PDA

Ver Versão Completa : duvida sobre cabos no carburador



mairo
24/08/2010, 08:08
Amigos suzuqueiros, tenho um vitara 91 carburado e automático, reparei que além do cabo do acelerador, existe também um segundo cabo que sai do carburador quando este é acionado, perguntei para um mecânico o que era? pra que servia? ele não soube responder exato, disse ser referente ao cambio!
Também notei que este segundo cabo está um pouco frouxo, sendo acionado ja com meio curso da aceleração! também existe regulagem?
Por favor sanem minhas duvidas!!! grato!

BTMEC
24/08/2010, 11:06
Acho que o nome desse cago é "cabo kickdown", não sei se é isso mesmo mas tem a ver com o câmbio auto mesmo, se me lembro bem já vi algum tópico relacionado a esse cabo, dá uma pesquisada.

LINK http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19537&highlight=cabo+kickdown

arlei_vitara
24/08/2010, 11:16
Amigos suzuqueiros, tenho um vitara 91 carburado e automático, reparei que além do cabo do acelerador, existe também um segundo cabo que sai do carburador quando este é acionado, perguntei para um mecânico o que era? pra que servia? ele não soube responder exato, disse ser referente ao cambio!
Também notei que este segundo cabo está um pouco frouxo, sendo acionado ja com meio curso da aceleração! também existe regulagem?
Por favor sanem minhas duvidas!!! grato!

Mairo,

Este cabo é chamado cabo "kick down". Para que serve ???? Para forçar a troca, no caso redução, de marcha no cambio automático, sempre que o pedal do acelerador for pressionado até o fundo. O objetivo disso é vc. ter um recurso de redução imediata de marcha quando precisar de potencia e maior giro, por exemplo numa ultrapassagem.

Ele tem sim uma "folga" na regulagem, justamente para permitir que vc acione o acelerador até proximo do final do curso, sem acionar o kick down e forçar a redução de marcha. Ele deve acionar aquele dispositivo em forma de "meia lua" onde ele chega vindo do pedal do acelerador, somente quando este é pressionado até o fim.

Para vc. testar se está funcionando direitinho o teste é simples. Experimenta, andando com o jipe em D, e numa velocidade estabilizada e baixo giro, por exemplo a uns 50, 60 km/h, atuchar o pé até o fundo sem medo. Se o kick down estiver funcionando e bem regulado, o cambio vai reduzir imediatamente a marcha ao afundar o pé até a tábua. Se não, podes tentar regular, ali mesmo naquele dispositivo sobre a torre do amortecedor, no cofre do motor. Tem umas porcas de ajuste do cabo ali, para esticar ou folgar ele um pouco. O "Ponto" de regulagem é este que te falei, deve acionar no fundo do curso do acelerador, nem antes, nem não acionar ou demorar a acionar.

Abraços e boa sorte !

mairo
24/08/2010, 12:13
Muito obrigado Arlei e BTMEC pela explicação, eu ja tinha notado que quando acelera mais forte ele reduz, mas pensava ser através de processo hidráulico! Sinal que está funcionando, só que acho que reduz muito cedo, vou dar uma regulada no cabo!
Valeu!!!!!!

mairo
24/08/2010, 12:21
Muito obrigado Arlei e BTMEC pela explicação, eu ja tinha notado que quando acelera mais forte ele reduz, mas pensava ser através de processo hidráulico! Sinal que está funcionando, só que acho que reduz muito cedo, vou dar uma regulada no cabo!
Valeu!!!!!!