PDA

Ver Versão Completa : "Conforto" TR4

fpbastos
12/08/2010, 10:20
Pessoal,

Tenho lido no fórum muitos falando do conforto da TR4, que roda macio no asfalto e tal.

Comprei a pouco tempo uma TR4 2007 Auto, saindo de um Peugeot 307, ainda não acostumei com o balançar da TR4 quando passo pelas ruas esburacadas do Rio.

Minha sensação é que ela pula muito, isso é normal ? É a diferença por ser um Jipe ? é questão de acostumar ?

Se não for, o que seria legal eu verificar para tentar melhorar ?

Fiz um checkup de suspenção gratuito da Dpaschoal, daqueles que o cara só olha e diz que ta tudo bem, nada confiável e sem surpresa escutei que o carro não tem nada.

O carro tem 30000km aparentemente reais e não encontrei nenhuma marca de pancada no fundo.

Conto com a experiência e vocês....

Abraços!

Birigui
12/08/2010, 10:41
Cordiais saudações!

Começe verificando a calibragem dos pneus!

AACL
12/08/2010, 10:56
O carro balança mais que um 307, isso é fato.

Tb é mais duro. É normal pancada seca na traseira. O curso da suspensão é mais curto, o que ajuda a manter o carro no chão nas estradas de terra (mas atrapalha um pouco no off road).

Abs

Lindóia

fpbastos
12/08/2010, 10:56
Oi Birigui,

Qual a sua sugestão para a calibragem, o indicado pela Mit 26 nos 4 ?

Abraços!

Paulo_CW
12/08/2010, 11:15
Caro colega...
Vc mudou completamente de conceito quando trocou o 307 pela TR4... cuja a vocação e mais jipe, ou seja mais off road.... outro centro de gravidade, balança, trepida etc.... questão de se acostumar....
Ah sim.... quanto a TR4 ser confortável, rodar macio.... ahhhh.... comparado com q???? com Troller, Samurai, CJ.... dae com certeza:mrgreen: mas se comparar com o Vitara por ex.... perde....:mrgreen:

No mais... vai se acostumando....:concordo:

Paulo_CW
12/08/2010, 11:19
O curso da suspensão é mais curto, o que ajuda a manter o carro no chão nas estradas de terra (mas atrapalha um pouco no off road).

:stop: Pare ae....
:discordo::discordo::discordo::discordo:
O curso da suspa é mais LONGO justamente para MELHORAR o desenpenho OFF

fpbastos
12/08/2010, 11:24
Valeu Paulo!

Tinha isso em mente, mas como é o primeiro jipe, ainda estou preocupado de ter algo errado...

Acredito totalmente que seja questão de adaptação.

Você tem alguma sugestão para calibragem ??

Abraços!

Paulo_CW
12/08/2010, 12:03
É colega... vaui se acostumando com um 4x4... ou volta para o os 4x2...
Quanto a calibragem, ela não vai interferir tanto no conforto.... procure manter o q for mais adequado entre 24 e 28lb....
E ao invéz de se preocupar com calibragem.... veja q pneu q vc esta usando... vai q o dono anterior pois um perfil baixo num 4x4 kkkkkkk

Alessandro.Ibama
12/08/2010, 12:44
Calibragem ao contrário do dito acima....influencia sim....tanto faz na tr4 2010 com perfil mais baixo do que minha outra tr4 2008 com perfil mais alto...tacar pressão além do recomendado 28..29..30 o carro pula mesmo (observação: estou falando de ambas as tr4 com pneus originais pirelli).

Paulo_CW
12/08/2010, 15:22
Obviamente
Obviamente.... levando ao pé da letra.... mas coloque um perfil BAIXO (não os originais) com 30LB.... e me diga q é a mesma coisa.... só se for pra pra ir no shopping pular tartarugas de 4x4:mrgreen:

FABIO HUNTER
17/08/2010, 21:19
Então pessoal, tb estou com algumas dúvidas para adquirir meu primeiro 4x4....como li a msg do fpbastos e, tb pelo fato dele ser aqui do Rio, optei por colocar meu post aqui.

Minha primeira aquisição de um 4x4 se dará em breve, se Deus quiser, até o início do ano que vem. Inúmeros carros vieram a minha mente, mas a minha situação $$ só se enquadra em veículos na casa dos R$ 40.000,00 e quero tentar unir o útil ao agradável....pensei muito, pesquisei pouco, mas cheguei a conclusão de que um TR4 seria o mais indicado pra mim, tendo em vista que procuro um 4x4 automático. Ele é pequeno, eu sei, mas acredito que me atenda bem de acordo com minhas necessidades (uso urbano na maior parte do tempo, areia nos fds, mas nem todos, e uma trilhazinha de leve uma vez ou outra, se der)....

