PDA

Ver Versão Completa : cambio duro



thiago pupo fonseca
14/08/2010, 13:32
ola pessoal , o meu cambio ta muito duro , oq sera q esta acontecendo , ajudem ai , abraços

guga100
14/08/2010, 13:45
Duro como? Duro nas trocas de marchas com o motor ligado ou duro nas trocas de marchas mesmo com o motor desligado?

Costella
14/08/2010, 16:56
é uma gaiola?

thiago pupo fonseca
14/08/2010, 19:32
ola , ele e um buggy 16o0 com toda a parte de tras da kombi irs . ele esta duro parado , mais andando ele ja estava meio duro , em relaçao ao do meu pai , que e super molinho . ai ficou um tempo parado e agora q foi para o concerto , o cambio , vc mexe na alavanca e ela esta dura , ate para os lados , nao tem movimento nenhum , abraços

guga100
14/08/2010, 20:21
Isso acontece com aminha gaiola quando eu deixo ela parada muito tempo, dura de n conseguir engatar nenhuma marcha, mas é só ir mechendo e tentando engatar as marchas( n forçando muito) e com um tempinho ela volta ao normal, coisa de 3 min no maximo. dps que ja ta dando para engatar a primeira eu fico dando umas voltinhas com ela dentro do terreno aqui de casa mesmo, bem devagar, para ir lubrificando bem a caixa. Ja checasse o nivel do óleo da caixa?
Abaixo da alavanca, onde fica conectado o trambulador para a caixa, na parte debaixo da alavanca ela possui um tipo de esfera em baixo, que fica lubrificada com graxa. Da uma olhada nisso, as vezes pode ta sem graxa, é bem tranquilo de lubrifica ali, basta desparafusar aqueles dois parafusos e retirar a alavanca, só toma cuidado com uma pecinha de metal que fica em baixo dessa tampa que é usado para guiar vc para engatar as marchas( o experto aqui n prestou a atenção nessa peçinha e eu botei ela invertida ¬¬, pra engata a primeira tninha que bota para baixo e dps para frente ^^)
Capricha na graxa ali que ja vai fica mais leve, pelo menos na minha ficou =).

leobnaval
14/08/2010, 20:35
Thiago, o primeiro passo como disse o guga, seria verificar o nível e talvez fazer a troca do óleo de câmbio (dependendo de quanto tempo faz que não troca) além de não ser caro este óleo cerca de R$ 10 o litro do lubrax, lubrificar o trambulador, tanto a esfera embaixo da alavanca, como o trambulador entre o câmbio e o varão.

Se não resolver acho que só tirando a caixa fora e desmontando o trambulador interno dela.

Abraços, Leo

thiago pupo fonseca
15/08/2010, 20:03
obrigado pela atençao pessoal

Costella
16/08/2010, 10:56
Axo que é so engraxaer bem a alavanca, retire os 2 parafusos 13 que fixão a alavanca e meta graxa sem dó, mas cuidado na hora de montar novamente pra não inverter a chapinha se não vc vai ter que desnucar pra engatar a quarta heheheheh.

thiago pupo fonseca
16/08/2010, 17:16
galera , ta osso , nao to conseguindo , o mecanico disse q vai ter q arrancar td fora pra lixar por dentro , e ai , oq eu faço , tento dar um puxao , bato com uma marreta , sei la , ajudem ae, valeuuuuuuuuuuuuu

thiago pupo fonseca
16/08/2010, 17:21
a outra coisa , por um acaso ele me ofereceu um cambio de kombi que ele tem la , pode ter algo a ver , sei la , o problema e q nao tenho tempo pra mexer , entao nao da pra acompanhar ne , abraços

leobnaval
16/08/2010, 18:27
Se este mecânico for de confiança tudo bem.
Agora se não for, ele esta te tentando empurrar um câmbio dele, e esta colocando problemas no seu, se possivel procure outro mecânico (mesmo tendo confiança neste.

