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Ver Versão Completa : O que uma troca de embreagem nao faz... Modernizando a F-75



tiorico
13/08/2010, 11:07
Embreagem no fim causa uma parada da viatura na oficina e muita caraminhola na cabeça... :parede:

Assim foi o começo da modernização da minha F-75.

No dia que entreguei a caçamba da F-75 (vendida aqui pelo forum) o cabo da embreagem(que já estava fina que nem papel) resolveu estourar.
A sorte é que a oficina era perto de casa e deu certo de ir dirigindo até lá. E lá se foi o BF na sua ultima jornada...

Cambio no chão, peças da embreagem compradas... :pensativo: Já que tá no chão, vamos abrir e revisar... E lá se foi rolamentos, sincronizados, etc etc tudo novo.
Mesma coisa com a reduzida... hummm, e o pino chorão??? foi embora tb... virou rolamento...

Depois de um tempo sem que a manutenção andasse, foi a vez de mexer nos eixos... retentores, rolamentos, calços do pinhão, etc... tudo novo...

Ai apareceu um bom negócio num motor de Opala 4cc alcool recém retificado já com a caixa seca adaptada pro cambio 4 marchas da F e com embreagem nova... Ai não teve jeito né, motor novo :dance: e troquei a embreagem original por outras peças...

Depois veio a DH a preço de ocasião... e isso pediu uma coluna de direção nova, escamoteavel do Omega :palmas:

Um jogo de Ranchos...

Ainda tem coisas que nao estão no lugar... Vou postar as fotos aos poucos..

Abraço

Zepi
13/08/2010, 12:05
Isso é culpa de um tal francês...o "JAquê"...hehehe
Já que fiz isso, faço aquilo....


Abraços

tiorico
13/08/2010, 12:50
Exatamente Zepi

ai vai umas fotos do motor e da dh

Tchê 4x4
14/08/2010, 19:37
Parabens pela viatura e pelo trabalho. Alma nova e coração novo pra F!!!...

Abraço.

Paulo Cesar
14/08/2010, 22:36
Tiorico
Parabens pela viatura, as F75 são realmente um bonitas, e depois de upgrade mecânica então fica um show.
abs.

tiorico
17/08/2010, 11:06
No momento estamos com problema pra voltar a pedaleira + hidrovacuo do opala.

O carburador do 4cc ficou bem na frente do local aonde estava o sistema...

Sabado ela vai pra um especialista em freios pra tentar solucionar o problema

segue as fotos

bruno_
18/08/2010, 11:33
Voce tirou o seu motor era bf? vai vender ele? se tiver bom tenho enterese.

tiorico
18/08/2010, 11:54
Voce tirou o seu motor era bf? vai vender ele? se tiver bom tenho enterese.

Bruno, vou vender sim...
Está registrado na minha F75.

Ainda nao abrimos ele pra ver como está por dentro, mas vai completo, carburador, alternador, etc etc

Alex-RJ
11/09/2010, 11:08
ficou excelente... vida longa para criança.

Marco-Maga
11/09/2010, 12:09
Embreagem no fim causa uma parada da viatura na oficina e muita caraminhola na cabeça... :parede:

Assim foi o começo da modernização da minha F-75.

No dia que entreguei a caçamba da F-75 (vendida aqui pelo forum) o cabo da embreagem(que já estava fina que nem papel) resolveu estourar.
A sorte é que a oficina era perto de casa e deu certo de ir dirigindo até lá. E lá se foi o BF na sua ultima jornada...

Cambio no chão, peças da embreagem compradas... :pensativo: Já que tá no chão, vamos abrir e revisar... E lá se foi rolamentos, sincronizados, etc etc tudo novo.
Mesma coisa com a reduzida... hummm, e o pino chorão??? foi embora tb... virou rolamento...

Depois de um tempo sem que a manutenção andasse, foi a vez de mexer nos eixos... retentores, rolamentos, calços do pinhão, etc... tudo novo...

Ai apareceu um bom negócio num motor de Opala 4cc alcool recém retificado já com a caixa seca adaptada pro cambio 4 marchas da F e com embreagem nova... Ai não teve jeito né, motor novo :dance: e troquei a embreagem original por outras peças...

Depois veio a DH a preço de ocasião... e isso pediu uma coluna de direção nova, escamoteavel do Omega :palmas:

Um jogo de Ranchos...

Ainda tem coisas que nao estão no lugar... Vou postar as fotos aos poucos..

Abraço


:palmas: :palmas: Parabens,

Vou começar a mexer na minha na prox segunda.

Vou trocar toda a cabine e fazer uma revisão...

Qq coisa olha meu topico "Mais Uma F75"...

Vou postar fotos lá...:concordo:

Boa sorte...


Abs.

Fornara
25/09/2010, 13:37
No momento estamos com problema pra voltar a pedaleira + hidrovacuo do opala.

O carburador do 4cc ficou bem na frente do local aonde estava o sistema...

Sabado ela vai pra um especialista em freios pra tentar solucionar o problema

segue as fotos
Salve Tio Rico! Já instalou o servo freio? mande fotos para vermos os detalhes da instalação. Tô com um sistema do opala para instalar na F-75 com motor BF-161 e preciso de "dados" para isso. Tem que instalar primeiro a pedaleira ou o servo? pois o engate tem que dar na altura né?
Abraço

tiorico
26/09/2010, 09:59
Fornara,

a F tá na oficina de freio e eles tão tentando um jeito de colocar no lugar...

Mas quanto ao seu problema, a F com motor BF tem espaço suficiente pra montar o servo e a pedaleira.
Na minha tava montado exatamente esse conjunto. To com problema agora pq o motor 4cc do opala é mais curto e o carburador fica do mesmo lado do freio, mais precisamente nna mesma linha da onde ficava o servo.

F@bião
26/09/2010, 11:34
Isso é culpa de um tal francês...o "JAquê"...hehehe
Já que fiz isso, faço aquilo....


Abraços

Essa história do Jaque é f*&¨, já estou sem fazer trilha com minha F faz uns 3 meses.

http://www.youtube.com/fabh74?gl=BR&hl=pt#p/a/u/0/8D70oS9yv2I

Tiorico, boa sorte com a F75, as vezes é bom por o carro para andar entre cada adaptação, pois as vezes vc acaba misturando os problemas e aí vem o Jaque de novo,

Abraço,

tiorico
28/10/2010, 11:34
Novidades do freio...

Semana passada fui na oficina e tirei novas fotos.

Foi colocado um espaçador entre o servo e o suporte e somente ele foi movido para o lado. A pedaleira continua no mesmo lugar.

O servo agora fica na mesma linha do cabo da embreagem (o espaçador é justamente pra facilitar o acesso ao cabo quando preciso)

O pedal do freio vai acionar um balancim e este vai acionar o servo. Volto na oficina esse sabado pra ver como está ficando.

Segue as fotos.

fguerreiro
19/02/2011, 13:24
Tiorico, com anda a F?
Abraço

tiorico
19/02/2011, 14:27
Guerreiro,

tive q mudar de oficina e isso acabou atrasando o serviço em alguns meses.

Agora está num cara especializado em adaptaçoes pra terminar a montagem da mecanica, dar um tratão no chassis, trocar as molas pelo kit da Bandeirante, instalar um macrotorque na traseira, parachoque pra guincho personalizado e talvez uma plataforma no lugar da carroceria.

Os serviçoes devem começarem março...

vai mais alguns 3 meses eu acho

vou postar novas fotos conforme for conseguindo

Marco-Maga
19/02/2011, 23:04
Guerreiro,

tive q mudar de oficina e isso acabou atrasando o serviço em alguns meses.

Agora está num cara especializado em adaptaçoes pra terminar a montagem da mecanica, dar um tratão no chassis, trocar as molas pelo kit da Bandeirante, instalar um macrotorque na traseira, parachoque pra guincho personalizado e talvez uma plataforma no lugar da carroceria.

Os serviçoes devem começarem março...

vai mais alguns 3 meses eu acho

vou postar novas fotos conforme for conseguindo


Tiorico,

É isso aee....

Não esque ce de mostrar tudo para nós.....:concordo:

Fornara
28/02/2011, 16:00
Fornara,

a F tá na oficina de freio e eles tão tentando um jeito de colocar no lugar...

Mas quanto ao seu problema, a F com motor BF tem espaço suficiente pra montar o servo e a pedaleira.
Na minha tava montado exatamente esse conjunto. To com problema agora pq o motor 4cc do opala é mais curto e o carburador fica do mesmo lado do freio, mais precisamente nna mesma linha da onde ficava o servo.

