Ver Versão Completa : Ligação entre tanques
Juarez Jr
18/08/2010, 15:20
Pessoal vou fazer uma pequena reforna no 51, e estou com duvidas em como fazer a ligação entre dois tanques, porém será um na posição original e outro na traseira abaixo do assoalho.
Duvidas:
-Pretendo colocar o bocal de abasteciamento da RD350 (já tenho), no paralama traseiro lado motorista e tampar o bocal original, como fazer a ligação de abastecimento dos tanques?
-A bóia coloca no tanque traseiro ou dianteiro, ou nos dois tanques com uma chave para indicar os niveis dos dois para o mesmo relogio
Mauricio Rotta
18/08/2010, 15:52
Os dois tem q estar exatamente no mesmo nível, mesmo assim é uma bronca esse negocio de dois tanques pois o fluido (combustivel) tende sempre ao nível, portanto em um caso de inclinação do veículo pode secar um tanque e transbordar outro. Eu não aconselho esse trabalho. Tem que ser muito bem estudado e projetado... é a minha opinião pessoal.
sallespickup
18/08/2010, 16:09
caro juarez
tenho uma pampa 4x4 que funciona do jeito que vc quer, mas o abastecimnto é feito em cada um dos tanques, pois como ja foi postado aqui para eles encherem por igual teriam de estar no mesmo nivel e a ligação entre eles ser feita com encanamento bastante grosso, nomeu carro tem uma chave atras do banco que seleciona o tanque a ser usado, mas como não gostei muito do sistema fiz um furo em baixo de cada tanque e fiz um encanamento bastante resistente pouco mais grasso que a puxada, e boia só uso no de traz que é mais alto, significa que o de tras chega uma hora que ele fica vazio e o da frente sobrou contados 10 litros, mas isso funcionou pois as duas bocas do tanque estão na mesma lateral e na mesma altura senão a mais baixa transbordaria ate no abastecimento.
na minha opiniao vc deve fazer como o original da pampa uma boia em cada tanque com chave seletora, chave seletora de combustivel, e abastecimento individuais, ou esqueça tudo isso e faça um tanque com acapacidade dos dois que é mais facil
carlos sallespickup
JAIME MOREIRA
18/08/2010, 16:18
Porque não intala aquele tanque duplo? ficam em baixo dos bancos e evita esse tipo de problema!
Opa...
Fiz desta foram:
Tanque original novo no local original.
Adicionei um tanque do Atos 55 litros na traseira do CJ (não uso bancos), coloquei um niple na parte inferior do tanque secundários trasendo a mangueira a um T conectando ao tanque original.
Na manqueira do tanque secundario adicionei uma torneira, a qual abro e ele abastece o tanque principal. Simples barato e sem a necessidade de ligação de boias, bombas etc.
Acompanho no marcador, o tanque está cheio fecho a mangueira.
[]´s simplificando o simples:idea:
Mauricio Rotta
18/08/2010, 18:16
Funciona muito bem, mas é um sistema que depende da intervenção do dono do Jeep. Não é uma coisa funcional. Mas tudo bem, Jeep é Jeep, é o dono quem anda e ponto final. Cada um faz do jeito q acha certo e se adapta as suas condições.
Juarez Jr
18/08/2010, 18:34
Obrigado pessoal pelas dicas, mas esqueci de mencionar, tenho um console entre os bancos dianteiros e abaixo do banco carona uma caixa de ferramentas, no banco traseiro tenho outra caixa de ferramentas. Tenho essas duas para levar ferramentas, cinta, macaco, chave de rodas e peças sobreçalentes.
Realmente essa ideia de abastecimento individuais é interessante, pois os tanques tem niveis diferentes.
Os tanques em niveis diferentes podem ter problema de entrada de ar mesmo usando o cash tank?
André Luiz Rossetim
18/08/2010, 20:27
Eu manteria o abastecimento onde está, afinal é num ponto bem alto, assim não precisa mecher na lata, depois ligaria a saida do tanque original, na entrada do tanque traseiro com uma mangueira limitada por uma valvula (registro / torneira), de modo que qdo o tanque principal (traseiro - mais baixo) estivesse quase vazio, eu desceria do carro e transferiria toda a gasolina (ou parte dela) para o tanque mais baixo, é um processo lento, mas sem erro, o combustivel sempre vai do mais alto pro mais baixo, mas de modo manual, necessitando da intervenção do motorista. Poderia tambem pensar em colocar uma bomba eletrica que levaria a gasolina de um tanque ao outro mais rapidamente, sem ter problemas com desniveis.
Deste modo acho qinteressante ter boia somente no tanque traseiro, o original ficaria como uma reserva (de 40 litros)