Ver Versão Completa : PRECISA DE VENTUINHA ELETRICA???
TIAGO PIPPER
21/03/2005, 15:56
OLÁ AMIGOS,
O NEGOCIO É O SEGUINTE:
ADAPTEI UM MOTOR DE OPALA 4 CIL A ALCOOL NO MEU CJ-5......
O RADIADOR CONTINUA O ORIGINAL DO JEEP.........
PRECISA COLOCAR UMA VENTUINHA ELETRICA OU POSSO CONTINUAR COM A HELICE ORIGINAL DO MOTOR......?!
ESTOU ACHANDO ELA MEIO LONGE DO RADIADOR...!!
o motor esta esquentando?
seria melhor, num primeiro plano, tentar trazer o radiador para mais perto da helice ate a distancia de +- 2 dedos das pas.
instale uma ventoinha eletrica apenas se a solução acima nao resolver o seu problema de superaquecimento.
geralmente as pessoas adaptam o motor baseado na posição da transferencia e cardans, acho isso errado, o certo seria o contrario, adapta-se o motor corretamente no cofre, otimizando o espaço, e depois instala a caixa de marchas, transferencia e refaz os cardans.
[]´s
o motor esta esquentando?
seria melhor, num primeiro plano, tentar trazer o radiador para mais perto da helice ate a distancia de +- 2 dedos das pas.
:D Fala Tiago!!!
:D Isso que o Élcio falou, ou se a distância não fôr tão grande, faça um duto, espécie de capa, que vai do radiador até a hélice, para canalizar o vento. Se vc fôr usar em trilhas, a elétrica é melhor, seja qual fôr o jeep ou motor, pois vc fica muito tempo parado (ou andando beeem devagar) com o motor funcionando na lenta. Como não pega vento e a hélice gira pouco, não refrigera... :wink: Além de poder desligar quando cruzar um rio. :wink:
[]'s
Sergio Rocha
21/03/2005, 22:33
Fala Tiago
Ou faça com eu, mantenha a do opala e coloque uma eletrica na frente do radiador .
Acionada por cebolão.
[]'
Olâ a todos ! :D
Seria bom tbm dar uma verificada no estado do radiador. Fazer uma limpeza interna sempre melhora em muito a eficiência. :wink:
[]' refrigerados
Fala Tiago
Ou faça com eu, mantenha a do opala e coloque uma eletrica na frente do radiador .
Acionada por cebolão.
[]'
Áproveitando o tópico. O cebolão do motor opala pederia ser utilizado para um motor OHC a gasolina? a faixa de temperatura de trabalho seria a mesma? :?
[]'s
Sergio Rocha
22/03/2005, 15:10
fala Helio
Vc não deve utilizar cebolão de motor a alcool em motor a gasolina.O motor a alcool trabalha mais quente.
Caso os dois sejam a gasolina, pode utilizar sem problemas.
[]'
Grande Sérgio !!! :D
Eu estou pensando em instalar a ventoinha elétrica, mas eu estava com dúvidas quanto ao cebolão que eu poderia utilizar.
Obrigado
[]'s refrigerados :wink:
Ronaldo B.
22/03/2005, 17:58
OLÁ AMIGOS,
O NEGOCIO É O SEGUINTE:
ADAPTEI UM MOTOR DE OPALA 4 CIL A ALCOOL NO MEU CJ-5......
O RADIADOR CONTINUA O ORIGINAL DO JEEP.........
PRECISA COLOCAR UMA VENTUINHA ELETRICA OU POSSO CONTINUAR COM A HELICE ORIGINAL DO MOTOR......?!
ESTOU ACHANDO ELA MEIO LONGE DO RADIADOR...!!
Tiago,
Também estou com o GM151 no meu CJ e com o radiador original. Até agora não tive problemas de aquecimento, pelo contrário, numa viagem que fiz no carnaval rodei 220 km de estrada e nas descidas, engatado, a temperatura caia bem. Também estou pensando na solução que o Sérgio mencionou.
[]´s
Sergio Rocha
22/03/2005, 18:30
Vou confessar uma coisa. Até hj a ventoinha só foi acionada 2 vezes.E se não tivesse não teria acontecido nada.Mas, como gostamos de inventar moda, coloquei a ventoinha.