Salve Tio Rico! Estamos ansiosos esperando novidades da sua!:pipoca:
Realmente vc tinha razão. Instalei meu servo do opala no bf e tinha espaço sobrando. Foi batata!!:dance: O problema agora é que coloquei pedaleira do opala e o meu motor é 6cc e a "alavanca" da embreagem na caixa puxa para tras...e não estou conseguindo saber que cabo daria certo para adaptar sem ter que refurar o corta fogo. O Antonio Umino me esclareceu que o sistema da f1000 daria certo só que precisaria furar a parede corta fogo para adaptar:putz: Mas queria fazer a instalação sem fazer isso. Tenho o cabo da embreagem do opala mas é curto e precisaria fazer um aumento para dar certo e não entendi muito bem como fazer isso:pensativo: Te pergunto: sua pedaleira é de opala? como fez para engatar a embreagem no pedal?
Abraço amigo:concordo:

tiorico
02/03/2011, 16:03
Salve Tio Rico! Estamos ansiosos esperando novidades da sua!:pipoca:
Realmente vc tinha razão. Instalei meu servo do opala no bf e tinha espaço sobrando. Foi batata!!:dance: O problema agora é que coloquei pedaleira do opala e o meu motor é 6cc e a "alavanca" da embreagem na caixa puxa para tras...e não estou conseguindo saber que cabo daria certo para adaptar sem ter que refurar o corta fogo. O Antonio Umino me esclareceu que o sistema da f1000 daria certo só que precisaria furar a parede corta fogo para adaptar:putz: Mas queria fazer a instalação sem fazer isso. Tenho o cabo da embreagem do opala mas é curto e precisaria fazer um aumento para dar certo e não entendi muito bem como fazer isso:pensativo: Te pergunto: sua pedaleira é de opala? como fez para engatar a embreagem no pedal?
Abraço amigo:concordo:

Minha pedaleira é opala tb e usava o cabo de embreagem da F100. É o de tamanho certo pro serviço.

O que pode ser feito é um esquema de alavanca onde o cabo da embreagem puxa uma ponta da alavanca pra frente e a outra ponta da alavanca puxa a haste da embreagem pra tras. Deu pra entender?

dinyursopanda
02/03/2011, 18:38
Novidades do freio...

Semana passada fui na oficina e tirei novas fotos.

Foi colocado um espaçador entre o servo e o suporte e somente ele foi movido para o lado. A pedaleira continua no mesmo lugar.

O servo agora fica na mesma linha do cabo da embreagem (o espaçador é justamente pra facilitar o acesso ao cabo quando preciso)

O pedal do freio vai acionar um balancim e este vai acionar o servo. Volto na oficina esse sabado pra ver como está ficando.

Segue as fotos.
Ola amigo qual e o conjunto de servo freio e pedaleiras que vc esta usando, pois vi que tem 2 reservatorios e fica longe da parede corta fogo

tiorico
02/03/2011, 19:17
Uso o conjunto do Opala e é 1 reservatório com 2 tampas(nao sei pq tb).

Está longe da parede pq tem uns parafusos espaçadores entre o servo e o suporte pra colocar essa engenhoca da foto.

Isso foi necessario pq o carburador ficou bem na frente do antigo local do servo. Ai colocaram esse "cavalete" pra poder deslocar o servo.

dinyursopanda
02/03/2011, 20:59
hum legal , na minha rural vou colocar servofreio da f1000, e pedaleiras do opala, mas valeu pela dica

antonio umino
03/03/2011, 10:44
Diny, é a melhor adaptação pois F 1.000, tem bastante, e a que fica melhor adaptado na Rural, e aproveita e coloca o cilindro mestre da F1.000 também.
Saindo do cilindro mestre em vez de usar cano de cobre ou de ferro. use os flexivel do freio com a mesma saida do cilindro mestre, Vai em lojas de peças de camionetas que tem o tal flexivel já com a saida para os canos de freio da rural, que são iguais aos da F 1000.

tiorico
10/09/2011, 17:39
Depois de muito tempo sem postar nada, vamos lá...

A suspensão de Toyota já está no lugar. Vou usar amortecedores de caminhão, mais longos. Do 608 eu acho. Vai ter q fazer suporte novo pra dianteira.

O eixo dianteiro foi girado pra cima, pro cardan dianteiro ficar mais alinhado. Os munhões foram realinhados pra manter o caster...

As barras e o amortecedor de direção foram ajeitados.

A coluna de direção está no lugar. Falta refazer os chicotes.

O Bloqueiro traseiro está no lugar. Tá dificil achar um lugar pra alavanca. Nao queria trocar o banco interiço por 2 individuais, mas talvez seja a única forma de ganhar espaço pra isso. Alguém tem alguma outra sugestão???

A F vai ganhar um parachoque dianteiro novo, sob medida, com guincho embutido. Esse já está nos finalmentes. Talvez vamos mexer no traseiro tb.

O estepe vai ficar na traseira como o original, mas vamos usar o sistema da L200. O towbar vai ficar por ali tb.

A parte traseira do chassi tá ganhando um trato. Depois toda a parte de baixo será pintada de preto.

Não vou colocar caçamba nova por enquanto, já q nao vai sobrar $$ pra funilaria. Vou colocar/bolar alguma espécie de plataforma. Coisa simples.

Tem um kit de compressor de ar, reservatório, relogio de pressão, mangueiras e buzina a ar que está em andamento...

O motor está com os periféricos todos montados e funcionando. Estou usando um coletor 4x2 e tô com ideia de fazer o escape pra cima. A duvida é: os 2 saindo do lado do passageiro ou 1 pra cada lado???

To pensando se já encaro um bloqueio dianteiro tb, hehe

Segue umas fotos e um videozinho do 4x2 roncando
GM151 sem escapamento - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=0wmqdMBvD0Y)


Abraços

julianot
10/09/2011, 19:38
tiorico , não tem nada a ver com o assunto , mas está usando as maquinas de vidro originais?QUal as manivelas/maçanetas que usaste?(de qual veiculo?)

tiorico
11/09/2011, 20:30
Eu nunca abri pra conferir... mas quando eu comprei, fui informado que as maquinas de vidro eram do gol bola e a maçanetas externas do caminhao mercedez.

as maquinas eu nao sei informar se sao isso mesmo, mas depois da reforma vou ter q levar em algum lugar especializado pra dar um trato

tiorico
20/09/2011, 21:44
Mais algumas novidades...

O Reforço do chassis na trazeira já está pronto... A maquina do estepe vai ficar presa na travessa... Mas já to pensando em mexer no parachoque :twisted:

Os suportes dos amortecedores do 608 tb estão no lugar. :concordo:

Ainda nao vi o parachoque dianteiro :pipoca:, mas acho q vai ter q ganhar umas modificaçoes tb :evil:

Resolvemos o problema dos bancos e da alavanca do bloqueio. Vou manter o banco original pore enquanto. Não quero abrir mão dos 3 lugares. A alavanca vai ficar do lado da porta do motorista, onde fica o parafuso do cinto de segurança. :smile:

Semana q vem o kit de ar comprimido deve estar pronto

Depois q sair da oficina ainda tem um tapa na eletrica e o escapamento novo :pensativo:



To na Esperança de conseguir viajar com ela no feriadão de novembro :euforico:

Marco-Maga
20/09/2011, 22:55
Mais algumas novidades...

O Reforço do chassis na trazeira já está pronto... A maquina do estepe vai ficar presa na travessa... Mas já to pensando em mexer no parachoque :twisted:

Os suportes dos amortecedores do 608 tb estão no lugar. :concordo:

Ainda nao vi o parachoque dianteiro :pipoca:, mas acho q vai ter q ganhar umas modificaçoes tb :evil:

Resolvemos o problema dos bancos e da alavanca do bloqueio. Vou manter o banco original pore enquanto. Não quero abrir mão dos 3 lugares. A alavanca vai ficar do lado da porta do motorista, onde fica o parafuso do cinto de segurança. :smile:

Semana q vem o kit de ar comprimido deve estar pronto

Depois q sair da oficina ainda tem um tapa na eletrica e o escapamento novo :pensativo:



To na Esperança de conseguir viajar com ela no feriadão de novembro :euforico:

Tiorico,

Ta ficando show a F.. Sò não entendi como vai ficar o estepe...
Outra coisa, vc encurtou o chassi?

Tá preparando ela para o feriado de novembro pro encontro de Rural e F?

tiorico
21/09/2011, 08:37
Tiorico,

Ta ficando show a F.. Sò não entendi como vai ficar o estepe...
Outra coisa, vc encurtou o chassi?

Tá preparando ela para o feriado de novembro pro encontro de Rural e F?


Marco,

Pro estepe, vamos usar a maquina da L200. O Estepe fica por baixo do chassis na traseira e como a F tá spoada, acho q nao vai interferir muito no angulo de saida.

O chassis ta original. Não quis cortar pq futuramente quero colocar uma caçamba bacana.

Que eu to sabendo, em novembro vai ter um evento em Delfinopolis MG (http://www.serradacanastraadventure.com.br/)e dos Toyoteiros em Socorro SP...
To por fora do encontro de F... Tem mais detalhes?

Abraço

Marco-Maga
21/09/2011, 12:08
Marco,

Pro estepe, vamos usar a maquina da L200. O Estepe fica por baixo do chassis na traseira e como a F tá spoada, acho q nao vai interferir muito no angulo de saida.

O chassis ta original. Não quis cortar pq futuramente quero colocar uma caçamba bacana.

Que eu to sabendo, em novembro vai ter um evento em Delfinopolis MG (http://www.serradacanastraadventure.com.br/)e dos Toyoteiros em Socorro SP...
To por fora do encontro de F... Tem mais detalhes?

Abraço


Marcelo,

Ta ficando bonita...

Mas falando do encontro, vc tem que ir, será ai do seu lado em Atibaia..
segue o link...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/83309-2-encontro-nacional-de-rural-e-f75-85-a.html

Abs!

tiorico
22/09/2011, 08:56
Marcelo,

Ta ficando bonita...

Mas falando do encontro, vc tem que ir, será ai do seu lado em Atibaia..
segue o link...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/83309-2-encontro-nacional-de-rural-e-f75-85-a.html

Abs!

Marco,

Uma boa hein, acho q vou pintar por lah com a F.

