Conectar

Ver Versão Completa : Problemas câmbio automático do Vitara

fabrostim
09/08/2010, 13:10
Amigos,

Gostaria de uma força e da opinião dos mais experientes.

Tenho um vitara 1997 JLX 1.6 8V e aconteceu o seguinte: após um superaquecimento (por causa de barro seco preso na colméia do radiador), o câmbio automático passou a não mais trocar a marcha, ficando sempre em 1ª ou 2ª na posição "D".
Após visita na oficina, meu mecânico trocou o óleo da transmissão e ele passou a trocar de marcha, porém está falhando (quando efetuo uma parada e uma re-aceleração, ele demora a engatar primeira, enquanto o giro do motor já está alto). Além disso, entre as velocidades de 40 a 60 Km/h, ele fica totalmente irregular, ora reduzindo para 2ª ora aumentando para 3ª.
Alguém tem alguma dica, pois desconfio que o mecânico não quer assumir que não sabe verificar o cambio corretamente.

Agradeço antecipadamente a todos.

Abraços.

nanito
09/08/2010, 13:54
Se superaqueceu, pode ser os discos de composite. Torce pra ser só isso, pois é a manutenção mais "barata" do câmbio auto.

mairo
10/08/2010, 08:26
amigo, qual oleo tu usou? foi o REXTON III? se nao foi da pau!!!
substituiu totalmente o oleo velho? pq provavelmente ele ta queimado! ele passa pelo radiador para resfria-lo, portanto como vc relatou, isso nao aconteceu!
normalmente os mecanicos retiram o ATF que fica no carter, sendo no maximo 1/3 do total do ATF, um pouco fica no radiador e mangas, o resto fica no conversor de torque! da uma olhada no imã que fica no carter se esta ok!
esvazia o carter, coloca ele de volta, (com junta nova e ja troca o filtro), depois repoe 1 litro de ATF novo, retira a manga de retorno do ATF do radiador e liga o carro na posição "N" vai sair 1 litro ou mais de oleo velho q fica dentro do sistema, repete este processo até sair o ATF limpo nesta manga!!!
no meu caso resolveu!!!

fabrostim
16/08/2010, 16:50
Se superaqueceu, pode ser os discos de composite. Torce pra ser só isso, pois é a manutenção mais "barata" do câmbio auto.

Amigos, já foi verificado o óleo e não resolveu. O negócio são estes discos mesmo. alguém sabe onde encontrá-los para fazer um orçamento??

Ou então, quem daí da capital não sabe de um Câmbio inteiro usado, de desmanche ou algo assim?

Grato mais uma vez.

[]'s

mairo
17/08/2010, 08:15
Amigos, já foi verificado o óleo e não resolveu. O negócio são estes discos mesmo. alguém sabe onde encontrá-los para fazer um orçamento??

Ou então, quem daí da capital não sabe de um Câmbio inteiro usado, de desmanche ou algo assim?

Grato mais uma vez.

[]'s

www.rodaksul.com.br é em Porto Alegre, mas despacham para todo lugar, foi o mais em conta que achei!!! é muito boa empresa

marché somenzari
17/08/2010, 08:36
Amigos,

Gostaria de uma força e da opinião dos mais experientes.

Tenho um vitara 1997 JLX 1.6 8V e aconteceu o seguinte: após um superaquecimento (por causa de barro seco preso na colméia do radiador), o câmbio automático passou a não mais trocar a marcha, ficando sempre em 1ª ou 2ª na posição "D".
Após visita na oficina, meu mecânico trocou o óleo da transmissão e ele passou a trocar de marcha, porém está falhando (quando efetuo uma parada e uma re-aceleração, ele demora a engatar primeira, enquanto o giro do motor já está alto). Além disso, entre as velocidades de 40 a 60 Km/h, ele fica totalmente irregular, ora reduzindo para 2ª ora aumentando para 3ª.
Alguém tem alguma dica, pois desconfio que o mecânico não quer assumir que não sabe verificar o cambio corretamente.

Agradeço antecipadamente a todos.

