PDA

Ver Versão Completa : Bóia do tanque de combustível



J. Alberto Berwanger
22/03/2005, 12:00
Bóia louca...
Preciso de ajuda...

Alguém já teve a dificuldade e encontrou solução?

A original está deteriorada.
Encontrei outra, que não sei de quem é, e marca do meio para cima.
Quanto mais gasto combústivel mais o marcador informa tanque cheio...
Era tudo que queria se fosse verdade! eheheheh

No aguardo de alguma informação...

Carlos Lima
22/03/2005, 14:02
Alberto,
Estou com o mesmo problema. A bóia da Alpina só marca de meio tanque (ou 3/4)para cima. Não dá pra ter noção nenuma.
Ainda não houvi falar de nenhuma adaptação que desse certo. Enquanto isso vou controlando pelo odômetro.
Abraços.

nerinei
22/03/2005, 14:06
no site mundo jpx tem a referencia da boia da C-10, já experimentaram olhar essa pra ver se funciona??

J. Alberto Berwanger
22/03/2005, 23:20
Carlos Lima e Nerinei

Encontrei a Bóia da C-10 L$ 53,00 - Fabricante Siemens
Como não tinha levado a antiga não pude compará-las, mas é muito semelhante a antiga.
Amanhã vou retirar condicionada para testar no instrumento.
Vamos desvendar o ENIGMA do tanque sempre cheio...

Alberto

J. Alberto Berwanger
25/03/2005, 22:15
Estou com o mesmo problema. A bóia da Alpina só marca de meio tanque (ou 3/4)para cima. Não dá pra ter noção nenuma.
Ainda não houvi falar de nenhuma adaptação que desse certo. Enquanto isso vou controlando pelo odômetro.
Abraços.

Carlos, boa noite

Tente examinar o terra do painel, ainda não resolví o problema no Jota.
Na bancada o instrumento e a bóia estão funcionando perfeitamente.
Ou é pane no chicote ou falta de terra no painel... (espero)

Continuarei mandando notícias do ENIGMA do tanque sempre cheio.

Abraços
Alberto

Carlos Lima
28/03/2005, 11:31
J. Alberto Berwanger,

Agradeço a atenção, mas acho que no meu caso é falta de uma porrada na haste da bóia para ela saber quem é que manda em que naquele carro.
Estou perdendo a pacência com as frescuras desse carro.
Abraços.

ricardolm
28/03/2005, 12:29
Ola Carlos, bele! :wink:

Eu tinha problemas com a boia (o problema nao acabou apenas mudou!!) antes meu carro entrava na reserva com uns 20~25 litros de diesel, hoje, quanto mais eu ando mais ele marca!! eu encho o tanque ele fica no cheio (OK), depois vai gastando ate 1/2 tanque, ate ai OK, depois do meio ele comeca a encher de novo!! :shock: :shock: :shock: quem me dera isso fosse real, como ja sei qual é a autonomia dele, quando chega nos 650 KM eu encho o tanque! Alias, eu acho um absurdo o que esse motorzinho (1.9 apenas) gasta! mal faz 11 Km/l na estrada, pensei que fizesse uns 17 Km/l

[]s usando o tacometro para marcar combustivel :twisted:

J. Alberto Berwanger
28/03/2005, 21:17
Ricardo

Só para te perturbar...

O MWM faz 14,0 km/l a 100 110 km/h
Na cidade sem pisar fundo faz 10,0 km/l
Para trilha vou instalar um Horímetro... :lol: :lol: :lol:

ricardolm
29/03/2005, 09:04
Pois é J.Alberto, por isso que acho que o XUD gasta muiiiito! :evil: :evil: :evil:
Eta motorzinho wuim e gastao!! É como um ditado que eu conheco "Motor 6 cilindros, bebe como 8 e anda como quatro cilindros!!

Apesar que sei que o XUD tem 4 cilindros, foi apenas uma analogia!

[]s sem forca, aquecendo muito e ainda gastando pacas!!

Carlos Lima
29/03/2005, 10:39
Ricardo,
Seu Jota está realmente muito bom, o meu está fazendo 8,5 KM/L na cidade e eu estou dando pulos de alegria com isso. A única diferença é que ando no Rio (ar condicionado ligado o tempo todo).
O segredo do XUD é andar com o turbo parado (abaixo dos 3.000 rpm). Assim o consumo fica legal.
A burrice da fábrica foi colocar um motorzinho desses em um carro pesado e, para compensar, reduzir os eixos. Acho que seria mais digno usar qualquer outro motor nacional e importar qualquer outra peça para pagar royalties. Isso que fizeram com o carro é sacanagem.
Abraços.
Quanto a bóia do tanque, continua a mesma m...

ricardolm
29/03/2005, 11:26
Ola J. Alberto,

Por curiosidade, qto vc esta gastando nesta façanha? :roll:

[]s

J. Alberto Berwanger
30/03/2005, 00:29
Ricardo

Tô gastando um balaio...

