Ver Versão Completa : Vitara 97 vale a pena?
Tito César
20/08/2010, 16:03
Olá Pessoal!
Pretendo comprar um vitara canvas 97! Estou entrando numa roubada ou o carro e pau pra toda hora? Vou usa-lo na cidade e fazer algumas trilhas, nada pesado, apenas estrada de terra, areia e travessia de riachos.
Desde já obrigado pelas dicas!
arlei_vitara
20/08/2010, 16:52
Tche,
Depende do estado do carro que vc. comprar. Não esqueça que um jipe 97 já tem 13 anos de uso, que pode ser bom uso ou de maus tratos.............e isso fará toda a diferença !
No mais, Vitaras são sim muito valentes, quebram pouco, dão pouca manutenção, são robustos e gostosos de dirigir. Encaram muita coisa, com preparação leve já encaram trilhas médias numa boa.
Faz assim, aqui mesmo no fórum tem muuuuuuuuuuita info e opiniões de todo tipo, que te permirão ter uma boa noção do que é o jipe que pretendes comprar.
Mãos à obra e boa pesquisa !
Quando comprei o meu, estava a procura de um canvas, pois tem a opção de colocar uma capota de fibra, fica fechado para o frio, dias chuvosos e viagens, e pode retira-la para passeios no verão! tem alguns vitaras bem inteiros inclusive aqui no fórum pra vender, se tiver bom é só alegria, se tiver ruim, vai gastar algum dinheiro pra deixar ele em dia, mas se for o caso, depois disso nao vai incomodar mais pois é bem durável!
Andrei Hasse
23/12/2010, 09:02
Olá Pessoal!
Pretendo comprar um vitara canvas 97! Estou entrando numa roubada ou o carro e pau pra toda hora? Vou usa-lo na cidade e fazer algumas trilhas, nada pesado, apenas estrada de terra, areia e travessia de riachos.
Desde já obrigado pelas dicas!
Ola Amigo..
Quando eu estava procurando um Vitara Qria um Canvas, por ter opção de andar aberto, é muito legal. Comprei um 1993 gastei um pouco no inicio até deixar em ordem, mas tudo até agora valeu a pena.
É bom olhar bem a parte mecanica, se esta em ordem o carrinho não tem segredo, mecanica facil e rasoaelmente barata para um carro importado bem usado eheheh.
Eu coloquei capota de fibra, tenho a de lona guardada quando der saudades troco, a de fibra sai facil e na praia é D+.
Abrasss...
leobnaval
05/03/2012, 19:07
Desenterrando o tópico....
Pessoal o que realmente mudou nos vitaras .../96 e do 97/...?
Eu sei que mudo o semi-eixo tras.
Painel.
Acho que bancos tambem muda.
Tem mais alguma coisa importante que mudou? vale a pena pagar mais caro por um modelo 97 ou é preferivel economizar essa diferença (entre 2 a 4 mil reais) e gastar num vitara um pouco mais antigo .../96?
Abraços, Leo
carlos muller
05/03/2012, 20:15
Se for um sonho antigo em adquirir um carro como esse, vai sem medo amigo. Comprei o meu achando que tava tudo ok e me ferrei, pois nao verifiquei todo o carro antes de comprar. No entanto, estou super feliz em ter um carrinho como este apesar dos gastos que tive com ele. Alem de um sonho concretizado e a satisfação pessoal o bichinho ta pronto para me ajudar a realizar outro sonho. Ida e volta à Machu Picchu.
leobnaval
05/03/2012, 23:25
Pois é Carlos tenho até pensado em pajero tr4, pajero full 3 portas antiga (95/98), Grand vitara, mas parece que o negócio é mesmo o vitara 3 portas, ele tem um charme rsrsrsrs
Realmente não sei se não vale a pena investir um pouco mais e pegar um desses aí de cima invês de um vitara 3 portas...
Enfim o que eu quero saber mesmo é as diferenças que ele sofreu no modelo 97, alguém sabe?
