né? :pensativo:
Ficarei em Guapé uns 2 semanas! :concordo:

thirod
03/01/2011, 11:55
Eu quero ir para a Serra da Canastra no carnaval, alguem estara por la? Nao conheco ainda.

tavio_g
28/02/2011, 15:12
vo tá por lá thirod.

Joao Baeta
28/02/2011, 18:18
:arrow:Povo.... Fui em Guapé...Capitólio... Araruna... Escarpa do Lago... Passos.... Ilicínea... Boa Esperança...
E acabei nao indo na serra da Canastra... Pois fiquei 1 semana lá... Mas com ctz que no proxima vez estarei dentro do parque...!!!!
E fiquei maravilhado na região.... É realmente show!!!!!!
:dance:

Bandinho
28/02/2011, 21:21
Não conheço a serra da canastra, alguém pode dar dicas de hospedagens? Será que ainda consigo vaga para o carnaval pra um casal?
Abs.

Julio Militão
28/02/2011, 22:24
Pessoal

Estou planejando um passeio de Jipe de 3 dias pela Canastra, mais precisamente as Serras da Gurita e Babilonia na região de Delfinopolis. Reuni muitas informações e elaborei um roteiro detalhado, com mapas, distancias, estimativa de preço, pontos de interesse e outras dicas que julguei interessantes.

Gostaria, por favor, que vcs avaliassem meu roteiro, se os pontos escolhidos são as melhores opções, se o tempo do roteiro é suficiente, ou seja, me ajudassem a definir o roteiro.

Depois posso enviar os mapas GPS do roteiro.

O roteiro esta numa apresentação PowePoint no link abaixo. Durante a apresentação tem outro link para baixar os mapas do Google Earth, inclusive com a opçao de ouvir a narração dos roteiros.

http://www.4shared.com/file/vYqtcfyl/Delfinpolis_20010Final.html

Agradeço

Djalma
http://jipeniva.blogspot.com/

Oi Djalma,

A descrição da aventura é de dar água na boca. O link do 4share foi retirado? Tentei e não funciona. Seria possível verificar?

Um abraço e obrigado pela dica de viagem!

Alejeep
14/04/2011, 16:02
To indo pra Canastra nesse feriado, alguem vai estar por lá ...??

Mauriciolindoia
14/04/2011, 21:19
Ale
Voce não vai estar sozinho!
A galera do JPX vai estar fazendo o encontro anual lá! A sede vai ser a pousada Babilonia!
Eu apesar estar com meu J no estaleiro, vou de bugão!:dance:
Ate lá!
Mauricio

Ivo Paris
14/04/2011, 22:57
Estou voltando prá lá no feriado.
Pousada Panela de ferro, proximo a delfinopolis
Estou saindo de S Carlos

Ivo
GrandVitara Gold ou JimnyHR

Alejeep
15/04/2011, 08:07
Ale
Voce não vai estar sozinho!
A galera do JPX vai estar fazendo o encontro anual lá! A sede vai ser a pousada Babilonia!
Eu apesar estar com meu J no estaleiro, vou de bugão!:dance:
Ate lá!
Mauricio

Fala Mauricio;
Vai estar c/ radinho ?? Tem algumas dicas do lugar..?? A gente se encontra lá entao heim !!!
Abçs

Alejeep
15/04/2011, 08:09
Estou voltando prá lá no feriado.
Pousada Panela de ferro, proximo a delfinopolis
Estou saindo de S Carlos

Ivo
GrandVitara Gold ou JimnyHR

Ivo, to saindo de Jundiai, C vai sair na quarta ou quinta ..??? qq coisa combinamos de se encotrar no caminho...

Abçs

Alejeep
16/04/2011, 11:34
Qual caminho vc vai fazer ..?? Estou pensando em ir por Delfinopolis e atravessar a balsa, é bem mais curto caminho.... tem outro caminho que vc conhece ..??

