PDA

Ver Versão Completa : Gasolina contaminando o óleo

jiuliano
08/08/2010, 19:35
Fala Pessoal!!!
Estou meio preocupado com o meu Niva, verifiquei o óleo do motor e achei muito ralo e ainda faltavam 4000 km para a próxima troca, senti um forte cheiro de gasolina, fiquei pensando em sabotagem pois o carro ficou em uma capoteiro que no final do serviços não cumpriu o combinado e rolou uma treta. Então fui até um posto e troquei o óleo, rodei uns 60 km e voltei a verificar o óleo ele apresenta forte cheiro de gasolina, juro que preferia que tivesse sido sabotagem, pois agora acredito que estou com um sério problema.

A única coisa que foi feita a um tempo atrás foi a troca dos reparos do carburador e tem hora que fica parecendo que está com excesso e da uma borbulhada no motor. (não sei se consegui ser claro)
Mas o motor não está apresetando nenhum barulho estranho e no desempenho também esta normal.

Alguém já viu algo igual? :cry:

BACALHAU
08/08/2010, 20:36
Jiuliano, explique melhor isso aí:
"...tem hora que fica parecendo que está com excesso e da uma borbulhada no motor. (não sei se consegui ser claro)
Mas o motor não está apresetando nenhum barulho estranho e no desempenho também esta normal."
Não consegui entender a borbulhada no motor, mas, não tem nenhum barulho estranho; parace que está com excesso (de quê?), mas, o desempenho está normal. :pensativo:
Explica isso melhor.
Diga-nos outra coisa: Após a troca do óleo (suponho que tenha trocado o filtro também, não é?) e depois apenas ter rodado 60 Km, além do forte cheiro de gasolina você notou alguma diferença visual nas características do óleo? E o nível dele, aumentou?

ROAD TECH
08/08/2010, 20:54
Fala Pessoal!!!
Estou meio preocupado com o meu Niva, verifiquei o óleo do motor e achei muito ralo e ainda faltavam 4000 km para a próxima troca, senti um forte cheiro de gasolina, fiquei pensando em sabotagem pois o carro ficou em uma capoteiro que no final do serviços não cumpriu o combinado e rolou uma treta. Então fui até um posto e troquei o óleo, rodei uns 60 km e voltei a verificar o óleo ele apresenta forte cheiro de gasolina, juro que preferia que tivesse sido sabotagem, pois agora acredito que estou com um sério problema.

A única coisa que foi feita a um tempo atrás foi a troca dos reparos do carburador e tem hora que fica parecendo que está com excesso e da uma borbulhada no motor. (não sei se consegui ser claro)
Mas o motor não está apresetando nenhum barulho estranho e no desempenho também esta normal.

Alguém já viu algo igual? :cry:

Olá Amigo,

Esse é um sintoma "clássico" de diafragma da bomba de gasolina com vazamento.

Isso se deve à algum pequeno furo na membrana ou vazamento pelo eixo do próprio diafragma.

Repare que a bomba vai fixada diretamente ao bloco do motor que se comunica com o interior do mesmo pela abertura de onde vem o eixo de acionamento. Um vazamento no diafragma deixa vazar gasolina para dentro do bloco, que acaba chegando ao cárter. Por isso vc sente forte cheiro de combustível no óleo lubrificante.

Faça uma média de consumo de gasolina (km/l) e vc notará que deve ter subido, pois está havendo perda de gasolina.

Sds,

Octávio

jiuliano
08/08/2010, 21:24
Jiuliano, explique melhor isso aí:
"...tem hora que fica parecendo que está com excesso e da uma borbulhada no motor. (não sei se consegui ser claro)
Mas o motor não está apresetando nenhum barulho estranho e no desempenho também esta normal."
Não consegui entender a borbulhada no motor, mas, não tem nenhum barulho estranho; parace que está com excesso (de quê?), mas, o desempenho está normal. :pensativo:
Explica isso melhor.
Diga-nos outra coisa: Após a troca do óleo (suponho que tenha trocado o filtro também, não é?) e depois apenas ter rodado 60 Km, além do forte cheiro de gasolina você notou alguma diferença visual nas características do óleo? E o nível dele, aumentou?

Bacalhau, realmente ficou confuso, tem hora que parece que o caburador está jogando muita gasolina, quanto a caracteristica do óleo verifiquei que escureceu um pouco o nivel não deu para perceber diferença, vou marcar e dar um nova volta e ver se altera.

jiuliano
08/08/2010, 21:30
Olá Amigo,

Esse é um sintoma "clássico" de diafragma da bomba de gasolina com vazamento.

