PDA

Ver Versão Completa : Quebra de Caixa - 2nd time



Guto
21/03/2005, 20:41
Olá Senhores!

Espero que todos estejam bem e acelerando muito nas trilhas de nosso país!

Primeiro gostaria de apresentar meu Jeep:

CJ5 66
Caixa C10 3 Marchas
Motor 6c Opala Carburacao 2E
Suspensao SPOA molas de Toyota
Eixos de Rural com relacao original da mesma
Pneus Frontieira 33"

Bom, vou direto ao assunto: Minha caixa quebrou pela segunda vez no mesmo ponto: O Eixo Piloto (acredito que este seja o nome).
Bom meu mecanico estava explicando que esta caixa nao sendo original tem que ser adaptada para receber a caixa de reducao. Sendo assim, o eixo recebe uma uniao atraves de solda. O que quebrou foi este ponto soldado.

Gostaria de saber se alguem já passou por esta infeliz aventura.

Abraços a todos e obrigado.

Giovani
21/03/2005, 22:20
Bom, vou direto ao assunto: Minha caixa quebrou pela segunda vez no mesmo ponto: O Eixo Piloto (acredito que este seja o nome).
Bom meu mecanico estava explicando que esta caixa nao sendo original tem que ser adaptada para receber a caixa de reducao. Sendo assim, o eixo recebe uma uniao atraves de solda. O que quebrou foi este ponto soldado.

:D Fala Guto!!!

:o Bom, o eixo piloto liga a caixa ao motor. Mas se o problema é no acoplamento da cx. de redução, deve ser o eixo entalhado (conheço por esse nome, pode ter outro). Já vi várias adptações dessas funcionarem muito bem. Pode ter 2 problemas: serviço de solda mau feito, ou desalinhamento dos cascos das caixas, o que força as engrenagens, ocasionando a quebra. Se o torneiro que trabalhou no entalhado é dos bons, é provável que seja a adaptação da caixa, ou ambas. A face do casco da caixa de câmbio, que liga na cx. de redução, deve ser exatamente paralela à face oposta, que acopla na capa-seca do motor. Esse alinhamento se faz no torno. :wink:

[]'s

Guto
22/03/2005, 08:58
Olá Giovanni!
Prazer em conversar novamente.

Existe outro ponto que gostaria de comentar.
Minha caixa reduzida está fazendo um ronco muito forte quando deixo o jipe em uma alta velocidade com a caixa de marchas no neutro.
O estranho é que quando acelero o ronco para....me falaram de um eixo "roncador" (achei estranho o nome) da caixa montanha....já viu ou ouviu algo parecido?

Abraços.

leopoldo
22/03/2005, 11:34
Guto,

O que o GIOVANNI falou em termos de suposições está correto. E complementando:

O que eu acredito ser seu problema não é nem bem a solda mas sim o beneficiamento do eixo.

Os materiais usados nos cambios são tratados termicamente e as qualidades mecanicas vão embora com a solda.

O correto seria fazer uma adaptação sem solda. Por meio de acoplamentos mecanicos que estejam disponíveis.

Beto Lacerda
22/03/2005, 12:22
pra parar de quebrar o cambio investe nos pilotos prontos para adaptação , sem soldas e problemas de alinhamento , a deeptec e uma empresa de bh que me esqueci o nome fabricam essas peças , pra vc tirar o barulho da caixa de transferencia , a TT4 faz um kit igual ao que eu tenho instalado na minha que coloca rolamentos , reforçando e eliminando os ruidos da uma olhada aki http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6769&start=20
[]'s

Giovani
22/03/2005, 13:16
Minha caixa reduzida está fazendo um ronco muito forte quando deixo o jipe em uma alta velocidade com a caixa de marchas no neutro.
O estranho é que quando acelero o ronco para....me falaram de um eixo "roncador" (achei estranho o nome) da caixa montanha....já viu ou ouviu algo parecido?

:D Fala Guto!!!

