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Ver Versão Completa : Troller 3.0 baixando o nivel de água do sistema de arrefecimento



Sidnei
24/08/2010, 13:02
Pessoal,

Alguém teria alguma dica ou já passou por esse problema?
O nível de água do sistema de arrefecimento do motor está baixando muito ultimamente (chega ao nível mínimo em uma semana) e eu já fiz uma inspeção visual por todas as mangueiras, radiador e reservatório e não tem nenhum sinal de vazamento. Mesmo depois de andar bastante, paro o carro na garagem e não cai uma gota dágua. Já verifiquei pela vareta de óleo e o óleo também não está contaminado. Para onde está indo essa água?
Também percebo que a temperatura no mostrador está um pouco mais alta do que o normal (fica a 90º) quando pego trechos maiores de estrada ou ficou muito tempo no trânsito congestionado.
Alguem tem alguma dica do que pode estar acontecendo?

JG4X4
24/08/2010, 15:16
Otimo Topico Sidnei,

O meu esta acontecendo a mesma coisa, nao sei pra onde esta indo a agua, no meu caso estava certo a proporcao de agua e aditivo, mas agora so estou completando com adtivo da wurth...
Oq eu pensei hj foi de comprar uma tampa nova pro reservatorio de agua, fazer um teste...mas estou quebrando a cabeca com isso:parede::parede::parede:
Vamos ver se alguem da outras solucoes...

HansKronit
24/08/2010, 16:26
Ola pessoal, passei pelo mesmo problema, levei varias vezes na concessionária colocaram pressão no sistema e nada vazava, mas a agua sumia. Procurei aqui em Brasilia uma oficina especializada em radiadores e os caras acharam o problema, uma microfissura numa das varetas do radiador. Eles me explicaram que não vazava agua pois a perda era tão pequena que ao escorrer a agua evaporava antes de cair no chão. realizaram uma pequena solda e problema resolvido por 100 latinhas (contando com a mão de obra para desmontar). Não posso jura que o problema de voces seja o mesmo, mas aposto em um microvazamento que não permita cair agua no chão mas reduza o nível nessa velociadade de chegar ao mínimo após uma semana. Então amigos, o negocio é desmontar o radiador e checar. Com o aditivo ficou fácil no meu caso pois atras da vareta comprometida tinha uma borrinha verde.
Espero ter ajudado
Abraços

Zegenesio
24/08/2010, 18:06
O meu perdia a água pela conecção de borracha do reservatório. Não se nota porque só vaza quando o motor está muito quente e a água expandiu, o nível fica normal, quando esfria o nível baixa.
Retirei a conecção, coloquei silicone de temperatura (veda motor, diferencial, cola borracha de vidro trazeiro), coloquei apertei a abraçadeira e pronto, nunca mais vazou.

cesar rafael
24/08/2010, 22:44
O meu teve o mesmo problema de sumir agua nao foi nenhum dos casos relatos. E bom lembrar que o meu tem o motor 2.8 mwm pois este motor tem 12 selos no bloco com o tempo se nao usar o aditivo junto com agua este selos oxidao e fazem furos pequenos que quando funciona o motor e ele esquenta a agua vaza entra em contato com o bloco quente e evapora sem chegar a pigar no chao. Tente fazer uma verificacao visual nos selos tem uns bem dificies de chegar. Comece pelo que fica atras do alternador e vai seguido ate atras da bomba injetora e depois do outro lado tem 04 que so com mecanico e dos bom 01 fica atras da helice do radiador depois tem 02 atras do radiador de oleo e este ultimo so tirando o motor ele fica atras das polias de distribuicao entre o bloco e a caixa de cambio. Um conselho se dectar algum com vazamento e ele estiver corroido troque todos. Se alguem quiser mais detalhes podem me escrever este assunto foi longo para mim e conto detalhes do que aconteceu.

linharesguimaraes
25/08/2010, 15:28
cara o meu tava acontecendo a mesma coisa até semana passada
o problema era bomba d'agua (pelo menos no 3.0)
foi uns 300 pila uma bomba nova
pelo menos o problema ta resolvido!

Zegenesio
25/08/2010, 16:18
Otimo Topico Sidnei,

O meu esta acontecendo a mesma coisa, nao sei pra onde esta indo a agua, no meu caso estava certo a proporcao de agua e aditivo, mas agora so estou completando com adtivo da wurth...
Oq eu pensei hj foi de comprar uma tampa nova pro reservatorio de agua, fazer um teste...mas estou quebrando a cabeca com isso:parede::parede::parede:
Vamos ver se alguem da outras solucoes...

Eu só descobri que o vazamento era na mangueira do reservatório, porque enrolei e fexei com derex vários pedaços de guardanapo perto das conexões das mangueiras.
A agua(destilada) com o aditivo devem ser trocados a cada 30000Km ou 2 anos. O aditivo que uso é o ADITIVO CONSERTRADO MWM Nº 9.0193.05.6.0012 olha a referência pois tem um igual com outra referência e é para caminhão (1l/30l H2O). A bomba d'agua do 3.0 não perdoa, quebra.:idea:

Zegenesio
25/08/2010, 16:21
CONCENTRADO. :putz::oops:

Sidnei
25/08/2010, 18:01
... bom , já ví que o negócio não é fácil de descobrir....
Mas vou verificar esses sêlos, fazer uma inspeção visual mais apurada nas mangueiras(inclusive gostei da ídéia do papel fixado junto as conexões) e por últmo retirar o radiador e verificar se tem algum microfuro)....
Outras idéias e testemunhos são benvindos para todos!

