Ver Versão Completa : Samurai instável
Samambaia
23/03/2005, 13:09
Meu Samurai/97 vem apresentando um comportamento estranho. Quando pego algum buraco a direção e o carro começam a vibrar e a frequencia aumenta rapidamente, chega a parecer que tudo vai desmontar. Só consigo estabilizar quando piso no freio até o carro atingir por volta de 30Km/h. Todas as vezes que isso aconteceu eu estava a uma velocidade de aproximadamente 80km/h. Há alguns meses coloquei calços de suspensão de 1,5 pol e de lá pra cá este problema já aconteceu umas 6 vezes. Alguem sabe o que pode ser isso ou já viu algo assim?
Não sei o que fazer.
Ricardo
Beto Lacerda
23/03/2005, 13:34
pelo descrito (a direção vibra e colocou calço na susp.) eu diria que é shimming , leva em uma loja de alinhamento de confiança e confere a convergencia e princpalmente o caster , isso deve resolver (se for caster vc vai ter que girar o eixo para corrigir , se for convergencia o cara ja resolve na hora)
[]'s
Deve estar com shimmy. Dá uma checada nos apertos dos terminais e estado das buchas de suspensão, revisa ela inteira. Checa os ângulos de trabalho.
Eventualmente, pode ser bumpsteer isso... como está a angulação da barra de direção? Ela tem que estar o mais horizontal possível. Quanto mais inclinada, maior a chance de acontecer. Bumpsteer é quando você passa num buraco, a direção é jogada de um lado para o outro pela própria flexão da suspensão.
Por quê você colocou calços na suspensão, pra caber pneus maiores? Se for só pra isso, acho melhor colocar calços na carroceria... pelo menos não altera os ângulos da suspensão...
[]s,
Bumpsteer não é, é shimmy........... :roll:
Abraços,
xadventure
28/03/2005, 19:20
Olá Samambaia
De uma olhada nos tópicos anteriores já esta bem explicado e vai te ajudar provavelmente é shimmy
De uma olhada nesta ordem
- Alinhamento e balanceamento (90% de chance)
- calibração dos pneus
- verificar se alguma mola esta quebrada inclusive as trazeiras
- folga nas buchas do jumelos (se for menor que 94, feixe)
- Folga o rolamento dos munhões estourados
- amortecedor da direção
- amortecedor da suspenção
Abraço
Olá Amigo,
algumas semanas atras meu Samurai 1997 apresentou exatamente os mesmos sintomas: o carro parecia um boi doido e o volante ia de uma lado para o outro até diminuir a velocidade (um perigo!!), mas ocorria quando eu passava por imperfeições no asfalto. Fui até uma especializada em direção e suspensão onde foi constatado que não havia problema com os amortecedores ou suspensão, mas foi ajustada a caixa de direção. O problema não ocorreu mais, mas sinto alguns "trancos" no volante quando passo em imperfeições e às vezes até um pequeno estalo, o que não me deixa muito confiante.
Alguém sabe o que se deve fazer para "zerar" tudo isso? É o caso do amortecedor de direção ou o problema está na caixa?
Agradeço se alguém já passou por isso e puder ajudar!!
Abraços,
Pinazza
xadventure
29/03/2005, 19:01
Olá Amigo
Tem que vercomofoi feito este ajuste, pois não é para dar tranco nenhum. Bem o meu dava estralos mais era os feixes de molas que não estavam acentados que não é o seu caso
Abraço
Esta trepidação tem tudo a ver com amortecedor de direção, ou qualquer das alternativas já mencionadas.
Como o amortecedor de direção acho que é a parte mais barata do problema, acho que convem começar olhando por ai.