Abraços
leobnaval, fico te devendo referente a diferença entre os anos. (mas certamente os bancos mudam).
Agora, tratando da opinião se vale a pena ou não comprar: Como a maioria dos jeeps, só compra quem gosta, quem realmente tem sonho de andar de jeep por ai, se for por do lado de um popular (o que é injusto), é mais caro, gasta mais combustível.. Mas, se você realmente gosta da coisa, vale muito a pena! Procura bem, eu comprei o meu faz 4 meses, demorei pra encontrar, quase comprei um GV 3p 2000 Automático porque achei o carro muito bonito, mas era automático, enfim, vale a pena achar a melhor opção com calma, boa sorte na sua procura! O carro em si, é demais!
Te digo que uma TR4 não tem metade dos upgrades que existem pro vitara... já a pajero full 3p 98 não sei como é de peças de reposição e upgrades, mas ja andei com as duas (vitara e pajero) e posso te dizer que a diferença de potência é gritante (200cv a v6 3.5 contra 82cv :() a pajero desenvolve beeem melhor que o vitara, é exatamente igual a comparar um 1.0 com um 2.0, a diferença é que o consumo continua o mesmo, ou quase o mesmo, uma pajero talvez faça 1km/l a menos... o conforto também é outro, o vitara é mais duro enquanto pajero já é bem mais suave (macia).... mas na verdade é injusto comparar as duas, são quase que categorias diferentes, a pajero é 50% mais cara que um vitara, de 20mil pra 30mil por aí...
Leo, você conseguiu encontrar um 96?? estes são díficeis de achar (se não raros), os mais comuns com inejeção são os 94 95 , 97 e 97/98, nunca ouvi nem sequer falar dos vitaras 98/98... e depois, 99 já entrou o modelo "arredondado"...
outra alteração que você não citou é a alteração no ar condicionado, os antigos eram com barras deslizadoras e no 97 virou botôes eletronicos. a diferença que eu notei no painel é o porta treco (acima do porta luva), que nos antigos era aberto, e no 97 (ou só no 97/98) botaram uma tampa, toranando-o um segundo porta luva.
O meu vitara é 96/97, o ar condicionado dele é com barra mesmo e ele realmente não tem o porta trecos fechado.
até onde sei a mecanica é a mesma, salvo a ponta de eixo com tulipa grande, pois dos mais antigos é bem pequena a tulipa que segura o cubo de roda! de resto foi só perfumaria, a performance é a mesma!
uma coisa que eu queria saber é dos diferentes anos e lugares de importação dos vitaras e suas respectivas potencias em CV, ja vi vitaras constando no doc 80cv, outros com 82 o meu é ano 93 e consta 88cv!
No documento do meu consta 74CV :O
No documento do meu consta 74CV :O
que ano é?
74 cv = carburado
80 cv = injetado 8v
84 vc = injetado 16v
Se não me engano, é isso.
carlos muller
06/03/2012, 18:06
Pois é Carlos tenho até pensado em pajero tr4, pajero full 3 portas antiga (95/98), Grand vitara, mas parece que o negócio é mesmo o vitara 3 portas, ele tem um charme rsrsrsrs
Realmente não sei se não vale a pena investir um pouco mais e pegar um desses aí de cima invês de um vitara 3 portas...
Enfim o que eu quero saber mesmo é as diferenças que ele sofreu no modelo 97, alguém sabe?
Abraços
tenho visto que o painel e bancos sao diferentes....mas como vc disse, as peças devem ser um pouco mais complicadas de encontrar devido o numero de carros que ha nas ruas...94/95 é a melhor opção com relação as peças. A pajerinho 98 é um sonho meu tbm...mas o cascalho nao foi suficiente ateh o momento...para daki a 5 anos quem sabe...
