Ver Versão Completa : CJ5, motor original BF-161, pouca força na subida, velas molhadas...Qual o problema?
Marcelo Wetler
15/08/2010, 13:28
Tenho um Jeep Willys, 1958, motor original BF-161, 6 cilindros. O motor está apresentando os seguintes sintomas:
a. parando subitamente nas subidas mais fortes, com sinais de pouca força. O Carro morre e fica difícil de ligar novamente, dando a sensação de que o carro está afogado;
b. trepidação irregular durante a marcha lenta;
c. quando as velas novas são colocadas a trepidação do motor se regulariza, aumentando a eficácia do motor, mas dentro de um mês aproximadamente as velas logo ficam encharcadas, dando a sensação de que o motor está trabalhando com apenas 05 cilindros;
d. os gases do escapamento não apresenta sinais de fumaça branca ou preta em excesso, entretanto, o escapamento expeli gotículas (muito pouco), aparentemente de óleo c/ água. Os gases em contato com uma parede branca, marca a mesma com vários pontos pretos;
e. O motor fica dando pequenos engasgos, sem portanto ratear completamente, deixando a trepidação do carro um pouco irregular e com falta de força nas subidas.
*** Dúvidas?
1) Anel de segmento quebrado?
2) Motor fora do ponto?
3) Problema no sistema de alimentação do motor? Exemplo: carburador sujo?
Os companheiros do fórum podem me ajudar com uma possível solução do problema, de modo que seja a mais econômica e viável possível?
Muito obrigado, Amigos!
Olha marcelo na minha opinião vc deveria fazer uma bela limpeza e regulagem do carburador e depois acertar o ponto, verifique se não há problemas no platinado, martelete, tampa do destribuidor e cabos.
Se mesmo assim persistirem os sintomas esperimente dar a partida e verifique se ao acelerar aparecem vestígios de fumaça ou preção no orifício da vareta do oleo. Se tudo for em vão está na hora de abrir o motor e retificá-lo, ou botar um novo.
Qualquer dúvida estamos por aqui.
Fabiano Willys CJ5 1959
15/08/2010, 19:04
ALL !!
Marcelo, começa da parte mais fácil como comentou o Campi, verifique inicialmente as regulagens.
Da parte distribuidor, verifique ainda o estado da tampa e seu "carvão", o cachimbo, cabos.
Para verificar algo sobre anéis, terá que pedir par uma meca verificar a compressão de cada um dos cilindros. Pode não ser anel quebrado, mas pode ser desgaste de cilindro e aí sobe óleo do mesmo jeito.
Sobre o Carburador pode ser excesso, verifique regulagem de bóia e o nº do gicleur de alta. O original é nº 25 com difusor 27, mas normalmente usa-se o nº26 pra ficar melhor.
Tenho um Jeep Willys, 1958, motor original BF-161, 6 cilindros. O motor está apresentando os seguintes sintomas:
a. parando subitamente nas subidas mais fortes, com sinais de pouca força. O Carro morre e fica difícil de ligar novamente, dando a sensação de que o carro está afogado;
c. quando as velas novas são colocadas a trepidação do motor se regulariza, aumentando a eficácia do motor, mas dentro de um mês aproximadamente as velas logo ficam encharcadas, dando a sensação de que o motor está trabalhando com apenas 05 cilindros;
d. os gases do escapamento não apresenta sinais de fumaça branca ou preta em excesso, entretanto, o escapamento expeli gotículas (muito pouco), aparentemente de óleo c/ água. Os gases em contato com uma parede branca, marca a mesma com vários pontos pretos;
e. O motor fica dando pequenos engasgos, sem portanto ratear completamente, deixando a trepidação do carro um pouco irregular e com falta de força nas subidas.
*** Dúvidas?
2) Motor fora do ponto?
Os companheiros do fórum podem me ajudar com uma possível solução do problema, de modo que seja a mais econômica e viável possível?
Muito obrigado, Amigos!
Bom dia prezado ! é normal quando o motor está frio sair e até mesmo pingar agua da descarga, e as vezes ela leva junto a fuligem, para cada litro de gasolina queimada é gerado um litro de agua também :shock:, como o pessoal falou dê uma limpeza/regulada no carburador/ignição que deve melhorar, você pode também utilizar velas mais quentes que a original ( W8 ) eu utilizo a W9B+ do fusca . . . um abraço e boa sorte !
