PDA

Ver Versão Completa : Turbina pra Band (OM314):42/48 ou 42/63???

Ney_Niteroi II
24/08/2010, 14:48
Prezados Toyoteiros,

Comprei 01 kit turbo na ANHANGUERA (R$ 1800,00).

Na ocasião da compra (e oferta enviada via e-mail), tinha sido especificado uma turbina 42/63.

A entrega foi bastante rápida, mas enviaram 1 turbina 42/48.

a ANHANGUERA se prontificou a trocar a o caracol 48 por outro 63 desde que eu envie a turbina de volta para eles.

quero aproveitar o erro da ANHANGUERA para fazer algumas perguntas que deveriam ter sido feitas antes da compra:

1- Qual a turbina ideal para o OM-314? a 42/48 ou 42/63?

2- a 42/48 vai forçar o meu motor? lembrando o meu objetivo nao é ganhar velocidade final. quero apenas mais potencia para ultrapassagens e mais facilidades na hora de subir a serra.

minha band é 78 e tem caixa seca (4M).

Abraços a todos

Ney

Guiga Tostes
24/08/2010, 15:14
Olá Ney, tudo bem!

Conforme respondido por MP, deixo aqui a mesma resposta para seguir com o tópico:

Essa configuração 42/48 é a ideal para a Band pois a turbina "enche" mais rápido e vc consegue ter maior ganho de torque em mais faixas de rotação.

A configuração da minha Band e da maioria dos Toyoteiros que conheço é esta mesmo 42/48. Acredito que não tenha sido erro da Anhanguera não, acho que eles enviaram a configuração mais adequada para Band!

No caso da 42/63 a turbina vai demorar mais para encher, ou seja vai encher somente em rotações mais altas.

Fique com a 42/48 e não terás problemas!

Agora, para ganhar velocidade final, só alongando os diferenciais ou com um cambio de 5M, a turbina não te dará ganhos em velcidade final, na verdade ficará mais fácil chegar até a velocidade máxima.

A turbina vai deixar a Band mais ágil e será mais tranquilo manter a velocidade constante em estradas e principalmente em subidas onde vc verá que ela não mais pederá velocidade e giro na subida como antes...além de ganhar mais torque seja para off road ou agilidade on road.

Tenho certeza de que vc ficará muito feliz com sua Band turbinada, curta bastante e depois se quiser mais desempenho para estradas...então parta para o alongamento dos diferenciais...mas isso já é outra história...!

Qualquer duvida é só chamar!

Abrs

Abel Mário
24/08/2010, 15:50
Ney, o que vem neste kit da Anhanguera? Quero turbinar a minha e com .42/.48, que segundo os mais experientes, seria o ideal para as nossas band´s.

Sds, abel.

canzilao
25/08/2010, 10:35
Ney, o que vem neste kit da Anhanguera? Quero turbinar a minha e com .42/.48, que segundo os mais experientes, seria o ideal para as nossas band´s.

Sds, abel.
Tambem quero saber o conteudo do kit.

Bambu
25/08/2010, 12:57

Sds, abel.

Já comprei esse kit da Anhanguera.

Primeiro o meu erro: pedi para trocar a .48 por .63, estou justamente nesse momento pedindo uma .48 para reinstalar. Na ocasião alonguei o difencial também. A .63 não enche, e a 1ª e 2ª marchas ficaram frouxas.

Segundo, as m****s deles: o kit veio todo ferrado. Parece que não era para motor 608, meu mec teve que refazer tudo, comprar outras mangueiras, cortar e resoldar os tubos metálicos, as soldas originais estavam feias pra caramba (parecia feito por soldador de portão). E se eu não olho na loja, esqueciam de enviar as juntas e outros parafusos.

Teoricamente, esse kit deveria ser plug & play, só restando adaptar o escapamento e fazer um furo no carter.

Valeu

Ney_Niteroi II
26/08/2010, 09:22
o conteudo do kit é (segundo e-mail enviado pela turbo anhanguera):

1 Mangueira Reta 2 1/4 x 2 3/4
1 mangueira sanfonada
1 Manometro de Turbo
2 Abraçadeiras 19 x 27
1 Abraçadeira 51 x 64
2 Abraçadeiras 57 x 76
1 Abraçadeira 64 x 83
1 Aeroquipe de óleo mercedez toyota
1 Coletor Toyota OM314 TA
1 Copo de manometro 52mm plastico
1 Flange de entrada de óleo 1/8 npt
1 Flange de escape 2 1/2
1 Junta do carter OM314
1 Junta da tampa de valvulas OM314
1 Kit de instalação para manometro de turbo
1 Mangueira reta 2
1 Mangueira de Retorno 60cm
1 Parafuso oco Lubrificação 16mm Mbb
1 Parafuso oco Lubrificação 12mm curto
1 Retorno oleo da turbina curvo mono
1 Retorno Oleo T2 / T25 com porca
1 Saida de de escape 90 2 1/2
1 Tubo de pressão OM 314 curvo c/ flange Toyota
1 Turbina APL 240 42/48 Turbo anhanguera

Alguns itens nao consegui identificar... verificarei novamente com meu mecanico na semana q vem...

Abs!

Ney

Fe_jipeiro
26/08/2010, 10:29
Ney,

Utilizo as palavras do Guiga !!

Instala logo e seja feliz !!

Abs,

elmestizo
26/08/2010, 10:49
Não instalou ainda?

Ney_Niteroi II
26/08/2010, 11:40
Felipe/Elmestizo,

o kit chegou semana passada... estou precisando vir trabalhar com a band essa semana e a outra tb... nao pude parar no mec ainda...

tb preciso trocar o filtro de ar... o meu é banhado a óleo.

Abs!

Luciano SHAKALL
27/08/2010, 14:48
PessoALL...
A título de curiosidade...

A "42/48" seria a mais indicada para o OM-364 também?

Qual a pressão que vocês estão usando,
e até que pressão essa turbina consegue chegar
com segurança (para o motor e pra turbina)?

VALEU!!!

Dimasi
27/08/2010, 19:03
PessoALL...
A título de curiosidade...

A "42/48" seria a mais indicada para o OM-364 também?

Qual a pressão que vocês estão usando,
e até que pressão essa turbina consegue chegar
com segurança (para o motor e pra turbina)?

VALEU!!!

E para 14b tb? E com o câmbio 5m não precisa alongar a relação, é isso ?
Essa curiosidade ainda vai me levar a falência :twisted:
Ney, vc tem um meca bom para esse trampo ? E vai intercolar ?

edwint
27/08/2010, 19:27
nusssaaa!! 68 acho que 'e muito heimmm, se nao me engano 68 'e do motor 6cil...

Bernardo Hoelz
27/08/2010, 19:32
E para 14b tb? E com o câmbio 5m não precisa alongar a relação, é isso ?
Essa curiosidade ainda vai me levar a falência :twisted:
Ney, vc tem um meca bom para esse trampo ? E vai intercolar ?

Dimasi, esse tópico aqui tem muita informação sobre turbina no 14B.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9641

Em friburgo eu conheço um rapaz que instala turbo na band, inclusive ele turbinou uma band 2000 de uma amigo meu.

Abrs.

Guiga Tostes
28/08/2010, 12:18
Amigos,

Para uma preparação básica a turbina para o OM364 e 14B é 42/48 também, o que muda em relação ao OM314 é o coletor.

Após turbinar não é obrigatório alongar os dif, depende muito do uso que fará da Band e do desempenho que se espera na estrada e no fora de estrada.

Agora para detalhes mais especificos de turbina, vamos aguardar o amigo FeJipeiro aparecer por aqui que ele sabe bastante!

Abrs

Fe_jipeiro
30/08/2010, 14:34
Olá Luciano,

A .42/.48, vulga APL240, além do OM 314, tb é indicada para o OM 364 e 14b, igual disse o Guiga.

Porém como ja disse outras vezes, é um turbina de concepção antiga, porém com custo bom, então por isso que é bastante utilizada. Se vc tiver condições de gastar cerca de R$ 700,00 a mais em uma turbina(~ R$ 900,00 em uma APL240 garrett ou master power e R$1600,00 em uma k-16 do cargo 815 da borgwarner), coloque a turbina q ja recomendei, a k-16 da BorgWarner do Cargo 815 com motor cummins 4BTAA, S/N: 53169887147. É outra turbina, rotor de titânio, valvulada, preparada para alta pressão já, enfim, não tem comparação e ela pode ser usada tanto no 314, 364 e 14b. E o melhor, serve no mesmo coletor que a APL240.

Quanto a pressão da APL 240, no máximo 1,2kg ... Mais que isso, já vai começar a ter overspeed e desgate de eixo e rotor. A k-16 que citei, a pressao de fabrica de trabalho dela é 1,5kg, foi feita nos cummins para trabalhar com o motor sempre cheio, então ela é bem arisca, enche bem rápido e não limita em alta ...

Nada impede de vc rodar com pressão de 1,2kg, ou menor ou maior, a durabilidade estará no jeito que vc irá dirigir o seu motor. Carro turbo, tem outra maneira de dirigir, o giro vem mais rapido, a potencia chega antes, entao manerar o pé em momentos desnecessários é sempre bom.

Se for utilizar a APL240, aconselho o escape de 2,5" mesmo. Se for usar a k-16, aconselho escape de 3" em qq um dos motores.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só falar ...

Abs,

Guiga Tostes
30/08/2010, 14:45
Ai sim!!! Belo relato!!!

Abrs(querendo uma turbina dessas BorgWarner!!!)

Fe_jipeiro
30/08/2010, 15:00
ahuahuahuahau... Essa turbina é f.o.d.a... Não tem outra palavra ... ahuahuah ... andei fechando um pouco mais minha BI, para melhorar o consumo, e continua dando pressão pra caramba... ahauhuah e a embreagem continua patinando.. ahauhauhau

Vlw, Guiga...

Abs,

caio fonseca
30/08/2010, 15:16
a minha band tem motor 14B tenho que trocar alguma peça interna do motor para turbinar? ou é só mete a turbina, coletor, escape,intercooler,regular a b.i e já era?

até mais

Fe_jipeiro
30/08/2010, 15:17
Exato Caio.... praticamente isso, não precisa abrir o motor !!

Abs...

caio fonseca
30/08/2010, 15:30
muito obrigado amigo....
vc me indica algum lugar bom em sp para fazer esse trampo?

Fe_jipeiro
30/08/2010, 15:35
Joaozinho da Sollo 4WD ...

Porém ele está acostumado a utilizar a APL240, então se vc escolher a k-16 mesmo, seria o caso de vc comprar o kit da turbo anhanguera, comprar a turbina k-16 em outro lugar, recomendo na http://www.controlparts.com.br/ecommerce/produto.asp?tipo=prod&busca=53169887147&imageField.x=0&imageField.y=0 ... lugar onde comprei a minha e o mais barato que achei.

Juntar tudo e levar para ele fazer a montagem e regulagem do seu motor. Ele faz um trabalho muito show de bola !

Abs,

Luciano SHAKALL
30/08/2010, 15:52
" ... Olá Luciano,
A .42/.48, vulga APL240, além do OM 314, tb é indicada para o OM 364 e 14b ... é um turbina de concepção antiga, porém com custo bom ... Se vc tiver condições de gastar ... coloque a turbina q ja recomendei, a k-16 da BorgWarner do Cargo 815 com motor cummins 4BTAA, S/N: 53169887147 ... rotor de titânio, valvulada, preparada para alta pressão ... pode ser usada tanto no 314, 364 e 14b ... serve no mesmo coletor que a APL240 ...

a pressão da APL 240, no máximo 1,2kg ... A k-16 que citei, a pressao de fabrica de trabalho dela é 1,5kg ...
... Se for utilizar a APL240, aconselho o escape de 2,5" mesmo ... a k-16, aconselho escape de 3" em qq um dos motores ... "Excelente relato, Felipe :palmas: . . .

Atualmente, eu tenho um Niva (parado :cry: ), mas meu pai está "estudando" algumas Bands,
e eu estou fazendo um "apanhado de informações" (com interesses pessoais, lógico :p ) . . .

VALEU!!!

[]'s

Fe_jipeiro
30/08/2010, 15:54
Opa Luciano...

Obrigado. Estamos ai pra isso !!

Abs,

hercilio.neto
30/08/2010, 19:09
Olá Luciano,
(...) coloque a turbina q ja recomendei, a k-16 da BorgWarner do Cargo 815 com motor cummins 4BTAA, S/N: 53169887147. É outra turbina, rotor de titânio, valvulada, preparada para alta pressão já, enfim, não tem comparação e ela pode ser usada tanto no 314, 364 e 14b. E o melhor, serve no mesmo coletor que a APL240.
...
A k-16 que citei, a pressao de fabrica de trabalho dela é 1,5kg, foi feita nos cummins para trabalhar com o motor sempre cheio, então ela é bem arisca, enche bem rápido e não limita em alta ...

,

A gente lê isso e fica com água na boca.
Ah, se eu tivesse as oncinhas...

canzilao
30/08/2010, 20:11
A gente lê isso e fica com água na boca.
Ah, se eu tivesse as oncinhas...
2 X Com agua na boca.
Só faltou o colega dizer ai pra gente quanto pagou pela turbina, e quanto ficou o serviço em sua totalidade.

Fe_jipeiro
31/08/2010, 11:39
Olá Canzilão,

O valor da turbina já havia mencionado. Na época paguei R$1490,00 , hj está perto de R$ 1600,00 se nao me engano.

A mão de obra foi minha, o restante é mais ou menos:
- kit turbo: ~900,00
- manometro turbo: ~80,00
- escape em 3": ~300,00
- intercooler 8-150: paguei na epoca 500,00, hj nao sei qto está.
- bicos especiais: paguei na epoca 150,00 em cada bico
- enfim ... mais algumas coisinhas ... mas oos mais salgados são: turbo, kit turbo, escape e intercooler.

Abs,

sergioband83
31/08/2010, 15:49
ola Felippe,
Tenho interesse em melhorar a retomada da minha Band c/ bloco do OM314, a turbina é .42/.48 + maxicooler, não acho lenta, mas acho que pode melhorar, fui ver a BW, mas o mecanico/vendedor diz que não cabe na Band porcausa do compressor do AC e a solução seria um caracol ,36, fiquei na dúvida.
Vc comparece aos encontros na Móoca? ou Paca ? o melhor seria ver pois cada caso é um caso em matéria de Band.
abs,
Sergio

Fe_jipeiro
31/08/2010, 16:35
ola Felippe,
Tenho interesse em melhorar a retomada da minha Band c/ bloco do OM314, a turbina é .42/.48 + maxicooler, não acho lenta, mas acho que pode melhorar, fui ver a BW, mas o mecanico/vendedor diz que não cabe na Band porcausa do compressor do AC e a solução seria um caracol ,36, fiquei na dúvida.
Vc comparece aos encontros na Móoca? ou Paca ? o melhor seria ver pois cada caso é um caso em matéria de Band.
abs,
Sergio

Olá Sergio,

Faz tempo que não compareco aos encontros ... Mas vamos lá:

Esse relato que escrevi, seria depois de olhar detalhes no seu motor 314, pois temos bands com esse motor que com APL 240 .42/.48, intercooler do 8-150, escape de 2,5" e bicos originais, andam muito... Um exemplo, a do Guiga Tostes. Então cada caso é um caso e precisa ser analisado, pois um coisa é fazer do zero e outra mexer no que já existe e que já foi gasto $$$$ ...