Dona Encrenca não quer mais passear no sábado comigo
Convidava ela p/ ir ao Ferro Velho todo sábado :?

Falando sério...

Fora o Jota, motor e caixa o orçamento previsto é R$ 10.000,00
Vai dar e vai sobrar algum...

Comecei c/ desmontagem, jateamento do chassi e carroçaria...
Estou no fnal da montagem mecânica e início da elétrica.
Vou até estofaria completa c/ troca dos bancos e insulfilm.
Só não vou por perfume no ANIMAL

Ai tem quem diga... porque não compra um Troller ou uma Land? :shock:

Tecnicamente este Jota será melhor.
Espaço interno maior que o Troller
Desempenho igual ao Troller
Suspensão melhor que o Troller

A Land, para mim, é outro conceito, não atende aos meus anseios, embora seja um veículo excelente.
É grande, pesada e lenta para minha aplicação.
Tem a pior das soluções em tração - é INTEGRAL, isto me desagrada.

Com este investimento terei Jota p/ muito tempo e por dois motivos:
1) Não quero vender...
2) Ninguém vai pagar o que investí...

Abraço
Alberto

ricardolm
30/03/2005, 09:27
Ola Alberto!

Vc chegou a ver um cara vendendo um Joller? (JPX com tudo do Troller) Nao compensava compra-lo? O cara queria 35 K ou 45 com uma porrada de acessorios, acho que se chorar ele ate diminui um pouco, pois ele estava precisando de $$$$$ para casar :shock: :shock: (Mais um louco hehehe :lol: :lol: )

[]s e boa sorte! Poste algumas fotos da reforma e pos reforma!!

J. Alberto Berwanger
30/03/2005, 13:47
Ricardo

Cheguei a ver alguns sim.

Como sou "CHATO"
Vi muitos defeitos em um e outro.
Vi soluções também...
Mas não vi todas as soluções juntas!!!
Normalmente vendem estes Jipes porque não ficaram bons ou porque já foi esgotado em trilhas pesadas.

Ficou melhor fazer direito em um carro não viciado.
Corrigir defeitos, sempre deixa "cicatrizes"... concorda?

Outro motivo por ter feito o que fiz foi a capitalização.
Vendí um carrinho usado, negociei a diferença em 6x c/ o vendedor (sem juros), paguei o Jota.
Comecei a comprar as peças que ia aplicar, paguei e guardei.
Juntei a grana p/ Mão de Obra.
Só aí comecei a reforma.
Mecânico está sendo pago por etapa concluída. (Não importa quanto tempo leva)

Estou satisfeito com os resultados obtidos (por enquanto...)

ricardolm
30/03/2005, 15:56
:D show de bola!!

Manda umas fotos das etapas!

ps.: eu nao tinha pensado nestas hipoteses : "Normalmente vendem estes Jipes porque não ficaram bons ou porque já foi esgotado em trilhas pesadas"

[]s querendo ver esse "super jota" pronto!

J. Alberto Berwanger
07/05/2005, 21:05
Bóia tanque!!!

Instalei a bóia de tanque da Chevrolet D-20 ano 86 tanque c/ capacidade p/ 88 litros.

Teste
- 1/4 de tanque - 23 litros
- 1/2 de tanque - 57 litros
- 3/4 de tanque - 74 litros
- Cheio ??? - Faltou R$ :evil: :evil: :evil:

gvogetta
08/05/2005, 15:52
Caro Alberto,

Que teste foi esse?! Testou a bóia no Jota? A da C-10 não funcionou?

Saudações,

J. Alberto Berwanger
08/05/2005, 20:16
E aí Getulio

A bóia da C-10 não funcionou, ela respondia inversamente.
Também não possuia a entrada do retorno da linha de combustível na própria bóia.
A bóia da D-20 só necessita que ajuste a haste para a leitura pelo instrumento e colocar um prolongador ao tubo de sucção de combustível (p/ alcançar o fundo deste tanque que é mais alto que o da D-20).

Mas meu teste estava errado:
Eu fiz uma escala p/ 100 litros, não sei onde capturei esta capacidade p/ o tanque do Jota, na realidade é de 80 litros nominal e 82,0 litros real.

Hoje, retirei novamente o tanque, removi a bóia e o instrumento e regulei na bancada a haste p/ uma escala que montei ao lado do tanque.