Marcio Rossetto
16/08/2010, 07:29
Caro Colega
As gotas que saem do escape, se for de manhã é até normal , mas se é direto , pode ser a junta do cabeçote ou até mesmo o cabeçote solto, necessitando reapertar
Velas enxarcando de óleo provavelmente trata-se dos desgate excessivo dos pistões , no meu motor acontecia isso e não fumaciava tanto .
Fred Almeida
16/08/2010, 14:25
O caminho me parecer estar ligado ao distribuidor/platinado. No meu, como o distribuidor está com folga no eixo, o platinado é obrigado a trabalhar mais fechado. A folga provoca uma queima desigual nos cilindros, as velas acabam molhando por não haver queima e o motor trabalha sem 1 cilindro provocando a perda de potencia nas subias e etc...
Rafaminc
16/08/2010, 15:09
*** Dúvidas?
2) Motor fora do ponto?
Muito obrigado, Amigos!
Seu motor deve estar afogando em inclinações, por causa da bóia muito alta. Se for excesso de combustível, baixe ela alguns mm, agora se for falta, deixe ela um pouco mais alta. Tive esse problema em trilhas, daí só entortando a bóia algums vezes e testando para achar o nível certo.
A questão das velas, se a mistura estiver muito rica, vai acabar ensopando mesmo...
Quando começa a queimar óleo, vc vai ver fumaça azulada em altas rotações e retomadas.
Fumaça preta é excesso de gasolina.
:pipoca:
HÉLIO SILVA
17/09/2010, 03:33
*** Dúvidas?
2) Motor fora do ponto?
Muito obrigado, Amigos!
Caro Marcelo, estou com um problema similar no meu Jeep Willys 6 cilindros com ignição eletrônica.Viajei de Minas para Guarapari ,440KM, nas baixadas e retas era uma maravilha, nas subidas sofrível.Cheguei com 2 velas molhadas de gasolina.Problema continua mesmo depois de algumas recomendações.Último histórico: Troca dos anéis de seguimento e aquela geral de praxe quando abre o motor, inclusive algumas válvulas do motor , carburador,bomba de gasolina,etc.Motor funciona bem na marcha lenta e quando acelera no máximo ele engasga.Escapamento dá sinais de gasolina mal queimada.
Seguindo orientações já TROQUEI:
1- Tampa do distribuidor;
2- Cabos de velas;
3- Velas;
4- Gingle ?
5- Já ajustei a bóia para maior oferta de combustível, etc;
6- Suspeitei da bobina, mas dizem não ter nada haver.
7- Todas as verificações feitas com a lâmpada de verificação de ponto, indicava ponto normal.
Próximas investidas sugeridas pelos colegas:
1- Verificar regulagem das válvulas.(achei que faz sentido);
2- Verificar avanço;
3- Verificar novamente o Carburador e distribuidor;
4- Vi também sugestão de substituir junta do cabeçote , não sei se faz sentido ???
OK AMIGO, ESTAMOS JUNTOS. COMPANHEIROS DE LUTA FAVOR NOS ORIENTAR NESTE DESAFIO. 1º ACESSO NO FORUM , DESCULPEM-ME SE A MANEIRA CORRETA DE INTERAGIR NÃO FOR ESTA.
HÉLIO SILVA
Rafaminc
17/09/2010, 08:27
Amigo, se está molhando só duas velas, vá numa mecânica e peça para medirem a compressão dos cilindros.
Se existir diferença, verifique se as válvulas não ficaram enforcadas, e caso isso tenha ocorrido, se prepare para abrir novamente esse motor para fazer um reassentamento das mesmas, pois as cabeças já devem ter queimado.
Agora, se o problema de força só ocorre em subidas muito íngremes parte para o carburador tentando baixar a bóia e talvez diminuir o giglê.
A questão da bobina, ñ deve ser descartada, pois se a mesma estiver com problema, pode ocorrer que ao forçar o motor ela não consiga gerar uma faísca forte para queimar o combustível, mas primeiro eu descartaria a questão da compressão, pois ali está o coração do jeep.
HÉLIO SILVA
17/09/2010, 22:06
Caro Rafaminc , muito obrigado pela cooperação.
A questão das velas foi logo após a viagem de 440km, resolvi colocar todas 6 novas, e depois vou voltar a verificar, não lembro o histórico das antigas. Lembro que o Jeep após muito tempo parado após a geralzinha que comentei, estava com a bóia/agulha muito alta e vazava gasolina pelo carburador por extrabordamento.Mecânico fez manutenção e deixou a bóia bastante baixa.De fato o motor quase morre em subidas íngremes.A primeira recomendação do mecânico após a viagem foi de aumentar a oferta de combustível, subir a bóia e aumentar o giglê.Acha que com isto piorou a situação ? Como esta é a atitude mais em conta vou dar sequência por ela.
