Ver Versão Completa : Retífica e up grade motor vm 2.5 td - dodge dakota
SERGIO AUGUSTO
03/10/2012, 09:59
ae povo
lí o topico inteiro e baixei os capitulos dos manuais que o Sergio postou.. :palmas:
estou em vias de fechar um negocio em uma cherokee 2001 diesel e tenho algumas duvidas;
- o motor 2.5 da cherokee é exatamente o mesmo da dakota? cambio manual tambem?
- o carro está em outra cidade e por conta disso nao terei muito tempo e ferramentas disponiveis p/ passar um "pente fino" antes da compra, mas certamente alguns pontos poderei verificar, como eu faço o auto diagnostico da injeçao? onde fica localizado o conector na cherokee? e a tabela p/ identificar os codigos de erros?
abs
Fala Fabil:
O motor e cambio da Dakota diesel, são os mesmos da Cherokee Sport diesel. Não sei te informar a posição do conector OBD2, da cherokee, mas deve ser em baixo do painel, perto da coluna de direção, por ali. A tabela para identificar erros, pelo que sei, estará no SCANER que usará, propiro para o diagnóstico deste carro/motor.
Abraço.
Sérgio.
ahhh ok... entao precisa do scanner de todo jeito. achei que o propio sistema fazia um auto diagnostico piscando uma sequencia de na luz de injeçao no painel como em outros carros ( suzukis por exemplo)
o padrao é OBD II comum ?
eu tenho um scanner ( maxiscan MS509) e liguei em uma dakota diesel de um amigo e ele até reconhece e comunica ( achou o protocolo 9114) mas nao consegui fazer nenhuma leitura de sensores e codigos de erro
leone.falheiros
30/10/2012, 21:00
BOM SERGIO ESTOU TENTANDO FALAR CONTIGO MAS NAO TENHO SUCESSO DEIXA EU PASSAR AQUI ALGUM DETALHE DO MEU VEICULO! FIZ A RETIFICA PUS OS CABEÇOTES APAZ MADRID A VALVULA DO 1113 TROQUEI CAMISA ANEIS E MANCAIS BRONZINAS ETC... MONTOU O MOTOR FUNCIONANDO REDONDO POREM ALGUNS AJUSTES FINAIS COMO!!
TROUXE DA RETIFICA ATARDE E JA SAIR FAZENDO O TEST DRIVE. PARECE QUE ENTREI COM PÉ ESQUERDO NO CARRO VEICULO FICOU 5 MESES PARADO QUANDO EU FUI REGULAR O VOLANTE ALGO LA DENTRO SOLTOU PUTZ TA SOLTO O NIVEL DE ALTURA DELE. BOM EM RELAÇÃO AO PAINEL FOI OBSERVADO O SEGUINTE. OBSERVEI QUE SÓ O MARCADOR DO VOLTIMETRO É QUE FUNCIONA NO MEIO CERTINHO, O MARCADOR DE COMBUSTIVEL TB (POREM O TANQUE TA CHEIO NAO DA REALMENTE PRA SABER SI FUNCIONA 100%). OS COMANDOS DO PAINEL AVISOS SONOROS COMO AIRBAG CHECK GAGES ENTRE OUTROS FUNCIONA O QUE NAO FUNCIONA É A TEMPERATURA DE AGUA E A PRESSAO DE OLEO (A PRESSAO DE OLEO QUANDO PASSA NOS LUGARES COM DISNIVEL ELE PEGA E DEPOIS PARA FUNCIONA QND QUER). AH DETALHE O CARRO LIGA DIREITINHO PEGA DE PRIMEIRA QUANDO DESLIGA ELE DEMORA 2 SEGUNDOS QND DESLIGA DE VEZ RAPIDO ELE DESLIGA NORMAL! ALGUEM AI PODE ME AJUDAR. ESSE RELATORIO FIZ HOJE!
POSSIVEL ENTRAR EM CONTATO AGRADEÇO!
leone.falheiros@yahoo.com.br
leone_faheiros@hotmail.com
RicardoSW
31/10/2012, 08:37
Fala Marino:
Ok, dei uma olhada no site "41jeep.com". Eles tem tudo original. Na Argentina também tem uma revenda autorizada VM, que tem tudo, e os preços estão compatíveis com os daí.
Quanto à troca dos tuchos, é necessario tirar os cabeçotes, para retirá-los(os hidráulicos), pois eles não passam pelo "orificio" das varetas de tucho. Veja o manual em anexo, tem tudo sobre a montagem/desmontagem do VM e especificamente nas paginas 9-26, 9-27, 9-47 e 9-48, fala do processo de desmontagem/montagem, inspeção e limpeza dos tuchos, balancins e afins. Salve uma cópia do manual.350957
Abraço.
Sérgio.
Serjão,bom dia!
Qual é a revenda na Argentina?Vou ver se tem a EGR por lá...
Abs
Ricardo
Fala Samuca:
Na verdade, o correto, e mais prudente, seria desmontar o motor, e verificar, se há necessidade de substituição dos kits, conferindo as medidas de camisa, desgaste, etc. Enfim, se preparar para uma retífica. E sendo assim já pensar em trocar os cabeçotes de uma vez, obviamente colocando nos novos, o conjunto de acessórios( molas, valvulas, pratos selos, etc).
Abraço
Sérgio
Olá Sérgio, sou novo no forum, me chamo Gabriel e estou em Franca-SP e gostei muito das suas postagens a respeito do motor da Dakota.
comprei uma Dakota estendida ano 2000 diesel com problemas de aquecimento, fiz limpeza no radiador e resolveu o problema, e tinha trinca no resevatório de agua, e conseguimos reparar com solda plastica (mesmo material do reservatório) e ficou perfeito, já fiz duas viagens para o litoral pta sem problemas, e substitui os cabeçotes que tbm ficou jóia, mas o problema agora é que o motor está soprando e provocando vazamentos e perda de força, vc pode me informar o que pode ter acontecido e onde compro as peças (kit, aneis, bronzinas etc) por aqui ?
desde já agradeço !
Caiogaucho
15/11/2012, 12:51
Sergio, estou na dúvida entre uma Cherokee sport gasolina e uma a diesel. Ambas em perfeito estado de conservação e manutenção em dia. Mas fiquei assustado com o que tenho ouvido da fragilidade do motor a diesel! Acompanhando se "feito" (ainda não li todo post), ficou animal, mas não pretendo investir tanto tempo e R$. Então te pergunto: realmente procede o estigma deste motor a diesel? è preferível optar por um a gasolina? Qual o melhor ano das Sport??
Grato
Abs
Caio
Boa noite jergio
Estou com problemão com a temperatura, da Dakota 01/01 diesel já troquei polia visgosa e continua a subir a temperatura, O mecânico falou que podia ser cabeçote queimado e que tinha que retífica dos cabeçotes eu acabei de ler tópico vc falou que não pode retifica cabeçotes. O que faz subir temperatura. Ela não chegou a ferver a Dakota.
SERGIO AUGUSTO
16/12/2012, 10:35
Boa noite jergio
Estou com problemão com a temperatura, da Dakota 01/01 diesel já troquei polia visgosa e continua a subir a temperatura, O mecânico falou que podia ser cabeçote queimado e que tinha que retífica dos cabeçotes eu acabei de ler tópico vc falou que não pode retifica cabeçotes. O que faz subir temperatura. Ela não chegou a ferver a Dakota.
Fala Eduard:
Pode ser realmente problema(tricas) nos cabeçotes. O correto é retirra os cabeçotes e mandar verificar. Se estiverem com problemas, NÃO RETIFIQUE! O correto é substituir, e ai, coloque os cabeçotes APAZ MADRID.
Aproveitando o espeço da resposta ao amigo Eduard, peço desculpas aos demais companheiros que me fizeram perguntas e eu não as respondi. O fato é que estamos com muio trabalho por aqui, e não estou acessando o forum, com a frequencia que gostaria, mas quem quiser falar comigo, trocar idéia, pode me ligar e/ou enviar email, SEM PROBLEMAS.
Abraço a todos.
Sérgio.
SERGIO AUGUSTO
16/12/2012, 10:41
Olá Sérgio, sou novo no forum, me chamo Gabriel e estou em Franca-SP e gostei muito das suas postagens a respeito do motor da Dakota.
comprei uma Dakota estendida ano 2000 diesel com problemas de aquecimento, fiz limpeza no radiador e resolveu o problema, e tinha trinca no resevatório de agua, e conseguimos reparar com solda plastica (mesmo material do reservatório) e ficou perfeito, já fiz duas viagens para o litoral pta sem problemas, e substitui os cabeçotes que tbm ficou jóia, mas o problema agora é que o motor está soprando e provocando vazamentos e perda de força, vc pode me informar o que pode ter acontecido e onde compro as peças (kit, aneis, bronzinas etc) por aqui ?
desde já agradeço !
Fala Gabriel:
VEja, no inicio do tópico tem um post, com uma planilaha anexada, com nome, telefone, e pessoa de contato, dos locais onde encontra peças para este motor. Mas para adiantar, procura a www.specasimport.com.br (http://www.specasimport.com.br) ou a www.valimportpecas.com.br (http://www.valimportpecas.com.br) , na primeira, fale com o EMANUEL, e na segunda fala com o MAGNO. Nos sites tem os telefones para contato.
Quanto ao que pode ter acontecido com seu motor, qualquer coisa que eu fale, é mera especulação. O correto é procurar uma oficna/retífica de confiança, e abrir o motor, para verificar o que realmente ocorreu.
Abraço.
Sérgio.
SERGIO AUGUSTO
16/12/2012, 10:46
Sergio, estou na dúvida entre uma Cherokee sport gasolina e uma a diesel. Ambas em perfeito estado de conservação e manutenção em dia. Mas fiquei assustado com o que tenho ouvido da fragilidade do motor a diesel! Acompanhando se "feito" (ainda não li todo post), ficou animal, mas não pretendo investir tanto tempo e R$. Então te pergunto: realmente procede o estigma deste motor a diesel? è preferível optar por um a gasolina? Qual o melhor ano das Sport??
Grato
Abs
Caio
fala Caio;
O que "procede" na verdade, contra estes motores, é a falta de conhecimento, dessonestidade, picaretagem, malandragem, entre outros, da maioria dos "mexanicos" que se propêm a mexer no motor. sobre o melhor ano das cherokas SPORT, não sei lhe informar, mas tem uma seção aqui no forum, só sobre cherokee, e tem uma galera competente lá, da uma pesquisada.
Abraço.
Sérgio.
Fala Sergio
Obrigado pela resposta, o mecanico que mexeu nela disse que é cabeçote trincado. E é só trocar o que esta trincado. Isso procede? ou tenho que trocar os quatro? Disse tambem que pode não ficar bom, pois tem que mexer nos bicos e na bomba injetora, pediu uma fortuna e disse que tem que trocar os parafusos e a junta, vc conhece alguem bom em SP? Mandei um email p/ APAZ MADRID eles responderam, só tem os cabeçotes a junta os parafusos não. Só que querem despachar pela HDL e disseram que a HDL cobrará os impostos devidos + frete. PRECISO DE UMA LUZ. cOMO FAÇO P/ TER SEU EMAIL OU TELEFONE?
Mateus TC
15/01/2013, 12:37
Sergio,
Acabei de entrar no fórum e vi que sua explicação sobre a torque, fluxo de ar foi mito legal(tópico da Amarok).. Estudo engenharia mecânica e gosto muito destes assuntos... Mas gostaria de me aprofundar mais... você me aconselha alguma literatura, ou algo do gênero? ou então um post ou MP falando mais sobre as relações fluxo de ar/torque/potência? e tenho uma dúvida... é possível provar matematicamente que um motor de 2 litros aspirado não consegue gerar um torque de 310N.m??
Douglas Carbonera
18/01/2013, 09:28
Bom dia, pessoal!
Meu nome é Douglas Carbonera, e me cadastrei neste fórum por te rinteresse no conhecimento dos motores Diesel das Dakotas.
Estou pra pegar uma até o final deste mes, e estava com receio do "mico" deste motor que TODOS falam tão mal.
Gosto das Camionetes Dodge, tenho uma RAM 2500 2009 e acho um verdadeiro espetáculo, mas como estou abrindo uma oficina e vou precisar de um carro pro dia-a-dia que seja mais ágil, menor, e que consiga carregar peso, sem falar na economia e durabilidade do Diesel, optei pela Dakota.
Queria agradecer ao Sérgio Augusto por toda a disposição em relatar todo o processo com informações técnicas e manuais aqui pra gente. Fiquei mais tranquilo em saber que o motor é bom, e que a manutenção e peças pra se resolver os problemas estão disponíveis.
Vou encarar a compra da camionetinha... Estou pegando uma Vermelha, cabine simples, ano 2001, com 114.000 km.... em breve relato aqui as minhas experiencias com ela.
Pelo que já vi, esta fraca, certo que problemas com o Bico Eletrônico, e esta com os cabeçotes originais.
Ela tem algumas gambiarras já aparentes... o Compresso do ar condicionado foi retirado porque quebrou o suporte (sic...), correia adaptada, as velas aquecedoras estão funcionando por um botão "manual" embaixo do painel.... enfim... a camionete precisa de um DONO.
Em breve, posto umas fotos e como vai ser o processo pra botar ela de pé.
Abração e mais uma vez obrigado pelos "posts" tão proveitosos!!!
Douglas Carbonera - Caxias do Sul/RS
andrelch
29/01/2013, 02:58
Caros colegas,
Um amigo está com uma motor 2.5td dakota para montar, mas esqueceu de fotografar a engrenagem com chaveta que vai na bomba injetora. Nela tem 2 códigos, A5 e B5. Qual a posição correta para o alinhamento?
Desde já agradeço.
André Chiara.
SERGIO AUGUSTO
31/01/2013, 14:05
392971
Caros colegas,
Um amigo está com uma motor 2.5td dakota para montar, mas esqueceu de fotografar a engrenagem com chaveta que vai na bomba injetora. Nela tem 2 códigos, A5 e B5. Qual a posição correta para o alinhamento?
Desde já agradeço.
André Chiara.
Fala André:
Veja, o anexo tem os passos de como instalar/remover a B.I., está em espanhol, mas é possivel entendar. De todo jeito, para finalizar a sincronização da B.I., nada melhor com um bombista experiente, e COM FERRAMENTAS APROPRIADAS!
392971
Abraço.
Sérgio.
andrelch
01/02/2013, 03:07
392971
Fala André:
Veja, o anexo tem os passos de como instalar/remover a B.I., está em espanhol, mas é possivel entendar. De todo jeito, para finalizar a sincronização da B.I., nada melhor com um bombista experiente, e COM FERRAMENTAS APROPRIADAS!
392971
Abraço.
Sérgio.
Obrigado caro Sérgio.
Estarei repassando seu arquivo para meu amigo, mas não creio que seja isso que ele precisa.
O que ocorre é que, a engrenagem que vai na bomba injetora, tem 2 posições para colocar a trava, com 2 códigos nela, A 5 e B 5.
Esses códigos devem indicar em que posição ela deve ser encaixada.
Na hora de tirar, deixou ela posicionada, pois só precisava mexer na bomba. Mas o filho dele limpou a mesa aonde estavam as peças e a colocou fora da posição.
Desde já agradeço.
André Chiara.
andrelch
02/02/2013, 15:23
Um dos arquivos que foi utilizado foi esse aqui:
393267
SERGIO AUGUSTO
02/02/2013, 21:53
Um dos arquivos que foi utilizado foi esse aqui:
393267
Fala André:
O arquivo que anexei, tem quase tudo que precisa saber, para montagem/desmontagem do mtor VM.
Abraço.
Sérgio.
Dom Benjamin
16/02/2013, 12:32
Boa tarde! Alguém sabe me dizer a posição das engrenagens nas fotos correspondem ao ponto certo da Dakota 2.5 Diesel?395283395284
andrelch
17/02/2013, 04:05
Era esse o problema que eu estava tentando resolver para uma amigo.
Justamente o anexo acima é para isso. basta alinhar os pontinhos da engrenagens. Cada pontinho fica alinhado com os 2 pontinhos da outra engrenagem. Não esquecendo que para alinhar corretamente, a primeira em que estar alinhada com o ponto certo de compressão do cilindro.
Os amigos daqui salvaram um amigo meu.
ficou tudo redondo.
renato camarinha
27/03/2013, 22:50
Sergio, sou de Campinas, e não sei como postar, por isso estou usando esse campo. Tenho uma Dakota diesel 2001, e fiz o motor com um mexanico, mudei e não deu certo, agora ela está com problema na marcha lenta (não dá marcha lenta) a bomba já passou na mão de dois bombistas e nada. Alguma sugestão? grato Renato Camarinha
renato camarinha
23/04/2013, 18:00
Sergio, sou de Campinas, e não sei como postar, por isso estou usando esse campo. Tenho uma Dakota diesel 2001, e fiz o motor com um mexanico, mudei e não deu certo, agora ela está com problema na marcha lenta (não dá marcha lenta) a bomba já passou na mão de dois bombistas e nada. Alguma sugestão? grato Renato Camarinha
Sérgio, o problema parece ser na bomba ainda, não dá marcha lenta, tem algum conhecido na região de Campinas para verificar.
Grato rcamarinhaf@terra.com.br
Carlos A. C. Azevedo
24/04/2013, 11:31
Renato, entra em contato com esse pessoal aqui Ouro Diesel Soluções em Injeção Diesel Página Principal Originais de todos os fabricantes mundiais (http://www.ourodieselimports.com.br/)
povo...
fiz uma pesquisa rapida no google e nao tive resposta concreta, alguem sabe me dizer onde fica a numeraçao do motor VM2.5 ?
Fala Samuca:
Veja, interpretando o que diz o Marino e observando o esquema do FLUXO DO LIQUIDO DE ARREFECIEMNTO , pude criar duas conclusões;
1- O Marino pode estar se querendo dizer, que a tomada/saida no quarto cilindro, "leva" a água quente para o reservatório de expansão.
2- O Marino pode estar querendo dizer que a tomada/saida no quarto cilindro, "leva" a água quente para o NUCLÉO DO AQUECEDOR(que gera o aquecimento do interior do veículo, em tempos frios). Penso que este entendimento aqui, seja o que ele quer dizer.
Observe no maual em anexo, na pag. 7-3, que no esquema da Dakota(de acordo este esquema), "pega" a água quente para o NUCLEO DO AQUECEDOR , +/- entre o segundo e terceiro cabeçotes. Podemos mudar esta tomada para a posição do VOYAGER,como na foto do Marino, ou INTERLIGAR esta a uma NOVA, colocada lá no quarto cilindro, como a da foto do Marino, porém entendo que deixar só uma, como na foto, vai forçar o fluxo da água a "passar" todo lá "por trás", favorecendo a refrigeração.
Abraço.
Sérgio.
alô Sergio e demais
"muntei" em um Cherokee diesel, o motor está ok, mas como precauçao, quero entender melhor o funcionamento dele e se possivel melhorar a refrigeraçao como precauçao.
alguem já fez essa modificaçao na saida de agua p/ o 4 cabeçote conforme a explicaçao acima? houve realmente um ganho na temperatura do 4º cabeçote?
ví que o radiador de oleo do motor VM é um trocador de calor com a agua do radiador, alguem já instalaou um radiador de oleo ( ar/oleo) e teve resultados efetivos? se sim, de onde "puxou" a ligaçao p/ tubulaçao do radiador?
abs
iihhh.. kde o povo dos VM2.5 ??? sumiram?
ô Sergio, a minha está com um vazamento de oleo de motor junto ao trocador de calor ( aquela peça logo atras do filtro de oleo), já olhei no manual de serviço e diz que ali vao dois o´rings ( um junto ao bloco e outro na outra face do trocador de calor), por acaso voce sabe a medida deles? pq dai já compro os dois antes mesmo de desmontar a peça no carro.
SERGIO AUGUSTO
20/05/2013, 21:54
Fala Fabil;
Não sei a medida destes o`rings. Terá que desmontar e pegar os usados para amostra.
Abraço.
Sérgio.
diegoxuxa
21/05/2013, 19:08
ola Sergio Augusto gostaria de saber a cor do fio da bomba de combustivel da Dakota, pois irei fazer um sistema de corte de combustivel (botão anti furto) mais infelizmente não estou conseguindo acha-lo.
se souber me passe por favor...
SERGIO AUGUSTO
24/05/2013, 23:50
ola Sergio Augusto gostaria de saber a cor do fio da bomba de combustivel da Dakota, pois irei fazer um sistema de corte de combustivel (botão anti furto) mais infelizmente não estou conseguindo acha-lo.
se souber me passe por favor....
Fala Diego;
No conector que chega á B.I., entra um chicote com dez fios. O mais grosso, de cor Laranja(vermelha), é o que "abre/fecha", o solenoide do combustivel. Veja no arquivo em anexo, na pagina 8W - 01 - 3, os codigos(cores dos fios), e na pagina 8W - 30 -23, o posicionamento dos fios no módulo da bomba(entrada da B.I., aquele chicote que chega nela)413492413492
Abraço.
Sérgio.
alô Povo
estou com uma dificuldade ao fazer o motor pegar quando frio ( somente quando frio, quente pega normal), apos esperar a luz do aquecedor apagar, dou partida e o motor pega quase que instantaneamente ( como sempre foi), mas apos uns 5 segundos ele começa a tremer e morre ( sai um bocado de fumaça esbranquiçada), dou na chave de novo ( após a luz da vela apagar) e fica uns 5~10 seg virando o arranque e pega, rateia um pouco e depois fica normal..
a coincidencia foi que isso começou a acontecer logo após a troca do filtro de diesel, como estava nela um filtro SEM o copo decantador e o sensor de agua, troquei pela dica do Sergio ( filtro e copo RACOR dos MB 708). torquei o filtro sexta feira de tarde e no sabado de manha deu esse problema p/ pegar.
no domingo de manha, suspeitando de ser ar no sistema ( por conta da troca do filtro) dei umas bombadas na bomba manual no cabeçote do filtro e o motor pegou normal.
lí o manual de serviço no capitulo de linha de combustivel onde diz que apos a troca do filtro convem sangrar a "overflow valve" que é a valvula de pressao residual na linha de retorno da bomba injetora. hoje de manha ( após o motor funcionar com o problema descrito) sangrei a valvula e agora de tarde quando fui ligar o motor de novo, o problema continua, pega de primeira, apos alguns segundos morre e depois pega e funciona normalmente.
velas aquecedoras estou meio que descartando, pois o motor pega de primeira quando frio e morre parecendo por falta de combustivel, e tambem pq seria muita coincidencia eu trocar o filtro de combustivel e alguma vela estragar logo em seguida.
será algum problema no filtro de combustivel deixando passar ar?
phmatheus
21/06/2013, 15:52
Opa Pessoal, Tudo bom ?
Sergio Parabens pelo Tópico realmente excepcional.
Eu acabo de pegar uma Grand Cherokee Laredo Diesel 2000/2001, em um leilão e o FDP do ex dono desmontou o motor e "sumiu" com algumas peças, estou fazendo o levantamento para ver melhor quais peças sumiram.
A primeira e acredito que a que vai me dar mais trabalho é a vareta do óleo com o caninho guia, não sei pra que o infeliz tirou isso, mas tá faltando lá e gostaria de saber se você ou um dos amigos sabe onde conseguir essa peça.
Só para lembrar o motor da Grand Cherokee é o 3.1 ele é igualzinho ao da Dakota só que tem um cilindro a mais (é cinco cilindros).
Aproveitando, sei a paixão que vcs tem pela Dak, posso falar por experiencia, tenho uma Dak Sport 1999 V6 3.9L, que ainda habita e vai habitar minha garagem por um lonnnnnngoooo tempo :-)
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
alô povo e Sergio
só dando um feedback, resolvi meu problema do motor apagar após pegar quando frio... retirei o filtro Racor R26A50 e copo KR20014 ( da dica do Sergio) e coloquei um filtro igual ao que estava antes ( PSD503/1)e bimba! acabou o problema e agora pega que nem "gonorreia" :mrgreen:
alguem mais ai usa esse filtro da racor da dica do Sergio ? pois no meu carro nao deu certo, ou entao eu fui "premiado" com um filtro que veio com defeito de fabrica.
já tenti encontrar o RAMA R20AT original, mas aqiu em BH , nao encontro em canto algum, nem no mercadolivre
T+
phmatheus
27/06/2013, 00:46
É pessoal, não teve jeito, o motor travou, mandei o mecanico abrir para vermos o que pode ter ocorrido, mas já preparei a conta bancaria para fazer o motor inteiro de baixo a cima.
Sergio: eu tentei entrar no site da http://www.specasimport.com.br mas o site tá fora do ar, tem algum outro local para comprar as peças do motor ?
PS: Espero que permitam a intromissão de um Dakoteiro / Cherokeiro aqui para contar esse causo
Forte Abraço
Pedro H. Matheus
ADILSON UCHOA
06/07/2013, 15:38
Saron, quanto custou essas pecas importadas? Eles enviam pro Brasil ou algum conhecido comprou e mandou? To recebendo em troca uma dakota 2001 2.5 diesel por 12 mil com motor batido e sem funcionar o ar. O resto em bom estado, pintura e outros, bons. Sera que compensa? Vou ter que trocar camisas, pistoes, bielas e outras que nao entendo muito.
Olá dakoteiros
Estou precisando de uma junta da tampa de cima da bomba injetora estou com dificuldade p/ achar alguém poderia me ajuda da uma dica para mim tenho uma Dakota diesel 01/01 excelente só esta vazando óleo diesel.
SamucaPR
10/07/2013, 22:21
Olá dakoteiros
Estou precisando de uma junta da tampa de cima da bomba injetora estou com dificuldade p/ achar alguém poderia me ajuda da uma dica para mim tenho uma Dakota diesel 01/01 excelente só esta vazando óleo diesel.
Olá Eduard, como essa bomba é bosch,você pode tentar conseguir essa junta em um bosch service....estranho estar vazando diesel pela parte superior da bomba!!!Aqui em Curitiba eu sei onde encontrar!,não só juntas
como o jogo de reparos dela.......
phmatheus
11/07/2013, 13:59
Pessoal, vou fazer um CrossPost aqui e me apropriar do tópico do Sergio :-)
É o seguinte comprei uma Grand Cherokee 3.1 Turbo Diesel mesmo motor da Dakota Diesel só que com um cilindro a mais, como ela foi comprada em leilão e no edital dizia faltando peças do motor, eu já comprei sabendo que o rombo iria ser grande por isso paguei pouquinho nela, metade do preço de mercado.
O motor foi desmontado e estava faltando muitas peças :-) como varetas de válvulas, tuchos, Mancais (Não é bronzina não é o mancal do motor mesmo), Pescador do óleo, parafusos que seguram os mancais, e mais uma infinidade de peças, bom eu sei que não vou achar essas peças no Brazil então lendo os relatos de sucesso do Sergio em contato com pessoal la fora entrei em contato com um representante oficial VM Motori na Inglaterra e me foi passado o preço das peças, junto a isso fiz uma cotação de peças mais comuns aqui no Brazil e achei alguns preços bem convidativos, vejamos:
Retifica Grand Cherokee Diesel 3.1 (Xeroza) QTDE Preço Uni. Preço Total Local
Mão de Obra Motor 1 R$ 4.000,00 R$ 4.000,00
Jogo de Junta Completo do Motor 1 R$ 480,00 R$ 480,00 Laves
Jogo de Bronzina de Biela 1 R$ 178,40 R$ 178,40 Peçauto
Jogo de Bronzina do Mancal 1 R$ 357,00 R$ 357,00 Peçauto
Jogo de Pistão com Camiza e aneis 1 R$ 2.392,80 R$ 2.392,80 Peçauto
Jogo de Mancal 4 R$ 150,00 R$ 600,00 VM Specialist - UK
Jogo de parafuso do cabeçote 1 R$ 430,00 R$ 430,00 CIC Peças
Injetor do óleo (Jet oil) 5 R$ 38,00 R$ 190,00 VM Specialist - UK
Bomba d'agua 1 R$ 173,80 R$ 173,80 Peçauto
Bomba óleo 1 R$ 1.830,00 R$ 1.830,00 Peçauto
Suporte da bomba água 1 R$ -
Retentor Trazeiro 1 R$ -
Retentor Dianteiro 1 R$ -
Pescador do óleo 1 R$ 250,00 R$ 250,00 VM Specialist - UK
Tucho 10 R$ 60,00 R$ 600,00 VM Specialist - UK
Trava dos Tuchos 5 R$ 15,00 R$ 75,00 VM Specialist - UK
Vareta de valvula 10 R$ 28,00 R$ 280,00 VM Specialist - UK
Junta do Cabeçote 1 R$ 260,00 R$ 260,00 Laves
O,RING 5 R$ 0,24 R$ 1,22 VM Specialist - UK
JET, Valve Body 5 R$ 36,28 R$ 181,39 VM Specialist - UK
O RING, Oil Suction Tube 2 R$ 10,81 R$ 21,62 VM Specialist - UK
O RING, Engine Oil Indicator 1 R$ 2,99 R$ 2,99 VM Specialist - UK
INDICATOR, Engine Oil Level 1 R$ 47,64 R$ 47,64 VM Specialist - UK
TUBE, Oil Gauge 1 R$ 98,09 R$ 98,09 VM Specialist - UK
GASKET, Engine Oil Indicator Pipe 1 R$ 1,34 R$ 1,34 VM Specialist - UK
BOLT, Turbo Oil Feed Adapter 1 R$ 47,09 R$ 47,09 VM Specialist - UK
WASHER, Oil Pressure Transduser 1 R$ 1,89 R$ 1,89 VM Specialist - UK
PLUG, Cylinder Block 2 R$ 2,26 R$ 4,52 VM Specialist - UK
BOLT, Oil Feed To Turbo Adapter 2 R$ 35,30 R$ 70,60 VM Specialist - UK
PIN 1 R$ 46,48 R$ 46,48 VM Specialist - UK
PLUG, Oil Drain 1 R$ 9,65 R$ 9,65 VM Specialist - UK
WASHER, Plain 1 R$ 2,26 R$ 2,26 VM Specialist - UK
Total R$ 12.633,79
Os preços da VM Specialist já estão com 78% de imposto (60% de importação + 18% de ICMS)
Bom ainda falta o suporte da bomba d'agua que eu acredito tenha sido o vilão do fim trágico desse motor, pois ele está quebrado no parafuso que prende ele ao bloco, a agua deve ter vazado por ali e o motor não resistiu. Alguem sabe onde encontrar ele ? pq aqui no Brasil não vendem ele e lá fora só a bomba completa com o suporte e o coletor e fica em mais de 1000 dilmas. O retentor trazeiro e o Dianteiro o pessoal fala que vem no kit de juntas mas fico meio na dúvida vem mesmo ?
Agora tenho dois outros grandes problemas.
1- A Turbina, li em um post do Sergio que vale a pena trocar a turbina por outra, mas encontrei a TK Turbos que cobra 850 para retificar essa turbina, eles só aproveitam a casca o miolo é todo trocado, eles dão garantia e tudo mais. Fico na Dúvida se vale a pena pagar os 850 ou investir um pouco mais e partir para algo melhor, ai fica a pergunta será que esse algo melhor não vai comprometer o motor no futuro ?
2- Bomba injetora e bicos injetores, por incrível que pareça o motor tem o primeiro bico o tal eletronico e acredito que esteja funcionando(espero). Sei que os bicos injetores dela são os mesmos da Ducato, aproveita-se os porta injetores, a dúvida é o quanto isso é confiavel e vale a pena ? E outra pergunta Onde mandar fazer a revisão nessa bomba que tenha o equipamento e o material adequado para fazer o serviço na região de São José dos Campos / SP, ou São Paulo.
Bom acho que é isso qualquer ajuda é muito bem vinda.
Grande abraço
Pedro H. Matheus
Olá Eduard, como essa bomba é bosch,você pode tentar conseguir essa junta em um bosch service....estranho estar vazando diesel pela parte superior da bomba!!!Aqui em Curitiba eu sei onde encontrar!,não só juntas
como o jogo de reparos dela.......
vc consegue achar junta de cima da bomba ?
grato
edu
SERGIO AUGUSTO
21/07/2013, 20:59
alô povo e Sergio
só dando um feedback, resolvi meu problema do motor apagar após pegar quando frio... retirei o filtro Racor R26A50 e copo KR20014 ( da dica do Sergio) e coloquei um filtro igual ao que estava antes ( PSD503/1)e bimba! acabou o problema e agora pega que nem "gonorreia" :mrgreen:
alguem mais ai usa esse filtro da racor da dica do Sergio ? pois no meu carro nao deu certo, ou entao eu fui "premiado" com um filtro que veio com defeito de fabrica.
já tenti encontrar o RAMA R20AT original, mas aqiu em BH , nao encontro em canto algum, nem no mercadolivre
T+
Fala Fabil:
Veja, muito provavelmente o conjunto que você colocou estava com algum problema, pois este RACOR 26A50, tem volume suficiente para atender o fluxo/vazão necessários ao VM. Ele é de linha, nos MB 710 e mais uma série de tratores/motores. Filtro Racor R26A50 | Eurotec Distribuidora - Equipamentos para Postos de Combustível | Webgenium System (http://www.eurotec.net.br/home/produto/1434-Filtro-Racor-R26a50.html). Quanto ao RAMA, em Goiania tem um pessoal que ainda deve ter estes filtros, no momento não encontrei o telefone deles, mas vou "achar" e te envio.
Abraço.
Sérgio
SERGIO AUGUSTO
21/07/2013, 21:03
Pessoal, vou fazer um CrossPost aqui e me apropriar do tópico do Sergio :-)
É o seguinte comprei uma Grand Cherokee 3.1 Turbo Diesel mesmo motor da Dakota Diesel só que com um cilindro a mais, como ela foi comprada em leilão e no edital dizia faltando peças do motor, eu já comprei sabendo que o rombo iria ser grande por isso paguei pouquinho nela, metade do preço de mercado.
O motor foi desmontado e estava faltando muitas peças :-) como varetas de válvulas, tuchos, Mancais (Não é bronzina não é o mancal do motor mesmo), Pescador do óleo, parafusos que seguram os mancais, e mais uma infinidade de peças, bom eu sei que não vou achar essas peças no Brazil então lendo os relatos de sucesso do Sergio em contato com pessoal la fora entrei em contato com um representante oficial VM Motori na Inglaterra e me foi passado o preço das peças, junto a isso fiz uma cotação de peças mais comuns aqui no Brazil e achei alguns preços bem convidativos, vejamos:
Retifica Grand Cherokee Diesel 3.1 (Xeroza) QTDE Preço Uni. Preço Total Local
Mão de Obra Motor 1 R$ 4.000,00 R$ 4.000,00
Jogo de Junta Completo do Motor 1 R$ 480,00 R$ 480,00 Laves
Jogo de Bronzina de Biela 1 R$ 178,40 R$ 178,40 Peçauto
Jogo de Bronzina do Mancal 1 R$ 357,00 R$ 357,00 Peçauto
Jogo de Pistão com Camiza e aneis 1 R$ 2.392,80 R$ 2.392,80 Peçauto
Jogo de Mancal 4 R$ 150,00 R$ 600,00 VM Specialist - UK
Jogo de parafuso do cabeçote 1 R$ 430,00 R$ 430,00 CIC Peças
Injetor do óleo (Jet oil) 5 R$ 38,00 R$ 190,00 VM Specialist - UK
Bomba d'agua 1 R$ 173,80 R$ 173,80 Peçauto
Bomba óleo 1 R$ 1.830,00 R$ 1.830,00 Peçauto
Suporte da bomba água 1 R$ -
Retentor Trazeiro 1 R$ -
Retentor Dianteiro 1 R$ -
Pescador do óleo 1 R$ 250,00 R$ 250,00 VM Specialist - UK
Tucho 10 R$ 60,00 R$ 600,00 VM Specialist - UK
Trava dos Tuchos 5 R$ 15,00 R$ 75,00 VM Specialist - UK
Vareta de valvula 10 R$ 28,00 R$ 280,00 VM Specialist - UK
Junta do Cabeçote 1 R$ 260,00 R$ 260,00 Laves
O,RING 5 R$ 0,24 R$ 1,22 VM Specialist - UK
JET, Valve Body 5 R$ 36,28 R$ 181,39 VM Specialist - UK
O RING, Oil Suction Tube 2 R$ 10,81 R$ 21,62 VM Specialist - UK
O RING, Engine Oil Indicator 1 R$ 2,99 R$ 2,99 VM Specialist - UK
INDICATOR, Engine Oil Level 1 R$ 47,64 R$ 47,64 VM Specialist - UK
TUBE, Oil Gauge 1 R$ 98,09 R$ 98,09 VM Specialist - UK
GASKET, Engine Oil Indicator Pipe 1 R$ 1,34 R$ 1,34 VM Specialist - UK
BOLT, Turbo Oil Feed Adapter 1 R$ 47,09 R$ 47,09 VM Specialist - UK
WASHER, Oil Pressure Transduser 1 R$ 1,89 R$ 1,89 VM Specialist - UK
PLUG, Cylinder Block 2 R$ 2,26 R$ 4,52 VM Specialist - UK
BOLT, Oil Feed To Turbo Adapter 2 R$ 35,30 R$ 70,60 VM Specialist - UK
PIN 1 R$ 46,48 R$ 46,48 VM Specialist - UK
PLUG, Oil Drain 1 R$ 9,65 R$ 9,65 VM Specialist - UK
WASHER, Plain 1 R$ 2,26 R$ 2,26 VM Specialist - UK
Total R$ 12.633,79
Os preços da VM Specialist já estão com 78% de imposto (60% de importação + 18% de ICMS)
Bom ainda falta o suporte da bomba d'agua que eu acredito tenha sido o vilão do fim trágico desse motor, pois ele está quebrado no parafuso que prende ele ao bloco, a agua deve ter vazado por ali e o motor não resistiu. Alguem sabe onde encontrar ele ? pq aqui no Brasil não vendem ele e lá fora só a bomba completa com o suporte e o coletor e fica em mais de 1000 dilmas. O retentor trazeiro e o Dianteiro o pessoal fala que vem no kit de juntas mas fico meio na dúvida vem mesmo ?
Agora tenho dois outros grandes problemas.
1- A Turbina, li em um post do Sergio que vale a pena trocar a turbina por outra, mas encontrei a TK Turbos que cobra 850 para retificar essa turbina, eles só aproveitam a casca o miolo é todo trocado, eles dão garantia e tudo mais. Fico na Dúvida se vale a pena pagar os 850 ou investir um pouco mais e partir para algo melhor, ai fica a pergunta será que esse algo melhor não vai comprometer o motor no futuro ?
2- Bomba injetora e bicos injetores, por incrível que pareça o motor tem o primeiro bico o tal eletronico e acredito que esteja funcionando(espero). Sei que os bicos injetores dela são os mesmos da Ducato, aproveita-se os porta injetores, a dúvida é o quanto isso é confiavel e vale a pena ? E outra pergunta Onde mandar fazer a revisão nessa bomba que tenha o equipamento e o material adequado para fazer o serviço na região de São José dos Campos / SP, ou São Paulo.
Bom acho que é isso qualquer ajuda é muito bem vinda.
Grande abraço
Pedro H. Matheus
Fala Pedro;
Para você a turma que precise de materiais para a BI(inclusive juntas) do VM, entrem em contato com a BOMBÓLEO em GOIANIA. http://www.bomboleo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3 . São especializados, procurem o Junior.
Abraço.
Sérgio.
SERGIO AUGUSTO
21/07/2013, 21:23
É pessoal, não teve jeito, o motor travou, mandei o mecanico abrir para vermos o que pode ter ocorrido, mas já preparei a conta bancaria para fazer o motor inteiro de baixo a cima.
Sergio: eu tentei entrar no site da http://www.specasimport.com.br mas o site tá fora do ar, tem algum outro local para comprar as peças do motor ?
PS: Espero que permitam a intromissão de um Dakoteiro / Cherokeiro aqui para contar esse causo
Forte Abraço
Pedro H. Matheus
Matheus:
Veja na VALIMPORT PEÇAS www.valimportpecas.com.br (http://www.valimportpecas.com.br) , fale com o Magno.
Abraço.
Sérgio.
Silvério Castro
19/01/2014, 18:49
Oi Sérgio,
Sou novo aqui mas já li todos os seus post rs, que por sinal já me ajudaram muito ...
Bom estou com um problema, tenho uma Dakota 2001 Diesel e em agosto de 2013 tive que trocar dois cabeçotes que estavam trincados, tentei comprar da Apaz madrid mas não estavam fabricando mais, então coloquei de outra marca. Mas agora os dois velhos trincaram estou desde Dezembro tentando encontrar os cabeçotes da Apaz para trocar os 4,porem sem sucesso. Você saberia me dizer onde posso encontrar ,ou se não achar mais os da Apaz qual outra marca você recomendaria?
Obrigado
Abraço.
Silvério
Sergio c
19/01/2014, 19:08
Vai ficar o bicho essa Dakota de motor novo e melhorado......
phmatheus
19/01/2014, 19:11
Oi Sérgio,
Sou novo aqui mas já li todos os seus post rs, que por sinal já me ajudaram muito ...
Bom estou com um problema, tenho uma Dakota 2001 Diesel e em agosto de 2013 tive que trocar dois cabeçotes que estavam trincados, tentei comprar da Apaz madrid mas não estavam fabricando mais, então coloquei de outra marca. Mas agora os dois velhos trincaram estou desde Dezembro tentando encontrar os cabeçotes da Apaz para trocar os 4,porem sem sucesso. Você saberia me dizer onde posso encontrar ,ou se não achar mais os da Apaz qual outra marca você recomendaria?
Obrigado
Abraço.
Silvério
Silveiro, comprei os meus em agosto / setembro do ano passado diretamente na Apaz Madrid com a Andreia, gente finissima fala com ela, só pede para ela enviar utilizando outra empresa sem ser a DHL pq tive vários problemas com a DHL por erros no envio.
Manda e-mail para ela e espera um pouco, ela costuma demorar um ou dois dias para responder e-mails.
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
Silvério Castro
19/01/2014, 19:42
Silveiro, comprei os meus em agosto / setembro do ano passado diretamente na Apaz Madrid com a Andreia, gente finissima fala com ela, só pede para ela enviar utilizando outra empresa sem ser a DHL pq tive vários problemas com a DHL por erros no envio.
Manda e-mail para ela e espera um pouco, ela costuma demorar um ou dois dias para responder e-mails.
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
Valeu, mandei novamente um e-mail pra Andreia , vou ficar no aguardo e torcer para que tenham pois já comprovei que é furada colocar de outra marca :-( ... compensa esperar .
Obrigado
Abraço
Silvério
Silvério Castro
19/01/2014, 21:11
qual o email da Andreia?
O que eu tenho é andreaapazmadrid@hotmail.com
Abraço
Silvério
victor cordeiro
21/03/2014, 17:29
Fala Clevjr:
Essa "disparada" pode ser excesso de óleo lubrificante mesmo. Os retentores/aneis de vedação da turbina devem ter estragado(além de mais outros componentes, como eixo, rotores, mancais, etc). Pode colocar a Turbina do MWM SPRINT 2.8.(GARRETT GT 2056), ou ainda uma MASTER POWER R444 com CARCAÇA QUENTE 4,1CM2, OU AINDA UMA SPA TURBO MOD. SPA EVOLUTION SPA 250/T25(COD. BBSPA250) COM CARCAÇA QUENTE SPA T2 A/R .40 VALVULADA (COD. CBBXQS40T202) COM ATUADOR PARA WG INCORPORADA COM REGULAGEM ENTRE 0.8 A 1.5 Bar.(COD. VLAT02).
Qualquer uma das opções, terá que fazer uma flange no coletor/escapamento(coisa a toa), e eu escolheria a SPA. Este turbo fica na faixa de R$ 1.342,00, montado pela SPA(SPA Turbo - -Turbo Evolution SPA 250 / T25 (BBSPA250) - R$ 979.00 (http://www.spaturbo.com.br/loja//component/page,shop.product_details/flypage,shop.flypage/product_id,2949/category_id,418/manufacturer_id,0/option,com_virtuemart/Itemid,1/) ). A regulagem da WG, voce usa de 0.8 a 0.9 BAR.(pressão "original"), só que a configuarçaõ do SPA, a pressão chegará "mais em baixa", sem comprometer a rendimento em alta rpm(até os 3900 rpm, que é a máxima do motor). Sem falar que vai acabar com o problema de difuldade de manutenção(falta de peças e/ou dificuldade de adaptar peças de outros turbos nele), como é o caso do IHI original da Dakota.
Abraço
Sérgio.
Opa amigo, Boa tarde.
Achei esse tópico e acho que alguém aqui pode me ajudar. Algumas dessas turbinas ou alguma outra seria plug and play. Pergunto isso pois minha cherokee TD 2.5 está com a turbina jogando muito óleo na admissão e estou começando a me preparar para a melhor solução.
ABS
gabrielamancio
13/04/2014, 20:11
Olá Sérgio.
Após horas de procura pela Internet e inclusive conversas com algumas pessoas dos EUA, estou sem saída.
Tenho uma Dakota 2.5 TD 2000 e o Bico Injetor N.1 (aquele que tem o sensor de agulha de movimento) está falhando. Horas ele funciona e horas não. Meu mecânico já tentou usar um resistor, mas parece que o problema volta com o tempo.
Estou a procura de um Bico Injetor novo. Procurei e mandei emails para Bosch e outros revendedores, mas até agora nada. Vc poderia me dizer onde posso comprar esse Bico ? Se for da Bosch, qual o código? Como compro deles? Pelo Site ? Por favor, me ajude ! Um grande abraço. Se vc puder me passar seu telefone ou e-mail, ficaria muito grato.
Att.
Gabriel
phmatheus
13/04/2014, 21:27
Olá Sérgio.
Após horas de procura pela Internet e inclusive conversas com algumas pessoas dos EUA, estou sem saída.
Tenho uma Dakota 2.5 TD 2000 e o Bico Injetor N.1 (aquele que tem o sensor de agulha de movimento) está falhando. Horas ele funciona e horas não. Meu mecânico já tentou usar um resistor, mas parece que o problema volta com o tempo.
Estou a procura de um Bico Injetor novo. Procurei e mandei emails para Bosch e outros revendedores, mas até agora nada. Vc poderia me dizer onde posso comprar esse Bico ? Se for da Bosch, qual o código? Como compro deles? Pelo Site ? Por favor, me ajude ! Um grande abraço. Se vc puder me passar seu telefone ou e-mail, ficaria muito grato.
Att.
Gabriel
Gabriel, aqui tem o bico numero 1, custa modigos 374 Euros!!!
http://41jeep.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=1576&category_id=189&option=com_virtuemart&Itemid=1
Ele está marcado como sendo da cherokee, mas é o mesmo bico da dakota, os motores são os mesmos!!!
Grande Abraço e boa sorte
Cordialmente
Pedro H. Matheus
SERGIO AUGUSTO
18/04/2014, 13:54
Olá Sérgio.
Att.
Gabriel
Fala Gabriel;
Procure o porta injetor nestes locais;
1- http://www.bomboleo.com.br/ em GOIANIA.
2- SÓ PEÇASIMPORT - QUALIDADE E MENOR PREÇO DO MERCADO (http://www.sopecasimport.com.br/sessoes.asp?id=33&categoria=133&subcategoria=&pagina=2) . Na SOPEÇAIMPORT costuma ter usado,MAS NÃO COMPRE USADO!!!
Abraço.
Sérgio.
sallespickup
20/04/2014, 01:06
é sergião eles tem o bico segue o link e prepara o bolso Gabriel 2200....
sallespickup
20/04/2014, 01:07
ops faltou o link SÓ PEÇASIMPORT - QUALIDADE E MENOR PREÇO DO MERCADO (http://www.sopecasimport.com.br/sessoes.asp?id=33&categoria=133&subcategoria=&pagina=9)
SERGIO AUGUSTO
20/04/2014, 08:23
ops faltou o link SÓ PEÇASIMPORT - QUALIDADE E MENOR PREÇO DO MERCADO (http://www.sopecasimport.com.br/sessoes.asp?id=33&categoria=133&subcategoria=&pagina=9)
Fala Sales:
Ok,A sopeças import, tem "quase" tudo pra Dakota diesel. Agora, pro Gabriel, quando entrar em conato com a sopeças import, pede pra falar com o EMANUEL(ele é sócio lá), e da uma pechinchada, que el consegue melhorar o preço.
Abraço.
NikoAbreu
31/05/2014, 00:34
Galera sou novo no forum, gostária de uma ajuda...
comprei uma Dakota Sport 2000 2.5 Turbo diesel interculada...
Fiz o motor dela...
camisa, pistão, bronzina, aneis, tudo novo.
só que todo mundo fala mal desse motorzinho dela, ainda não começei a montagem, eu mesmo irei montar.
alguem tem alguma dica ?
e eu queria dar um up nele, alguma receita para adiquirir potencia?
agradeço
GGDakota
21/07/2014, 12:00
ola Sergio Augusto, andei lendo tudo que o SR fez com sua dakota e te agradeco todo as informacoes que ganhei enquanto li a transformacao do seu dakota.
agora eu recem comprei um dakota quad diesel 2.5 VM de um dono original. o carro ERA impecavel ate chegar na minhas maos .
entao o Dakota era perfeito mesmo.. so que uma demanha eu foi ate o mercado , pegei logo uma subida nada de mais, so que na saida da subida passei pra 2 marcha ai a 3.. foi quando deu um estouro ,, achei que fosse um peneu... nao vi nada.
abri o capota e nada. so que o carro estava fraco pra caramba.
voltei pra casa devagar mesmo. e abri o capota.
finalmente descobri que a mangueira da turbo que tinha escapado.... nao estouro, so escapou.
ate este acontecimento, o carro tinha dado umas problemas .teve uma vazamento significante ; e com isto na dava partida e morria a bateria de tanto da partida.
so foi descobri que o problema de vazamento era a mangueirinha da ultimo bico de baixo do reservatorio de agua. que foi trocado e corrigio tudo. agora sem vazamento e com bateria nova... e tambem subistiu as duas mangueiras do intercooler , turbo.....carro fico tudo certo.
mais continua sem a potencia que era antes. parece que nao responde
por exemplo
antes o turbo asobiava quando giro approsimava 2500 giros e parecia pedir pra trocar marcha, entao trocava .
agora ele pode chegar 3000 giro que nada muda, nao parece que pede nada
antes o carro poderia estar em qualquer marcha sendo 1 ou 2 que era so pisar no accel que sai sem solusar
agora tanto 1 quanto 2 parece que tem que dar umas bombadas de acceleracao para engatenar , subida entao , morro de medo, parece que vai ficar por la mesmo.. e olha que eu evite subida acima de 45graus.
tudo isto sem carregar peso.
foi para um bombista ele , antes mexer na bomba fez um exame visual
obj; na hora que tinha ido na bombista ele estava sem a scan tool apropiado, que foi levado a uma firma para diagnisticar 15 caminhoes .
entao, e notou que coletor de ademissao estava entupido de oleo com carbonizacao ... ele me recomendou ir ate meu mechanico para limpeza do coletor, e depois se nao melhorar voltar para fazer devido testes de bomba.
neste removecao de pecas foi constatado que turbina estava joia.. nao sei se e possivel saber so de olhar e verificar se tem folga, nao tinha folga. e a ventoinha estava zerinha tudo intacto.
ok fiz a limpeza do coletor. deu uma pequena melhorada.. em termos de Nao ter fumacinha branca saindo do escap. como tinha.
antes tinha uma coisa que , nao sei se era impressao minha mais cada vez que o carro estava parado no semaforo inclinado pra subida (porem nada exagerrado) com o carro desengatado e sem pisar no freio ... o carro nao mexia. nao rolava pra traz. era otimo parecia que estava com freio acionado.
agora nao..... agora rola pra traz.
nao sei se este e possivel ou eu estava imaginando coisa quando ficava parado.
ok tambem queria um link para tudos os manuais deste dakota...
aquele link que voce tinha postado da megaupload nao funciona mais... voce teria um outro que pode me passar.
e tambem queria um conselho sua.. devo retornar o bombista ? e pedir pra fazer o que? revisao? sera que foi a bico eletronico?
quero estar com algum nocao de nocao antes que entro cego e acaba aceitando tudo por puro ignorancia.
e tem mais uma pergunta, meu carro da 7 a 8 km por litro .. isto desde comprar. e normal? e isto mesmo?
porque eu li que o seu dava 11km por litro apos te refeito motor.
me de uma Luz por favor.
Luciano Carvalho Maciel
09/08/2014, 11:03
Mais fotos
CARO SERGIO AUGUSTO, TENHO ACOMPANHADO RECENTEMENTE SUAS POSTAGENS E CONFESSO ESTAR VENDO LUZ NO FIM DO TUNEL, TENHO UMA CHEROKEE SPORT TDI 2000, COM PROBLEMAS DE MOTO TURBINA E SUPERAQUECIMENTO, PENSO EM FAZER O MOTOR, MAS NA REGIÃO NÃO ALGUEM QUE TENHA JA TENHA FEITO, BAIXEI TODAS AS INFORMAÇÕES Q VC POSTOU, POREM LHE PERGUNTO VE TEM MAIS DETALHES PARA DEIXAR O MOTOR ORIGINAL? E TEM IDEIA DO CUSTO, POIS ATÉ TENHO PENSADO EM ADAPTAR UM SPRINT MWM. maciel.luciano1982@gmail.com , DESDE JA AGRADEÇO POIS AS DICAS TEM ME AJUDADO MUITO, SÓ PARA VC TER IDEIA O CARA DA RETIFICA ME PEDIU SÓ NO CABEÇOTE RETIFICADO 4.000,00 PARA COMEÇAR, ENTÃO SUA DICAS SERÃO DE GRANDE VALIA....ATT LUCIANO
alô povo e Sergio
T+
Amigo tenho um problema parecido, comprei a dk ha pouco, já troquei todos os filtros, velas, sangrei e tudo mais. Porém ela não está com filtro original mas sim com o psd 703/1 que é bem mais comprido que o psd 503, será que o tamanho do filtro pode influenciar na partida do motor? obrigado
oi Cezar...
creio que o tamanho do filtro nao interfira na partida nao...