Gostaria da ajuda de quem já tem o carrinho, sobre a questão da manutenção, consumo, seguro, IPVA, etc.....o que vcs me dizem ??

Fpbastos, vc que adquiriu o brinquedinho há pouco tempo, como está a faixa do valor do seguro dele aqui no Rio e também o IPVA ???

Já ouvi que vale muito à pena pegar a versão à Gasolina, pois a Flex, apesar de ter a redução no IPVA, é muito beberrona, é verdade ???

Grande abraço e aguardo informações.....

patto
17/08/2010, 23:28
Gostaria da ajuda de quem já tem o carrinho, sobre a questão da manutenção, consumo, seguro, IPVA, etc.....o que vcs me dizem ??

Fpbastos, vc que adquiriu o brinquedinho há pouco tempo, como está a faixa do valor do seguro dele aqui no Rio e também o IPVA ???

Já ouvi que vale muito à pena pegar a versão à Gasolina, pois a Flex, apesar de ter a redução no IPVA, é muito beberrona, é verdade ???

olha só, tenho uma TR4 AT 2010, então, é difícil responder a algumas perguntas, como manutenção, pois a minha tem só 1200km...mas, algumas coisas não mudam...
estou fazendo em torno de 5,5 km/l entre cidade/estrada, mais cidade, especialmente o trânsito tranquilo de SP...hehehehe...

a gasolina, de fato, é um pouco mais ecônomica que a flex, mas, dependendo do preço do álcool, vale mais a pena do que a gasolina...ela é gastona, mas não é nenhum absurdo, especialmente se comparar, por exmplo, que o Stilo 1.8/vectra 2.0 fazem os mesmos 5,5 km/h no álcool, mas, nenhum deles proporcionam metade do que a TR proporciona

quanto ao IPVA, não tem diferença de preço, pelo menos aqui no Estado de SP e, acredito, aí no RJ também não tenha.

finalmente, quanto ao seguro, é difícil dizer, pois são tantas as variáveis, inclusive de corretor. Como exemplo, embora a minha seja 2010, pago mais barato que todos os 5 caras que possuem TR 2008 ou 2009, ainda que eu seja solteiro e alguns casados...

espero ter ajudado um pouco
abs

robertomojr
17/08/2010, 23:55
Minha esposa tem uma TR4. Eu tenho uma L-200. Quando ando na TR4 dela acho um carro muito macio, rs...

Tudo é uma questão de referencial. Como o pessoal disse, se seus pneus estiverem com a calibragem recomendada e sua TR4 estiver com 30 mil km, não existe motivo para sua TR4 ser diferente de qualquer outra.

Por outro lado, não precisa ser nem um 307 para fazer a diferença... Outro dia andei num corsa da empresa e achei muito mais macio que meu carro ou a TR4... Porém saiba que vc tem um carro p/ viagens e trilhas leves que é simplesmente fantástico. Já fomos pra Argentina com a TR4 e foi muito, muito bacana mesmo!

Respondendo outra questão, ela consome mais que o esperado de um carro de passeio 2.0 16v. A da minha esposa é uma 2006 gasolina automática, não faz mais que 8 Km/l. A manutenção tbm não é barata, mas o carro está com quase 100 mil km e parece zero...

Enfim, resumindo: Se vc achar um carro que consome pouco, tem o conforto de um 307 e faz oq a TR4 faz no off-road, e ainda tem manutenção barata, por favor me avise. Como dizem em economia, uma escolha custa o que abrimos mão de ter nas demais escolhas, ou seja, quando trocou o conforto do 307 pela TR4, abriu mão de uma suspensão muito macia, excelente estabilidade, e consumo relativamente baixo, por um carro que te leva muito mais longe, com um conforto apenas marginalmente pior e que vai te fazer conhecer lugares estonteantes, em especial no litoral do RJ, já que fica perto de onde vc mora!

Faço uma sugestão p/ vc conhecer as praias que ficam bem na fronteira entre SP/RJ (ubatuba / paraty). Tem várias maravilhosas que nenhum 307 chega! Já a TR4...

Vale a pena!

