Ver Versão Completa : Comprei um niva 95 e to meio perdido. Alguem ajuda?
Jônatas M. Campos
24/08/2010, 15:36
Boa tarde a todos.! Meu nome é Jônatas, sou de Contagem (MG) e a um mês comprei o meu primeiro carro, um Niva 1995. Sempre gostei de estilos fora de estrada e este russo sempre me despertou interesse tanto pelo seu estilo quanto pelo custo benefício. Por se tratar do meu primeiro carro além de ser um modelo bem peculiar, estou meio perdido em relação a manutenção, como posso ou não usar o carro ,formas de usar a reduzida e bloqueado. Gostaria que pudessem me orientar com uma introdução a este mundo Niva. Gostaria de saber se existe algum membro que mora para os lados de cá para podermos manter contato e até mesmo mostrar o carro e futuras viagens. Muito obrigado.:???:
Pinaudmaster
24/08/2010, 16:04
Parabéns pelo Niva 95 !!!!!
Sugiro que você leia os tópicos desse Fórum NIVA.
Existem alguns tópicos que são verdadeiros TRATADOS sobre Niva, com tudo o que você necessita (ou não) saber.
Abraço
Ola, primeiramente seja bem-vindo ao forum, e ao clube de loucos:arrow:(pelo Niva)...
Manutenção:Procure mecânicos mais especializados, não leve seu Niva em nenhum ''fundo de quintal'' Reduzida e bloqueio apenas em situações onde vc não consegue atravessar o local(atoleiro, rio,valeta)se for usar para fazer trilha nunca ande sozinho tenha sempre outros com vc(outra pessoa com outro Jeep).Ao passar o atoleiro desligue o bloqueio (e se possível até a reduzida).
Prepare-se para $$$$!vai precisar!
Seja bem-vindo.Vai conhecer pessoas mais instruidas do que eu para responder perguntas mais dificeis.
Desculpe pelos erros de orto.se teve.meu diferencial ja esta em andamento.
Muito bem vindo Jonatas! Use a pesquisa para tirar suas dúvidas ou senão faça perguntas bem objetivas para facilitar.
Já começamos com uma pequena polêmica : O Col acha que o bloqueio e reduzida devem ser usados só em atoleiros. Para mim reduzida não há restrição e o bloqueio nunca no asfalto porque quando a direção está esterçada o jeep trava. NUma trilha de nível difícil onde existe atoleiro e erosão intercalados por chão batido eu não desligo nem bloqueio e nem reduzida.
[]s
Boa tarde a todos.! Meu nome é Jônatas, sou de Contagem (MG) e a um mês comprei o meu primeiro carro, um Niva 1995. Sempre gostei de estilos fora de estrada e este russo sempre me despertou interesse tanto pelo seu estilo quanto pelo custo benefício. Por se tratar do meu primeiro carro além de ser um modelo bem peculiar, estou meio perdido em relação a manutenção, como posso ou não usar o carro ,formas de usar a reduzida e bloqueado. Gostaria que pudessem me orientar com uma introdução a este mundo Niva. Gostaria de saber se existe algum membro que mora para os lados de cá para podermos manter contato e até mesmo mostrar o carro e futuras viagens. Muito obrigado.:???:
Olá, Jônatas, seja bem vindo! Além de dar uma boa pesquisada nos itens do forum dos Nivas, recomendo que você entre em contato com o pessoal do Nivas Gerais (http://www.nivasgerais4x4.com.br/index1024.html), é um pessoal bacana que poderá ajudá-lo. Procure entrar em contato com o Marcos Faria, de BH. Além de ser um cara muito bacana, ele é o presidente do Nivas Gerais e entende muito de Nivas. Freqüenta o fórum de vez em quando, você pode enviar um MP (mensagem privada) para ele, o endereço aqui no fórum é http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=11550. Outra opção é escrever diretamente para tatudoporco4x4@yahoo.com.br.
Boa sorte!
[ ]s do também proprietário de um Niva 95 (fotos no link abaixo de minha assinatura)
Muito bem vindo Jonatas! Use a pesquisa para tirar suas dúvidas ou senão faça perguntas bem objetivas para facilitar.