Vc vai?

Marco-Maga
22/09/2011, 12:24
Marco,

Uma boa hein, acho q vou pintar por lah com a F.

Vc vai?


Marcelo,

Vou sim e vão muitos amigos daqui com suas F's e Rural...

Vai mesmo....

tiorico
09/10/2011, 13:59
A alavanca do bloqueio trazeiro foi instalada atrás do banco original :bananadança:

O sistema de ar comprimido foi instalado :cool:

O chassis foi todo pintado.

Bloqueio dianteiro instalado :dance:

Jumelo revólver é pra ter sido instalado tb.

Segunda feira vai pra oficina de escapamentos e se tudo correr bem, na outra semana vai pra elétrica.

Chegou uma parte do som tb :euforico:

marcelo nascimento
10/10/2011, 00:05
Tiorico sua f ta ficando show hein
eu estava olhando as fotos vc mudou o angulo do diferencial dianteiro para espoar com o pinhão mais para cima com
menos angulo na cruzeta
como vc fez porque tbm quero fazer na minha tbm

tiorico
10/10/2011, 09:14
Tiorico sua f ta ficando show hein
eu estava olhando as fotos vc mudou o angulo do diferencial dianteiro para espoar com o pinhão mais para cima com
menos angulo na cruzeta
como vc fez porque tbm quero fazer na minha tbm

Isso é necessário pra deixar o cardan o mais reto possível e manter o alinhamento do caster.

Os munhões foram cortados, a bolota foi girada pra cima e tudo foi soldado novamente. Assim consegue manter o caster na medida correta


Tem mais infos nesse tópico
Erro ao colocar molas da Band (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17263)

tiorico
10/10/2011, 10:21
Acabei de falar com o mecânico...

a F tá na elétrica desde sexta feira. Deve sair ainda essa semana e ir pro escapamento

Marco-Maga
10/10/2011, 13:40
Acabei de falar com o mecânico...

a F tá na elétrica desde sexta feira. Deve sair ainda essa semana e ir pro escapamento


Marcelo,

É isso aee...

cade as fotos, o som vai bombar heim..kkkk

marcelo nascimento
10/10/2011, 22:11
Isso é necessário pra deixar o cardan o mais reto possível e manter o alinhamento do caster.

Os munhões foram cortados, a bolota foi girada pra cima e tudo foi soldado novamente. Assim consegue manter o caster na medida correta


Tem mais infos nesse tópico
Erro ao colocar molas da Band (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17263)

muito obrigado valeu!!!!!!!!1

tiorico
29/10/2011, 19:34
Novas Fotos... :euforico:

- Chassis pintado
- Bloqueio traseiro montado
- Alavanca do bloqueio traseiro e compressor de ar atras do banco
- Buzina a ar
- Reservatório de ar


A F tá na eletrica dando um trato na fiação antiga, montando o chicote novo da coluna de direção e um painel com as novas chaves liga/desliga do:
- guincho
- farol de milha
- luz de ré
- compressor de ar
- ventoinha elétrica
- luz interna
- Buzina a ar

No fim da semana q vem deve ir pro escapamento... Ainda nao sei se faço a saida lateral atras da cabine ou se jogo tudo lá pra tras... :pensativo:

Estou com receio de ficar muito barulho ecoando dentro da cabine se a ponteira ficar por ali...

tiorico
29/10/2011, 19:48
Mais fotos...

dinyursopanda
30/10/2011, 23:04
Novas Fotos... :euforico:

- Chassis pintado
- Bloqueio traseiro montado
- Alavanca do bloqueio traseiro e compressor de ar atras do banco
- Buzina a ar
- Reservatório de ar


A F tá na eletrica dando um trato na fiação antiga, montando o chicote novo da coluna de direção e um painel com as novas chaves liga/desliga do:
- guincho
- farol de milha
- luz de ré
- compressor de ar
- ventoinha elétrica
- luz interna
- Buzina a ar

No fim da semana q vem deve ir pro escapamento... Ainda nao sei se faço a saida lateral atras da cabine ou se jogo tudo lá pra tras... :pensativo:

Estou com receio de ficar muito barulho ecoando dentro da cabine se a ponteira ficar por ali...
Ola amigo esse cilindro roxo que esta na sua F-75 e de gas, quantos metros cubicos e esse cilindro, foi facil de legalisar

tiorico
31/10/2011, 08:39
Ola amigo esse cilindro roxo que esta na sua F-75 e de gas, quantos metros cubicos e esse cilindro, foi facil de legalisar

Esse cilindro é de ar comprimido.

tiorico
08/03/2012, 20:29
E finalmente saiu da eletrica... :euforico:

Eletrica toda nova inclusive caixa de fusiveis moderna e suporte pra bateria maior e painel multi-funções.

A caçamba nova tb chegou...

Segue as fotos

tiorico
08/03/2012, 20:37
Segue 2 videos...

Primeira volta depois da eletrica
Primeira volta depois de sair da auto eletrica - 08 de março de 2012 - YouTube (http://youtu.be/X4bhfWIvWwU)

Painel de intrumentos...
Painel de instrumentos - YouTube (http://youtu.be/AnCcEtwJ66Q)

Taynam
08/03/2012, 20:47
Imagino a emoção da primeira volta. Parabéns!

tiorico
17/10/2012, 22:22
Agora tá quase mesmo...

após umas mudanças na configuração e quase uma mudança radical no power train, a F está a umas 2 semanas de voltar pra casa.

Amanha levo pra fazer a ultima vistoria pra acertar a documentaçao e semana que vem o 5 marchas vai ser instalado. Depois disso e trazer pra casa e acertar pequenos detalhes pra depois pintar :)

A proposito, estou vendendo algumas peças no topico abaixo...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/108365-vendo-sobras-da-reforma-3.html

tiorico
07/12/2012, 18:43
Amigos,

A F foi embora pra Minas Gerais.

O Celso vai dar continuidade no topico com as novidades.

Obrigado.

Celsogvs
09/12/2012, 22:25
PessoALL,

A F chegou ontem em MG e já foi pra oficina para uma personalização. Vou cortar o chassis e carroceria, trocar os para lamas traseiros, trocar a frente por uma modelo bicudinha, trocar pneus por uns de 35" e terminar alguns itens como capotaria, pintura e outras pequenas coisas.

Em breve mais noticias e fotos,

TTJPX
10/12/2012, 07:49
Maravilha Celso, muito bonita e uma adaptação caprichada. Depois quero ver de perto esse sistema de ar comprimido, quero colocar um desses no meu Jota. Pensa depois em colocar um VW ATD para ela "voar" na trilhas.

abs,

Celsogvs
10/12/2012, 08:42
Wander,

Para uma segunda etapa penso em um motorzão sim, quem sabe um VW ATD.

Alguma sugestão de pneus pra trilha? Preciso de pneus bem agressivos para trilhas de pedras e erosões.

Abs,

tiorico
10/12/2012, 09:11
Celso,

Tirei essa foto antes de vc pegar a estrada...

384659

Rodolfo Caldeira
10/12/2012, 09:23
Celso

Foi longa a procura mas finalmente encontrou o que queria.
Parabéns pela aquisição.

Celsogvs
10/12/2012, 09:32
Obrigado Rodolfo.

Em breve iremos fazer as primeiras trilhas com a F.

Abs,

DouglasMac
10/12/2012, 22:16
Pneus nós temos Celso...VJ 900 ou 910 dependendo do tamanho que vc escolher. Tendo as carcaças fica pronto em 3 dias >>Até!!

Celsogvs
10/12/2012, 22:19
Douglas,

Pensei em pneus 35", pois acima pode quebrar diferencial.

Tem alguma foto pra ver o desenho do pneu?

Não tenho carcaça.

Obrigado,

Celsogvs
12/12/2012, 13:36
PessoALL,

Algumas características da F75,(GNU).

Mecanica 100% revisada.
- Motor de Opala 4cc retificado inteiro, com cerca de 5000km, comprado aqui no forum.
- Filtro de ar do Ford Escort.
- Radiador 100% reformado com ventoinha elétrica do vectra, reservatório separado e mangueiras novas.
- Escapamento montado com silencioso e tubagem novos (inox), somente o coletor 4x2 usado (comprado no forum).
- Cambio Clark 5 marchas 2205 (chevette) zero na garantia(alavanca, rolamentos, sincronizados trocados).
- Reduzida willys sem pino chorão, alavanca original no painel, montada no cambio com flange da Adap-Brasil.
- Embreagem e rolamento zero.
- Cardans ajustados, cruzetas zero.
- Eixo dianteiro todo revisado (rolamentos e retentores e óleo novos) com bloqueio dianteiro Kaiser 100% zero.
- Eixo trazeiro todo revisado com bloqueio Macrotorque 19 zero
- Freio a disco nas 4 rodas (dianteira já veio com ela, traseira com pinça de Kadett)
- Pedaleira e servo do opala, todo encanamento de aço feito sob medida, mangueiras novas.
- Cilindro mestre novo.
- Freio de pé original.
- Coluna de direção e volante do Omega.
- DH do Opala.
- High steer.
- Amortecedor de direção.
- Tanque de combustivel plástico zero.
- Parachoque dianteiro em capa dobrada zero.
- Chassi reformado, travessas na traseira novas.
- Towbar.
- 4 Pneus Recapados Botta Goiano 265x75x16 novos (menos de 1000km).
- Estepe Botta Goiano 265x75x16 zero.
- Suporte de estepe da L200 (em baixo da caçamba).