Olha.. o meu é 96/97, Injetado 8v e consta 74cv.. vai entender..
tenho visto que o painel e bancos sao diferentes....mas como vc disse, as peças devem ser um pouco mais complicadas de encontrar devido o numero de carros que ha nas ruas...94/95 é a melhor opção com relação as peças. A pajerinho 98 é um sonho meu tbm...mas o cascalho nao foi suficiente ateh o momento...para daki a 5 anos quem sabe...
O pajerinho é meu sonho tb... mas a manutenção do bicho... é de matar milionário...
Gozado é que ninguém fala na LR 90... é minha opção de ouro!
Tirando a dúvida: http://www.suzukioffroad.com.br/tecnica/modelossuzuki.html
leobnaval
06/03/2012, 23:23
O pajerinho é meu sonho tb... mas a manutenção do bicho... é de matar milionário...
Gozado é que ninguém fala na LR 90... é minha opção de ouro!
Pessoal desse jeito já estou quase desistindo do vitara e partindo para a pajerinho 3 portas com V6 3.0 ou 3.5, é um pouco mais caro sim, mais deve ser muito mais carro.
O que mais me faz voltar o pensamento para o vitara é a opção de up-grades, peças similares nacionais (manutenção) e consumo que deve ser um pouco menor em relação a pajero.
O uso seria esporadicamente cidade (ir num supermercado, no centro, etc.) e passeios e trilhas no final de semana seria o uso principal, nem que sofra modificações que prejudiquem o uso na cidade.
Tirando a dúvida: http://www.suzukioffroad.com.br/tecnica/modelossuzuki.html
Legal pena que só compara os dados da motorização, que no caso é praticamente igual.
[]s
leo o ideal é dar uma volta num vitara e numa pajero, a pajero com certeza vai ser superior, basta saber se essa diferença vale umas 10 latinhas a mais... a v6 3000 tem mizeros 150cv e dizem que ela não desenvolve muito bem, já em contrapartida, o consumo da 3.0 deve ser igual ou muito proximo do vitara. em up-grades é díficil bater o vitara, acho que não são muitos jipes que batem o vitara nesse aspecto...
a pajero é superior que o vitara, só eu questiono o quanto superior é? vale a pena pagar tanto por isto?
na minha opinião a pequena superioridade de conforto e uma maior superioridade de potencia não compensam a grande superioridade no valor de compra, no absurdo valor da manutenção que a pajero tem! o vitara é menos potente sim, mas é bem mais leve, compensando isto, mecanica simples e mais barata, inumeras peças alternativas que podem ser usadas nele, além de grande variedade de peças para preparação off road, coisa que é limitado na pajero!
"ACHO" q no fim das contas um vitara bem preparado da um show nas trilhas, bem mais em conta que a pajero, e mais facil de manter tbm! nao é a que para cada pajero na trilha, existe uma boa quantia de suzuki!
PS: é opção particular minha nao gostar de pajero, se estivesse com o valor de uma disponivel, compraria outro tipo de 4x4! uma pajerinho boa, mais as preparaçoes necessarias para off road devem custar entre 35 a 37k, tem troller diesel por 39k com melhor ano q a pajero!
... a v6 3000 tem mizeros 150cv e dizem que ela não desenvolve muito bem, já em contrapartida, o consumo da 3.0 deve ser igual ou muito proximo do vitara. em up-grades é díficil bater o vitara, acho que não são muitos jipes que batem o vitara nesse aspecto...
Pelo que eu saiba, a v6 3000 tem 195 cv! É um canhão só comparável ao troller e com vantagens (principalmente no quesito conforto). Já a 3500 é um monstro, com 215 cv. Um monstro com uma fome de dar inveja... uma automática BEM regulada faz uns 4 a 5km/l... Não há quem aguente. A manutenção é muito, mas muito cara mesmo. Há pouco tempo, tive uma 3500 na mão prá comprar, 97/98, auto, 33mil... desisti pela manutenção e por ser blindada, sem anotação na documentação. Blindagens antigas não prestam (tecnologia antiga, peso estúpido, consumo enorme)
De fato, não dão margem a muitas adaptações... mas resolvem tudo na grossura, força bruta pura.