Já começamos com uma pequena polêmica : O Col acha que o bloqueio e reduzida devem ser usados só em atoleiros. Para mim reduzida não há restrição e o bloqueio nunca no asfalto porque quando a direção está esterçada o jeep trava. NUma trilha de nível difícil onde existe atoleiro e erosão intercalados por chão batido eu não desligo nem bloqueio e nem reduzida.
[]s
Eu quando chego na trilha gosto de usar a reduzida (para andar com o freio motor), se tiver uma erosão,atoleiro,qualquer coisa que vc não consiga passar so com reduzido ai eu ligo.Caso contrario não ligo, usar bloqueio facilita a quebra do diferencial dianteiro(meu pai quebrou bloquedo, diferencial dianteiro) ai a brincadeira ficou cara porque minha coroa, pinhão e planetarias não estavam la aquelas coisas.Ai ja viu o Niva parado por uns 3,4 meses.Mas que tipo de trilha vc faz(leve, pesada)?
Diferenciazinho caro esse em!
Eu quando chego na trilha gosto de usar a reduzida (para andar com o freio motor), se tiver uma erosão,atoleiro,qualquer coisa que vc não consiga passar so com reduzido ai eu ligo.Caso contrario não ligo, usar bloqueio facilita a quebra do diferencial dianteiro(meu pai quebrou bloquedo, diferencial dianteiro) ai a brincadeira ficou cara porque minha coroa, pinhão e planetarias não estavam la aquelas coisas.Ai ja viu o Niva parado por uns 3,4 meses.Mas que tipo de trilha vc faz(leve, pesada)?
Diferenciazinho caro esse em!
Col, minha corôa dianteira perdeu alguns dentes depois de um tranco numa erosão depois de 10 anos de uso. Acredito que uma corôa só quebre com a fadiga do material depois de vários trancos. Tambem já quebrou o eixo de uma homo interna pelo mesmo motivo. Não faltando óleo e estando bem ajustado não acredito que quebre com facilidade.
[]
Jônatas M. Campos
25/08/2010, 19:33
Boa noite Col, e boa noite a todos. Muito obrigado pela atenção e pelas dicas. Na verdade COL, como disse na minha apresentação, comprei o Niva faz um mês e nunca fiz trilha com ele. Então estou aprendendo mesmo como dirigi-lo. O que eu realmente gostaria de saber era o procedimento correto de como usar a reduzida e o bloqueio. se o carro tem que estar em movimento para engatar a reduzida ou o bloqueio, ou se tem que estar parado. qual a função de cada um destes cambios, Enfim não sei nada.
Até mais.
Boa noite Col, e boa noite a todos. Muito obrigado pela atenção e pelas dicas. Na verdade COL, como disse na minha apresentação, comprei o Niva faz um mês e nunca fiz trilha com ele. Então estou aprendendo mesmo como dirigi-lo. O que eu realmente gostaria de saber era o procedimento correto de como usar a reduzida e o bloqueio. se o carro tem que estar em movimento para engatar a reduzida ou o bloqueio, ou se tem que estar parado. qual a função de cada um destes cambios, Enfim não sei nada.
Até mais.
Jônatas, parabéns pela aquisição! Não tenho mais um Niva (atualmente) mas sou apaixonado por ele. A dica do Gil, pra vc que está em Minas é a melhor... entre em contato com o Marcão e com o pessoal do Nivas Gerais... pessoalmente eles te darão as melhores dicas.
Quanto ao uso do bloqueio e da reduzida, fica mais simples quando não se tem medo ;-)... portanto, não deixe de usar... apenas o uso errado "constante" poderia causar algum dano, a menos que o sistema esteja com problemas de desgaste :rolleyes:
O uso da reduzida é recomendável para vencer fortes aclives ou para se utilizar do "freio motor" em um declive... ajuda também para atravessar erosões ;-) e a forma ou momento ideal para seu acionamento é em ponto morto e parado (se bem que já engatei em baixa velocidade).
