Ver Versão Completa : Tampa FORD
Mauricio Rotta
18/08/2010, 14:17
Alguém mais possui um Jeep com essa tampa da Ford?
O meu é 1966, e é claro que a tampa não é original, esse jeep foi de uma prefeitura durante muitos e muitos anos. Tiraram zero e eu sou o segundo dono. Por incrível que pareça ele veio com essa tampa.
Alguem mais ja viu essa raridade?
Robertux
18/08/2010, 16:39
Eu já vi, mas realmente é raridade. Parece que a Ford usou esse modelo por muito pouco tempo, depois substituiu pala tampa sem marca, apenas com o risco vertical no meio.
Alguém mais possui um Jeep com essa tampa da Ford?
O meu é 1966, e é claro que a tampa não é original, esse jeep foi de uma prefeitura durante muitos e muitos anos. Tiraram zero e eu sou o segundo dono. Por incrível que pareça ele veio com essa tampa.
Alguem mais ja viu essa raridade?
O jeep do meu pai é 1971 e tem essa tampa, mas não sei se é original
O meu é um 61 também tem essa tampa adaptada.
inaciocm
19/08/2010, 22:39
Nossa, nen sabia dessa?!
O meu é 76 e a tampa é "lisa".
Já tinha pensado em mandar fazer uma deste modelo ou então em letras maiores, como nas tampas de F1000.
Mas agora coloquei o estepe na trazeira... acabou a tampa... hehehe
Legal saber dessa "novidade"!:pipoca:
anderson_wzorek
19/08/2010, 23:57
O meu jeep é 1971 e possui a tampa ford,se é original já não sei
paesem520
20/08/2010, 15:09
O meu jeep é 1971 e possui a tampa ford,se é original já não sei
Anderson, pelo ano a tampa do seu jeep é original sim. A partir de 1970 a Ford adotou este modelo, mas durou só até 1972 quando passou a vir sem a inscrição FORD.
anderson_wzorek
20/08/2010, 23:19
por curiosidade fui ver nos documentos dele,
Ele é um jeep ford,isso é normal?ou tem documentação willys tbm?
AllanVictor
21/08/2010, 08:44
O meu é 74 e a tampa ao invés de ter "FORD" tem "WILLYS"...mas com certeza não deve ser original.
Abraços,
Allan
Robertux
21/08/2010, 09:59
por curiosidade fui ver nos documentos dele,
Ele é um jeep ford,isso é normal?ou tem documentação willys tbm?
A Willys foi comprada pela Ford em 1968, então a partir de 1969 todos os jeeps são Ford. Até 1967 são Willys. 1968 são meio a meio.
O meu é 74, não tem nada, só os vincos.
Robertux
21/08/2010, 15:25
O meu é 76 e também não tem marca nenhuma, só o vinco.
Mauricio Rotta
23/08/2010, 08:04
É então parece que a tal "Tampa Ford" é realmente uma peça de museu, quase ninguem tem a danada.
Pois bem, vou deixar essa mesmo, não vou trocar a minha por uma Willys então, mesmo sabendo não ser original do ano do meu Jeep.
SAPO-BOMBA
25/08/2010, 20:06
Tou possivelmente fechando negócio num CJ 79 com motor OHC que tem essa tampa. Inclusive o volante tb tem o logotipo da Ford...
Pena eu não dispor de fotos no momento, mas alguém sabe me dizer se MUDA alguma coisa em termos de caixa de TRAÇÃO pra esse câmbio? Pq o Jeep em questão está sem a caixa de tração, ou seja, só tem a caixa de marchas.
Eu fui olhar o bicho de perto e notei que o câmbio tem 5 marchas pra frente + ré... Chegou a sair câmbio original de 5 marchas em algum CJ? Ou esse é adaptação?
Abraços galera!
