PDA

Ver Versão Completa : Niva Balançando



UENIRI
13/08/2010, 11:23
Amigos, já troquei os 04 amortecedores, todos COFAP, os dianteiros de Opala 6 cc a gás, os trazeiros Cofap Niva, e o carro balança demais (passarinha), não consigo identificar o problema, alguém pode me ajudar?, deve ser suspensão dianteira ou trazeira ou ainda terminais de direção, será?

BACALHAU
13/08/2010, 11:42
Irineu, procure ser mais específico.
Como é o balanço: para cima e para baixo ou lateral? É na dianteira ou na traseira? Tem dificuldade de manter o carro reto na pista (fica jogando de um lado para o outro)?
Isso começou a acontecer depois da troca dos amortecedores ou antes já apresentava esse problema?
Podem ser tantas coisas... :pensativo:

Fez o suporte para o câmbio/CT?

UENIRI
13/08/2010, 13:15
Bacalhau, meu mestre, o bicho rebola, rebola, que se não tomar cuidado ao descer do Gorba ficamos parecendo uma mola.KKKKKKKKKK segundo o compadre Horff se não cuidar vamos acabar virando campineiros.

BACALHAU
13/08/2010, 15:30
O problema é o CD. :twisted:
Ouvi dizer que você ganhou um CD do "rebolation" (reboleixom/reboleichom) no dia dos pais e só escuta "isso" agora no NIVA. :mrgreen:
Troca por um CD com uma música "cossaca" que o "reboladinho" pára :mrgreen:.

Falando sério, tente responder às perguntas que eu lhe fiz na mensagem anterior. Fica mais fácil de alguém ajudar.

simtesch
13/08/2010, 16:34
Olá Niveiro,
Verifique como estão as "buchas" das barras traseiras de suspensão e das balancas ou bandeijas dianteiras ( vc vê as buchas superiores pelo cofre do motor) se não souber peça para um mecânico verificar!!!!!! com essas peças danificadas podem ocorrer certas balançadas(ainda mais com novos amortecedores) o Niva é um veículo macio por natureza mas não desgovernado.abs

Roland

Jossano
13/08/2010, 16:47
Camarada

Eu nao gosto muito dos amortecedores do opala, sao mais finos que os do niva e vao viver menos....

Porem se vc colocou os 4 amortecedores novos e o carro pula que nem sapo, pode ser pneu com calibracao errada, e muito errada.

Outra coisa tb que tamanho sao seus pneus???

abracao

Jossano

ANDRÉHUFF
13/08/2010, 16:58
Perfeitinho nosso amgo ai do post anterior matou ja a charada pra vc, com certeza o problema do seu Niva são buchas com folga, o rebolar normalmente vem da folga das buchas dos braços da suspensão traseira, troque todas as buchas e de preferencia para as de poliuretano, são bem mais caras mas ficam "excelentes", :concordo:, verifique tambem as buchas da barra panhard.

UENIRI
13/08/2010, 18:32
Jossano, pneus 205/75/15, as buchas dianteiras foran todas trocadas recentemente (originais) TENHO QUE VERIFICAR AS BUCHAS TRAZEIRAS, BARRAS TRAZEIRAS E DIANTEIRAS, ETC.
O Gorba parece que está se contorcendo.
Novidades posto aqui.

UENIRI
13/08/2010, 18:36
Irineu, procure ser mais específico.
Como é o balanço: para cima e para baixo ou lateral? É na dianteira ou na traseira? Tem dificuldade de manter o carro reto na pista (fica jogando de um lado para o outro)?
Isso começou a acontecer depois da troca dos amortecedores ou antes já apresentava esse problema?
Podem ser tantas coisas... :pensativo:

Fez o suporte para o câmbio/CT?
Bacalhau, meu mestre, é isso aí, ele parece que está jogando de um lado para outro, realizando contorcionismo; faz tempo que ele faz, mas agora virou o bicho;

UENIRI
13/08/2010, 18:37
Bacalhau, meu mestre, é isso aí, ele parece que está jogando de um lado para outro, realizando contorcionismo; faz tempo que ele faz, mas agora virou o bicho;
O Suporte ainda não fiz, mas breve estarei colocando as fotos pra vc ver ´´e aquilo mesmo, ok

Fernando Massad
13/08/2010, 18:50
Há quanto tempo vc tem essa viatura? Começou a balançar do nada, de repente, ou após alguma mudança? Suas rodas são off set negativo?

Girti
13/08/2010, 20:28
Camarada

Eu nao gosto muito dos amortecedores do opala, sao mais finos que os do niva e vao viver menos....

Porem se vc colocou os 4 amortecedores novos e o carro pula que nem sapo, pode ser pneu com calibracao errada, e muito errada.

Outra coisa tb que tamanho sao seus pneus???

abracao

Jossano

Jossano, sinto discordar de você, mas se estes amortecedores do Opala forem os Turbogás da Cofap, terão loooooonga vida, os dianteiros de meu Niva já estão com quase 70.000 Km e ainda não deram sinal de cansaço!