Elétrica 100% nova
- Eletrica antiga foi completamente retirada.
- Caixa de fusiveis do Uno.
- Lampadas novas.
- Rele farol 25A 300W.
- Lanternas trasieras novas.
- Breaklight com luz de vigia.
- Lanternas de teto da F-250 novas.
- Bateria 100ah zero.
- Alternador 120ah do Omega.
- Bobina de ignição VW AP MI.
- Relógio de pressão de óleo Cronomac zero.
- Painel multifunção com botões tipo caça.
- Farol de milha traseiro.
- Guincho Tabor 9000 com motor e solenoides novos e acionamento no painel.

Suspensão
- Kit de molas de Toyota novas dianteira e traseira, jumelos revolver.
- Amortecedores do MB 608 zero.
- SPOA com ajuste do caster no eixo dianteiro.


- Caçamba Stepside zero em chapa de aço, paralamas em fibra.
- Armação para capota maritma em aço, armotecedores a gas e tranca com chave desenvolvida pela Stepside à meu pedido.
- Forros de porta em fibra da Stepside.
- Kit vidros inteiriços para F-75 da Stepside.

marcelo henrique
17/12/2012, 14:53
como que é o nome desse escape perto da gabine?

Celsogvs
17/12/2012, 17:17
Marcelo,

Acho que não tem nome especifico não.

tiorico
18/12/2012, 08:05
Marcelo,

Esse escape foi feito sob medida pra F.

Em lojas de acessorios pra caminhão, vc achaalgo pronto nessa linha, mas em geral são de diametro maior (acho que 5") e mais compridos.

marcelo henrique
18/12/2012, 09:15
Qual maior pneu que posso usar nas rodas originais da minha f75? Pretendo colocar susp. Spoa

desde já agradeço aos amigos do forum"

Celsogvs
18/12/2012, 14:56
Marcelo,

O problema de usar pneus grandes (maiores que 33") são os eixos que podem não aguentar. Se pretende usar pneus maiores que 33" será encessário reforçar os eixos.

Celsogvs
18/12/2012, 21:49
PessoALL,

Esta semana a carroceria será cortada, em breve fotos.

Celsogvs
22/12/2012, 09:40
PessoALL,

A F75 já está sendo encurtada e coloquei pneus 35" pra teste.

Breve mais noticias.386461

Celsogvs
28/12/2012, 10:42
Fase final de corte de chassis e carroceria.

387117387118387119

Celsogvs
28/12/2012, 10:42
Na proxima semana chega a nova frente (bicudinha).

marcelo henrique
28/12/2012, 12:34
tem fotos do processo da suspen. spoa? vc girou o munhão?

tiorico
28/12/2012, 12:40
Marcelo,

Não tem fotos do processo. O Munhão foi separado, realinhado e soldado novamente.

Celsogvs
28/12/2012, 14:31
A F agora é mineira mesmo, foi feito a transferencia.

marcelo henrique
05/01/2013, 11:48
Teu projeto ta sendo minha inspiração, continue com força de vontade e dedicação! Feliz ano novo"

Celsogvs
06/01/2013, 08:12
Marcelo,

Obrigado pela força.


Estou reforçando a carroceria, colocando mais barras para receber o piso de alumínio (tipo piso de ônibus) e também a tampa da carroceria, pois em cima dela irá ser afixado o towbar.

388350388349388350

Celsogvs
06/01/2013, 08:20
A nova frente chegou, é conhecida como bicudinha, originais das F75 do inicio dos anos 50.

Breve estará no lugar.

Celsogvs
12/01/2013, 06:34
Pessoal,

Já retiramos a frente antiga e como a ansiedade é grande para ver como irá ficar a nova frente, resolvi colocar a nova frente mesmo sem parafusar, somente para ter ideia de como irá ficar.

Vejam.

tiorico
13/01/2013, 22:13
Baum tb...


Pessoal,

Já retiramos a frente antiga e como a ansiedade é grande para ver como irá ficar a nova frente, resolvi colocar a nova frente mesmo sem parafusar, somente para ter ideia de como irá ficar.

Vejam.

lucianobarbosa
22/01/2013, 17:33
Ola celso Parabéns pelo seu projeto ta ficando cada dia mais show e valeu pelas dicas do spoa um assunto que criou muita polemica em algums topicos no forum mas vamos que vamos garimpando as informaçoes para poder fazer um adptação que nos traga segurança e conforto valew abracosss

Celsogvs
22/01/2013, 18:26
Luciano,

Obrigado pela força.

Acho que é isso mesmo, temos que ir trocando ideias para minimizar custos e problemas.

Abs,

franscione
23/01/2013, 20:37
I ae Celsogvs
essa tua frente bicuda eh de lata ou fibra? vai fica massa.. eh o mesmo modelo da minha..
o que mais tu pretende mudar na f?
falow ae mano

Celsogvs
23/01/2013, 21:12
Franscione,

A frente é de fibra e comprei ai no Sul.

Vou botar pra rodar no inicio de fevereiro e depois vou partir para uma segunda etapa que pretendo colocar um motor V6, reforçar eixos e colocar pneus 35" tipo tork.

Abs,

franscione
24/01/2013, 19:01
Franscione,

A frente é de fibra e comprei ai no Sul.

Vou botar pra rodar no inicio de fevereiro e depois vou partir para uma segunda etapa que pretendo colocar um motor V6, reforçar eixos e colocar pneus 35" tipo tork.

Abs,


massa massa.. mas tu ja colocou no lugar pra ve como fica os acabamentos? os cantos?
a minha foi uma novela mas agora ta boa huhu
eu tenho tork 33 e axo ki nao tem maior que isso.. teu eixo eh dana 44?? nao exagera no pneu mano hehe
falow ae

Celsogvs
24/01/2013, 21:45
A instalação da frente de fibra está dando um pouco de trabalho, pois a pessoa que está fazendo o serviço está caprichando. Ele está fazendo um tipo de sanduiche nas junções das peças de fibra, por exemplo, para unir o para lamas com a frente o que muita gente faz é furar e colocar parafusos com arruelas, mas o que estamos fazendo é colocando uma chapa de ferro (15x4mm) de cada lado e as duas peças de fibra no meio, assim dará muito mais resistência.
É um processo que tem que ter paciência para não ter que refazer depois, principalmente porque a F será usada quase só em trilhas hard e sofrerá muita torção.

Quanto aos eixos, sim, são dana 44 originais, revisados e com bloqueios 100% nos dois. Minha intenção no futuro é colocar um kit da Ensimec para reforçar comomdisse usar pneus maiores.

Você tem alguma foto dos tork 33”, até hoje não sei que pneu vou colocar no futuro, só sei que quero pneus bem agressivos.

Abs,

franscione
25/01/2013, 21:57
dae celso
o meu tbm eh dana 44 com bloc 80% na tras e 100% na diant..
na traseira fiz flutuantes
e na dianteira fiz mocineticas de toyota e a parte ali da manga de eixo e rolamentos, foi tudo torneado e adaptado para os da L200 que sao mto mais resistentes e a parede da manga eh bem mais grossa..
essa parte da fibra eu gostei dessas chapas.. mas nao eskeca que a fibra tbm tem ki trabalhar senao vai trincar tudo mano..
a minha tbm vai pra trilha punk espero ki ela nao me encomode huhuhu
ai vai uma foto ki aparece os pneus nela..

391937391938391939

cara ate onde eu sei o tork eh o top pra barro.. e axo ki nao tem maior que o 33"
a medida exata dele eh 33/12.5/15 eu comprei no BOTTA PNEUS em SP
o recape eh show de bola perfeito..
falow ae mano gnt c fala

Celsogvs
26/01/2013, 07:22
Franscione,

Que tipo de trabalho você teve que fazer na fibra?

Show de bola estes pensu hein!? pena que não poderei colocar por agora, pois como você mesmo disse, trei que reforçar os eixos e isso só irá acontecer depois que o tempo($$$$) melhorar. hehehe

franscione
26/01/2013, 18:51
Franscione,

Que tipo de trabalho você teve que fazer na fibra?

Show de bola estes pensu hein!? pena que não poderei colocar por agora, pois como você mesmo disse, trei que reforçar os eixos e isso só irá acontecer depois que o tempo($$$$) melhorar. hehehe

dae cara
na verdade tive ki fazer varios ajustes.. olha ali na foto do meio como ela ta toda interinha e na primeira foto a frente ja ta toda lixada e xeia de remendos, akilo ali tudo eu tive ki fazer.. veja o corte na frente dos aparalamas.. o capo e tudo mais..
pelo ki vi nas tuas fotos, akela parte do aparalama que fica emcima do pneu ja esta praticamente reta e ainda ficou akela abertura na curva onde prende na grade.. isso aconteceu na minha.. quando tu for prender ele na grade ele vai girar e o aparalama vai ficar caido em cima do pneu.. perceba bem isso pra nao ter ki mexer depois..
tomara ki seja impressao minha pq ela nao ta toda firme e tals mas a minha foi assim e outas que vi tbm foram..
ateh o capo nao se acenta direito emcima da grade.. eh foda tem ki cortar e tudo mais.. a sorte que a fibra eh boa de trabalhar..
uma dica que te dou eh o seguinte.. sempre ki tu for fazer um reparo.. e for encostar denovo a peca pra ver como ficou.. tu aperta ela todos os parafusos pra ficar na posicao exata.. senao tu mexe mexe e nunca acerta eu sofri pra cacete kkkk
ah sobre os pneus.. eles sao bala mesmo..
na verdade eu ja comprei eles bem no comeso pq eles dao ateh animo de olhar pra camionete huhuhuh
i na verdade precisei deles no lugar pra ver a posicao dos aparalamas traseiros.. e agora to fazendo os estrivos dai ja tem ki fazer com os pneus ki vao ficar ta ligado..
mas eh isso ae boa sorte da obra
falow aih um abraco

Celsogvs
01/04/2013, 22:37
Pessoal,

Neste final de semana o fibreiro terminou de consertar a caca que fizeram ao fabricar este frente que comprei.