FATO: Leonaval, sim é muto, muito, muito mais carro que um vitara,seja qual for o nível de preparação dele.
quanto ao motor:
tive um vitara 91/92 carburado que constava no doc 80cv
este agora 93 injetado 88cv
os vitaras 16v sao 94cv
digo isto pq ouvi falar q existe diferenças devido ao local de importação! outro dia tive dificuldade de adaptar o focinho da samurai no vitara, o fabil da tecnotrilha, perito em suzuki, falou que existe alguns modelos que nao sabe qual ano nem o tipo de importação que simplesmente o focinho do samurai nao entra! mistério!
andre veiga
07/03/2012, 11:14
Ha algum tempo atras eu tinha um vitarinha 96/97 1.6.
Resolvi trocar por ele ser relativamente lento na estrada e principalmente por ser pequeno.
Tinha em mente um pajerinho v6 3.0 manual ou uma cherokee 4.0, ao andar num GV 3p 2.0 foi a escolha imedata.
Para mim, acertada pelo ponto de vista conforto, economia com custo de peças e combustível (média de 10km/l a 100~110 km/h sempre contando nas serras de MInas), sem contar que a relação peso X potencia é muito boa (1280kg para 128 cv), sendo melhor que os quase 1700kg da pajerinho e 150cv. A pajero 3.5 tem 212 cv é melhor mas deve beber muito mais.
Fiquei satisfeito e estou até hoje convencido de ter feito a melhor escolha, e só o troco por um 4 portas (mais conforto) mais novo possível.
Acho que um Grand Vitara 2.0 16v 3 portas poderia merecidamente entrar na disputa, e acredito que ganhe.
leobnaval
07/03/2012, 19:03
O que vejo é muita gente elogiando o vitara (preparado) na trilha e reclamando da performance na estrada (seja original ou preparado). Já dirigi alguns vitaras mas acho que nunca passei de 80 km/h, não peguei pista.
Realmente ele não atingi uma boa velocidade final? tipo não dá pra viajar a 120km/h sem tolar o pé (o que aumentaria bastante o consumo)?
[]s
Nunca passei de 110km/h no meu vitara, o pé não tava tão fundo não!! ia andar mais um pouco... o problema é o medo da morte, jipe, pneu mud recapado , barra de direção com um pouco de folga... formula perfeita pra dar "pau"
O que vejo é muita gente elogiando o vitara (preparado) na trilha e reclamando da performance na estrada (seja original ou preparado). Já dirigi alguns vitaras mas acho que nunca passei de 80 km/h, não peguei pista.
Realmente ele não atingi uma boa velocidade final? tipo não dá pra viajar a 120km/h sem tolar o pé (o que aumentaria bastante o consumo)?
[]s
Andei como meu Vitara 94, com calços de suspensão de 2 pol, pneus 235/75 r 15 e rodas com offset negativo na Dutra a uns 110km/h por um bom tempo (Rio - Passa Quatro), com segurança. Mas é pista reta e bem lisa. Com ondulações não seria nada bom. Eu acho que esse seria o limite, mas o melhor seria rodar até 100 km/h. Eu já tive um GV 3 portas como esse do Andre Veiga, original, mas com pneus 235/60 r 16 que podia andar mais rápido, mas sempre com o asfalto bom e sem ondulações.
Abs,
LFC
Leobnaval, já pensou numa defender?
leobnaval
07/03/2012, 19:45
Leobnaval, já pensou numa defender?
Sinceramente não, acabei de pesquisar e os preços partem de 35~40 para uma defender 90 ano 98, fora que o preço da manutenção seria bem mais alto, e o motor maxion 2.5 não me atrai, por isso acho que se fosse gastar uma bela grana como essa esperaria um pouco mais e pegaria um troller que parte de seus 40~45 para um troller diesel, vi até um troller 2008 por R$56.000....