Sidnei
25/08/2010, 18:05
O meu teve o mesmo problema de sumir agua nao foi nenhum dos casos relatos. E bom lembrar que o meu tem o motor 2.8 mwm pois este motor tem 12 selos no bloco com o tempo se nao usar o aditivo junto com agua este selos oxidao e fazem furos pequenos que quando funciona o motor e ele esquenta a agua vaza entra em contato com o bloco quente e evapora sem chegar a pigar no chao. Tente fazer uma verificacao visual nos selos tem uns bem dificies de chegar. Comece pelo que fica atras do alternador e vai seguido ate atras da bomba injetora e depois do outro lado tem 04 que so com mecanico e dos bom 01 fica atras da helice do radiador depois tem 02 atras do radiador de oleo e este ultimo so tirando o motor ele fica atras das polias de distribuicao entre o bloco e a caixa de cambio. Um conselho se dectar algum com vazamento e ele estiver corroido troque todos. Se alguem quiser mais detalhes podem me escrever este assunto foi longo para mim e conto detalhes do que aconteceu.


Cesar, esses sêlos no bloco é só por onde passa a água ou está localizando em locais onde pode comprometer a potência/ consumo ou rendimento do motor?

Jose Henrique
25/08/2010, 22:42
Por coincidencia, deixei segunda-feira (23) minha viatura (3.0 2008) no mecanico para revisao de 40.000 km e ele me mostrou o reservatorio do arrefecimento no nível mínimo.:shock::shock: Disse que faria uns testes, incluindo por pressão no sistema e me diria se estava vazando e onde...
Peguei hoje a tarde... ele recolocou o liquido que faltava e me disse que nao achou nada, mas agora a noite que li este tópico "to ca purga ditraiz das zoreia"...:pensativo::pensativo: Vou ficar de olho no "bujão" da agua...
Abraços8

cesar rafael
25/08/2010, 23:23
Sidnei, eu dei muita sorte pois logo que eu comprei meu troller notei o vazamento no segundo selo contando do lado do alternador. Quando troquei este selo eu nao acreditei que fosse ter mais problemas. Passado quase um ano eu estava dando uma olhada no nivel de oleo, agua e notei que estava faltando agua no reservatorio e nao tinha nenhum vazamento, quando puxei a vareta do oleo tinha ido parar no carter toda agua, o selo que fica atras do motor o mais dificil de todos o que tem de tirar o motor é que estava furado. A minha sorte foi de nao ter tido um prejuizo maior por ter percebido a tempo de nao estar em viagem de nao ter tido um calço hidraulico, nao quero nem imaginar o que mais poderia ter acontecido. Por este motivo que eu disse na outra mensagem que se estiver um oxidado troque logo todos. Uma dica fica um pouco mais caro mais estes que ficam mais dificis de chegar mande um toneiro faze-los de aluminio nunca mais oxida. Tem muito mais detalhes sobre este aperto que passei, se quizer me ligar te conto tudo que foi feito. Tel (35) 9983 7077 Cesar.

surfmany
11/03/2014, 19:53
Sidnei, eu dei muita sorte pois logo que eu comprei meu troller notei o vazamento no segundo selo contando do lado do alternador. Quando troquei este selo eu nao acreditei que fosse ter mais problemas. Passado quase um ano eu estava dando uma olhada no nivel de oleo, agua e notei que estava faltando agua no reservatorio e nao tinha nenhum vazamento, quando puxei a vareta do oleo tinha ido parar no carter toda agua, o selo que fica atras do motor o mais dificil de todos o que tem de tirar o motor é que estava furado. A minha sorte foi de nao ter tido um prejuizo maior por ter percebido a tempo de nao estar em viagem de nao ter tido um calço hidraulico, nao quero nem imaginar o que mais poderia ter acontecido. Por este motivo que eu disse na outra mensagem que se estiver um oxidado troque logo todos. Uma dica fica um pouco mais caro mais estes que ficam mais dificis de chegar mande um toneiro faze-los de aluminio nunca mais oxida. Tem muito mais detalhes sobre este aperto que passei, se quizer me ligar te conto tudo que foi feito. Tel (35) 9983 7077 Cesar.

olá amigo, o mecânico disse que tem que tirar o motor do meu troller 3.0 para trocar esses selos! o problma foi o preço! R$ 1.000,00!!! o que achou!?

Estou preocupado, pois a cada 100 km tenho que colocar 1 litro de água!!!

Tenho que fazer urgente esse serviço!!!
Obrigado!

Sidnei
13/03/2014, 13:03
olá amigo, o mecânico disse que tem que tirar o motor do meu troller 3.0 para trocar esses selos! o problma foi o preço! R$ 1.000,00!!! o que achou!?

Estou preocupado, pois a cada 100 km tenho que colocar 1 litro de água!!!

Tenho que fazer urgente esse serviço!!!
Obrigado!