Girti
13/08/2010, 20:32
Se o problema já existia antes da troca dos amortecedores, leva jeito de ser um problema de buchas estouradas...

Atenção: se você mandou instalar os amortecedores dianteiros Turbogás do Diplomata e não mandou fazer um reforço com solda nos suportes superiores dos amortecedores, prepare-se, estes suportes vão trincar em breve, pois a sua chapa é muito fina, e não agüenta os pressurizados por muito tempo! :discordo:

BACALHAU
13/08/2010, 22:35
Bem, Irineu, as causas desse problema pode ser as mais diversas possíveis, algumas já ditas aqui.
Vejamos...

Pneus ovalizados ou com as camadas internas soltando. Radiais com as cintas internas (arames) rompidos. Recapados sem qualidade. Desbalanceados. Rodas empenadas e/ou amassadas.
Levante o carro roda por roda. Gire-as com a mão. Verifique se o giro é uniforme ou se balançam. Aproveite e verifique possíveis folgas nos eixos.
Como já foi dito, verifique as buchas da suspensão.
Verifique a barra estabilizadora e suas buchas.
Pivôs e terminais de direção.
E... possíveis trincas nas longarinas.

Boa $orte e não esqueça de nos contar o resultado.
Sem saber maiores detalhes ou como é esse "rebolado", tudo é mera suposição.

mpmassa
13/08/2010, 23:08
Olá, Gil! Desculpe-me perguntar neste tópico, mas em que oficina aqui de São Paulo você fez o reforço nos suportes dos amortecedores dianteiros? Já comprei os amortecedores Turbogás do Opala, mas antes de instalar quero fazer esse reforço.

Grato
Marcos

Girti
13/08/2010, 23:37
Olá, Gil! Desculpe-me perguntar neste tópico, mas em que oficina aqui de São Paulo você fez o reforço nos suportes dos amortecedores dianteiros? Já comprei os amortecedores Turbogás do Opala, mas antes de instalar quero fazer esse reforço.

Grato
Marcos

Meu mecânico há 15 anos (tenho Nivas há 16 anos) é o Wilson, especializado em Lada. Ele não faz a solda, mas prepara o carro para que o soldador da oficina ao lado faça o serviço, depois monta os amortecedores. A oficina dele fica no Moema, próxima às avenidas Ruben Berta e dos Bandeirantes e ao Shopping Ibirapuera. O telefone é 5531.7796.

UENIRI
14/08/2010, 06:53
Bem, Irineu, as causas desse problema pode ser as mais diversas possíveis, algumas já ditas aqui.
Vejamos...

Pneus ovalizados ou com as camadas internas soltando. Radiais com as cintas internas (arames) rompidos. Recapados sem qualidade. Desbalanceados. Rodas empenadas e/ou amassadas.
Levante o carro roda por roda. Gire-as com a mão. Verifique se o giro é uniforme ou se balançam. Aproveite e verifique possíveis folgas nos eixos.
Como já foi dito, verifique as buchas da suspensão.
Verifique a barra estabilizadora e suas buchas.
Pivôs e terminais de direção.
E... possíveis trincas nas longarinas.

Boa $orte e não esqueça de nos contar o resultado.
Sem saber maiores detalhes ou como é esse "rebolado", tudo é mera suposição.




Hum, Bacalhau, relembrando já tive um problema de trinca na longarina transversal trazeira, vou verificar, e diante de tantos comentários, acho que dessa vez acharemos o problema. Os amortecedores dianteiros são turbogas cofap diplomata, pode ter trincado o suporte, sei lá, só sei que o Gorba tá chucro. se contorce mais que o boi "Bandido".

Marcelo Cleto
14/08/2010, 10:55
Ola Todos....

Acredito ser mais prudente sempre usar peças originais para o Niva....principalmente em se tratando de Niva.....
Reforços mal dimensionados podem acarretar desgastes em outras partes.....
Por experiencia propria com ditas oficinas especializadas em SP gosto sempre de resaltar para que os amigos de SP tenham cuidado pois em meu caso que tenho Niva ha 7 anos.....kkkk.....tive algumas tristezas e dores de cabeça com essas oficinas especializadas de SP.....tristezas e dores de cabeça ja descritas em outros tópicos...

Abraços
MC.

Aguinaldo A. Tavares
17/08/2010, 15:05
Amigos, já troquei os 04 amortecedores, todos COFAP, os dianteiros de Opala 6 cc a gás, os trazeiros Cofap Niva, e o carro balança demais (passarinha), não consigo identificar o problema, alguém pode me ajudar?, deve ser suspensão dianteira ou trazeira ou ainda terminais de direção, será?