Mauricio Rotta
26/08/2010, 08:38
Seguinte, primeiramente parabéns pela aquisição do seu Jeep, seu Jeep está com o motor correto para o ano dele, porém esse câmbio não é original, ja que não saíram Jeep's no Brasil com câmbio 5 marchas, antes de mais nada você deve verificar se existe diferencial na frente ou se o inteligente do dono do jeep arrancou tudo.
Caso o diferencial esteja lá com respectivas pontas de eixo e rodas-livres, você deve em seguida verificar que câmbio é esse (opala, chevete, f1000...) em seguida você vai ter que encontrar uma caixa de transferencia original willys(encontrar e comprar né...), são todas iguais, de qualquer ano.
Aí você vai ter que desmontar esse câmbio, flangear a caixa de transferencia e acopla-la ao câmbio, encurtar o cardan traseiro e fabricar um cardan dianteiro.
Pronto, seu jeep está com a honra restaurada, não é mais um eunuco!
Claro essa brincadeira toda vai te consumir algumas latinhas... mas vc terá um autentico 4x4 nas mãos.
Se quiser o Jeep só pra passear com as crianças deixe ele assim mesmo. Porém nem sonhe em pegar alguma trilha com ele, Jeep 4x2 perde feio pra Fusca na trilha.
inaciocm
26/08/2010, 10:02
Vc tbm pode fazer assim oh...
Se seu jipe tiver com o diferencial dianteiro completo, vende esse cambio de 5 marchas, compra um original de 4 marchas do OHC, e uma t-case willys. Pronto! Basta vc encontar o carda dianteiro e trazeiro nas medidas originais!
Mas se vc quiser ele pra "andar", faça que nen o amigo citou e mantenha a caixa de 5 marchas, mas ai terá que fabricar novos cardans, flange...
SAPO-BOMBA
26/08/2010, 13:42
Galera, obrigado mais uma vez pelas respostas e pela troca de conhecimento, que nunca é demais, não é?
Seguinte: A bem da verdade, eu tenho 4 CJ's na mira, todos eles de anos variados em estado e configuração variadas. Como dou atenção primeiramente à parte mecânica, que é o mais importante, resolvi perguntar à respeito:
1 - Entre BF-161/OHC 2.3/GM 151/GM 250, independente do câmbio usado, qual a melhor pedida em termos de consumo x desempenho x facilidade de manutenção?
2 - Entre um CJ com BF-161 + caixa 3 marchas e tração, mas sem o cardã dianteiro, e um CJ OHC 2.3 ou GM 151/250 com caixa 5 marchas mas sem caixa de tração, qual deles vale mais a pena tentar "botar em dia"?
3 - Ambos contam com os diferenciais dianteiros, os eixos no caso. Um deles tá sem cardã dianteiro e o outro tá sem a caixa de tração. Fica melhor ( ou mais viável ) adaptar via flange a caixa de 5 marchas com uma T-case original e arrumar o cardã?
4 - Ou é mais negócio trocar a caixa de 3 marchas por outra de 4 ou 5, aproveitando a T-case original ( via flange tb, se precisar ) e arrumar um cardã?
Por favor, levem em conta tb os motores de cada Jeep. Agradeço a opinião de todos! Por enquanto citei apenas os dois CJ's que estão mais "inteiros" daquilo que considero ideal pra se reformar e deixar 100% bom pra uso geral e passeios/trilhas!
Abraços!
Mauricio Rotta
26/08/2010, 14:11
1) Eu ficaria com Bf161
2) Bf161+caixa 3m
3)arrumar o cardan
4)Eu só faria isso depois de quebrar a caixa original.
ps: essa é a minha opinião, pessoal e intransferível.
inaciocm
26/08/2010, 15:07
X2, com ressalvas... rsrsrs
1) Eu ficaria com Bf161 (se as peças e preços do OHC fossem mais em conta, sem dúvida, iria de OHC... mas um simples jogo de pistão é quase impossivel de encontrar, ainda mais se for a alcool...)
2) Bf161+caixa 3m+t-case (só pq ta mais completo de mecanica)
3)arrumar o cardan (isso é "teta", o de menos, vc ja tem o resto...)