Surfmany,

Esse tópico é de 2010.... no meu caso depois de muita procura, descobri que eram 2 microfuros no radiador e, como eram muito pequenos, a água evaporava e não deixava vestígios. Feito a solda, nunca mais tive problemas de temperatura no 2.8.

Jorgao
13/03/2014, 18:22
olá amigo, o mecânico disse que tem que tirar o motor do meu troller 3.0 para trocar esses selos! o problma foi o preço! R$ 1.000,00!!! o que achou!?

Estou preocupado, pois a cada 100 km tenho que colocar 1 litro de água!!!

Tenho que fazer urgente esse serviço!!!
Obrigado!

Que baita coincidência! Logo quando os motores 3.2 dão exatamente problema com selos!

R$ 1000 pra trocar selo está ótimo. Mais barato que kit de correia dentada de motor a gasolina 6 cilindros.

Mas, no seu lugar, eu abriria o capô e olharia para a bomba d'água para ver se o vazamento não é dela. Selo não é algo que se troca tão cedo. Veja lá se não estão te passando a perna.

Meu troller tem mais de 200 mil km e nunca trocou. Conheço outro 3.0 com mais de 600 mil km que também nunca trocou selo.

surfmany
13/03/2014, 21:59
Que baita coincidência! Logo quando os motores 3.2 dão exatamente problema com selos!

R$ 1000 pra trocar selo está ótimo. Mais barato que kit de correia dentada de motor a gasolina 6 cilindros.

Mas, no seu lugar, eu abriria o capô e olharia para a bomba d'água para ver se o vazamento não é dela. Selo não é algo que se troca tão cedo. Veja lá se não estão te passando a perna.

Meu troller tem mais de 200 mil km e nunca trocou. Conheço outro 3.0 com mais de 600 mil km que também nunca trocou selo.



Muito Obrigado Galera!!!

Irei verificar isso amanhã!!!

Caramba! O Seu tem mais de 200.000!? O meu ta com 131.000! pensava que o meu ja tava velhinho...Mas 600.000!? Ave maria...Sinistro então nosso Bugão!!! hehehe

Grande Abraço!!!

surfmany
15/03/2014, 18:02
Muito Obrigado Galera!!!

Irei verificar isso amanhã!!!

Caramba! O Seu tem mais de 200.000!? O meu ta com 131.000! pensava que o meu ja tava velhinho...Mas 600.000!? Ave maria...Sinistro então nosso Bugão!!! hehehe

Grande Abraço!!!


Galera, o problema foi resolvido!!!! era a bomba dágua e uma mangueira que estava vazando!!! show de bola agora!!! 600 pilas, mas feliz!!! vamo pra trilha!!!

surfmany
15/03/2014, 18:04
muito obrigado jorgao!!!

Realmente era a bomba dágua!!! Por isso sempre venho falar aqui no forum!!! vcs e meus mecânicos
são feras!!! Abração!!!

Band92
18/03/2014, 17:14
muito obrigado jorgao!!!

Realmente era a bomba dágua!!! Por isso sempre venho falar aqui no forum!!! vcs e meus mecânicos
são feras!!! Abração!!!


Salve! Tive dois Trollers (um 2006 e outro 2010) e os problemas são geralmente previsíveis até o 2008. Depois disto a qualidade dos materiais foi piorando e cada problema louco aparecendo que não dá mais pra prever.

Mas para água do reservatório de expansão que tá baixando, aí vai:

Meu 2006 tá com meu irmão aos 100.000Km e só trocou a bomba d'água com 95.000Km. E só! Não baixa água.

Meu ex-2010 (vai com Deus...) vazou o'rings da tampa de distribuição na garantia, trocados. Faz baixar a água lentamente e não molha o piso da garagem. TESTE DE PRESSÃO NÃO MOSTROU.
Bomba d'água pifou aos 25.000Km - baixa água rápido e também não molha o chão. Pode dar luz de proteção e scanner não acusa a origem. TESTE DE PRESSÃO NÃO MOSTROU.
Radiador com microfuro aos 30.000Km - depende do furo mas baixa moderado e molha o chão. Vale aditivo de cor chamativa (verde ou rosa) pois mostra onde tá vazando. Soldei e resolveu. TESTE DE PRESSÃO MOSTROU.
Mangueira depois do reparo do radiador colocada torta e vazando quando quente. Baixava devagar. Reposicionada e reapertada e OK. TESTE DE PRESSÃO MOSTROU.
Selo da bomba d'água e tampa do reservatório rachada aos 40.000Km - baixava rápido e não mostrava onde pois só vazava quando quente e ficava marejando e evaporando na hora. TESTE DE PRESSÃO NÃO MOSTROU.

Vendi o carro e tou feliz da vida com minha Band 92 que tem 20 anos e não baixa água, não tem furo no radiador, bomba d'água firme e forte (toc, toc, toc).

Espero ter ajudado.

surfmany
27/03/2014, 22:48
Salve! Tive dois Trollers (um 2006 e outro 2010) e os problemas são geralmente previsíveis até o 2008. Depois disto a qualidade dos materiais foi piorando e cada problema louco aparecendo que não dá mais pra prever.

Mas para água do reservatório de expansão que tá baixando, aí vai:

Meu 2006 tá com meu irmão aos 100.000Km e só trocou a bomba d'água com 95.000Km. E só! Não baixa água.