BOA TARDE MEU POVO!!!
Quanto tempo que não apareço por aqui. É que vendi o JIG e daí só acompanho (quase que diariamente) o fórum. E acabei não resistindo à pergunta aí do caro UENIRI :shock:.
Amigão é o seguinte. Adivinha porque coloquei o nome no meu Niva de JIG??? Isso mesmo meu caro, vem de jiggle (gingar, sacudir em inglês). :dance:. O cara dançava que era uma beleza. Ganharia qualquer concurso para danças no Faustão!! Daí eu fiz o seguinte. Um belo dia estacionei no BIBE (um mec dos bons aqui em Curitiba) e pedi para ele diminuir a empolgação do JIG. Fizemos o seguinte: Colocamos molas originais e troquei todas as buchas, dianteiras e traseiras. Os amortecedores dianteiros também foram trocados (esqueci de reforçar o suporte e ... CRÁC,:putz: daí foi só soldar novamente e ficou dez).
Se parou a dançaria??? Calro que não, senão acho que não seria um Niva, e eu teria de trocar de nome, mas diminuiu consideravelmente.

Bração a todos e tamo aí, louquim louquim prá voltar a pilotar um dançarino novamente.:dance:

UENIRI
18/08/2010, 14:14
BOA TARDE MEU POVO!!!
Quanto tempo que não apareço por aqui. É que vendi o JIG e daí só acompanho (quase que diariamente) o fórum. E acabei não resistindo à pergunta aí do caro UENIRI :shock:.
Amigão é o seguinte. Adivinha porque coloquei o nome no meu Niva de JIG??? Isso mesmo meu caro, vem de jiggle (gingar, sacudir em inglês). :dance:. O cara dançava que era uma beleza. Ganharia qualquer concurso para danças no Faustão!! Daí eu fiz o seguinte. Um belo dia estacionei no BIBE (um mec dos bons aqui em Curitiba) e pedi para ele diminuir a empolgação do JIG. Fizemos o seguinte: Colocamos molas originais e troquei todas as buchas, dianteiras e traseiras. Os amortecedores dianteiros também foram trocados (esqueci de reforçar o suporte e ... CRÁC,:putz: daí foi só soldar novamente e ficou dez).
Se parou a dançaria??? Calro que não, senão acho que não seria um Niva, e eu teria de trocar de nome, mas diminuiu consideravelmente.

Bração a todos e tamo aí, louquim louquim prá voltar a pilotar um dançarino novamente.:dance:

Pois é, amigão. Balança pra caramba, mas vou resolver, se continuar todos a me ajudarem, claro.
Hoje, conversando com um mecânico, amigo meu, ele sugeriu que olhasse as molas, se não tem uma mais fraca que a outra, quem sabe.
O Bibe, conheço, só que estou a 600 KM longe de Ctba, estou no Noroeste do PR., então pra levar a viatura lá, sei lá como. Mas vai ser minha última tentativa, com certeza.
abç~zo.

Girti
18/08/2010, 15:24
Pois é, amigão. Balança pra caramba, mas vou resolver, se continuar todos a me ajudarem, claro.
Hoje, conversando com um mecânico, amigo meu, ele sugeriu que olhasse as molas, se não tem uma mais fraca que a outra, quem sabe.
O Bibe, conheço, só que estou a 600 KM longe de Ctba, estou no Noroeste do PR., então pra levar a viatura lá, sei lá como. Mas vai ser minha última tentativa, com certeza.
abç~zo.

Leia atentamente a mensagem do Bacalhau na qual ele dá uma série de dicas, todas acertadas. O problema pode estar em um daqueles fatores!

Chico_NIVA
04/04/2011, 20:07
Olá pessoas, no TIÃO está acontecendo o seguinte:
Andando em diferentes velocidades, o carro começa a balançar parecendo que alguma roda dianteira está solta, o volante vai de um lado para o outro, diminuo a velocidade quando sinto que estabilizou volto a acelerar e tudo volta ao normal. Passei até vergonha, quando coloquei o mecânico a bordo para mostar o problema e nada aconteceu. Este balanço apareceu com ele andando a 30Km/h, 50Km/h, 70Km/h.
Alguém pode me ajudar ou o NIVA tem vida e vontade de dar estes saculejos loucos?
Um abraço a todos

shuther4x4
04/04/2011, 21:32
Isto se chama Shimmy!!!
Dê uma lida nos posts anteriores que provavelmente seu problema está em alguns dos itens citados.

Boa Sorte.

glausians
05/04/2011, 15:14
Já tive o mesmo problema, andando normalmente, e daí derepente as rodas dianteiras começam a chaqualhar...
Dai eu reduzia, parava, e tudo ficava como se nada tivesse acontecido.

O meu problema foi resolvido quando troquei os pneus, pois o jogo que estava no meu era muito velho e estava bem careca...

simtesch
05/04/2011, 15:29
Olá Senhores,
Nunca soube de Nivas com "Shimmy" agressivo!!!!Dê uma verificada no alinhamento das rodas dianteiras, verifique os pneus(ondulações, bolhas,deformações), verifique os terminais de direção( no lado direito do Niva, na parede corta fogo tem um suporte do sistema de direção, lá tem uma bucha de nylon, verifique se não está desgastada e com folga excessiva, fica perto motor partida, quando vc passa em alguma ondulação se estiver com folga pode causar ressonância em todo o conjunto)pode ser essa bucha desgastada! verifique se sua cx de direção tem óleo 90(mesmo cx).
Depois da verificação nos avise!