4)Vc poderia ficar com o BF, e trocar sua caixa em uma de 4 marchas, do OHC, e utilizar a mesma t-case do 3 marchas. Resumindo: BF161 + 4marchas + t-case + o carda, que ta faltando. Mas se vc não quiser velocidade, pode ficar com a de 3 marchas msm!
Mas isso, depende muito de qual será o uso do jipe...
[x]... hehehe... ja desviamos o tópico... kkkkk...:pipoca:
SAPO-BOMBA
26/08/2010, 17:20
Desculpa ter desviado o rumo do tópico galera, mas como parece que os bons "gurus" dos Jeeps resolveram aparecer justamente neste tópico, não creio que seja maldade perguntar né? Hahahahaha
Em tempo: Vou montar um CJ pra uso geral, pra andar na cidade, na estrada, pra passeios por trilhas leves ou médias, dependendo. Não quero algo que fique "canhão" pra dar 160km/h na estrada mas tb não quero um "CJ - Cágado Jeep"! HAHAHAHAHA
Quero algo que dê pra eu viajar a 100km/h ou 120km/h no máximo, sem forçar e sem perder qualidades do Jeep pra trilhas básicas. Daí a pergunta: BF-161 + câmbio 4M + T-case Willys original... RESOLVEM? Sei que tenho que TALVEZ mexer nos diferenciais pra conseguir tal objetivo que citei tb, confere?
Abraços!
PS: Dá pra mudar o BF-161 pra álcool??? Tem que fuçar muito ou é relativamente fácil?
Mauricio Rotta
26/08/2010, 17:39
Mas se vc não quiser velocidade, pode ficar com a de 3 marchas msm!
Mas isso, depende muito de qual será o uso do jipe...
[x]... hehehe... ja desviamos o tópico... kkkkk...:pipoca:
Essa informação está incorreta pois a terceira do cambio 3m tem exatamente a mesma relação da quarta do câmbio 4m.
Portanto, 4m não é sinônimo de maior velocidade, e sim somente de um melhor escalonamento de marchas.
E tem mais uma, o câmbio Willys 4m original dos Jeep's com motor ohc é muito mais frágil que o cambio Willys 3m original dos Jeeps com motor bf161.
Vai por mim, esquece o câmbio willys 4m, por favor.
Mauricio Rotta
26/08/2010, 17:42
Quero algo que dê pra eu viajar a 100km/h ou 120km/h no máximo, sem forçar e sem perder qualidades do Jeep pra trilhas básicas. Daí a pergunta: BF-161 + câmbio 4M + T-case Willys original... RESOLVEM? Sei que tenho que TALVEZ mexer nos diferenciais pra conseguir tal objetivo que citei tb, confere?
Abraços!
PS: Dá pra mudar o BF-161 pra álcool??? Tem que fuçar muito ou é relativamente fácil?
Dá pra colocar a Àlcool sim, o pessoal de Engenheiro Beltrão - PR é cobra nisso, não é Reslima?
Repito, não perca tempo e dinheiro colocando um câmbio Willys 4m no seu Jeep, fique com o cambio 3m original até quebrar, depois se quiser mais velocidade coloque um 5 marchas do chevete. Mas aí pesquise bem aqui no fórum sobre as flanges q deverão ser adquiridas ou confeccionadas.
Essa informação está incorreta pois a terceira do cambio 3m tem exatamente a mesma relação da quarta do câmbio 4m.
Portanto, 4m não é sinônimo de maior velocidade, e sim somente de um melhor escalonamento de marchas.
E tem mais uma, o câmbio Willys 4m original dos Jeep's com motor ohc é muito mais frágil que o cambio Willys 3m original dos Jeeps com motor bf161.
Vai por mim, esquece o câmbio willys 4m, por favor.
