Ver Versão Completa : melhorar tork do opala 4cc
Felipe NATAL-RN
18/08/2010, 19:28
e ae galera do forum o negocio e o sequinte estou com um motor de opala 4cc num jeep 72 4 marchas gostaria de sugestoes para aumentar o tork desde ja grato
Juarez Jr
18/08/2010, 19:36
Amigo existem várias receitas, depende até quanto gastar? o quanto quer ganhar de Cv?
Se for só para ganhar mais torque em baixa, passa ele para 2.8 e coloca tuchos mecanicos, dar uma tachada também ajuda.
Agora se quer apimentar mesmo, comando no maximo 272, trabalhar cabeçote. Turbo e Blower apimentam mais ainda.
Obs.: Deve pensar no restante da mecanica, não adianta ter motor forte se o restante não está preparado.
M-Beltrame
18/08/2010, 21:13
Um amigo tranformou o 4cc 2.5 dele num 2.8 fez tudo direitinho como manda o manual.
E num da pra sentir diferença nem uma, parece que ele num fez nada:parede::parede:.
Rafaminc
19/08/2010, 07:40
e ae galera do forum o negocio e o sequinte estou com um motor de opala 4cc num jeep 72 4 marchas gostaria de sugestoes para aumentar o tork desde ja grato
Porque ñ começa rebaixando um puoco o cabeçote, coloca um escapamento dimensionado, melhora a carburação e sistema de ignição. Com isso vc já teria bons resultados sem gastar muito e nem comprometendo muito a vida útil do motor.
decoolimpia
17/09/2010, 21:23
caro amigo, to com o mesmo problema fiz varias coisas ajudou maisa chei que ficou fraco ainda, fiz o seguinte.
1 - rabaixo de cabecote, maximo que pude
2 - comando 272
3- ignicao eletronica
4 - 4 x 1
5 - carbura 2e
6- gicle num sei qual colocarao
7 - pneus 31 sem fronteira, pesado, por isto fiz as modificacoes
8 - cambio da c20
9 - diferencial rural longa 4x2
bem melhorou mais estava no forun para justamente ver se consigo algo mais,ficou assim, o desenpenho, em alta sobra, em baixa tenho que trabalhar com giro mais alto, demora um pouco para dar a resposta...flw,
Bom a unica coisa que vi até hoje fazer o opala 4cc ficar ágil de aceleração e melhorar o torque é injeção eletronica, memso monoponto com uma programável tipo pandoo...
o Rodrigo do CJcheckup (http://www.cjcheckup.com.br/) fez isso e é bem interessante como ficou esperto o motor sobe giro rápido e um bom torque em baixa dá rpa andar na "casquinha" sempre...
Mas é um investimento caro...
Fora isso um DIS ou alguma ignição mais forte pode ajudar, o resto é superchagrer ou turbo mesmo...
A vantagem do supercharger, turbo, DIS ou injeção é que se mantém o motor original, sem comando sem nada muito aburdo pra sentir um certo ganho. É claor que comando, converter em 2.8 ou 3.0 ou mesmo taxar o bixo tem lá suas combinações interessantes, mas o resultado não é tão fantástico como eu vi nas outras soluções citadas
enfim :mrgreen:
eniomurara
18/09/2010, 09:44
Explico ... meu mecanico boto no meu Jeep um carburador 3E.
Meu motor tbm é Opala 4cc.
Mexido por ele mesmo, resumindo, o Jeep viro num bixo bravo.
Depois eu voltei pro simplão e o carro voltou e ser "comportado".
Ele abria o giro do motor muito rapidamente.
Exemplificando seria como 2 motos sendo uma 2 tempos e outra 4 tempos.
A 2 tempos abre o giro em instantes ja a 4 tempos vai abrindo e ganhando velocidade aos poucos. Acho que minha explicação ficou boa.
O PROBLEMA ... ele andava muito mas tbm BEBIA muito.
