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Ver Versão Completa : Informações sobre Envemo Camper



jcnow444
18/08/2010, 09:39
Amigos, bom dia.
Li e procurei muito sobre as características da Camper e ainda assim, como em todo iniciante, sobraram duvidas.

Estou a procura de um 4x4 para trilhas leves e medianas e ainda para passear com a família eventualmente. Será um carro secundário já que temos automóveis para outros fins.

Estava procurando uma Camper por ser de fibra e totalmente fechada, por ter porta malas e caber 5 pessoas.
As duvidas que ficaram ainda são:
- esse eixo Dana 30 compromete a viatura?
- Como funciona esse esquema de reduzida somente em primeira marcha? Ele me limita há algum tipo de situação?

Se puderem me ajudar com essas e outras informações que se fazem necessário antes da aquisição da viatura, fico grato.

Abraços a todos.

penapsd
18/08/2010, 14:30
Fala JC, tudo bom?

Vou dar meus R$0,02, ok?

Estou com minha segunda camper.. A primeira tinha exatamente essa configuração que vc menciona em suas duvidas.. Dana 30 e cambio com primeira reduzida.. Se nao me engano 240v...
Se o seu uso é pra trilhas leves e eventuamente medias o dana 30 nao te limita em nada, desde que esteja bem revisado.. Importante, fazer uma revisão completa nos dois eixo pra evitar problemas futuros... Obviamente é um eixo mais fraco que o dana 44, mas nada muito diferente...

Nas poucas trilhas que fiz, a primeira marcha reduzida, sempre me atendeu.. mas como já tive uma bandeirante antes, senti um pouco de falta de mais opções de marchas em reduzida. Sobre rodar com ela no asfalto, nao vejo problema algum.. sempre saía de segunda marcha mesmo... É um excelente carro!!
Quer um conselho para saber mais sobre este cambio? Vá ver alguem que esteja anunciando e peça para dar uma volta...
Saia em primeira marcha.. pare e saia novamente em segunda marcha.. vai perceber a diferença!!

abs e boa sorte..

Pena
Camper V6 Tomática

sallespickup
18/08/2010, 15:55
carro legal para tolhas leves como vc falou, trilhas mais pesadas tende a não ser um bom negocio pois eixos pouca fracos para por pneus muito maiores de 33 pra frente e ainda não ter reduzida na caixa de transferencia, agora se for para mudar aos opucos otima aquisição, mas tente comprar uma ja a diesel com maxion s4 que ja tem cambio 240v ou 2615, as a gasolina quase sempre usam o 2205 (c20 5 marchas) que é fraquinho.
quanto a carroceria acesso que é meio ruim tanto na frente como atras as poucas 4 portas que sairam são bem melhores, porem quanto menos se tem mais caras são

carlos sallespickup

Leonardo Raffi
18/08/2010, 20:39
Amigos, bom dia.
Li e procurei muito sobre as características da Camper e ainda assim, como em todo iniciante, sobraram duvidas.

Estou a procura de um 4x4 para trilhas leves e medianas e ainda para passear com a família eventualmente. Será um carro secundário já que temos automóveis para outros fins.

Estava procurando uma Camper por ser de fibra e totalmente fechada, por ter porta malas e caber 5 pessoas.
As duvidas que ficaram ainda são:
- esse eixo Dana 30 compromete a viatura?

em tempo:
A Camper tem Engesa Jordania embaixo logo sem reduzida ...e o Marrua tambem não tem reduzida...


- Como funciona esse esquema de reduzida somente em primeira marcha? Ele me limita há algum tipo de situação?



.......................................vvvvvvnnnnn gggg

Se puderem me ajudar com essas e outras informações que se fazem necessário antes da aquisição da viatura, fico grato.

Abraços a todos.


nbnbnbnbnbnbnbnbnbnbnbnbnbnbnbnbnbnbnbnbnbnbnbnbnb nbnbnbnbnbnbnbnbnbnbnbnbnb
)

Qtoa aos eixos..30 na dianteira pois traseiro é maior...Creio q somente em trilhas pesadas ou se usar pneus maiores q 33(acho q 35 sem muita garradeira até da)

a primeira é reduzida... a principio´sim é bem reduzida e dependendo de trechos longos tens q ir na calma... futuramento como é para trilhas adquire uma de toyota bandeirantes e seja feliz(ou até mesmo uma de hiluzcom engrenagem-tem um cara aqui no forum q faz flanges para tudo)

guilhermeabreu
18/08/2010, 21:01
Amigos, bom dia.
Li e procurei muito sobre as características da Camper e ainda assim, como em todo iniciante, sobraram duvidas.