Meu ex-2010 (vai com Deus...) vazou o'rings da tampa de distribuição na garantia, trocados. Faz baixar a água lentamente e não molha o piso da garagem. TESTE DE PRESSÃO NÃO MOSTROU.
Bomba d'água pifou aos 25.000Km - baixa água rápido e também não molha o chão. Pode dar luz de proteção e scanner não acusa a origem. TESTE DE PRESSÃO NÃO MOSTROU.
Radiador com microfuro aos 30.000Km - depende do furo mas baixa moderado e molha o chão. Vale aditivo de cor chamativa (verde ou rosa) pois mostra onde tá vazando. Soldei e resolveu. TESTE DE PRESSÃO MOSTROU.
Mangueira depois do reparo do radiador colocada torta e vazando quando quente. Baixava devagar. Reposicionada e reapertada e OK. TESTE DE PRESSÃO MOSTROU.
Selo da bomba d'água e tampa do reservatório rachada aos 40.000Km - baixava rápido e não mostrava onde pois só vazava quando quente e ficava marejando e evaporando na hora. TESTE DE PRESSÃO NÃO MOSTROU.

Vendi o carro e tou feliz da vida com minha Band 92 que tem 20 anos e não baixa água, não tem furo no radiador, bomba d'água firme e forte (toc, toc, toc).

Espero ter ajudado.


Fala irmao!!!

Poxa sou muito feliz com meu 2005/2006!!!

Carro excelente! Só tá com um probleminha de "estalos" que escuto embaixo do bugão!

Ainda não identifiquei(por enquanto), por que IPVA e seguro vieram agora! Mas vou correr tb atrás...

Meu T4 ta com R$130.000 Km, gostaria de ficar com ele muito, mas muito tempo! No entanto, meu mecânico fica me estigando pra eu pegar um mais novo! A galera acha vantagem vender e pegar um 2009 com 60.000 Km!?

Será que não terei tantos problemas com esse 2009?

Na minha ótica apenas os 3.2 que não me arriscaria!!!

Aguardo!!!


Valeu!!!

Jorgao
30/03/2014, 04:04
Fala irmao!!!

Poxa sou muito feliz com meu 2005/2006!!!

Carro excelente! Só tá com um probleminha de "estalos" que escuto embaixo do bugão!

Ainda não identifiquei(por enquanto), por que IPVA e seguro vieram agora! Mas vou correr tb atrás...

Meu T4 ta com R$130.000 Km, gostaria de ficar com ele muito, mas muito tempo! No entanto, meu mecânico fica me estigando pra eu pegar um mais novo! A galera acha vantagem vender e pegar um 2009 com 60.000 Km!?

Será que não terei tantos problemas com esse 2009?

Na minha ótica apenas os 3.2 que não me arriscaria!!!

Aguardo!!!


Valeu!!!

Não dá pra saber. Tem 2009 que nunca deu problema nenhum. Outros, quebram todas as setas, racham todos os faróis, queimam módulo de vidro, queimam motor de limpador, dão problema no cardan dianteiro e diversas outras coisas. Coisas que não são nada comuns nos antigos, antes da ford. Farol principal trincando só vi nos 2008 (versão trilha, que já usa itens ford) em diante. Faróis de milha idem. Lente das setas trincando idem. Cardam dianteiro idem. E etc. Eu tenho um 2007 e não penso em trocar por trocar. Os 2009 ficaram mais bonitinhos, painel melhor, mas são 200 kg mais pesados, perderam ângulos de entrada, saída e transposição de rampa e usam exclusivamente itens ford, o que não é nada bom. O frankstein dos antigos te dá mais liberdade. Eu só trocaria o meu por um 2009-2012 depois que ficasse muito velho ou desse uma dor de cabeça muito grande, pois aí não tem jeito.

Mas, pra quem não tem um troller ainda e quer comprar o primeiro, com certeza os 2009-2012 são melhores opções, mais novos, painel melhor, e etc, vale a pena correr o risco. Pra quem já tem um 2.8 ou 3.0 em bom estado de conservação (ainda mais um 3.0) na minha opinião é trocar 6 por meia dúzia.

surfmany
30/03/2014, 19:18
Não dá pra saber. Tem 2009 que nunca deu problema nenhum. Outros, quebram todas as setas, racham todos os faróis, queimam módulo de vidro, queimam motor de limpador, dão problema no cardan dianteiro e diversas outras coisas. Coisas que não são nada comuns nos antigos, antes da ford. Farol principal trincando só vi nos 2008 (versão trilha, que já usa itens ford) em diante. Faróis de milha idem. Lente das setas trincando idem. Cardam dianteiro idem. E etc. Eu tenho um 2007 e não penso em trocar por trocar. Os 2009 ficaram mais bonitinhos, painel melhor, mas são 200 kg mais pesados, perderam ângulos de entrada, saída e transposição de rampa e usam exclusivamente itens ford, o que não é nada bom. O frankstein dos antigos te dá mais liberdade. Eu só trocaria o meu por um 2009-2012 depois que ficasse muito velho ou desse uma dor de cabeça muito grande, pois aí não tem jeito.