Muito grato!
Amigo, se está molhando só duas velas, vá numa mecânica e peça para medirem a compressão dos cilindros.
Se existir diferença, verifique se as válvulas não ficaram enforcadas, e caso isso tenha ocorrido, se prepare para abrir novamente esse motor para fazer um reassentamento das mesmas, pois as cabeças já devem ter queimado.
Agora, se o problema de força só ocorre em subidas muito íngremes parte para o carburador tentando baixar a bóia e talvez diminuir o giglê.
A questão da bobina, ñ deve ser descartada, pois se a mesma estiver com problema, pode ocorrer que ao forçar o motor ela não consiga gerar uma faísca forte para queimar o combustível, mas primeiro eu descartaria a questão da compressão, pois ali está o coração do jeep.
Rafaminc
18/09/2010, 10:46
Pois é Helio, achei que o seu problema era que o motor estava afogando, mas pelo jeito é o contrário.
Agora, se com a bóia baixa ele molha vela, seu giglê deve estar muito grande ou o sistema de ignição está gerando uma faísca muito fraca.
Derrepente deve ter exesso de gasolina na lenta e falta na alta por secar a cuba muito rápido.
Tenta erguer um pouco a boia e compra alguns giglês próximos do original (para + e para -), depois vai diminuindo e aumentando até sentir que o motor ficou do seu agrado.
MANDELLO
19/09/2010, 11:51
Amigo,
Já passei por isso com um motor willis 6cc. O problema estava na junta do cabeçote que estava queimada entre 2 cilindros. Além de falhar, de vez em quando, ao acelerar, o motor tosse e dá retorno de ar no carburador. O sintoma é parecido com o da tampa da distribuição trincada ou cabo de velas trocados.
Abraços.
HÉLIO SILVA
20/09/2010, 23:47
Muito grato amigos. Na minha próxima folga vou aplicar vossas recomendações e informo o desfecho.
HÉLIO SILVA
26/09/2010, 20:02
Pois é Helio, achei que o seu problema era que o motor estava afogando, mas pelo jeito é o contrário.
Agora, se com a bóia baixa ele molha vela, seu giglê deve estar muito grande ou o sistema de ignição está gerando uma faísca muito fraca.
Derrepente deve ter exesso de gasolina na lenta e falta na alta por secar a cuba muito rápido.
Tenta erguer um pouco a boia e compra alguns giglês próximos do original (para + e para -), depois vai diminuindo e aumentando até sentir que o motor ficou do seu agrado.
Caros, de volta à luta. Este final de semana desmontei novamente o carburador, fiz limpeza e aparentemente está injetando normal. Com auxílio de uma lupa verifiquei que estava com giglês 14 e 29. Coloquei o original 26, verifiquei as velas e continuam novinhas e secas. Chega faíscas em todas as velas.Infelizmente o problema continua. Lenta normal, meia aceleração normal, mas a viatura falha nas acelerações máximas e nas subidas íngremes sobe com muita fraqueza.A luta continua. Poderiam me dar uma luz para qual o próximo passo a seguir? Como o motor foi aberto para troca de anéis , faz sentido verificar ajustes das válvulas neste caso? Pelo orifício das velas e auxílio de uma boa lanterna dá para diagnosticar alguma coisa errada no motor? Saudações a todos !
Hélio Silva.
Rafaminc
27/09/2010, 09:33
Helio, faça um teste: fecha um pouco a borboleta do afogador, e tenta forçar o Jeep lomba a cima. Se melhorar, é sinal de pouco combustível, se piorar é exesso. Verifique também se a bomba da gasolina está com uma boa pressão.
Verifique a coloração das velas...se estiverem muito brancas tá pobre a mistura, se estiver muito escuras e com depósisto de carvão, tá muito rica.
tulliomf
27/09/2010, 14:28
Caros, de volta à luta. Este final de semana desmontei novamente o carburador, fiz limpeza e aparentemente está injetando normal. Com auxílio de uma lupa verifiquei que estava com giglês 14 e 29. Coloquei o original 26, verifiquei as velas e continuam novinhas e secas. Chega faíscas em todas as velas.Infelizmente o problema continua. Lenta normal, meia aceleração normal, mas a viatura falha nas acelerações máximas e nas subidas íngremes sobe com muita fraqueza.A luta continua. Poderiam me dar uma luz para qual o próximo passo a seguir? Como o motor foi aberto para troca de anéis , faz sentido verificar ajustes das válvulas neste caso? Pelo orifício das velas e auxílio de uma boa lanterna dá para diagnosticar alguma coisa errada no motor? Saudações a todos !
