Conectar

Ver Versão Completa : preparacao motor maverick 4cc

play mobil
15/08/2010, 20:06
olá pessoal....

preciso de ajuda a onde compro um comando bravo maverick 4 cc
coloquei esse motor no meu cj 5......
e fiz algumas preparacoes... alivio do volante tirei 1,250
rebaixei o cabeçote 1,5..
acho que ficou bom mais preciso de um comando ou outras dicas...

obrigado

rubensx
15/08/2010, 21:59
- coletor de escape procure da ranger 2.5 é dimensionado de fabrica.
- Ignição com modulo de potencia DIS por exemplo ou IGNIFLEX pra ficar uma bobina por cilindro.
- VEDAR caixa seca, ele beb água e lama pelo retendor traseiro (ou gaxeta).
- Se puder compre balancins da ranger 2.3 pois sao roletados e tuchos mecanicos da ranger.
- Comando não abuse acima de 276 é ruim pra trilha, procure a SOBE para fazer
- Se quiser despejar mais grana só com cabeçote da ranger 2.3 2 velas por cilindro + DIS e etc...
- Injeção eletronica caia bem, mas é caro

por fim se grana não é problema:

http://www.esslingeracing.com/home.htm

nas gringa é o melhor lugar pra peça pro bixo... ele se dá muito bem com turbo

mais detalhes e fotos, infos etc:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40201

play mobil
23/09/2010, 14:06
olá pessoal....

obrigado

valeu amigo mais vc nao sabe de mais ninguen que tenha o comando?

Gustavo de Olliveira
23/09/2010, 14:42
olá pessoal....

obrigado

Derrepente esse tópico até vai ser fechado pois já temos outro

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40201

já leu ?
mas tire uma dúvida, pq vc aliviou o volante ?
Seu jipe vai ser pra arrancada?

play mobil
23/09/2010, 17:29
olá amigao...

quando vc faz alivio de volante seu jeep levanta mais giro... e rapido... so nao utrapasse de 30% do peso no alivio, isso fara que vc perca torque
meu jeep é pra trilha msm... mais ficou otimo....

abraços

Gustavo de Olliveira
24/09/2010, 15:52
Então play mobil...
aliviando o volante:
"o giro sobe mais rápido" pode até ser mas acho que não chega e ser perceptivel.
"levanta mais giro" isso significa que a rotação atual ultrapassa aquela que alcançava até antes de aliviar o volante? ... Não Não. Oque faz um motor atingir maiores rotações é o comando, no caso uma abertura maior das valvulas. tome cuidado também pra não ficar acelerando o motor sem estar rodando , engrenado... acelerar em ponto morto altas rotações estraga o motor.
Acho que vc fragilizou seu volante e perdeu torque na trilha.
Cuidado com as preparações e conversas de "entendidos" , normalmente as preparações vizam aumento de potencia com aumento do giro e isso joga a faixa de maior torque para rotações altas, não muito interessantes para um 4x4 de trilha.
Por isso perguntei se seu jeep era pra arrancada.
Abç

play mobil
24/09/2010, 16:57
bom gustavo... agradeço a dica mais me inquivoquei-me o avilio nao aumentou o giro,e sim faz que o levante do giro seja mais rapido....quanto ao torque nao é recomendado acima de 30%... mais um pouco pra mim melhorou um pouquinho....
mais em fim,se eu colocar um comando 280º o tucho poderá descaregar? e o carburador será necessario trocar?

abraços...

Gustavo de Olliveira
24/09/2010, 17:04
bom gustavo... agradeço a dica mais me inquivoquei-me o avilio nao aumentou o giro,e sim faz que o levante do giro seja mais rapido....quanto ao torque nao é recomendado acima de 30%... mais um pouco pra mim melhorou um pouquinho....
mais em fim,se eu colocar um comando 280º o tucho poderá descaregar? e o carburador será necessario trocar?

abraços...

Tucho descarregar ? Não
Só verificar as molas dos tuchos se estão OK.
Carburador , normalmente não, qual vc usa?

play mobil
25/09/2010, 21:19
ola amigo gustavo...

o meu carburador é o original... do maveco...será que fica bom?
abraços....

Gustavo de Olliveira
27/09/2010, 08:13
ola amigo gustavo...

o meu carburador é o original... do maveco...será que fica bom?
abraços....

Olá Play mobil , não sou preparador de motores , conheço alguns e já acompanhei a preparação de alguns motores tanto aspirados quanto turbo.
O motor do meu jipe é um OHC que era a gasolina e passei a alcool, troquei pistões, carburador e coloquei uma ignição decente. Ficou muito bom e gostoso de acelerar, não falha e acelera bem.
Quando vc põe comando o motor tende a perder marcha lenta ( se for um comando "bravo")
o motor só limpa com uma rotação mais alta, prá isso acredito que um carburador corpo duplo já dê conta. Uso o H34 (solecão) funciona redondo.

Dodger
05/10/2010, 22:11
Comando vc tem 3 opções, 1 nacional e as duas outras tem que mandar trazer de fora.
1-Nacional só mandando fazer sob medida na Sobe que faz comandos pra competição
2- Importa um comando mais bravo, nos sites gringos tem uma infinidade de graduações diferentes pra esse motor que os gringos gostam de fuçar.
3- usar o comando roletado com seu balenceiros, compra-se o kit completo geralmente, vem nas ranger e mustangs 4 cilindros americanos, amigo meu trouxe um kit destes usado em estado de novo por 600 reau. o problema é achar alguém pra te trazer isso.

Taldo-Marcos
04/05/2015, 11:26
Bom dia amigos...
O tópico a tempos foi fechado más gostaria se possível uma ajuda.
Possuo um motor OHC 4 cil 2.3L Ford Georgia em um jeep 78 sendo:

O cabeçote está com balancinhos roletados da Ford Ranger 2.3 adaptados (pequeno desbaste para não “trombar” com o prato das molas);
Tuchos hidráulicos originais;
Comando de válvulas original;
Molas e válvulas originais;
Cabeçote taxado em 1mm de rebaixamento;
Coletor de escape dimensionado da ranger 2.3;

Hoje este motor está com injeção Magnet Marelli G7 completo com central, TBI e bico originais do Tempra 2.0 IE 8v.

Anteriormente este motor estava com tudo original (inclusive cabeçote) e usava ignição eletrônica com bobina do gol MI e carburador 2E. O jeep era muito esperto com respostas rápidas... Desempenho e consumo bons... Porém em trilha, quando o jeep passava por tops muito íngremes o jeep afogava/dava falta e apagava, mesmo depois de regular o nível que já estava no limite... por este motivo a troca do carburador por esta injeção G7 do Tempra.

O motivo da escolha pela G7 foi facilidade de peças, ajustes e valores. Também ví esta injeção em um motor 4 cil do opala e achei muito bom o desempenho.

Pois bem... Apesar das melhorias em trilha e acabar com o problema da falta nas inclinações, o motor ficou frouxo em comparação ao original carburado anteriormente.

Na estrada quando estava carburado atingia 120 km/h facilmente e hoje injetado não passo dos 80 km/h... o jeep fica preso.

Estou suspeitando que como coloquei os balancinhos roletados da Ranger, as válvulas não estão abrindo o suficiente por conta do comando original, onde acho que resolveria o problema instalando um comando mais “esperto”.

Será que o comando da ranger 2.3 tem diferença no levantamento e tempo de abertura se comparado com o usado no "antigo" OHC 2.3? ou seria melhor recorrer a cum comando MV1 da Sobe?

Abraços