Quanto ao bloqueio, é importante saber para que serve e como funciona o mesmo... e segue o mesmo princípio, não vai quebrar se vc andar apenas uma vez em solo firme... mas é recomendado usá-lo em terreno sem aderência (lama, areia, pedras soltas, etc.) pois seu objetivo é transferir a força do motor de uma roda que eventualmente esteja derrapando, para a outra que possui aderência, blz. ;-)
Mais dicas, sobre esses e outros pontos do Niva, vc encontra no meu blog (link abaixo):
http://soldieradventures.blogspot.com/2009/07/como-avaliar-um-niva.html
[]s e boa sorte :concordo:
(...)
Quanto ao bloqueio, é importante saber para que serve e como funciona o mesmo... e segue o mesmo princípio, não vai quebrar se vc andar apenas uma vez em solo firme... mas é recomendado usá-lo em terreno sem aderência (lama, areia, pedras soltas, etc.) pois seu objetivo é transferir a força do motor de uma roda que eventualmente esteja derrapando, para a outra que possui aderência, blz. ;-)
Mais dicas, sobre esses e outros pontos do Niva, vc encontra no meu blog (link abaixo):
http://soldieradventures.blogspot.com/2009/07/como-avaliar-um-niva.html
[]s e boa sorte :concordo:
Outra dica importante sobre o bloqueio, é que vc pode ter dificuldade de mover a alavanca para desacionar o mesmo após o uso... caso isso aconteça, não se assuste, é normal! Basta alinhar o volante, dar ré por uns 3 ou 4 metros e tentar de novo :D... repita o procedimento caso não consiga de primeira, mas vai dar certo :!:
[]s :concordo:
Até mais.
O Niva possui tração integral, ou seja, quando o bloqueio não está acionado, o torque é dividido entre as quatro rodas. Quando o bloqueio é acionado a tração se torna 4x4, ou seja, pelo menos uma roda trazeira e uma roda dianteira vão tracionar.
A reduzida como o nome já diz deixa o jeep mais forte e mais lento. Possui tres posições : normal, neutro e reduzido.
Tanto a reduzida quanto o bloqueio devem ser acionados com o jeep parado. As vezes a alavanca de bloqueio fica travada. Basta andar um pouco em primeira marcha que ela solta.
[]
O Niva possui tração integral, ou seja, quando o bloqueio não está acionado, o torque é dividido entre as quatro rodas. Quando o bloqueio é acionado a tração se torna 4x4, ou seja, pelo menos uma roda trazeira e uma roda dianteira vão tracionar.
A reduzida como o nome já diz deixa o jeep mais forte e mais lento. Possui tres posições : normal, neutro e reduzido.
Tanto a reduzida quanto o bloqueio devem ser acionados com o jeep parado. As vezes a alavanca de bloqueio fica travada. Basta andar um pouco em primeira marcha que ela solta.
[]
Correção: o bloqueio pode (o que não quer dizer que precise ser engatada com o carro em movimento!) ser engatado e desengatado com o carro em movimento, apenas não é recomendável fazê-lo em alta velocidade. Já a reduzida realmente só deve ser engatada com o carro parado, mas pode ser desengatada em baixa velocidade.
BACALHAU
26/08/2010, 19:15
...
Quando o bloqueio é acionado a tração se torna 4x4, ...
[]
:shock: :shock: :shock:
Os NIVAs que eu conheço são 4X4 mesmo sem estar com o bloqueio acionado.
BACALHAU
26/08/2010, 20:00
Correção: o bloqueio pode (o que não quer dizer que precise ser engatada com o carro em movimento!) ser engatado e desengatado com o carro em movimento, apenas não é recomendável fazê-lo em alta velocidade. Já a reduzida realmente só deve ser engatada com o carro parado, mas pode ser desengatada em baixa velocidade.
Confirmando o que o Gil disse:
- Para engrenar a reduzida É OBRIGATÓRIO que o NIVA esteja COMPLETAMENTE PARADO.
- Para bloquear o diferencial central o veículo pode estar em movimento desde que a velocidade seja INFERIOR a 30km/h. Se for difícil desbloquear o diferencial com o carro andando, deve-se fazê-lo com ele parado. Se ainda assim não desbloquear, andar em sentido inverso ao que se estava utilizando o diferencial por uns 3 a 5 metros.
Estas informações, infelizmente, não constam do Manual do Proprietário dos veículos vendidos no Brasil.