Quanto de pressão vc está rodando hj?

Bom pelo visto vc está com o intercooler da Maxcooler ... Mesmo que vc colocar a k-16 BW que citei, o intercooler vai restringir. O ideal seria começar mudando o intercooler para o do VW 8-150.

Depois de mudar o intercooler, eu analisaria o resultado, se ainda não estivesse do meu gosto, partiria para mudar os bicos injetores, colocando uns de maior vazão, juntamente com revisão de BI e se puder colocar um LDA, melhor ainda.

Se msm assim, não tivesse do seu gosto, ai sim mudaria de turbina e colocaria escape de 3".

Quanto ao tamanho da turbina, eu acho que caberia sim, mas vou tirar a medida do tamanho da minha e depois te falo. As vezes 1 cm fará a diferença no seu caso. Tem como mandar uma foto do seu motor?

Abs,

Ney_Niteroi II
31/08/2010, 17:30
Dimasi,

Quem vai instalar o meu kit é o Afonso. Ele mora em Sao Francisco (Niterói) mas mudou agora sua oficina para Sao gonçalo (perto do Alcântara). Pra mim ficou muuuito longe, mas vou fazer com ele porque confio muito no seu trabalho. Ainda nao sei quanto vai custar, mas normalmente ele cobra o preço justo.

Seu tel é 21 8225-5319

canzilao
31/08/2010, 17:55
Olá Canzilão,

O valor da turbina já havia mencionado. Na época paguei R$1490,00 , hj está perto de R$ 1600,00 se nao me engano.

A mão de obra foi minha, o restante é mais ou menos:
- kit turbo: ~900,00
- manometro turbo: ~80,00
- escape em 3": ~300,00
- intercooler 8-150: paguei na epoca 500,00, hj nao sei qto está.
- bicos especiais: paguei na epoca 150,00 em cada bico
- enfim ... mais algumas coisinhas ... mas oos mais salgados são: turbo, kit turbo, escape e intercooler.

Abs,
O lance de turbinar pra mim é uma necessidade, visto que vou usar 12:35 no diferencial.
acabei de chegar da oficina onde incomendei a montagem de um cambio 4 marchas com reduzida que o mecanico tem lá, ficou em 3 mil latinhas colocado.
Se eu soubesse qaundo comprei a band que meu cambio era 4 marchas seco, embora os diferenciais são deslocados pra direita (Band leilão) e que teria de comprar outro cambio, eu teria feito opção por um 5 marchas, e a relação 11;35 com turbo.
Ao amigo de niteroi, que esta achando longe São Gonçalo, eu vou me preparar aqui pra ir de Goiania a São Paulo colocar o turbo, intercooler, e outras coisinhas mais, e tbm fazer a lataria da Band.

Dimasi
31/08/2010, 18:00
Dimasi,

Quem vai instalar o meu kit é o Afonso. Ele mora em Sao Francisco (Niterói) mas mudou agora sua oficina para Sao gonçalo (perto do Alcântara). Pra mim ficou muuuito longe, mas vou fazer com ele porque confio muito no seu trabalho. Ainda nao sei quanto vai custar, mas normalmente ele cobra o preço justo.

Seu tel é 21 8225-5319

Valew ! :concordo:

sergioband83
31/08/2010, 21:36
Felippe,
Utilizo a Band pra viagens, porisso optei por uma configuração estradeira, não tenho queixa qto a veloc final, apenas retomada, para o caso de ultrapassar comboios de carretas por ex.; a turbina enche até 0,8 e o motor foi feito do zero e preparado com pistões gdes de onibus rodov., comando especial, bicos p/turbo, LDA, enfim só o bloco é original, acredito que pelos seus relatos, uma BW k16 me viria muito bem; apesar do Joãozinho da Sollo me falar que não tem muita coisa pra se fazer na minha Band.
abs,
Sergio

Fe_jipeiro
01/09/2010, 11:12
Olá Sergio,

Eu faria o seguinte, se estivesse com $$$ para comprar a BW, compraria sem dó. Ou tentaria abrir mais o debito da BI/wastegate da turbina(se for valvulada) para chegar pelo menos a 1,2kg de pressão. To achando pouco 0,8kg para a sua preparação atual.

Mas se colocar a k-16, não vai se arrender.

Abs,

Ney_Niteroi II
01/09/2010, 12:37
Dimasi,

o mecanico que vai fazer a instalaçao é o Afonso. Confio muito no trabalho dele. ainda nao sei o preço, mas normalmente ele cobra o preço justo.

anota o tel: 21 82255319

sergioband83
01/09/2010, 13:54
Olá Sergio,

Eu faria o seguinte, se estivesse com $$$ para comprar a BW, compraria sem dó. Ou tentaria abrir mais o debito da BI/wastegate da turbina(se for valvulada) para chegar pelo menos a 1,2kg de pressão. To achando pouco 0,8kg para a sua preparação atual.

Mas se colocar a k-16, não vai se arrender.

Abs,

Felippe,
Minha turbina não é valvulada e como falei, fui até comprar a BW, mas o vend/mec verificou e disse que não há espaço.
Um dia a gente se encontra e vc dá uma olhada, sem pressa.
abs,
Sergio

Fe_jipeiro
01/09/2010, 14:05
Blza ...

Então blza... vc ver se consigo ir no Paca... será que amanhã vai ter?

Abs,

sergioband83
01/09/2010, 15:26
Blza ...

Então blza... vc ver se consigo ir no Paca... será que amanhã vai ter?

Abs,

Felippe,
Acho que não vai ter jogo, amanhã posso ir,

marcvale
01/09/2010, 19:59
Canzilão,
Belo avatar.
À guiza de curiosidade, é um Focke-Wulf Fw 190D-9 ?
Abrç.

O lance de turbinar pra mim é uma necessidade, visto que vou usar 12:35 no diferencial.
acabei de chegar da oficina onde incomendei a montagem de um cambio 4 marchas com reduzida que o mecanico tem lá, ficou em 3 mil latinhas colocado.
Se eu soubesse qaundo comprei a band que meu cambio era 4 marchas seco, embora os diferenciais são deslocados pra direita (Band leilão) e que teria de comprar outro cambio, eu teria feito opção por um 5 marchas, e a relação 11;35 com turbo.
Ao amigo de niteroi, que esta achando longe São Gonçalo, eu vou me preparar aqui pra ir de Goiania a São Paulo colocar o turbo, intercooler, e outras coisinhas mais, e tbm fazer a lataria da Band.

canzilao
02/09/2010, 15:34
Sem disvirtuar o topico, eu fiz essa foto no retorno da viagem que fiz até São paulo pra comprar a band, e na volta passei no museu da tam na cidade de São Carlos em São paulo.
Simpelsmente é um show.
Se não me engano funciona de quarta a domingo, das 10:00 as 16:00 com entrada ate as 15:00.
A entrada era 25 latinhas, e estudante e professores pagam meia, só não sei porque não perguntei se piloto tbm pagaria meia rsrssrsrs.
Essa foto foi feita loga na entrada do museu, e é um 109 mesmo, originalzinho da guerra.
Se um dia tiver oprtunidade não deixe de visitar, vale cada centavo da entrada, e no meu caso valeu ainda cada km rodado de Goiania até lá pra conhecer, pois eu tinha as milhas pra poder ir de avião, porem não iria ter como ir a São Carlos visitar o museu.
http://www.museutam.com.br/

Ney_Niteroi II
13/09/2010, 10:53
Finalmente instalei a turbina.... 42/48...

Ficou um canhão!!!! melhorou muito o desempenho! Valeu o investimento!

O kit da turbo anhanguera precisou de alguns ajustes... mas nada que comprometa...

Abs!
Ney

Guiga Tostes
13/09/2010, 15:05
Que boa notícia Ney!!! Realmente essa configuração não tem erro, agora é só curtir!!!

Abrs

Ney_Niteroi II
13/09/2010, 15:09
Guiga,

Realmente, depois da turbina, virou outro carro!!!
Vou registrar aqui alguns outros gastos... pra quem quiser turbinar:

filtro de oleo seco:R$ 300,00
Serviços de torneiro: R$ 90,00
Mão de obra (incluindo adaptacao do suporte do AC e outras miudezas): R$ 550

Abs!

Dimasi
13/09/2010, 16:00
Axo que serei o próximo da lista :twisted:. Em ultrapassagens sinto falta de motor. Resta saber se uso a APL 240 ou a K-16 :pensativo:.

elmestizo
13/09/2010, 17:07
Se o bolso permitir, k16.

cesarzubek
13/09/2010, 17:18
Ney,

Quando puder coloque fotos do motor para vermos como ficou a instalação.
Ahhh e o filtro que você mencionou é o filtro de ar seco né??
Qual colocou? D-20? Ou do caminhão 709?
Abraço,

Ney_Niteroi II
13/09/2010, 18:36
Cesar,
Usei o filtro da band mesmo.... tive q trocar pq o meu era aquele banhado em óleo... e nao pode ser usado com a turbina...

Vou tentar postar as fotos ainda esta semana.

Abs!

Ney_Niteroi II
13/09/2010, 18:38
Dimasi,

O trabalho do mecanico ficou muito bom. a instalacao da turbina foi feita com capricho. e ele ainda refez o suporte do AC que estava interferindo com a turbina...

Abs!

canzilao
12/10/2010, 13:27
Entre os voos da manha e os da tarde temos uma pausa, dai fico aqui lendo os topicos e quebrando a cabeça pra resolver oque fazer primeiro na turbulenta, e sonhando com uma K-16...:pensativo::pensativo::pensativo:

Acurvelo
13/10/2010, 07:35
Dimasi,

O trabalho do mecanico ficou muito bom. a instalacao da turbina foi feita com capricho. e ele ainda refez o suporte do AC que estava interferindo com a turbina...

Abs!
Ney,

Informe ai onde voce instalou? mande fotos. To querendo dar um up na minha pro futuro e estas informações são importantantes.

No aguardo,

André

elvis
14/10/2010, 17:44
Alguém conhece o kit dA BIAGGIO tem um representante na minha cidade que dá instalado por 3.000, essa turbina é boa?

Fe_jipeiro
14/10/2010, 17:50
Opa Elvis...

Entao.. turbo eh meio q questao de sorte tb... mas se for levar o q o mercado diz, os tops sao holset, borgwarner e outras gringas... "Nacional" mais comercializada, vem Garrett, Master Power e Biaggio ... Nessa ordem ... Mas como disse, eh questao de sorte, $$$ e tb dimensionamento....

Uma turbina apl240 da biaggio deve estar por volta de 600 a 800 reais aki em sp ... a master power de 700 a 900 e a garrett de 800 a 1000,00 .... na minha opiniao, entre essas 3, ficaria com a garrett mesmo...

Abs...

bandoleiro
14/10/2010, 21:42
Na minha band quando turbinei eu queria por a K16, a diferença de preço no final das contas ia ser de 600 reais. O problema é que não havia espaço para a instalação devido ao alternador, que na minha é de vectra 120 A. Quem tem a K16, como resolveu isso? Teve que deslocar o alternador? Se possível postar fotos agradeço pois ainda não tirei isso da cabeça. Acabei indo de Garrett apl 240 na clássica configuração com caixa quente .48. Ficou bom, regulei para 1kg de pressão.

Fe_jipeiro
15/10/2010, 10:20
Olá Bandoleiro ...

Acho que já mostrei isso em algum topico anterior... mas vai novamente...

Acho que por enquanto o unico q tem k-16 do cargo 815(cummins 4BTAA) no OM na band sou eu...ehehehe... nunca vi ninguem se pronunciar... ahuhauhau

Seguem as fotos da turbina comprovando o modelo e a minha instalacao, q nao precisei fazer nenhuma modificacao... e ainda meu escape eh de 3" de fora a fora... Lembrando que meu filtro de ar eh no lugar original, devido o meu coletor ficar bem grudado ao bloco do motor...

Lembrando que uso 1,2kg regulado na wastegate e 2kg no booster limitado na BI ...

Abs....

canzilao
15/10/2010, 12:49
Pela foto a saida dos gases ficou pra frente, no sentido do radiador, não teria como ser ao contrario???
TE pergunto pois ja vi a APL montada com a saida dos gases para frente e tbm para tras.
Tira mais uma duvida ai do indio veio aqui.
Abração.

Fe_jipeiro
15/10/2010, 14:51
Falae blza????

Entao... tem como ser pra trás sim.... tudo depende do coletor que usará ... Esse da marca italy pro 364, eh baseado no original do 364LA ... Dimensoes, posicao, etc... por isso q fica desse jeito. A vantagem dele, eh q nao precisa mudar o filtro de ar do lugar... Antigamente o da Turbo anhanguera, se nao me engano, a saida dos gases era pra tras, agora, ja faz um tempinho, junto com o joazinho da sollo, eles fizeram um que vc pode colocar para qq um dos lados..

Alê Diniz,

O seu eh da T.A. já eh desse modelo novo que citei??? Como funciona, coloca fotos para analizarmos... e mostrar a diferenca...

Abs...

cesarzubek
15/10/2010, 15:06
Fe_Jipeiro,

Tira-me uma duvida:
O seu escapamento está passando entre o bloco e o chassis, por debaixo do arranque? A sua Band tem guincho?
Se tiver fotos para ilustrar te agradeço, pois estou trocando o motor da minha Band, e o novo motor é um 314 turbinado e intercoolado, e a saída do escape fica para frente.

Abraço,

Fe_jipeiro
15/10/2010, 16:03
Opa Cesar...

Blza??? Exato.. o tubo do escape passa apertado entre o bloco e o chassis pelo fato de ser de 3"... Tenho guincho sim, mas eletrico ... um 12000 da Work ... mas no seu caso, nao tem problema, msm se tiver guincho mecanico, eh soh desviar o escape, igual está na band do Guiga.... O dia q botar um mecanico na minha, farei a msm coisa.... Isso é bem tranquilo... Toca o projeto, q isso nao tem impacto grande.... Nao tenho fotos dessa parte nao... soh do final do meu escape... nao desta parte...

Abs...

cesarzubek
15/10/2010, 17:00
Obrigado Felipe.
Vou ver se acho as fotos do escapamento do Guiga.
Abraço,

canzilao
15/10/2010, 17:29
Eu particularmente gosto mais da configuração do escape saindo sentido parede de fogo.
Achei legal saber que dá pra fazer dessa maneira com a K-16, que é a turbina escolhida pra fazer a turbulenta ficar mais sadia.
Valeu garoto.

Guiga Tostes
15/10/2010, 19:25
Obrigado Felipe.
Vou ver se acho as fotos do escapamento do Guiga.
Abraço,

Cesar,

É bem simples o lance do escape,...lá no tópico da reforma da minha Band tem umas fotos dela pelada:oops:...só no chassi e dá para ver bem o escape...acho que está nas primeiras 5 páginas do tópico...mas se não encontrar lá tem aqui na area das Toyotas tem que procurar por escape/guincho mecanico.