Isso se deve à algum pequeno furo na membrana ou vazamento pelo eixo do próprio diafragma.

Repare que a bomba vai fixada diretamente ao bloco do motor que se comunica com o interior do mesmo pela abertura de onde vem o eixo de acionamento. Um vazamento no diafragma deixa vazar gasolina para dentro do bloco, que acaba chegando ao cárter. Por isso vc sente forte cheiro de combustível no óleo lubrificante.

Faça uma média de consumo de gasolina (km/l) e vc notará que deve ter subido, pois está havendo perda de gasolina.

Sds,

Octávio

Octávio, têm que trocar a bomba toda ou têm como trocar só o reparo?
outra dúvida, tenho que deixar o carro parado ou posso continuar rodando, até resolver as peça? :pensativo:

ROAD TECH
08/08/2010, 21:57
Octávio, têm que trocar a bomba toda ou têm como trocar só o reparo?
outra dúvida, tenho que deixar o carro parado ou posso continuar rodando, até resolver as peça? :pensativo:

Olá Jiuliano,

A bomba de combustível do Niva é desmontável, ou seja, vc tem acesso ao diafragma. Não sei se é fácil de encontrar a peça. (vide arquivo anexo)

Eu recomendaria vc não usar o carro enquanto não sanar o problema, pois a gasolina está "diluindo" o óleo lubrificante e reduzindo a eficiência de lubrificação do motor.

sds,

Octávio

Octávio

BACALHAU
08/08/2010, 22:29
Jiuliano, como o Octávio descreveu, uma das causas mais prováveis é o diafragma da bomba de combustível furado. Nesses casos, como o tanque do NIVA tende a ter uma grande pressão interna (às vezes vaza pelo bocal de abastecimento) a quantidade gasolina que passa para o cárter é grande. Por isso perguntei a cerca do aumento do nível.

Outra hipótese muito provável (você diz que o carburador parece estar jogando muita gasolina e foram trocados os reparos do mesmo) é a agulha que veda a passagem de gasolina da cuba do carburador estar agarrada ou não vedar. Com isso, vaza gasolina para dentro do motor, mesmo com ele desligado. O combustível desce pelos cilindros, passa pelos anéis de segmento e vai para o cárter.

Em ambos os casos, quanto mais você usar o carro sem solucionar o problema, mais rápido você vai gastar uma grana na retífica.

Se partir para trocar a bomba de combustível, use a do Fiat 147.

buchmann
08/08/2010, 22:32
Putz.. ainda bem que não mandei abrir o motor do meu Niva... um meca me falou que estava vazando gasola pelo pistão..
Graças a Deus não mandei abrir o motor.. por isso adora esse forum
Valeu Octávio pela dica

zanötto
08/08/2010, 22:34
Olá Jiuliano,

A bomba de combustível do Niva é desmontável, ou seja, vc tem acesso ao diafragma. Não sei se é fácil de encontrar a peça. (vide arquivo anexo)

Eu recomendaria vc não usar o carro enquanto não sanar o problema, pois a gasolina está "diluindo" o óleo lubrificante e reduzindo a eficiência de lubrificação do motor.

sds,

Octávio

Octávio

Interessante sua observação. Me diga uma coisa - se a bomba for das "genéricas blindadas" corre-se o mesmo risco? O nível do óleo do meu está sempre acima do máximo, e quando vou dar a primeira partida do dia demora pra pegar.

Abço

BACALHAU
08/08/2010, 22:52
Interessante sua observação. Me diga uma coisa - se a bomba for das "genéricas blindadas" corre-se o mesmo risco? O nível do óleo do meu está sempre acima do máximo, e quando vou dar a primeira partida do dia demora pra pegar.

Abço

As bombas blindadas também furam o diafragma.
A dificuldade a pegar na primeira partida do dia pode ser pelo fato da cuba do carburador estar vazia.

BACALHAU
08/08/2010, 22:57
Putz.. ainda bem que não mandei abrir o motor do meu Niva... um meca me falou que estava vazando gasola pelo pistão..
Graças a Deus não mandei abrir o motor.. por isso adora esse forum
Valeu Octávio pela dica

Se estiver vazando gasolina pelo pistão não seria o caso de abrir o carburador?

Girti
09/08/2010, 00:44
Olá Jiuliano,

sds,

Octávio

Octávio

Jiuliano, para evitar algum mal entendido: a bomba desmontável é apenas a bomba original. Se o seu Niva já estiver com a bomba nacional (= à dos Fiat), não há como desmontá-la, pois é blindada. Neste caso, a solução é trocar a bomba.

zanötto
09/08/2010, 22:30
As bombas blindadas também furam o diafragma.
A dificuldade a pegar na primeira partida do dia pode ser pelo fato da cuba do carburador estar vazia.

