PDA

Ver Versão Completa : Retirada da Vávula Termostática



Curumim!
20/08/2010, 11:56
Quais seriam os prós e os contras para a retirada da Vávula Termostática do motor original do Niva??:pensativo:

Dinola
20/08/2010, 12:45
Quais seriam os prós e os contras para a retirada da Vávula Termostática do motor original do Niva??:pensativo:

Vai demorar mais para atingir a temperatura normal de trabalho.

edneyccruz
20/08/2010, 13:20
Eu acho totalmente furada andar sem a termostatica pelos seguintes motivos.

1- O motor nunca trabalha na temperatura certa, o que influencia na queima e na economia.

2 - Se você passar muito tempo exigindo do motor na trilha ou no trânsito parado, o motor vai ferver, o que acaba com o óleo, juntas, e vai diminuindo a vida do seu motor.

3 - Em dias muito gelados, o carro fica fraco, ruim de dirigir porque esta sempre abaixo a temperatura certa. (gasto de combustível).

Então acho melhor manter a válvula no lugar e o carro funcionando como se deve.
Eu para garantir que esta tudo certo, limpo, troco a água e sempre coloco aditivo no meu Niva a cada um ano, assim ele nunca esquenta ou da problemas.

Curumim!
20/08/2010, 13:23
Pois é o meu deu uma "fervida " estes dias em uma trilha no Morro da Cruz...vou fazer uma limpeza geral este fim de semana e dar uma revisada na válvula..!

BACALHAU
20/08/2010, 13:27
Eu acho totalmente furada andar sem a termostatica pelos seguintes motivos.

...

2 - Se você passar muito tempo exigindo do motor na trilha ou no trânsito parado, o motor vai ferver, o que acaba com o óleo, juntas, e vai diminuindo a vida do seu motor.

..




Não entendi o que o item 2 tem a ver com a válvula termostática. :pensativo:

edneyccruz
20/08/2010, 13:41
Não entendi o que o item 2 tem a ver com a válvula termostática. :pensativo:

A válvula segura a água no radiador e quando o motor esquenta ela abre e troca a água mais fria que esta no radiador pela quente que esta no motor, esse tempo que ela passa fechada, faz com que a água fique mais tempo no radiador e esfrie mais, só a liberando para entrar no motor quando realmente é necessário. Sem a válvula, a água circula direto, sem parar no radiador tempo suficiente, então motor vai esquentando o volume todo de água, que não para de circular, até ferver.

Eu tive esse problema com o meu diplomata, que tinha um radiador muito maior que o original, parado no transito, e no caso do Niva na trilha, por mais que a ventoinha tente, não desloca ar o suficiente, a água não resfria como deve e o que acontece é que depois de um tempo o carro acaba fervendo.

BACALHAU
20/08/2010, 14:09
A válvula segura a água no radiador e quando o motor esquenta ela abre e troca a água mais fria que esta no radiador pela quente que esta no motor, esse tempo que ela passa fechada, faz com que a água fique mais tempo no radiador e esfrie mais, só a liberando para entrar no motor quando realmente é necessário. Sem a válvula, a água circula direto, sem parar no radiador tempo suficiente, então motor vai esquentando o volume todo de água, que não para de circular, até ferver.

Eu tive esse problema com o meu diplomata, que tinha um radiador muito maior que o original, parado no transito, e no caso do Niva na trilha, por mais que a ventoinha tente, não desloca ar o suficiente, a água não resfria como deve e o que acontece é que depois de um tempo o carro acaba fervendo.

Creio que o amigo está equivocado.
A válvula termostática não segura a água no radiador para ela esfriar mais não. :discordo:
Ela, quando o motor está frio, fica fechada para que o motor aqueça mais depressa, bloqueando a passagem do líquido para o radiador. Quando atinge uma determinada temperatura (normalmente acima dos 80ºC) ela começa a abrir. Quanto o líquido de arrefecimento atinge cerca de 100ºC, ela já está totalmente aberta, assim permanecendo até o motor esfriar novamente.
Se o carro ferver, não é porque a água "não parou tempo suficiente no radiador".

http://www.motorpasion.com.br/geral-carros/curiosidades/valvula-termostatica-a-importancia-e-os-mitos/

cesar_am
20/08/2010, 14:43
É isso mesmo Bacalhau .....