Abçs

Mauriciolindoia
16/04/2011, 22:34
Fala Mauricio;
Vai estar c/ radinho ?? Tem algumas dicas do lugar..?? A gente se encontra lá entao heim !!!
Abçs

Ale
No PY estaremos no 145900 e no PX no canal 5!
Quanto a passeios!!!!!! Isso lá não vai ser problema!
Mas acompanha as dicas no topico do encontro de JPX!
Ate lá!:concordo:
Mauricio

Alejeep
18/04/2011, 15:30
Ale
No PY estaremos no 145900 e no PX no canal 5!
Quanto a passeios!!!!!! Isso lá não vai ser problema!
Mas acompanha as dicas no topico do encontro de JPX!
Ate lá!:concordo:
Mauricio

MAuricio; Td bem ??

Qual melhor caminho de Sampa até canastra ..?? Vi que existe 3 opçoes:
1- Pela Fernao dias até POuso ALegre, Alfenas e Carmo do Rio Claro, depois secundarias ate canastra
2- Pela Anhanguera até quase uberaraba e depois a direita até canastra;
3- Por Mococa, passando por Passos e Capitolio ( esse parece mais curto )

Abçs

Casa da transmissão4x4
21/05/2011, 19:48
Alguem vai para a canastra no feriado de corpus christi dia 23/6 ?

jcnow444
20/06/2011, 11:21
Alguem vai para a canastra no feriado de corpus christi dia 23/6 ?

Amigo,
eu bem provavelmente vá...
Decidi junto com a patroa ontem as 23:30 que iriamos viajar e optamos pela Canastra...
Agora vou correr atras de pousadas e coisas do tipo...

Queremos a principio ficar hospedados em Delfinópolis...

Logo após o almoço eu te ligo.

Casa da transmissão4x4
20/06/2011, 11:40
Amigo,
eu bem provavelmente vá...
Decidi junto com a patroa ontem as 23:30 que iriamos viajar e optamos pela Canastra...
Agora vou correr atras de pousadas e coisas do tipo...

Queremos a principio ficar hospedados em Delfinópolis...

Logo após o almoço eu te ligo.

ok amigo, se for mesmo me dá uma ligada. Eu estrei hospedado em vargem bonita, porem podemos nos encontrar.

att.

cristian-sp
19/12/2012, 14:29
MAuricio; Td bem ??

Qual melhor caminho de Sampa até canastra ..?? Vi que existe 3 opçoes:
1- Pela Fernao dias até POuso ALegre, Alfenas e Carmo do Rio Claro, depois secundarias ate canastra
2- Pela Anhanguera até quase uberaraba e depois a direita até canastra;
3- Por Mococa, passando por Passos e Capitolio ( esse parece mais curto )

Abçs


Opa Alejeep, descobriu qual o melhor caminho, estou indo agora após a virada de ano, devo ficar perdido por lá uns 20 dias acampando...provavelmente em uns dois ou tres lugares, me parece que esse de mococa é o melhor mesmo..mas como estou com tempo...podemos ir pelo lado mais aventura da coisa...rs...agradeço dicas, e uma pena mas nao existe mais 4shared alguem tem o ppt?

Joao Baeta
19/12/2012, 14:56
:arrow:L.Angelo,
Estou indo para Guapé direto...... Nos 2 ultimos feriadões... Fui para lá! E em Janeiro estou indo!
Agora pretendo conhecer a SCanastra!!!!!
Estou cada vez + gostando da região..... Apesar de um calor infernal.... Belas vistas nem se falam!!!!!!
Tem um caminho de terra que é Guapé-Ilicinea... Vendo belas vistas da região.....!
Tem cada cachoeira + bonita do que outro!!!!! :dance:
É longe (Sao 550km do RJ)... Mas vale mt a pena..... Fiz vários amigos de lá... Cidade de 8 mil hab!
Abs