A frente original estava cheia de defeitos e sem os pontos de fixação, mas agora está tudo certo, vamos partir para a segunda etapa que é a pintura.

Sadlowski
01/04/2013, 22:57
Pessoal,

Neste final de semana o fibreiro terminou de consertar a caca que fizeram ao fabricar este frente que comprei.

A frente original estava cheia de defeitos e sem os pontos de fixação, mas agora está tudo certo, vamos partir para a segunda etapa que é a pintura.

Show de bola Celso,

Já tive vontade de montar uma bicudinha, vendo a sua e a do Franscione , me da mais vontade ainda. Mas vai ficar pra proxima...

Show de bola....

Celsogvs
08/04/2013, 22:26
Estou comprando a tinta e a cor escolhida foi o verde do exercito americano que é um pouco diferente no verde exercito brasileiro.
Vou pintar uma tarja preta (fosco), pois o nome da PKP será TARJA PRETA, Antidepressivo. hehehe

Em breve mais fotos.

Celsogvs
20/04/2013, 09:58
A pintura finaliza nesta proxima semana (espero).

Vejam como está.



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Celsogvs
20/04/2013, 10:11
Inseri 3 fotos sem querer.

hehe

Ventorim
22/04/2013, 14:06
Fala Celso,
vou acompanhar a transformação do Fofucho da Fabi e começar a acompanhar a da Tarja Preta também...
Gostei do nome, ahahahahaha
e vamos torcer pra gente testar os dois juntos na Galopeira ainda esse ano!
grande abraço
andré ventorim

Celsogvs
22/04/2013, 14:33
Valeu André,

Espero fazer o primeiro passeio no próximo mês, mas é só uma expectativa, pois oficina mecânica e pintura não tem previsão.

Abs,

Celso

Celsogvs
28/04/2013, 19:39
A pintura está quase pronta.


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antonio umino
28/04/2013, 20:07
A pintura está quase pronta.


408185408186408187408189

408188

Celso.. Nesta foto. vejo uma grande de um Simca......

Por acaso tenho um motor de Simca Tufão ano 65/66.... Será que por aí não tem um Simca Tufão com motor adaptado ???
Tenho o motor e cambio Simca Tufão.... o conjunto. com motor de partida, dinamo, cx seca embreagem, distribuidor, coletor de escapamento.....Se Souber dá um alô...

Parabéns pela reforma.... Está ficando muito bom ..
Ok. um abraço.

Celsogvs
29/04/2013, 09:21
Antonio,

Acredito que na oficina onde está a minha PKP exista apenas a grade, mas vou ficar atento e surgindo uma necessidade informarei.

Abs,

Celsogvs
09/05/2013, 14:28
Pessoal,

Estou na reta final da preparação da F75 e agora estou avaliando os amortecedores, pois o dianteiro está dando fim de curso quando fechado, ou seja, quando passo por um quebra molas o amortecedor bate no final e preciso determinar o tamanho do amortecedor.
Quando fui medir a abertura para determinar o tamanho ideal de amortecedor percebi que o jumelo não está abrindo o quanto deveria. Achei que está abrindo pouco, nem precisa retirar o pino do jumelo,pois o quanto ele abre não atinge o ponto de utilizar o segundo estágio do jumelo revolver. Estou usando um amortecedor que mede 39X63, ou seja, 39cm fechado e 63 aberto e com a suspensão toda aberta ainda sobra 16cm de amortecedor.

Alguém sabe dizer se é necessário fazer alguma coisa especial para conseguir uma abertura maior da suspensão?

Desde já obrigado por qualquer ajuda.

Abs,
Celso

Celsogvs
10/05/2013, 10:59
Vejam algumas fotos dos amortecedores fechados e abertos.


Observem que foi levantado a frente da F75 do lado do passageiro até a roda traseira esquerda começar a sair do chão, assim, a suspensão traseira esquerda (lado passageiro) ficou totalmente aberta e a traseira direita (lado motorista) totalmente fechada.

Não sei se estou fazendo alguma coisa errada, mas esperava que fosse abrir mais.



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Abs,

Celso

lucianobarbosa
11/05/2013, 08:28
Parabens Celso a sua F ta show!:euforico:



Vejam algumas fotos dos amortecedores fechados e abertos.


Observem que foi levantado a frente da F75 do lado do passageiro até a roda traseira esquerda começar a sair do chão, assim, a suspensão traseira esquerda (lado passageiro) ficou totalmente aberta e a traseira direita (lado motorista) totalmente fechada.

Não sei se estou fazendo alguma coisa errada, mas esperava que fosse abrir mais.



410517410518410519410520410521



Abs,

Celso

Celsogvs
11/05/2013, 08:38
Luciano,

Estou muito satisfeito com o resultado, mas sempre queremos mais. hehehe

Veja outras fotos.


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franscione
12/05/2013, 17:33
eaí manoo
ta ficando loka essa tal de tarja preta.. gostei do nome kkkkk
quem ta precisando toma um sou eu na reta final da minha bomba hehaueheuh
cara.. eu vi uma foto de uma F com jumelo revolver e se nao me engano trabalhava um pouco mais.. tem algo errado ae mano..
ah só uma dica.. sobre o amortecedor, eu pesquisei e ate medi alguns na loja e o amort que tem mais curso é o traseiro da s10, ele tem 26 cm de curso.. foi o que eu botei na diant da minha..

mas é isso ae ta ficando show.. falo

Renato Fraga
16/05/2013, 01:14
Luciano,

Estou muito satisfeito com o resultado, mas sempre queremos mais. hehehe

Veja outras fotos.


410577410578410579410580

Celso, sabe dizer quais molas da Band foram utilizadas na sua F????

Já vi muita gente usando os 4 molejos dianteiros da Band tanto no Jeep quanto na F. Fica uma porcaria.

Entenda que quanto maior a lâmina do feixe, melhor será o trabalho da suspensão, tanto relativo ao curso quanto à maciês.

Sua F acredito eu pode articular mais, afinal seu jumelo revolver nem aparece totalmente aberto nas fotos.

PAra ter uma ideia melhor, tente testá-la com uma "girafa".

A do Fabiano Caxias, dá pra perceber que está com molejos bem longos, e também tem a bitola mais larga que o normal...aparentemente !!!! Isso tudo interfere no resultado....

Abração

Celsogvs
16/05/2013, 08:47
Celso, sabe dizer quais molas da Band foram utilizadas na sua F????

Já vi muita gente usando os 4 molejos dianteiros da Band tanto no Jeep quanto na F. Fica uma porcaria.

Entenda que quanto maior a lâmina do feixe, melhor será o trabalho da suspensão, tanto relativo ao curso quanto à maciês.

Sua F acredito eu pode articular mais, afinal seu jumelo revolver nem aparece totalmente aberto nas fotos.

PAra ter uma ideia melhor, tente testá-la com uma "girafa".

A do Fabiano Caxias, dá pra perceber que está com molejos bem longos, e também tem a bitola mais larga que o normal...aparentemente !!!! Isso tudo interfere no resultado....

Abração


Renato,

Não sei exatamente quais molas foram usadas, pois comprei a F com os feixes de mola jé instalados.

Vou verificar quais são estes feixes e fazer um novo teste com a girafa.

Muito obrigado pelas dicas.

Abs,

Celso

tiorico
16/05/2013, 08:49
Celso,

Se não estou enganado, as molas são da pickup Bandeirante.


Abraço

Celsogvs
16/05/2013, 09:00
Obrigado Marcelo.

Abs,

Celso

Denilsom
16/05/2013, 10:17
Renato me diz uma coisa voçe disse que molas de bandeirante na F fica uma porcaria como assim ? me explica melhor é que to querendo comprar um jogo na gama para colocar na minha Rural pois não aguento mais molas originais , Grato



Celso, sabe dizer quais molas da Band foram utilizadas na sua F????

Já vi muita gente usando os 4 molejos dianteiros da Band tanto no Jeep quanto na F. Fica uma porcaria.

Entenda que quanto maior a lâmina do feixe, melhor será o trabalho da suspensão, tanto relativo ao curso quanto à maciês.

Sua F acredito eu pode articular mais, afinal seu jumelo revolver nem aparece totalmente aberto nas fotos.

PAra ter uma ideia melhor, tente testá-la com uma "girafa".

A do Fabiano Caxias, dá pra perceber que está com molejos bem longos, e também tem a bitola mais larga que o normal...aparentemente !!!! Isso tudo interfere no resultado....