Em alguns manuais estrangeiros, inclusive, comenta-se a não usar o bloqueio do diferencial quando as duas rodas de um mesmo eixo estiverem patinando e sim fazê-lo antes, preventivamente, de acordo com as condições do terreno. Ou seja, vai entrar na lama/areia/neve ou coisa do tipo, bloquei antes. Assim que superar o obstáculo, desbloqueie.
Segundo esses mesmo manuais, andar com o diferencial bloqueado em terrenos firmes, diminui a durabilidade dos componentes da transmissão, aumenta o desgaste dos pneus e do consumo de combustível.
Em uma informação assinalada como IMPORTANTE consta a informação que o NIVA não foi projetado para ser usado permanentemente em condições de de serviço extremas.
...
Quando o bloqueio é acionado a tração se torna 4x4,...
[]
KKKKKKKKK :mrgreen::mrgreen:
Esse é o Bacalhau :palmas:
(...)Em alguns manuais estrangeiros, inclusive, comenta-se a não usar o bloqueio do diferencial quando as duas rodas de um mesmo eixo estiverem patinando e sim fazê-lo antes, preventivamente, de acordo com as condições do terreno. Ou seja, vai entrar na lama/areia/neve ou coisa do tipo, bloquei antes. Assim que superar o obstáculo, desbloqueie.(...)
:concordo: É assim que eu procedo, quando percebo que o terreno está/vai ficar complicado! Paro, engato reduzida e bloqueio, depois prossigo. Melhor jogar no seguro, não?
BACALHAU
27/08/2010, 09:15
Exatamente, nobre Gil, exatamente. :concordo:
O meu só fica 4X4 quando aciono o bloqueio. Fora isso a tração fica integral.
baseggiov
27/08/2010, 11:15
O meu só fica 4X4 quando aciono o bloqueio. Fora isso a tração fica integral.
TRAÇÃO INTEGRAL = 4X4:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
4X4 significa que das 4 rodas existentes, 4 serão tracionadas.
4x2 significa q das 4 rodas existentes, duas são tracionadas.
A diferença do bloqueio é que as 4 rodas rodarão na mesma intensidade, razão pela qual em terrenos firmes com curvas, etc, não se deve utilizá-las.
TRAÇÃO INTEGRAL = 4X4:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
4X4 significa que das 4 rodas existentes, 4 serão tracionadas.
4x2 significa q das 4 rodas existentes, duas são tracionadas.
A diferença do bloqueio é que as 4 rodas rodarão na mesma intensidade, razão pela qual em terrenos firmes com curvas, etc, não se deve utilizá-las.
Não acho certo dizer que 4x4 é igual a integral. O funcionamento é bem diferente. Eu tentei diferenciar para o nosso novo camarada poder entender.
Se não fui claro, por favor expliquem corretamente e de uma maneira definitiva senão ele não vai entender nada.
[]
Pinaudmaster
27/08/2010, 12:17
Não acho certo dizer que 4x4 é igual a integral. O funcionamento é bem diferente. Eu tentei diferenciar para o nosso novo camarada poder entender.
Se não fui claro, por favor expliquem corretamente e de uma maneira definitiva senão ele não vai entender nada.
[]
[Gil Gilberto Mode ON] (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=4378)
Se o veículo em questão possui 4 rodas e se essas 4 rodas possuem tração, logo, 100% das rodas possuem tração. Se 100% das rodas possuem tração, logo, a integralidade das rodas possuem tração. Se a integralidade das rodas possuem tração, logo, porque não afirmar que é 4x4 integral ?
[Gil Gilberto Mode OFF] (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=4378)
BACALHAU
27/08/2010, 12:29
A culpa dessas desinformações é da porcaria do "manuel" nacional.
Hoje em dia, com o novo CDC, é obrigatório que todo e qualquer equipamento venha com um manhual contendo informações claras e precisas do funcionamento e operação do produto. Aqui, no caso, o NIVA.
Os links abaixo pode ajudar a esclarecer as dúvidas.