Bacalhau: com a cuba vazia, e se o diafragma estiver furado, a bomba demoraria mais tempo para enche-la, correto? Tenho que fazer de 4 a 5 partidas pela manhã até o carro pegar.

Sim, as bombas blindadas furam o diafragma, mas deixam passar combustível para a base e conseqüentemente para o bloco?

thgteixeira
09/08/2010, 22:32
Jiuliano;

Tem notado se o carro está fumaçando em excesso, ou se está soltando um forte cheiro de gasolina pelo escapamento?
Também vale fazer o teste: Coloque uma folha de sulfite na saída do escapamento e peça pra alguém dar umas aceleradas no carro.

Veja se sai algo na folha de sulfite.

BACALHAU
10/08/2010, 09:29
Bacalhau: com a cuba vazia, e se o diafragma estiver furado, a bomba demoraria mais tempo para enche-la, correto? Tenho que fazer de 4 a 5 partidas pela manhã até o carro pegar.

Sim, as bombas blindadas furam o diafragma, mas deixam passar combustível para a base e conseqüentemente para o bloco?

Respondendo a primeira pergunta: Não necessariamente. A bomba, mesmo furada, injeta muito combustível. Você, normalmente, nem percebe que a bomba está furada pelo funcionamento do motor.

Respondendo à segunda: Olhe na imagem abaixo. Em vermelho o percurso que a gasolina faria no caso do diafragma furado. Vale lembrar que a parte inferior da bomba, durante o funcionamento do motor, é lubrificada pelo óleo do mesmo, dando-se assim a contaminação.

zanötto
10/08/2010, 23:14
Respondendo a primeira pergunta: Não necessariamente. A bomba, mesmo furada, injeta muito combustível. Você, normalmente, nem percebe que a bomba está furada pelo funcionamento do motor.

Respondendo à segunda: Olhe na imagem abaixo. Em vermelho o percurso que a gasolina faria no caso do diafragma furado. Vale lembrar que a parte inferior da bomba, durante o funcionamento do motor, é lubrificada pelo óleo do mesmo, dando-se assim a contaminação.

Então as 5 partidas de manhã bombeiam a quantidade necessária para encher a cuba (ou mais ou menos isso).
Preciso fazer um teste para certificar que o diafragma esteja ou não furado.

BACALHAU
11/08/2010, 08:29
Zanötto, se a cuba do seu carburador esvazia totalmente em pouco tempo, mande fazer um revisão do mesmo. Está vazando. Ou para fora (veja se tem vestígios de gasolina) ou para dentro do coletor de admissão. Neste caso, desce pelos pistões e contamina o óleo.. Embora de uma maneira menos intensa do que se estivesse vazando pela bomba de combustível.
Mesmo assim, prejudicial à "saúde" do seu motor, pois lava a película de óleo que deveria recobrir os pistões e o cilindro. Aí, ao ligar o carro, até o óleo chegar lá...

jiuliano
11/08/2010, 10:29
Meus Caros , peguei hoje o Niva no meca, e era a agulha do carburador estava com problema, ele fez a troca e agora vou rodar um pouco e ver se o nivel do óleo aumenta.

Valeu a Dica !!!!! :concordo:

BACALHAU
11/08/2010, 10:36
Depois nos conte o resultado.
Não esqueceu de trocar o óleo e o filtro novamente, esqueceu?

jiuliano
11/08/2010, 14:02
Bacalhau, eu troquei e só rodei uns 60 km antes de levar no mecânico.
Vou testar hoje para ver se o nivel vai aumentar caso fique normal ai eu faço a troca definitiva.

valeu:concordo:

BACALHAU
11/08/2010, 14:07
Boa $orte.
Espero que tenha solucionado o problema.
Só procure trocar o óleo e o filtro o quanto antes.
Não fique rodando por aí com esse óleo de "fritar pastel". :mrgreen:

Pedro Blanco
12/02/2015, 20:27
troquei a bomba do meu, a acho que talvez o oleo pode estar contaminado, se tiver é bem pouco, mas to com do de trocar pq nao faz nem um mes que troquei o filtro e o oleo, sera que estou correndo riscos

Pedro Blanco
12/02/2015, 21:09
troquei a bomba e acho que o oleo esta com cheirando um pouco de combustivel, nao tenho certeza se esta contaminado, estou com dó de trocar novamente pois nao faz nem um mes que troquei o oelo e o filtro, sera que se tiver um pouco só de combustivel no oleo vai prejudicar o meu motor