Ver Versão Completa : Escapamento da Hilux .
ThiagoSNogueira
16/08/2010, 13:04
Pessoal, o escapamento da minha Hilux SRV CD 3.0 2002 aspirada estragou.
A parte anterior, a do sistema coletor, está excelente ainda, mas o miolo do silencioso, na parte final, que ainda era original, estava praticamente solto, gerando um barulho de chocalho em baixas rotações e um barulho "metálico rasgado" quando acelerava.
Procurei a peça pra repor, no mercado paralelo, mas me informaram que não é fabricada.
Só achei a do modelo 2.8 (SR5?), que tem dimensões menores, tanto a bitola dos canos quanto o bojo do silencioso.
Procurei a concessionária Toyota aqui da minha cidade pra consultar o preço da peça original, e quase caio pra trás: R$1580,00 :shock: (só a peça final do escapamento, ou seja a da metade do carro pra trás. silencioso + canos).
Desisti da peça original e procurei alguma adaptação viável.
Uma loja de auto-peças e escapamentos me deu a dica de usar o silencioso da D-20 '93.
Como não encontrei essa peça exatamente, acabei usando o silencioso da Silverado (marca Sicap).
Gastei R$300 no total, peça + soldas, ou seja 20% do valor do original.
Apesar das dimensões quase idênticas (calibre dos canos de entrada e saída e tamanho do bojo do silencioso) não ficou 100%.
Em baixas rotações está ok, mas em qualquer acelerada um pouco mais vigorosa, apresenta um ronco, próximo ao de um escapamento furado...
O que posso fazer?
Existe alguma outra adaptação que funcione bem?
Será que essa peça realmente não é fabricada no paralelo?
A original é um absurdo... :?
Olá ThiagoSNogueira, sei que já faz um tempão que você teve problemas com o escapamento da hilux e o original realmente é bem caro na concessionária. Mesmo assim vale a dica: embora esteja longe, aqui em São Caetano do Sul-SP, tem uma loja muito boa de escapametos http://www.orientescaps.com.br/ , pessoal nota 10, vale a pena. Se não me engano eles tem esse escapamento pronto, senão eles fazem lá. Minha hilux é semelhante a sua e ainda não precisei, mas para minha antiga SW4 94, eles fizeram um usando o silencioso da Ranger e copiaram o resto dos canos. Ficou excelente, serviço 100%. Quem sabe enviariam por transportadora também. Se alguém mais precisar fica a dica. Abraço.
ThiagoSNogueira
22/02/2011, 16:19
Olá ThiagoSNogueira, sei que já faz um tempão que você teve problemas com o escapamento da hilux e o original realmente é bem caro na concessionária. Mesmo assim vale a dica: embora esteja longe, aqui em São Caetano do Sul-SP, tem uma loja muito boa de escapametos http://www.orientescaps.com.br/ , pessoal nota 10, vale a pena. Se não me engano eles tem esse escapamento pronto, senão eles fazem lá. Minha hilux é semelhante a sua e ainda não precisei, mas para minha antiga SW4 94, eles fizeram um usando o silencioso da Ranger e copiaram o resto dos canos. Ficou excelente, serviço 100%. Quem sabe enviariam por transportadora também. Se alguém mais precisar fica a dica. Abraço.
Muito obrigado pela dica, Zani! :concordo:
Esse tópico tem tanto tempo que até já havia me esquecido dele...
Apesar da distância, vou ver se entro em contato com o pessoal da Oriente.
Mas sabe que eu já me acostumei com o "novo" som da minha picape...
Abraço.
ALL, meus caros amigos venho através desta perguntar-lhes quem já fez um escape dimensionado? qto custa? alterções à serem feitas no débito da bomba injetora? pressão da turbina? no meu caso o escape tá todo original, qual seria o ganho? aumento no consumo? barulho excessivo? são dúvidas q espero tirar c os amigos foristas, abraço.