É de extrema importância saber usar de forma adequada qualquer equipamento, seja uma ferramenta, um NIVA ou qualquer outra máquina, sob risco de danos físicos e materiais. Sei de muita gente que faz trilha, mas, que se for ver, não sabe conduzir de forma adequada no off-road.
http://360graus.terra.com.br/offroad/default.asp?did=4806&action=reportagem
http://www.lroa.brasil.nom.br/contents/worksh/difcentral/areadifcen.htm
http://www.uor.com.br/default.asp?pg=/dicas/glossario.htm
jorgeffn
27/08/2010, 21:05
Quando ainda tinha o Niva e ia para a Trilha, já reduzia e bloqueava ele parado na entrada da Trilha, só desligava no final.
Paulo1234
16/09/2010, 01:50
Opa...
meu ex niva, esse da foto, anda por minas...
Será o seu? Placa IDH?
Jônatas M. Campos
16/09/2010, 09:17
E ae PAulo...blz!? Prazer , meu nome é Jônatas. To achando que é esse mesmo... o que pode me falar sobreo carro? Abraços, meu email é jonatasmilagres@gmail.com
Marcelo J Manente
26/11/2010, 13:28
O Niva 95 tem bolachão ou homocinnnnn.....?
Abraços
O Niva 95 tem bolachão ou homocinnnnn.....?
Abraços
Ambos!
Marcelo, todos os Nivas inclusive os atuais, têm o bolachão, o que mudou foi que, a partir de 1995, a conexão acoplada ao bolachão deixou de ser um cruzeta para ser uma homocinética.
Seja Bem vindo ae amigo.
O pessoal aqui é nota 10 mesmo, ajuda em tudo e mais um pouco. Já li varios topicos e acabou todas as duvidas e agora já sei até explicar algumas coisas.
Sobre a diferença de 4x4 para Tração Integral, é somente o q comanda ela.
Acredito q o Niva já é 4x4 permanente ou tração integral. Agora tem modelos mais modernos q na verdade é Tração Integral, porem ela é aciona somente em alguns momentos: Eco 4WD, Captiva V6. Ela sempre é dianteira, mas se detectar qualquer problema, joga o torque para as rodas traseiras.
Essa é a diferença... só um sistema eletronico q verifica e ajuda a poupar combutivel e aumentar a vida util do sistema.
Abraços
BACALHAU
27/11/2010, 12:32
"Sobre a diferença de 4x4 para Tração Integral, é somente o q comanda ela."
Não exatamente...
Tração 4X4 e tração integral significam exatamente a mesma coisa. Então, dizer que um veículo é 4X4 integral é redundante.
O que muda é se essa tração integral é "full time", o tempo todo, ou "part time", utilizada apenas em caso de necessidade e comandanda pelo condutor do veículo de modo mecânico (acionando uma alavanca) ou eletrônico (acionado um botão).
Existem também sistemas de acoplamento 4X4 "on demand", gerenciados eletronicamente. Esses sistemas são comandados por uma ECU, de modo análogo ao sistema ABS, que através de sensores de velocidade, posição do pedal do acelerador, ângulo de estreçamento das rodas comanda o acoplamento 4X4 visando aumentar a segurança ativa em caso de pistas escorregadias.
"Acredito q o Niva já é 4x4 permanente ou tração integral."
No NIVA a tração 4X4 é "full time" (permanente).
"Agora tem modelos mais modernos q na verdade é Tração Integral, porem ela é aciona somente em alguns momentos..."
Não se trata de modernidade, mas sim de concepção de projeto. O CJ é bem mais antigo que o NIVA e no entanto ele já possuia tração integral "part time".
"Ela sempre é dianteira, mas se detectar qualquer problema, joga o torque para as rodas traseiras."
Existem veículos com tração 4X4 "part time" com tração 4X2 na traseira e ao acionar a tração 4X4 passa a acionar o eixo dianteiro, como p.ex. as F1000 4X4.
Modelos mais antigos realmente tem a tração principal na traseira. Mas os modelos atuais tem tudo na dianteira.
CR-V, Captiva, Eco, Tucson, Sportage e outros é tudo dianteiro até precisar de tração na traseira.
Abraços
BACALHAU
28/11/2010, 23:59
Meu caro, não dá para generalizar.
Como disse, depende da concepção do projeto e do tipo do veículo.
As Hilux, as Ranger e os Opel, entre outros, têm a tração 4X2 na traseira com o sistema 4X4 atuando no eixo dianteiro. E estes não são veículos antigos, não.