Hélio Silva.
Olá Hélio!
O meu Jeep também estava com alguns sintomas bem parecidos com o seu, ai resolvi fazer algo que acho que poucas pessoas fazem, mas no meu caso deu certo e eu te recomendo a fazer pois faz parte da manutenção do Jeep!
Regular as Válvulas!!!
Antes de regular as válvulas o meu motor estava um pouco fraco e um cilindro quase não funcionava (além do alto consumo de combustível) depois além de melhorar muito o funcionamento e a força do motor, até o consumo diminui consideravelmente!
Fica ai uma boa dica!
HÉLIO SILVA
05/10/2010, 20:58
Caros amigos. Problema resolvido. A falha principal era na danada da BOBINA porém para complicar, o cabo que ligava a bobina ao distribuidor, embora novo, também estava com defeito. Não havia sido prensado no terminal e em alguns momentos exigia ainda mais esforço da coitada da bobina para gerar a faísca.Descobri por acaso. O que ocorria na verdade era o seguinte: Em marcha lenta e até mais ou menos 50% de aceleração o motor funcionava normalmente. Ao exigir carga máxima do motor e nas subidas íngremes a bobina não gerava a faísca necessária e em alguns momentos chegava a cortar a corrente de maneira intermitente.Bobina devia estar com baixa isolação/fuga de corrente/curto entre espiras, essas coisas. Substituí a bobina e a paz voltou a reinar. Na identificação do problema contei com a colaboração do mecânico Gilson de Guarapari que sabe tudo sobre funcionamento do motor Willys, sem enrolação e ao vivo. Possui uma pequena e simples oficina que fica próximo à rodoviária da Itapemirim.
Agradeço a colaboração de todos amigos que me deram dicas.
Forte abraço a todos.
Hélio Silva.
que bom, que foi uma coisa simples.:
pipoca::pipoca:
lostensos
12/01/2011, 21:40
Colegas, eu coloquei uma bobina de gol MI no jipe, mas não desistalei a bobina original, deixei a mesma do lado de backup.
A mesma foi instalado com chicote , plug de adaptador... bom, liguei, testei, funcionei varias vezes, por varios dias. ótimo. o moto ficou mais redondinho!
Porém um belo dia, deixei ligado por uns 30 minutos como de praxe na garagem e o mesmo parou e desde então começou o martirio...
O motor de arranque roda, a bateria ta nova, com carga..., mas fiz o teste da faisca com a bobina nova e a bobina velha... nao dá faisca! verifiquei os cabos, a tampa, o rotor... aparentemente ta tudo certo!
Liguei um multimetro nos polos das bobinas, mas não entendi e não sei se funciona assim, como ela é alimentada com 12 volts, não era para aparecer 12 volts la quando o arrranque ta rodando? ou alguma tensão? pois é... deu zerada! nada de tensão na entrada das bobinas... será que é o modulo? os fusiveis de vidro estao todos perfeitos..
borrifei gasolina na boca do carburador, como sempre fiz para ajudar a pegar quando ficava muito tempo sem ligar... sera que o carro ta afogado desde entao? ja se foi uma semana...
como posso testar uma bobina? sera que essa bobina do gol mi queimou algo?
alguma dica diferente?
Grato
Rafaminc
13/01/2011, 07:58
Colegas, eu coloquei uma bobina de gol MI no jipe, mas não desistalei a bobina original, deixei a mesma do lado de backup.
A mesma foi instalado com chicote , plug de adaptador... bom, liguei, testei, funcionei varias vezes, por varios dias. ótimo. o moto ficou mais redondinho!
Porém um belo dia, deixei ligado por uns 30 minutos como de praxe na garagem e o mesmo parou e desde então começou o martirio...
O motor de arranque roda, a bateria ta nova, com carga..., mas fiz o teste da faisca com a bobina nova e a bobina velha... nao dá faisca! verifiquei os cabos, a tampa, o rotor... aparentemente ta tudo certo!
