Ver Versão Completa : "Pulo" ao engatar o cambio auto
fpbastos
08/08/2010, 20:59
Pessoal,
Gostaria de saber é uma "levantada" quando engatamos o "D" e uma "abaixada" quando passamos para "N" e outros movimentos do tipo quando mudamos as posições do cambio auto são normais na TR4 2006/07.
Esse é meu primeiro jipe e primeiro carro auto.
Só havia dirigido modelos esportivos automáticos, no exterior. Uma experiência bem diferente, acredito.
Abraços!
olha, se é normal eu não sei, é o primeiro carro auto que tenho que fazem estes movimentos que vc disse de forma tão acentuada...tenho uma TR4 AT 2010 e faz os mesmos movimentos que vc disse
meu vectra (elite 2.4) era sutil, mas, claro, tinha tais movimentos...o airtrek tb, mas, em ambos, era aquele movimento característico de carros automáticos, nada parecido com a TR4
abs
fpbastos
09/08/2010, 16:34
Valeu Patto!
Pelo menos tô sabendo que não sou o único a "pular"...
Nas minhas outras experiências com carros auto tb nunca tinha visto "pular tanto".
Se alguém tiver alguma explicação sobre isso seria interessante, cultura sempre é bom!
Abraços!
Fala pessoal!
A minha TR4 2003 (da minha mulher na verdade..) pula deste jeito descrito, igualzinho!
Meu velho tem uma Sport 2008 que nem mexe nestes engates
Minha explorer V8 parece que nem engatou de tão sutil...
Acho que é inato do cambio destes nosso jipinhos, que fora algums probleminhas são maravilhosos.
abs joao
Valeu Patto!
Pelo menos tô sabendo que não sou o único a "pular"...
Nas minhas outras experiências com carros auto tb nunca tinha visto "pular tanto".
Se alguém tiver alguma explicação sobre isso seria interessante, cultura sempre é bom!
Abraços!
Verificou o nível do óleo (alto ou baixo)?
Verifique também a vida útil dele.
Um pequeno tranco é normal, mas nada que faça você bater no carro da frente.:mrgreen:
fpbastos
09/08/2010, 21:19
Glaicon,
Não tem como bater não... o carro levanta e abaixa nas mudanças... essa é a característica.
Quanto ao óleo, quando verifiquei estava normal pelo que diz o manual, não me lembro se mais pra alto ou mais pra baixo... isso influencia no tal "pulo" ?
O carro tem 30000KM aparentemente reais... acabei de comprar o carro (2006/07).
Abraço!
Não esquenta! É assim mesmo. Este câmbio não é dos mais modernos que existem, contudo, é extremamente robusto. Este pulo se acentua devido à altura da carroceria e do solo, aliado ao tipo de suspensão. Às vezes, também, ele é um pouco vacilante.
GPA-Airborne
10/08/2010, 00:13
Vejo o mesmo comportamento no Beetlejuice que é 10/11...
Glaicon,
Não tem como bater não... o carro levanta e abaixa nas mudanças... essa é a característica.
Quanto ao óleo, quando verifiquei estava normal pelo que diz o manual, não me lembro se mais pra alto ou mais pra baixo... isso influencia no tal "pulo" ?
O carro tem 30000KM aparentemente reais... acabei de comprar o carro (2006/07).
Abraço!
Se a quilometragem é essa, o óleo ainda está bom.
Para verificar o nível do óleo, deve-se estar com o carro aquecido e nivelado; passar a alavanca por cada marcha (P, R, D, 3, 2, 1), deixando engatada alguns segundos em cada uma delas.
Depois, conforme a marca de veículo, voltar para P ou D e, com o motor ainda ligado, tiar a vareta, limpá-la e, aí sim verificar o nível.
Óleo em excesso provoca espuma e gera falhas no câmbio.
Óleo em falta provoca superaquecimento e algumas marchas nem engatam.
Boa sorte.:concordo:
crmenguita
12/08/2010, 04:16
Verificou o nível do óleo (alto ou baixo)?
Verifique também a vida útil dele.
Um pequeno tranco é normal, mas nada que faça você bater no carro da frente.:mrgreen:
Opa... Bom dia!!!
Me identifiquei muito com esse post pq minha tr 2006 tbm tem esse pulos ao engatar as marchas. Como vcs tão dizendo que é normal agora to tranquilo.
Mas com relação ao comentário do Glaicon. Esse óleo que vc faz referência é o óleo do câmbio/diferencial? Alguem sabe informar a vida útil desse óleo. Na autorizada me disseram que a troca deveria ser feita com 80.000km. Achei muito, mas isso consta até nos livros lá da loja.
E esse óleo poderia provocar esse saltos do carro?
Mais alguem no forum com tr4 AT apresentando essa característica?
Abraços
Opa... Bom dia!!!
Me identifiquei muito com esse post pq minha tr 2006 tbm tem esse pulos ao engatar as marchas. Como vcs tão dizendo que é normal agora to tranquilo.