Se isso não te ajudar me manda uma MP que te envio fotos por email.:concordo:

Abrs

Guiga Tostes
16/10/2010, 19:29
Fala Cesar!

Segue fotos que eu acredito vão ajudar a ilustrar!:concordo:

Abrs

bandoleiro
16/10/2010, 20:22
Obrigado Fe jipeiro pelas fotos. O meu alternador é um pouco maior, mas pelas suas fotos deu para observar que as correias são um pouco mais curtas, o que aproxima seu alternador do bloco do motor. Vou estudar isso ai. De novo, obrigado pelas fotos.

cesarzubek
17/10/2010, 10:28
Guiga,

Obrigado das fotos do escapamento, já tenho noção de onde devo passar o bicho!!
Abração

Fe_jipeiro
18/10/2010, 10:06
Obrigado Fe jipeiro pelas fotos. O meu alternador é um pouco maior, mas pelas suas fotos deu para observar que as correias são um pouco mais curtas, o que aproxima seu alternador do bloco do motor. Vou estudar isso ai. De novo, obrigado pelas fotos.

Opa... de nada !!

Entao.. acho q dá sim, apesar do meu alternador ser o original, estou usando escape de 3" ... entao se vc estiver usando o de 2,5", acaba compensando ... Mas tudo é questao de verificar... lembrando que existem diversas versoes/modelos de k-16 no mercado, hein !

Abs...

lucabru
14/10/2011, 18:58
A todos os Toyoteiros de plantão. Estive neste forum observando as opniões dos amigos para turbinar a minha band. Depois de muito pesquisar encontrei na net uma empresa de Curitiba chamada Embrepoli, a qual é especializada em kits turbo. Em quanto os que tinha cotato por aqui custava em torno de R$ 1800,00 a R$ 1900,00 nesta empresa paguei R$ 1500,00.
Depois que recebi o kit tenho quase certeza que os kits comercializados por ai são desta empresa pois são identicos aos das fotos que o pessoal vende. Fica ai a dica, comprei recebi, e ja instalei e estou muito satisfeito.
TURBIAN BIAGGIO + KIT + MECA + ESCAPE = 2150,00 .

elmestizo
15/10/2011, 09:20
fotos?????????????????

Dimasi
15/10/2011, 11:55
Qual o motor ?

Deninson
23/10/2011, 06:13
Pessoal!
Tenho uma Band ano 81, coloquei as bielas de um motor mais moderno da Mercedes que parece pesar bem menos que as originais, não sei qual motor que é , acredito que conversando com um mecanico esperiene ele saberá qual se trata, ainda substitui os pistões por os que equipam o motor conhecido aqui no sul como 709 ou do dito caminhão, ainda coloquei uma turbina que equipa as Rangers modelo 2.5 , também interompi a mangueira da valvula da turbina colocando no painei uma torneira usada em equipamentos de gás, podendo assim regular a pressão da turbina(podendo ficar com pressão até de 1,5 bar) , mais um filto de ar de tamanho superior que equipa as D-20 turbo plus, escapamento sem abafador de "4, acreditem, quatro polegadas, e por fim abri o lacre da bomba e coloquei o parafuso da regulagem, sem medo, até o fim....tudo que dava , a ainda um poco mais .... o negócio voa.. bom, quebrou o pinhão do diferencial arrastando um colega morro a cima.....a potencia é surpriendente... o negócio cavoca....Valeu galera

rbata
23/10/2011, 12:13
Deninson, tem algum vídeo dela andando pra vermos como ficou???? E fotos da instalação do filtro, turbina, etc....

Glauco mendes
23/10/2011, 14:03
Gurizada na minha vou usar um coletor pulsativo e uma turbina Schwitzer S2A pulsativa + Cooler do VW-8.150, o escape será de 2,5" c/ flexivel e o minimo de soldas, feito sobre medida pela Guarany escapamentos do Colega Marcelo que manja bastante de turbos......

Abs...

elmestizo
23/10/2011, 14:48
Qual o tamanho desse caracol quente?

Glauco mendes
23/10/2011, 16:53
Qual o tamanho desse caracol quente?

Elmestizo o caracol quente é 49. abs....

elmestizo
23/10/2011, 16:55
Contrariando todos, meti um .36... fiquei beeeeem satisfeito!!!

Glauco mendes
23/10/2011, 17:03
Contrariando todos, meti um .36... fiquei beeeeem satisfeito!!!

Eu acredito que fique boa, eu tinha uma com 36 e acabei vendendo, vou testar para ver como fica a minha com o 49, caso contrário coloco um 48 ou menor...

Deninson
24/10/2011, 11:45
Rafael
vou providenciar assim que eu tiver um tempo , estou bastante atarefado e ainda saindo de viagem.
Valeu

Felipe Françoso
27/12/2011, 23:31
Senhores (Fe_Jipeiro)

Arranjei uma Garrett T2 valvulada da Sprinter, caracol quente é .36 e frio .48
Agora lhes pergunto: dá pra rodar legal? basta mandar alguem mecher na bomba e sair andando?
Quanto ao coletor, se eu não quiser comprar aquele que vem nos kits, é possível adaptar o meu através de alguma flange para que se dimensione para turbina este meu original?
Não vou por intercooler, pois acho que vai restringir demais, além doque não vou pegar estrada para resfriá-lo o bastante, apenas em baixas velocidades (cidade) e trilhas, que não dará tempo de esquentar tanto, e vou obter passagem livre da turbina para o motor diretamente.
Tenho em mente de instalar o escape de "3 mesmo até o final, pois tenho um amigo aqui que possui um de "3 com APLinha msm. e roda bunito e ronca gostoso...

Abraços!

Fe_jipeiro
28/12/2011, 00:09
Senhores (Fe_Jipeiro)

Arranjei uma Garrett T2 valvulada da Sprinter, caracol quente é .36 e frio .48
Agora lhes pergunto: dá pra rodar legal? basta mandar alguem mecher na bomba e sair andando?
Quanto ao coletor, se eu não quiser comprar aquele que vem nos kits, é possível adaptar o meu através de alguma flange para que se dimensione para turbina este meu original?
Não vou por intercooler, pois acho que vai restringir demais, além doque não vou pegar estrada para resfriá-lo o bastante, apenas em baixas velocidades (cidade) e trilhas, que não dará tempo de esquentar tanto, e vou obter passagem livre da turbina para o motor diretamente.
Tenho em mente de instalar o escape de "3 mesmo até o final, pois tenho um amigo aqui que possui um de "3 com APLinha msm. e roda bunito e ronca gostoso...

Abraços!

Falae Xará ... blza???

Seguinte... já citaram essa turbina, se não estou enganado, e vou repetir a msm coisa ... Não serve para a Band ... são litragem diferentes de motores, essa turbina vai ficar muito pequena ... e pode mandar pro espaço rapidinho ela e seu motor ... rsrsrs ... Após a instalação de uma turbina adequada, basicamente é regular BI e valvulas, e tb fazer o escape de pelo menos 2,5" ...ai sim tá pronto pra rodar...

Qto ao coletor, o correto é comprar um q foi feito e dimencionado para turbinas ... senão nao tem um aproveitamento bom .... e pode ate prejudicar o motor ....pelo fato de restringir a passagem dos gases ...

Qto ao seu pensamento sobre intercooler, vc está equivocado... na minha opiniao qq preparacao de turbo, deveria vim acompanhado de um intercooler, para qq carro... rsrs vc citou q nao vai pegar estrada... ai q vc se engana, o ar da cidade/trilha, é mais quente q da estrada no cano de pressurização da turbina, pois praticamente nao há troca de calor, devido nao ter quase vento.... e em dia de sol... parece cano de escapamento, de tao quente q fica.... e outra, por mais q vc nao va pegar muita estrada, só a presença do intercooler, já faz a diferenca, msm tendo troca minima de calor na cidade, comparado na estrada... as vezes 500,00 q vc deixa de gastar, faz com q vc use seu motor bem menos... acho q nao vale a pena o risco...

O escape, se vc for colocar APL 240, eu recomendaria o de 2,5" para nao perder tanto em baixa... pois meia polegada, faz diferenca na pressurizacao...

Enfim... pensa bem, e procure fazer da melhor forma possivel esse turbinamento, para nao perder a melhor caracteristica da band, na minha opinião, a confiabilidade ...

Por favor, nao coloque essa turbina, ou APL240 com caracol muito pequeno (.36), pois vc soh vai restringir a saida de gases e vai ficar enganado pela alta pressao de turbo q possa dar ... mas vc estará gerando gases 2 vezes mais quentes na saida e a volumetria de ar pro motor, nao sera suficiente, podendo prejudicar a potencia e rendimento da band...

Desculpa o texto escrito de forma corrida...rsrsrs .. com pressa....

Absssssssssss

onduty
28/12/2011, 16:01
Eai galera ?

Falando de turbinar a band, estava com planos de turbinar a minha band tbm, porém o bloco do motor esta com uma pequena trinca no local do cilindro (onde encaixa a camisa quando faz a retifica), bom continuando, o bloco foi retificado e colocado duas camisas nesse cilindro trincado (uma camisa por dentro da outra) e o mecanico q fez esse serviço disse q não saberia se aguentaria turbo.

Então venho a vcs com essa duvida:

Será q poderia colocar o turbo no motor com esse tipo de serviço feito ?
Teria algum risco de trincar a camisa ?

E se puder colocar o turbo eu posso comprar o kit e instalar em casa mesmo ?

Desde já agradeço.

Valeu

Fe_jipeiro
28/12/2011, 16:07
Onduty,

Eu não recomendaria não ... A melhor coisa, ou é usar seu motor aspirado até o fim de vida dele e partir para um outro, ou se já tiver $$$ sobrando e querendo realmente um turbo, compre um OM 364LA agora e coloca... pois vc deve gastar perdo de 3k no turbinamento... talvez dando seu motor + o din din do turbinamento, a diferenca pouca para o OM 364 LA...

Abs...

estyvybeykr
29/12/2011, 10:28
[QUOTE=onduty;1598212]Eai galera ?

Falando de turbinar a band, estava com planos de turbinar a minha band tbm, porém o bloco do motor esta com uma pequena trinca no local do cilindro (onde encaixa a camisa quando faz a retifica), bom continuando, o bloco foi retificado e colocado duas camisas nesse cilindro trincado (uma camisa por dentro da outra) e o mecanico q fez esse serviço disse q não saberia se aguentaria turbo.

Então venho a vcs com essa duvida:

Será q poderia colocar o turbo no motor com esse tipo de serviço feito ?
Teria algum risco de trincar a camisa ?

E se puder colocar o turbo eu posso comprar o kit e instalar em casa mesmo ?

Desde já agradeço.

Valeu[/QUOT

Kelvy sou da mesma opinião do Felipe, alias iria alem.

O André Cestari tem um bloco a venda de um 314, e tem um camarada vendendo um 14B faltando algumas peças .

Turbinar em casa só seria possivel se vc possuir uma viradeira de tubos, isso depois de adquirir as peças necessarias. Tô neste trampo tambem, já possuo tudo porem os tubos da pressurização e da descarga terei que morrer numa grana por fora, pra alguem fazer.

Muito embora exista um kit só pra turbinar sem intercoolar que talvez sim dê pra colocar em casa, que não acredito precisar mexer na descarga do veículo.

Senhores um 2012 repleto de Luz, Paz e Alegrias.

Forte abraço.

Estevão

sergioband83
29/12/2011, 11:48
Felippe,
Gostei dessa sua explicação do .36, pois estava pensando em trocar a minha que é .42. Como já te falei, a APl240 que tenho abre devagar e pouco no maximo 800gr, acho que é mais regulagem ou da turbina ou do LDA.
abs,
Sergio

Por favor, nao coloque essa turbina, ou APL240 com caracol muito pequeno (.36), pois vc soh vai restringir a saida de gases e vai ficar enganado pela alta pressao de turbo q possa dar ... mas vc estará gerando gases 2 vezes mais quentes na saida e a volumetria de ar pro motor, nao sera suficiente, podendo prejudicar a potencia e rendimento da band...

Desculpa o texto escrito de forma corrida...rsrsrs .. com pressa....

Absssssssssss[/QUOTE]

Fe_jipeiro
29/12/2011, 12:23
Falae Sergio, blza????

exatamente... ehehehe... eu ja testei o caracol quente .36 no meu OM 364..... eu tenho EGT, percebi q a temperatura subiu consideravelmente, o rendimento piorou... ou seja... nao recomendo.. rsrsrs... fica uma Merd****... eheheh

No seu caso, já te falei... abre mais essa BI.... eheheh.... sua APL é .42/.48, não é?? tem q chegar até 1,2 fácil.... mais q isso ela nao vai conseguir passar muito...

Abs...

sergioband83
29/12/2011, 14:30
Ok Fe,
Vamos diexar pra 2012.
Feliz Ano Novo, pro cê

Felipe Françoso
30/12/2011, 13:40
Fe_Jipeiro, valeu pela dica!!

Ainda me restam 2 dúvidas:
* Qual a diferença de uma turbina T2 para uma APL ou Kkk? Ouvi falar que quando o assunto é diesel, tem de ser T2, sei lá eu pq.
* Qual o mais indicado: Caracol quente menor que o frio ou o quente maior que o frio? Me disseram que o quente sendo maior que o frio, quando este cheio, imagine a rotação do que estará a do frio.

Abraços!!!!! e obrigado por compartilhar suas experiências.

Fe_jipeiro
30/12/2011, 19:33
Fe_Jipeiro, valeu pela dica!!

Ainda me restam 2 dúvidas:
* Qual a diferença de uma turbina T2 para uma APL ou Kkk? Ouvi falar que quando o assunto é diesel, tem de ser T2, sei lá eu pq.
* Qual o mais indicado: Caracol quente menor que o frio ou o quente maior que o frio? Me disseram que o quente sendo maior que o frio, quando este cheio, imagine a rotação do que estará a do frio.

Abraços!!!!! e obrigado por compartilhar suas experiências.

Xará ... no que puder ajudar, estamos na área.. rsrs

Então T2, T3, etc etc está relacionado ao Trim da turbina, o que seria isso?! Basicamente e a grosso modo falando, é a medida de raio/capacidade da turbina....

Pq geralmente nos motores diesel usam T2, pq geralmente motor diesel é de baixa rotação, comparado com motores de ciclo otto... Mas, em um motor diesel de preparação de nível A, onde tira-se pelo menos 100cv de cada cilindro, dependendo da litragem do motor, utilizam turbinas "gigantes" tb !! de T3 para cima... Não precisa ir muito longe, se vc pegar os motores MB, Scania, VW de grande porte, todos esse 6cc usam turbina .60 para cima..

Com relação aos caracóis ... não tem uma relação propriamente dita... tudo é cálculo para o melhor dimensionamento na utlização destinada... a grosso modo, quanto maior a quente mais potencia(cv) vc consegue tirar do motor, lógico tudo dimensionado, pois se for muito grande o motor não consegue encher a caixa quente, o carro fica somente para altas rotações.... Falando na parte fria agora, quanto maior, mais volume de ar consegue jogar pro motor.... com menor temperatura e pressão... por isso q digo q pressão nao significa nada... tem q ver o resto da configuração... podemos ter uma APL240 com 1,2kg de pressão e no msm motor colocar uma .50 com 0,5kg de pressão, gerando mais potencia do q a APL, pois o volume de ar dessa turbina será bem maior q a segunda...