Liguei um multimetro nos polos das bobinas, mas não entendi e não sei se funciona assim, como ela é alimentada com 12 volts, não era para aparecer 12 volts la quando o arrranque ta rodando? ou alguma tensão? pois é... deu zerada! nada de tensão na entrada das bobinas... será que é o modulo? os fusiveis de vidro estao todos perfeitos..
borrifei gasolina na boca do carburador, como sempre fiz para ajudar a pegar quando ficava muito tempo sem ligar... sera que o carro ta afogado desde entao? ja se foi uma semana...
como posso testar uma bobina? sera que essa bobina do gol mi queimou algo?
alguma dica diferente?
Grato
Amigo, coloque o multimetro entre o polo positivo e o negativo da bateria. Tem que aparecer 12V quando a chave estiver girada e quando vc bater arranque.
Já no polo negativo da bobina, vc coloca o multimetro entre ele e o polo positivo da bateria, e vai girando o motor com a mão. A tensão tem que variar de 0 - 12 - 0 - 12V...
Caso isto esteja ocorrendo, esta parte está ok, portanto verifique se o aterramento da bateria está bom e se o cabo positivo que sai do motor de arranque até a chave de ignição não está com mal contato. Já teve casos que a falta de aterramento ou falta de positivo, baixam muito a tensão na bobina e o motor não pega.
Agora tem uma, vc testou a parte do distribuidor? platinado, ou módulo caso tenha?
lostensos
20/01/2011, 21:59
eu nao fiz o teste de girar o motor com a mão... mas eu conectei o multimero nos polos positivo e negativo que vem PARA a bobina e tem 12 volts, quando eu giro a chave para acender o painel... ou seja é os pinos 4 (positivo) e 6 (negativo) do módulo que esta vindo para a bobina... ae eu com coloquei os dois conectores de volta na bobina com as pontas do multimetro acoplada, e a voltagem cai para zero volts... eu tenho tensao vindo para a bobina, mas se o conector estiver acoplado na mesma zera tudo! ta certo isso? pelo que eu estou vendo parece que não tem pre-resistor né... (ou pode ter e estou testando errado?) mas idendepente disso como eu posso testar o módulo ou esse circuito para ir isolando os problemas? o resumo é que não gera faisca da bobina... tenho 3 asfalticas para testar, da vermelha, sendo 2 marflex e uma bosch e 1 de gol mi... tava tudo funcionando perfeito ae o carro parou e não pega mais... só dá o arranque, bateria boa, tenho um conta giros digital que contava os pulsos do cabo que vem da bobina para o rotor e dava o valor em rpm... agora o bixo só dá zero rpm... tem algum jeito de eu provocar a faisca manualmente ligando algo direto na bobina?
grato
eu nao fiz o teste de girar o motor com a mão... mas eu conectei o multimero nos polos positivo e negativo que vem PARA a bobina e tem 12 volts, quando eu giro a chave para acender o painel... ou seja é os pinos 4 (positivo) e 6 (negativo) do módulo que esta vindo para a bobina... ae eu com coloquei os dois conectores de volta na bobina com as pontas do multimetro acoplada, e a voltagem cai para zero volts... eu tenho tensao vindo para a bobina, mas se o conector estiver acoplado na mesma zera tudo! ta certo isso? pelo que eu estou vendo parece que não tem pre-resistor né... (ou pode ter e estou testando errado?) mas idendepente disso como eu posso testar o módulo ou esse circuito para ir isolando os problemas? o resumo é que não gera faisca da bobina... tenho 3 asfalticas para testar, da vermelha, sendo 2 marflex e uma bosch e 1 de gol mi... tava tudo funcionando perfeito ae o carro parou e não pega mais... só dá o arranque, bateria boa, tenho um conta giros digital que contava os pulsos do cabo que vem da bobina para o rotor e dava o valor em rpm... agora o bixo só dá zero rpm... tem algum jeito de eu provocar a faisca manualmente ligando algo direto na bobina?
grato
Bom dia prezado ! pelo sintoma seu módulo "sifu" :parede: com o motor parado deveria apresentar 8 - 9Vcc ( com resistor ) ou 12Vcc ( sem resistor ) e durante o funcionamento do motor pulsar entre esses valores e 0 Volts, pelo jeito o transistor do módulo está em curto, seria como o platinado "colado", acredito que a solução é colocar o resistor e trocar o módulo ou então fazer como eu, não instalei o resistor ainda, uso uma bobina para platinado, funciona normalmente só não aproveita o potencial todo da ignição eletrônica, boa sorte !