CAPT GOTTLIEB
15/10/2017, 22:03
Em Setembro 2017 eu e minha esposa viajamos até a Serra da Canastra. Fizemos Amparo, SP até Vargem Bonita, MG (455 Km). Minha velha e boa Hilux rebocou meu VW 1600 Buggy Crotalus. Ficamos 5 dias na Pousada Limeira e fomos bem atendidos. Aproveitei para nadar no Rio São Francisco e em algumas cachoeiras (Chinela, Lavras, Quilombo e a famosa Casca d'Anta). O Crotalus enfrentou as estradas de terra com muita valentia, sendo totalmente aprovado como ótimo off-road. Durante cinco dias de sol escaldante enfrentamos um "mar de pó". Mas no último dia choveu por mais de 12 horas e enfrentamos um "mar de lama". Se eu tivesse mantido os pneus mais agressivos na rodas traseiras do Crotalus a viagem no barro teria sido mais fácil, mas em compensação no asfalto são muito desconfortáveis. Vou postar algumas fotos nos próximos dias. Se alguém desejar saber de mais detalhes é só pedir. Abraços.
552895 552896 552897 552898 552899 552900 552901 552903 552904 552905 552907552907

CAPT GOTTLIEB
16/10/2017, 08:51
https://www.youtube.com/watch?v=FjnpGmH78i0

Capt. Gottlieb nadando na Cachoeira da Chinela no final de Setembro de 2017. Água pura, cristalina, um tanto fria, porém agradável após algumas braçadas. Em volta do poço há uma ótima vegetação e sombra. Poço tem no máximo 3 m de fundura. Com a máscara pode-se ver todo fundo, as rochas e até alguns pequeninos peixes. Evitar fim de semana e feriados, pois metade da população de Vargem Bonita vai lá! KKKKKKKKKK! Acesso relativamente fácil.

CAPT GOTTLIEB
16/10/2017, 09:00
Cachoeira da Casca d'Anta, parte inferior (poço - 19 metros). Setembro 2017 - Estação seca, quase 3 meses em chuva.
Poço grande, fundo e com muitas ondas, pois o Rio São Francisco despenca 186 metros! Isto torna este poço menos agradável para banho e natação, mas a Canastra é ubérrima em cachoeiras e piscinas naturais para se divertir. O passeio da Casca d'Anta é imperdível e também o principal ponto turístico da Canastra. Acesso pela portaria 4 (parte baixa - cachoeira e poço). Carro não entra e é preciso fazer uma trilha fácil de 1.500 metros. O acesso à parte alta se faz por São Roque de Minas.

Cachoeira da Casca d'Anta - poco - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=LLepLkR3wXI)

CAPT GOTTLIEB
16/10/2017, 09:06
552921 552922 552923

O acesso à Casca d'Anta se faz por São José do Barreiro (parte baixa - portaria 4) e por São Roque de Minas (portaria 1).
552924 Quem vem por Delfinópolis pode chegar pela Serra Branca, mas este caminho é recomendável apenas para veículos 4x4 robustos e Gaiolas bem montadas.

MAANNASI
11/01/2018, 14:32
Caros;

Não tenho qualquer experiência em passeios com 4x4 e minha primeira viagem será na Serra da Canastra, provavelmente no período de 23 a 27 de março de 2018. Antes vou ficar uns dias em Capitólio (17 a 22). Li o tópico e achei excelente. Queria saber se dá para andar tranquilo na Serra da Canastra com uma Toro Volcano (diesel 4x4)? Não quero passar vergonha.