Enfim, tudo é questão de estudo, dimensionamento e propósito para utilização....estrada/cidade, somente ciaddem somente estrada, somente trilha etc etc etc .... Para todas essas utilizações terão prós e contras.... positivo / negativo....

Espero ter ajudado e qq coisa, é so chamar...

Abssss

Dimasi
30/12/2011, 19:39
Falou o mestre hehehe
Eu só copiando, minha turbina sai em Janeiro se tudo der certo...
Agora imagina uma Band com 370 CV vixi
Abs
Fabiano

Fe_jipeiro
30/12/2011, 19:47
Ehehehehe

Menos menos Dimasi... rsrsrsr

ehehehe... Ainda chego lá... deixa meu motor abrir o bico ... algo bem preparado e durável, virá naquele bloco do 364.. ehehehhehe q com certeza renderá mais de 250cv.. rsrsrsrs

Absssss Feliz Ano Novo a todos... rsrsrs

Dimasi
30/12/2011, 20:07
Eu já fico satisfeito com 140, se bem que dizem que potência vicia, sempre se quer mais...
Feliz ano novo !

Fe_jipeiro
30/12/2011, 20:22
ehehehe exatamente... com certeza vicia e um detalhe muito importante..... não significa q vc tem 500cv num motor q vc vai usar essa potencia toda hora e em locais inapropriados,.... resrsrs... as pessoas confundem e criticam isso .. rsrsrs...

Absssss....

jorge.duarte
30/12/2011, 21:54
Pessoal,
Tenho uns links interessantes sobre turbos. Segue aí

Tudo sobre Turbo (http://www.drkmaster.kit.net/)
Turbo Tech Basic | Turbobygarrett (http://www.turbobygarrett.com/turbobygarrett/turbo_tech_basic)

Abs

Fe_jipeiro
31/12/2011, 01:16
Jorge,

Show de bola os links.... principalmente esse da Garrett onde vc pode escolher a turbina por range de HP, config e tamanho.. ehhehe...

O outro tb é show... passa bem objetivo cada conceito...

Abs....

Felipe Françoso
31/12/2011, 21:17
Mais uma vez, valeu Felipão!!!!!

Mas enfim...ainda estou na dúvida de qual turbina por...=/ caso surja opinioões ae, gentileza informarem as medidas das caracóis quente e frio, vlw.

Abraço a todos e feliz ano novo!!!

estyvybeykr
01/01/2012, 11:20
Falou o mestre hehehe
Eu só copiando, minha turbina sai em Janeiro se tudo der certo...
Agora imagina uma Band com 370 CV vixi
Abs
Fabiano

Cara vc já possui intercooler para seu turbinamento? Se caso não tiver ainda me fala que tenho um fornecedor com bom preço, pedi um pra mim semana passada e quem pedindo 02 o valor seja melhor ainda.

Forte abraço.

Estevão

jorge.duarte
01/01/2012, 12:53
Cara vc já possui intercooler para seu turbinamento? Se caso não tiver ainda me fala que tenho um fornecedor com bom preço, pedi um pra mim semana passada e quem pedindo 02 o valor seja melhor ainda.

Forte abraço.

Estevão

Estevao,
Quais são as medidas desse intercooler? tenho interesse, mas tenho que saber a medida, pois a Hilux é complicado em relação ao espaço!

Dimasi
01/01/2012, 13:44
Estevão, tb tenho interesse no intercooler, gostaria de saber as medidas pq minha Band tem ar.
Abs

Glauco mendes
01/01/2012, 17:22
A um tempo atraz o Estevão me enviou um cooler , o troço é show, a trubina que vou usar é uma lacon 42/48, ainda ñ fiz a instalação mas como a band entrará na reforma breve ñ vai dar outra turbo nela heheheheh....

Att...

estyvybeykr
02/01/2012, 11:19
Não possuo as medidas em mãos no momento, tô aguardando um cooler que encomendei deve chegar essa semana. Mas esse cooler é o ultilizado nos caminhões VW 8 120 , VW 8 150 , Ford Cargo 900 e qualquer coisa.

No topíco do turbinamento feito pelo Guiga talvez tenha essas medidas, foi este mesmo intercooler usado por ele. Copiei a formula dele(valeu Guiga por mais esse ensinamento KKKKKKK).

Verei com o vendedor e falo com os senhores se ele terá mais em estoque Ok.

Estevão

Dimasi
02/01/2012, 13:00
Estevão,
Amanhã vou deixar a Band no lanterneiro em Vargem grande onde tá a viatura do Carlos, para finalmente ver se consigo instalar os bancos trazeiros do Scenic. Essa semana tb estou saindo de férias e terei mais tempo e quando vc receber o intercooler eu posso dar uma olhada.
Abs
Fabiano

estyvybeykr
02/01/2012, 17:44
Estevão,
Amanhã vou deixar a Band no lanterneiro em Vargem grande onde tá a viatura do Carlos, para finalmente ver se consigo instalar os bancos trazeiros do Scenic. Essa semana tb estou saindo de férias e terei mais tempo e quando vc receber o intercooler eu posso dar uma olhada.
Abs
Fabiano

Fabiano tá marcado assim que receber te aviso e podera ve-lo, o vendedor me informou que deverá estar recebendo-o amanhã. Tambem perguntei se ele teria feito pedido para deixar no estoque de mais algum, ele me respondeu dizendo que receberá mais um na semana que vem.

Falei do seu interesse tambem por um, dependendo das medidas é claro.

Estevão

estyvybeykr
04/01/2012, 16:30
Não possuo as medidas em mãos no momento, tô aguardando um cooler que encomendei deve chegar essa semana. Mas esse cooler é o ultilizado nos caminhões VW 8 120 , VW 8 150 , Ford Cargo 900 e qualquer coisa.

No topíco do turbinamento feito pelo Guiga talvez tenha essas medidas, foi este mesmo intercooler usado por ele. Copiei a formula dele(valeu Guiga por mais esse ensinamento KKKKKKK).

Verei com o vendedor e falo com os senhores se ele terá mais em estoque Ok.

Estevão

Com prometido senhores medidas do intercooler na mão

Largura de orelha a orelha de fixação - 70cm
Largura de boca a boca de fixação dos mangotes 80cm
Altura 37cm
Espessura da colmeia 04cm
Espessura da caixa 07cm

Segue fotos do intercooler

Dimasi
04/01/2012, 19:23
Opa ! Medidas anotadas. Amanhã vou medir na Band. Mas parece que dá. Minha maior preocupação é com a espessura, pois tem o condensador do ar com ventoinha, mas 4 cm dá. vai ficar um sanduiche hehehe. Agora uma pergunta de leigo. O intercooler tem sentido de fluxo definido ? Pergunto isso pq a minha é com motor 14b e os coletores são invertidos em relação aos mb. De qq maneira, devo ir por esses dias num serralheiro, que segundo o Carlos, é perto da sua casa. Aí a gente combina para trocar umas figurinhas e tomar umas geladas.
Abs
Fabiano

estyvybeykr
05/01/2012, 09:37
Opa ! Medidas anotadas. Amanhã vou medir na Band. Mas parece que dá. Minha maior preocupação é com a espessura, pois tem o condensador do ar com ventoinha, mas 4 cm dá. vai ficar um sanduiche hehehe. Agora uma pergunta de leigo. O intercooler tem sentido de fluxo definido ? Pergunto isso pq a minha é com motor 14b e os coletores são invertidos em relação aos mb. De qq maneira, devo ir por esses dias num serralheiro, que segundo o Carlos, é perto da sua casa. Aí a gente combina para trocar umas figurinhas e tomar umas geladas.
Abs
Fabiano

Fabiano a cerva já tá marcado KKKKKKKKKKKKK.
Quanto as medidas, 04 cm é na parte mais fina ou seja na colmeia, já na caixa chega a 07 cm
Instalei na minha band deixando uns 05cm entre o radiador e mais uns 05 entre a grade dianteira, como não tenho ar cond. na minha deixei para ver se fica com melhor circulação de ar entre os radiadores. Mas se ficar colado um no outro acredito que caiba di boa.
Não existe sentido definido de fluxo, pois com a turbina empurrando o ar , e ela que define mesmo.

Qualquer coisa é só falar.

Forte abraço.

Estevão

fabiano soriano
05/01/2012, 14:49
Mas enfim...ainda estou na dúvida de qual turbina por...=/ caso surja opinioões ae, gentileza informarem as medidas das caracóis quente e frio, vlw.

Abraço a todos e feliz ano novo!!![/QUOTE]

Fala Françoso, tenho na minha band (motor 318/s) uma garrett 42/48 com interccoler dos caminhões VW 8-150 a instalação desta turbina e do conjunto, foi feita em 2008 e até hoje não há folga no rotor e tudo funciona muito bem, alcanço 1kg bem rápido e ando nas estradas sem pisar muito e com 0,6 kg de pressão.
Só que meu motor está preparado com pistões ovalados (turbo) do OM-352 e comando do 914.

O restante como bicos e bomba injetora estão originais, sem alterações.

Ficou muito bom e o mais importante é que não dá pau!!! (pelo menos até agora, está "bala")

Abrass

Felipe Françoso
05/01/2012, 22:05
Grande fabiano soriano!!!

Valeu pelo relato!!! Enfim acabei adquirindo a T2 Garrett 36/48 original da sprinter 310, por 350 latinhas usada em bom estado segundo o mecânico, sem folgas. Como não vou instalar agora, pode ser que eu até a revenda se for o caso, para encaixar uma mais adequada ao motor, mas antes vou testar essa e ver oque dar, acredito que encherá mega rápido, o que eu preciso, já que minha Band é 1981 e não saiu com reduzida, mas sim apenas traçada, portanto a turbininha vai ajudar e muito!!!!

Ouvi falar muito bem do interccoler dos caminhões VW 8-150, inclusive meu mecânico da band que possui uma, ele e sua família inteira, instalou o mesmo equipamento. é de bom tamanho e reforçado.

Pretendo alcançar essa medida 42/48, e quero instalar Booster.

Abraço!!!!

Fe_jipeiro
06/01/2012, 00:06
Pretendo alcançar essa medida 42/48, e quero instalar Booster.

Abraço!!!!

Xará.. blza???

Meus 2 cents... rsrsrs... para instalar o booster, ou a turbina tem q ser valvulada, ou tem q colocar uma valvula pop-off no coletor de escape...

Outro ponto, na minha opinião, booster soh vale a pena, qdo vc vai utilizar pressao acima de 1,5kg.... e a apl240 convencional nao bate isso no motor da band... eu coloquei booster na minha band.... mas agora com a reforma, tirei o sistema... ta direto agora... deixei pra 2kg...

Absss

canzilao
07/01/2012, 15:44
Xará.. blza???

Meus 2 cents... rsrsrs... para instalar o booster, ou a turbina tem q ser valvulada, ou tem q colocar uma valvula pop-off no coletor de escape...

Outro ponto, na minha opinião, booster soh vale a pena, qdo vc vai utilizar pressao acima de 1,5kg.... e a apl240 convencional nao bate isso no motor da band... eu coloquei booster na minha band.... mas agora com a reforma, tirei o sistema... ta direto agora... deixei pra 2kg...

Absss
Felipe mais vc ainda ta usando a K-16???
E que meleca é essa de booster que vc fala, e na sua tem o cooler do VW 8-150 ??
Estyvy se der certo esse coller com a K-16, pode reservar um pra mim tbm, e se tiver como meu irmão que mora em niteroi pode pegar ai pra mim .
Grande abraço.

Fe_jipeiro
07/01/2012, 18:22
Canzilao,

Uso a k-16 sim.... uso tb o intercooler do 8-150...

O booster, eh basicamente um sistema de valvula, q interrompe a passagem do ar para a wastegate da turbina, fazendo ela ficar inativa e a turbina gerando pressao/potencia maxima.....

Na epoca q eu estava usando... deixei a wastegate da turbina para acionar com 1,5kg... e ai limitei minha BI para 2kg de pressao, qdo eu acionava o booster, ou seja, qdo deixava a turbina trabalhar a todo vapor.... se eu nao tivesse limitado na BI, ela passa de 2kg...

Agora, q removi o booster, deixei a wastegate e BI regulados para 2kg direto..... quem vai controlar ou nao a pressao agora, é meu pé.. rsrsrs

Não sei se consegui ser claro... mas qq duvida... soh perguntar...

Abs...

canzilao
07/01/2012, 18:33
Beleza meu brother Felippe tá anotado sua dica, entendi perfeitamente a explicação.
Agora só mais uma duvida, dá pra fazer um sanduiche de radiador, intercooler, e o condensador do ar condicionado na frente da toy com esse cooler do 8-150 ???

rbata
07/01/2012, 18:40
Felippe, uma curiosidade.

A quantos RPM mais ou menos tua turbina tá dando 2kg ??? Ela bate isso nas primeiras marchas também ou só nas últimas ???

A minha band, na cidade, desde primeira até terceira marcha normalmente dá pico de 0,6~0,8bar. O ponteiro começa a mostrar alguma pressão a partir dos 1000rpm.

Na estrada, se pisar fundo em quarta e quinta marcha ela passa de 1bar (acima de 2500rpm). Porém não sei qual o máximo pois o manômetro vai até 1bar... ele encosta o ponteiro.... e a válvula da K16 acho que está com a regulagem original de fábrica, provavelmente 1,5bar. Mas acho que nunca chegou a 1,5 pois não escuto barulho nenhum de descarga da wastegate (se é que é possível escutar). E se não me engano o Joãozinho limitou na BI para atingir no máx 1,2 se não me engano, e os bicos da minha são tamanho originais (diferente da sua).

Essa semana vou fazer o serviço de escapamento na minha. Vou remover o primeiro silencioso (pequeno), e na traseira vou fazer uma derivação para dois silenciosos "semi-esportivos"... assim divido o fluxo para não restringir a turbina e quem sabe fico com um som mais discreto. Mas vou manter tudo em 2,5 polegadas mesmo para não complicar muito o serviço. Vou tentar fazer o snorkel também, porém com 3 polegadas.

Vc já pensou em colocar a sua num dinamômetro??? Tem idéia de quanto custa esse serviço???

A minha antes parecia um carro 1.0 carregado de gente.... agora parece um carro 1.6...rs

Abs....

canzilao
07/01/2012, 18:46
A minha antes parecia um carro 1.0 carregado de gente.... agora parece um carro 1.6...rs

Abs....
Mais é um 1.6 cheio ou vazio ??? rsrsrsrs.

rbata
07/01/2012, 19:02
Ai tanto faz Canzilao....rs

Pq 1.6 nem dá pra sentir muita diferença se tá carregado ou não.... dureza é rodar com 1.0 lotado de gente e bagagem.

Dimasi
07/01/2012, 19:09
Elgen,
Com as medidas que o Estevão passou, acho que dá sim para colocar o intercooler com o condensador. O problema é a ventoinha, mas tb tem jeito. Semana que vem vou ver se marco com o Estevão para ver in loco e tirar algumas idéias.
Abs

Fe_jipeiro
07/01/2012, 19:46
Felippe, uma curiosidade.