antoniofilipi
21/01/2011, 13:38
caro marcelo, posso lhe dizer que o meu willys, estava com os mesmos sintomas do seu, e eu uns 7 meses andando com ele apresentando esses sintomas, que vê entao pra arrancar, dava tipo uma empipocadinha sabe, mas depois q levantava o giro limpava bem, ou seja dava de andar normalmente com o willys, o meu é um 74 tbm com o ibf - 161, desvendei o problema,
1º uma valvula queimada, a do 5º cilindro, ou seja quando levantava o giro a valvula flutuava e ficava td certo, mas sempre tinha q m anter o giro mais alto
2º 1 anel alinhado desse mesmo cilindro e os outros querendo alinhar.
oque posso lhe dizer, andei esses 7 meses com o jipe nesse estado, e não arrumei o motor, pois o mesmo ja estava na ultima medida 0,60, e o motor willys não compença fazer, pois sai o mesmo preço de vc arrumar outro, entao toquei o pau valendo, e domingo passado agora, eu voltanto de uma trilha, estava na BR ja, começou a bater o motor e eu tava a quase 130Km/h e continuei acelerando só pa ver o tamanho do estouro, resumindo, salto uma biela haha
coisa mais linda de se ver hahahaha
oque descobri tbm, apesar da fumaça ser minina, o oleo do motor não tava baixando nada mesmo, e a agua do radiador tava indo pra dentro do motor, oque possivelmente gerou um cauço hidraulico, e resultou na quebra do bloco.
entao, eu num havia trocado de motor antes e nem me preocupado em arrumar o meu pelo cusco que não era viavel pra mim, e porque meu motor era muito solto e forte, depois q levantava o giro pense na força do willys...
qualquer duvida é só mandar. abraço
matrakaum
16/03/2011, 14:18
Seguinte...teste os cabos e velas do Caroço e todos esta dando faísca. Mas, ao retirar os cabos do 2º e 6º cilindro não faz diferença nenhuma na aceleração. Já c/ os outros cabos a queda é nítida. Então, chegueia a conclusão certeira de que não está queimando no 2º e 6º cilindro.
Bom, isto explica pq. ele não tem força pra subir uma rampinha xula....
Agora a pergunta: O que pode ser que está acontecendo????
Pq. que não queima somente neste dois....eu testei todas as velas e estão todas funcionando perfeitamente.
P.S: As velas não estão meladas de olho...estão todas um pouco pretas mas todas secas...
abço,
Matraka
antonio umino
16/03/2011, 15:59
Matrakaum. Intrometendo. os cabos de vela são novos? Há um tempo, nossa rural começou a falhar um cilindro. como os cabos eram (eram) novos, achava que era outra coisa, por fim descobrimos que um dos cabos de vela estava rompido, pois quando foi retirado o motor a corrente mordeu o cabo. Trocou o jogo de cabo de velas, tá tinindo... dá uma olhada nisto..........Outra coisa . mediu a compressão destes cilindros.? não está com as valvulas queimadas.?
matrakaum
16/03/2011, 18:37
Então Antônio, eu testei os cabos (tirei fora e vi se dava faísca) e estavam funcionando.
Agora testar a compressão não faço idéia de como se faz isto...
Me explica, por favor.
abço,
Matraka
rodrigo.hoffman
16/03/2011, 21:59
Então Antônio, eu testei os cabos (tirei fora e vi se dava faísca) e estavam funcionando.
Agora testar a compressão não faço idéia de como se faz isto...
Me explica, por favor.
abço,
Matraka
Cara
Se testou os cabos e velas em outra posição e veio faísca, então o defeito pode ser na tampa do distribuidor, rotor, modulo de ignição?? :pensativo:
Velas pretas porem secas é sintoma de mistura rica, ponto atrasado, algum problema no sistema elétrico (bobina, cabos, platinado), etc..
Alias, o distribuidor e platinado ou ignição??
[ ]´s
antonio umino
17/03/2011, 09:26
Antigamente se retirarva a vela e no lugar colocava um medidor de pressão., hoje se faz deixando no ponto morto superior (ponto de faisca) ingeta ar comprimido , fecha este ar e mede a compressão. deve todos os cilindros estarem na mesma compressão, Este aparelho é componsto de um registro antes do relogio e um outro depois do relogio. faz a medição em todos os cilindros da mesma maneira do primeiro. qualquer oscilição quer dizer, anel gasto. ou valvula gasta. mas é isto. Ok. Na maneira antiga, coloca o medidor no cilindro e mede a pressão de cada cilindro. fazendo o motor girar.
matrakaum
17/03/2011, 21:55
Eu não testei os cabos em outras posições eu fiz o seguinte:
Primeiro retirei o cabo da vela e sem encaixa-lo na mesma testei e vi que saía faísca...