Mas com relação ao comentário do Glaicon. Esse óleo que vc faz referência é o óleo do câmbio/diferencial? Alguem sabe informar a vida útil desse óleo. Na autorizada me disseram que a troca deveria ser feita com 80.000km. Achei muito, mas isso consta até nos livros lá da loja.
E esse óleo poderia provocar esse saltos do carro?
Mais alguem no forum com tr4 AT apresentando essa característica?
Abraços
É o óleo da caixa automática que, no caso da Tr4 deve ser de 6 a 8 litros, além do filtro.
80.000 Km's é muita coisa. Troque com metade disto e terás os componentes do carro perfeitos por muito mais tempo.
E boa sorte.:concordo:
Se, e sempre tem um “se”, o uso que você dá à tua TR4 é urbano e viagens, não vai para trilhas, pode fazer a trocar a cada 80.000 km que não terá qualquer problema. Contudo, se usa a viatura em trilhas e força muito o sistema de transmissão com elevação excessiva da temperatura do fluído, faça a troca a cada 40.000 km. O óleo utilizado na transmissão da TR4 (câmbio, conversor de torque e diferencial) é o ATF (Automatic Transmission Fluid) do tipo dexron II. É um fluído mineral e não custa caro, o problema é que para que se retire todo o óleo velho, é preciso abrir a caixa e se proceder, também, a troca do filtro que fica dentro da caixa de câmbio. Este serviço deve ser feito por uma boa oficina de transmissão automática, pois, requer muito cuidado para não contaminar o fluído com impurezas que podem entupir o sistema de válvulas da caixa. Transmissão automática não é para “mexânicos” ou “merdânicos”, mas sim, para MECÂNICOS.
Já estou chegando aos 80.000 km destes tranquinhos, hehehehe, mas o câmbio do meu jeguinho até agora está aguentando firme e forte.
Xiii, relaxem o cambio do cabrito é assim mesmo. A da minha mulher que é 09/09 faz a mesma coisa como a 10/10 do irmão dela, sem contar o PÉSSIMO escalonamento.
Fazer o que? Só podem relaxar e aceitar os defeitos de seu carro, mas nunca se esqueçam, nem ferrari é perfeita.
Boa sorte a todos.
Realmente a minha 2004 automática pula assim também! Achei que poderia ser algum problema, mas pelo visto tá todo mundo com o mesmo problema.
A pergunta é: Tem alguém com alguma TR4 automática que não levanta a traseira ao passar para D e não abaixa ao passar para N !?
UUffaa,, pensei que tava com problemas no cambio da minha IO 2000/2001, que tambem da esse "pulo" ao se engatar.....a propósito, a vareta do nivel do óleo da caixa é aquela que fica na parte traseira esquerda do motor ?
Se a quilometragem é essa, o óleo ainda está bom.
Para verificar o nível do óleo, deve-se estar com o carro aquecido e nivelado; passar a alavanca por cada marcha (P, R, D, 3, 2, 1), deixando engatada alguns segundos em cada uma delas.
Depois, conforme a marca de veículo, voltar para P ou D e, com o motor ainda ligado, tiar a vareta, limpá-la e, aí sim verificar o nível.
Óleo em excesso provoca espuma e gera falhas no câmbio.
Óleo em falta provoca superaquecimento e algumas marchas nem engatam.
Boa sorte.:concordo:
Relendo os tópico veifiquei uma falha grave na minha postagem.
CORRIGINDO:
Depois de passar a alavanca por todas as marchas, conforme a marca de veículo, voltar para P ou "N"!
Nada de deixar o carro em Drive e ir verificar o nível do óleo.:stop:
Desculpem pela falha.
Espero que não tinha sido tarde essa correção.
Wedeley Honorato
15/02/2018, 18:15
Fala galera, tbm tenho esses "pulos " da tr4, a minha é uma at 2007/08, são normais subo em em tudo que é lugar com esse carro e vou te contar viu não poderia ter feito compra melhor de modelo, mas a idéia é cuidar pessoal, recentemente baixei uns pdfs dos manuais de serviço, estão em inglês e estou traduzindo, se der tempo eu posto eles aqui, farei uns videos no YouTube das manutenções que darei nela eu mesmo, depois coloco os links aqui.
adriano84
15/02/2018, 18:54
Fala galera, tbm tenho esses "pulos " da tr4, a minha é uma at 2007/08, são normais subo em em tudo que é lugar com esse carro e vou te contar viu não poderia ter feito compra melhor de modelo, mas a idéia é cuidar pessoal, recentemente baixei uns pdfs dos manuais de serviço, estão em inglês e estou traduzindo, se der tempo eu posto eles aqui, farei uns videos no YouTube das manutenções que darei nela eu mesmo, depois coloco os links aqui.
Mano tem varios destes manuais ja traduzidos no site ReparadorMIT.