A quantos RPM mais ou menos tua turbina tá dando 2kg ??? Ela bate isso nas primeiras marchas também ou só nas últimas ???

A minha band, na cidade, desde primeira até terceira marcha normalmente dá pico de 0,6~0,8bar. O ponteiro começa a mostrar alguma pressão a partir dos 1000rpm.

Na estrada, se pisar fundo em quarta e quinta marcha ela passa de 1bar (acima de 2500rpm). Porém não sei qual o máximo pois o manômetro vai até 1bar... ele encosta o ponteiro.... e a válvula da K16 acho que está com a regulagem original de fábrica, provavelmente 1,5bar. Mas acho que nunca chegou a 1,5 pois não escuto barulho nenhum de descarga da wastegate (se é que é possível escutar). E se não me engano o Joãozinho limitou na BI para atingir no máx 1,2 se não me engano, e os bicos da minha são tamanho originais (diferente da sua).

Essa semana vou fazer o serviço de escapamento na minha. Vou remover o primeiro silencioso (pequeno), e na traseira vou fazer uma derivação para dois silenciosos "semi-esportivos"... assim divido o fluxo para não restringir a turbina e quem sabe fico com um som mais discreto. Mas vou manter tudo em 2,5 polegadas mesmo para não complicar muito o serviço. Vou tentar fazer o snorkel também, porém com 3 polegadas.

Vc já pensou em colocar a sua num dinamômetro??? Tem idéia de quanto custa esse serviço???

Abs....

Opa.... vamos lá....

a 1ª marcha, no reto/descida chega a 1,7kg e na subida bate 2kg sim.... as demais marchas... tanto faz se eh subida ou descida, batem 2kg de pressao... e de ré consigo 0,8kg na reta..... realmente a pressao ja comeca perto de 1000 rpm.... se sair arregassando, sem dó do acelerador, chego a 2kg com 2500 rpm... porem minha embreagem msm preparada, patina muito saindo assim...

bom vejo 4 situações para seu caso...

1ª O Joaozinho mexeu na posicao de fixação da wastegate???? se sim, pode ser q a posicao ta um pouco aberta, nao deixando ganhar pressao.... msm q ele nao tenha mexido, seria bom verificar... a regulagem eh feita nas 2 porcas da aste da valvula... tem q soltar e trazer tudo para o lado da cabeca da valvula....

2ª Regulagem da BI, talvez abrir um pouco mais o débito.... está soltando fumaca preta???? realmente meus bicos de maior vazao, faz diferenca... mas a pressao da sua era para estar bem alta tb... tenho um amigo q fez igual vc... sem intercooler e a band dele bate 1,7kg... nota-se q a minha tem mais puxada e folego q a dele, mas isso é devido ao bico...

Essas próximas 2 opcoes, talvez são as de principais mudancas:

3ª Se seu escape esta com o abafador e silencioso original, esta restringindo a saida de ar... entao deixe de 2,5" msm e coloque o abafador chamado "turbao".... sua band ficara silenciosa e nao restringirá nadinha nadinha... de preferencia com menos curva possivel.... ahhhhh coloque a termotape ... custa cerca de 10 reais o metro.... e acaba com o calor... fiz isso na minha e nao sinto mais nada....

4ª Filtro de ar..... vc esta usando os 2 elementos, ou soh o grandao???? deixe somente o grandao... e na cidade/estrada asfaltada ou sem muita poeira, ande com a tampa aberta do filtro... vc vai ver a diferenca... vai encher muito mais rapido... a alimentacao dessa turbina é muito importante... pq ela chupa ar muito rapido e se estiver restringindo, nao adianta em nada ..... na minha, eu aumentei a saida do filtro q vai pra turbina, deixando no msm diametro 3".... e ai vc tb faz o snorkel de 3" e a saida do filtro q conecta no snorkel tb de 3".......

Bom... a primeira vista acho q eh isso....

Essa semana fechei minha BI para passar na controlar.... msm assim consigo bater 1kg, demora mas alcanço.. rsrsrs.... deixa eu voltar a regulagem, q faço um video para vcs verem... vou fazer um com a BI fechada e outro depois com ela no normal...

Qto ao dyno.... vou colocar sim... porem quero mexer na minha embreagem para nao patinar mais... estou esperando ela acabar e preparar novamente, soh q agora em outro lugar.... ai vou botar pra moer no dino... ehehehe nao quero nem ver o q vai dar.. ahuahauhauauhauha

Absssss

estyvybeykr
07/01/2012, 21:18
Elgen,
Com as medidas que o Estevão passou, acho que dá sim para colocar o intercooler com o condensador. O problema é a ventoinha, mas tb tem jeito. Semana que vem vou ver se marco com o Estevão para ver in loco e tirar algumas idéias.
Abs

Fabiano eu reposicionei o intercooler, colei ele no radiador e sobrou 08cm de distância entre intercooler e grade dianteira. Se o condensador do ar for bem fininho assim como a ventuinha, provavelmente o sanduiche caberá.
Eu estava guardando uma ventuinha de Van (Ducato) para por quando colocasse ar cond. na minha, mas esse não caberá.
Derrepente dia 11/01 irei até a Lagoa juntar-me aos VVQuensses, se eu conseguir chegar por lá terá uma otima oportunidade de ver a bagaça Ok.

Dimasi
08/01/2012, 13:03
Falou Estevão.
Acho que subindo um pouco o condensador, dá para posicionar a ventuinha na abertura da grade. Outro trampo vai ser passar o tubo que vem da turbina pro intercooler. No meu caso o vaso de expansão fica bem no caminho.
Abs

rbata
08/01/2012, 15:00
Opa.... vamos lá....

a 1ª marcha, no reto/descida chega a 1,7kg e na subida bate 2kg sim.... as demais marchas... tanto faz se eh subida ou descida, batem 2kg de pressao... e de ré consigo 0,8kg na reta..... realmente a pressao ja comeca perto de 1000 rpm.... se sair arregassando, sem dó do acelerador, chego a 2kg com 2500 rpm... porem minha embreagem msm preparada, patina muito saindo assim...

bom vejo 4 situações para seu caso...

1ª O Joaozinho mexeu na posicao de fixação da wastegate???? se sim, pode ser q a posicao ta um pouco aberta, nao deixando ganhar pressao.... msm q ele nao tenha mexido, seria bom verificar... a regulagem eh feita nas 2 porcas da aste da valvula... tem q soltar e trazer tudo para o lado da cabeca da valvula....

Na verdade ele disse que nem mexeu na regulagem da válvula... está original como veio... provavelmente 1,5 bar... como vc comentou.

2ª Regulagem da BI, talvez abrir um pouco mais o débito.... está soltando fumaca preta???? realmente meus bicos de maior vazao, faz diferenca... mas a pressao da sua era para estar bem alta tb... tenho um amigo q fez igual vc... sem intercooler e a band dele bate 1,7kg... nota-se q a minha tem mais puxada e folego q a dele, mas isso é devido ao bico...

O Joãozinho disse que regulou a BI para máximo de 1,2 bar... ela não está soltando fumaça preta não... só solta um pouco de fumaça quando o motor está frio em dias mais frios... ou quando dá uma acelerada forte... mas não chega a sair aquela fumaça preta não. Acho que até aceitaria mais um pouco de abertura do débito.

Então, a minha não sei quanto bate de máximo pq o manômetro só vai a 1bar.... e na estrada, pisando fundo, durante a aceleração o ponteiro encosta no batente. Vou procurar um outro manômetro com escala até 2bar e de preferência de fundo preto para combinar com o restante do painel da Band.

Essas próximas 2 opcoes, talvez são as de principais mudancas:

3ª Se seu escape esta com o abafador e silencioso original, esta restringindo a saida de ar... entao deixe de 2,5" msm e coloque o abafador chamado "turbao".... sua band ficara silenciosa e nao restringirá nadinha nadinha... de preferencia com menos curva possivel.... ahhhhh coloque a termotape ... custa cerca de 10 reais o metro.... e acaba com o calor... fiz isso na minha e nao sinto mais nada....

É, isso deve dar uma melhora significativa também... já está marcado pra quarta-feira, vou levar pro cara refazer o escapamento... com 2,5pol mesmo... sem o primeiro silencioso... e no final dividindo em dois silenciosos "semi-esportivo"... segundo o cara, ainda mais silencioso que o "turbão".

Vou aproveitar e pedir pra ele colocar a termotape.... só não sei se vou encontrar facilmente por aqui. Qualquer loja de escape tem isso ?????

4ª Filtro de ar..... vc esta usando os 2 elementos, ou soh o grandao???? deixe somente o grandao... e na cidade/estrada asfaltada ou sem muita poeira, ande com a tampa aberta do filtro... vc vai ver a diferenca... vai encher muito mais rapido... a alimentacao dessa turbina é muito importante... pq ela chupa ar muito rapido e se estiver restringindo, nao adianta em nada ..... na minha, eu aumentei a saida do filtro q vai pra turbina, deixando no msm diametro 3".... e ai vc tb faz o snorkel de 3" e a saida do filtro q conecta no snorkel tb de 3".......

Bom... a primeira vista acho q eh isso....

A minha está apenas com o filtro principal... aquele ciclone/separador centrifugo plástico foi removido... agora não sei se existe algum além do filtro de papel principal.

É, vou tentar revisar toda a entrada de ar com 3 polegadas... só o snorkel acho que não será suficiente.... vou testar ela sem a tampa do filtro tb...

Essa semana fechei minha BI para passar na controlar.... msm assim consigo bater 1kg, demora mas alcanço.. rsrsrs.... deixa eu voltar a regulagem, q faço um video para vcs verem... vou fazer um com a BI fechada e outro depois com ela no normal...

Qto ao dyno.... vou colocar sim... porem quero mexer na minha embreagem para nao patinar mais... estou esperando ela acabar e preparar novamente, soh q agora em outro lugar.... ai vou botar pra moer no dino... ehehehe nao quero nem ver o q vai dar.. ahuahauhauauhauha

Absssss

Aí eu quero ver.... não se esqueça do vídeo....

Será que rola fazer dino com pneus MUD ????? rs

Se achar algum lugar bom pra fazer o dino.... me avisa.... quem sabe não fazemos junto e já pedimos um desconto... seria legal colocar uma band original junto para fazer o comparativo.

Depois que refizer o escape e entrada de ar posto meus comentários... valeu! abs!

marciorank@gmail.com
08/01/2012, 21:43
Boa noite galera das band.

Estive lendo as informaçoes dos colegas sobre as turbinas das
band dos amigos ai do forum e gostaria de uma ajuda,(se puderem
me ajudar é claro).
Tenho uma band 82 longa com motor 608 porem feito todo novo
e passado para o 709 (pistoes comando BI etc, muito ben feito)
tenho ela a 4 anos porem conheço a 10 anos, esta com quase
100.000 km e não me encomodo em nada.

Meu problema:
ela estava turbinada e eu interculei, comprei uma colmeia e montei as
caixas, ficou mais ou menos no tamanha ai das fotos de voces,
funcionou muito bem( equenta o tubo da entrada e fica gelado o da saida )
tenho a caixa 5 marchas, porem ela demora muito para encher a turbina,
tenho que judiar bem para chegar em 1kg, o escapamento é de 2,5"
direto sem silencioso, filtro de ar uso o mesmo das land rover e uso
sem a tampa do filtro para puxar mais leve, a turbina e uma master power,
como ja peguei ela montada não sei a numeraçao do caracol quente.

Se alguem puder me dar ulgumas dicas agradeço,
ABRAÇO E INTÉ +

Felipe Françoso
10/01/2012, 00:48
Fe_jipeiro, poderia informar a mediada dos caracóis da sua K16 do cargo 815? E se trata-se de uma T2?

Obs. a T2 q peguei é valvulada sim, possibilitando a instalação do booster. O caracol frio até que tem a medida adequada para minha band (.48), só a quente que tá muito pequena mesmo (.36), o que é ideal para carros 1000, portanto verei se consigo trocar a carcaça quente para outra que me sirva...(.42 por exemplo).

Você não acha que ta judiando do MB largando 2KG a vontade...?

Fe_jipeiro
10/01/2012, 11:37
Rafael(rbata),

Demorou .. vamos marcar sim pra botar no Dyno ... o pneu nao vai influenciar nao..... na realidade acho q será interessante, pois estou com oneus 35" e relação 12x35.... uma boa diferenca da band "original"... eheheeheh... vamos ver qual será a velocidade final no Dyno.... na estrada ja botei 167 km/h e ainda sobrava motor ....

Faz esses modificacoes... e verifica a questao da regulagem de wastegate e BI... q provavelmente ficará show....

Fe_jipeiro
10/01/2012, 11:41
Boa noite galera das band.

Estive lendo as informaçoes dos colegas sobre as turbinas das
band dos amigos ai do forum e gostaria de uma ajuda,(se puderem
me ajudar é claro).
Tenho uma band 82 longa com motor 608 porem feito todo novo
e passado para o 709 (pistoes comando BI etc, muito ben feito)
tenho ela a 4 anos porem conheço a 10 anos, esta com quase
100.000 km e não me encomodo em nada.

Meu problema:
ela estava turbinada e eu interculei, comprei uma colmeia e montei as
caixas, ficou mais ou menos no tamanha ai das fotos de voces,
funcionou muito bem( equenta o tubo da entrada e fica gelado o da saida )
tenho a caixa 5 marchas, porem ela demora muito para encher a turbina,
tenho que judiar bem para chegar em 1kg, o escapamento é de 2,5"
direto sem silencioso, filtro de ar uso o mesmo das land rover e uso
sem a tampa do filtro para puxar mais leve, a turbina e uma master power,
como ja peguei ela montada não sei a numeraçao do caracol quente.

Se alguem puder me dar ulgumas dicas agradeço,
ABRAÇO E INTÉ +

Marcio,

blza??? ela passava de 1 kg tranquilo antes de intercoolar???? se sim, o intercooler está mal dimensinado e restringindo a passagem de ar para a admissao..... sua turbina é uma apl240, sabe informar? e qual medida da caixa quente ????

outra coisa, é o filtro de ar... o da land é menor q da band.... um dos fatores de nao estar rendendo legal pode ser esse tb.... pois a config do seu motor, é pra ficar bem arisco tb....

Abs....

Fe_jipeiro
10/01/2012, 11:52
Fe_jipeiro, poderia informar a mediada dos caracóis da sua K16 do cargo 815? E se trata-se de uma T2?

Obs. a T2 q peguei é valvulada sim, possibilitando a instalação do booster. O caracol frio até que tem a medida adequada para minha band (.48), só a quente que tá muito pequena mesmo (.36), o que é ideal para carros 1000, portanto verei se consigo trocar a carcaça quente para outra que me sirva...(.42 por exemplo).

Xará ...