Mas, pra quem não tem um troller ainda e quer comprar o primeiro, com certeza os 2009-2012 são melhores opções, mais novos, painel melhor, e etc, vale a pena correr o risco. Pra quem já tem um 2.8 ou 3.0 em bom estado de conservação (ainda mais um 3.0) na minha opinião é trocar 6 por meia dúzia.


Valeu Parceiro!!!

Era justamente o que gostaria de ouvir, ou melhor, ler...hehehe

Vou ser feliz com o meu e pronto!!!

Tirei umas fotos dele e iriei postar!

Abração!

brcbiker
01/12/2015, 14:38
Ola Pessoal,
Adquiri recentemente um 3.2 2013/2014 e tenho enfrentado problemas com o vazamento constante do liquido de refrigeracao.
Apos muita briga e 3 meses parado na CCS, trocaram o selo da parte de tras do motor, o que diminuiu o "consumo" do liquido, mas nao o cessou. Apos 400Km verifiquei que baixou uns dois dedos abaixo do nivel minimo. Na CCS vieram com o papo que isso seria esperado, mas nao sou leigo, e num sistema fechado nao pode haver vazamento de agua jamais. Infelizmente nao vejo marcar de vazamento no motor, nem no radiador. Vou exigir que troquem a bomba e radiador na garantia, so que e sempre uma briga frustrante. O apoio da marca e zero.
Fora isso, compartilho a sensacao do torque desse motor em estrada. Fantastico.
Percebi tambem uns trancos em baixa, mas com motor frio apenas. Algo normal.
Espero conseguir realmente resolver o vazamento, pois o motor esta com 8.000KM e nao quero correr o risco de calco hidraulico.
Em ultimo caso vou tentar em mecanicos fora da CCS. Se alguem souber algum bom na Capital ou regiao de Campinas, eu fico eternamente grato.

Abracos

d_a_n_51
26/03/2016, 19:26
O meu está abaixando o nível de agua tabém.

É sempre do mesmo jeito, eu ando com o carro depois de umas 3 horas que eu desligo, começam uns pingos embaixo da "bola" do diferencial. A agua pinga em cima da "bola", escorre e depois pinga no chão.

A primeira vez que fez isso eu descobri que era a mangueira superior do radiador (lado da termostática). Soltei ela e e apertei, o vazamento parou.

Ficou 6 meses sem dar problema, mas essa semana começou o vazamento de novo. Estranho que é só alguns dias.
Mas dessa vez não é mangueira, vi que esta vindo próximo da polia do virabrequim, mas não identifiquei onde.
O que pode ser? Bomba da agua? Ou tem algum selo por ali? É comum vazar na bomba da agua?

urso branco
26/03/2016, 21:10
Oi Dan..

O vazamento pode ser na bomba de aqua... ( melhor..porque Mais barato par resolver..)
Ou.. na tampa de caixa de distribucao.
Prior..porque mais trabalho par resolver e tambem de vez em quanto a tampa da caixa tem furos...quando vc nao usava o aditivo correto.. o Troller com Motor 3.0
precisa de usar Aditivo com monoethyleneglycol...
Mais esse Aditivo e muito caro...aqui em JP..56 reais /litro...e o Troller Precisa 5 litros desse aditivo...

abracos Jürgen

Quando a bomba com defeito..compra um da empresa Schadek...esse bomba tem um Rotor de aco ( bem melhor )

d_a_n_51
26/03/2016, 22:10
Tomara que seja a bomba então rsrs.
O liquido de arrefecimento troquei recentemente, com 30 mil km.
Hoje o carro está com 42mil km, rodo bastante com ele (130km por dia).

Eu li os relatos da caixa de distribuição e fiquei preocupado. Como que ocorre a corrosão dela? Digo isso, pq tive a impressão de que agua de rios, ou lamaceiros entra ali e não consegue sair causando a corrosão. É isso mesmo?

Se for, fico mais tranquilo, pq o Troller é meu jipe de uso diário, e não teria como entrar água ali, uma vez que não "mergulho" com ele.

Alguém me indica uma oficina que mexa com esses motores aqui em São Paulo?

urso branco
27/03/2016, 07:24
..o liquido precisa de ser mixturado com esse aditivo da cor laranja.. eu encontrei esse produto na ccs Ford.. e o mesmo que elles usam no RANGER 3.0...
Se vc usa outros aditivos que nao contem esse ethyleneglycol.. o aluminio sofre ..e pode causar furos na tampa que fica na posicao dianteira do motor...
Segunda causa par " destruir" esse tampa... chama-se Lava jato... porque a majoria usa produtos agressivos quando elles lavam o motor..
e o aqua pode /vai entrar atras da tampa
e fica parada..esse situacao provocar a corrosao do alumino. ..
Mais eu penso a bomba de aqua...esta quebrada...
Vc pode ajetar isso em casa...aqui no forum existe uma explicacao par fazer esse servico. .faz uma pesquisa.

abracos Jurgen

JAIME
27/03/2016, 14:00
..o liquido precisa de ser mixturado com esse aditivo da cor laranja.. eu encontrei esse produto na ccs Ford.. e o mesmo que elles usam no RANGER 3.0...
Se vc usa outros aditivos que nao contem esse ethyleneglycol.. o aluminio sofre ..e pode causar furos na tampa que fica na posicao dianteira do motor...
Segunda causa par " destruir" esse tampa... chama-se Lava jato... porque a majoria usa produtos agressivos quando elles lavam o motor..
e o aqua pode /vai entrar atras da tampa
e fica parada..esse situacao provocar a corrosao do alumino. ..
Mais eu penso a bomba de aqua...esta quebrada...
Vc pode ajetar isso em casa...aqui no forum existe uma explicacao par fazer esse servico. .faz uma pesquisa.