VOVÔ DO TROLLER
11/01/2018, 17:37
Caros;

Não tenho qualquer experiência em passeios com 4x4 e minha primeira viagem será na Serra da Canastra, provavelmente no período de 23 a 27 de março de 2018. Antes vou ficar uns dias em Capitólio (17 a 22). Li o tópico e achei excelente. Queria saber se dá para andar tranquilo na Serra da Canastra com uma Toro Volcano (diesel 4x4)? Não quero passar vergonha.
Vai de boa. Tem sempre que tomar os cuidados necessários, como se toma com qualquer 4x4. Em Capitólio não deixe de visitar a Cachoeira da Pedreira e fazer os passeios de barco pelos Canyons. Em frente ao restaurante do Turvo, há vários barcos que fazem o passeio e os preços são melhores. Não deixe também de tomar o chopp Scarpas . Já na Serra da Canastra tem muita coisa para ver, tanto na parte alta, parte baixa e nos entornos. Abs e boa viagem.

VOVÔ DO TROLLER
11/01/2018, 17:57
Olá Maannasi. Se for passar por São Roque de Minas não deixe de ir até a cooperativa dos produtores de queijo. Fica no caminho da parte alta do Parque, uns 3/4 km após a Pousada Barcelos. Lá tem uns queijos Canastra de ótima qualidade e bons preços. Abs

MAANNASI
12/01/2018, 07:40
Caros;

Obrigado pela atenção. Vou estrear o carro lá e irei só com minha esposa. Em Capitólio fiz um roteiro superficial incluindo sim a pedreira e um mirante que existe em um morro perto da cidade de Capitólio. Basicamente tudo que tem perto da MG-050 entre Capitólio e Furnas devo visitar.

Minha maior preocupação é com a Serra da Canastra. Pretendo me hospedar em São Roque de Minas por umas duas noites e fazer a parte alta e baixa da serra (ênfase para a cachoeira). Li que tem um mirante que fica em frente da cachoeira, cujo nome esqueci. A época em que vou devo pegar o final do período de chuvas, e por isso a preocupação. Como o carro está todo OEM (salvo pequenos acessórios de conforto) toda dica/instrução é válida.

Sobre os queijos, certamente trarei vários para casa. :concordo: Queijo com goiabada e doce de mamão são uma ótima sobremesa.

Acreano
12/01/2018, 08:45
Caros;

Obrigado pela atenção. Vou estrear o carro lá e irei só com minha esposa. Em Capitólio fiz um roteiro superficial incluindo sim a pedreira e um mirante que existe em um morro perto da cidade de Capitólio. Basicamente tudo que tem perto da MG-050 entre Capitólio e Furnas devo visitar.

Minha maior preocupação é com a Serra da Canastra. Pretendo me hospedar em São Roque de Minas por umas duas noites e fazer a parte alta e baixa da serra (ênfase para a cachoeira). Li que tem um mirante que fica em frente da cachoeira, cujo nome esqueci. A época em que vou devo pegar o final do período de chuvas, e por isso a preocupação. Como o carro está todo OEM (salvo pequenos acessórios de conforto) toda dica/instrução é válida.

Sobre os queijos, certamente trarei vários para casa. :concordo: Queijo com goiabada e doce de mamão são uma ótima sobremesa.

Não esqueça da vacina contra a febre amarela. É o item mais importante atualmente.

VOVÔ DO TROLLER
12/01/2018, 12:56
Não esqueça da vacina contra a febre amarela. É o item mais importante atualmente.

Bem lembrado.

fernandommn
24/01/2018, 12:28
Pessoal, to indo amanha, alguem sabe como esta a serra branca? obrigado

klemba
15/02/2018, 15:43
Pessoal, to indo amanha, alguem sabe como esta a serra branca? obrigado

e ai, passou pela serra branca, se sim como esta lá, pergunto pois vou agora em março

fernandommn
16/02/2018, 09:13
e ai, passou pela serra branca, se sim como esta lá, pergunto pois vou agora em março

Klemba, acabei não passando pela serra pq cheguei muito de tarde e estava com um amigo de grand vitara, não quis arriscar.
Com jipes ou caminhonetes deve passar sim. Depois comenta aqui.

