PDA

Ver Versão Completa : Gaiola na Pajerinho ?

jensen
16/08/2010, 17:02
Pessoal,

Ontem fui a um passeio em Serra Negra, interior de São Paulo, e infelizmente, a 50m de onde eu estava, aconteceu um acidente terrível com uma família de Jundiai que também participava do passeio. ( http://news.google.com.br/news/story?pz=1&cf=all&ned=pt-BR_br&hl=pt&cf=all&ncl=dG2D2KpvYnWPrcM6rtS2P5NYYgnJM )

Por motivo ainda desconhecido, o carro rolou uns 300m capotando montanha abaixo. Os ocupantes ficaram gravemente feridos e foram resgatados pelo helicóptero águia da PM.

Acompanhei todo o processo de resgate e fiquei muito chocado, principalmente porque havia uma criança de 9 anos no Jipe e eu sempre levo (LEVAVA) meu filho de 5 anos nos passeios.

A família (casal e filho) só foram resgatados com vida devido ao CJ5 deles ter uma baita gaiola, que ficou intacta após o acidente.

Alguém sabe se tem como colocar algum tipo de gaiola na Pajerinho ? Pode parecer uma pergunta imbecil, mas fiquei transtornado com o que aconteceu ontem.

Abs,

Paulo_CW
17/08/2010, 07:17
Bom... esse fato, pelo q noticiou na TV bandeirantes, foi imprudência por parte do motorista do jeep e por conta de falta de freio de estacionamento... o jeep estava apenas engrenado em marcha.
Quanto a sua pgta... pode-se colocar gaiola em qualquer carro... o importante é encontrar quem sabe de fato fazer uma estrutura adequada.
Aqui em Ctba, tem uma pajero utilizada em competições q tem a gaiola tubular feita como deve ser.
O importante é ver sua real necessidade... penso q tudo q ajuda na segurança é bem vindo... nas outras viaturas sempre tive gaiola... no samurai, nem falar né pq a lataria parece casca de ovo.... mas na Pajero devido a robustes do cjto do teto... nunca pensei em colocar.
Mas cuidado se vc partir para esse caminho.... já vi montes de gaiolas q só servem de enfeites.... fixadas na lataria e não no chassi.... e dae a gambearra fica um item a mais para falta de segurança...

ROAD TECH
17/08/2010, 08:06
Pessoal,

Ontem fui a um passeio em Serra Negra, interior de São Paulo, e infelizmente, a 50m de onde eu estava, aconteceu um acidente terrível com uma família de Jundiai que também participava do passeio. ( http://news.google.com.br/news/story?pz=1&cf=all&ned=pt-BR_br&hl=pt&cf=all&ncl=dG2D2KpvYnWPrcM6rtS2P5NYYgnJM )

Por motivo ainda desconhecido, o carro rolou uns 300m capotando montanha abaixo. Os ocupantes ficaram gravemente feridos e foram resgatados pelo helicóptero águia da PM.

Acompanhei todo o processo de resgate e fiquei muito chocado, principalmente porque havia uma criança de 9 anos no Jipe e eu sempre levo (LEVAVA) meu filho de 5 anos nos passeios.

A família (casal e filho) só foram resgatados com vida devido ao CJ5 deles ter uma baita gaiola, que ficou intacta após o acidente.

Alguém sabe se tem como colocar algum tipo de gaiola na Pajerinho ? Pode parecer uma pergunta imbecil, mas fiquei transtornado com o que aconteceu ontem.

Abs,

Olá Jensen,

Se for fazer gaiola, use o "Anexo J" da FIA como referência de projeto.

Nesse caso é melhor "pecar por excesso do que por omissão"

sds,

Octávio

jensen
17/08/2010, 09:18
Bom... esse fato, pelo q noticiou na TV bandeirantes, foi imprudência por parte do motorista do jeep e por conta de falta de freio de estacionamento... o jeep estava apenas engrenado em marcha.

Paulo,

A imprensa costuma ser muito precipitada nas conclusões. O Jipe era automático e o motorista, por relatos de outros foristas, é bem experiente.

Para você ter uma idéia, as primeiras notícias informavam que o acidente tinha sido em uma competição de Rally.

Pena que no calor para socorrer o pessoal acabei nem me ligando de olhar o cambio para ver onde estava a alavanca :(

Abs,

mrcrema
17/08/2010, 09:23
Quanto a sua pgta... pode-se colocar gaiola em qualquer carro... o importante é encontrar quem sabe de fato fazer uma estrutura adequada.
Aqui em Ctba, tem uma pajero utilizada em competições q tem a gaiola tubular feita como deve ser.
O importante é ver sua real necessidade... penso q tudo q ajuda na segurança é bem vindo... nas outras viaturas sempre tive gaiola... no samurai, nem falar né pq a lataria parece casca de ovo.... mas na Pajero devido a robustes do cjto do teto... nunca pensei em colocar.
Mas cuidado se vc partir para esse caminho.... já vi montes de gaiolas q só servem de enfeites.... fixadas na lataria e não no chassi.... e dae a gambearra fica um item a mais para falta de segurança...

Paulo, eu estava presente em Serra Negra, não exatamente no lugar do acidente como o amigo Jensem, mas acompanhei tudo, não podemos julgar a atitude do condutor do veiculo, é muito raro vc ver um Willys com freio de mão, o meu mesmo não tem, o que faço para minha segurança e de outros, paro sempre encostado em barranco.

Mas não sabemos exatamente o que aconteceu, se estava engatado, se tem freio de mão, se estava usando, o que sabemos é que quando ele subiu no pneu, o jipe começou a andar.