Depois, pensei...então pode ser a vela. Retirei a vela, coloquei uma outra no lugar para que o motor não fizesse aquele barulho de demolição de prédio, e a vela junto c/ o cabo a aproximei de algo metálico e vi que saía uma bela de uma faísca.
Deduzi então que ambos estão nos conformes.....
Ah...o Caroço usa platinado...
Em relação à mistura eu regulei da seguinte forma...
Pequei a regulagem do ar e fechei até o talo..morreu...aí dei uma volta e meia e depois regulei a aceleração....
wsjunior938
18/03/2011, 17:49
ALL !!
Marcelo, começa da parte mais fácil como comentou o Campi, verifique inicialmente as regulagens.
Da parte distribuidor, verifique ainda o estado da tampa e seu "carvão", o cachimbo, cabos.
Para verificar algo sobre anéis, terá que pedir par uma meca verificar a compressão de cada um dos cilindros. Pode não ser anel quebrado, mas pode ser desgaste de cilindro e aí sobe óleo do mesmo jeito.
Sobre o Carburador pode ser excesso, verifique regulagem de bóia e o nº do gicleur de alta. O original é nº 25 com difusor 27, mas normalmente usa-se o nº26 pra ficar melhor.
ola amigo, tenho um 6cc original, mas o carburador ja deu o que tinha, tem algum plug and play.
voce conhece qual pode substituir?
matrakaum
18/03/2011, 22:41
Olha só .. abri a tampa de válvulas e fiquei impressionado...como não entendo @#$%% nenhuma, tirei fotos...por favor, veridicto...
Na identificação do problema contei com a colaboração do mecânico Gilson de Guarapari que sabe tudo sobre funcionamento do motor Willys, sem enrolação e ao vivo. Possui uma pequena e simples oficina que fica próximo à rodoviária da Itapemirim.
Boa, este é pra ficar. Voce tem o telefone dele? Estou um pouco longe pra primeiros socorros mas com certeza vale a pena de levar o jipe la para acertar o motor, ne?
matrakaum
24/03/2011, 11:37
alguem pra me ajudar?
antonio umino
24/03/2011, 11:47
Matrakaum. Por acaso vc já regulou as valvulas de admissão, O que vc mostra na foto é o eixo balancim das valvulas. todas as valvulas tem uma especificação de regulagem, e cada valvula tem uma ordem a ser seguida. Estas valvulas bem reguladas fazem a compressão do motor e consequente explosão que faz o funcionamento do motor. juntamente com as de escape.....
Já levou a viatura para o mecanico examinar este funcionamento?.
Tudo isto que vc já fez no jeep foi com o mecanico ?.
Um bom mecanico tem a solução para o seu caso.
Bom é isso. abçs.
matrakaum
25/03/2011, 11:57
Boa Antônio...regular as válvulas...
Vou procurar um meca decente aqui em Osasco pra fazer isto.
Valeu!!!
Geovanni
10/09/2012, 17:27
Boa Antônio...regular as válvulas... Vou procurar um meca decente aqui em Osasco pra fazer isto. Valeu!!! Matrakaum estou com uma bronca igualzinha a essa que você teve no passado, 2 cilindros meus não estão funcionando nem após todos os procedimentos descritos por você, já fiz de tudo! Me diz como você resolveu o problema do seu jeep. Valeu!!!
Paulo Leit
10/09/2012, 20:08
Matrakaum estou com uma bronca igualzinha a essa que você teve no passado, 2 cilindros meus não estão funcionando nem após todos os procedimentos descritos por você, já fiz de tudo! Me diz como você resolveu o problema do seu jeep. Valeu!!!
Olá amigo, seu motor é BF ?
Se for os cilindros 2 e 3 ou 4 e 5 é junta de cabeçote ,a mesma rompe entre os cilindros e o motor fica falhando.
Até mais,
Geovanni
11/09/2012, 10:46
Olá amigo, seu motor é BF ?
Se for os cilindros 2 e 3 ou 4 e 5 é junta de cabeçote ,a mesma rompe entre os cilindros e o motor fica falhando.