Abraço

Angelo RJ
14/03/2018, 08:27
Olá pessoal,

Estarei indo com a família( esposa e 2 filhas uma de 4 anos e outra de 13 )para Capitólio-MG no dia 27 de abril (sexta feira) e voltando no dia 1 de maio (terça feira). A ideia é ficar em capitólio 2 dias e tirar um dia para ir até o PARNA da Serra da Canastra conhecer a cachoeira casca d`anta e, se der tempo, conhecer mais algum local por lá.

Vou sair da cidade de Miguel Pereira, RJ

Alguém afim de ir ?


abs

MAANNASI
15/03/2018, 12:31
Caro Ângelo;

Vou para Tiradentes (partindo de Nova Friburgo) dia 17, e de lá vou para Capitólio (dia 18), onde ficarei até o ida 23. Dali vou para São Roque de Minas e rodarei na Serra da Canastra até dia 26, quando começo o retorno, passando por São João del Rei. Se você fosse antes dava para combinar de ir junto.

Angelo RJ
16/03/2018, 07:31
Que pena Maannasi, mas deixa pra próxima.

Eu vou ter poucos dias, por isso vai ser tudo meio corrido.

Boa viagem e aproveite ao máximo.

Diovanni
17/03/2018, 11:42
Olá Amigos, Serra da Canastra amanhã 18/03 cachoeira do fundão, se alguém estiver na região 37 991425015

Diovanni
23/03/2018, 22:39
Olá Amigos, Serra da Canastra amanhã 18/03 cachoeira do fundão, se alguém estiver na região 37 991425015

Off Road 4x4 Serra da Canastra , Day Off Bike no paraiso do MTB mineiro - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=W3bujfIyIJ4&app=desktop)

klemba
26/03/2018, 15:06
Klemba, acabei não passando pela serra pq cheguei muito de tarde e estava com um amigo de grand vitara, não quis arriscar.
Com jipes ou caminhonetes deve passar sim. Depois comenta aqui.

Abraço

então pessoal, subi a serra branca e esta tranquilo, devagar sobe de boa, o trajeto vale a pena

klemba
26/03/2018, 15:08
Olá Amigos, Serra da Canastra amanhã 18/03 cachoeira do fundão, se alguém estiver na região 37 991425015

estive lá na semana do dia 12, a descida até o local de deixar o carro da pra dar uma brincada, bastante pedra solta e erosões, sem contar no belíssima cachoeira do fundão, por uns dias não nos encontramos

Angelo RJ
27/03/2018, 07:44
Bom dia a todos,

No dia 27 de abril estarei indo com a família para Capitólio e Canastra.

Moro em Miguel Pereira, região centro sul do estado do RJ, próximo a Petrópolis.

Pelo que andei vendo, o melhor caminho para Capitólio é pegar a BR040, próximo a cidade de Três Rios e seguir por ela em direção a Belo Horizonte.

Gostaria de saber se o melhor caminho para mim é mesmo a BR040 e, em caso positivo, gostaria de saber em qual ponto da BR040 devo pegar a outra estrada (se não me engano é a MG050) para seguir em direção a Capitólio.

Obrigado.

azrael_rj
12/04/2018, 14:08
Vou começar a pesquisar agora opções de roteiros para o feriado prolongado. Será que tem algum camping com estrutura por lá?

rafaellsm
02/11/2018, 20:39
Djalma, consegue fazer o upload desse roteiro novamente??


Pessoal

Estou planejando um passeio de Jipe de 3 dias pela Canastra, mais precisamente as Serras da Gurita e Babilonia na região de Delfinopolis. Reuni muitas informações e elaborei um roteiro detalhado, com mapas, distancias, estimativa de preço, pontos de interesse e outras dicas que julguei interessantes.

Gostaria, por favor, que vcs avaliassem meu roteiro, se os pontos escolhidos são as melhores opções, se o tempo do roteiro é suficiente, ou seja, me ajudassem a definir o roteiro.

Depois posso enviar os mapas GPS do roteiro.

O roteiro esta numa apresentação PowePoint no link abaixo. Durante a apresentação tem outro link para baixar os mapas do Google Earth, inclusive com a opçao de ouvir a narração dos roteiros.

