PDA

Ver Versão Completa : Relações diferentes



Thales_
19/08/2010, 17:33
Opa pessoal, montei a tração do meu Niva que antes estava 4x2 somente a tração traseira, montei a parte da frente homos, diferencial, tudo... so que o problema que a frente esta com relação 10:43 e atrás é 10:41(pelo menos eu acho) nunca abrir tb o diferencial tarseiro mas acho que eh 10:41 como original, em quanto eu nao acho a relação 10:41 montei com esta 10:43, eu sei que se bloquear vai acabar com tudo! isso eu sei, e de forma alguma ligo o bloqueio, então andando desbloqueado a caixa central ela compensa bem essa diferença de relação? será que pode da problema assim mesmo andando desbloqueado?!

Dinola
19/08/2010, 18:26
Thales, eu acredito que compensa. Experimente andar um pouco e tente perceber ruídos ou comportamento estranho do jeep.
[]

Thales_
19/08/2010, 18:42
Vou tentar andar com calma para verificar se apresenta algum sintoma estranho, será que existe alguma maneira de confirmar se as relações são mesmo diferentes, sem precisar abrir o diferencial?! tb estou na duvida se vale a pena eu colocar a relação traseira para 10:43 no lugar de mudar a da frente para 10:41, nao sei se iria ficar muito longa esta relação e por consequencia o carro muito fraco.

simtesch
19/08/2010, 19:15
Olá amigo,
Acho bom vc não usar muito seu NIva com essa configuração, se não me engano, a relação 10x43 era a mais moderna, sendo mais cara e mais dificil de achar, mas era melhor, o carro ficava melhor nas estradas,etc!!!!Só não ande com ela assim pois seu carro é Fulltime "tração integral" e estes diferenciais com relações diferentes podem trazer problemas na sua cx transferência.

abs

Roland

jorgeffn
19/08/2010, 20:44
Opa,
o camarada Gil tem (ou pelo menos tinha) uma relação 10:43 para vender.... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=58475&page=2
dá uma conversado com ele, as vezes vale mais a pena para você!

t+

arlei_vitara
19/08/2010, 20:53
Opa pessoal, montei a tração do meu Niva que antes estava 4x2 somente a tração traseira, montei a parte da frente homos, diferencial, tudo... so que o problema que a frente esta com relação 10:43 e atrás é 10:41(pelo menos eu acho) nunca abrir tb o diferencial tarseiro mas acho que eh 10:41 como original, em quanto eu nao acho a relação 10:41 montei com esta 10:43, eu sei que se bloquear vai acabar com tudo! isso eu sei, e de forma alguma ligo o bloqueio, então andando desbloqueado a caixa central ela compensa bem essa diferença de relação? será que pode da problema assim mesmo andando desbloqueado?!

Opa ! Metendo a colher.............minha opinião !

EU NÃO ANDARIA COM O JIPE COM RELAÇÕES DIFERENTES................mesmo não bloquendo o dif. central.
Pensa comigo, a função do diferencial central é compensar EVENTUAIS diferencas de velocidades (pequenas, devido a escorregamento, patinagem etc) entre os eixos dianteiro e traseiro, o que na prática faz com que ele anda na maior parte do tempo "sem trabalhar" pois em 99,99% do tempo os dois eixos rodam a mesma velocidade.
Aí agora vc coloca um trem de engrenagens com relação diferente, e então 100% do tempo os eixos rodarão a velocidades BEM diferentes.
Concorda que vai gerar esforço em alguma coisa ???? Certamente a caixa de transferencia e principalmente o diferencial central não foram pensados para este tipo de esforço. Vai estourar alguma coisa, não "na hora", de imediato.....mas vai.

TENGAMA
19/08/2010, 21:16
O diferencial central é de remota quebra justamente pelo que explicou o nosso amigo Arlei.
Já nas condições expostas, o diferencial terá uma sobrecarga para o qual nunca foi projetado. Mas só uma pulga atrás da minha orelha de saber como reagiria o equipamento central me faria aconselha-lo de manter essa configuração na viatura. Uma bancada de testes. No mais meu caro, CONSERTA ESSE CARRO OHHHH!!!!!!! CONSERTA QUE VAI DAR M.! E segundo dizia a quarta Lei de Murphy "Se algo der errado dará da pior maneira possível". Isso quer dizer que seu Niva vai dar pau no meio de uma estrada deserta, sem acostamento, sem sinal de celular, numa noite fria e chuvosa, cheia de caminhões e infestada de insetos...
Abraços e boa sorte
Gama

Girti
19/08/2010, 23:08
Opa,
o camarada Gil tem (ou pelo menos tinha) uma relação 10:43 para vender.... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=58475&page=2
dá uma conversado com ele, as vezes vale mais a pena para você!

t+

De fato, eu ainda tenho os dois jogos de coroa e pinhão 10:43, estão em bom estado, se interessarem, por favor, envie um MP, para não tumultuar este tópico.