A água precisa circular pelo radiador para refrigerar .... e não ficar parada .....:discordo:

Já imaginou a água parada no radiador ....esfriando...e ....água parada no motor.... esquentando.....:putz:

Foi mal, edney...:putz:

Prieto 4x4
20/08/2010, 15:00
É isso mesmo Bacalhau .....

A água precisa circular pelo radiador para refrigerar .... e não ficar parada .....:discordo:

Já imaginou a água parada no radiador ....esfriando...e ....água parada no motor.... esquentando.....:putz:

Foi mal, edney...:putz:

Belo choque térmico ia acontecer....:putz::putz::putz:

acho que aí sim, poderia até comprometer o bloco.....será??? :pensativo::pensativo::pensativo:

Curumim!
20/08/2010, 15:44
Pois é fiquei com esta dúvida poissei de diversos relatos de donos de 4x4 e até de carros de passeio (em especial o gol 1.0 16v) que eliminaram a válvula e segundo os mesmos a melhora do arrefecimento foi considerável...mas a dúvida paira sobre a aplicação disso no Niva.
Alguém tem um Niva sem esta válvula?
E sea retirou poderia relatar como ficou o funcionamneto do motor?

edneyccruz
20/08/2010, 15:54
Se estou errado, me desculpem, mas foi assim que aprendi. No Início achei esquisito, mas o mecânico e preparador do meu diplomata, que tinha motor de Stockcar, me mostrou com o carro parado e a tampa do radiador aberta como funciona, isso em alguns carros. Toda a vez que a válvula abre, jorra água do radiador, em seguida fecha e tudo volta ao normal. Segundo ele o choque térmico é mínimo porque a água se mistura e não é trocada de uma vez só.

Quando ele me mostrou funcionando, e em mais de um carro, me convenceu, até porque também li um texto técnico de um curso de injeção que falava a mesma coisa.

Agora, se ela ficar aberta direto mesmo, porque o carro não ferve no trânsito mais pesado e sem a válvula, fervia?

OBS: Não estou duvidando dos amigos, mas eu gosto de aprender, por isso continuo o assunto.

BACALHAU
20/08/2010, 15:59
Curumin, de uma maneira definitiva: Não tire a válvula termostática do motor de nenhum carro, inclusive do NIVA, principalmente aí no Sul.
O carro funciona? Funciona.
Em um país tropical como o nosso, um motor não leva muito tempo para aquecer, principalmente aqui no nordeste, onde neste momento está 35ºC, dentro de casa, à sombra.
Aí no Sul, no inverno principalmente, o líquido de arrefecimento do seu carro, de manhã, vai estar muito gelado (água em um recepiente metálico esfria muito).
Quando você for ligar o seu carro, sem a válvula, ele vai levar muuuuuuito mais tempo até atingir a temperatura normal de funcionamento. Enquanto isso ele vai gastar mais combustível, vai poluir mais, vai ter um rendimento bem inferior, a lubrificação do mesmo vai ser mais deficiente, ...
E com isso, sua vida útil será sensivelmente abreviada.
Quer tirar? Tire.
Deve tirar? NÃO.
Tem muita gente abestada que tira e acha que é mais esperto? Tem.
Que tipo de gente é você?

BACALHAU
20/08/2010, 16:08
Se estou errado, me desculpem, mas foi assim que aprendi. No Início achei esquisito, mas o mecânico e preparador do meu diplomata, que tinha motor de Stockcar, me mostrou com o carro parado e a tampa do radiador aberta como funciona, isso em alguns carros. Toda a vez que a válvula abre, jorra água do radiador, em seguida fecha e tudo volta ao normal. Segundo ele o choque térmico é mínimo porque a água se mistura e não é trocada de uma vez só.