Concordo com o amigo aqui
Meu pai queria fazer essa cagada, mas felizmente convenci ele a ficar com o 3m mesmo
Abraços
Sapo eu iria de motor de opala 4cc e clambiod e chevette mas vai custo nisso, atualemnte é o melhor custo x beneficio de todas as motorizações, o bf-161 com clarkette tb é lesgal...
só nÀo sugiro o OHC pois peças são caras infelizmente mas é um otimo motor
SAPO-BOMBA
26/08/2010, 23:00
Galera, eu tenho opções tanto em motores quanto em câmbios, mas eu tenho que ir verificar cada uma de perto, entende? Tem gente nas cidades perto de onde eu moro que podem arrumar de tudo um pouco, desde eixos, câmbios, radiadores, motores oriundos de Jeep, Maveco, Opala, AP, etc...
À propósito, por favor alguém pode citar "combinações" fáceis ou baratas de se montar de motor + caixa + tração? Pode ser com flange ou sem flange, isso eu desenrolo fácil por aqui.
Em princípio eu tinha em mente colocar um GM 151 "alcoolizado" e um pouco fuçado em taxa e carburação, assim como sempre tive vontade ( só falta $$$ e encontrar ) de usar um V6 da Ranger ou V6 Vortec, mas aí demandaria muitas mudanças e custos mais altos pro momento.
Agora assim, PEÇAS DE MOTOR pro BF-161 são ao menos fáceis de achar, num preço razoável?
Mauricio Rotta
27/08/2010, 08:08
"Agora assim, PEÇAS DE MOTOR pro BF-161 são ao menos fáceis de achar, num preço razoável?"
Sim são fáceis de achar... Mas eu sugiro que você dê uma pesquisada aqui no fórum, utilize o campo de pesquisa e tenha paciencia e personalidade pra decidir qual configuração você quer utilizar, esse tópico nem é pra isso q estamos fazendo. Praticamente TODOS os assuntos sobre Jeeps e suas possiveis configurações mecânicas ja foram discutidos por aqui.
Pesquise e chega a uma decisão pessoal que combine com seu gosto e bolso.
Para Jeep não existe receita pronta, cada um faz como acha mais conveniente.
Beleza? Deixemos esse tópico para discutir sobre a tampinha da Ford que foi o meu intuito principal quando o criei. Ok?
Fabio Cortez
27/08/2010, 08:18
A Willys foi comprada pela Ford em 1968, então a partir de 1969 todos os jeeps são Ford. Até 1967 são Willys. 1968 são meio a meio.
Engraçado...o meu é 1966 e no documento consta FORD/JEEP...
Alguém sabe pq?
Pedrão B.
27/08/2010, 09:52
Alguém sabe pq?
Total incompetência dos orgãos públicos brasileiros, em sua maioria.
[]'s
Fabio Cortez
27/08/2010, 10:28
Total incompetência dos orgãos públicos brasileiros, em sua maioria.
[]'s
O carro está comigo há 10 anos, até hoje nunca tive problemas.
Espero nunca ter....att.
Mauricio Rotta
27/08/2010, 10:56
Nem vai ter problema nenhum. Documento de Jeep é uma salada. Tem jeep registrado com tudo que é tipo de nome, tem com 5 lugares, tem com 2, tem com 4... e o jeep é sempre tudo igual.
fabioband4x4
27/08/2010, 11:05
Acho pouco provavel com essa configuração uma média tão alta para um jeep , haja gasolina....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Voltemos a tampa FORD , :concordo:
Fabio Cortez
27/08/2010, 12:42
Conseguir até consegue...difícil é manter a velocidade...
A estabilidade, ou a falta dela, pode ser um complicador...rs
Att,
Alguém sabe pq?
É, o documento do meu também está assim. Vai ver que o sujeito viu escrito FORD lá tampa, JEEP na lateral e juntou os dois.
Opa, me chamou???
O pessoal daqui de Beltrão está habituado a essa mudança sim. Já vi pelo menos uns 8 ou 9 Jeeps com motor BF161 rodando no álcool. Hoje tenho conhecimento de pelo menos 4 viaturas que continuam com o BF161 no álcool, além de 1 BF184 também rodando com álcool.