[]s
Teo
em 90% dos casos de shimmy em samurai HELICOIDAL NAO é por causa de amortecedor de direcao, setor, etc.... sao as buchas das barras panhard estouradas ( até mesmo as traseiras). ou rodas desbalanceadas. isso ocorre SOMENTE com velocidade entre 70-80km/h, quando se passa em pisos irregulares ( asfalto com costeletas ou secao de pequenos buracos) em em geral quando nao se está acelerando o veiculo...
mande chegar TODAS as buchas das barras panhard inclusive as traseiras. e manda balancear as rodas ( obivo que estou supondo que os pivos, barras e rolamentos de cubo e munhao estejam sem nenhuma folga)
T+
Pessoal, valeram as dicas!!
Alguém têm algum esquema que indique como instalar (onde fixar, etc) o amortecedor de direção?
Também gostaria de saber quais são os amortecedores nacionais compatíveis para o Samurai 1997, tanto dianteiros quanto traseiros.
Abraço à todos!
Pinazza
seu samurai 97 é todo original ? se for
amortecedor traseiro = traseiro de fusca
amortecedor dianteiro = NAO tem nenhum nacional que sirva SEM adaptacao. o que dá pra fazer é colocar pegar o amortecedor TRASEIRO de Chevy500/Marajó, fixar o prato de mola ( igualzinho como é no amortecedor original) e pronto fica 100%..
quanto ao amortecedor de direcao, coloca o de direcao da kombi.. já tem o luga no chassis p/ fixar o amortecedor, daí só precisa soldar um suporte na barra de direcao p/ fixar a outra ponta.
T+
LuizCabral
31/03/2005, 21:29
rapaz, uma vez meu vitara apresentou o mesmo defeito assim que eu o comprei. Quando fui olhar, a caixa de direção estava segura apenas por 1 parafuso (o certo são 3). Apertei os parafusos e ficou normal...
Galera alguem sabe a carga do munhão do samurai?
entre 1 a 2 Kg... ( segundo o manual de servico suzuki)
Valeu, pensei que fosse mais. E fosse esse o problema.
Agora vou ter que caçar oq. possa ser. Já fiz amortecedor, revisamos todas as buchas, munhão, rolamentos, etc.......
Não sei mais oq. pode ser. Estou tentando conseguir umas molas da altura original pra ver se é isso.
valeu, assim que achar a solução eu posto aqui.
Beto Lacerda
07/02/2006, 09:35
Beto, vc comprou um samurai helicoidal ???
se não qual dos seu ta com xime ??
[]'s
Betão faz tempo que tenho esse 97, é ele mesmo que esta com problema.
Estou fuçando o manual que vc. me passou pra ver se acho a carga.
Valeu. :concordo:
Beto... ja conferiu as buchas dos bracos da suspensao TRASEIRA ? e as buchas das panharda traseira??
se estiverem estouradas elas causam esse maldito shimmy na frente...
nao adianta trocar as molas, nao sao elas a culpadas..
eu já sofri bastante com esse shimmy maldito, até que ví que as minhas buchas traseiras estavam ruins..
T+
Beto... ja conferiu as buchas dos bracos da suspensao TRASEIRA ? e as buchas das panharda traseira??
eu já sofri bastante com esse shimmy maldito, até que ví que as minhas buchas traseiras estavam ruins..
T+
T+
Valeu Fabil, vou ver com o meca hj. se ele olhou a tras., a frente ele já desmontou 2x.
Valeu, assim que achar eu posto.
Hotclassic
15/10/2008, 19:00
Pessoal comprei o samuka a uma semana andei nele aprox 500km e quando passava de 70 vibrava, se acelerasse ou freiasse ele parava.
Pensei, vou pesquisar no forum, vi que aqui vocês deram a lista do que seria, ai parti para a epopéia..
1 fiz balanceamento e alinhamento
o rapaz colocou 30 libras nos pneus atx que uso, 215/70r15 ( roda de liga ) e disse que eles estavam vazios e o carro estava desalinhado tava assim ó \ / a frente do carro.
Aí ficou pior não passa mais de 60km/h se acelerar é pior, se freiar tem que freiar brusco ou esperar dar 40. Ai ele se estabiliza.
Hoje gastei 1 dia quase que inteiro e troquei todos os 5 amortecedores. E adivinhem.. nada...