Estou a procura de um 4x4 para trilhas leves e medianas e ainda para passear com a família eventualmente. Será um carro secundário já que temos automóveis para outros fins.

Estava procurando uma Camper por ser de fibra e totalmente fechada, por ter porta malas e caber 5 pessoas.
As duvidas que ficaram ainda são:
- esse eixo Dana 30 compromete a viatura?
- Como funciona esse esquema de reduzida somente em primeira marcha? Ele me limita há algum tipo de situação?

Se puderem me ajudar com essas e outras informações que se fazem necessário antes da aquisição da viatura, fico grato.

Abraços a todos.

JCNOW444

Mais uma opinião , se vc é novato , compra esta mesmo , uma que tenha 4x4 de preferencia a díesel , mas se a grana não der compra uma original mesmo a gasolina ou a álcool que vc vai gostar muito e a medida que vc vai usando vai aprendendo e modificando de acordo com sua nescessidade , esta estória do DANA 30 ser fraco é conversa fiada , se eu disser que ele é tão resistente qto ao DANA44 estaria mentindo , mas para o uso que vc quer fazer o DANA 30 tira de letra , tenho um ENGESA original com DANA 30 na frente , já usei pneus 33" , soco a vontade , sou pé pesado , nada me aguenta , E O DANA 30 ESTA LÁ EM PERFEITAS CONDIÇÕES .

Qto a falta da reduzida , tb vc vai tirando de letra pq a 1ª marcha deste cammbio CLARK 240V é muito reduzida e reafirmando , PARA O QUE VC QUER FAZER TIRA DE LETRA TAMBEM .

NÃO DEIXE DE COMPRAR UMA CAMPER POR TER EIXO DANA 30 NA FRENTE E NÃO TER REDUZIDA , A MAIORIA DOS QUE TEM ENGESA/CAMPER TEM ESTA CONFIGURAÇÃO E ESTÃO AÍ FELIZES DA VIDA , SEJA MAIS UM FELIZ PROPRIETÁRIO DE UMA CAMPER 4X4 .

E BOA COMPRA .

ABRAÇOS , falaremos mais por aqui após vc adquirir esta maravilha que é a CAMPER .

Eriksom Teixeira Lima
18/08/2010, 22:15
A resposta do Guilherme é perfeita, com cuidados preventivos adequados, esqueça o Dana 30. Tem um amigo em Guabiruba/SC que já rodou meio-mundo com ela, sem problemas. tem um outro em BSB, que já fez tanta merda na vida (ele diz que aduba para crescer) que nunca teve problemas. Ambos usam 33 em suas viaturas.

Com relação a reduzida, há muitos mitos. Por exemplo, a 1a. de uma Clarck 240V é 6,72:1, e de uma Clarck 2615 (padrão nas camper a diesel) é 6,32:1. Por comparação, um 1a. reduzida em um câmbio de Band chega a algo em torno de 7,5:1 ou um pouco mais. Mantidas as mesma condições de relação de diferenciais e tamanho de pneu, em 99,99999% das situações em trilhas médias você estará perfeitamente servido (sempre há o risco de um escorregão, mas com jeitinho sai sozinho.

Portanto, o que te recomendo inicialmente é definir o motor (eu só gosto do Toyota 14B e do Maxion S4T Plus), a caixa 2615 é ótima, e a 240V com bom mecânico também, e, fundamentalmente, quais as malditas relações de diferencial.

Esse meu amigo de BSB tem aquelas relação longuíssimas (3,07:1 ou algo assim), e enquanto a Camper dele foi minha, nunca tive problemas, e ele muito menos. O amigo de SC tem 3,70:1 (ou será 4,troco:1, esqueci) e não teve problemas.

Portanto, fique tranquilo nesses quesitos.

PS: a minha camper tem eixos de toyota, 37x11, câmbio 2615, motor 14B e tinha transferência normal (hoje tem uma NP-205) e jamais me deixou na mão em nenhum buraco desgraçado que entrei.