Abração

fabiano caxias
16/05/2013, 11:40
dai tche...

na minha f tem 4 laminas no feixe dianteiro q provavelmente é de band 97 original de fabrica,deve ser mestre/contramestre e duas bem pequenas

atras uso feixe original da f75 com 6 laminas,

so botei a de band na dianteira porque o original da f é meio facil de quebrar,mas nao pq acho q da curso,muito pelo contrario,so é mais resistente,tanto q na traseira tenho o da f,mais maleavel,mais longo,ai q entra oq o renato quer dizer com feixe de band as vezes ficar ruim

tudo tem influencia ne

meus pneus e rodas com beadlock pesam bastante,ficam afastados do feixe,motor 4.9 pesado,conjunto pesado,força o trabalho da lamina,aqui tem umas fotos na segunda da pra ver q acaba o jumelo e torce ate o feixe dianteiro

Renato Fraga
16/05/2013, 23:34
O lance é o seguinte:

Os molejos da Band são mais largos e longos do que os do Jeep.

Na band, existe ao menos uns 5 tamanhos diferentes de lâmina mestra, dependendo do modelo.

Geralmente, as dianteiras são todas iguais, entretanto as traseiras mudam bastante.

O que sei é que a traseira da Pick Up cabine dupla é a mais longa de todas.

Fazendo uma comparação direta com as molas do Jeep, as dianteiras da band são mais longas que as dianteiras do jeep, porém mais curtas que as traseiras do Jeep.

Quando me referi que fica uma porcaria, é quando colocam as 4 molas dianteiras da band no Jeep ou na F.

Melhora na dianteira mas piora a traseira.

O motivo de instalar as 4 molas iguais é para facilitar a adaptação, simplesmente. E tem muita gente que quer é andar de Jeep, não importando se a suspensão ficou com um belo curso ou não.

Como não é bem o que discutimos aqui, já que tá mexendo, faz da forma correta.

Quanto mais longa for a mola mestra melhor é o trabalho da suspa.

Sendo assim, usar as molas dianteiras na dianteira e encontrar uma mola traseira compatível com a traseira do Jeep ou da F é o mais correto, observando sempre a diferença para as molas originais. Trocar 6 por meia dúzia, nem mexe.

O Fabiano Caxias comentou que manteve as molas traseiras originais da F. Realmente elas são bem longas, mas por conta da elevada capacidade de carga, o feixo é enorme o que deixa a mola muito dura. REDUZIR O NÚMERO DE LÂMINAS PARA DEIXÁ-LA MAIS BRANDA É O CORRETO.

Abraços a todos

fabiano caxias
17/05/2013, 08:35
É isso ai,pra quem sabe explicar fica mais facil a gente entender heheheh.

Foi oque fiz ,a minha tinha ate sobre feixe e tal,tirei laminas ate chegar no que eu imaginei q fosse ser preciso pra nao ficar durona

Celsogvs
17/05/2013, 08:44
Renato e Fabiano,

Obrigado pelas valiosas dicas.
Por favor, façam todos os cementários que quiserem, só irá ajudar e muito.

Abs,

Denilsom
17/05/2013, 09:47
Colegas obrigado pelas dicas vou ver se eles vendem só um par e coloco na dianteira ja resolve o problema,
Abs,

Celsogvs
17/05/2013, 10:26
Denilson,

No gama4x4 tem um kit para rural e F75, só não sei se tem boa qualidade, pois nunca comprei deles.

Abs,

antonio umino
17/05/2013, 12:43
Já que o comentário que fazem é sobre as molas dianteiras da Rural e F 75 (pick-up).....
Será que não dá pra colocar as molas da Band. na dianteira Trocando os suportes e a placa de apoio das molas na largura da band.
Como as molas da Toyota Band. é um pouco comprida. geralmente fazem uma emenda no chassis na ponta para receber o suporte do jumelo.................. Então..para não fazer o aumento tem como modificar o olhal da mola, isto é cortar e fazer um novo olhal da mola no comprimento original das Rural e Fs.......
Alguém por acaso já viu???? ou
alguém fez tal modificação???

Se alguém já fez compartilhe aqui com a gente...
até mais.

abçs

franscione
20/05/2013, 21:40
ae galera..
dei uma lida meio por ciima sobre o assunto das molas da band..
antes de eu começar a minha aspiral eu dei umas ligadas na gama, eu estava realmente interessado mas aí pedi pro vendedor medir uma mola de olho a olho e ele falou em 1.05 se nao me engano e que as 4 eram iguais. No mesmo dia vi um jeep na oficina de um conhecido e tinha molas de band e eram maiores que 1.05 resumindo, tem esse esquema que o renato falou de que cada modelo de band tem a sua respectiva mola e acho que essa da gama é umas dessas do modelo curto.. daria pouca diferença da original, teria que ser da mais comprida pra ter um bom resultado, dai desanimei delas e parti pra aspiral kkkkkkkkk
maaaaaaaaasss se por ventura a minha aspiral me pertuba e eu nao conseguir afinar ela do jeito que eu quero, eu arranco tudo e parto pros feixes de band.. mas do modelo mais comprido... haha

sugiro aos amigos que liguem na gama e confirmem o comprimendo ates de comprar :concordo:
falo aew

Renato Fraga
21/05/2013, 16:13
Já que o comentário que fazem é sobre as molas dianteiras da Rural e F 75 (pick-up).....
Será que não dá pra colocar as molas da Band. na dianteira Trocando os suportes e a placa de apoio das molas na largura da band.
Como as molas da Toyota Band. é um pouco comprida. geralmente fazem uma emenda no chassis na ponta para receber o suporte do jumelo.................. Então..para não fazer o aumento tem como modificar o olhal da mola, isto é cortar e fazer um novo olhal da mola no comprimento original das Rural e Fs.......
Alguém por acaso já viu???? ou
alguém fez tal modificação???

Se alguém já fez compartilhe aqui com a gente...
até mais.

abçs

Amigo, a melhora do funcionamento da suspensão com a adoção dos molejos de Toyota é justamente pelo fato deles possuirem comprimento maior. Não é só porque as lâminas são mais largas....

O ideal é remover todos os suportes dos molejos originais e realocar os novos suportes. Não necessariamente precisa emendar uma ponta no chassi, mas simplesmente fazer o suporte do jumelo o mais avançado possível.

Usar um molejo do mesmo comprimento que o original não vai te trazer melhoras significativas, pode até piorar sua suspensão deixando ela mais dura e com menor curso.

Comentei anteriormente a respeito de alterações equivocadas que vêm fazendo em Jeep. Colocar 4 molejos iguais no Jeep é errado. Ganha na dianteira e perde na traseira. Para cada um tem a sua dimensão.

Abraços

antonio umino
22/05/2013, 11:53
No final de contas...
O ideal é deixar original mesmo....
Embora as molas sejam mais estreitas e finas, elas cumprem a missão de absorver os solavancos da Via...

Um abraço..

até mais.

Fabijimny
28/05/2013, 18:03
Oxente Celsin, que trem roxo esquisito é esse aí heim?
Só não é rosa porque é roxo!
Kkkkkkkkkkk
Acompanhando também viu?

Parabéns!
Quando o fofuxo ficar pronto vamos "Galopar" juntos com cerveja!
:-)

Celsogvs
29/05/2013, 09:04
Oxente Celsin, que trem roxo esquisito é esse aí heim?
Só não é rosa porque é roxo!
Kkkkkkkkkkk
Acompanhando também viu?

Parabéns!
Quando o fofuxo ficar pronto vamos "Galopar" juntos com cerveja!
:-)



Fabi,

Num é roxo nem rosa, afinal sou atleticano é um verde do exercito americano. deu até rima. hehehehehe

A F já está em casa, mas falta os acertos finais, espero agora no mês de junho fazer as primeiras trilhas.

Abs,

Celsogvs
18/06/2013, 18:38
Vejam novas fotos da F já nas ruas.

Falta ainda acertar a descargar e alguns detalhes finais, depois é só botar pro pau.

tiorico
18/06/2013, 19:52
Muito legal...

jadel viveiros
18/06/2013, 19:54
parabéns pela restauração e transformação, com ou sem as ff são umas meninas lindas, tenho uma 1975 6cc amarela e estou reformando aos poucos, já fis freios todo tambor, troquei parafusos de centro,rodas originais 16 por 15 de aço da f1000 com pneus 31x10.5...


jadel viveiros

Celsogvs
30/06/2013, 10:35
Agora já com cano de descarga.

jadel viveiros
07/07/2013, 18:40
Agora já com cano de descarga.
Celso esta descarga ficou shouw macho, tá um tremendo jamanta, põe uma buzina a ar no teto, vai ver o visual.

Celsogvs
08/07/2013, 11:08
Jadel,

A buzina a ar está dentro do cofre do motor, pois, se colocar no teto terei problemas com galhos de arvores nas trilhas.

Abs e obrigado.

franscione
12/07/2013, 21:06
gostei da ideia da buzina hehehehe

parabéns pela viatura..

falo abraço

Celsogvs
09/08/2013, 15:47
Pessoall,

Mas noticias, depois de longos meses acertando os detalhes da F, programei a primeira trilha para este sábado (10/08), mas infelizmente ficará para outro dia, pois o mecânico não conseguiu acertar o freio.

Quando se pressiona o pedal de freio a F até para, mas se forçar um pouquinho o pedal chega no assoalho. Não tenho confiança de ir pra trilha com um freio desse.

Levei a F em uma das melhoras lojas especializadas em freio de BH, mas o mecânico disse que estava tudo certo com o freio, que eu deveria rever a adaptação.
Após pesquisa conclui que o cilindro mestre do opala que está na F não consegue empurrar óleo suficiente para 4 pinças de freio a disco, pois o freio a disco exige mais óleo que freio a tambor.
Resolvi arrancar tudo fora e começar do zero a adaptação de pedaleiras, hidrovácuo e cilindro mestre, irei colocar o hidrovácuo e cilindro mestre da blaser.