Curta seu novo carro e oq ele te oferece de melhor!

Abraço!

Maciel09
19/08/2010, 01:42
É um jipe. Não dá para comparar com um hatch, tampouco com veículos de outra espécie. Ele pula, mesmo utilizando 26l, e balança mais do que um automóvel, devido ao centro de gravidade mais alto.
Quando fiz geometria e balanceamento pela última vez, me recomendaram utilzar 30l, para não gastar os pneus nas bordas. Não tive coragem, pois fica que é um cabrito, salvo para viagens, apenas no asfalto, o que auxilia para um consumo menor de combustível.

fpbastos
19/08/2010, 09:35
Vamos por partes...

Então pessoal, tb estou com algumas dúvidas para adquirir meu primeiro 4x4....como li a msg do fpbastos e, tb pelo fato dele ser aqui do Rio, optei por colocar meu post aqui.

Minha primeira aquisição de um 4x4 se dará em breve, se Deus quiser, até o início do ano que vem. Inúmeros carros vieram a minha mente, mas a minha situação $$ só se enquadra em veículos na casa dos R$ 40.000,00 e quero tentar unir o útil ao agradável....pensei muito, pesquisei pouco, mas cheguei a conclusão de que um TR4 seria o mais indicado pra mim, tendo em vista que procuro um 4x4 automático. Ele é pequeno, eu sei, mas acredito que me atenda bem de acordo com minhas necessidades (uso urbano na maior parte do tempo, areia nos fds, mas nem todos, e uma trilhazinha de leve uma vez ou outra, se der)....

O fato do carro ser pequeno é ótimo para uso urbano, você para em qualquer vaga que um carro normal para.

Manutenção ainda não precisei fazer nada fora do normal... apenas balanceamento e alinhamento... custo normal.

Consumo, até agora só matei um tanque... embora rode apenas 300KM até entrar na reserva, o que assusta um pouco, isso se deve ao tanque pequeno na verdade fez 7,5 Km/lt isso com uso bem balanceado de cidade (engarrafamentos (centro-tijuca), serras (alto e grajaú)). Isso sem AR, como está frio por aqui fiz a primeira medição totalmente sem ar.

Seguro: depende muito, mas digamos que paguei 1000 pratas de diferença para passar do 307 pra ela seguro valendo até o próximo carnaval. Imagino uns 3000 ou 3500 para 1 ano.

IPVA: Acho que o último foi em torno de 2000 não lembro direito e está no carro. Não foi eu que paguei.

Não sei te dizer, mas eu tb estava procurando uma flex, são mais caras e eu andei lendo algumas reclamações do motor flex, não fui a fundo pois já eram dois motivos para pegar uma a gasolina e auto, a minha é 06/07.

Como não penso em fazer trilhas, ou se fizer será coisa bem leve... penso em talvez colocar um GNV de quinta geração que acho que funciona bem nela. O custo desse kit fica em +/- 5000 agora a economia do IPVA e Combustível será monstruosa.

O conforto da auto no trânsito da cidade é show! Coloquei uma TV digital nela e pronto, o engarrafamento ficou muito menos cansativo e chato.

Grande abraço e aguardo informações.....

Espero ter ajudado!
Abraço!

FABIO HUNTER
19/08/2010, 10:17
Vou ver se consigo fazer um test-drive em uma que achei no webmotors...assim que fizer, darei um feedback...

Tenho um amigo que tem uma 07 em Cabo Frio e ele paga R$ 1.800,00 de seguro....barato demais pro carro que é, na minha opnião... ;)

Abs e valeu pela ajuda....

Annibal
19/08/2010, 16:19
A flex é melhor compra. Desvaloriza menos e é mais fácil de revender.

neilsonhenriques
19/08/2010, 16:38
Já tive uma 2005/2006 a gasolina que não pude manter porque bebia demais. Troquei ela num Freelander V6 que era até mais econômico.

Hoje tenho uma AT 2008 Flex que faz 6,5 km/l de álcool na cidade no mesmo trajeto.

Pela experiência, a Flex é muito mais econômica.

Mas não é só isso que conta. Ela também tem freio a disco na traseira e a frenagem melhorou muito. Aliás, a diferença dessa 2008 que tenho hoje e a 2005 que tinha é muito grande. O carro melhorou em vários outros aspectos.

Eu acho que não vale a pena comprar uma a gasolina. Quem já tem, beleza, mas você que está procurando são outros 500.

Abraço, :concordo:
Neilson