Vou comparar a escala a do instrumento só amanhã,

Afinal hoje foi Dia das Mães

Abraço
Alberto

Correa
07/07/2005, 20:23
Caro amigo,
Tive problemas com a bóia do meu Jota, e comprei uma da Alpina, o que aconteceu: a bóia só marcava do meio para cima, dei uma destorcida na curva do braço da bóia e ela passou a me dar uma leitura mais precisa, a outra solução foi desmontar a bóia velha, observei que ela funciona como um reostato (acelerador) de carrinho de autorama, percebi que a resistência onde o sensor arrastava estava gasta fazendo com que naquele local não fosse lida a quantidade de combustível, forcei então a resistência para que aquele local voltasse a encostar no sensor e fiquei com êle funcionando em casa de reserva, espero não precisar substituí-lo tão cedo.
Atenciosamente,
Corrêa

Dennis-PG
07/12/2005, 08:33
Olá pessoal, tudo bem... poxa, queimei R$ 65,00 com a boia da C-10 que o site da JPX dizia que daria certo, instalei a boia e como todos falaram ai, ela marca do meio para cima, já intortei a aste, para cima, para baixo e nada, que enigma.... Estou querendo abrir aquela caixinha e tentar inverter o sensor de leitura para ver se dá certo... Vou tentar fazer isso e se der certo respondo para vcs... Será que ainda não deu certo para ninguém esta adaptação???

Falou rapaziada.... um grande abraço a todos....

Háa naum sei se aparece ai, mas estou falando de Ponta Grossa-PR.

Até mais.

Correa
07/12/2005, 16:44
Caro Dennis,
Não entre em desespero, se a marcação está ao contrária, é só inverter os fios na bóia, se estes estiverem invertidos, nenhuma das operações citadas anteriormente apresentaram resultado.
Quanto a bóia velha, se voce conhece "autorama" talvez voce possa recuperá-la.
A bóia do meu Jota, é da Alpina, teve todos estes problemas, hoje ela marca quase certa.
Sorte a todos e bom fim de ano.

Corrêa


www.ottbr.hpg.ig.com.br

Carlos Lima
07/12/2005, 17:18
Pessoal,
Comprei uma bía na Alpina que só marcava tanque cheio. Depois de me apurrinahr um pouco o Beto de Niterói entortou ela e agora está quase boa. Mais uma duas ou três porradas e ela fica precisa.
Sei que é ridículo ter que apelar para esse tipo de solução, mas nesse caso funciona.
Abraços.

Dennis-PG
07/12/2005, 18:17
Valeu Correa, vou tentar dar uma olhada na boia antiga... e ver se os fios estão invertidos mesmo na boia nova.....

Falows.... brigadão...


Dennis

Hudson Buck
08/12/2005, 20:34
Pessoal,

Acabei de encomendar com o Michel da Automix uma bóia para o J da patroa. Pelo que conversei com ele a bóia e exatamente igual à original. O custo: R$ 35,00.

Abraços.

Hudson Buck
11/12/2005, 21:38
Já instalei a bóia nova. Ficou perfeita. Encaixa direito, o tubo de sucção é do comprimento correto e marca o nível certo no mostrador, pelo para tanque cheio. Quando diminuir o´nível do combustível eu verifico como ela se comporta com meio tanque e 1/4.


Abraços.

Othon Alvares
26/12/2005, 12:11
Alo Pessoal,

Só pra esticar o papo... :arrow: Acabei de trocar minha boia de tanque que só marcava de um pouco mais de 1/4 para cima = quando já estava de tanque vazio!!! :putz:

Usei a da pick-up JPK R$ 35,00 na Torque Max. e o mecanico teve a paciencia de checar o curso antes de instalar - resultado, peguei o Jota com 10 a 12 litros na reserva (vermelho) , enchi o tanque e está NORMAL !!! :D :D

Tbem estou na faze de gastar combustivel para acompanhar a marcacao...

Abracos..
Othon

JPX97
31/03/2006, 02:54
A boia da c-10 marca vazio como tq cheio e cheio c o tq vazio. a solução é desmontar o mostrador e modificar o desenho, onde ta cheio passa ser vazio e vice versa. A boa noticia e q o 1/2 tanque continua igual.. ou alguemtem outa solução?

Gustavo_JPX
03/04/2006, 13:16
Tem a boia "original" pro JPX na Automix, www.automix4x4.com.br
R$ 35,00 tá barato, nem compensa correr atras de adaptações...

JPX97
26/04/2006, 02:55
o negócio é o seguinte, quando tá marcando invertido é so dar um empeno de 180graus na base da haste, a boia q estaria em baixo passa ficar em cima e vice versa. daí é so rajustar pra quando estiver toda em cima mostrar cheio e toda arriada vazio