abracos Jurgen

Não entendi. Praticamente todo aditivo é a base de etilenoglicol, qual é a dificuldade? O antigo Paraflu, atual Coolant é monoetilenoglicol e tem custo de menos de R$30 o litro. "Sua temperatura de congelamento é de -12,9º C, e a de ebulição é 197,3º C. A adição de 50% de etileno glicol à água de arrefecimento faz com que a temperatura de congelamento seja inferior a -33º C - e a de ebulição, superior a 163º C" (Fonte Internet).

O Coolant (o não concentrado) já vem diluido em agua desmineralizada a 50%, ou seja, pronto para uso. O objetivo do Coolant é diminuir o ponto de congelamento e aumentar o ponto de ebulição da água além de fornecer proteção contra corrosão às 6 principais ligas metálicas normalmente encontradas no sistema.(alumínio, cobre, estanho, latão, aço e ferro fundido).

d_a_n_51
27/03/2016, 17:02
O que eu coloco é o Bardahl Radcool plus, ele é monoetilenoclicol tb, não lembro o preço, mas não foi caro.

Essa semana vou tentar arranjar alguma oficina pra dar uma olhada no vazamento. Rezando para ser só a bomba ou termostatica.

JAIME
27/03/2016, 19:48
O que eu coloco é o Bardahl Radcool plus, ele é monoetilenoclicol tb, não lembro o preço, mas não foi caro.

Essa semana vou tentar arranjar alguma oficina pra dar uma olhada no vazamento. Rezando para ser só a bomba ou termostatica.

É importante diluir com agua desmineralizada. Não sei o Bardahl, mas o Coolant já vem diluido com 50% de água desmineralizada. Existe o puro, tambem, concentrado. Mas, em meu entendimento o mais facil é encher já com o já diluido. Se colocar agua comum, os sais (minerais) contidos na água, poderão causar obstruções e incrustações.

urso branco
27/03/2016, 20:12
..quando o aditivo fui feito na Base de ethylenglycol...tudo bem.
Existem no mercado aditivos..que nao contem ethylenglycol...esse produtos nao protege o sistem ..
Tambem o manual do Troller recomendo 50% de agua...e 50% de aditivo...

Abracos Jurgen

d_a_n_51
27/03/2016, 21:21
No meu caso eu comprei o concentrado e dilui com agua desmineralizada.
O troller nunca viu agua de torneira.

homerohermida
27/03/2016, 21:55
O meu só vê água da torneira com 2L de Coolant Up concentrado! 160.000 km rodados. Agua destilada deve ser melhor mas da torneira também funciona bem.

JAIME
28/03/2016, 12:40
Pode ser preciosismo Homero, mas outro dia estava observando um ferro a vapor, esses de passar roupa, cheio de sais, após a evaporação da água de torneira que é usada. Com o tempo chega a obstruir os buraquinhos do vapor. Talvez em nossos carros, por se tratar de sistema selado, isto ocorra em pequena proporção. De qualquer forma, como sempre perdemos agua por evaporação, os sais contidos nesta porção perdida ficam no motor. Não sei em quanto tempo pode-se sentir qualquer problema.

Fabio_Roberto
28/03/2016, 13:38
Pode ser preciosismo Homero, mas outro dia estava observando um ferro a vapor, esses de passar roupa, cheio de sais, após a evaporação da água de torneira que é usada. Com o tempo chega a obstruir os buraquinhos do vapor. Talvez em nossos carros, por se tratar de sistema selado, isto ocorra em pequena proporção. De qualquer forma, como sempre perdemos agua por evaporação, os sais contidos nesta porção perdida ficam no motor. Não sei em quanto tempo pode-se sentir qualquer problema.

Jaime não é preciosismo, depende muito da agua fornecida na rede de abastecimento, no geral tem muito cloro, eu mesmo não uso JAMAIS agua de torneira, utilizo 50% agua desmineralizada e 50% aditivo Havoline XLC concentrado. Essa água torneiral é veneno com o tempo ferra tudo mesmo, o Homero usa aditivo deve minimizar o efeito, mas mesmo assim eu não confio.

JAIME
28/03/2016, 21:29
Pois eh. O Coolant (nao o Coolant Up) ja vem diluido com 50% de agua desmineralizada.

homerohermida
28/03/2016, 23:18
Pois eh. O Coolant (nao o Coolant Up) ja vem diluido com 50% de agua desmineralizada.
Acho que existem as quatro apresentações: Coolant concentrado e diluído e Coolant UP (que é orgânico) concentrado e diluído. Inclusive já comprei todas as quatro opções...

gustavo25
29/03/2016, 06:41
sobre água de torneira x água destilada (desmineralizada), já ouvi dizer que o próprio fluído de arrefecimento contém substâncias que "neutralizam" os minerais da água não tratada, então teoricamente não teria tanto problema desde que se use junto com algum coolant

de qqer maneira, eu particularmente prefiro usar água destilada

d_a_n_51
29/03/2016, 19:55
Problema resolvido galera!
Foi "só" a bomba da água mesmo. Uffa!

urso branco
31/03/2016, 18:29
Que bom !