Correndo o risco de parecer que estou puxando a brasa para minha sardinha (não estou! :discordo:), não recomendo rodar por muito tempo com relações diferentes nos diferenciais, se quebrar algo, a brincadeira poderá sair bem mais cara do que trocar um jogo de coroa e pinhão! :putz:

Dinola
20/08/2010, 00:18
A cx de transferência funciona como um diferencial, por isso eu acho que compensa. Mas de qualquer forma, tire a tampa do diferencial e veja a relação que está escrita na corôa. É facil. Para trilha o 41 é melhor.

nazafks
20/08/2010, 01:56
Pessoal, até ler este tópico eu acreditava que a relação 10:43 era a original do Niva e que tb era mais reduzida que a 10:41.Eu mesmo tenho um diferencial de Laika que dai sim, é 10:41.Coloquei este diferencial quando tava rodando 4x2 por ser mais longo.Agora pintou uma dúvida, embora tecnicamente eu ainda acredito que o 10:43 seja realmente mais reduzido e original dos Nivas.Afinal, com tres dentes a mais, a coroa vai rodar sempre menos do que a coroa com 41 dentes considerando número de voltas iguais no pinhão.Um abraço, Nazareno.

Flugêncio
20/08/2010, 08:19
Pessoal, até ler este tópico eu acreditava que a relação 10:43 era a original do Niva e que tb era mais reduzida que a 10:41.Eu mesmo tenho um diferencial de Laika que dai sim, é 10:41.Coloquei este diferencial quando tava rodando 4x2 por ser mais longo.Agora pintou uma dúvida, embora tecnicamente eu ainda acredito que o 10:43 seja realmente mais reduzido e original dos Nivas.Afinal, com tres dentes a mais, a coroa vai rodar sempre menos do que a coroa com 41 dentes considerando número de voltas iguais no pinhão.Um abraço, Nazareno.

Nazareno,

O 10/43 é mais reduzido sim, pra andar na cidade ele é mais ágil, o 10/41 tem mais velocidade final na estrada.

Thales_
20/08/2010, 08:47
qual das duas eh a original do niva em??!

Flugêncio
20/08/2010, 08:51
qual das duas eh a original do niva em??!

Thales,

Ambas, mais a maioria vieram com 10/41. Ainda existem as 9/40 e as 11/45 lá fora.

Dinola
20/08/2010, 12:42
A cx de transferência funciona como um diferencial, por isso eu acho que compensa. Mas de qualquer forma, tire a tampa do diferencial e veja a relação que está escrita na corôa. É facil. Para trilha o 41 é melhor.

ERRATA. O 43 é melhor para trilha por ser mais reduzido. Desculpem. :putz:

Thales_
20/08/2010, 18:02
Realmente so contarmos a quantidade de dentes da coroa e pião e da pra saber que a relação 10:43 eh mais reduzida que a 10:41, acho estranho o fato de ser a 10:43 original dos laika(pelo menos eu pensava que fossem) e por ser um carro com diâmetro total do conjunto pneu+roda menor que o do Niva, acho que deveria então ser um diferencial com engrenagens mais longas para compensar...

Pinaudmaster
20/08/2010, 18:11
Thales,

Ambas, mais a maioria vieram com 10/41. Ainda existem as 9/40 e as 11/45 lá fora.


10/41 é a relação mais comum da linha Lada, 10/43 passou a ser de série nos modelos de 95 em diante.

Lá fora temos 9/40 e 11/43.

Flugêncio
20/08/2010, 19:25
10/41 é a relação mais comum da linha Lada, 10/43 passou a ser de série nos modelos de 95 em diante.

Lá fora temos 9/40 e 11/43.

Isso mesmo!:concordo:
Mas tb já ví alguns 95 e 98 com 10/41.

Thales_
23/08/2010, 19:48
Só mais uma coisinha, o pião é o mesmo tanto no conjunto 10:41 como no 10:43 né isso!? ja ouvi falar que se colocar um pião em outra coroa pode causar ruido por conta do desgaste de cada um ter sido em conjuuntos diferentes, é verdade?!, ou posso mudar apenas a coroa? ou sempre tem que trocar coroa e pião mesmo se danificar apenas o pião?!

gbpereira
25/08/2010, 15:51
qual das duas eh a original do niva em??!

A relação 10/41 veio nos Nivas ate 92 de 93 em diante vieream as 10/43 e realmente esta e uma relação mais curta boa para trilha.
Caso interessar tenho um conjunto montado do diferencial traseiro relação 10/43

Thales_
25/08/2010, 20:22
O que queria saber é se posso trocar apenas a coroa, pois tem um conhecido que tem um conjunto em um NIva que funciona 4x2, e então pra ele tanto faz a relação, agora eu que tenho em cada diferencial uma relação diferente preciso trocar uma das duas.

gbpereira
25/08/2010, 22:14
O que queria saber é se posso trocar apenas a coroa, pois tem um conhecido que tem um conjunto em um NIva que funciona 4x2, e então pra ele tanto faz a relação, agora eu que tenho em cada diferencial uma relação diferente preciso trocar uma das duas.

Thales

Não e aconselhavel trocar apenas a coroa ou seja sempre que tiver que trocar coroa ou pião devemos trocar o conjunto, o que acontece e que existe vamos chamar de "acentamento" entre uma coroa e um pião quando são colocados para funcionar juntos no momento em que são zero bala e este "acentamento" não e igual em todos os conjuntos por isso se você pegar um pião que ja trabalhava com outra coroa certamente você terá problemas.

BACALHAU
26/08/2010, 09:04
Thales, o que você pode fazer é trocar o conjunto completo com o seu conhecido. Se ele está com uma configuração 4X2 e para ele tanto faz a relação, fique com os dois conjuntos iguais e dê para ele o conjunto diferente. Mas, troque os conjuntos completos.