Quando ele me mostrou funcionando, e em mais de um carro, me convenceu, até porque também li um texto técnico de um curso de injeção que falava a mesma coisa.

Agora, se ela ficar aberta direto mesmo, porque o carro não ferve no trânsito mais pesado e sem a válvula, fervia?

OBS: Não estou duvidando dos amigos, mas eu gosto de aprender, por isso continuo o assunto.

Edney, você não está confundindo radiador com reservatório de expansão?
Além disso, com o resevatório de expansão aberto ou mesmo o radiador, não haverá pressão no sistema e com isso a água irá ferver a 100ºC (ao nível do mar). Com o sistema pressurizado, a água só irá ferver bem acima disso.

Ou você não entendeu direito a explicação dele e está fazendo alguma confusão ou então troque de mecânico. :twisted:

Curumim!
20/08/2010, 16:24
Curumin, de uma maneira definitiva: Não tire a válvula termostática do motor de nenhum carro, inclusive do NIVA, principalmente aí no Sul.
O carro funciona? Funciona.
Em um país tropical como o nosso, um motor não leva muito tempo para aquecer, principalmente aqui no nordeste, onde neste momento está 35ºC, dentro de casa, à sombra.
Aí no Sul, no inverno principalmente, o líquido de arrefecimento do seu carro, de manhã, vai estar muito gelado (água em um recepiente metálico esfria muito).
Quando você for ligar o seu carro, sem a válvula, ele vai levar muuuuuuito mais tempo até atingir a temperatura normal de funcionamento. Enquanto isso ele vai gastar mais combustível, vai poluir mais, vai ter um rendimento bem inferior, a lubrificação do mesmo vai ser mais deficiente, ...
E com isso, sua vida útil será sensivelmente abreviada.
Quer tirar? Tire.
Deve tirar? NÃO.
Tem muita gente abestada que tira e acha que é mais esperto? Tem.
Que tipo de gente é você?
HEHE..."NÃO SOU ABESTAIADO NÃO" ,.sou apenas um rapaz sulino...rsrsrs.../beleza vou revisar o sistema de arrefecimento verificar o funcionamento da vlavula se esta de acordo deixar como esta e futuramente aumentar a entrada forçada de ar através de uma ventoinha eletrica na frente do radiador!

edneyccruz
20/08/2010, 18:33
Curumim.

Eu lhe diria, que nem é preciso mudar nada do original, meu niva esta 100% original, troco a água sempre, coloco aditivo sempre, e ele NUNCA esquentou e nem precisou completar água. Ando por trilhas, estrada e no trânsito de São Paulo (nesse caso ando é só jeito de falar...rs...) e ele de forma alguma passa do meio do mostrador.

Recomendo que você de aquela geral no sistema original, mantenha tudo limpo e sem vazamentos, com aditivo bom, não economize no aditivo e estou certo que será feliz.

Verifique se o seu Niva tem aquela borracha eu fica em volta da proteção da ventoinha, que quase encosta no radiador, ela faz uma grande diferença.


Abraço.

edneyccruz
20/08/2010, 18:38
Baralhau, não estou confundindo não, estou 100% certo do que vi. Vamos fazer o seguinte, na semana que vem vou gravar um vídeo sobre o que estou falando e tiramos a dúvida... Eu realmente estou intrigado sobre o assunto. Como é notório, o meu mecânico foi bem convincente sobre isso... Rs...
Vamos fazer uma pesquisa, pessoALL e descobrir como essa válvula realmente funciona.

[ ]

shuther4x4
20/08/2010, 19:34
No primeiro encontro de jeep de Itu em 2009, 2 Nivas que estavam com a gente ferveram. Os dois o problema foi o mesmo: Falta de água no radiador. A água estava no nível dentro do vaso de expansão.
O niva é sistema aberto, e ás vezes a água que vai para o reservatório de expansão não retorna a contento. Isso deixa o radiador com nível baixo. Antes de sair retirando a válvula, veja isso.
O meu é 91 e está com a válvula original ainda (água sempre com etilenoglicol). O marcador não passa do meio da escala.
Abraços.