4shared.com - armazenamento e compartilhamento de arquivos gratis (http://www.4shared.com/file/vYqtcfyl/Delfinpolis_20010Final.html)

Agradeço

Djalma
Niva (http://jipeniva.blogspot.com/)

rafaellsm
02/11/2018, 22:29
E ai, quem foi agora em 2018, alguma dica de como estão as trilhas e roteiros?

Joao Baeta
03/11/2018, 02:08
:arrow: Melhor caminho e por BR 265 via Barbacena
Vou bastante para lá.....
E para o Angelo de M.Pereira.........

Joao Baeta
03/11/2018, 02:10
E ai, quem foi agora em 2018, alguma dica de como estão as trilhas e roteiros?

:arrow: Continua a mesma coisa!
Pretendo voltar para lá ano que vem...

Rafael_Facanha
03/11/2018, 07:37
:arrow: Continua a mesma coisa!
Pretendo voltar para lá ano que vem...

Galera do Rio podia marcar uma data pra ir...
O Andre Silva tava querendo ir tb. E se minha filha ja tiver andando de carro numa boa, tb to querendo ir!

Angelo RJ
06/11/2018, 11:09
Em abril fui para aquela região. Fiquei em Capitólio e tirei um dia para ir na Canastra, mas fui apenas na parte baixa conhecer a cachoeira Casca Dànta. O pouco que conheci me deixou fascinado e com muita vontade de voltar para ficar apenas na serra. Mas vale muito a pena também conhecer Capitólio. São cerca de 100km entre o parque nacional e a cidade de capitólio.

rafaellsm
07/11/2018, 22:40
Abaixo o mapa com o planejamento que tenho para minha viagem de 1 semana por lá. Espero conhecer bastante coisa!

Serra da Canastra - Google My Maps (https://drive.google.com/open?id=1me1MvFb1Yoe4DRXmkP5GdczJ6ibXFPty&usp=sharing)

Estou aberto a sugestões! O mapa é vivo até o momento que eu sair de casa!

Diogo_Vargas
09/11/2018, 20:15
Abaixo o mapa com o planejamento que tenho para minha viagem de 1 semana por lá. Espero conhecer bastante coisa!

Serra da Canastra - Google My Maps (https://drive.google.com/open?id=1me1MvFb1Yoe4DRXmkP5GdczJ6ibXFPty&usp=sharing)

Estou aberto a sugestões! O mapa é vivo até o momento que eu sair de casa!

Boa noite

Passei pela Serra Branca em Janeiro e te digo que descer ela é de tirar o folego, exige muito do curso da suspensão... e na base (parte de baixo) é barro vermelho que é um sabão... aventura garantida... de tirar o folego...
Muito cuidado lá.

Abraço.

Guilepam
28/02/2019, 13:45
Boa noite

Passei pela Serra Branca em Janeiro e te digo que descer ela é de tirar o folego, exige muito do curso da suspensão... e na base (parte de baixo) é barro vermelho que é um sabão... aventura garantida... de tirar o folego...
Muito cuidado lá.

Abraço.

Boa tarde!


Vou partir amanhã para São Roque de Minas saindo da zona Sul de SP, li muitos relatos que não é legal ir sozinho para aquela região, principalmente em periodo de chuvas, porem já estou acostumado a viajar sozinho e os grupos que vão agora no carnaval-2019 estão todos fechados a algum tempo, tambem gosto de viajar sem muito compromisso com agendas.

Na minha preparação alem da revisão na minha viatura (Jimny-4sport-2016) acabei instalando um guincho eletrico de 12.000lbs, troquei os pneus a pouco tempo por MUD e Lift 1 1/12.
Como prevenção estou levando fita-cabo de 20mtrs e 5mtrs com patesca, anilhas;
Auxiliar de partida e calibragem de pneus
GPS convencional com mapas da região, em apoio ao celular
Galão de combustivel reserva

Acredito que é suficiente para viajar sozinho, se alguem quiser sugerir algo agradeço.