Boa sorte e analise muito bem para comprar, qualquer coisa escreva em privado ou direto para mim que posso te dar mais algumas dicas sobre viaturas conhecidas (mas só em particular. Não é sacanagem, mas conheço muitas que não valem o que pedem)

Eriksom

Paulo Cesar
18/08/2010, 22:46
JCNOW444
Já tive uma camper e lhe digo que dana 30 via aguentar perfeitamente o que pretende fazer, e digo mais, ela é melhor que as band, pois são confortaveis e sociais, vale cada centavo investido.
abs.
PAulo

Daniel Lima
18/08/2010, 22:49
Eriksom , gostaria de tirar algumas duvidas com vc a respeito dos eixos da band na camper. caso seja possivel, poderia me passar um e-mail particular seu?
Amigo, vai de campre de plho fechado que vc estara adquirindo um veiculo que mudara sua vida; vai fundo. desculpe invadir seu topico.
abraços

jcnow444
19/08/2010, 09:18
Colegas
agradeço a todos pelas informações enviadas...
Já deram uma explanada legal para eu ir criando coragem e bater o pé em uma Camper.

Já vi em vários lugares que alguns Engesas e Campers tem a alavanca de reduzida. É muito caro e dificil de fazer esse tipo de instalação? Alguem poderia me informar sobre isso? (é que pretendo ir mexendo e fazer essa alteração).

É jogar o sapo na água, mas vai a pergunta: Camper ou JPX?

Eriksom, vou te mandar um e-mail pra gente trocar uma idéia.

Daniel, o forum é de todos que compatilham de informações e opiniões. Você não invadiu nada, muito menos precisa se descupar.

Abraços a todos.

Eriksom Teixeira Lima
19/08/2010, 22:29
Olá

meu e-mail é eriksom@uol.com.br

Segue uma dica para todos. Se vocês clicarem no nome da pessoa que está no topo da mensagem, aparecem várias opções, por exemplo, para o Daniel Lima há somente a opção "enviar Mensagem Privada", ou seja, aqui no Fórum mesmo, pois ele não cadastrou um e-mail externo. Já para o JCNOW444, há também a opção "Enviar E-mail" para o endereço que ele cadastrou.

No meu caso, o e-mail cadastrado é eriksom@uol.com.br

Estou à disposição, e se não souber, eu digo, e se eu demorar para responder é por causa de trabalho (hoje tenho 126 mensagens na caixa postal, mesmo que metade seja spam, o excesso é de 3 dias sem ler nada)

Abraços

Eriksom

Ralado/SP
23/08/2010, 15:48
Vamos lá!!!

Tenho uma Camper 4x4 original Diesel, por esperiencia prória concordo com os amigos que falam que não tem que trocar o Dana 30 coisa nenhuma, isso só é caso de quem coloca penus ENORMES ( maiores que 35" ) pois o carro fica fraco e as pessoas tem dificuldades de encontrar relações especiais aqui no Brasil - se tiver contatos para importar não terá problema algum -.

Para o uso apontato, uma camper com 33" resolve bem o caso. Aos poucos vão surgindo as particularidades/alterações e o carro vai te atender melhor... atualmente a minha está com 5 cm de calço de carroceria, penus 275/65 R 16 e reforço no tubo do eixo dianteiro ( por ser um motor pesado optei por deixar o tubo mais forte pra aguentar os trancos sem empenar ). no mais o carro é original e não deixa à desejar.
Recomendo que pegue uma e só altere o que lhe parecer carente, pois eu cai na besteira de mexer em várias coisas ( molas altas, pneus grandes, amortecedores.... ) ficou uma porcaria pro meu gosto e tirei tudo e voltei pro original. Agora fiz as alterações citadas e estou feliz.

Abraçones

Ralado

paulobarbosa
24/08/2010, 00:21
jcnow444 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=42733) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif
Usuário
JC,
Vc me mandou uma msg privada, mas estava sem tempo para responder.
Mas basicamente vou concordar com o Guilherme e com o Erikson (esse é maluco, mas entende um pouco do que está falando-rs rs).
A Camper foi o meu primeiro 4x4. Quando fui comprar testei vários e pesquisei bastante.
A melhor relacao custo beneficio é a Camper. Para viajar uma 4P diesel seria perfeita. Mas pena que meu $$ não dá. rs rs
Eixo dana 30, nem sei onde fica o meu. Ou seja, nunca tive problema com isso. rs rs
E já me meti em algumas trilhas boas.