A minha ta com escape de 3" e o debito da bomba foi ligeiramente aumentado. A turbina é a da S10 2011 com 1 kg de pressão e com intercooler.
elmestizo
25/01/2012, 11:26
gasta entre 400 a 1k... depende do material usado e bitola
Aproveito a questão levantada e pergunto... a instalação de um escape de 2,5 ou 3 é interessante apenas para motores turbinados? Ou, como meu caso, que está sem turbo tbm melhora o desempenho?
Abs
Aproveito a questão levantada e pergunto... a instalação de um escape de 2,5 ou 3 é interessante apenas para motores turbinados? Ou, como meu caso, que está sem turbo tbm melhora o desempenho?
Abs
Herbs no seu caso, so vai fazer mais barulho e fumaça, a melhora sera muito p
ouca p o investimento,inclusive o consumo de diesel deve aumentar pelo uso de descarga livre, abraço
moswaldo
25/01/2012, 13:20
Herick, eu coloquei na minha no mesmo momento que coloquei o kit da turbina, assim eu nao sei como seria o desempenho dela sem o escape dimensionado.paguei 900 todo feito em solda mig, com abafador e um flexivel na curva mais acentuada logo apos a saida do coletor, nao notei barulho a mais que o que jah fazia com o original.
Ficou muiito bom o servicomque foi executado em sao fonca
O pela toyomundi.
A bomba tb foi alterada esta com 0,6kgf
Abracos
Herick, eu coloquei na minha no mesmo momento que coloquei o kit da turbina, assim eu nao sei como seria o desempenho dela sem o escape dimensionado.paguei 900 todo feito em solda mig, com abafador e um flexivel na curva mais acentuada logo apos a saida do coletor, nao notei barulho a mais que o que jah fazia com o original.
Ficou muiito bom o servicomque foi executado em sao fonca
O pela toyomundi.
A bomba tb foi alterada esta com 0,6kgf
Abracos
Muito obrigado marco, vou partir pra essa nova empreitada, valeu pela dica, forte abraço.
Galera seguinte, eu gostaria de tirar uma grande duvida , e onde eu moro é bastante comentado...
Tirar o escapemto da hilux gera consequencia no consumo ?
No meu caso eu nao ponhei o direto e está cortado atras do catalizador
senti uma diferença notavel BEM NOTAVEL no consumo minha camionete fazia 11 agora faz 6 mas nao sei ao certo se é a real causa
mas foi só eu tirar o escapamento que danou dar problema, luz da injeção ascendendo , camionte comendo diesel ...
o barulho que faz quando piso parece aquele TURBO do filme Veloses e furiosos kkkk. tipo parece que solta mt ar , mais que devia nao sei se tem algo a ver mas é isso, se alguem puder esclarecer minha duvida...
Ds de ja Obrigado
Hilux Srv 3.0 4x4
Ivan França
15/03/2019, 20:19
Boa Noite,
Minha Hilux 4x4 2006 disparou o motor e jogou oleo no escapamento agora mecânico disse que tem que andar para limpar mas, esta frouxa e retornando fumaça no escapamento perto do motor. segundo mecânico disse que enquanto não queimar todo oleo que esta no escapamento não vai melhorar. tem outra forma de limpar esse escapamento?
Sergio c
16/03/2019, 10:23
Só tirando e largando querosene ou óleo diesel.
Boa Noite,
Minha Hilux 4x4 2006 disparou o motor e jogou oleo no escapamento agora mecânico disse que tem que andar para limpar mas, esta frouxa e retornando fumaça no escapamento perto do motor. segundo mecânico disse que enquanto não queimar todo oleo que esta no escapamento não vai melhorar. tem outra forma de limpar esse escapamento?
Jair Júnior
23/02/2020, 12:43
Tenho um Hilux 12 e gostaria de colocar um ponteira em inox (304) e gostaria de saber sugestões de quem comprou e aonde comprar?