Roda tão bem quanto a gasolina, sem nenhum problema. As mudanças são pequenas, mexem apenas em carburador e no ponto do motor, além de instalarem um sistema para partida a frio.
Posso pegar mais detalhes sobre essa mudança se o amigo interessar, mas se não estou enganado tem um tópico especifico com todos os detalhes para fungar o BF 161 no alcool (se alguem puder lembrar, agradeço).
Editando: De uma olhada nesses topicos
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12013
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11876
Esse outro compara os motores BF 161, Opala 4 e Opala 6 bocas
http://4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44431&page=4
Abs.
Renato
Dá pra colocar a Àlcool sim, o pessoal de Engenheiro Beltrão - PR é cobra nisso, não é Reslima?
inaciocm
27/08/2010, 15:18
O meu é 76, tampa lisa, e no documento vem escrito somente FORD, modelo Jeep, 4 lugares, gasolina, particular, etc etc etc...
[OFF]
Sobre o que eu citei sobre maior velocidade com 4 marchas, no meu OHC eu ando de 80/90 km/h na rodovia, fazendo 6 km/l, sussegado. Já colei 110, registrado em hodometro digital, mas nunca mais tive coragem de fazer denovo... não pela falta de estabilidade, mas sim pelo "urro" do motor... fiquei com dó...parecia um jato(+- 5mil RPM!)
E parceiros que conheço tem BF+3 marchas e não passam de 60km/h, pois eles já estão esguelando! Por isso pensei que um BF+4 marchas ia fica bão!
Lembremos que a relação dos diferenciais tbm conta em velocidade.
"Mãs", vortemos a tampa!
Por falar em "FORD", alguem sabe a partir de que ano saiu uns emblemas FORD, daqueles "azulin", logo abaixo da palavra "Jeep"? Vi para vender em algumas lojas OFFRoad, mas não sei se o meu saiu com o "detalhe"...
Mauricio Rotta
27/08/2010, 17:20
Inaciocm
Seu Jeep saiu com o embleminha sim
Eu tinha um amigo que possuia um Jeep 76 e o dele tinha os embleminhas azuizinhos debaixo do escrito JeeP na lateral.
inaciocm
28/08/2010, 03:35
Opa, vlw Mauricio!
Vou providenciar o "up-grade"!!!:dance:
sobre o que é esse topico mesmo? BF161? carburador?
eca
fui
ah, tampa traseira é aquela escrita WILLYS.
Grande Mauricio, abraços meu amigo.
e aquela saboneteira, anda ou nao?
Mauricio Rotta
30/08/2010, 08:21
elcio
Era pra ser só sobre a tampinha traseira, mas acabou virando um verdadeiro 'balaio'. Mas até que rendeu né...
eliasFerreira
12/03/2011, 00:59
Eu vi uma tampa dessas hoje, num jeep verde claro.
O meu é um Ford, 73, mas com a tampa lisa.
Vou ver se consigo uma tampa dessa pra deixar ele mais FORD ainda.
Robertux
13/03/2011, 23:38
É caro, mas se não me engano a Cinfel www.cinfel.com.br (http://www.cinfel.com.br) fabrica essa tampa com os escritos Willys ou Ford, só não sei se fabrica sem escrito nenhum, acho que não.
eliasFerreira
14/03/2011, 00:24
Valeu Robertux!
paesem520
14/03/2011, 21:34
A tampa traseira com a inscrição FORD foi até 1972. A partir daí a tampa veio sem nenhuma inscrição. A partir desse mesmo ano o logo oval da Ford passou a ser colocado abaixo do relevo Jeep nos paralamas dianteiros.
Abraço,
Paese
CJ-5 Militar 1967
http://jeepguerreiro.blogspot.com
Olá amigos, eu tenho uma tampa willys para vender. Coloquei tampa lisa.