Conectar

Ver Versão Completa : Colocar no ponto motor 4T ciclo otto carburado.



Kim
13/08/2010, 22:10
Caros amigos!

Após muitas correspondências, entre cartas, e-1/2, MP's e fax, sem contar os sinais de fumaça, venho aqui contribuir um pouco com o Fórum, trazendo uma matéria sobre como colocar o motor no ponto.

Bem, uso um motor GM 151, mais, pode ser usada essa técnica em qualquer modelo.

Vamos lá.

Partiremos em primeiro lugar para o distribuidor, após retirar a tampa, procurem um "pique", foto 1 na ponta do dedo.

Para achar o PMS (ponto morto superior), o rotor (peça preta no eixo do distribuidor) deve estar alinhado ao pique, como na foto 2.

Se o rotor estiver no lado oposto, é porque o motor está em PMI, a diferença entre PMS e PMI, é que nos dois, a polia está no ponto foto 3, mais no primeiro, é o ponto de explosão, o segundo, a câmara está enchendo. (ou algo assim).

Então, Deve estar alinhado todos os pontos, assim o motor ficará dessa forma, como na foto 4.

Se o motor for a álcool, o pique da polia (marcado em branco) ficará no "A", e nao no "0".

continua.

Kim
13/08/2010, 22:18
Na 1. foto, o ponto no "A".
Na 2. foto, como fica adiantado o ponto no "A".

Esse sistema serve para qualquer motor, o sistema de 0 e A, é somente para o GM.

A contagem dos cabos de vela, parte do pique do distribuidor, onde o cabo do cilindro n. 1 vai no orifício da tampa que fica no rumo do pique.

Todos os motores o distribuidor gira no sentido horário, com excessão do BF 161 e do Monza, que sao anti-horários.

Então coloque o cabo 1, e vá montando no sentido horário conforme a tabela de ordem de ignição de seu motor.

Abraços.

Kim.

Kim
14/08/2010, 20:52
All!!!

Faltou um complemento do procedimento.

Segue:

Bem, achou o ponto da polia?
Está em PMS? (o rotor fica próximo do pique do distribuidor.)
Está em PMI? (o rotor fica do lado oposto do pique do distribuidor, então rode uma volta do motor)
Bem, acertou tudo, mais o rotor não alinha com o distribuidor!
Afrouxe o pé do distribuidor, não pode ficar mole, solte um tanto que continue firme, e então gire com a mão o distribuidor até alinhar os piques.

Alinhou?

Aperte o pé do distribuidor.

Pronto!

Abraços.

Kim.

rodrigo.hoffman
14/08/2010, 22:05
Ae Kim...

Muito boa sua explicação, mas acho que da maneira que explicou vc não achar o ponto correto do motor, mas sim o 0° PMS... Ou eu estou enganado???

[ ]´s

Girti
14/08/2010, 22:44
Caros amigos!

Após muitas correspondências, entre cartas, e-1/2, MP's e fax, sem contar os sinais de fumaça, venho aqui contribuir um pouco com o Fórum, trazendo uma matéria sobre como colocar o motor no ponto.

Bem, uso um motor GM 151, mais, pode ser usada essa técnica em qualquer modelo.

Vamos lá.

Partiremos em primeiro lugar para o distribuidor, após retirar a tampa, procurem um "pique", foto 1 na ponta do dedo.

Para achar o PMS (ponto morto superior), o rotor (peça preta no eixo do distribuidor) deve estar alinhado ao pique, como na foto 2.

Se o rotor estiver no lado oposto, é porque o motor está em PMI, a diferença entre PMS e PMI, é que nos dois, a polia está no ponto foto 3, mais no primeiro, é o ponto de explosão, o segundo, a câmara está enchendo. (ou algo assim).

Então, Deve estar alinhado todos os pontos, assim o motor ficará dessa forma, como na foto 4.

Se o motor for a álcool, o pique da polia (marcado em branco) ficará no "A", e nao no "0".

continua.

Olá, Kim!

O título de seu tópico está incompleto, falta a expressão "no ponto". Do jeito que está, dá a entender que se trata da instalação de um motor ciclo Otto no carro. Para evitar confusão, você não quer completar o título?

cmte_carvalho
14/08/2010, 23:07
Ainda não entendi isso direito: se é assim que se regula o ponto de ignição, para que a famosa pistola de ponto então (aquela com uma luz estroboscópica, ligada a um dos cabos de vela por indução)..?

Kim
15/08/2010, 17:48
Olá, Kim!

O título de seu tópico está incompleto, falta a expressão "no ponto". Do jeito que está, dá a entender que se trata da instalação de um motor ciclo Otto no carro. Para evitar confusão, você não quer completar o título?

Corrigido!:concordo:

Sergio Rocha
15/08/2010, 18:31
Ainda não entendi isso direito: se é assim que se regula o ponto de ignição, para que a famosa pistola de ponto então (aquela com uma luz estroboscópica, ligada a um dos cabos de vela por indução)..?

Para não ter todo esse trabalho.Essa é uma das maneiras de se regular ponto, existem outras.

[]´

Dic3
19/08/2010, 12:50
Ainda não entendi isso direito: se é assim que se regula o ponto de ignição, para que a famosa pistola de ponto então (aquela com uma luz estroboscópica, ligada a um dos cabos de vela por indução)..?

Andre, a pistola é primordial para um ajuste fino!

Essa receita que o metre Kim postou é só pra fazer o motor funcionar (como quando voce tira o distribuidor fora por ex). Da pra andar? Da, porem o motor nao ficara 100%.

Com a pistola voce vai fazer o ajuste em graus exato determinado pelo fabricante.

Alguns dispensam a pistola e ajustam no ouvido, porem com a pistola voce tem o ajuste exato!