Girti
20/08/2010, 21:28
Curumim.

Eu lhe diria, que nem é preciso mudar nada do original, meu niva esta 100% original, troco a água sempre, coloco aditivo sempre, e ele NUNCA esquentou e nem precisou completar água. Ando por trilhas, estrada e no trânsito de São Paulo (nesse caso ando é só jeito de falar...rs...) e ele de forma alguma passa do meio do mostrador.

Recomendo que você de aquela geral no sistema original, mantenha tudo limpo e sem vazamentos, com aditivo bom, não economize no aditivo e estou certo que será feliz.

Verifique se o seu Niva tem aquela borracha eu fica em volta da proteção da ventoinha, que quase encosta no radiador, ela faz uma grande diferença.

Abraço.


x 2!!! :concordo:

marcos faria
25/08/2010, 10:58
No primeiro encontro de jeep de Itu em 2009, 2 Nivas que estavam com a gente ferveram. Os dois o problema foi o mesmo: Falta de água no radiador. A água estava no nível dentro do vaso de expansão.
O niva é sistema aberto, e ás vezes a água que vai para o reservatório de expansão não retorna a contento. Isso deixa o radiador com nível baixo. Antes de sair retirando a válvula, veja isso.
O meu é 91 e está com a válvula original ainda (água sempre com etilenoglicol). O marcador não passa do meio da escala.
Abraços.

É sempre bom lembrar que, antes de usar aditivos, é recomendável dar uma geral no sistema, pois o poder detergente desses produtos pode gerar vazamentos escondidos por sujeira e, em consequência, dependendo da situação de uso, causar danos em outras peças.

[ ]s

Djalma
26/08/2010, 23:53
Meu Niva estava sem a valvula porque o radiador não estava trocando calor legal. Depois de fazer manutenção no sistema de arrefecimento todo, incluindo limpeza mecanica do radiador (varetamento) e limpeza quimica do circuito com Bardal Rad Clean. Apos, reinstalei a valvula termostatica e a principio ficou beleza.
Muitas vezes o acumulo de sujeira na valvula faz com que a mesma trave fechada, por isso da importancia do uso do aditivo que tambem é um anticorrosivo.

Como já tinha ocorrido alguns problemas com a tampa do radiador de meu Niva, alias peça chave para o bom funcionamento do sitema, aproveitei a revisão e resolvi alterar o circuito eliminando a tampa original e usando o conceito de tanque de expansão.

No meu blogue coloquei os detalhes dessa adaptação.

http://jipeniva.blogspot.com/


sds


Djalma

Girti
27/08/2010, 00:10
Meu Niva estava sem a valvula porque o radiador não estava trocando calor legal. Depois de fazer manutenção no sistema de arrefecimento todo, incluindo limpeza mecanica do radiador (varetamento) e limpeza quimica do circuito com Bardal Rad Clean. Apos, reinstalei a valvula termostatica e a principio ficou beleza.
Muitas vezes o acumulo de sujeira na valvula faz com que a mesma trave fechada, por isso da importancia do uso do aditivo que tambem é um anticorrosivo.

Como já tinha ocorrido alguns problemas com a tampa do radiador de meu Niva, alias peça chave para o bom funcionamento do sitema, aproveitei a revisão e resolvi alterar o circuito eliminando a tampa original e usando o conceito de tanque de expansão.

No meu blogue coloquei os detalhes dessa adaptação.

http://jipeniva.blogspot.com/


sds


Djalma

Djalma, parabéns pelo Niva e pelo blog, ambos caprichados!

[ ]s

Djalma
27/08/2010, 01:08
Obrigado Gil

Inclusive vc tinha razão em relação aos retrovisores da D20 que adaptei no Niva. Fiz a inversão e o campo de visão ficou excelente.