Espero que dentro de uma semana ou duas possa ir pra trilha.

Haja paciencia.

Abs,

Celso

georgevalle
09/08/2013, 16:25
Se é pouco óleo troca só o CM, coloca o da F-1000 encaixa certinho no servo do opala.

Celsogvs
09/08/2013, 16:36
Se é pouco óleo troca só o CM, coloca o da F-1000 encaixa certinho no servo do opala.

Vou ver esta possibilidade.

Obrigado.

franscione
10/08/2013, 09:15
Estranho isso.. sangraram bem o sistema todo? Trocaram o cilindro mestre? As vezes o novo vem com defeito, ja aconteceu várias vezes aqui na oficina..

Mas se vais mesmo trocar, o da blazer fica punk!

falo abraço

Celsogvs
10/08/2013, 21:38
Franscione,

Vou seguir a opinião do Georgevalle e colocar um CM da F1000 para teste, se mesmo asim não resolver, troco tupo pelo kit da blazer.

Celsogvs
21/08/2013, 21:23
Pessoal,

Coloquei o CM da F1000 98 (com turbo, pois existem dois modelos)e o freio ficou bem melhor.

Obrigado pelas sugestões.

Abs,

Celso

Celsogvs
04/09/2013, 22:11
Pessoal,

Fiz a primeira trilha com a F, mas o freio não está 100%, o problema é a adaptação que foi mal feita, ou seja, quando se pisa no freio a parede corta fogo está movimentando. Terei que retirar tudo e refazer.

Tive outros problemas que são:
1 - Redução não engata;
2 - Bloqueio traseiro não funcionou;
3 - A coluna escamoteável do volante não está travando;
4 - Maquina de vidro do lado do motorista está quebrada.

Tâ osso!

Vou acertar tudo e voltar pra trilha.

franscione
05/09/2013, 12:28
dae mano
bah cara que azar tudo isso dar errado hem..
e eu que nem andei ainda com a minha e ja apareceu problemas kkkkk
ela ta na eletrica motor ligando e tudo.. mas ainda nao deu embreagem.. tenho que dar mais uma sangrada pra ver..
outro problema é a pestana dos vidros.. tá um dilema huhu

na minha.. ali no corta fogo onde vai os pedais eu recortei e fiz um remendão com uma xapa bem mais grossa.. dai ficou 10 =)
falow abraço

Celsogvs
05/09/2013, 12:46
dae mano
bah cara que azar tudo isso dar errado hem..
e eu que nem andei ainda com a minha e ja apareceu problemas kkkkk
ela ta na eletrica motor ligando e tudo.. mas ainda nao deu embreagem.. tenho que dar mais uma sangrada pra ver..
outro problema é a pestana dos vidros.. tá um dilema huhu

na minha.. ali no corta fogo onde vai os pedais eu recortei e fiz um remendão com uma xapa bem mais grossa.. dai ficou 10 =)
falow abraço

Os problemas existem, mas posso dizer que foi show o passei que fiz, afinal, a F está comido desde de dezembro/2012 e só agora puder "andar". hehehe

Terei que retirar tudo do freio e colocar uma chama bruta pra poder dar freio.

Vamo que vamo.

Sergioporto
05/09/2013, 12:55
Pessoal,

Fiz a primeira trilha com a F, mas o freio não está 100%, o problema é a adaptação que foi mal feita, ou seja, quando se pisa no freio a parede corta fogo está movimentando. Terei que retirar tudo e refazer.

Tive outros problemas que são:
1 - Redução não engata;
2 - Bloqueio traseiro não funcionou;
3 - A coluna escamoteável do volante não está travando;
4 - Maquina de vidro do lado do motorista está quebrada.

Tâ osso!

Vou acertar tudo e voltar pra trilha.
Celso,verifica se pinças ficaram com sangrador para CIMA pois ficando para baixo nao consegue tirar todo ar do sistema.
Abs

Celsogvs
05/09/2013, 13:57
Celso,verifica se pinças ficaram com sangrador para CIMA pois ficando para baixo nao consegue tirar todo ar do sistema.
Abs

Sérgio,

As pinças estão corretas, o problema agora é a parede corta fogo que é muito fraca para suportar a força do pedal de freio. Como disse, terei que tirar tudo fora e refazer.

Abs e obrigado,

Celso

Celsogvs
17/09/2013, 17:04
Pessoal,

Neste último domingo fiz uma trilha com a F e foi show.

Denilsom
17/09/2013, 18:51
Pessoal,

Neste último domingo fiz uma trilha com a F e foi show.

Muito bom as fotos e o local a bicudinha ficou show .

Celsogvs
17/09/2013, 19:03
Denilson,

Obrigado.

Abs,

Celso

fabiano caxias
18/09/2013, 16:23
qui bacana q ta andando firme e forte heheh

parabens

marcosmoscz
20/09/2013, 13:36
Novas Fotos... :euforico:

- Chassis pintado
- Bloqueio traseiro montado
- Alavanca do bloqueio traseiro e compressor de ar atras do banco
- Buzina a ar
- Reservatório de ar


A F tá na eletrica dando um trato na fiação antiga, montando o chicote novo da coluna de direção e um painel com as novas chaves liga/desliga do:
- guincho
- farol de milha
- luz de ré
- compressor de ar
- ventoinha elétrica
- luz interna
- Buzina a ar

No fim da semana q vem deve ir pro escapamento... Ainda nao sei se faço a saida lateral atras da cabine ou se jogo tudo lá pra tras... :pensativo:

Estou com receio de ficar muito barulho ecoando dentro da cabine se a ponteira ficar por ali...

Qual compressora você está utilizando?

Obrigado

Marcos Mosczynski

Celsogvs
21/09/2013, 08:12
Marcos,

Não sei dizer a marca do compressor, mas tem foto aqui neste tópico.

Renan Folly
29/09/2013, 19:31
Celso, parabéns pela viatura! Qual é a sua impressão do motor de opala+caixa de chevette? Parabéns de novo!

Celsogvs
29/09/2013, 20:07
Celso, parabéns pela viatura! Qual é a sua impressão do motor de opala+caixa de chevette? Parabéns de novo!

Renan,

Me surpreendeu, pois, pensava que fosse frouxo, mas vai muito bem na trilha.

Obrigado.

Celsogvs
01/10/2013, 23:11
Pessoal,

Neste último sábado (28/09) fizemos uma trilha bem legal.

tiorico
02/10/2013, 09:02
Ficou show!!!

Celsogvs
03/10/2013, 08:17
Ficou show!!!


Obrigado Marcelo.
Ainda falta alguns detalhes, estou esperando o tempo ($$$$) melhorar.

Abs,

franscione
04/10/2013, 12:59
dae cara.. Parabéns! e as paradas do freio ficaram boas?
por aqui a coisa nao andou muito boa.. cara ja to cansado de ajeitar o que ja tava pronto kkkkk
um dia vaza uma coisa.. outro dia vaza outra.. pifa arranque.. e por aih vai kkkk
isso que só dei umas voltinhas na praça, ja montei os pneus de passeio pra da mais umas voltas, barro mesmo soh quero no ano que vem kkkk

falo ae abraço

Celsogvs
04/10/2013, 14:37
Francione,

Ainda não está 100%, mas melhorou muito. Troquei o celindro mestre por um da F1000 turbo (é maior), mas descobri que o problema agora é que a parede corta fogo está movimentando quando piso no freio, isso porque o hidrovacuo não está alinhado com o pedal de freio. Veja nas fotos abaixo que quando adaptaram a padaleira de opala não conseguiram colocar o pedal de freio alinhado com o hidrovacuo, para resolver o problema criaram uma peça (veja foto) que na teoria seria uma solução, mas como a peça era fraca, quando se pisava no freio somente a peça movimentava, ou seja, um lado da peça ir pra frente, mas a outra ponta não empurrava o cilindro mestre, assim, imaginava que o problema era o cilindro.
A solução foi reforçar a peça, mas como disse, ai surgiu outro problema que é a parede corta fogo movimentar. A parede corta fogo movimenta porque a força do pedal não é direta no CM, a força é lateral. Não sei se deu para vc entender, mas com as fotos talvez vc entenda melhor.

Quanto aos problemas da sua viatura, isso é assim mesmo, quando se faz uma reforma geral como foi feito na minha, somente depois de vários meses os problemas são solucionados, ou seja, é preciso depurar o que foi feito e a única maneira e usar a viatura ao máximo possivel.

Abs,

georgevalle
05/10/2013, 09:50
Celso deixa eu fazer dois comentários sobre este RTA (recurso técnico avançado), primeiro ele está fazendo uma alavanca pois as hastes estão com tamanhos diferentes e como está ele faz o pedal ter mais curso que o servo e consequentemente o cilindro mestre assim o RTA irá fazer mais força que a que se aplica no pedal resultando em pedal mais "leve" mas você já tem o servo freio para isso, mas claro que isso traz uma desvantagem que é o curso do CM que fica prejudicado (provavelmente por isso que o teu freio era ruim com CM de diâmetro menor), eu particularmente reposicionaria o servo freio mais para baixo e deixava as hastes do mesmo tamanho pois tem o curso certo já, com o curso menor (como é o caso) você não tem toda a eficiência do sistema, o segundo pitaco é de soldar uma junção nas hastes tendo como base a 2ª foto na seta indicativa mais alta soldando uma chapa nelas, assim o RTA não irá torcer mais ao sofrer esforço e não precisará reforçar a lataria, aliás faça isso primeiro que você já irá notar uma melhora no freio pois ele não vai mais torcer a lataria e isso vai melhorar um pouco o acionamento do servo.