Abracos Jurgen

Diogenes Oliveira
14/04/2016, 12:46
Olá pessoal,

Existe histórico de vazamentos de água do sistema de arrefecimento pelo radiador de ar quente? Vejo muitos relatos de vazamento pela válvula de ar quente...

O caso foi o seguinte: Meu troller é 2009/2010 e o sistema de ar quente dele já não funcionava (talvez pela válvula emperrada). Fim de semana passado, numa viagem pelo interior, com ar ligado, notei que o ar parou de gelar e a temperatura passou a oscilar (subia dos 90°C e depois baixava), não chegou no vermelho, nem alarmou no painel temperatura alta. Alguns quilômetros depois, fui verificar o nível de água e o reservatório estava completamente seco! Estava no sufoco e acabei colocando água de rio para poder retornar. Notei que o vazamento pingava no meio do carro (no ponto onde goteja o ar condicionado). Na oficina o mecânico disse que o vazamento era no radiador do ar quente e isolou o sistema. Ok, resolveu.

Mas fiquei na dúvida por que normalmente a solenoide da válvula de ar quente fica fechada e só abre ao ser acionada, correto? Se ela estivesse aberta eu sentiria a baforada de ar quente e além do mais aqui no nordeste o ar quente praticamente nunca é utilizado, por isso acho pouco provável vazamento por esse radiador, já na válvula sim...

Mais uma dúvida: como usei uma água de rio, a limpeza completa do sistema de arrefecimento com aditivo específico e a correta reposição de água desmineralizada + aditivo rosa (monoetilenoglicol) é suficiente para não haver problemas futuros?

urso branco
14/04/2016, 16:39
boa tarde...
aqua de rio ...e bom . juntos com o aditivo da cor laranja ..( monoetileneglycol ) vc vai ser bem seguro. Eu usei agua desmineralizada...mais so porque a agua em JP PB e cheio de cloro.... quando a agua de tourneira e bom ( sem cloro ) pode usar isso...sem duvidas.
Abracos Jurgen

...obs.. no meu Troller eu cortei o ar quente... quem pecisa isso no nordeste ??

VOVÔ DO TROLLER
11/08/2016, 21:12
O meu T4, 3.0, depois da última troca da água do radiador começou a baixar o nível do reservatório. Nos últimos 30.000 km, antes da troca, não abaixou absolutamente nada. Acredito que quando foi feito a limpeza do sistema,antes de colocar a água com aditivo, deve ter dado alguma zebra. Já foi um litro de água, depois de 1.000 km rodados. As outras 2 vezes que isso ocorreu, foi micro furo no radiador. Acredito que deve ter aparecido outro. Se soubesse nem tinha trocado a água. Vamos para a "labuta" novamente para tentar estancar o eventual vazamento. Abs. Válter

urso branco
12/08/2016, 05:15
oi Valter...

a mesa coisa acontece com meu Troller tambem.. depois da limpeza da sistema vezameto de agua. A agua sai onde o carter , o bloco e a tampa da caixa de distrubicao se encontra.... finalmente era uma junta ...so. Infelizmente par ajetar isso... agente precisa de tirar a tampa da caixia de distrubicao... ( muito trabalho mesmo )

Abracos Jurgen

JAIME
12/08/2016, 15:27
oi Valter...

a mesa coisa acontece com meu Troller tambem.. depois da limpeza da sistema vezameto de agua. A agua sai onde o carter , o bloco e a tampa da caixa de distrubicao se encontra.... finalmente era uma junta ...so. Infelizmente par ajetar isso... agente precisa de tirar a tampa da caixia de distrubicao... ( muito trabalho mesmo )

Abracos Jurgen


O meu aconteceu a mesma coisa quando troquei a água. Insisti, completei, completei mais uma vez e o problema acabou. Nunca mais baixou. Conclui que a maioria quando troca a agua não faz sangria de ar do sistema. Como fica com bolsões de ar, a medida que o carro vai rodando, o ar vai saindo e a agua baixando. Quando sai todo o ar e completamos o reservatório, acaba o problema. A questão é que existe um procedimento no manual que acho que não é seguido na hora da troca. Ele manda pressionar varias vezes a mangueira para retirar o ar, antes de rodar com o carro apos a troca.

urso branco
12/08/2016, 18:45
normalmente..o ar sai do sistemo quando vc andar um pouco kilometros ate a valvula do thermostat abre . depois vc so precisa de complatar o reservatorio ( quando nessecario )

Abs Jurgen

VOVÔ DO TROLLER
12/08/2016, 19:45
Valeu Jurgen e Jaime. Vou completar mais algumas vezes para ver no que vai dar. Depois eu posto aqui o resultado. O meu consumiu 1 litro de água depois se 1.000 km rodados. Tomara que seja só o ar. Abs. Válter

gustavo25
13/08/2016, 06:39
Valeu Jurgen e Jaime. Vou completar mais algumas vezes para ver no que vai dar. Depois eu posto aqui o resultado. O meu consumiu 1 litro de água depois se 1.000 km rodados. Tomara que seja só o ar. Abs. Válter