[]s

guga100
16/08/2010, 19:42
bah Thiago que situação hein ^^
Só n tenta mover esse câmbio na porrada n, capaz de piorar o que ja ta ruim.
Qual caixa vc ta usando no momento? é a original do fusca mesmo ou é a da kombi? porque caso for a original e tiver que abrir para trocar alguma coisa n vale a pena, vale mais a pena vc ja compra outro câmbio, na minha gaiola o câmbio dela tinha ido pro pau(ja n engatava mais a ré e a primeira tava quase impossivel de engatar) e fui em um ferro-velho e comprei por R$100 a caixa, ta até hj =).
E o mecânico vai quere lixa o que? oO
Ele ta pedindo quantos no câmbio?
E como o leobnaval falou, procure outro mecânico tbm, sempre é bom ter uma segunda opnião.

seribeli
22/08/2010, 01:51
galera, nao entendo muito nao, mas duma coisa tenho certeza, é preciso sim uma segunda opiniao, ate mesmo pq o mecanico em pauta deve ta interessado em vender o dele, entao pode ta querendo aposentar o seu, q alias nao sei onde pode ser lixado, mas enfim, lubrificar e engraxar é necessario, mas tenta ir movendo sem pressa, tenta ir dando uns empurroeszinhos na gaiola engatada e desligada, muito suave, sei la é so uma ideia, e se ficar dificil pra encontrar um bom oleo de cambio, o fluido e freio tbem pode ser usado no lugar do oleo de cambio, mas so neste caso e fica muito bom, abraços.

ZCC
22/08/2010, 12:36
galera, nao entendo muito nao, mas duma coisa tenho certeza, é preciso sim uma segunda opiniao, ate mesmo pq o mecanico em pauta deve ta interessado em vender o dele, entao pode ta querendo aposentar o seu, q alias nao sei onde pode ser lixado, mas enfim, lubrificar e engraxar é necessario, mas tenta ir movendo sem pressa, tenta ir dando uns empurroeszinhos na gaiola engatada e desligada, muito suave, sei la é so uma ideia, e se ficar dificil pra encontrar um bom oleo de cambio, o fluido e freio tbem pode ser usado no lugar do oleo de cambio, mas so neste caso e fica muito bom, abraços.

fluido de freio no lugar de óleo de cambio!? Primeira vez que escuto isso! Imagino que com o tempo deva estragar o cambio - o óleo de freio é muito mais fino que o de câmbio! outra coisa: com certeza ele deve ressecar as coifas rapidinho!

thiago pupo fonseca
04/09/2010, 20:26
ae galera , buggy fora da mecanica e 3 horas depois , tentando e tentando , ta soltinho, 2 latas de wd 40 e beleza , valeu galera agora ta colocando o modulo da igniçao e acho q amanha ta roncando , abraços

leobnaval
04/09/2010, 23:40
se ficar dificil pra encontrar um bom oleo de cambio, o fluido e freio tbem pode ser usado no lugar do oleo de cambio, mas so neste caso e fica muito bom, abraços.

Fluido de freio no lugar do óleo do câmbio, deve ficar uma beleza, quem te recomendou isso?
Seu mexanico concerteza, afinal ele vai faturar uma graninha sua futuramente com um serviço de câmbio. :parede::parede::parede:

Fluido de freio é pra ser usado no freio e óleo de câmbio no câmbio, as viscosidades e propriedades antiespumantes, lubrificantes, temp. de trabalho, resistência a pressão e cisalhamento é quase igual né.:putz::putz::putz:

O fluido de freio é para ser utilizado apenas como transmissor de movimento, tanto é que as principais propriedades dele são: lubrificante (evitar corrosão no sistema de freio que ele entra em contato), incompressível (tranfere todo deslocamento) e não sofrer grandes alteração em altas temp.

Completamente diferente de um óleo para câmbio (engrenagens).

[]s