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Ver Versão Completa : Conversor de Torque - G. Cherokee 96 5.2



Jean Batistelli
09/08/2010, 17:16
Olá companheiros, tenho uma Grand Cherokee Limit. 96 5.2 com a qual faço umas trilhas leves e expedições, de uns dias para cá começou a fazer um barulho (trelado) entre o motor e a CA, percebe-se que é na frente da CA na parte do conversor de torque e o trelado só aparece com a alavanca de cambio posicionada em neutro ou ré e é percepitivel que esse barulho acompanha a rotação do volante do motor, até agora o cambio continua funcionando normalmente, não patina e nem pula marcha passando as marchas normalmente, o oléo do cambio está perfeito no nível e sem cheiro e na cor normal (avermelhado), o cambio foi feito a um ano atrás más não foi mexido no conversor, gostaria que me dessem uma luz, pois estou no Maranhão e aqui ninguem entende dessas caixas. desde já agradeço a todos.

Cláudio Brasília
17/08/2010, 19:55
Prezado Jean,
Primeiramente, tem que identificar qual modelo de caixa está na sua viatura, pois penso que tem umas duas possibilidades, modelo 44RE, de 1996 a 2000 e 46RH, de 1991 a 1998, ambos para os Jeep Grand Cherokee ZG (tipo de ZJ para exportação; o que eles dizem lá nos EUA sobre nossos carros), com esta motorização que informa. Pode-se indentificar com o auxílio de uma tabela em:

http://www.brasilautomatico.com.br/si/site/0636

Dentre outros sitios na web, que poderão ser usados para tentar auxiliar nesta identificação; mas nada irá substituir uma boa deitada em baixo do veículo, para tentar ler alguma plaqueta de identificação com o código ou observar os detalhes exteriores do corpo de válvulas, para comparação com fotos na web.

Tenho um modelo de veículo, no caso uma caixa 42RE, com um barulho parecido, mas que só aparece de vez em quando; quando desliga e religa o motor desaparece, para voltar dias depois. Pode ser alguma coisa do automático do motor de partida, penso na minha santa ignorância sobre o assunto; algo que não retorna (Benix?), e fica raspando na cremalheira ou mesmo algo solto dentro do conversor de torque, tipo um cisco solto que indica que pode ser mais grave, como tem achado.

Quando se baixa o câmbio para reparo, que não a troca regulamentar de fluído e filtro é recomendado pelos especialistas, ao menos fazer uma verificação visual e uma limpeza no conversor de torque, para retirar aquelas limalhas que se acumulam lá dentro (circulando solvente pelas linhas de entrada e saída e depois passando fluído novo para retirar o solvente), caso este conversor não apresente sinais de vazamento ou ruídos e roncos de rolamento em final de vida, neste caso a solução é cirúrgica mesmo, ou seja, abrir o conversor e trocar peças dentro dele, o que somente poderá ser feito em oficina especializada, com peças originais, pessoal treinado e experiente e, muito bem aparelhada (torno CNC); melhor comprar um novo.

Pode ser que seja outra coisa; verifique as tabelas com procedimentos padrão de diagnóstico, para não culpar de primeira o conversor, que muitas vezes leva a culpa de um monte de outros problemas:

http://www.brasilautomatico.com.br/si/site/0260

Grande abraço e boa sorte.

Cláudio Brasília
17/08/2010, 20:29
Vista de peças...