Na realidade a maioria dos veículos fora de estrada que são 4X4 part time, têm a tração 4X2 na traseira.
Os veículos com tração 4X2 dianteira e que dispões de acionamento 4X4 para a traseira, normalmente usam a tração integral apenas como segurança ativa e não em condições fora de estrada. Com exceções, como o CR-V citado por você.
CesarCowboy
29/11/2010, 08:45
Tucson 4x4?????
Essa eu nunca vi.
BACALHAU
29/11/2010, 11:36
4X4 full time.
http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_140822.shtml
CesarCowboy
29/11/2010, 12:58
Valeu Baca!
Essa realmente eu nao sabia. Sempre achei q as Tucson eram 4x2 tração dianteira.
Abçs
Então meu amigo... esses q vc citou são modelos com tração 4x4 e reduzida. Os modelos q citei são modelos 4x4 sem reduzida, q nem o Captiva, CR-V, Tucson, ix35... coisas assim.
Varios SUV tem opção de 4x4 (igual do Eco e Captiva), mas somente nos motores V6 e Top de linha.
Abraços
Tucson 4x4?????
Essa eu nunca vi.
As Tucson com motor de 6 canecos são 4x4 Part Time, as com 4 canecos são 4x2.
shuther4x4
29/11/2010, 23:08
Então meu amigo... esses q vc citou são modelos com tração 4x4 e reduzida. Os modelos q citei são modelos 4x4 sem reduzida, q nem o Captiva, CR-V, Tucson, ix35... coisas assim.
Varios SUV tem opção de 4x4 (igual do Eco e Captiva), mas somente nos motores V6 e Top de linha.
Abraços
Tem aqueles que não são suv e são 4x4: audi quattro, fusion, subaru, etc...
(por favor, não generalizem os modelos).
Aí já voltados para desempenho e estabilidade.
Eu não tiro em nada a razão e a verdade que os amigos estão falando. É bem isso mesmo.
Sobre esses modelos 4x4, é tudo voltado a estabilidade e segurança.
Qm já dirigiu um Lancer Evolution sabe como o carro é colado no chão. Isso pq alem dos controles, a tração divide para a roda q ta com mais aderencia.
Bem legal isso... mas nunca coloque um carro desse na terra, senão vc acaba com ele... rs
Abraços
Marcelo J Manente
21/12/2010, 13:04
Colegas,
Não sei se vcs sabem (o Gil com certeza sabe), mas o Niva 95 vem com regulagem de altura de farois............
Descobri isso no autoeletrico hoje.
Só que claro, o meu está desligado e nem sei como fazer para funcionar.
Vou perguntar para o meu GILgante guru por mail.
Um abraço.
Regulagem elétrica eu nunca vi... no meu eu regulei os farois com uma chave de fenda na frente... rs
Abraços
Marcelo J Manente
22/12/2010, 12:24
Pois é meu amigo Gilgante me informou que o sistema é por cabo, gira um botão do lado esquerdo do painel e regula a altura.
Claro que com 15 anos a regulagem não funciona mais.
Vou ver a possibilidade de, maiiiiiis tarde arrumar o sistema.
Abraços.
Eu to querendo primeiro arrumar a suspensão, freios e direção. Depois disso vai ser a elétrica (isso inclui arrumar os para-brisas do farol e esguicho de água)
Depois vai ser os detalhes. Quero trocar o banco do motorista, arrumar os traseiros, colocar engate.
Abraços
simtesch
22/12/2010, 18:14
Pessoal,
Se não me engano aquele botão ,na esquerda do painel, regula a intensidade das luzes do painel e não dos faróis.Pelo menos nos Nivas pré 95 esse botão tinha essa função.Verifique essa informação
Abs,
Roland
Marcelo J Manente
22/12/2010, 19:01
Roland,
É regulagem de altura sim. Veja a cópia da página do manual que estou enviando (gentilmente cedida por um GILgante amigo).
Abraços.
Então mudaram o botão de função... rs
Abraços
Então mudaram o botão de função... rs
Abraços
Não mudaram, é que nos Nivas mais antigos havia apenas um botão, nos mais novos, com regulagem de altura dos faróis, dois. Sendo um (indicado como reostato) para a regulagem da intensidade da luz dos instrumentos e outro para a compensação da altura dos faróis.