O jeito é voltar para a realidade de um vitara ou samurai mesmo huhauhaua e gastar na faixa de R$20.000 e fazer os ups.
[]s
Perfeito. Você vai se divertir, com certeza! E não vai se decepcionar.
roberson.rs
08/03/2012, 09:11
Sinceramente,
o meu vitara 97 é meu segundo carro, e ja vai para 2 anos que tenho o Vitara. Não me arrependo nem um pouco.
sobre velocidade!
Costumo a andar a 90km/h mas ja arrisquei e cheguei a 137km/h na freeway em osorio/rs. Mas não aconselho a ninguem.
quanto a andar a 110, a viatura vai tranquilo sem pé no fundo, isso com pneus AT.
abraço
pessoal, jeep é jeep!!!!!!!!!!!!!!!! não é veiculo para velocidades maiores, é veiculo para quem tem paciência, tem que sair para curtir a paisagem! qualquer veiculo com preparação para off road tem que se andar com cautela, maximo 100km/h. não que nao tenha potencia para mais, mas para andar com segurança é na base de 80, 90km/h!
Reparem na final de um vitara 1.6 8v: 135km/h pela fábrica.
Um original... que dirá um mexido, como os nossos... CG alto, pneus de baixa, molas calçadas, distribuição de peso fora dos padrões, aerodinâmica comprometida, centenas de milhares de km rodados (sabe-se lá como) e outros tantos.
Jeeps não rodam por asfalto. Não foram planejados para isso. Eles se "deslocam" pelo asfalto, entre uma "lama e outra"!
Prá isso, inventaram uma tal de "SUV"!:)
roberson.rs
08/03/2012, 13:54
que nem diz o Mairo.. Jeep é Jeep.
tem que andar de boa... 80, 90 maximo...
no proprio manual do Vitara ja diz que o Vitara não é um carro convencional.
abraço
Sinceramente não, acabei de pesquisar e os preços partem de 35~40 para uma defender 90 ano 98, fora que o preço da manutenção seria bem mais alto, e o motor maxion 2.5 não me atrai, por isso acho que se fosse gastar uma bela grana como essa esperaria um pouco mais e pegaria um troller que parte de seus 40~45 para um troller diesel, vi até um troller 2008 por R$56.000....
O jeito é voltar para a realidade de um vitara ou samurai mesmo huhauhaua e gastar na faixa de R$20.000 e fazer os ups.
[]s
Sobre fazer os ups: se prepare para ter paciência com os fornecedores, transportadoras - se bem que vc está em SP onde, em geral, é tudo mais fácil para o 4x4 - e mecânicos. É legal ir montando o carro, mas a tarefa pode ser muito estressante.
Boa sorte.
Abs,
LFC
Ando com o meu vitarinha 93 injetado, direção com aquela folguinha, pneu MUD a 90 e sinto imenso prazer......vento na cara....barulho de pneu recapado no asfalto....velocidade cruzeiro, enfim um espetáculo....pra que mais que isso?
suzukao4x4
08/03/2012, 22:32
Po, eu no auge dos meus 19 anos, ainda muito imprudente, colei o velocímetro do meu sidekick 93 na av. das américas de madrugada (4am)... viajei a buzios agora mantendo 100-120 e a média foi de 10km/L.. não sei se o fato do meu ser original faz muita diferença hahaha abc!
leobnaval
08/03/2012, 22:52
Sobre fazer os ups: se prepare para ter paciência com os fornecedores, transportadoras - se bem que vc está em SP onde, em geral, é tudo mais fácil para o 4x4 - e mecânicos. É legal ir montando o carro, mas a tarefa pode ser muito estressante.
Boa sorte.
Abs,
LFC
Os ups são um hobby, tem coisa melhor que você mesmo escolher os itens, montar e desfrutar deles hehehe
Nunca tive poblemas com fornecedores, correios e transportadoras que não sejam de uma demora de uns dias a mais para entregar...