Ed
05/10/2013, 11:22
Celso o CM da F1000 turbo é plug and play no hidrovácuo do opala?

parabéns pela reforma!

Celsogvs
06/10/2013, 08:43
Celso deixa eu fazer dois comentários sobre este RTA (recurso técnico avançado), primeiro ele está fazendo uma alavanca pois as hastes estão com tamanhos diferentes e como está ele faz o pedal ter mais curso que o servo e consequentemente o cilindro mestre assim o RTA irá fazer mais força que a que se aplica no pedal resultando em pedal mais "leve" mas você já tem o servo freio para isso, mas claro que isso traz uma desvantagem que é o curso do CM que fica prejudicado (provavelmente por isso que o teu freio era ruim com CM de diâmetro menor), eu particularmente reposicionaria o servo freio mais para baixo e deixava as hastes do mesmo tamanho pois tem o curso certo já, com o curso menor (como é o caso) você não tem toda a eficiência do sistema, o segundo pitaco é de soldar uma junção nas hastes tendo como base a 2ª foto na seta indicativa mais alta soldando uma chapa nelas, assim o RTA não irá torcer mais ao sofrer esforço e não precisará reforçar a lataria, aliás faça isso primeiro que você já irá notar uma melhora no freio pois ele não vai mais torcer a lataria e isso vai melhorar um pouco o acionamento do servo.

Georgevalle,

Obrigado pelas valiosas informações, não havia pensado no processo da alavanca ao contrario. Se entendi bem sua proposta é soldar uma chapa entre os braços da peça, se for isso, já foi feito, veja a última foto. ME esqueci de enviar uma foto da peça já no lugar.
Como disse, depois que troquei o CM e soldei esta peça entre os braços do RTA (rsrs) o freio melhorou, mas ainda está ruim e acredito que seja porque a parede corta fogo está movimentando.

Abs e mais uma vez obrigado.

Celso

georgevalle
07/10/2013, 07:58
Acabei de olhar de novo na foto 5 mas uma chapa como a que você colocou não segura o movimento ela torce também como a lataria da F, o ideal é colocar uma no outro sentido (igual aos braços) aí sim ela irá segurar a torção dos braços e da lataria, na verdade o ideal seria os braços serem de cantoneira.

Celsogvs
07/10/2013, 08:33
Georgevalle,

Muito obrigado pelas valiosas informações.

Abs,

Celso

antonio umino
07/10/2013, 14:28
Celso...
Adaptando pedaleira suspensa na F 75 (pickup Willys)...
É uma pedaleira da ford f 1000.... como ela vem com o suporte (eixos) em aluminio.e estava quebrado.
Fiz um novo suporte em cantoneira. e adaptei no painel de fogo
Tive que endireitar os pedais para passar a coluna..de direção que no caso é o do corcel II
colocando hidrovácuo de ford F 1000. e com certeza o cilindro mestre da ford f 1000 ou da D 20.
434018

434017Esta pedaleira da Ford f 1000 93... tem como fazer com que o eixo que originalmente é o pedal da embreagem, que faz o movimento dela, tem como mudar (invertendo). fazendo o pedal do freio atuar sobre o eixo, e este passar para o lado esquerdo, e assim poder deslocar o hidrovácuo mais à esquerda possivel dentro do cofre do motor.....e da maneira como adaptei, a chapa de reforço vai mais à esquerda, quase junto ao pedal do freio de mão. (no caso da F 75 de pé)....

Este seu auxiliar de pedal de freio...

Acho que vc vai ter que colocar um reforço em chapa junto ao painel de fogo.
até mais.

Celsogvs
07/10/2013, 18:01
Antonio,

Muito obrigado pela dica. Vou procurar uma pedaleira de F1000 93.

Celso

Celsogvs
08/01/2014, 20:31
Pessoal,

Estou partindo para a segunda fase das modificações, devo iniciar em breve a troca do motor de opala 4cc por um 6 canecos.

Breve noticias.

Celso

tiorico
08/01/2014, 22:45
Pessoal,

Estou partindo para a segunda fase das modificações, devo iniciar em breve a troca do motor de opala 4cc por um 6 canecos.

Breve noticias.

Celso

Vortec V6?

Celsogvs
09/01/2014, 08:47
Não Marcelo, vou optar pelo 6cc em linha da Silverado que é injetado e tem uma manutenção mais em conta.

Gosto muito dos Vortec, mas....

Terei 3 grandes($$) fases de customização na F agora, sendo a primeira a troca do motor, cambio e redução, depois reforço dos eixos e por último novos sapatos 35" ou 37".

Como diria o Jack, vamos por partes. hehehe

Abs,

paulinho_haiti
26/03/2014, 12:38
Parabéns pela luta!!!

Celsogvs
26/03/2014, 14:01
Obrigado Paulinho,

Chegou esta semana a maquina de vidro elétrico, espero conseguir instalar este final de semana.

antonio umino
03/04/2014, 14:25
Celso.
colocou a máquina do vidro???

acompanhando..

abçs.

Celsogvs
03/04/2014, 16:49
Celso.
colocou a máquina do vidro???

acompanhando..

abçs.

Antonio,

Tive um contra tempo no final de semana passada e não foi possivel concluir, mas as portas já estão desmontadas, pintadas e prontas para receber os novos Kit. Espero concluir este final de semana.

georgevalle
04/04/2014, 09:06
Por falar em kit, esta semana desmontei as portas da grand cherokee (ou seja tenho 4 e ainda vou desmontar outra +4) que estavam ocupando espaço aqui, sabe que na verdade é um kit perfeito, e mais tem muita gente desmontando estas viaturas e com certeza o valor não vai sair muito caro, a máquina na verdade tem tudo e a fixação do suporte onde os braços correm ao vidro é por dois parafusos, gostei muito do sistema vou colocar na porta da F (sei lá quando), mas vale a pena estudar esta adaptação.

Celsogvs
22/07/2014, 07:56
Pessoal,

Terminei de colocar os vidros, ficou show.

Breve posto fotos.

antonio umino
22/07/2014, 11:31
Por falar em kit, esta semana desmontei as portas da grand cherokee (ou seja tenho 4 e ainda vou desmontar outra +4) que estavam ocupando espaço aqui, sabe que na verdade é um kit perfeito, e mais tem muita gente desmontando estas viaturas e com certeza o valor não vai sair muito caro, a máquina na verdade tem tudo e a fixação do suporte onde os braços correm ao vidro é por dois parafusos, gostei muito do sistema vou colocar na porta da F (sei lá quando), mas vale a pena estudar esta adaptação.

George. Posta fotos da maquina de vidro da cherokee.

achei interessante.... Pois a maquina de vidro do uno. dá muito trabalho pra adaptar..
abçs

zé dedão
09/08/2014, 11:35
Celso. Resolveu a questão do freio? Qual solução usou?

Celsogvs
10/08/2014, 10:41
Sim, resolvido. Troquei o cilindro mestre por um da F1000 e o problema acabou.

Celsogvs
09/09/2014, 08:33
Pessoal,

Demorou mas ficou pronto o vidro elétrico.

Segue fotos.

Celsogvs
09/09/2014, 08:37
Pessoal,

Aproveitando o embalo, troquei as alavancas de marcha, tração e redução (copiei de alguém aqui de forum).

Celsogvs
09/09/2014, 08:39
Troquei o bloqueio traseiro que era um Macrotorque por um Kaiser, agora está 100% bloqueada e sem dor de cabeça.

Celsogvs
09/09/2014, 08:51
Coloquei também suportes externos para as ferramentas.

Segue fotos.

LucasBlazer
07/10/2014, 02:24
Já colocou o 6 em linha amigo?

Celsogvs
07/10/2014, 07:26
Já colocou o 6 em linha amigo?

Lucas, não coloquei não porque mudei meus planos e irei vender a F75.

LucasBlazer
07/10/2014, 18:09
'-' nuss que chato, mas que venham novos projetos, nesses ultimas duas noites passei acordado, lendo o seu e outros posts de reformas, o que encorajou a procurar uma F' ou um Rural pra começar um PC 4x4 e vender meu Omega pra dar o primeiro pontapé huhue ...

Celsogvs
08/10/2014, 07:05
Lucas,

Se me permite uma opinião, compre um 4X4 pronto, certamente você economizará muita grana e muitos cabelos brancos ao longo de no minimo 2 anos para preparar sua viatura.

É só uma opinião.

Abs,

LucasBlazer
12/10/2014, 22:24
Não, que isso, sua opinião e sempre bem-vinda, também e uma boa ideia, e adequá-lo ao meu gosto..

Rafaelopaleiro
21/02/2015, 21:46
Que pena ter que vender essa maquina.

kikoroberto
16/03/2015, 10:10
pois é uma pena.. o axei q estava ficando ao seu gosto..
:pensativo:

MARCIO GLAUSS BH
10/05/2015, 09:12
Bom Dia
a f75 continua em BH, ng com o Celso
já com mudanças em andamento,

Guilherme Toffoli
29/07/2015, 14:47
Quais amortecedores foram usados amigo?