PDA

Ver Versão Completa : NIVANA com pressão alta!!!



Luciano Vaz
21/03/2005, 13:45
Pessoal, sexta feira fui fazer uma pequena viagem para Piracicaba (100 km de Sorocaba) e quando voltei no domingo percebi que o NIVANA estava com o marcador de pressão do óleo parado no 4 e quando acelerava (mesmo em baixa rotação) ele ia parar lá na casa do 8 :( !!!

Pergunto: isso é normal??? o que pode estar acontecendo???

Edintruder
21/03/2005, 20:32
O normal dele é 8, correto? Se for, a bomba de óleo pode estar se entregando ou pode existir alguma folga em alguma bonzina, tanto fixa como biela..
Porém, se o normal é 4 e subiu para 8 aí pode haver algum entupimento no virabrequim ou na bomba.
Em ambos os casos eu recomendo a levar num mecânico pois no motor Lada quando ocorre essas variações é bem provávem que ele te deixe na mão logo em seguida.
Fica de olho na luz do óleo para não fud#$@ o motor, se acender pisa na embreagem desliga na hora.

Niveiro X
23/03/2005, 11:23
desde que peguei meu niva, e já se vão uns 4 anos, NUNCA chegou no 4 o marcador, que o diga no 8 :shock:

Aqui fica entre o 1 e o 2, e a bomba de óleo é zerada.

Luciano Vaz
23/03/2005, 13:19
Valeu pela dica Edintruder... o normal do Niva é no 0... mas vou levar no meca para ver o que pode estar causando isso...

lhneves
28/03/2005, 16:18
O meu fica sempre no zero, e quando ele afoga (faz isto sempre) acende a luz vermelha no marcador. Mesmo na estrada ela fica sempre no começo da escala.

Luciano SHAKALL
27/04/2007, 18:48
Reativei o tópico, para pedir esclarecimentos acerca da pressão correta do sistema de lubrificação do NIVA (motor Original, mas nem tanto :mrgreen:...)
A escala do Manômetro original - nem sei se é "confiável" - vai de 0 a 8. Deve haver uma pressão "ótima", e um "intervalo de segurança", no qual o motor pode trabalhar sem problemas, já que a pressão, normalmente, nem sempre é constante, variando em função da quantidade e - creio eu - da viscosidade do óleo.

Em um motor sobre-aquecido, seu óleo lubrificante torna-se mais fluido ... isso diminui a pressão do sistema :?:
A partir de que ponto - utilizando a escala do manômetro - a queda na pressão pode ser prejudicial ao motor :?:
A recíproca é verdadeira, ou seja, um motor trabalhando abaixo de sua temperatura normal de funcionamento, aumenta a pressão do óleo no sistema em função
do aumento de viscosidade deste :?:
A partir de que ponto - novamente, utilizando a escala do manômetro - , o excesso de pressão pode ser prejudicial ao motor - vazamento pelos retentores, etc :?:
A luz indicativa da pressão baixa do óleo deve acender a partir de que ponto, na escala do manômetro :?:
Ela (a luz) tem funcionamento independente deste - ou seja se um "falhar", pode-se contar com o outro :?:

Bom, são muitas perguntas, mas todas as respostas "giram em torno" de uma questão principal: A PRESSÃO DE ÓLEO IDEAL NO MOTOR DO NIVA...

Passo a bola para "os universitários"...
.

Marcio Rossetto
27/04/2007, 19:41
Bem eu vou dar minha opnião , até porque ja tive 2 nivas :

A viscosidade do oleo é medida a 40 graus Celsius em qualquer escala , ou seja , ISO VG em Cst , SAE , Agma, ssu, etc .

So para ter uma idéia( a viscosidade na escala ISO VG é a mais precisa ) :

Um oleo SAE 20 w que corresponde a um ISO VG 68 , tem essa viscosidade a 40 graus .

A 100 graus Celsius a viscosidade desse óleo será ~ ISO VG 6 ou um SAE < QUE 5 W .

BEM PARA VOCES PODEREM MENSURAR O QUANTO CAI ,A VISCOSIDADE DA ÁGUA É ISO VG 1 E DO ÓLEO DE CAMBIO É UM ISO VG 220 ou SAE 90 .

OBVIAMENTE COMO PRESSÃO É FORÇA APLICADA NUMA ÁREA DE FORMA PROPORCIONAL , AUMENTANDO A VISCOSIDADE DO ÓLEO , AUMENTA EM MUITO A PRSSÃO DO SISTEMA .


E AUMENTA MUITO MESMO, PORQUE A VISCOSIDADE DIMINUI COM O ACRESCIMO Da TEMPERATURA E AUMENTA COM O ACRESCIMO DO FRIO , ISSO DE FORMA EXPONENCIAL E NÃO PROPORCIONAL .

ENTÃO, ACREDITO QUE COMO NA URSS FAZ FRIO ABAIXO DE ZERO , A ESCALA DE PRESSÃO DE 8 BAR FAZ SENTIDO .

emtsuhako
27/04/2007, 23:13
Colegas, no meu Niva a pressão usual vai de zero a dois, no máximo. Qdo ligo a lanterna, se a pressão tá zero, ela sobe pra um... e qdo tá dois, sobe pra três, mais ou menos. Qdo acelero forte, há um acréscimo de uma unidade em ambos os casos (sem ou com lanterna ligada).

Nivoide
27/04/2007, 23:25
Tenho AP. Qdo ligo ele frio, ele passa um pouco do meio, no caso 4. Conforme aquece cai para o inicio da escala, variando conforme a rotaçao, mas depois de quente varia bem menos. Só acende a luz do oleo qdo o mesmo desliga/afoga.
Penso entao q o idela, qdo quente é estar abaixo do meio. Uso oleo 20w50 Lubrax.

Rones Jr
27/04/2007, 23:26
Então vamo lá! No Shrek o normal é como no caso do Edson...de 0 - 3...quando estou a 100 km/h....+/- 3000 rpm....pressão no +/- no 3...isso com óleo normal....pq quando usei o tal de alta km....o marcador quase não se movia....e a medida que se aproxima da época da troca (usando óleo normal) o marcador fica mais lerdo...talvez pq a viscosidade já foi pro saco mesmo...agora...4 - 8 bar....abre o cárter e verifique se não há nada entupindo o pescador...