Lembrando:
O "certo" é: regular os faróis sem carga (porta-malas vazio) com o botão na posição normal (farol o mais para cima que ele puder). Assim, quando for carregado pode-se compensar o "arriamento" da trazeira baixando o foco dos faróis. Lembre-se também de fazer nova regulagem caso instale equipamentos como guincho ou quebra-mato no para-choques.
Abraços!
Mar
Conheço um pessoal q tem uma Fiorino... carregam e deixam os farois cegando todo mundo, uma merda.
Eu sou a favor da regulagem automatica dos farois... Chega nessa epoca de final de ano o q tem de gente carregado com farol pra cima ofuscando todo mundo... uma merda.
Outro dia vi uma Palio Weekend matando todo mundo na rodovia. Quando coloquei o farol alto do Vectra o cara ficou bravo... po, para e regula essa merda.
Abraços
Marcelo J Manente
24/12/2010, 12:35
Cara...
A gente vai fuçando a nova viatura e acaba achando coisas que não gostaria.
Arrumei o reservatório dianteiro do esguicho d'água, lixei e passei antiferrugem na roda do estepe e fui limpar a entrada de ar para depois colocar um durepox nuns buraquinhos que tinha lá, então....
Achei o que não queria... O antigo dono, ou o penultimo antigo dono não sei, colou a tampa da entrada de ar... Como é que o ex-dono se virava no calor??? Só com a ventarola???
Caraca... vou ter que tirar a cola e ver se dá para arrumar.
O pior é tirar a caixa de entrada de ar. Como é que se tira essa trapizonga??? Não tem espaço para colocar uma chave.
Abraços.
Flugêncio
24/12/2010, 12:51
Cara...
A gente vai fuçando a nova viatura e acaba achando coisas que não gostaria.
Arrumei o reservatório dianteiro do esguicho d'água, lixei e passei antiferrugem na roda do estepe e fui limpar a entrada de ar para depois colocar um durepox nuns buraquinhos que tinha lá, então....
Achei o que não queria... O antigo dono, ou o penultimo antigo dono não sei, colou a tampa da entrada de ar... Como é que o ex-dono se virava no calor??? Só com a ventarola???
Caraca... vou ter que tirar a cola e ver se dá para arrumar.
O pior é tirar a caixa de entrada de ar. Como é que se tira essa trapizonga??? Não tem espaço para colocar uma chave.
Abraços.
Marcelo,
Para retirar a caixa de entrada de ar, vc terá que soltar o painel do rádio, soltar 4 presilhas que sustentam o ventilador e o radiador do ar quente. depois são mais 4 parafusos para soltar a caixa.
Marcelo J Manente
24/12/2010, 13:04
Marcelo,
Para retirar a caixa de entrada de ar, vc terá que soltar o painel do rádio, soltar 4 presilhas que sustentam o ventilador e o radiador do ar quente. depois são mais 4 parafusos para soltar a caixa.
Flugêncio,
Quer dizer que para tirar aquela trapizonga somente por baixo do painel?????? PUTZ........
Valeu.
Abraço.
Eu vou desmontar meu painel para arrumar.
Amanhã vai ser o dia aqui em casa... vou dar uma geral por dentro... dar uma limpada, arrumar as caixas de som... deixar ele bonitão...
Em Janeiro vcs vão ver um Niva novo... achei os pneus mais baratos e bons, achei um snorkel legal e to pesquisando o guincho....
Agora só preciso pagar o cartão de credito... kkkk... essa semana a bomba da piscina aqui de casa ainda queimou e tive q comprar um nova...
Abraços
Marcelo J Manente
02/04/2011, 13:02
Zeeeeeebra
Pessoal,
Deu zebra, queimou a junta do cabeçote do Niva.
E vou ter que revisar o cambio por a 3a. está escapando muito.
Acho que não vai dar para ir para Ushuaia este ano.
Abraços
Ps.: conversei com meu Niva e dei uma intimada, se ele não se comportar melhor até o meio do ano vai pra fita. Venderei o russo.