Abraço.

Rafael_Facanha
28/02/2019, 14:12
Boa tarde!


Vou partir amanhã para São Roque de Minas saindo da zona Sul de SP ...

Abraço.

Por acaso eu hoje achei um vídeo sobre a Canastra bem legal, com bastante dica, principalmente do caminho.
Vou deixar registrado aqui pra se alguém tiver interesse e talvez valha a pena vc dar uma conferida antes de ir...
VLOG - Expedicao 4x4 Serra da Canastra - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=jqwf9sZo9SQ&list=PL68Yqy8Z5bXsKaNSdfYRs8aJ64ihdhcRL)

Abraço!

Guilepam
07/03/2019, 10:51
Por acaso eu hoje achei um vídeo sobre a Canastra bem legal, com bastante dica, principalmente do caminho.
Vou deixar registrado aqui pra se alguém tiver interesse e talvez valha a pena vc dar uma conferida antes de ir...
VLOG - Expedicao 4x4 Serra da Canastra - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=jqwf9sZo9SQ&list=PL68Yqy8Z5bXsKaNSdfYRs8aJ64ihdhcRL)

Abraço!

Valeu Rafael_Facanha!


Eu voltei ontem da Canastra e vou fazer um breve relato de alguns pontos que acho interessante:

-Na parte baixa da Canastra (São Roque de Minas/SJ Barreiro/Vargem) na maioria dos trajetos é possível fazer com 4x2 mais alto sem maiores problemas, mesmo com muita chuva nos 3 primeiros dias deu para encarar todos os trajetos até as cachoeiras, Lavrinha, Chinela, Casca Danta, Cerradão, Capão Forro e outras.
-Na parte alta ai o Bicho pega literalmente, saindo da portaria 1 em menos de 5 km antes mesmo da nascente do São Francisco já tinha um atoleiro enorme e uma erosão com risco de capotamento bem grande, muita gente com carro 4x4 totalmente original acabou atrapalhando o passeio. Já no primeiro atoleiro usei o guincho e consegui ajudar mais dois carros o que consumiu umas 2horas, a expectativa era sair da nascente e seguir até o Morro do Carvão já do outro lado, como deixei apenas 1 dia para fazer a parte alta acabei não conhecendo quase nada (fica para próxima).

- De todos os itens que levei faltou um hi-lift, em 3 situações o macaco hidráulico ajudou, mas fica bem difícil usar sob lama alta.
- levei um cabo de grande e outro curto, fiquei diversas vezes emprestando para o pessoal que não tinha nada, ainda tem gente ainda que tem carro ou caminhonete vai para Canastra na época de chuvas e não se preocupa nem ter um cabo no porta malas.

De resto só alegria, muito queijo, cerveja e cachoeiras para lavar a alma.


Abraço.

Henrique César Poiana
22/07/2019, 22:00
Vou em setembro próximo, no feriado dia 7, e retorno no dia 8, infelizmente pouco tempo, mais foi o que deu pra arranjar de tempo....sou de Araraquara SP, tava pretendendo ir por São João Batista do Glória, ir pela Serra Branca, pra chegar em São Roque, onde vou ficar na Pousada... vai ser a primeira vez, não conheço nada lá, só através da internet...vou com minha família, com um Toyota Bandeirante.... alguém pretende ir também nessa data?

natalia-martins
18/02/2020, 12:54
Djalma boa tarde. Não consigo acessar o link disponibilizado. Como poderia proceder?

Smarcondes
01/03/2021, 13:29
Boa tarde pessoal, alguém que tenha passado recentemente pela Canastra poderia dizer como está a situação geral das estradas/caminhos da região, especialmente a serra branca?

De repente, pode ser uma boa opção para um isolamento social (pensando em fugir alguns dias entre 07 a 14/março)

abs!