Uma comparação muito boa de fazer, é comparar essa k-16 do cargo 815 com a GT-25 dos MWM sprint 6cc....essa ultima, é .50frio/.63quente... a k-16 tem performance superior a ela..... nao tenho as medidas em maos... inclusive ja foi pedido aki no forum... soh tirando a turbina e medindo.... mas seria algo entre .48frio/.48 e .50/.48 ...... essas medidas nao mostram nada... o segredo, mais conhecido como pulo do gato, rsrs, está no coração da turbina, rotor e compressor, isso é o q importa.... esses dois juntamente com as caixas fria/quente bem dimensionadas, fazem a diferenca.....

Tanto a apl240, essa k-16 e a gt-25, sao da familia T3 .... por isso q te digo q essa T2 ficará pequena no motor da band.... pois o conjunto de rotor e compressor dela é pequena, mesmo tendo caixa fria .48 ......

T2 geralmente sao utilizadas na linha diesel, ate motores de 2.8 litros.

Você não acha que ta judiando do MB largando 2KG a vontade...?

Ahuuahuahu... se judia.. judia judia sim... mas sabendo pilotar... a durabilidade continua a mesma... 99% do tempo na passa de 1kg... pois dentro da cidade nao da pra andar tanto...

Absss

canzilao
10/01/2012, 12:17
Felippe eu tenho certeza que ja te perguntei sobre isso, mais a memoria aqui ta igual a dinheiro, curtinha curtinha.
Seu motor tem jet cooler, e que pistão vc usa?? ele é 314??
To fazendo uma relação das coisas que preciso fazer pra poder deixar a minha toy tinindo quando for interna-la na oficina, pois vai ser tudo de uma vez só, turbina, ar, intercooler, lata, pintura, tapeçaria, e perfumarias, agosto que me aguarde.
Abração.

marciorank@gmail.com
10/01/2012, 12:45
Marcio,

blza??? ela passava de 1 kg tranquilo antes de intercoolar???? se sim, o intercooler está mal dimensinado e restringindo a passagem de ar para a admissao..... sua turbina é uma apl240, sabe informar? e qual medida da caixa quente ????

outra coisa, é o filtro de ar... o da land é menor q da band.... um dos fatores de nao estar rendendo legal pode ser esse tb.... pois a config do seu motor, é pra ficar bem arisco tb....

Abs....
Fe jipeiro
blz?
quando coloquei o intercooler ela melhorou.
a turbina é uma apl240, não sei te informar qual a medida do caracol quente,
em sua opinião qual deveria ser, para eu saber seria so desmontando toda?
o elemento filtro de ar é aquele importado para land, ele é com um papael mais
transparente justamente para puxar o ar mais leve, e este elemento tem o mesmo
tamanho do elemento do 608 (que é a carcasa que tem em minha band)

Fe_jipeiro
10/01/2012, 14:47
Canzilao,

Meu motor é um OM 364, tenho uma band com 314s, mas essa ainda nao tá turbinada.. rsrs ..

Marcio,

Deixa eu entender .. em que momento ela perdeu força, pelo seu texto, parece q foi depois do intercooler ....
A caixa quente q fica boa com a apl240 para a band, é a .48.... dá uma olhada, pois perto da base de fixacao da turbina no coletor, tem timbrado o tamanho ".algumacoisa", ".48", ".63", etc etc...

Sobre o filtro, o correto eh utilizar o suporte do 709, utilizando o filtro grande do proprio 709 .. ou mesmo do 710... da pra usar tb o elemento da f250 com o filtro aberto, porem este ultimo devido ao tamanho do suporte, no meu teste perdeu desempenho....

estyvybeykr
10/01/2012, 14:48
Felippe eu tenho certeza que ja te perguntei sobre isso, mais a memoria aqui ta igual a dinheiro, curtinha curtinha.
Seu motor tem jet cooler, e que pistão vc usa?? ele é 314??
To fazendo uma relação das coisas que preciso fazer pra poder deixar a minha toy tinindo quando for interna-la na oficina, pois vai ser tudo de uma vez só, turbina, ar, intercooler, lata, pintura, tapeçaria, e perfumarias, agosto que me aguarde.
Abração.

Elgen amigão quando parei a minha pra fazer menos que isso fiquei 04 anos sem Band. Então prepara o coração que muitas coisas acabam atrapalhando o desenvolvimento de outras KKKKKKKKKKKKKKK.

Forte abraço e sucesso na empreitada.

Estevão

canzilao
10/01/2012, 19:06
Estevão aqui ja fiz a instalaçao dos freios a disco, a D/H, cambio, rodas livres novas, terminais de direção, relações 12/35, rolamentos todos novos, embreagem zera, troquei os reservatorios de fluidos dos freios e da embreagem, o eixo dianteiro de homocinetica, e muitas outras coisinhas.
Vou voar essa safra ate final de junho, dai vou pra praia em julho, inicio de agosto eu coloco ela em cima de um caminhao e desço pra Paranavai se der certo pra fazermos la o serviço, mais ja tenho em mente, vamos descer toda a carroceria, dar uma geral no chassi, dai voltamos o motor e ja fazemos a turbina, o coller e ja preparamos o ar condicionado.
Partimos pra lata que é basicamente trocas, pois ja tenho as peças aqui em casa; caixas das rodas traseiras, portas modernas, caixas de ar das portas, ventarolas dos pés, o logo bandeirante, o quadro de parabrisa, o teto, a longarina da porta traseira, as latinhas superiores das portas, e fica faltando os bancos novos, o tanque adicional em inox que o soldador da empresa vai fazer pra mim, tenho tambem os estribos, o suporte de estepe, a mult-lock e a freio carneiro, e não posso me esquecer tambem das rodas Mickey Thompson zeradas.
Eu não tenho ideia de quanto tempo vai demorar essa listinha, mais já que esta quase tudo na mão, espero que não demore muito tempo, e tenho acompanhado os serviços do pessoal da Donivel e até agora estou satisfeito com o que tenho visto.
Nas aquisições ainda falta o ar condicionado, o volante moderno, turbina, intercooler, eixo flutuante, e a duvida se vou conseguir instalar uma K-16 no 314 ou se meto a mão na caixa de abelha no final da safra e encare logo um 364LA que é algo que não me foge muito da ideia pois ai sei que a usina de força vai ser sem defeitos.
Abração meu amigo.

Dimasi
10/01/2012, 21:02
Elgen
Ainda bem que a tua mulher não entra no fórum, senão vc ia voar e não voltava mais para casa huahuahua.
Abs

hercilio.neto
10/01/2012, 21:16
Elgen
Ainda bem que a tua mulher não entra no fórum, senão vc ia voar e não voltava mais para casa huahuahua.
Abs

Rararararararará

Ia voar sem o avião!!!!!

E a turbulenta ia junto.

canzilao
10/01/2012, 22:06
Rararararararará

Ia voar sem o avião!!!!!

E a turbulenta ia junto.
Ah tá que ela ja não me deu a facada pra que eu possa fazer a minha viatura, como ja disse pra alguns colegas aqui do forum, em julho vou pra praia de de Fiat IDEA zero km, presente pra patroa rsrsrs, alias pedido da patroa.
Tudo nessa vida tem um preço, e essa turbulenta ta ficando cara demais da conta meus amigos, cara demais.

hercilio.neto
10/01/2012, 22:27
Canzil,
O prazer de montar uma viatura do seu jeito, vale cada centavo, não é messs?

canzilao
10/01/2012, 22:39
Hercilio essa toy ja rendeu conversa, briga, greve e todas as outras coisas que todos aqui sabemos que acontece.
Mais realmente vale cada centavinho, cada moedinha investida, cada dia de tristeza de vê-la parada na garagem do predio.
Alias aqui no predio por conta dela estar parecendo um carro velho, teve vizinho que começou a jogar lixo dentro da mesma (lata de refrigerante, papel de sorvete, garrafa de agua) e isso ja foi motivo de confusão grande, pois eu ja avisei ao zelador e à sindica que se eu pegar esse porco(a), vai dar policia, pois vou responder por lesão corporal grave.
Poxa meu amigo, ela toda feiosa como esta na garagem eu ja gastei mais de 30 mil entre a aquisiçao e a primeira internação de oficina.
Até o final de 2012 ela vai ser top, capa de revista.
Abraço.

marciorank@gmail.com
11/01/2012, 06:27
Canzilao,

Meu motor é um OM 364, tenho uma band com 314s, mas essa ainda nao tá turbinada.. rsrs ..

Marcio,

Deixa eu entender .. em que momento ela perdeu força, pelo seu texto, parece q foi depois do intercooler ....
A caixa quente q fica boa com a apl240 para a band, é a .48.... dá uma olhada, pois perto da base de fixacao da turbina no coletor, tem timbrado o tamanho ".algumacoisa", ".48", ".63", etc etc...

Sobre o filtro, o correto eh utilizar o suporte do 709, utilizando o filtro grande do proprio 709 .. ou mesmo do 710... da pra usar tb o elemento da f250 com o filtro aberto, porem este ultimo devido ao tamanho do suporte, no meu teste perdeu desempenho....
Bom dia amigo

na verdade quando eu comprei ela ja andava fraca ai eu fui melhorando,
coloquei o intercooler= melhorou um pouco
abri um pouco a bi= melhorou um pouco
mas sabe como é, a gente sempre quer mais rsrsrsrs......
quanto ao filtro obrigado pela dica, vou procurar um dos709 ou 710,
(voce nao tem alguma foto deste filtro?)
estarei fora dos contatos ai no forum por uns 20 dias,
estou saindo agora de casa (sul de santa catarina
destino espirito santo) assim que retornar trocamos
novas idéias
ABRAÇOS

rbata
11/01/2012, 09:31
Bom dia amigo

na verdade quando eu comprei ela ja andava fraca ai eu fui melhorando,
coloquei o intercooler= melhorou um pouco
abri um pouco a bi= melhorou um pouco
mas sabe como é, a gente sempre quer mais rsrsrsrs......
quanto ao filtro obrigado pela dica, vou procurar um dos709 ou 710,
(voce nao tem alguma foto deste filtro?)
estarei fora dos contatos ai no forum por uns 20 dias,
estou saindo agora de casa (sul de santa catarina
destino espirito santo) assim que retornar trocamos
novas idéias
ABRAÇOS

Marcio talvez vc estivesse muito acostumado com carros fortes.... acho que o problema pode ser esse...rs

Talvez vc não tenha dirigido uma band sem turbina ainda.... tem que ter MUITA paciência... não é pra qq um.

A sua Band, quando vc pega uma subida forte numa estrada rápida (80~100km/h) vc consegue manter velocidade constante numa subida em quinta marcha por exemplo??? Com a band aspirada/original, vc tem que jogar quarta marcha e dependendo da subida até terceira.

Que tamanho de pneu vc utiliza???

Sabe qual é a relação do diferencial da tua Band??? Será que já foi alongado???

marciorank@gmail.com
15/01/2012, 14:01
Marcio talvez vc estivesse muito acostumado com carros fortes.... acho que o problema pode ser esse...rs

Talvez vc não tenha dirigido uma band sem turbina ainda.... tem que ter MUITA paciência... não é pra qq um.

A sua Band, quando vc pega uma subida forte numa estrada rápida (80~100km/h) vc consegue manter velocidade constante numa subida em quinta marcha por exemplo??? Com a band aspirada/original, vc tem que jogar quarta marcha e dependendo da subida até terceira.

Que tamanho de pneu vc utiliza???

Sabe qual é a relação do diferencial da tua Band??? Será que já foi alongado???
Boa tarde amigo
meu pai ja teve umas band sem turbina, meu deus, é de chorar, isso que ja era 709.
minha band na estrada so vai para 4 marcha se for em uma serra ou ter que reduzir
muito a velocidade, caso contrario o motor nao se entrega, os pneus que uso são
265/75/ 16 e estou querendo colocar uns maiores para que ela tambem fique mais longa
e com uma aparencia ainda melhor.
em viagem em estrada plaina com gps ela chegou em 145 km/h, mas sabe como é,
a gente sempre quer mais, rsrsrs...........

Felipe Françoso
13/02/2012, 22:11
Fe_jipeiro, valeu mais uma vez pelas dicas!!!

Em abril vem aí a k16, estou cotando numa autorizada ford aqui perto de casa, vou aproveitar e pedir as medidas dos caracóis e lhes informo, de repente... a bixa vai piar bonito...Por gentileza, poste vídeos com o som da menina, desde motor a ponteira de escape.

Felipe Françoso
14/02/2012, 19:12
Preço da k16 numa autorizada Ford aqui nas redondezes R$2.000,00 =X trata-se da mesma turbina porém da marca Holsset, o vendedor disse que da Borg ele tbm teria, porém no msm preço, vamos precisar ir além na cotação, ele não soube dizer as medidas dos caracóis, portanto a tiramos da caixa, e no plastico ainda não conseguimos localizar, a impressão que dá é que o caracol quente é levemente menor que o frio.

Aguardo vídeos...

Abraços!!!

Dimasi
14/02/2012, 19:41
Cota na control parts de Campinas Control Parts (http://www.controlparts.com.br/home.htm) Em Dezembro estava por R$ 1.600,00. O part number dela é 53169887147
Abs

Francisco Bicalho
16/02/2012, 10:35
Boa tarde amigo
meu pai ja teve umas band sem turbina, meu deus, é de chorar, isso que ja era 709.
minha band na estrada so vai para 4 marcha se for em uma serra ou ter que reduzir
muito a velocidade, caso contrario o motor nao se entrega, os pneus que uso são
265/75/ 16 e estou querendo colocar uns maiores para que ela tambem fique mais longa
e com uma aparencia ainda melhor.
em viagem em estrada plaina com gps ela chegou em 145 km/h, mas sabe como é,
a gente sempre quer mais, rsrsrs...........

marciorank

Um dos problemas do Bandeirante no asfalto é que a relação 10x37 é extremamente curta, ainda mais se o câmbio for de 4 marchas. É um carro que anda 'amarrado' por configuração mecânica. Por isso é que quando se instala uma turbina (+ intercooler), com a BI bem regulada e limpa, um câmbio de 5 marchas e principalmente alongando os diferenciais para 11x35 ou 12x35 o velho Bandeirante se transforma num automóvel completamente diferente em estrada a despeito do tamanho dos pneus.

E ao mesmo tempo isso não reflete em prejuízo no barro, porque em 4x4 + reduzida ele fica praticamente o mesmo.

Abraço;
Chico

Fe_jipeiro
18/02/2012, 01:08
Preço da k16 numa autorizada Ford aqui nas redondezes R$2.000,00 =X trata-se da mesma turbina porém da marca Holsset, o vendedor disse que da Borg ele tbm teria, porém no msm preço, vamos precisar ir além na cotação, ele não soube dizer as medidas dos caracóis, portanto a tiramos da caixa, e no plastico ainda não conseguimos localizar, a impressão que dá é que o caracol quente é levemente menor que o frio.

Aguardo vídeos...

Abraços!!!

Xará ... tudo bem???

Seguinte, o preço mais barato que encontrei dessa turbina, foi relamente na ControlParts ... da Borgwarner ....

Agora te dou um conselho ... com o preço que está hoje o kit da turbo anhanguera, compensa vc comprar o kit completo, com turbina e depois, quando essa turbina der problema, ai vc muda e bota a k16 ...