Att


Djalma

BACALHAU
27/08/2010, 09:08
Obrigado Gil

Inclusive vc tinha razão em relação aos retrovisores da D20 que adaptei no Niva. Fiz a inversão e o campo de visão ficou excelente.

Att


Djalma


Estão de segredinho, é? :twisted:
Contem aí para nós também, vai. :mrgreen:

Tenho que mudar os retrovisores do "Félix" e me parece que a opção mais viável é a que todo o mundo (NIVeiro) faz: retrovisores da D20.
O problema é que a Dona Ceiça acha que eles são grandes demais.
Alguma outra sugestão?

BACALHAU
27/08/2010, 10:38
Estão de segredinho, é? :twisted:
Contem aí para nós também, vai. :mrgreen:
...


Esqueçam, não precisa mais não.
Depois de meia hora, quando o blog do Djalma terminou de carregar, vi do que se tratava. :parede:
Essa minha internet movida a "lenha" só me faz passar vergonha. :oops:

Djalma
27/08/2010, 12:13
Bacalhau

Os retrovisores da D20 ficaram excelentes no Niva. Coloquei um modelo generico (Paralelo) que é mais leve que os originais.

Abração

BACALHAU
27/08/2010, 12:37
Valeu, Djalma.

Mandei uma mensagem para jr@alfenas.psi.br

Girti
27/08/2010, 13:50
Estão de segredinho, é? :twisted:
Contem aí para nós também, vai. :mrgreen:

Tenho que mudar os retrovisores do "Félix" e me parece que a opção mais viável é a que todo o mundo (NIVeiro) faz: retrovisores da D20.
O problema é que a Dona Ceiça acha que eles são grandes demais.
Alguma outra sugestão?

Os retrovisores da Fiorino, modelo antigo (sem controle interno) também servem (são os que tenho montados no SUVdesenvolvido e tinha no Niva anterior), a única diferença é a fixação dos mesmos. Quanto ao tamanho dos retrovisores, pode dizer à Dona Ceiça (que, aliás, sumiu, não nos dá mais o prazer de sua presença virtual...) que a partir do instante em que ela descobrir como estes retrovisores são eficientes, nunca mais vai querer outros retrovisores! :discordo:

BACALHAU
27/08/2010, 19:36
Gil, esses da Fiorino são do mesmo tamanho dos da D20, não são?
Refiro-me ao tamanho do espelho.

Quanto D. Ceiça, não sumiu não. Aliás, ela está é no gerenciamento da reforma do "Félix". Ou seja, só dá as ordens.
Já confiscou do "Pangaré" o conjunto de rodas do Suzuki com os pneus 205/80 R15, os alargadores de paralamas "by GENIva", o servo-freio do Siena, o bagageiro, estribos e quebra-mato, além de um par de faróis de milha.
Ainda está de olho no pára-brisas degradê e foi um custo convencê-la de que os bancos de couro do Suzuki já estava adaptados para o "Pangaré".

Resumindo: Eu e o "Pangaré" estamos sendo espoliados.

Que isso sirva de exemplo para os demais.
NÃO FAÇAM DE SUAS MULHERES JIPEIRAS, AS VÍTIMAS SERÃO VOCÊS.

Girti
27/08/2010, 20:20
Gil, esses da Fiorino são do mesmo tamanho dos da D20, não são?
Refiro-me ao tamanho do espelho.

Quanto D. Ceiça, não sumiu não. Aliás, ela está é no gerenciamento da reforma do "Félix". Ou seja, só dá as ordens.
Já confiscou do "Pangaré" o conjunto de rodas do Suzuki com os pneus 205/80 R15, os alargadores de paralamas "by GENIva", o servo-freio do Siena, o bagageiro, estribos e quebra-mato, além de um par de faróis de milha.
Ainda está de olho no pára-brisas degradê e foi um custo convencê-la de que os bancos de couro do Suzuki já estava adaptados para o "Pangaré".

Resumindo: Eu e o "Pangaré" estamos sendo espoliados.