:o Se ronca é pq tem problema... O que acontece é quando vc deixa só a 4x4 engatada e anda feito louco, aí ronca, pq essa caixa não é para andar na 4x4 em alta velocidade. Mas pelo que vc explicou, não é isso. Então desmonte a caixa! Ou vai ter um par de engrenagens roídas ou vão ser os roletes do grupo, às vezes tudo junto... :P


pra vc tirar o barulho da caixa de transferencia , a TT4 faz um kit igual ao que eu tenho instalado na minha que coloca rolamentos , reforçando e eliminando os ruidos

:o Ô Beto, não ensina coisa errada pro guri... Se tem barulho é pq tem problema! Não vá tampar o sol com a peneira... Esse Kit não é o tal do "Prolong" ?(Ui, comprou no sex shop querida? :lol: :lol: :lol: )
:D Brincadeiras à parte, é altamente recomendável uma desmontagem total da cx. de tração. Se quiser aproveitar, já desmonte a de câmbio pra revisar... :wink:


O que eu acredito ser seu problema não é nem bem a solda mas sim o beneficiamento do eixo.

Os materiais usados nos cambios são tratados termicamente e as qualidades mecanicas vão embora com a solda.

:D Quem sou eu pra discordar de quem entende, mas acontece que já vi inúmeros serviços como esse, só na base de solda, sem tratamento posterior, que estão rodando por aí faz tempo... :wink:

[]'s

Beto Lacerda
22/03/2005, 13:24
pra vc tirar o barulho da caixa de transferencia , a TT4 faz um kit igual ao que eu tenho instalado na minha que coloca rolamentos , reforçando e eliminando os ruidos

:o Ô Beto, não ensina coisa errada pro guri... Se tem barulho é pq tem problema! Não vá tampar o sol com a peneira... Esse Kit não é o tal do "Prolong" ?(Ui, comprou no sex shop querida? :lol: :lol: :lol: )
:D Brincadeiras à parte, é altamente recomendável uma desmontagem total da cx. de tração. Se quiser aproveitar, já desmonte a de câmbio pra revisar... :wink:


hehe não é prolong não :lol: :lol: , nem foi em sex shop que achei ... , e na boa que que eu ensinei de errado , a reduzida ta roncando , para colocar o tal kit vai abrir e desmontar tudo , o que estiver quebrado troca e qdo montar com o kit não tera mais roncação , grande Giovanni esse kit vc não conhece , da uma olhada no link da msg anterior e me diz que achou ...
[]'s

Giovani
22/03/2005, 14:12
grande Giovanni esse kit vc não conhece , da uma olhada no link da msg anterior e me diz que achou ...
[]'s

:D Grande Beto!!!

:P Falha minha, não tinha olhado o link... Conheço sim, o Berga já fez vários desses. :wink: É uma solução pra quem quer economizar muitas latinhas... Mas se colocar tudo novo (grupo, eixo e roletes), não ronca. :P :lol:

[]'s

Beto Lacerda
22/03/2005, 14:21
:D Grande Beto!!!

:P Falha minha, não tinha olhado o link... Conheço sim, o Berga já fez vários desses. :wink: É uma solução pra quem quer economizar muitas latinhas... Mas se colocar tudo novo (grupo, eixo e roletes), não ronca. :P :lol:

[]'s
como assim economizar ?? eu gastei o que todos gastariam para revisar uma T-case + 150 pilas +/- do serviço e peças , só se por economizar vc se refere em não comprar a t-case toy (nossa eterna discordia , DANA 18 revisada e bem montada AGUENTA :lol: :lol: )

Giovani
22/03/2005, 14:57
como assim economizar ?? eu gastei o que todos gastariam para revisar uma T-case + 150 pilas +/- do serviço e peças , só se por economizar vc se refere em não comprar a t-case toy (nossa eterna discordia , DANA 18 revisada e bem montada AGUENTA :lol: :lol: )

:D Se agüenta, depende do pé.... :lol: Mas eu falava de comprar o grupo da reduzida, que por aqui tá uns 350,00... Fora eixo e roletes.... :wink:

[]'s

leopoldo
22/03/2005, 15:16
..........mas acontece que já vi inúmeros serviços como esse, só na base de solda, sem tratamento posterior, que estão rodando por aí faz tempo...


sim, já ví também mas quando quebra, o dono do jeep fica com aquela cara de bobo sem saber o que aconteceu...............sem a mínima ideia.

O motor tá dum lado torcendo o eixo.

O pneu tá do outro lado segurando o jeep e torcendo o eixo pro outro lado.

no MEIO, tá um eixo (piloto) com uma solda daquele jeito que cada soldador fez do seu, com aquelas trinquinha de contração, com aquela porosidade, com aquela ZTA dos 2 lados do cordão, com aquela falta de fusão...... etc....etc...etc....