Com relação a video e fotos, na mão agora, tenho somente essas: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/65328-band14b-da-show-no-indoor-festival-brasil-off-road-2009-a-6.html

Abssss

Felipe Françoso
22/02/2012, 01:26
Senhores, achei a K16 da borg por R$1.200,00 no site da Haltech preparações.

Fe_jipeiro
22/02/2012, 09:47
Senhores, achei a K16 da borg por R$1.200,00 no site da Haltech preparações.

Xará .... só toma cuidado, pois para a k16 existem varias configuracoes de eixo/rotor que o pessoal costuma fazer para o mercado... Esse preço, estou achando muito barato ...

Tenta confirmar o número de série dela...

Abs...

Felipe Françoso
26/02/2012, 15:18
Ok Xará, vou vasculhar...Quanto a esse kit da anhanguera, é APL 240 ? A turbina é valvulada já?

Uma dúvida, o Vacuômetro funciona em nossas bands quando turbinadas?

Fe_jipeiro
26/02/2012, 15:55
A turbina da TA é a APL240 sim com caixa quente .48 ..... se nao me engano agora eles estao vendendo o kit com a turbina de fabricacao propria, q favorece o custo ....por isso dei a dica, pois sai mais barato comprar o kit com turbina, do que sem turbina....

acho q nao é valvulada nao... mas nao tera necessidade da valvula para ela...

Qto ao vacuometro, nao vai funcionar nao, uma vez nao gera vacuo no diesel, em funcão de alguns fatores, inclusive pelo fato do nosso motor tb nao ter borboleta na admissao.... entao nem perca tempo.....

Abs,....

elmestizo
27/02/2012, 23:11
Felipe,

se o cara tem pé pesado, e pensa em uma preparação pesada, é melhor ficar comprar logo a k16 ou vai jogar uma turbina no lixo.

abrasss

Felipe Françoso
27/02/2012, 23:47
Maravilha, só preciso achar alguém que me venda o kit = coletor, mangostes, aeroquip e etc..pois na internet só achei o coletor para venda, já faz algum tempo que ainda se conseguia encontrar no mercado livre esse kit completo por R$ 800 (tudo menos a turbina).

Alguém aí sabe onde posso encontrar?

Grato pela ajuda de todos aí!!!

elmestizo
27/02/2012, 23:52
turbo anhanguera

mecamaniaco
28/02/2012, 10:43
Manda um e-mail para este cara aqui, ele vende o KIT!

jccjunior@ig.com.br

Felipe Françoso
28/02/2012, 23:47
Maravilha, acabo de postar o e-mail para nosso colega. Amanha terei notícias da K16 anunciada por 1200

Até breve toyoteiros, grato por todo apoio!!!

Junior Toyota
13/03/2012, 08:33
Felipe,
A curva é de 2,5"....
A turbina tem que ser padrão ApL240 por causa da furação de encaixe no coletor......
Segue uma foto da curva em anexo mas se for usar a K16 a flange de saida é diferente essa curva não serve...

Abraço
Junior

Ronaldo Petri
16/03/2012, 13:23
Pessoal, dei uma lida no tópico, mas como nunca tive carro turbo não entendo nada e muitas coisas faladas aqui pra mim é grego...rsrsrs...Gostaria de uma ajuda para identificar o turbo da minha cd adquirida recentemente. Quando vocês falam 42/48 e 42/63, o que exatamente são essas medidas? Qual o caracol quente e caracol frio? Qual tipo de manutenção que deve ser feita no turbo? Como posso fazer para saber se o turbo está funcionando certinho? pois como nunca dirigi uma band sem turbo não tenho nenhuma referência se ela está realmente mais forte. Segue uma foto da turbina da minha.
336192

Felipe Françoso
27/03/2012, 22:01
Pessoal, dei uma lida no tópico, mas como nunca tive carro turbo não entendo nada e muitas coisas faladas aqui pra mim é grego...rsrsrs...Gostaria de uma ajuda para identificar o turbo da minha cd adquirida recentemente. Quando vocês falam 42/48 e 42/63, o que exatamente são essas medidas? Qual o caracol quente e caracol frio? Qual tipo de manutenção que deve ser feita no turbo? Como posso fazer para saber se o turbo está funcionando certinho? pois como nunca dirigi uma band sem turbo não tenho nenhuma referência se ela está realmente mais forte. Segue uma foto da turbina da minha.
336192
Ronaldo, a sua está com cara de ser a mesma APL 42.48 dita aqui...

Um vendedor de turbinas e regulador de bombas injetoras, me aconselhou instalar a APL da linha automotiva, 30 reais mais cara, porém ele alega que ela terá uma pegada melhor q a diesel, e que a resistência será a mesma...alguém já ouviu falar disso ou se terei problema em ter uma turbina não diesel na band?

mecamaniaco
28/03/2012, 08:33
Já ouvi dizer a mesma coisa, parece q está relacionado a inércia do conjunto q nas turbinas automotivas é um pouco menor....

elmestizo
28/03/2012, 23:29
Pode ir na fé...

Felipe Françoso
09/04/2012, 21:06
Valeu!!!!
A instalação deve ocorrer nesta semana, posto fotos e vídeos assim que pronta...

mecamaniaco
09/04/2012, 21:18
Vai lá meu guri! Eu estou ansioso aqui também... Infelizmente terei q adiar meu projeto pois tive um gasto imprevisto com o cambio e a reduzida da minha viatura!

birawc
11/05/2012, 21:33
Estou fazendo uma cotação aqui na minha cidade, e na internet, pretendo turbinar e intercooolar a minha band , ano 91 , om364, estou acompanhando estes bate papos neste chart, procurei um kit, me ofereceram duas opções eles instalam o kit, porem não instalam e não vendem o inrcooler moro em catanduva-sp, e o pessoal da Tecno Turbo apresentara a seguinte opções kit Garret apl8150 42/48 instalada por R$ 2.000,00 , que se gundo eles poderei + tarde intercoolar sem problemas, a segunda opção e o kit apl 240 43/48 instalado por R$ 11.700,00 , so que esta segunda opção ão e propria p/ intercolar pois esta turbina demoraria + para encher o cooler.
Qualquer que seja as opções elas não vem com o intercooler, tenho que tentar achar onde comprar uma que seja + apropriada p/ minha band. pretendo colocar o ar condicionado, porem antes gostaria de intercolar para não ter + que mecher na comeia de refrigeração do ar, achei tambem um kit na kit turbo TOYOTA (http://marcelinhospecialparts.com.br/site/Kit_turbo/Linha_Diesel/kit_turbo_TOYOTA), mas acho + interesante fazer aqui os caras são bons e me foram recomendados, vou turbinar primeiro pois acho o preço bom, e depois corre atraz do coler, alguem sabe qual o melhor cooler para a bande não quero uma grande quero uma que so oculpe no maximo metade do radiador talves um modelo igual a da ranger, oque vcs acham, aceito sugestões.

birawc
11/05/2012, 21:34
Corrigindo o valor do kit apl240 e de R$ 1.700,00 reais

mecamaniaco
12/05/2012, 09:56
Estou fazendo uma cotação aqui na minha cidade, e na internet, pretendo turbinar e intercooolar a minha band , ano 91 , om364, estou acompanhando estes bate papos neste chart, procurei um kit, me ofereceram duas opções eles instalam o kit, porem não instalam e não vendem o inrcooler moro em catanduva-sp, e o pessoal da Tecno Turbo apresentara a seguinte opções kit Garret apl8150 42/48 instalada por R$ 2.000,00 , que se gundo eles poderei + tarde intercoolar sem problemas, a segunda opção e o kit apl 240 43/48 instalado por R$ 11.700,00 , so que esta segunda opção ão e propria p/ intercolar pois esta turbina demoraria + para encher o cooler.
Qualquer que seja as opções elas não vem com o intercooler, tenho que tentar achar onde comprar uma que seja + apropriada p/ minha band. pretendo colocar o ar condicionado, porem antes gostaria de intercolar para não ter + que mecher na comeia de refrigeração do ar, achei tambem um kit na kit turbo TOYOTA (http://marcelinhospecialparts.com.br/site/Kit_turbo/Linha_Diesel/kit_turbo_TOYOTA), mas acho + interesante fazer aqui os caras são bons e me foram recomendados, vou turbinar primeiro pois acho o preço bom, e depois corre atraz do coler, alguem sabe qual o melhor cooler para a bande não quero uma grande quero uma que so oculpe no maximo metade do radiador talves um modelo igual a da ranger, oque vcs acham, aceito sugestões.

Fala Colega,

Qualquer tipo de turbina pode usar intercooler, é claro que turbinas menores terão um lag menor, mas se não tiver valvula elas acabam sendo um tiro no pé pois restringirão a saída e/ou entrada dos gases !

Minha antiga band com motor OM 314 (608) usava a APL240 com carcaças .42x.48 respectivamente + intercooler e realmente andava muito! Não tinha pra ninguém, andava mais do q qlqr carro de plástico nas subidas da serra etc etc MAs é claro q uma K16 por exemplo conseguiria mais potência ainda, mas como eu usava apenas 1,1Kg, a APL240 estava mais q suficiente para mim! Na época o intercooler eu mesmo coloquei em casa, usei o intercooler do fiesta supercharger (ele é enorme) q cabe certinho na frente do radiador e me custou apenas R$ 250,00 !!!

Essa semana eu começarei o trabalho de turbinar a minha nova band, mas neste caso eu usarei uma .50, pois o 14B gira mais q o OM314 e a minha ideia é usar 1,5KG, espero q dê tudo certo! auehuehaue

birawc
14/05/2012, 09:52
Ola colega, o que vc acha deste Radiador Intercooler Ranger 2.5 2.8 1998 A 2006 , Radiador Intercooler Ranger 2.5 2.8 1998 A 2006 - R$ 350,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-235757112-radiador-intercooler-ranger-25-28-1998-a-2006-_JM) VI OUTROS MODELOS TAMBEM , Intercooler Ford Ranger 2 - Peças para Carros - MercadoLivre Brasil (http://carros.mercadolivre.com.br/pecas/INTERCOOLER-FORD-RANGER-2_DisplayType_G), alguem ja utilizou, tem que adaptar.

mecamaniaco
14/05/2012, 10:38
Ola colega, o que vc acha deste Radiador Intercooler Ranger 2.5 2.8 1998 A 2006 , Radiador Intercooler Ranger 2.5 2.8 1998 A 2006 - R$ 350,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-235757112-radiador-intercooler-ranger-25-28-1998-a-2006-_JM) VI OUTROS MODELOS TAMBEM , Intercooler Ford Ranger 2 - Peças para Carros - MercadoLivre Brasil (http://carros.mercadolivre.com.br/pecas/INTERCOOLER-FORD-RANGER-2_DisplayType_G), alguem ja utilizou, tem que adaptar.

Funcionar vai funcionar sim, mas é pequeno para o preço q estão cobrando! O ideal é mandar fazer ou comprar o do caminhão 8.150 da VW, eles são um pouco maiores q o radiador (o do fiesta dá uns 3 desses da ranger p vc ter ideia)!

birawc
14/05/2012, 22:12
Pesquizei hoje e em contrei esta Intercooler Cargo 815 E 8.150 - R$ 450,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-237286302-intercooler-cargo-815-e-8150-_JM) , são as medidas: 70 largura por 36 alturancom espessura de 6 cm , a largura do meu radiador e de 69cm, infelislente aqui onde moro e pouco provido de opções, e tenho pouco tempo p/ correr atraz em outras cidades, por isso vou tentando o felipe colocou umas fotos do intercooler que ele instalou me parece que ele falou que do vw 8.150, o que eu estou vendo e menor e do ford cargo 815 e 8.150, ele oculparia uma altura menor isto me beneficiaria com uma melhor circulação de ar visto que vou instalar tambem um ar condicionado, ai estou aceitando sugestoes, obrigado a todos.

mecamaniaco
15/05/2012, 08:36
O ideal é pegar um intercooler q seja maior q o radiador mesmo.... Esse q vc achou no ML é bem legal, só tem q ver se cabe mesmo!

marciorank@gmail.com
16/05/2012, 12:35
como faço para saber se a configuração da turbina da minha band é 42 / 48 ou 42 / 63 ou ......
consigo ver sem tirar a turbina

mecamaniaco
16/05/2012, 13:27
como faço para saber se a configuração da turbina da minha band é 42 / 48 ou 42 / 63 ou ......
consigo ver sem tirar a turbina

Na carcaça geralmente vem escrito qual é a A/R, não adianta tirar a turbina!

fabiano soriano
22/11/2012, 17:23
Boa Srs.

A minha band está equipada com uma turbina Apl 240 que quando comprei a band (2009) já era reformada (tem 3 marcas de punção na carcaça), está com um leve jogo no eixo do rotor.

Gostaria de aproveitar e comprar um K-16 nova, ao invés de reformar (trocar o kit de reparo) da minha já reformada turbina.

Vcs poderiam me ajudar, dizendo se terei que fazer muitos ajustes após a instalação desta nova turbina K-16 no lugar da minha antiga APL 240?

Ajustes na instalação?
Ajustes na BI?

A minha APL 240, chega a 1kg de pressão, mas tem que esguelar bem em 3ª marcha, mas mantém todo tempo em 0,6 ~ 0,8.

Valeu!!!

Abrass

Fabiano

titanium
23/11/2012, 08:53
Pessoal, o que preciso comprar exatamente para instalar uma turbina bacana no meu OM-314?

Essa aqui serve?
Turbina K16,apl,turbo,pandoo,fuel Tech,garret,biagio,160lbrs - R$ 1.250,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-441944252-turbina-k16aplturbopandoofuel-techgarretbiagio160lbrs-_JM)

Precisa trocar coletor, não é!?
Como faço para compra o Kit que vem com coletor, suportes, tubos 3", etc??? Existe pronto ou tem que mandar fazer?

Abraços,

Dimasi
23/11/2012, 12:17
A K16 para as Bands é a usada no Ford cargo com motor Cummins 4BTAA PN 53169887147. A Control Parts de Campinas costuma ter o melhor preço. Vc conseguindo o coletor, o resto é fácil. O Kit, tenta na Turbo Anhanguera, mas ele vem com a APL. Conversa com o Joãozinho da Sollo 4WD que ele entende de turbinar Band.
Abs

bandoleiro
23/11/2012, 12:48
Uma coisa que particularmente eu acho que não vale a pena inventar é quanto ao intercooler. Já esta mais que testado o do caminhão VW 8-150, além de ser grande tem preço bom e realmente atende as necessidades do motor.

fabiano soriano
23/11/2012, 14:38
Uma coisa que particularmente eu acho que não vale a pena inventar é quanto ao intercooler. Já esta mais que testado o do caminhão VW 8-150, além de ser grande tem preço bom e realmente atende as necessidades do motor.

Isso é verdade!!! O intercooler da minha band é este também.

Estou acreditando que no meu caso é tirar a APL-240 e colocar a K-16 e fazer a pressão subir com violência!!! até ter que trocar a embreagem que vai começar a patinar e depois as folgas nas cruzetas dos cardãs e do pinhão do diferencial, etc...hehehehe

Mas a sensação da band turbinada é única, vale a pena com certeza.