Valter, ou é ar, ou fizeram a proeza de danificar a tampa do reservatório (ou ela pode ter ressecado e perdeu a capacidade de vedação). Uma tampinha dessas é barata (perto de outras peças do veículo), acho que compensa testar

VOVÔ DO TROLLER
13/08/2016, 14:40
Valter, ou é ar, ou fizeram a proeza de danificar a tampa do reservatório (ou ela pode ter ressecado e perdeu a capacidade de vedação). Uma tampinha dessas é barata (perto de outras peças do veículo), acho que compensa testar

Valeu Gustavo. A tampinha tá OK. Vou continuar completando, para ver se mantém o nível correto. Abs. Válter

lhneves
15/08/2016, 11:19
Valeu Gustavo. A tampinha tá OK. Vou continuar completando, para ver se mantém o nível correto. Abs. Válter

Colega, qual o ano do seu troller? Se for 2011/2012 os radiadores vem com defeito original de fabrica. Não dá para ter microfuros no radiador pois os radiadores do ar condicionado e intercoler estão na frente. O beleza quebra nas laterais e aí indica quebra estrutural. O meu 2012 mandei no especialista em radiador e ele refez a lateral. A concessionária troller faz de conta que este defeito não existe. Abraços e espero ter ajudado.

Juliano Barbon
05/09/2019, 16:13
Colega, qual o ano do seu troller? Se for 2011/2012 os radiadores vem com defeito original de fabrica. Não dá para ter microfuros no radiador pois os radiadores do ar condicionado e intercoler estão na frente. O beleza quebra nas laterais e aí indica quebra estrutural. O meu 2012 mandei no especialista em radiador e ele refez a lateral. A concessionária troller faz de conta que este defeito não existe. Abraços e espero ter ajudado.


Valeu Gustavo. A tampinha tá OK. Vou continuar completando, para ver se mantém o nível correto. Abs. Válter

Vovô,

Para compartilhar o meu primeiro gasto com manutenção corretiva.

Meu Jeep apresentou vazamento, pingava pouco, mas pingava um líquido rosa, líquido de arrefecimento presumi.

Levei na oficina e como pingava pouco não encontraram onde estava vazando.

Continuou assim por uma semana, tive que completar uns 500 ml de água (foi da torneira mesmo, não tinha outra). Levei novamente na oficina e deixei lá o dia todo para ver se pingava no chão e nada, dai fizeram teste com pressão e nada. Foram examinando e encontraram resquícios do líquido numa parte que desmontaram da bomba d.água. Descobriram que era um o'ring da bomba d'água, R$ 220,00 a troca e ficou resolvido o vazamento.

568543568544

BACANÃO
05/02/2020, 19:12
Boa tarde, no meu Troller 11/12 acontece uma coisa muito estranha, esse carro era de um amigo e conheço o carro desde zero e o que vou relatar já acontecia com ele. O volume da água cada hora esta num nível, não importa se o motor esta quente ou frio. Tem hora que esta muito baixo chegando a ficar com dois dedos no reservatório de expansão e tem hora que fica bem acima do nível máximo. Já troquei a bomba d'água (Indisa), válvula termostática (original), reservatório de expansão com tampa (original), todo o liquido de arrefecimento (água desmineralizada e aditivo Petronas Coolante UP 50%/50%). Coloquei uma boia no reservatório de expansão e não liguei ainda por causa desse vai e vem do nível da água. Acontece isso com mais alguém? Sabem a solução? Obrigado desde já

Jorgao
07/02/2020, 13:55
Boa tarde, no meu Troller 11/12 acontece uma coisa muito estranha, esse carro era de um amigo e conheço o carro desde zero e o que vou relatar já acontecia com ele. O volume da água cada hora esta num nível, não importa se o motor esta quente ou frio. Tem hora que esta muito baixo chegando a ficar com dois dedos no reservatório de expansão e tem hora que fica bem acima do nível máximo. Já troquei a bomba d'água (Indisa), válvula termostática (original), reservatório de expansão com tampa (original), todo o liquido de arrefecimento (água desmineralizada e aditivo Petronas Coolante UP 50%/50%). Coloquei uma boia no reservatório de expansão e não liguei ainda por causa desse vai e vem do nível da água. Acontece isso com mais alguém? Sabem a solução? Obrigado desde já

Isso aconteceu no meu quando fiz a troca de líquido de arrefecimento assim que peguei o troller. Levei numa oficina e o mecânico me ensinou a retirar o ar do sistema. Dá pra drenar pela válvula 3 vias (mangueira que sai do reservatório e liga na válvula). Pode retirar a mangueira, ligar o jipe e deixar esquentar até abrir a termostática que vai expulsar o ar dali. Feito isso, o nível vai permanecer mais estável, porém é normal variações entre quente e frio. Por exemplo, quem usa o jipe para curtos percursos, acaba sentindo diferenças mais significativas no nível, mas após um uso mais prolongado o nível deve normalizar com a circulação do líquido.

BACANÃO
11/02/2020, 08:31
Valeu Jorgao, mas já fiz isso também. e Já tirei a tampa do reservatório liguei o carro até a água esquentar até borbulhar dentro do reservatório. Valeu.