Eu coloquei o cebolão no radiador.Mas ele pode ser colocado em outro lugar. Tem gente q coloca na mangueira de saída do radiador.Eles tem diversos modelos com diversas temperaturas de acionamento.Nào lembro qual é o meu.Acho o ideal um de 80/90 graus.Mas nào posso afirmar com certeza.Teria q ver em quanto ele aciona e em quanto ele desarma , pra não correr o risco de comprar um de temp muito baixa e ele não desarmar nunca.
[]'
fernandão
22/03/2005, 21:29
em caros com motor a gasolina é normal usar 75/85 e a alcool 85/95
e é legal vc colocar a ventoinha com desligamento manual no caso de vc atravesar algum rio ... no meu jeep uso a ventoinha do astra com acionamento manual não instalei cebolão só ando sempre ligado na temperatura :mrgreen:
[]´s
o ideal seria mesmo colocando cebolão, colocar uma chave no painel, pois o cebolão pode falhar, ou, voce pode ligar a ventoinha preventivamente.
ex: vc chega de frente para um subidão bem forte e comprido, que só vai em primeira reduzida, voce ja sabe que vai esquentar, então por que esperar o cebolão acionar?? voce ja liga antes, para prevenir... isso pode parecer besteira, mas pra quem tem ainda o motor original no jeep (meu caso, CJ3, motor Continental "Go Devil", fumando só um pouquinho...) e não que judiar muito do bichinho...
em caros com motor a gasolina é normal usar 75/85 e a alcool 85/95
e é legal vc colocar a ventoinha com desligamento manual no caso de vc atravesar algum rio ... no meu jeep uso a ventoinha do astra com acionamento manual não instalei cebolão só ando sempre ligado na temperatura :mrgreen:
[]´s
A ventoinha do astra a q vc se refere é a q fica na frente certo? Como vc prendeu ela?
FElipe
fernandão
30/03/2005, 17:54
Felipe isso minha ventoinha fica na frentre entre a grade e o radiador
eu retirei a capa que ela vai presa no radiador do astra esse plastico vc nao usa vc vai usar as abas que segurava a ventoinha nesse plastico e fiz tres suportes
de ferro em L e prendi os mesmos na grade do jeep muito facil de fazer isso só é nescessario uma furadeira e uma morsa pra dobrar as chapas retire seu radiador e centralize a ventoinha na grade do jeep meça direitinho pra ventoinha nao pegar na garde e nem no radiador e use as chapas de ferro bem forte pra nao ter problemas !!!! :wink:
não sei se me fiz entender mas qualquer duvida me pergunta :lol:
nao dá pra colocar fotos pois estou se maquina digital mas se vc precisar eu dou um jeito e empresto de alguem pra tirar umas fotos pra vc :mrgreen:
[] ´s espero ter ajudado e nao te confundido mais !!!!
o ideal seria mesmo colocando cebolão, colocar uma chave no painel, pois o cebolão pode falhar, ou, voce pode ligar a ventoinha preventivamente.
Boa Gente!!! :D
Na ligação elétrica da ventoinha é necessário um rele ou dá pra ligar direto na chave :?: :?
[]'s ligados
Fernando, ajudou sim! Só me diz mais ou menos qual a distância q ela fica do radiador.
Valeu!
Felipe
Na ligação elétrica da ventoinha é necessário um rele ou dá pra ligar direto na chave :?: :?
:D Fala Hélio!!!
:D Se a chave não fôr daquelas de "prástico", pode ser direto. Fale com o eletrecista e peça para pôr uma lâmpada de aviso, pra quando estiver desligada. Fica acesa se a ventoinha desliga. Assim vc não esquece de ligar...
[]'s
fernandão
31/03/2005, 11:46
Felipe
vou dar uma olhada na minha e te passo a distancia mas nao tem muito erro quanto a isso pois se vc centralizar a ventoinha na grade essa vai ser a distancia
isso só vai mudar se sua viatura for 57 motor 4 cilindros que a grade é maior (espaço interno ) se for coloca mais perto do radiador !!! a é legal falar tambem que a ventoinha tem que ser invertida ( ventar pro lado do radiador e nao puxar o vento ) e ligar no segundo estagio o mais forte :wink:
[]´s
COmo faço pra ligar no segundo estágio?
fernandão
01/04/2005, 14:16
Felipe a ventoinha ten tres plugs pra ligaçao vc vai testando e ve qual é o mais forte foi assim que eu fis !!! e deu certo nao pegou fogo :mrgreen:
[]´s
Beleza, acho q um bom começo.
Obrigado pelas dicas.
Felipe