Até mais,
Oi Paulo, obrigado pela resposta. Os cilindros que estou com problema é o 5 e o 6. Pensei em válvula presa ou anel de segmento. Espero que seja a junta, pois seria menos bronca.
Valeu!
Oi Paulo, obrigado pela resposta. Os cilindros que estou com problema é o 5 e o 6. Pensei em válvula presa ou anel de segmento. Espero que seja a junta, pois seria menos bronca.
Valeu!
Boa tarde prezado ! já trocou as velas ? muitas vezes uma vela usada passa pela inspeção visual mas está com problema, a melhor alternativa é trocá-las para não haver dúvidas, boa sorte e um abraço !
Geovanni
11/09/2012, 23:29
Boa tarde prezado ! já trocou as velas ? muitas vezes uma vela usada passa pela inspeção visual mas está com problema, a melhor alternativa é trocá-las para não haver dúvidas, boa sorte e um abraço !
Oi jacimar, eu troquei:
VELAS
CABOS
PLATINADO
ROTOR
TAMPA DE DISTRIBUIDOR
GICLEUR
JUNTA DA TAMPA DE VÁLVULA
E agora está dando pipoco pelo carburador, inclusive quando o abri, ele estava todo com fuligem, devido aos estouros.
Tô nesse dilema com o jeep!
valeu amigo!
Oi jacimar, eu troquei:
VELAS
CABOS
PLATINADO
ROTOR
TAMPA DE DISTRIBUIDOR
GICLEUR
JUNTA DA TAMPA DE VÁLVULA
E agora está dando pipoco pelo carburador, inclusive quando o abri, ele estava todo com fuligem, devido aos estouros.
Tô nesse dilema com o jeep!
valeu amigo!
Bom dia prezado ! o próximo passo é medir a compressão, se a junta do cabeçote ( não confunda com a da tampa de válvulas ) estiver queimada o teste detecta, normalmente o BF quando queima a junta o faz entre os cilindros 2/3 ou 4/5, é assim porque as válvulas de escapamento desses cilindros são mais próximas criando pontos quentes, no seu caso se o motor estiver com problema de refrigeração isso justificaria talvez ter queimado nos cilindros 5/6 ( últimos cilindros ) os pipocos podem ser provocados pelo escapamento de compressão de um cilindro para o outro através da junta. Espero de coração que não seja isso, o meu CJ64 quando comprei estava com a junta queimada devido a uma falha no radiador que o dono anterior não pecebeu, além de uma termostática travada . . . na época gastei uns R$ 1.000,00 só com isso, boa sorte e um abraço !
Em tempo : Pode ser ponto, já ajustou ?
Geovanni
13/09/2012, 00:35
Bom dia prezado ! o próximo passo é medir a compressão, se a junta do cabeçote ( não confunda com a da tampa de válvulas ) estiver queimada o teste detecta, normalmente o BF quando queima a junta o faz entre os cilindros 2/3 ou 4/5, é assim porque as válvulas de escapamento desses cilindros são mais próximas criando pontos quentes, no seu caso se o motor estiver com problema de refrigeração isso justificaria talvez ter queimado nos cilindros 5/6 ( últimos cilindros ) os pipocos podem ser provocados pelo escapamento de compressão de um cilindro para o outro através da junta. Espero de coração que não seja isso, o meu CJ64 quando comprei estava com a junta queimada devido a uma falha no radiador que o dono anterior não pecebeu, além de uma termostática travada . . . na época gastei uns R$ 1.000,00 só com isso, boa sorte e um abraço !
Em tempo : Pode ser ponto, já ajustou ?
Muito obrigado Jacimar, quanto ao problema do radiador, eu realmente não sei, pois só confiro nível de água. Nada mais!
Estarei levando o jeep para medir a compressão dos cilindros e ver no que dá assim que eu tiver tempo! E verei o tamanho do problema.
Quanto ao ponto, eu tentei colocar, mas minha polia do virabrequim não tem mais as marcações, a única marcação que vi foi algo parecido com um "zero" cravada nela. Vou tentar botar tirando a vela do primeiro cilindro e achar o ponto mais alto do pistão e proxeguir com a tentativa.
Agradeço muito a tua ajuda, o que eu souber passarei aqui, inclusive se eu resolver, pois eu acho fundamental não se parar o tópico depois de consertado sem dizer o que foi feito. Perde o sentido do fórum, que é ajudar!
Abração amigo!