PDA

Ver Versão Completa : Explorer - Ajuda cambio AT



BoaTrilha
15/08/2010, 13:44
Boa tarde pessoal,

algo me preocupou muito hoje pela manha.

Ficha: Explorer 94 xlt v6 4.0, 117.000km

Sintoma: A 1 marcha não engata. (logo as posições OD, D e 1) não tiram o carro do lugar.
Graças a caracteristica particular do 2 desse cambio (que já começa na 2) é a unica marcha capaz de movimentar o carro.
Depois de movimetar, ao engatar o D e OD as marchas continuam trocando normalmente. Só não entra a 1 marcha.
A ré está normal.

O interessante é que a 1 nem tenta entrar. Como sabem em N e P a rotação fica na casa de 1000rpm, e quando o carro está engatado a rotação desce suavemente e se mantem em aproximadamente 750rpm.
Neste caso em qualquer uma das posições que usam a 1 marcha (OD, D e 1), o carro se mantem a 1000rpm, sem alteração.

Me parece problema eletrico/eletronico

Para base: O cambio estava perfeito. Cheguei de viagem de madrugada sem qualquer problema. Não patinava, não dava trancos e o oleo tinha sido trocado juntamente com o filtro a aproximadamente 1000km (dexronIII). A troca anterior foi a 40mil KM.
O oleo permanece no nivel, com coloração e cheiro normal.
O Problema apereceu pela manha, ao ligar o carro.

OBS: É incrivel como "murphy" atua nestes momentos... eu estou com uma viagem\mini-expedição marcada pra sair na quarta feira.

Alguem tem algum palpite ou dica pra eu resolver o problema?

BoaTrilha
17/08/2010, 07:03
Pessoal, problema resolvido.

Era algo bem simples e já está solucionado.
Não era eletrico, pois esse cambio A4LD tem pouquissima eletrica\eletronica incorporada.
A explo está firme e forte como sempre. Cambio perfeito! (sempre fiz questão de cuidar muito bem dele)

Abraços e embora ninguem tenha respondido, obrigado aos que gastaram neuronios pensando no problema.


Caso os moderadores queiram fechar o topico, fiquem a vontade!

miguelcps
17/08/2010, 19:59
Po meu, nao deixa a gente assim morrendo de curiosidade nao, fala aí qual era o problema, vai que acontece com a gente tbem, um abraço,
Miguel.

jpuerro
18/08/2010, 16:58
Pois é! o que passou??!!

BoaTrilha
18/08/2010, 17:34
Po meu, nao deixa a gente assim morrendo de curiosidade nao, fala aí qual era o problema, vai que acontece com a gente tbem, um abraço,
Miguel.

Pois é pessoal, volto aqui para relatar o ocorrido e matar a curiosidade! ....rs

Saí com o carro em 2 marcha, engatei posteriormente o OD e fui direto para um mecanico amigo de uma cidade satelite aqui da região. (20km)
Desmontamos o carter a procura de alguma anomalia, retenção no filtro ou oringue do filtro estourado.

Aparentemente nada de errado, aliás, tudo está parecendo 0km.... muito bonito e muito novo.
Ele soltou a placa, onde ficam as valvulas, molas e pequenas pecinhas.
Segundo o mesmo, podem soltar pequenos grãos de areia ou de metal no ato da troca de oleo ATF, mesmo tomando todo cuidado possivel.

Mesmo com o filtro limpo, alguns grãos de areia/metal poderiam viajar pelo sistema e bloquear a abertura da valvula da 1 marcha. Falou que se estiver no lugar certo, 1 grão pode bloquear a valvula.
Bingo, parece que era isso!

Ele re-filtrou o oleo que retirou do cambio pelo sistema e colocou de volta. Nem foi preciso trocar a junta do carter.
No filtro usado, eu não vi nada a olho nu. Obviamente o pano ficou vermelho, não me parecia ter sujeira alguma. Montou tudo com tamanha destreza e cuidado que eu achei que ele estivesse operando alguem.

No fim deu tudo certo, e a explo está bala de novo!
Valeu Galera!

Guilherme A. Araújo
23/09/2010, 17:55
Pois é pessoal, volto aqui para relatar o ocorrido e matar a curiosidade! ....rs

Saí com o carro em 2 marcha, engatei posteriormente o OD e fui direto para um mecanico amigo de uma cidade satelite aqui da região. (20km)
Desmontamos o carter a procura de alguma anomalia, retenção no filtro ou oringue do filtro estourado.

Aparentemente nada de errado, aliás, tudo está parecendo 0km.... muito bonito e muito novo.
Ele soltou a placa, onde ficam as valvulas, molas e pequenas pecinhas.
Segundo o mesmo, podem soltar pequenos grãos de areia ou de metal no ato da troca de oleo ATF, mesmo tomando todo cuidado possivel.

Mesmo com o filtro limpo, alguns grãos de areia/metal poderiam viajar pelo sistema e bloquear a abertura da valvula da 1 marcha. Falou que se estiver no lugar certo, 1 grão pode bloquear a valvula.
Bingo, parece que era isso!

Ele re-filtrou o oleo que retirou do cambio pelo sistema e colocou de volta. Nem foi preciso trocar a junta do carter.
No filtro usado, eu não vi nada a olho nu. Obviamente o pano ficou vermelho, não me parecia ter sujeira alguma. Montou tudo com tamanha destreza e cuidado que eu achei que ele estivesse operando alguem.

No fim deu tudo certo, e a explo está bala de novo!
Valeu Galera!

E aí, continua normal o cambio, ou nao??
Depois da mini expediçao tá tudo nos conformes??