Ai o dono do jeep se empolga, enfia uns 35", acelera e :

CRRRRRRAAAAAAAAACKKKK ! :shock:

quebrou !


ai ele vem correndo pro forum e posta a pergunta, ......achava que nunca ia quebrar. Porque quebrou????

A "resposta" está nas nossas respostas.

Giovani
22/03/2005, 15:26
Ai o dono do jeep se empolga, enfia uns 35", acelera e :

CRRRRRRAAAAAAAAACKKKK ! :shock:

quebrou !

:lol: Isso é lindo de se ver.... O cara vem com aqueles Kichutes enormes, se achando "o" cara, e paga um mico daqueles pra um Willys 42 originalzinho... :lol:

:o Falando sério, o T-Rex tá com o piloto assim, 4.1 Mpfi dum lado e Grabber 35" do outro... Por enquanto nada... Se acontecer aviso! :P

[]'s

Guto
22/03/2005, 16:59
Esta situacao de passar por bobo já me aconteceu 2x em RAIDs aqui em Curitiba.
Meu jipe, enorme, bem calcado mas nao aguenta nem 30% do tempo das provas.
Lastima. :oops: :? :cry:
Mas acredito que adaptacoes sejam assim mesmo, com o tempo tudo se arruma. E quando estiver tudo correto, coitado do 42 :) :twisted:

Sobre o Eixo da caixa, conversei com o mecanico....é o eixo da caixa que se acopla a reduzida. É o mesmo que vcs chamam de eixo piloto? :shock:

Mesmo assim, vou verificar o link disponibilizado acima.

Obrigado for while..............

elcio
22/03/2005, 17:06
Guto

eu tenho caixa de C-10 ha anos e to mais faceiro que raposa no galinheiro.
de tudo que ja me deixou na mao, ou no mato, a unica que me foi fiel foi a dita cuja, sempre ali, firme e forte.
ja rodei com V8, 4.1 e agora o 4.9. e ela ali, inquebravel.
se vc ainda esta com problemas no entalhado, que pelo visto eh o que aconteceu, me de um alo que te passo o telefone de um cara mago em caixas de C-10.
mas pra quebrar entalhado tem algo de muito errado ai. vc ja viu o tamanho daquilo?

[]´s

Giovani
22/03/2005, 17:11
....é o eixo da caixa que se acopla a reduzida. É o mesmo que vcs chamam de eixo piloto? :shock:

:o Não, o piloto acopla a caixa ao motor. É o entalhado que vc quebrou. Como disse o Élcio, tem coisa errada... :wink:

[]'s

leopoldo
23/03/2005, 08:57
Giovanni e Elcio,

O que eu falei do eixo piloto também se aplica à qualquer eixo adaptado do cambio e pior se for na saída pois o torque está multiplicado.


Embora o que vocês já tenham comentado sobre o desalinhamento seja uma boa possibilidade, ainda assim acredito mais no problema da solda em sí.


Não acredito que tenha muito mais a ser considerado nesse caso.

André-4WD
22/07/2008, 20:31
Pessoal:
Qual é o sinal da quebra do eixo entalhado??

Olha que aconteceu comigo hoje, tirando a rural da garagem!!!

- Engatei a ré e fui sair, nesse momento de um tranco (parecia q a marcha havia escapado)
- fiquei sem engatar nenhuma marcha
- Mesmo tentando engatar as marchas, embora a alavanca do cambio entrava na posição normal de marcha engatada, nao tinha engrenado nada. Com motor desligado, ou mesmo ligado, sem acionar embreagem, não faz barulho de arranhar marcha se tento engatar.
É o entalhado quebrado???

Se for, como faço para rebocar até o meca?
retiro os cardans e puxo normal??

abraços
Andre
Por um acaso seria ficar sem engatar nenhuma marcha e mesmo na tentativa de engate, sem pé na embreagem, não faz ruído nenhum?

Ramone
22/07/2008, 21:35
Cara sou bem leigo no assunto, mas isso parece que tua reduzida foi pra neutro, não?

Ao menos o efeito é o mesmo. :D

André-4WD
23/07/2008, 09:51
Ramone:
Exatamente,parece que o carro ta no neutro, mas fuçei em todas as posições e nada.
Conversando com alguns conhecidos,é sintoma de quebra do entalhado mesmo..
abraços
andre