Que isso sirva de exemplo para os demais.
NÃO FAÇAM DE SUAS MULHERES JIPEIRAS, AS VÍTIMAS SERÃO VOCÊS.


Depois vem falar que eu não sei Português... :mrgreen:

Repetindo trecho de minha mensagem: "(...) a única diferença é a fixação dos mesmos."(...)

Ou seja, são idênticos, exceto pela fixação na porta do veículo. Os dos antigos Jeep Wrangler também são idênticos em sua forma, somente a fixação é diferente (além do fato de não serem fabricados no Brasil). Só não sei quem copiou quem... :mrgreen:

Quanto à usurpação de certa parte do "Pangaré"... por qeu você acha que eu não sou casado? :mrgreen:

Juninho Flora
27/08/2010, 20:44
Depois vem falar que eu não sei Português... :mrgreen:

Repetindo trecho de minha mensagem: "(...) a única diferença é a fixação dos mesmos."(...)

Ou seja, são idênticos, exceto pela fixação na porta do veículo. Os dos antigos Jeep Wrangler também são idênticos em sua forma, somente a fixação é diferente (além do fato de não serem fabricados no Brasil). Só não sei quem copiou quem... :mrgreen:

Quanto à usurpação de certa parte do "Pangaré"... por qeu você acha que eu não sou casado? :mrgreen:


fala pessoal boa noite ,eu to olhando aqui o comentario de vc s , vou colocar no niva os retrovisores da fiorino ,achei no mercado livre num preco bom !!!valeu8)

shuther4x4
27/08/2010, 21:23
É sempre bom lembrar que, antes de usar aditivos, é recomendável dar uma geral no sistema, pois o poder detergente desses produtos pode gerar vazamentos escondidos por sujeira e, em consequência, dependendo da situação de uso, causar danos em outras peças.

[ ]s

Exatamente Marcos. Neguinho pega carro com mais de 10 anos rodando sem aditivo, coloca o aditivo e começa aparecer vazamento até no filtro de ar (exagerado:oops:!). Mas é por aí mesmo, se rodou sem aditivo por um bom tempo, é muito aconselhável dar uma geral para não ficar na mão. Isso poucos fazem.
abraços.

emilioleonardo
29/08/2010, 17:51
Pois é fiquei com esta dúvida poissei de diversos relatos de donos de 4x4 e até de carros de passeio (em especial o gol 1.0 16v) que eliminaram a válvula e segundo os mesmos a melhora do arrefecimento foi considerável...mas a dúvida paira sobre a aplicação disso no Niva.
Alguém tem um Niva sem esta válvula?
E sea retirou poderia relatar como ficou o funcionamneto do motor?
Eles verificaram se a válvula estava funcionando? As vezes eliminar um elemento defeituoso melhora a situação, mas não porque o elemento não serve, e sim, porque ele está com problemas.

Curumim!
23/09/2010, 11:54
Qual a temperatura ideal de trabalho do motor Original do Niva....seria em torno de 90 G ?

BACALHAU
23/09/2010, 12:49
Qual a temperatura ideal de trabalho do motor Original do Niva....seria em torno de 90 G ?

Segundo o Grande Flugêncio Ferreira, do alto da sua sabedoria (1,67 m :mrgreen:) e de acordo com os seus conhecimentos metafísicos é 92ºC.

Curumim!
23/09/2010, 13:30
Segundo o Grande Flugêncio Ferreira, do alto da sua sabedoria (1,67 m :mrgreen:) e de acordo com os seus conhecimentos metafísicos é 92ºC.
Ok,então esta dentro dos parâmetros...da temperatura a qual o "Curumim" ta trabalhando na estrada

Flugêncio
23/09/2010, 13:59
Segundo o Grande Flugêncio Ferreira, do alto da sua sabedoria (1,67 m :mrgreen:) e de acordo com os seus conhecimentos metafísicos é 92ºC.

Bacalhau,

Aumente ai mais 5cm:twisted:.

BACALHAU
23/09/2010, 16:48
De cobertura não vale. :twisted: