Ver Versão Completa : Barulho motor 3.0
RENATO-SELVA
07/08/2010, 23:28
Amigos,
Estou com um troller 2008 3.0 com 17 mil Km... ele de vez em quando (não sei se quando exatamente acontece) em marcha lenta, começa a bater alguma coisa no motor... barulho interno mesmo... parece tucho. Fui hoje mesmo na concessionária e disseram ser normal, não é problema... e pode ser o tucho mesmo... só é problema quando acontece muito frequente, disseram. No meu caso, aconteceu umas 2 vezes e depois nunca mais...
Alguém já teve essa experiência também?
pode até acontece esses barulhos quando o motor esta frio, ja que o óleo do motor frio fica mais denso e n chega em todas as partes do motor com eficiencia, por exemplo os tuchos. Mais isso só deve acontecer com o motor frio e por pouquissimo tempo, qualquer outro barulho vindo dos tuchos ja com o motor quente é coisa para dar uma olhada.
Mas ja que aconteceu somente 2 vezes e n foi por longos periodos de tempo acho que n deve se preucupar muitu.
Vc esta usando o óleo de motor correto para o seu motor?
\gustavo/
08/08/2010, 18:41
ola, esse motor possui correntes para acionar o comando de válvulas. Essas correntes ( 2) são tensionadas por esticadores hidráulicos, ou seja a pressão do óleo do motor é q mantém as correntes esticadas. No seu caso acredito q usando um óleo mais grosso resolverá o problema.... pois oleo mais grosso mais pressão..... espero ter ajudado...
RENATO-SELVA
08/08/2010, 19:00
Estou usando o óleo correto sim... só troco na autorizada.
Rony Jefferson
08/08/2010, 22:05
Amigo, aconteceu comigo recentemente algo parecido, todavia só acontecia quando frio. Ao consultar mecânicos, relataram duas possibilidades:
1) Tensor; ou
2) Bico injetor.
Assim, tensor não poderia ser, pois sesia um desgaste muito prematuro visto o carro possuir apenas 18000 km. Mesmo assim, foi verificado também.
Restou apenas um bico injetor. Neste momento foi constatado que havia um bico com falhamento, com isso ele fica "martelando".
Abraços.
Mauro Teodoro
09/08/2010, 01:57
Tenho um troller 3.0 2010, recentemente aconteceu algo parecido quando fui ligar ele de manhã na garagem de casa. Um coisa muito importante, que é recomendada e passa por quase todo mundo, é ligar a chave no primeiro estágio e deixar injetar o diesel até desligar a luz no painel ou parar a bomba, é facil perceber o barulho, somente depois disso dar a partida. E antes de desligar o motor, espere alguns breves segundos em marcha lenta. Outra coisa que faz acontecer esse barulho de vez em quando é o filtro de ar obstruído, vale a pena verificar. Estas são algumas dicas que valem assim como as outras aqui citadas. Espero ter contribuído. Abraços.
lucasaboboreira
10/08/2010, 01:35
o meu acontece as vezes quando vou ligar o carro pela manhã um barulho tb...n sei identificar onde é o bendito, mas é bem rápido e logo depois da girada de chave depois fica tudo certo.....
NGDaniel
10/08/2010, 06:58
Já pensaram que pode vir da ventuinha ?
Na minha, de vez enquando faz, quando ligo.. mas é rápido e MUITISSIMO raro de acontecer.. mecanicos me disseram que é normal..
abs,
Eu já escutei isso no carro de um amigo (t4 2010). Realmente parece vir do comando... Ficamos preocupados quando ouvimos.
Isso não é normal...
O Rony este mecânico que vc consultou acho que se equivocou ao falar nos bicos como a possivel causa do ruido.
Os bicos injetores do troller 3.0 são com piezo-elétrico, n possuem nenhum contato mecânico, são acionados somente elétricamente. N é como os bicos mais antigos, onde é um ressalto no comando de valvúla que pressiona o bico injetor e dai vem a presão para injetar o diesel. No sistema common rail, que é o caso do Troller, a presão ja chega altissima nos bicos, e o bico recebe um pulso vindo do módulo e abre a passagem para o diesel, e esta passagem é aberto por causas dessas placas piezo-elétricas que quando recebem um pulso elétrico e essas placas se contraiem, coisas de centésimo de milimetro, e o diesel pasa.
E isso que o Mauro Teodoro falou é o mais correto mesmo, n custa aguarda um pouco somente com a ignição ligada.
Por mais incoveniente que pareça esse barulho vindo do comando é normal. Ja que o motor na hora da partida, que é o momento mais critico no funcionamento do motor, esta trabalhando "seco" sem aquela fina camada de óleo nas partes móveis do motor. claro que o motor possui um tipo de reservatório no cabeçote para facilitar esta rapida criação da camada de óleo porem ela n se cria tão rapidamente para evitar este contato quase que seco nas partidas a frio.
É coisa para se preucupar, e muitu por sinal, caso começe a acontecer esses ruidos vindo do comândo com o motor ja em funcionamento
RENATO-SELVA
11/08/2010, 19:45
Mas e aí, se o barulho acontece depois que o motor está quente? Sempre cuidei com esse detalhe de virar a chave e depois de alguns segundos dar a partida...
rogeriomasih
11/08/2010, 23:40
Já verificou se a corrente não está com folga?
deixa dar meu pitaco!!!
será que a bomba de óleo nao esta com baixa pressao???
tem como medir isso???
filtro de oleo??
o rogeriomasih estes motores possuem um tensionador hidraulico automatico, que ja é justamente para evitar ruido e n necessitar ficar tensionamdo a correia.
Posso estar errado, mas se estivese com a presão do óleo abaixo da presão minima o motor ja entraria em modo de segurança e automaticamente seria desligado.
e ai amigo ,,, alguma novidade BOA???
No meu 2009 acontece quando o motor já está quente, mais ou menos uns 10/15 minutos depois de ligar, tipo quando eu paro em uma sinaleira aí começa aquele "TEC,TEC,TEC"...:grin: parece que vem da ventuinha e quando acelero o barulho para.
Na concessionária me falaram que como acontece só uma vez ou outra... é tucho.
RENATO-SELVA
18/08/2010, 22:04
Novus,
parece bem com a minha situação... as vezes quando bem quente, paro no portão de casa pra entrar e como é uma pequena subida, ali que faz o TEC TEC TEC... acelerando pára também. depois não faz mais. O pessoal da concessionária falou que pode ser tucho mesmo, mas que só se deve mexer se estiver fazendo esse barulho com muita frequencia... agora não sei se devo acreditar nisso...
Novus,
parece bem com a minha situação... as vezes quando bem quente, paro no portão de casa pra entrar e como é uma pequena subida, ali que faz o TEC TEC TEC... acelerando pára também. depois não faz mais. O pessoal da concessionária falou que pode ser tucho mesmo, mas que só se deve mexer se estiver fazendo esse barulho com muita frequencia... agora não sei se devo acreditar nisso...
...é isso aí mesmo Renato, me falaram a mesma coisa, é só o inconveniente de ter que ficar acelerando o carro enquanto está parado no meio da rua, :shock:...coisas de Troller, he,he...
Dimas (Trevocar)
19/08/2010, 12:38
Sou mecanico também, faço manutenção em troller e ranger, tive a oportunidade em 2005 de comprar a primeira ranger eletronica da minha cidade. Desde então continuo com a 2005 e recentemene adquirimos uma 2010.
bom encurtando o assunto quando em 2005 começamos a rodar com a 3.0, nossa muito diferente das anteriores 2,5 e 2,8 rodamos cerca de 5000km´s ate o tal barulho apareçer pela primeira vez, logo sugeri a meu pai levar ao concessionario ford, lá relatamos ao chefe de oficina que levou o relato ao curso de atualização sobre esse motor...
enfim ele voltou com a resposta que não poderia ser normal e q nenhuma outra havia apresentado ainda o problema, e que para dar um parecer terim de desmontar a parte superior do motor.
bom fomos viajar para a transamazonica nesse meio tempo com a camionete que não apresentou mais o problema.
um certo dia no ligaram do concessionaria para saber do problema e nos foi relatado que seria o tensor da corrente de sincronismo do motor, resolvemos deixar assim e ate hoje o barulho evntualmente ocorre em praticamente todos os motores NGD 3.0l sendo esse um defeito caracteistico desse motor, que ate hoje continua na ranger 2010 que tem cerca de 3000km´s ja ocorreu o barulho também, nos troller´s também já ocorreram relatos desse ruido mas ressaltando ELE SEMPRE OCORRE NA PRIMEIRA PARTIDA E SOME ASSIM QUE A LUZ DO ÓLEO SE APAGA, SE CONTINUAR VERIFICAR COM SEU MECANICO POSSIVEL DEFEITO NO MOTOR.
num ponto de vista mais tecnico é como se as galerias de pressão de óleo superiores estivessem secas e assim que a pressão do óleo volta ficam bolhas de ar que permitem a descompressão do tensionamento das correntes sincronisadoras.
o que posso aconselhar é que não seja acelerado o motor enquanto o barulho permanecer sob risco de algum dano aos tensores, corrente, comando de valvulas... mantenha o motor em regime de marcha lenta ate estabilisar e so depois saia a rodar.
Espero ter ajudado um pouco mais a todos
peço desculpas se escrevi alguma besteira, mas simplesmente relatei o que ocorreu.
LUIS FERNANDO LANA
19/08/2010, 13:09
Rapaz eu estava com um problema parecido pensei tambem que fosse a correia dentada que com o tempo ela folga vai ate o limite e começa a pegar na carcaça, quando eu colocava o ouvido na caixa de roda dianteira da para ouvir fazendo esse barulho, mais ate entao o carro estava andando bem e normal ate que começou um barulho como se a ventuina estivesse pegando em algo, pensei que nas travessias em alagados a agua estivesse empurrado alguma mangueiro ou fio e a ventuina estivesse pegando, levantei o carro no dique e verifiquei que ela estava pegando no radiador pense numa folga que a viscosa tava com apenas 20 mil km, mandeu meu mecanico desmontar e para a minha surpresa quando ele tirou a correia da direcao hidraulica a polia ia para uma lado e para o outro f@de% a bomba da direçao, aproveitei e fiz logo uma revisao prematura troquei a correia bomba dagua e tensores e a facada mais mortal a viscosa pelo menos aqui na minha cidade e o barulho sumiu.
Da uma desmontada nessa parte para ver se no seu caso nao tem alguma coisa.
RENATO-SELVA
19/08/2010, 20:45
Muito boas dicas Dimas!
HansKronit
19/08/2010, 22:46
Sou mecanico também, faço manutenção em troller e ranger, tive a oportunidade em 2005 de comprar a primeira ranger eletronica da minha cidade. Desde então continuo com a 2005 e recentemene adquirimos uma 2010.
bom encurtando o assunto quando em 2005 começamos a rodar com a 3.0, nossa muito diferente das anteriores 2,5 e 2,8 rodamos cerca de 5000km´s ate o tal barulho apareçer pela primeira vez, logo sugeri a meu pai levar ao concessionario ford, lá relatamos ao chefe de oficina que levou o relato ao curso de atualização sobre esse motor...
enfim ele voltou com a resposta que não poderia ser normal e q nenhuma outra havia apresentado ainda o problema, e que para dar um parecer terim de desmontar a parte superior do motor.
bom fomos viajar para a transamazonica nesse meio tempo com a camionete que não apresentou mais o problema.
um certo dia no ligaram do concessionaria para saber do problema e nos foi relatado que seria o tensor da corrente de sincronismo do motor, resolvemos deixar assim e ate hoje o barulho evntualmente ocorre em praticamente todos os motores NGD 3.0l sendo esse um defeito caracteistico desse motor, que ate hoje continua na ranger 2010 que tem cerca de 3000km´s ja ocorreu o barulho também, nos troller´s também já ocorreram relatos desse ruido mas ressaltando ELE SEMPRE OCORRE NA PRIMEIRA PARTIDA E SOME ASSIM QUE A LUZ DO ÓLEO SE APAGA, SE CONTINUAR VERIFICAR COM SEU MECANICO POSSIVEL DEFEITO NO MOTOR.
num ponto de vista mais tecnico é como se as galerias de pressão de óleo superiores estivessem secas e assim que a pressão do óleo volta ficam bolhas de ar que permitem a descompressão do tensionamento das correntes sincronisadoras.
o que posso aconselhar é que não seja acelerado o motor enquanto o barulho permanecer sob risco de algum dano aos tensores, corrente, comando de valvulas... mantenha o motor em regime de marcha lenta ate estabilisar e so depois saia a rodar.
Espero ter ajudado um pouco mais a todos
peço desculpas se escrevi alguma besteira, mas simplesmente relatei o que ocorreu.
Dimas e se acontece com o motor quente??? Ja aconteceu algumas vezes no meu!!!
Obrigado
vandinho jf
14/09/2010, 01:03
pessoal,o barulho que da e quando liga frio, realmente sao os tuchos, eles nao seguram o oleo e quando liga o carro faz um breve barulho, a troller nao reconhece como defeito ja entrei em contato com o departamento tecnico da troller e foi me dito isto , bom e a longo prazo sera ???????
troller novo problema novo , isso so praque gosta
abracos
Rony Jefferson
14/09/2010, 18:49
O Rony este mecânico que vc consultou acho que se equivocou ao falar nos bicos como a possivel causa do ruido.
Os bicos injetores do troller 3.0 são com piezo-elétrico, n possuem nenhum contato mecânico, são acionados somente elétricamente. N é como os bicos mais antigos, onde é um ressalto no comando de valvúla que pressiona o bico injetor e dai vem a presão para injetar o diesel. No sistema common rail, que é o caso do Troller, a presão ja chega altissima nos bicos, e o bico recebe um pulso vindo do módulo e abre a passagem para o diesel, e esta passagem é aberto por causas dessas placas piezo-elétricas que quando recebem um pulso elétrico e essas placas se contraiem, coisas de centésimo de milimetro, e o diesel pasa.
E isso que o Mauro Teodoro falou é o mais correto mesmo, n custa aguarda um pouco somente com a ignição ligada.
Por mais incoveniente que pareça esse barulho vindo do comando é normal. Ja que o motor na hora da partida, que é o momento mais critico no funcionamento do motor, esta trabalhando "seco" sem aquela fina camada de óleo nas partes móveis do motor. claro que o motor possui um tipo de reservatório no cabeçote para facilitar esta rapida criação da camada de óleo porem ela n se cria tão rapidamente para evitar este contato quase que seco nas partidas a frio.
É coisa para se preucupar, e muitu por sinal, caso começe a acontecer esses ruidos vindo do comândo com o motor ja em funcionamento
Concordo plenamente, mas o estranho é que precisei trocar o bico que estava avariado, segundo a própria troller (Natal/RN) - obviamente que não troquei na concessionária, assim sendo, o martelamento cessou e ele voltou a ser silencioso novamente.
Abraços.
Robinho da Jaguatirica
14/09/2010, 19:36
Galerinha,
A FORDe :odedo: já tem ciência da caca, o caso é que tem um longo percurso entre o tucho debaixo e o tucho do cabeçote, com isso às vezes perde pressão e o tensor da corrente afoxa, o comentário do amigo sobre as bolhas faz todo sentido, faz barulho de ventoinha batendo em algo mesmo, eles dizem que se for raro tá normal, pra mim nada de normal, minha ranger tem 23.500km e já aconteceu 8 vezes, fria que passa em instantes, e quente que perdura por preocupantes bons minutos, mas tornando intermitente tem que abrir e trocar não sei o que. Tem uma válvula também no cabeçote que retem o óleo para uma melhor lubrificação do comando e válvulas, esta válvula também perde a sua função, causa o barulho mais característico de batida de válvula, esse sim, tem que correr logo e arrumar.:parede:
De qualquer forma é coisa que preocupa sim, mesmo estando na garantia que é meu caso, fico pensando, mais cedo ou mais tarde lá vai minha pé-de-mula pro estaleiro por mais 30 dias....:evil:
Boa lama!
Roninho da Jaguatirica
RENATO-SELVA
14/09/2010, 20:34
Alguém já trocou isso na garantia?
Guilherme Rocha
15/09/2010, 19:00
Barulho com o motor frio = Tensor da corrente de comando.
O meu 2007 so fez isso uma vez, no ano passado, como o motor bem frio... Até hoje ele está calado!
Boa sorte aí nas investigações!
Abraço
Guilherme
T4 2007
Recife-Pe
Caro amigo isso ai são os tuchos. No meu carro acontecia algumas vezes com o motor quente. Do nada o barulho aparecia, depois sumia.
Foi so trocar os tuchos na garantia e problema resolvido!!!:concordo:
Não sei se é o mesmo caso. Tenho um 2007 e de vez em quando percebo um barulho com se fosse uma peneirinha. Dá para perceber mais em baixa rotação. Já reparei também que o barulho some quando o tempo vira para mais umido e frio. Já li no forum das pickups os rangeiros reclamando também. Segundo a Ford é "normal". Realmente parece alguma coisa relacionada ao comando. Li no forum que algumas pessoas insistiram e a Ford trocou a correia e os rolamentos. Acho que bate com esta informação da Troller que diz que é "normal". Não percebi nenhum outro sintoma a não ser o barulho. Meu sobrinho andou no carro estes dias e perguntou o que era. Acho que com o tempo vamos deixando de escuta-lo. Abraços
RENATO-SELVA
30/09/2010, 20:12
Troquei o óleo do motor, faz mil Km e não fez o barulho mais... será que pode ser mesmo ar no sistema?
Jose Henrique
13/10/2010, 18:33
Tive o mesmo problema com meu Troller 08/08... Apos subirmos uma ladeira com esforço moderado, lama e chuva, ao deixar em marcha lenta o barulho apareceu... barulho seco, parecendo mesmo ventuinha raspando em algo... Tinha 02 mecanicos em outros carros e que entendem de Troller... disseram que são os "tuchos" e que é mais comum esse barulho do que se imagina... nao preocupa se aparece raramente... nao dá problemas.. só ficar de olho se a temperatura do motor não sobe (e estava normal o nomento citado)... Desliguei o carro por 5 minutos, liguei, e sumiu o barulho... fiz o resto da trilha e nada... Rodei 700 km de volta pra casa e... nada!! :pensativo:
Se repetir vou mandar ver o tal dos "tuchos" ?!?! ou mando tudo para "Tucha que pari...???" e deixo como tá ??:pensativo:
Rodrigo Souza
25/04/2011, 11:45
Olá Amigos, tenho uma ranger 3.0 07/08 com 78 mil kms, meu irmão é sargento do exército e trabalha com um ranger 3.0 2005, sendo que o mesmo também é mecânico formado no Senai em mecânica diesel e principalmente no motor power stroke 3.0. Essa minha ranger já deu e está dando muita dor de cabeça, apesar de ser uma excelente caminhonete, tem muita força e excelente mecânica. Mas o o motor é uma caixa de surpresas, já tive que trocar os 4 bicos pelo simples fato de não conseguir retira-los, tive que danifica-los na retirada (mesmo usando durante 15 dias fluido de freio e wd40 direto), o fato que gerou a manutenção nos bicos foi o desgaste no anel de cobre que vai na ponta do bico, gerou vazamento de compressão. Enfim troquei os bicos e a ranger ficou muito boa, mais potente e economica. So que recentente surgiu a famosa batida de tucho, geralmente é quando o motor está frio e dura até 5 minutos, isso ja tinho ocorrido antes e depois de 3 trocas de óleo (troco óleo e filtro a cada 5 mil kms) voltou novamente, e eu meu irmão analisando o caso podemos chegar a algumas conclusões prévias:
1-Nas trocas de óleo que usei os filtros International gerou a batida de tucho (pode ser eles filtrem mais que os demais)
2-Limpeza do reservatório do filtro de óleo motor (pode ser que na troca do filtro é oleo fiquem residuos no filtro e que possam ir para as partes mais sensiveis do motor)
3-Usei os filtros tecfil e fran, não gerou o ruído no motor.
4-Estamos programando uma retirada da tampa plástica do comando de valvulas e verificar se não há depósitos de crostas de óleo queimado nas valvulas.
5-Falei com o pessoal na mwm-international e não é recomendado a troca de viscosidade do óleo, sugerem mesmo a limpeza total do reservatorio do filtro.
Enfim, espero que esse seja o último problema desse motor.
Cachoeira
29/09/2011, 12:45
Olá Amigos, tenho uma ranger 3.0 07/08 com 78 mil kms, meu irmão é sargento do exército e trabalha com um ranger 3.0 2005, sendo que o mesmo também é mecânico formado no Senai em mecânica diesel e principalmente no motor power stroke 3.0. Essa minha ranger já deu e está dando muita dor de cabeça, apesar de ser uma excelente caminhonete, tem muita força e excelente mecânica. Mas o o motor é uma caixa de surpresas, já tive que trocar os 4 bicos pelo simples fato de não conseguir retira-los, tive que danifica-los na retirada (mesmo usando durante 15 dias fluido de freio e wd40 direto), o fato que gerou a manutenção nos bicos foi o desgaste no anel de cobre que vai na ponta do bico, gerou vazamento de compressão. Enfim troquei os bicos e a ranger ficou muito boa, mais potente e economica. So que recentente surgiu a famosa batida de tucho, geralmente é quando o motor está frio e dura até 5 minutos, isso ja tinho ocorrido antes e depois de 3 trocas de óleo (troco óleo e filtro a cada 5 mil kms) voltou novamente, e eu meu irmão analisando o caso podemos chegar a algumas conclusões prévias:
1-Nas trocas de óleo que usei os filtros International gerou a batida de tucho (pode ser eles filtrem mais que os demais)
2-Limpeza do reservatório do filtro de óleo motor (pode ser que na troca do filtro é oleo fiquem residuos no filtro e que possam ir para as partes mais sensiveis do motor)
3-Usei os filtros tecfil e fran, não gerou o ruído no motor.
4-Estamos programando uma retirada da tampa plástica do comando de valvulas e verificar se não há depósitos de crostas de óleo queimado nas valvulas.
5-Falei com o pessoal na mwm-international e não é recomendado a troca de viscosidade do óleo, sugerem mesmo a limpeza total do reservatorio do filtro.
Enfim, espero que esse seja o último problema desse motor.
Pelas informaçõe que eu tenho da FORD e MWM este barulho é ocasionado por variação de pressão nos tensores hidraulicos esticadores da corrente. Se pouco frequente... "seria normal". Na minha ranger 09/10 acontece umas 3 vezes a cada 10.000kms (só para se ter uma idéia). Ela está com 40000 kms.
Estou com o mesmo problema no meu Troller 2010. Pra mim era a ventoinha pegando em algo.
Geralmente acontece com o carro frio, depois de ter ficado parado algumas horas.
O barulho não dura muito, só quando ligo o Troller... dura uns 3 a 5 segundos, bem pouco.
Meu Troller está com 9 mil kms e já fez este barulho umas 5 vezes ou mais...
Estou usando o óleo Mobil Delvac MX (Multiviscoso) 15w40 CH4 e tenho trocado a cada 5, 6 mil kms.
Cachoeira
29/09/2011, 20:10
Estou com o mesmo problema no meu Troller 2010. Pra mim era a ventoinha pegando em algo.
Geralmente acontece com o carro frio, depois de ter ficado parado algumas horas.
O barulho não dura muito, só quando ligo o Troller... dura uns 3 a 5 segundos, bem pouco.
Meu Troller está com 9 mil kms e já fez este barulho umas 5 vezes ou mais...
Estou usando o óleo Mobil Delvac MX (Multiviscoso) 15w40 CH4 e tenho trocado a cada 5, 6 mil kms.
OI pessoal,
O barulho do meu carro (ranger 09/10) só acontece com motor quente e em marcha lenta. O barulho é totalmente destoante do funcionamento normal do motor diesel e pode ser ouvido até distante do veículo (tec tec tec metálico, bastante alto). Ele desaparece sozinho ou depois de algumas aceleradas... Pelas informações relacionadas à minha situação (motor aquecido e na marcha lenta) é na lenta que a pressão do oleo beira a minima e é na marcha lenta (geralmente parada) que o oleo acaba dando uma sobreaquecida (falta a ventilação do deslocamento do veículo) o que provavelmente acarretaria a variação da pressão que faz a corrente bater. Já troquei os tensionadores em garantia e de fato, não adiantou dando a entender ser algo inerente ao sistema do ngd 3.0 e não a um simples defeito de componente (no caso, os tensionadores). Tinha curiosidade de saber o resultado de alguém que já tenha trocado o kit de distribuição todo mas não me surpreenderia dizer que também não adiantaria.
Sds.
To com o mesmo problema!!! Só que o meu tá constante! Quase todo dia. Já tem uns 15 dias!
2011-09-28_18-36-38_356.3gp - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=jj2RGAT1WRU)
PAULO CARECA
03/10/2011, 19:27
Se serve para despreocupar a todos aqui, o meu 2006 com 95.000 km, sempre teve estes sintomas/barulhos, e até agora não tive nenhum problema causado por estes. Até agora não vi ninguem dizer conclusivamente, qual é o motivo, nem os mecanicos de autorizadas que usam este NGD 3.0, talvez seja mais uma das falhas do projeto deste motor. Seria uma boa discussão se estes post estivessem neste tópico Ngd/internacional 3.0 Pesquisa De Vida útil E Problemas: (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/48002-ngd-internacional-3-0-pesquisa-de-vida-util-e-problemas.html)
Bernardo Hoelz
04/10/2011, 12:28
Meu troller apresentou esse barulho duas vezes, fiquei assustado, uma foi logo assim que comprei o carro, mas todas as vezes que aconteceu o motor estava frio, até hj nunca mais apresentou! Tomara que tenha parado.
Hj fui numa loja aqui que me assustou!!!
O pessoal da Troller aqui de Brasília me indicou uma loja chamada TaguaMotors... na cidade de Taguatinga.
Chequei lá explicando a situação e falando dos tuchos. Até mostrei o vídeo com o barulho...
Resultado? O cara condenou umas correntes no meu motor num valor de R$ 1.850 reais!!!!!!!
Sai de lá correndo!!! Como pode um motor "zerado" de 40k km dar um problema nesse valor?! Eu falo zerado pq um motor diesel de 40 mil km ainda tá zerado.
Solução? Vou comprar esse tuchos ai e trocar em alguma outra oficina! Tá loko!!!
Alguém sabe alguma loja pra me indicar aqui em BsB?!
Acho que vou lá no Meneses!
PAULO CARECA
10/10/2011, 20:41
Hj fui numa loja aqui que me assustou!!!
O pessoal da Troller aqui de Brasília me indicou uma loja chamada TaguaMotors... na cidade de Taguatinga.
Chequei lá explicando a situação e falando dos tuchos. Até mostrei o vídeo com o barulho...
Resultado? O cara condenou umas correntes no meu motor num valor de R$ 1.850 reais!!!!!!!
Sai de lá correndo!!! Como pode um motor "zerado" de 40k km dar um problema nesse valor?! Eu falo zerado pq um motor diesel de 40 mil km ainda tá zerado.
Solução? Vou comprar esse tuchos ai e trocar em alguma outra oficina! Tá loko!!!
Alguém sabe alguma loja pra me indicar aqui em BsB?!
Acho que vou lá no Meneses!
No seu lugar eu começaria pelo lado mais prático e barato, trocaria o óleo do motor e colocaria um filtro novo original ou Mahle, e trocaria tambem o de ar. Se persistir o barulho esqueça e siga a experiencia citada no post 37.
Bernardo Hoelz
10/10/2011, 20:57
No seu lugar eu começaria pelo lado mais prático e barato, trocaria o óleo do motor e colocaria um filtro novo original ou Mahle, e trocaria tambem o de ar. Se persistir o barulho esqueça e siga a experiencia citada no post 37.
x2.............
Fregonese
10/10/2011, 22:37
Há um tópico sobre esse ruido no forum da Ranger. Leiam e se acalmem. Qualquer intervenção mecânica é só para conforto psicológico. Se vc cuida do bugão direito (oleo, oleo, agua, filtros, etc) desencana e assulera.
Mas então, tirei o bixo da revisão na sexta! Não tá fazendo barulho por agora.
Fui na outra loja só pra tentar te uma luz. Se não fizer mais barulho, blz!!!
Mas se voltar vou fazendo isso ai...trocar óleo e filtro...
Quantos custa mais ou menos o tucho?! É fácil de trocar?! Queria trocar o meu só para evitar preocupação.
Roberto Cristian
17/10/2011, 17:35
Pessoal tenho um Troller 09/09 com 45000k, hojé rodei 430 km , ao chegar desliguei o carro e quando fui ligar denovo depois do motor frio o carro apareceu um barulho estranho como se tivesse uma arruela solta dentro do motor uma pancadinha ferro com ferro bem na frente do motor, desliguei e coloquei a mão na vetoinha ela tem uma leve folga mais não da pra dizer se é ela, notei que varios amigos postaram um barulho de tec,tec,tec,tec quando o carro está aquecido o meu tambem faz esse barulho que é ocasionado pela a ma lubrificação dos tuches hidraulicos basta dar uma acelerada que para, considero isso normal pois acontece mais quando está proximo de trocar o óleo da viatura, agora voltando a minha pergunta inicial, o barulho é diferente de tucho hidraulico vor dar uma verificada no esticador da correia e nos demais itens como rolamento de bomba d'agua, alternador e outros que fica no sistema.
ANTONIO GILSON SANTANA
23/10/2011, 15:47
Amigos sou novo no forum porem de troller nao tinhaum 2008 ate o ano passado depois troquei por um 2010 e o barulho e o mesmo
ja me acostumei smpre pela manha.
Um abraço antonio gilson camaçari bahia
freeroad bahia
Pessoal, o meu 2006 estava com esse barulho irritante de corrente batendo. Na época ele estava com 80 mil km.
Troquei o Kit da corrente de distribuição, original MWM, ao custo de R$ 1300,00 de peças e R$ 180,00 de mão de obra em uma retífica credenciada MWM.
O barulho nunca mais voltou.
FelipeRocha
25/10/2011, 17:25
O meu carro está com uma oscilação na RPM. Em marcha lenta, com um intervalo de 1min mais ou menos que acontece. Com o capô aberto, percebe-se que o motor ''se mexe'' bastante duranta esta oscilação. Alguém imagina o que pode estar acontecendo, ou já passou por alguma coisa parecida? Obrigado!
Imperador!
26/10/2011, 17:04
Não participo do fórum Troller, mas esse tópico responde a todas as dúvidas... http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/93824-barulho-no-motor-ranger-3-0-a.html
Em resumo, o barulho é normal. É um desarranjo temporário da posição da corrente de comando que é corrigida automaticamente pela ECU do carro.
Como não acompanho o fórum, qualquer coisa, MP.
Bone Stern
27/10/2011, 11:38
ola...
venho aqui tirar uma duvida quanto ao meu troller, pode ser que seja uma bobagem mas como nao tenho experiencia nesse motor nem sou bom conhecedor de mecanica (longe disso), espero ser, ja agradecidamente, ajudado. Vamos la:
comprei um troller 09/10, 28000 km, muito novo, sem carcterisitcas ou sintomas de trilha pesadas( o ultimo dono jura que nunca fez trilha) e toda vez que eu ligo a chave sem dar a partida se inicia um zumbido , alto mesmo, que parrece ser a bomba de oleo e depois esse barulho se desfaz apos uns 10 segundos, acredito, se eu nao der igniçao no carro. apos a igniçao acontece o retorno e a manutençao desse barulho por todo o tempo de funcionamento do motor e ao desligar o mesmo, esse barulho permanece por mais 5 ou 10 segundos.
se esse assunto ja foi discutido antes me desculpem mas eu nao achei o post ou topico.
tenho experiencia com motor a diesel, seja perkins , mwm, ou motor da hilux srv , e nao me lembro desse barulho. ontem abordei um motorista de uma ranger 3.0 e nos nao identificamos esse barulho no seu veiculo
caracteristica? aumento o volume do radio? o barulho ja ta enchendo o s...
obrigado pelo seu tempo
ftr_santos
27/10/2011, 12:01
Este barulho é da bomba de combustível, que é elétrica. No Troller é normal. Realmente se escuta bem alto...
Abs.,
Fábio.
Imperador!
28/10/2011, 11:20
Este barulho é da bomba de combustível, que é elétrica. No Troller é normal. Realmente se escuta bem alto...
Abs.,
Fábio.
Isso mesmo. É a mesa coisa na Ranger. É a bomba de baixa trabalhando e deixando o sistema abastecido (ao ligar) e eliminando o excesso de combustível nas linhas (ao desligar).
Bone Stern
30/10/2011, 03:17
obrigado amigos
levei o carro na concessionaria e me falaram que é mesmo a bomba de gasolina. com os vidros fechados e viajando a noite o barulho fica meio chato.
entretanto... o que restou do brinquedo vale o preço:pular:
mas bem que poderiam dar um jeito nisso pelo valor que é o jipe...
inte
henrique4x4
16/11/2011, 10:58
pessoal meu carro tá um TEC TEC TEC constante... quando quente se ouve ainda mais o barulho... quando to com o capo aberto e proximo ao motor não consigo escutar o tal do TEC TEC TEC, mas quando fecho o capo e fico mais distante do carro o barulho fica mais nitido, principalmente proximo da caixa da roda dianteira do lado do passageiro... um amigo me disse para trocar o esticador mas o carro está só com 5.000 km.
fernandotf
16/11/2011, 11:07
pessoal meu carro tá um TEC TEC TEC constante... quando quente se ouve ainda mais o barulho... quando to com o capo aberto e proximo ao motor não consigo escutar o tal do TEC TEC TEC, mas quando fecho o capo e fico mais distante do carro o barulho fica mais nitido, principalmente proximo da caixa da roda dianteira do lado do passageiro... um amigo me disse para trocar o esticador mas o carro está só com 5.000 km.
Tec tec só na marcha lenta? Talvez seja a vibração (ressonância) de algum protetor, chapa ou componente frouxo...
henrique4x4
16/11/2011, 11:15
Tec tec só na marcha lenta? Talvez seja a vibração (ressonância) de algum protetor, chapa ou componente frouxo...
então... quando aumenta o giro do motor aumenta o barulho... realmente parece algum compnente frouxo, mas seria o caso de um problema no esticador só com 5.000km??? só que o barulho aparece mais com o motor quente... qdo ligo o carro não escuto o barulho.
tiago.costa
16/11/2011, 12:19
o meu aperece esse mesmo problema de vez enquando.. acelere diminui...dps volta... é um tec-tec-tec- alto, feio!!! parece que o carro vai desmontar (um pouco de exagero,rs) mas desci pra olhar de onde vem... e notei que vinha da grade dianteira (que do 2009 acima é parafusada e encaixada). Em casa retirei a grade coloquei uns silicones e barulho sumiu!! bom até agora...
o meu aperece esse mesmo problema de vez enquando.. acelere diminui...dps volta... é um tec-tec-tec- alto, feio!!! parece que o carro vai desmontar (um pouco de exagero,rs) mas desci pra olhar de onde vem... e notei que vinha da grade dianteira (que do 2009 acima é parafusada e encaixada). Em casa retirei a grade coloquei uns silicones e barulho sumiu!! bom até agora...
Tiago, tem como tirar uma foto? Queria ver seu procedimento.
O meu só consigo resolver mesmo é trocando o óleo. Tá próximo de 5k km eu troco o óleo e o barulho some até os próximos 5k km.
tiago.costa
17/11/2011, 00:12
danbpio,
cara nem tirei foto... o que eu fiz foi coisa simples.. apenas retirei a grade dianteira externa, que é presa por 4 parafusos em cima e embaixo ela é encaixada com 2 pinos.... atras dela há uma tela de metal toda parafusada nela.. eu retirei essa tela.. passei silicone nas extremidades esperei tomar presa por uns minutos e reparafusei esta tela... e coloquei um pingo de silicone nos pinos de encaixa da grade para diminuir a folga no seu respectivo sítio!
e resolveu!
danbpio.. agora seu barulho pode ser outra coisa... pois vc percebe que some na troca de óleo... ou apenas mera coincidência....
se achar realmente necessário faço dps as fotos
abçs
danbpio,
cara nem tirei foto... o que eu fiz foi coisa simples.. apenas retirei a grade dianteira externa, que é presa por 4 parafusos em cima e embaixo ela é encaixada com 2 pinos.... atras dela há uma tela de metal toda parafusada nela.. eu retirei essa tela.. passei silicone nas extremidades esperei tomar presa por uns minutos e reparafusei esta tela... e coloquei um pingo de silicone nos pinos de encaixa da grade para diminuir a folga no seu respectivo sítio!
e resolveu!
danbpio.. agora seu barulho pode ser outra coisa... pois vc percebe que some na troca de óleo... ou apenas mera coincidência....
se achar realmente necessário faço dps as fotos
abçs
Rapaz, meu barulho é alguma coisa com os tuchos do motor. Já discuti isso com o pessoal aqui no fórum, mas ainda não troquei. Enquanto der para trocar o óleo e resolver... vou fazendo isso... depois troco os tuchos...
tiago.costa
19/11/2011, 01:44
hj , depois de vários dias o barulho voltou... e por sorte estava num lugar onde pude parar e ver melhor... o barulho não veio da tal grade, também na era do ventilador do radiador como parecia ser... parece que tem haver com desregulagem do motor! não sei mais nada!assim que puder ver na concessionaria ver o que a trilha sertões diz a respeito!
tiago.costa
22/11/2011, 00:55
pessoal da concessionária disse que barulho é da lubrificação do motor.. normal!
fernandotf
22/11/2011, 09:26
pessoal da concessionária disse que barulho é da lubrificação do motor.. normal!
Problema na lubrificação do motor? Isto é NORMAL???!!! O pessoal da concessionária anda comendo palhacitos ou dormindo com o bozo?
PAULO CARECA
22/11/2011, 09:40
Normal quanto a não ser um problema grave, mas faz parte dos vários erros de projeto deste motor (claro que isso ele não pode falar).
tiago.costa
22/11/2011, 16:55
bom, segundo o que e entendi, não é problema de lubrificação... é barulho da bomba injetora de óleo no motor trabalhando, aumentando a pressão do óleo....
bom, segundo o que e entendi, não é problema de lubrificação... é barulho da bomba injetora de óleo no motor trabalhando, aumentando a pressão do óleo....
Se estiver próximo da troca de óleo. Testa lá. Troca! Comigo é batata, começa a chegar próximo dos 5mil km, é só trocar que para o barulho!
tiago.costa
23/11/2011, 08:44
Se estiver próximo da troca de óleo. Testa lá. Troca! Comigo é batata, começa a chegar próximo dos 5mil km, é só trocar que para o barulho!
eu havia lido sue relato sobre isso e pensei na mesma coisa... o meu ja tem uns 7500km ...meu oleo é de 10k km, eu sempre costumo trocar oleo por volta dessa kilometragem....
porem esse barulho não é sempre que aparece nao... de vez enquando! depois que trocar o oleo.. vou observar se o barulho some.. e posto aqui ! valeu!
André_Troller
23/11/2011, 16:50
Olá.
Tenho o mesmo problema.
Meu troller estava com esse barulho, marcha lenta começava a bater.
Como ainda estava na garantia, a concessionária conseguiu resolver.
Porém ontem esse barulho voltou. - qdo acelera um pouco ele para.
Tiago, acho bom aproveitar sua garantia e já levar na concessionária, já vi outros trollers com esse mesmo problema, creio que seja a bomba injetora mesmo.
abraços
Imperador!
24/11/2011, 09:40
Pela enésima vez, esse barulho é NORMAL. Não precisa trocar peça nenhuma.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/93824-barulho-no-motor-ranger-3-0-a.html
Horacio Teles
25/11/2011, 22:05
Entrei aqui de gaiato.
Ainda ontem estive com um sujeito que é cobra da mecânica, mexe com Troller, tem muito bom conhecimento do assunto.
Esse barulho é dos tuchos, problema crônico do motor 3.0, mas nada de grave. Dá prá andar bastante. Tem relação com uma válvula de pressão de óleo.
É só passar um email pro Márcio, da Trilha Interlagos que acho que ele responde na boa.
luiz silva
30/11/2011, 20:43
Tenho lido muito este tópico, falam muita coisa sem saber. O barulho é proprio do motor NGD 3.0 tem no Troller e na Ranger,. O meu Troller faz direto , quando troca o oleo melhora um pouco.
Já conversei com a MWM International em Canoas RS, o que acontece é a perda de pressão no tucho hidraulico que estica a corrente do comando de valvulas, ai o esticardor afrouxa um pouco e a corrente bate.
Não é tucho, não é bomba, se esta um pouco constante de mais, troque os tuchos hidraulicos apenas.
A Corrente quenta muito.
O pau no carro que é pra isso que se tem TROLLER.:)
thiagoschaeffer
21/12/2011, 14:21
O meu 2010 zero apresentou isso, disseram mil coisas, mas quando fiquei puto e cheguei la e mandei abrir o motor, sabe o que era, eu tinha perdido 2 cilindros por entrada de água, por mil partes da carcaça do motor, puto, trocaram o motor, sabe o que aconteceu, voltei la novamente 2 meses depois com mesmo barulho e sem pestanejar pedi para abrir o motor e para alegria da loja, outro motor perdido, como o carro era zero, menos de 10mil, liguei para quem podia no fabrica na sede da ford SP, paguei a vista quero carro novo, depois de tanta briga consegui um 2011 todo equipado como pedido de deculpas, mas ja tive que trocar cilindros de acionamento da embreagem e a caixa de direção e terei q novamente trocar a caixa de direção pq antes vazava óleo por tudo qualquer lugar até pela parede da carcaça, agora ele estala quando a suspensao trabalha e eles vem me dizer q é normal, q a ford tirou uma bucha de absorver impactos pq troleiros pediram, os caras não sabem trabalhar e ainda poe a culpa na gente pelo carro nao estar bom como era.
O meu 2010 zero apresentou isso, disseram mil coisas, mas quando fiquei puto e cheguei la e mandei abrir o motor, sabe o que era, eu tinha perdido 2 cilindros por entrada de água, por mil partes da carcaça do motor, puto, trocaram o motor, sabe o que aconteceu, voltei la novamente 2 meses depois com mesmo barulho e sem pestanejar pedi para abrir o motor e para alegria da loja, outro motor perdido, como o carro era zero, menos de 10mil, liguei para quem podia no fabrica na sede da ford SP, paguei a vista quero carro novo, depois de tanta briga consegui um 2011 todo equipado como pedido de deculpas, mas ja tive que trocar cilindros de acionamento da embreagem e a caixa de direção e terei q novamente trocar a caixa de direção pq antes vazava óleo por tudo qualquer lugar até pela parede da carcaça, agora ele estala quando a suspensao trabalha e eles vem me dizer q é normal, q a ford tirou uma bucha de absorver impactos pq troleiros pediram, os caras não sabem trabalhar e ainda poe a culpa na gente pelo carro nao estar bom como era.
Se tudo que você relatou é verdade, vá já pra igreja conversar com um padre. Só ele pode resolver o seu problema.
Claudio 90
22/12/2011, 12:06
Se tudo que você relatou é verdade, vá já pra igreja conversar com um padre. Só ele pode resolver o seu problema.
Só o padre não adianta, converse com Buda, vá no centro espírita, rese para Ala e tire esta nuvem preta da família Adams que está em cima do seu carro.
PAULO CARECA
22/12/2011, 14:01
Depois de se converter a todas estas religiões, troca por um 2006, o meu está com 95.000km rodados e cinco anos e meio de uso misto, com este barulho citado neste tópico desde zero e até agora continua o mesmo, sem problemas quanto ao barullho.
Rodrigo Souza
29/12/2011, 18:30
Pelas informaçõe que eu tenho da FORD e MWM este barulho é ocasionado por variação de pressão nos tensores hidraulicos esticadores da corrente. Se pouco frequente... "seria normal". Na minha ranger 09/10 acontece umas 3 vezes a cada 10.000kms (só para se ter uma idéia). Ela está com 40000 kms.
Voltando a situação da minha ranger, nunca mais teve problemas, porém tive que abrir o cabeçote, pois fiz todos os processo que citei anteriormente e nada adiantou, o que de fato ocorreu foi que um dos tuchos estava danificado (descartuchado), fazendo com que o óleo não desse a pressão necessária para manter o tucho sob pressão, dai surge a batida parecida com a barulho de valvula, existem 3 problemas que podem fazer acontecer esse barulho: 1 - tencionador hidraulico da corrente, 2-tucho com defeito, 3 arruela da ponta do bico injetor com desgaste ocasionado vazamento de compressão. Importante: consegui um conjunto completo de uma ranger 2010 batida e quando fui comparar com os tuchos da minha ranger 2007/8 eram muito diferentes juntamente no bico do tucho, justamente onde quebrou, os mais novos são mais reforçados e longos que os mais antigos.
Jalisson
31/12/2011, 02:44
Meus caros!
Em minha casa tivemos a Ranger 3.0 e com 90.000km tivemos que trocar todos os bicos e bomba de alta e baixa. Isso por que o carro rodou com deisel "bichado" e pq esse motor não lubrifica bem a bomba. Isso foi com a Ranger...
Tenho um Troller 2010 3.0 e ele ja fez esse baraulho umas vezes, mas coisa muito breve e rara. Tem tudo a ver com lubrificação ou a questão da corrente. Coisa que com alguns segundo se "auto" ajusta e é só pisar com cuidado nos primeiros giros.
Outra coisa: Tive um barulho enorme de tec-tec, mas era o protetor de caixa que estava folgado.
Esse motor 3.0 é muito potente, mas não creio que durem muito.
O meu até agora (30.000km) está ótimo, mas como tive problemas com o da Ranger, não sei se vale a pena ficar com ele mais de 100.000km.
OBS.: Antigamente os motores diesel rodavam 500.000km facinho, facinho... e depois de uma revisão rodavam mais 500.000km Hj é tudo porcaria!
Forte abraço.
Concordo com o Jalisson, as coisas estão cada vez mais descartáveis. Uma pena que isso se aplique a motores ciclo Diesel.
Procuro utilizar só Diesel Aditivado, e quando encontro, o Podium. também coloco aditivo STP para Diesel (aquele da garrafa azul) a cada 2 abastecimentos. Sei que o uso é controvertido, mas acho que qualquer coisa é melhor que o nosso diesel.
Lucasgjn
16/01/2012, 19:48
Galera li todas as respostas,.. e resolvir fazer um video do barulho.. o meu esta assim faz uns 2 meses nao to suportando mais.. o problema que ja troquei as correntes, mas isso o barulho era bem fraco.. hoje esta insuportavel.. alguem pode me ajjudar a pelo menor poder chegar no mecanico e falar o que é para ele tentar olhar ?? muito obrigado
Barulho Troller 3.0 - YouTube (http://youtu.be/m2ZfKaIl6xU)
Reparem aos 0.07 a 0.10 em que eu acelero o barulho some.. quando volta a marcha lenta .. ele volta super alto...
obrigado
Robinho da Jaguatirica
16/01/2012, 19:50
Este é o kpeta do barulho...
pode ser apenas os tuchos que esticam a corrente de comando. às vezes eles perdem a eficiência. Leve na retífica e mande trocar só os tuchos.
Andre_Lucks
17/01/2012, 09:10
Pessoal, bom dia.
Este barulho é exatamente o que faz no meu, porem.... é muito aleatório,as vezes rodo 200Km e de repente em marcha lenta começa, logo após20/30segundos para.
As vezes faz após rodar 5Km e novamente em marcha lentacomeça e logo para.
De acordo com meu mecânico é tucho, porem quando aleatório erápido não tem problema, mas se ficar constante tem que verificar.
Abraço.
Rodrigo Souza
26/01/2012, 16:17
Galera li todas as respostas,.. e resolvir fazer um video do barulho.. o meu esta assim faz uns 2 meses nao to suportando mais.. o problema que ja troquei as correntes, mas isso o barulho era bem fraco.. hoje esta insuportavel.. alguem pode me ajjudar a pelo menor poder chegar no mecanico e falar o que é para ele tentar olhar ?? muito obrigado
Barulho Troller 3.0 - YouTube (http://youtu.be/m2ZfKaIl6xU)
Reparem aos 0.07 a 0.10 em que eu acelero o barulho some.. quando volta a marcha lenta .. ele volta super alto...
obrigado
**Amigo, conforme citei acima, a minha ranger estava com o mesmo barulho, fiz de tudo, até troquei a marca de óleo lubrificante, o problema só foi resolvido depois que examinei todos os tuchos, onde foi constatado que um deles estava quebrado, justamente onde o óleo exercer a pressão manter o mesmo calibrado. Já rodei 25 mil kms depois e está tudo perfeito. Porém a MWM International fez algumas alterações no formato dessa peça, tem que comparar quando for trocar.
Rodrigo Souza
26/01/2012, 16:20
**Amigo, conforme citei acima, a minha ranger estava com o mesmo barulho, fiz de tudo, até troquei a marca de óleo lubrificante, o problema só foi resolvido depois que examinei todos os tuchos, onde foi constatado que um deles estava quebrado, justamente onde o óleo exercer a pressão manter o mesmo calibrado. Já rodei 25 mil kms depois e está tudo perfeito. Porém a MWM International fez algumas alterações no formato dessa peça, tem que comparar quando for trocar.
***Complementando, são os tuchos do comando de válvula, os modelos mais novos são mais reforçados que o modelos antigos (anterior a 2008)
elaman spinardi
05/03/2012, 16:30
lucas o meu troller 2008 fazia exatamente esse barulho, primeiramente troquei somente os tuchos da corrente ele melhorou mas não totalmente o problema so resolveu quando troquei tudo desde corrente,tensores,engrenagens e canaletas, mas mesmo assim as vezes ele ainda faz um barulinho.
elaman
sirlondiniz
03/05/2015, 21:52
Prezados,
O meu começou a fazer esse barulho (3.0 2011/2012). Fui a um especializado em Troller e ele me sugeriu trocar a corrente e tensores, ficaria por volta de R$ 1500.00. Mas também sugeriu trocar o filtro de óleo antes, por um original, já que eu havia feito a troca a poucos dias. Substituiu o filtro de óleo lubrificante e o problema parou. Portanto, depende muito de cada caso.
homerohermida
03/05/2015, 23:13
Prezados,
O meu começou a fazer esse barulho (3.0 2011/2012). Fui a um especializado em Troller e ele me sugeriu trocar a corrente e tensores, ficaria por volta de R$ 1500.00. Mas também sugeriu trocar o filtro de óleo antes, por um original, já que eu havia feito a troca a poucos dias. Substituiu o filtro de óleo lubrificante e o problema parou. Portanto, depende muito de cada caso.
Não se preocupe, pois o barulho voltará.
John_Niterói
13/03/2017, 15:45
O meu 2008 está com 118 mil km. Toda vez que faço a troca de óleo (a cada 7 mil km) ele faz esse barulho por uns 20 segundos e depois some. Semana passada troquei o óleo na Luzescar, com o Nelson, ou seja (filtro original de lubrificante e diesel) e apareceu o barulho insuportável. Entretanto, não some mais, só com o carro quente ou alta rotação. Segundo o Nelson, o ideal seria trocar todo o kit da corrente, mas pensei em tentar primeiro a troca do tensor maior da corrente cujo acesso fica perto do filtro de ar. Alguém já fez isso, com bom resultado. O barulho está insuportável.
John_Niterói
01/04/2017, 07:23
URGENTE ------ URGENTE ------ URGENTE ---- LEIAM COM ATENÇÃO.
Pessoal, como eu disse antes, após a troca de óleo, meu carro ficou com esse Tec-tec-tec de corrente, num nível insuportável. O diagnóstico, tanto na Luzes Car, quanto na oficina do Chapéu 4x4, em Niterói, foi folga na corrente ou no esticador da mesma. Optei por fazer o serviço em Niterói, pela facilidade de locomoção, embora sempre tenha feito a manutenção do meu Troller na Ilha. Consegui comprar um kit original MWM no Mercado-Livre, por R$ 1400,00 (preço médio do original é de cerca de R$ 2500,00). Bem, trocado o kit inteiro, o barulho não diminuiu 100%. Melhorou bastante, mas ainda batia algo.
O Chapéu e o filho (conhecido por Filhão) diagnosticaram problema de lubrificação. Com certeza, não havia pressão de óleo suficiente para empurrar o pino do esticador da corrente de distribuição. Bomba de óleo seria a próxima suspeita (putz, uma bomba nova chega a custar uns R$ 4 mil). Pesquisei bem por aqui e vi que as bombas desse motor 3.0 raramente apresentam falhas.
Voltei na oficina supondo que algo poderia estar obstruindo a passagem de óleo, propenso a fazer um flush do motor (esvaziar tudo e lavá-lo internamente). O Filhão achou melhor começar logo por uma nova troca de óleo (tinha menos de 400 km) e filtro. Ok. Qual não foi a surpresa do Filhão ao tirar a tampa do filtro de óleo do motor? Internamente a haste estava quebrada, ou melhor, sem a haste interna). Na hora, ele afirmou ser aquele o problema.
PUTZ!!!!! Será? Sim, aquela haste tem um retentor no final que força o copo do filtro ficar cheio de óleo e aumentar a pressão de lubrificação. Trocada a tampa, imediatamente o barulho sumiu. Voltou a ficar como zero. Ou seja, provavelmente a tampa quebrou na troca anterior de óleo e nada foi comentado (por não se saber de sua necessidade para um funcionamento correto).
Final da história, um gasto de mais de R$ 2.800,00 entre peças, óleo, filtro e serviço, sem necessidade, por conta de uma tampa de filtro. Pior, como rodei um período com o carro fazendo aquele tec-tec-tec, a corrente comeu um braço do esticador, que quebrou, e comeu uma haste de fixação, gerando limalha no motor. O filtro de óleo estava com alguma limalha....Quer dizer, vou rodar uns 600 a 1000 km e fazer nova troca de óleo para não comprometer o motor. Finalmente, quero deixar registrado aqui, para todo o grupo a minha imensa satisfação com a oficina do Chapéu em Niterói (Engenho do Mato). O pessoal é extremamente atencioso, profissional, honesto e com um serviço de total qualidade. Recomendo com empenho. Só manterei meu carro lá, agora. Forte abraço e fiquem com Deus.
545842545843
Marcos Vanni
01/04/2017, 20:41
Tenho um 2009 com 120 mil km.
Depois da ultima troca de óleo também apareceu um barulho que sumia depois de alguns minutos funcionando.
Abri a tampa da distribuição e troquei somente os dois tensionadores dos esticadores da corrente, nunca mais apareceu o barulho.
Gustavo D
02/04/2017, 20:49
URGENTE ------ URGENTE ------ URGENTE ---- LEIAM COM ATENÇÃO.
Pessoal, como eu disse antes, após a troca de óleo, meu carro ficou com esse Tec-tec-tec de corrente, num nível insuportável. O diagnóstico, tanto na Luzes Car, quanto na oficina do Chapéu 4x4, em Niterói, foi folga na corrente ou no esticador da mesma. Optei por fazer o serviço em Niterói, pela facilidade de locomoção, embora sempre tenha feito a manutenção do meu Troller na Ilha. Consegui comprar um kit original MWM no Mercado-Livre, por R$ 1400,00 (preço médio do original é de cerca de R$ 2500,00). Bem, trocado o kit inteiro, o barulho não diminuiu 100%. Melhorou bastante, mas ainda batia algo.
O Chapéu e o filho (conhecido por Filhão) diagnosticaram problema de lubrificação. Com certeza, não havia pressão de óleo suficiente para empurrar o pino do esticador da corrente de distribuição. Bomba de óleo seria a próxima suspeita (putz, uma bomba nova chega a custar uns R$ 4 mil). Pesquisei bem por aqui e vi que as bombas desse motor 3.0 raramente apresentam falhas.
Voltei na oficina supondo que algo poderia estar obstruindo a passagem de óleo, propenso a fazer um flush do motor (esvaziar tudo e lavá-lo internamente). O Filhão achou melhor começar logo por uma nova troca de óleo (tinha menos de 400 km) e filtro. Ok. Qual não foi a surpresa do Filhão ao tirar a tampa do filtro de óleo do motor? Internamente a haste estava quebrada, ou melhor, sem a haste interna). Na hora, ele afirmou ser aquele o problema.
PUTZ!!!!! Será? Sim, aquela haste tem um retentor no final que força o copo do filtro ficar cheio de óleo e aumentar a pressão de lubrificação. Trocada a tampa, imediatamente o barulho sumiu. Voltou a ficar como zero. Ou seja, provavelmente a tampa quebrou na troca anterior de óleo e nada foi comentado (por não se saber de sua necessidade para um funcionamento correto).
Final da história, um gasto de mais de R$ 2.800,00 entre peças, óleo, filtro e serviço, sem necessidade, por conta de uma tampa de filtro. Pior, como rodei um período com o carro fazendo aquele tec-tec-tec, a corrente comeu um braço do esticador, que quebrou, e comeu uma haste de fixação, gerando limalha no motor. O filtro de óleo estava com alguma limalha....Quer dizer, vou rodar uns 600 a 1000 km e fazer nova troca de óleo para não comprometer o motor. Finalmente, quero deixar registrado aqui, para todo o grupo a minha imensa satisfação com a oficina do Chapéu em Niterói (Engenho do Mato). O pessoal é extremamente atencioso, profissional, honesto e com um serviço de total qualidade. Recomendo com empenho. Só manterei meu carro lá, agora. Forte abraço e fiquem com Deus.
545842545843
Valeu pelo relato John! Lamentável terem quebrado essa haste e não terem te dito! Esse barulho é normal no 3.0, estando inclusive previsto no manual de serviço do motor. Mesmo o barulho sendo incômodo, ele não danifica em nada o motor. O seu caso com certeza está relacionado a quebra da haste.
545919
Curiosamente no meu 2006, conto nos dedos de uma mão as vezes que ouvi esse barulho nesses 7 anos com meu troller. As vezes que ouvi, sempre foram após ter trocado óleo ou próximo da troca. Não sei se está relacionado com algum hábito meu, como por exemplo colocar óleo até pouco acima do nível máximo de óleo da vareta, medir com motor quente, etc.