Abraços.Alô Fabricio, eu tenho o reparo do cambio automatico completo, pois meu sobrinho comprou nos EEUU, e veio errado pois o meu cambio é mecanico, porisso se tiver interesse eu lhe vendo pelo mesmo preço que paguei CR$ 700,00 OK?...

marché somenzari
17/08/2010, 08:47
Alô Fabricio, eu tenho o reparo do cambio automatico completo, pois meu sobrinho comprou nos EEUU, e veio errado pois o meu cambio é mecanico, porisso se tiver interesse eu lhe vendo pelo mesmo preço que paguei CR$ 700,00 OK?...Fabricio, desculpe o preço saiu errado é CR$ 400,00 e não CR$700,00.....

fabrostim
17/08/2010, 14:02
Fabricio, desculpe o preço saiu errado é CR$ 400,00 e não CR$700,00.....

Enviei MP

abraço.

fabrostim
17/08/2010, 14:07
www.rodaksul.com.br é em Porto Alegre, mas despacham para todo lugar, foi o mais em conta que achei!!! é muito boa empresa

Valeu Mairo,

vou pesquisar lá

Obrigado.

marché somenzari
18/08/2010, 08:03
Fabricio, desculpe o preço saiu errado é CR$ 400,00 e não CR$700,00.....Alo Fabricio, sim é 3 marchas, voce tem Skipe, poderemos tratar atravez dele, voce verá as peças, se tiver me de o nome para eu poder contacta-lo OK Abraço..

marché somenzari
18/08/2010, 15:34
Alo Fabricio, sim é 3 marchas, voce tem Skipe, poderemos tratar atravez dele, voce verá as peças, se tiver me de o nome para eu poder contacta-lo OK Abraço..Alô Fabricio, 1 anel triplo de aço, 1 filtro de oleo,12 aneis dentados recobertos de fibra, 16 aneis dentados de aço, 1 jogo de juntas com retentores, arroela, etc completo OK? Abraço...

marché somenzari
19/08/2010, 08:10
Alô Fabricio, 1 anel triplo de aço, 1 filtro de oleo,12 aneis dentados recobertos de fibra, 16 aneis dentados de aço, 1 jogo de juntas com retentores, arroela, etc completo OK? Abraço...Alo Fabricio, os dicos de Composit são os 12 aneis dentados recoberto de Composit ou chamado tambem de aneis de fibra OK??

fabrostim
19/08/2010, 11:50
Alo Fabricio, os dicos de Composit são os 12 aneis dentados recoberto de Composit ou chamado tambem de aneis de fibra OK??

Ok Marché... obrigado pela explicação.

Agora vou atrás de um corajoso aqui para fazer esse reparo (mão-de-obra para abrir o câmbio) encontrando eu entro em contato com vc. Abraço.

Elisson
16/09/2010, 17:49
Pessoal, antes de adquirir meu GV 4 pts manual, andei em 2 vitarinhas 97 ambos automático pois tinha em vista um carro assim. Deixei de comprar pois na passada do 4x4 high para low o cambio da 4x4 vibrava. No manual do proprietário diz que para fazer essa mudança é necessário que o carro esteja DESLIGADO, ou que a mesma seja feito de modo RÁPIDO. Acredito eu que nos dois carros que testei o problema de vibração da 4x4 era o motor estar em funcionamento e a não instrução do vendedor do carro com o mesmo. Sabendo disto deixei de fazer um bom negócio acredito eu por isso. E agora sabendo, quem estiver seu cambio auto é essencial na passada de 4x4 HIGH para LOW que o motor esteja DESLIGADO ou que seja feita de maneira rápida para que não haja desgaste no sistema. Talvez se soubesse disto....

arlei_vitara
16/09/2010, 21:25
Nunca desliguei o motor do meu, de forma alguma, para passar de 4x4H para Low.........basta colocar o cambio em N se for automatico, e claro, para o jipe.

Elisson
17/09/2010, 09:15
Nunca desliguei o motor do meu, de forma alguma, para passar de 4x4H para Low.........basta colocar o cambio em N se for automatico, e claro, para o jipe.

Esqueci de mencionar o Cambio em N também....acredito eu que seja para poupar o sistema de futuros desgastes ocasionados pelo não desligamento do motor.