Abrass

Fabiano

Arthur Alves
14/06/2013, 22:55
Colegas

Estive acompanhando este tópico e fiquei com uma dúvida: Alguém saberia me dizer, basicamente, qual seria a diferença entre instalar um conjunto monofluxo ou um pulsativo? O que acarreta na prática?
Fiz esta pergunta para o Joãozinho, e ele apenas me disse que prefere instalar as monofluxo, e que este conjunto funciona melhor.

Dimasi
16/06/2013, 12:01
Daqui a pouco o Felippe aparece para explicar hehehehe

Arthur Alves
16/06/2013, 18:30
Daqui a pouco o Felippe aparece para explicar hehehehe
Essa galerinha, Dimasi, Felippe, Hercilio etc. sabem tudo de Band! São a luz dos toyoteiros novatos. Se juntar todos os posts deles, dá para fazer uma Wikiband....:palmas:

mecamaniaco
16/06/2013, 18:32
Colegas

Estive acompanhando este tópico e fiquei com uma dúvida: Alguém saberia me dizer, basicamente, qual seria a diferença entre instalar um conjunto monofluxo ou um pulsativo? O que acarreta na prática?
Fiz esta pergunta para o Joãozinho, e ele apenas me disse que prefere instalar as monofluxo, e que este conjunto funciona melhor.

Então Arthur,

As turbinas pulsativas separam as saídas de escape dos pistões gêmeos, isso faz com que gere menos contra pressão ao expulsar os gases do pistão para a turbina... Em teoria as turbinas pulsativas trabalham melhor com as constantes variações de carga e rotação....

As turbinas monofluxo usam um coletor onde todos os pistões jogam os gases no mesmo duto, onde em determinadas rotações os gases acabam "concorrendo" uns com os outros.....

valmirjunior
16/06/2013, 20:34
Pergunta de quem não entende "pipocas" de turbina:

-Para os motores diesel de baixa rotação (digamos om314 e om364) qual a melhor aplicação? Monofluxo ou pulsativo?

Arthur Alves
17/06/2013, 19:24
Então Arthur,

As turbinas pulsativas separam as saídas de escape dos pistões gêmeos, isso faz com que gere menos contra pressão ao expulsar os gases do pistão para a turbina... Em teoria as turbinas pulsativas trabalham melhor com as constantes variações de carga e rotação....

As turbinas monofluxo usam um coletor onde todos os pistões jogam os gases no mesmo duto, onde em determinadas rotações os gases acabam "concorrendo" uns com os outros.....

Entendi! Obrigado pela explicação. E aproveitando o gancho do Valmir, qual a diferença na prática para as Bands? É melhor pra trilha? na estrada em alta rotação? não faz muita diferença :?:

canzilao
17/06/2013, 20:34
Entendi! Obrigado pela explicação. E aproveitando o gancho do Valmir, qual a diferença na prática para as Bands? É melhor pra trilha? na estrada em alta rotação? não faz muita diferença :?:
Arthur embora eu nao tenha Band aspirada, diria que a turbo vai bem em qualquer situação, embora vc tem que entender que turbina em Band não é relativamente proporcional a velocidade, isso nunca vai acontecer a não ser que vc instale relações de diferencial maiores tipo a 11/35 e a 12/35.
Tem topico sobre esse assunto no forum.
Caso vc mantenha a relação normal sua band vai ganhar força, muita força, vai aumentar e muito o torque e se vc usar a 42/48 que enche rapido mesmo em baixas rotações vc ja sente o resultado.
turbina em Band é tudo de bom.

Fe_jipeiro
18/06/2013, 11:15
Arthur,

Desculpe a demora ... eheheheh

Observe as fotos que anexo, mostram claramente a diferença de uma da outra ... a que tem divisão no meio da base é a duplofluxo(chamada de Pulsativa) e a outra é a monoflluxo.

A duplofluxo, somente pode ser usado com coletor duplofluxo e qdo usado, traz um resultado bem legal, pois igual o Bruno(mecamaniaco) disse, os gases "não se atrapalham", fazendo a turbina entrar mais cedo e linear(progressivamente) ... Por exemplo, uma caixa monofluxo .48 se estiver enchendo a 1300 rpm ... uma duplofluxo(pulsativa) tb .48, entrará com uns 1100 rpm.

A duplofluxo, geralmente é usado para turbina grandes, com caixa quente grande, para diminuir o lag de entrada e não atrapalhar os gases em alta.

Depois dessa minha explicação e de todos que já falaram tb, segue um link para visualização do que falamos: SPA Turbo - Sistema monofluxo X pulsativo (http://www.spaturbo.com.br/loja//content/view/106/165/)

Arthur Alves
18/06/2013, 18:39
Arthur,

Desculpe a demora ... eheheheh

Observe as fotos que anexo, mostram claramente a diferença de uma da outra ... a que tem divisão no meio da base é a duplofluxo(chamada de Pulsativa) e a outra é a monoflluxo.

A duplofluxo, somente pode ser usado com coletor duplofluxo e qdo usado, traz um resultado bem legal, pois igual o Bruno(mecamaniaco) disse, os gases "não se atrapalham", fazendo a turbina entrar mais cedo e linear(progressivamente) ... Por exemplo, uma caixa monofluxo .48 se estiver enchendo a 1300 rpm ... uma duplofluxo(pulsativa) tb .48, entrará com uns 1100 rpm.

A duplofluxo, geralmente é usado para turbina grandes, com caixa quente grande, para diminuir o lag de entrada e não atrapalhar os gases em alta.

Depois dessa minha explicação e de todos que já falaram tb, segue um link para visualização do que falamos: SPA Turbo - Sistema monofluxo X pulsativo (http://www.spaturbo.com.br/loja//content/view/106/165/)

Aeee!!!:palmas:

Agora eu entendi 100%! Era a explicação que faltava!:master:

Então a pulsativa diminui o lag da aceleração.... deve ser por isso então que o pessoal diz que para as Band com turbina .48 o sistema pulsativo não faz tanta diferença assim. Porque conforme eu tenho visto nos comentários, a .48 já está bem dimensionada para esses motores, e por isso não há problema com lags. É isso? :semideia

Fe_jipeiro
19/06/2013, 10:58
Aeee!!!:palmas:

Agora eu entendi 100%! Era a explicação que faltava!:master:

Então a pulsativa diminui o lag da aceleração.... deve ser por isso então que o pessoal diz que para as Band com turbina .48 o sistema pulsativo não faz tanta diferença assim. Porque conforme eu tenho visto nos comentários, a .48 já está bem dimensionada para esses motores, e por isso não há problema com lags. É isso? :semideia

Então Arthur,

A turbina q geralmente se coloca em band é .42(fria)/.48(quente - mono) com rotor de 42mm e eixo de 49,5mm ... essa é a famosa APL240. Para essa turbina, não faz tanta diferença pq a config de rotor e caixa fria é "pequena" e tem restrição de pressão, max de 1.3kg, depois a vida dela é comprometida... mas se colocar uma caixa pulsativa, ela vai encher um pouco antes (por volta de 100rpm) e em alta vai render mais, tipo um comportamento de uma .63 .

Para turbinas maiores, tipo a que uso, a caixa duplofluxo apresenta mais rendimento/diferença.

Mas hoje no mercado, o único coletor pronto que é vendido duplofluxo é o da marca Italy, somente para OM 314 e 364, para 14B não tem. O da TA para ambos MB e 14B são monofluxo, portanto, somente caixas mono podem ser utilizadas.

Abssss

DeMelo
19/06/2013, 11:26
Então Arthur,

A turbina q geralmente se coloca em band é .42(fria)/.48(quente - mono) com rotor de 42mm e eixo de 49,5mm ... essa é a famosa APL240. Para essa turbina, não faz tanta diferença pq a config de rotor e caixa fria é "pequena" e tem restrição de pressão, max de 1.3kg, depois a vida dela é comprometida... mas se colocar uma caixa pulsativa, ela vai encher um pouco antes (por volta de 100rpm) e em alta vai render mais, tipo um comportamento de uma .63 .

Para turbinas maiores, tipo a que uso, a caixa duplofluxo apresenta mais rendimento/diferença.

Mas hoje no mercado, o único coletor pronto que é vendido duplofluxo é o da marca Italy, somente para OM 314 e 364, para 14B não tem. O da TA para ambos MB e 14B são monofluxo, portanto, somente caixas mono podem ser utilizadas.

Abssss

Fe-jipeiro,
Aquela sua sugestão (pgs anteriores) de utilização de turbina k-16 também para os motores OM's ainda tá valendo? Não fica superdimensionada com possibilidade de redução drástica da vida do motor?
Abçs

Dimasi
19/06/2013, 12:14
Só regular a pressão para 0,8 bar que a vidado motor não será quase alterada. Já se vc quiser 2 bar... Bom não existe almoço grátis hahahaha

DeMelo
19/06/2013, 12:19
Só regular a pressão para 0,8 bar que a vidado motor não será quase alterada. Já se vc quiser 2 bar... Bom não existe almoço grátis hahahaha

Dimasi,

Fiz a pergunta porque hj tenho na band uma APL 240 e estava pensando em apimentar um pouco mais as coisas!! :evil:
Então surgiu a dúvida: de quanto seria a redução de vida útil de um motor OM? Se eu limitar em 0.8 não ficaria muito próximo de uma APL?
abçs

Fe_jipeiro
19/06/2013, 12:35
DeMelo / Dimasi,

Esse assunto é meio polêmico e já foi discutido bastante ... Na realidade, tudo depende do pé de quem está pilotando e de como está ... Por exemplo ... posso ter uma preparação básica de 1kg e outra monstra de 2kg, se a de 1 kg andar no talo o tempo todo e a de 2kg soh atingir qdo necessário, a de 1kg vai fazer o motor ir pro saco mais cedo ...

Então é muito relativo ... te garanto q até 1,2kg para o motor MB, não faz nem cocegas ... o meu MB tem no minimo uns 500mil rodados, cheguei a rodar com quase 3kg com a k16 e com 2kg por mais de 1 ano ... hj, estou com 1kg na minha .70, porem no começo estava com 1,9kg ... cara uma .70 com quase 2kg faz estrago ... rsrsrs ... no banco da band vc sente a vibracao da explosão do motor ... rsrsrsrs ... então por experiência ... se seu motor estiver bom, 1,2kg não é nada ... pode rodar sem crise.

Agora falando sobre a k16, pode colocar sem dó q vc vai ser feliz ... tenho um amigo de recife, acho q ele nao frequenta aki ... mas se quiser te passo o email dele para ele te falar se gostou do resultado ... eu montei a receita para ele ... o bicho tá feliz demais !!! k16 + intercooler + bicos maiores + aumento de volume de injecao da BI + escape de 3" + filtro k&N(q uso na minha), tá rodando com 2kg, andando muito a band dele ... o bicho tá todo feliz !

Abs

DeMelo
19/06/2013, 12:42
DeMelo / Dimasi,

Esse assunto é meio polêmico e já foi discutido bastante ... Na realidade, tudo depende do pé de quem está pilotando e de como está ... Por exemplo ... posso ter uma preparação básica de 1kg e outra monstra de 2kg, se a de 1 kg andar no talo o tempo todo e a de 2kg soh atingir qdo necessário, a de 1kg vai fazer o motor ir pro saco mais cedo ...

Então é muito relativo ... te garanto q até 1,2kg para o motor MB, não faz nem cocegas ... o meu MB tem no minimo uns 500mil rodados, cheguei a rodar com quase 3kg com a k16 e com 2kg por mais de 1 ano ... hj, estou com 1kg na minha .70, porem no começo estava com 1,9kg ... cara uma .70 com quase 2kg faz estrago ... rsrsrs ... no banco da band vc sente a vibracao da explosão do motor ... rsrsrsrs ... então por experiência ... se seu motor estiver bom, 1,2kg não é nada ... pode rodar sem crise.

Agora falando sobre a k16, pode colocar sem dó q vc vai ser feliz ... tenho um amigo de recife, acho q ele nao frequenta aki ... mas se quiser te passo o email dele para ele te falar se gostou do resultado ... eu montei a receita para ele ... o bicho tá feliz demais !!! k16 + intercooler + bicos maiores + aumento de volume de injecao da BI + escape de 3" + filtro k&N(q uso na minha), tá rodando com 2kg, andando muito a band dele ... o bicho tá todo feliz !

Abs

Valeu demais pela aula Felippe!! Estou pensando em fazer algo com a receita aí descrita! Mas primeiro a suspa!! hehe!

canzilao
19/06/2013, 20:08
Felippe vc poderia me passar fotos ou algum link desse filtro que vc usa na sua band??

Fe_jipeiro
20/06/2013, 12:35
Elgen,

Como disse, o modelo de filtro de ar que uso na minha band é K&N RC-4780. Esse filtro, é de alta performance que alimenta os Cummins nos EUA preparados acima de 600cv. A boca dele é de 4".

Comprei via eBay e recebi em casa. Esse filtro saiu pra mim, algo em torno de 260 reais.... porem é para toda vida.. rsrsrsr.. é lavável a cada 10 ou 20 mil km ... depende do seu uso.

Anexo, as fotos que tirei, qdo estava fazendo a modificação do filtro. Depois somente pintei de preto a carcaça e tubulação.

Na foto, vc verá que tem uma mangueira transparente conectada na tubulação e vai se perguntar o que é?!.. rsrsrs... Acontece que aqui em sampa, devido a controlar, é obrigatório deixar o respiro da tampa de válvula ligado na tubulação de admissão da turbina, igual os turbinados de fábrica e com isso, já deixei preparado para tal. Hoje, está para a atmosfera, pois transferi a band para o interior e assim, não suja a turbina de óleo.

Absss e qq coisa, tamos ae...

canzilao
20/06/2013, 23:43
Bob um amigão veio ontem de avião dos EUA, digo veio pilotando mesmo, poderia ter trazido uns 2 desses pra nós caso eu ja soubesse qual era rsrs.

Fe_jipeiro
21/06/2013, 15:13
Bob um amigão veio ontem de avião dos EUA, digo veio pilotando mesmo, poderia ter trazido uns 2 desses pra nós caso eu ja soubesse qual era rsrs.

Putzzz.... q pena, pois este filtro custa 59 doláres lá... rsrsrsrs

Me avisa se ele for novamente... pois vou trazer mais um pra mim ... ehehehehe

canzilao
23/06/2013, 18:43
Felippe não dá pra usar ele direto na tubulação de alimentação da turbina???

Fe_jipeiro
24/06/2013, 12:57
Felippe não dá pra usar ele direto na tubulação de alimentação da turbina???

Elgen,

Como assim ?? Tipo deixar um cano direto na boca da turbina e ligar no filtro ?? Se for isso, dá sim, porém perde o efeito do snorkel se vc tiver ... mas esse é o mundo perfeito, pois não haverá restrição nenhuma !!

Te respondi a MP.

samuelpiva1
19/08/2013, 11:27
Felipe o que você me diz?

Turbo Anhanguera (http://www.turboanhanguera.com.br/kits-detalhe.php?id=167)

Fe_jipeiro
23/08/2013, 19:36
Samuel ... Desculpe a demora..

É um kit com um custo beneficio muito bom ... É um padrão básico de preparação ...

Abs...