Isso que vc esta falando é sério, gaiola é uma boa opção, mas tem que ser bem feita, não adianta ser feita de canos de escapamento como a minha, não serve para segurança, somente para enfeite, estou a procura de um projeto de uma boa gaiola.

Agora vamos falar uma coisa importante, CINTO DE SEGURANÇA, tem que ter sim a gaiola, mas tem que ter um bom cinto de segurança bem preso ao conjunto e o mais importante, usar o cinto em qualquer lugar.

Valew

jensen
17/08/2010, 09:32
Olá Jensen,

Se for fazer gaiola, use o "Anexo J" da FIA como referência de projeto.

Nesse caso é melhor "pecar por excesso do que por omissão"

sds,

Octávio

Opa ! Tks !

FDeotti
17/08/2010, 09:34
Não vi, não estava lá, mas pelo que tomei conhecimento, o problema maior neste acidente foi a falta de cinto mesmo, já que havia uma boa gaiola.

jensen
17/08/2010, 09:41
Não vi, não estava lá, mas pelo que tomei conhecimento, o problema maior neste acidente foi a falta de cinto mesmo, já que havia uma boa gaiola.

Fernando,

O comboio de jipes estava parado há mais de meia hora quando os jipes da frente começaram a andar. Todos estavam fora do jipe.

Então, quando o comboio começou a andar a mulher e a criança entraram no jipe. Quando o motorista foi entrar, ele pisou no pneu para usar como escada. Nisso o jipe começou a andar e caiu morro abaixo.

Não entendo como eles não voaram para fora da gaiola.

JCJ
17/08/2010, 09:56
Blz Jensen.

Tô gostando de ver sua preocupação com o garoto.

Vc deve definir se vai fazer interna ou externa, tem prós e contras nos dois tipos.

No seu caso, como vai precisar de acesso ao banco traseiro, acredito que vc deva considerar a instalação de gaiola externa.

Pesquise por exo cage, vai achar bastante coisa interessante.

Se estiver por aqui esta semana, a gente se fala.

[]´s
JCJ

FDeotti
17/08/2010, 10:32
Foi isso que quis dizer, como estavam entrando, provavelmente sem cinto, por isso foram arremessados. Ou seja, somente a gaiola não adianta.

Precisamos pensar em segurança, infelizmente acontecem estes casos para servir de exemplo. Nosso esporte/hobby oferece riscos, então gaiola, cinto, capacete etc são equipamentos necessários.

Singelamente, um motoqueiro me perguntou: ué, vocês fazem trilha sem capacete nem nada? Pois é, fazemos..

ROAD TECH
17/08/2010, 12:07
Blz Jensen.

Vc deve definir se vai fazer interna ou externa, tem prós e contras nos dois tipos.

No seu caso, como vai precisar de acesso ao banco traseiro, acredito que vc deva considerar a instalação de gaiola externa.

[]´s
JCJ

Olá Amigos,

A opção de gaiola externa (exo cage) tem seus prós e contras. Se não tiver elemento de travamento diagonal, o nível de rigidez da estrutura fica muito prejudicado. É preciso avaliar com cuidado antes de escolher.

Quem precisar de mais informações sobre esse tema, estou à disposição. Fiz um trabalho de consultoria detalhado para empresas de mineração que adotaram gaiolas em seus veículos de serviço,

sds,

Octávio

Waldir Carlos
17/08/2010, 12:24
Lamento, não vi a notícia na TV. Jensen, parabéns pela preocupação com as crianças. Realmente, levar os filhos pequenos para alguns "passeios" é legal, mas inspira cuidados. Com relação ao acidente, imagino a tua angústia. A imprensa, nem sempre noticia a verdade. Uma pena :shock::-(.

[]s

Paulo_CW
17/08/2010, 13:20
Como comentei.... não estou julgando ninguem, nem motorista nem imprensa... foi apenas q vi na tv....

Antes de tudo... sou jipeiro... mas vejo cada coisa nesse mundo q me da indignação... tem muito neguim que prefere investir em guincho... bloqueio etc.... e esquece o investimento na segurança sua e de sua família....
Infelizmente, nossa brincadeira tem riscos.... por isso todo eqto de segurança é bem vindo... assim como estar preparado para enfrentar trilhas...
Quando comprei meu primeiro willys.... primeira coisa foi por sistema de freio a disco.... segunda coisa freio de mão.... 3 coisa.... joguei fora a gaiola KEKOkebra e mandei fazer uma descente.... pra depois ir equipando o mesmo com outros acessorios de trilha...

FDeotti
17/08/2010, 14:46
em uma "googlada" por exo cage achei umas fotos vale a penar dar uma olhada. Uma delas:
http://www.trailbusters4x4.org/files/E%20Exo%20pass%20side%20IMG_4505.JPG

A externa fica meio estranha. As vantagen seriam o acesso à porta traseira e o mínimo de interferências no veículo, correto?

Creio que no caso da interna, teria que deixar o interior do veículo "pelado" como na TR4R.

jensen
18/08/2010, 18:21
Blz Jensen.

[]´s
JCJ

Opa ! Vou sim ! E queria compartilhar com você e o pessoal do JCJ algumas lições que aprendi com este acidente.

jensen
18/08/2010, 18:24
em uma "googlada" por exo cage achei umas fotos vale a penar dar uma olhada. Uma delas:
http://www.trailbusters4x4.org/files/E%20Exo%20pass%20side%20IMG_4505.JPG

A externa fica meio estranha. As vantagen seriam o acesso à porta traseira e o mínimo de interferências no veículo, correto?

Creio que no caso da interna, teria que deixar o interior do veículo "pelado" como na TR4R.

"Meio estranho" você foi muito gentil :)

Abs,