Continua a mesma coisa..
Ah! ontem fui num cara que conhece de samuka ele condenou minhas molas e amortecedores e ainda de sobra disse que minha embreagem foi pro saco.
Ele disse que o rolamento do munhão, pivos e buchas estao todos OK.
Daqui a pouco vou por 20 libras nos pneus dele e testar vai que melhora.
Então gostaria da ajuda de vocês ...
Quantas libras uso no samuka ?
Qual é o alinhamento ideal dele ? | | ou \ / ou / \ ? Em carros antigos com problema de instabilidade uso levemente \ / e resolve.
diogo ludovico
15/10/2008, 19:14
Hotclassic, nos seus pneus 215 pode usar de 20 a 26 em problema.
Voce tem calço na suspenção ou ela está toda original?
Eu tinha este problema, era causado pela troca das molas por uma com 1,5" a mais, só que sem corrigir o alinhamento das barras penhards, o que acabou me entortando o eixo traseiro.
Na epoca mesmo com amortecedor de direção de toyota bandeirante não tinha como segurar a trepidação.
Agora, se sua suspenção for originalex, então verifique se as molas não estão cansadas.
Ronaldo B.
15/10/2008, 19:33
Então gostaria da ajuda de vocês ...
Quantas libras uso no samuka ?
Qual é o alinhamento ideal dele ? | | ou \ / ou / \ ? Em carros antigos com problema de instabilidade uso levemente \ / e resolve.
Pode ser várias coisas que tão causando esse sintomas, mas antes seria legal vc dizer:
Seu samurai é com feixes de molas ou molas helicoidais ???
Tá original ou tem alguma coisa alterada ou adaptada na suspensão, eixos, cx de direção, etc..?
Que pneus e rodas vc tá usando ???
Com as informações acima fica mais fácil ajudar .:concordo:
[]´s
suponho que seja helicoidal, já que shimmy é cronico neles..
molas e amortecedores nao tem absolutamente NADA a ver com shimmy de direcao..
shimmy de direcao ocorre pelos seguintes motivos:
1- folga em alguma lugar, pode ser, pino/rolamento munhao, pivos, buchas do link, etc..
2- rodas amassadas ou desbalanceadas
3- pneus com calos
4- geometria da suspencao fora dos parametros, sendo o mais critico o CASTER que deve ficar na casa dos 2~3 negativos
a convergencia, todo carro com tracao traseira, as rodas devem ficar CONVERGENTES ( / \) no caso so samurai entre 1~2graus
confira isso tudo ae.. com certesa tem algo errado..
se precisar de buchas dos links eu fabrico em PU
T+
Hotclassic
17/10/2008, 14:57
Pessoal, coloquei 20 libras e quase acabou o problema, as vezes na casa dos 80 ele tenta vibrar mas basta pisar um pouco e ele estabiliza.
Quanto as molas, a frente tá mais baixa +- 3 cm. Então vou por molas novas, as trazeiras do GOL BX.
Acho que isso ja resolve um pouco o caster.
Depois vou calibrando o pneu pra ver até quanto ele aguenta antes do shimy.
Quanto as buchas, pivôs e rolamentos... todos estao OK, porêm na trazeira tem 2 buchas que seguram cada braço da suspensão que já foram feitas em PU e que o mecanico condenou, ele me disse que o pessoal aqui tá fazendo em tecnil e que fica muito bom. Então vou fazer de tecnil mesmo e colocar.
Quanto ao modelo, é um 97 ( molas espirais), todo original e por incrivel que pareça, nem arranhado embaixo o carro tem. Foi um achado.
tecnyl???? vai quebrar tudo... tecnyl ( nylon) nunca pode ser usado no lugar de buchas..
quanto ao PU eu fabrico as buchas na densidade correta p/ o samurai, uso no meu e em varios samurais daqui de BH a anos sem nehum problema de desgaste prematuro . se interessar mail-me
confira tb o suporte que prende os links traseiro ao eixo.. é muito comum eles quebrarem. eu tb fabricou outro suporte mais reforcao..
tem tudo na minha pagina
T+
Hotclassic
17/10/2008, 17:01
Fabil, meus suportes estão OK, são as buchas do link mesmo que irei trocar.