Numa trilha 3 jeeps de tanque cheio, na volta a surpresa.
1: motor opala 4cc caburador simples ......... 12 litros
2: motor opala 4cc carburador 3E mexido .... 22 litros ... MEU JEEP
3: motor V8, nem cabe explicações ............ 24 litors.
Aí voltei pro carburador simples que pro meu braço ta bom d+.
Detalhe ... se não ficar do seu agrado vc volta a configuração antiga rapidamente, sem extress de ter gasto uma grana preta e não ter chegado aonde vc pretendia.
Abraço.....ENIO
eniomurara
18/09/2010, 09:49
Esqueci de mencionar ....
Toda essa pressão dentro do motor tem que sair mais rapidamente.
Um dimencionado vai muito bem nessa hora. 4x2 ou 4x1.
Conforme o "Rubensx" ja citou.
T+
Gustavo de Olliveira
23/09/2010, 14:32
Eu faria:
taxar cabeçote (pela idade do motor já deve ter sofrido alguma retifica no cabeçote conferir as medidas pra saber se já não está no limite)
carbura corpo duplo , tem que achar um MECÂNICO pra regular isso.
distribuição, cabos, velas e igniçao decente (isso faz uma diferença absurda , pricipalmente se o seu estiver sem manutenção nessa parte)
Tem que avaliar também se seu motor já não está cansado, vazando compressão em valvulas e tal. Vc não especificou muito
sei que o motor de opala em bom estado e bem regulado dá conta de muita coisa ....
Mas derrepente tá td em dia, vc já mexeu um pouco e não ficou do seu gosto:
http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-jeep.htm
Abç
Dae pessoALL,
Tenho um opalina 4cc preparado...2.8, cabeçote trabalhado, comando 278, escape 4x2, carbura 446 a álcool e etc...
Mesmo com o motor embaralhando (trupicando) por causa do comando, nunca precisei de mais torque do que ele tem em baixa rotação isso com caixa 3m original e diferencial 9x44...
Não adianta culpa o motor se a relação de caixa e diferencial não ajuda...
OBS: aqueles que acham o opala 4cc fraco, experimentem andar com um AP... vão achar o opalinha uma maravilha...
Acho que nosso amigo esta se referindo em torque em baixa rotação, acredito que um comando de valvulas jah ajuda bem.
A Indeco tem comandos para torque no Opala segue o Link:
http://www.indeco.com.br/?pagina=jpf_racing.php
Espero que ajude, Abraços
Acho que nosso amigo esta se referindo em torque em baixa rotação, acredito que um comando de valvulas jah ajuda bem.
A Indeco tem comandos para torque no Opala segue o Link:
http://www.indeco.com.br/?pagina=jpf_racing.php
Espero que ajude, Abraços
Só comando não adianta muito, é preciso mexer por completo...
E para ter torque em baixa jamais use comando com graduação acima de 278... um 272 ou 270 é até mais indicado para se obter mais torque...
Porém é preciso junto com o comando, usar tucho mecânico, taxar o cabeçote, melhorar o escape e alimentação... só comando não da resultado...
Um aviso...
Desaconselho adquirir comado da indeco...
Comprei um como sendo eixo bruto, coloquei no motor com tuchos novos e o comando com 1 ano e meio de uso aredondou... sem garantia tive que joga fora...
Comprei mais um deles e tive problemas com a roseta do distribuidor, estourava uma atrás da outra... isso só no acerto do motor... liguei lá, mandei o comando de volta para análise, me mandaram de volta dizendo que o comando estava perfeito e que o problema era no eixo do distribuidor, ou na roseta ou até no trabalho do mecânico...
Tirei fora o comando da indeco, comprei um SAM CAMS que ficou uma maravilha...
IDECO é uma mer*a.... principalmente como tratam seus clientes... como no meu caso o problema podia ser tudo menos na peça deles... joguei meu dinheiro fora comprando deles...