Sobre mecânicos não posso optar muito pois faz bons anos que não os frequento mais, agora faço tudo em casa, tenho minha própria oficina e mais equipada que muito lugar...
Perguntei sobre a velocidade pois li diversos relatos, sobre a velocidade de cruzeiro do vitara ser nessa faixa de 90~100 km/h, lógico que tenho consciência do uso e que é praticamente um jipe, até porque não será o carro usado para grandes viagens, apenas passeios e trilhas.
Mais que tem neguinho andando a 140 km/h com troller com pneus gigantes recapados, isso tem, e tem relatos de quem atingiu até 180 km/h com o troller, não que isso seja um mérito, mas seria bom manter os 120 km/h e talvez até uns 130km/h para uma ultrapassagem seria.
[]s
Po, eu no auge dos meus 19 anos, ainda muito imprudente, colei o velocímetro do meu sidekick 93 na av. das américas de madrugada (4am)... viajei a buzios agora mantendo 100-120 e a média foi de 10km/L.. não sei se o fato do meu ser original faz muita diferença hahaha abc!
No seu caso, 4p, o peso tb conta.
eu saio com meu vitara só quando vou passear, com tempo, sim velocidade de cruzeiro 90, 100, mas prefiro andar a uns 80 curtindo um som e tomando meu chimarrão com a minha véia!!! rsrsrsrs
vitara a 130 para uma ultrapassagem, com pneu grande borrachudo? olha, nao desmerecendo, mas talvez se tiver uns 2 km de estrada limpa para embalar a viatura!!! rsrsrsrs neste caso sim vc vai precisar de paciencia! (brincadeira)
roberson.rs
09/03/2012, 12:15
Eu quando adquiro um veiculo, gosto de saber quais são seus limites, tanto de velocidade, de marcador de combustivel e etc.
Sempre ando em velocidade cruzeiro curtindo a paisagem e meu carro.
Mas para só para esclarecer o relato que coloquei aqui nesse topico. Na freway (br290) em osorio-rs, a estrada é tripla, e um tapete.
no teste do limite de velocidade chegou a bater 137, isso com o Vitara original, unica mudança eram os pneus 205 AT firestone.
realmenete demora para chegar a essa velocidade, mas se estiver com a mecanica original e com o carro em ótimo estado, que é o meu caso, o carro vai mesmo. Vitara JLX metal top 97.
Não significa que se deve andar a essa velocidade. É só teste
abraço
eu saio com meu vitara só quando vou passear, com tempo, sim velocidade de cruzeiro 90, 100, mas prefiro andar a uns 80 curtindo um som e tomando meu chimarrão com a minha véia!!! rsrsrsrs
vitara a 130 para uma ultrapassagem, com pneu grande borrachudo? olha, nao desmerecendo, mas talvez se tiver uns 2 km de estrada limpa para embalar a viatura!!! rsrsrsrs neste caso sim vc vai precisar de paciencia! (brincadeira)
Eu quando adquiro um veiculo, gosto de saber quais são seus limites, tanto de velocidade, de marcador de combustivel e etc.
Sempre ando em velocidade cruzeiro curtindo a paisagem e meu carro.
Mas para só para esclarecer o relato que coloquei aqui nesse topico. Na freway (br290) em osorio-rs, a estrada é tripla, e um tapete.
no teste do limite de velocidade chegou a bater 137, isso com o Vitara original, unica mudança eram os pneus 205 AT firestone.
realmenete demora para chegar a essa velocidade, mas se estiver com a mecanica original e com o carro em ótimo estado, que é o meu caso, o carro vai mesmo. Vitara JLX metal top 97.
Não significa que se deve andar a essa velocidade. É só teste
abraço
sim neste caso vai mesmo! o caso que o leo falou vir a uma velocidade normal e atingir os 120, 130 para uma ultrapassagem acho q não da!
leobnaval
09/03/2012, 18:00
Blz galera, já vi que o limite de velocidade dele para uma viagem é um pouco inferior ao que eu esperava, nada preocupante...
[]s