(reberttomaz@hotmail.com)
Hotclassic
21/10/2008, 14:50
Pessoal nesse fds dei uma volta numa pistinha de jipe cross, mais leve que uma trilhazinha, porem reparei que mesmo com os amortecedores novos, o bicho nao ta muito bom não. Na trazeira lado passageiro tem algo batendo, acho que o amortecedor ficou longo ou a mola ta muito cansada. Não entendi nada, pois minha trazeira ta mais alta uns 5 cm em relação a frente. Ah só bate quando passa em algum morrinho mais rápido. Coloquei a receita aqui do fórum mesmo, amortecedor trazeiro dele é o de kombi, dianteiro é o de marajó.
Hoje comprei as molas do GOL BX ( 68,00 ) vou por na frente pra ver se iguala com a trazeira e corrige o caster.
Andando com 20 libras ele ainda dá shimi, porem muito menos, será que só trocando a mola dianteira ele se ajeita?
O que pode estar batendo mais ?
Como testar?
otavioemblumenau
26/10/2008, 20:01
Pessoal,
tive o mesmo problema, gastei muito dinheiro e tempo e a receita foi bem simples.
Tira a forla de tudo, principalmente das peças envolvidas na direçao.
Alinhar deixando aberto na frete.\
Boa sorte
Hotclassic
27/10/2008, 13:04
Pessoal, coloquei as molas dianteiras, refiz o alinhamento e o alinhador disse que tá com 0,5 de convergencia.Ah! ficou somente 1 dedo mais alto.
Ficou mesma coisa a trazeira continua uns 3 dedos mais alta e entre 60 e 70 se pegar um pedregulho dá shimy, antes dava menos, porem depois de uma trilhinha que fiz o shimy almentou, o alinhamento parece ser o mesmo.
Acho que vou trocar as molas trazeiras, pois ainda continua com o problema de fim de curso no amortecedor. Agora não sei se é a roda que pega na lata ou o amortecedor que está realmente grande.
peneu raspando na lata é um barulho, amortecedor dando fim de curso fechado é outro completamente diferente...
avalia bem ae
T+
Hotclassic
27/10/2008, 16:00
deve ser fim de curso mesmo, coloquei o de kombi achando que o samurai estava alto, mas ele ta +- que originalzim.
Pessoal nesse fds dei uma volta numa pistinha de jipe cross, mais leve que uma trilhazinha, porem reparei que mesmo com os amortecedores novos, o bicho nao ta muito bom não. Na trazeira lado passageiro tem algo batendo, acho que o amortecedor ficou longo ou a mola ta muito cansada. Não entendi nada, pois minha trazeira ta mais alta uns 5 cm em relação a frente. Ah só bate quando passa em algum morrinho mais rápido. Coloquei a receita aqui do fórum mesmo, amortecedor trazeiro dele é o de kombi, dianteiro é o de marajó.
Hoje comprei as molas do GOL BX ( 68,00 ) vou por na frente pra ver se iguala com a trazeira e corrige o caster.
Andando com 20 libras ele ainda dá shimi, porem muito menos, será que só trocando a mola dianteira ele se ajeita?
O que pode estar batendo mais ?
Como testar?
Hot, essa batida eu senti quando troquei os amortecedores... mas era cag@da minha: não sangrei um dos amortecedores e ele ficou com um curso bobo de uns 3 cm. Tirei fora e sangrei, parou o barulho.:concordo: Fica aí a dica.
sangrar amortecedor?????
Sim Fabil, comprei um casal de amortecedor novo (Cofap) e ele veio com um curso bobo. Ai eu levei ate a autopeças e o cara me disse que precisava sangrar. Abria o curso deitado, colocava em pé e fechava. Fez umas 5 vezes isso e o curso bobo sumiu.
[s]