Para passeio não será problema mesmo.

Compre uma camper, entre no grupo dos seletos campeiros.

PB

VALTER BARROS
25/09/2010, 18:18
OLA JC!

sou novato no forum.

mas ja tenho uma camper 4x2 a 3 anos, posso lhe dizer que mesmo com essa configuração fiz muitos passeios fora de estrada, e atendou muito as necessidades, devido a sua suspenção e robustez do chassi.

ha muita informação boa:concordo: aqui no forum e no clube da camper,posso lhe dizer que uma 4x2 é uma boa compra, mas... uma 4x4 é melhor ainda.

Lhe desejo boa sorte na compra, e leve a que melhor se encaixa no seu gosto, necessidade e $$.

:pensativo: estou na expectativa pois ja estou com a minha camper no estaleiro a quase 30 dias, pois esta sendo traçada e reduzida:-D

guilhermeabreu
26/09/2010, 00:07
WALTER BARROS

Seja muito bem vindo a este maravilhoso forum 4x4 .

E parabens pela ÓTIMA IDÉIA EM FAZER ESTAS MODIFICAÇÕES TÃO IMPORTANTES PARA TE DAR MAIS AGILIDADE CONFORTO E SEGURANÇA NOS SEUS PASSEIOS E TRILHAS .

ABRAÇO

Sallé
31/12/2010, 14:50
Parabens e seja bem vindo
Abraços

Dudagordon
21/02/2011, 21:03
Rapaziada

Tenho um Vitarinha e já decidí que vou entrar pra turma das Campers!!

Tô de olho em uma 4x2 que tá muuuito inteira e a questão é:

Andei dando uma olhada no site da Rota 4x4 e eles tem lá um Dana 44 reforçado por 2.200,00 +-!

Quanto mais eu devo gastar pra traçar a viatura??T case??Cardã??Mão de obra??O que mais??

É muita dor de cabeça esta empreitada??Documentação??

Esta que estou de olho é 94,Gasolina/GNV,6cc.Qual é a configuração original dela??Cambio,etc?

Vale a pena ou é fria??

Me ajudem vcs que dominam a arte,rsrs!!

Abraços

Duda

Paulo Cesar
21/02/2011, 21:29
Duda
Compra logo uma 4x4 que é melhor, dá menos trabalho e o custo final vai ficar mais barato.
abs.

Rodrigo Ielpo Bastos
22/02/2011, 00:04
Duda eu fiz isso, deu um trampo brabo. eu coloquei cambio de hilux com motor 6 cc depois mudei o motor para diesel mwm 2.8 mas se vc achar uma ja pronta de preferencia pois da muito trabalho,


Rodrigo Bastos

Eriksom Teixeira Lima
22/02/2011, 06:47
Quanto mais eu devo gastar pra traçar a viatura??T case??Cardã??Mão de obra??O que mais??

É muita dor de cabeça esta empreitada??Documentação??

Esta que estou de olho é 94,Gasolina/GNV,6cc.Qual é a configuração original dela??Cambio,etc?



Duda

para mudar para 4x4 não precisa documentação alguma, aliás, nem fale nada no Detran, é melhor.

Para as tuas demais iniciais perguntas seguem as respostas pela ordem

1) R$ 10 mil, considerando eixo, transferência, cardãs, outras peças e ALGUÉM que faça o serviço decente.

2) a pior dor de cabeça é ALGUÉM que faça o serviço decente :putz::evil:

Há duas boas Campers em BSB à venda. Uma a gasolina bem ajustada e a preço correto. Outra a diesel (S4T), a preço correto, mas com trabalho para consertar alguns problemas de carroceria. Ambas já em 4x4.

Boa sorte

Eriksom

Dudagordon
23/02/2011, 20:23
Valeu pelas dicas,Ericksom e Rodrigo!

Tem um detalhe:

Esta Camper que estou vendo acho que dá pra chegar em uns 15/16k.
Mesmo gastando estes 10k estando o carro de 1ª será que não vale a pena??

Ericksom,se for possível me passa mais informações destas duas que vc conhece.

Abraço

Duda