Poisé estou com o problema de partida muito semelhante ao que vc relatou, conseguiu chegar a alguma explicação por que mudou com a troca do filtro? Teria alguma sugestão do que poderia ser? obrigado
phmatheus
13/08/2014, 16:24
Poisé estou com o problema de partida muito semelhante ao que vc relatou, conseguiu chegar a alguma explicação por que mudou com a troca do filtro? Teria alguma sugestão do que poderia ser? obrigado
Pessoal, passei por isso poucas semanas atras, o meu caso foi mais bizarro ainda, eu fui a aparecida do norte e abasteci em um posto ipiranga, rodei +/- 100Km e tudo normal, no dia seguinte o carro demorava a pegar, tinha que dar 3, 4 partidas.
Logo condenei o diesel esgotei o tanque e troquei o filtro, mas nada do sistema voltar a pegar na primeira e sempre de manhã ou depois de umas 4 horas parado.
Levei no bombista que declarou que estava tudo em ordem, ai isolei o filtro e fiz uma ligação direta com a bomba, e para minha surpresa ela voltou a pegar de primeira, ao examinar o filtro percebi que a bomba de escorva estava com uma entrada de ar, e com isso o diesel voltava para o tanque e a bomba ficava seca, então até encher a bomba novavemente la iam 3, 4 partidas
Troquei o cabeçote do filtro e o problema foi resolvido, para manter o filtro original eu utilizei um cabeçote do motor MWM que usa o mesmo suporte e o mesmo filtro da DAK/Cherokee (Paguei 220 na Campinas Diesel).
Grande Abraço e procurem entrada de ar no sistema, por minima que seja ela faz a bomba ficar seca e ai o carro não pega até encher a bomba novamente.
Cordialmente
Pedro H. Matheus
Então Pedro, estive num bombista hoje a tarde e ele me deu uma explicação parecida com a sua, seguindo a sugestão e para tirar a teima eu troquei a mangueira que vai do filtro para a bomba por uma mangueira transparente, assim poderei ver se realmente está voltando. Depois que está em funcionamento a caminhonete tem força e responde bem, o problema se dá somente no momento da partida. Outro detalhe: de uns dias para cá ela vem dando pequenas osciladas conta giros, será sinal da entrada de ar ou poderá ser algo mais sério?
phmatheus
13/08/2014, 19:03
Então Pedro, estive num bombista hoje a tarde e ele me deu uma explicação parecida com a sua, seguindo a sugestão e para tirar a teima eu troquei a mangueira que vai do filtro para a bomba por uma mangueira transparente, assim poderei ver se realmente está voltando. Depois que está em funcionamento a caminhonete tem força e responde bem, o problema se dá somente no momento da partida. Outro detalhe: de uns dias para cá ela vem dando pequenas osciladas conta giros, será sinal da entrada de ar ou poderá ser algo mais sério?
Vc vai ver que é isso mesmo aproveita e substitui a mangueira de retorno da bomba, é por ela que o diesel vai retornar ao tanque.
Outra maneira simples de ver isso é afrouxando a porca do bico injetor não é para soltar o bico, mas o cano de aço que chega no bico injetor, não precisa solta, só afouxar, dê partida e veja se sai diesel ali, se não sair está com pane seca devido ao retorno do diesel para o tanque, pode até deixar a rosca solta até começar a sair diesel, e ela pegar depois é só apertar novamente e tudo normal.
Grande Abraço e boa sorte ai
Cordialmente
Pedro H. Matheus
GGDakota
14/08/2014, 02:19
Fala Sales:
Ok,A sopeças import, tem "quase" tudo pra Dakota diesel. Agora, pro Gabriel, quando entrar em conato com a sopeças import, pede pra falar com o EMANUEL(ele é sócio lá), e da uma pechinchada, que el consegue melhorar o preço.
Abraço.
ola Sergio Augusto, andei lendo tudo que o SR fez com sua dakota e te agradeco todo as informacoes que ganhei enquanto li a transformacao do seu dakota.
agora eu recem comprei um dakota quad diesel 2.5 VM de um dono original. o carro ERA impecavel ate chegar na minhas maos .
entao o Dakota era perfeito mesmo.. so que uma demanha eu foi ate o mercado , pegei logo uma subida nada de mais, so que na saida da subida passei pra 2 marcha ai a 3.. foi quando deu um estouro ,, achei que fosse um peneu... nao vi nada.
abri o capota e nada. so que o carro estava fraco pra caramba.
voltei pra casa devagar mesmo. e abri o capota.
finalmente descobri que a mangueira da turbo que tinha escapado.... nao estouro, so escapou.
ate este acontecimento, o carro tinha dado umas problemas .teve uma vazamento significante ; e com isto na dava partida e morria a bateria de tanto da partida.
so foi descobri que o problema de vazamento era a mangueirinha da ultimo bico de baixo do reservatorio de agua. que foi trocado e corrigio tudo. agora sem vazamento e com bateria nova... e tambem subistiu as duas mangueiras do intercooler , turbo.....carro fico tudo certo.
mais continua sem a potencia que era antes. parece que nao responde
por exemplo
antes o turbo asobiava quando giro approsimava 2500 giros e parecia pedir pra trocar marcha, entao trocava .
agora ele pode chegar 3000 giro que nada muda, nao parece que pede nada
antes o carro poderia estar em qualquer marcha sendo 1 ou 2 que era so pisar no accel que sai sem solusar
agora tanto 1 quanto 2 parece que tem que dar umas bombadas de acceleracao para engatenar , subida entao , morro de medo, parece que vai ficar por la mesmo.. e olha que eu evite subida acima de 45graus.
tudo isto sem carregar peso.
foi para um bombista ele , antes mexer na bomba fez um exame visual
obj; na hora que tinha ido na bombista ele estava sem a scan tool apropiado, que foi levado a uma firma para diagnisticar 15 caminhoes .
entao, e notou que coletor de ademissao estava entupido de oleo com carbonizacao ... ele me recomendou ir ate meu mechanico para limpeza do coletor, e depois se nao melhorar voltar para fazer devido testes de bomba.
neste removecao de pecas foi constatado que turbina estava joia.. nao sei se e possivel saber so de olhar e verificar se tem folga, nao tinha folga. e a ventoinha estava zerinha tudo intacto.
ok fiz a limpeza do coletor. deu uma pequena melhorada.. em termos de Nao ter fumacinha branca saindo do escap. como tinha.
antes tinha uma coisa que , nao sei se era impressao minha mais cada vez que o carro estava parado no semaforo inclinado pra subida (porem nada exagerrado) com o carro desengatado e sem pisar no freio ... o carro nao mexia. nao rolava pra traz. era otimo parecia que estava com freio acionado.
agora nao..... agora rola pra traz.
nao sei se este e possivel ou eu estava imaginando coisa quando ficava parado.
ok tambem queria um link para tudos os manuais deste dakota diesel
aquele link que voce tinha postado da megaupload nao funciona mais... voce teria um outro que pode me passar.
e tambem queria um conselho sua.. devo retornar o bombista ? e pedir pra fazer o que? revisao? sera que foi a bico eletronico?
quero estar com algum nocao de nocao antes que entro cego e acaba aceitando tudo por puro ignorancia.
e tem mais uma pergunta, meu carro da 7 a 8 km por litro .. isto desde comprar. e normal? e isto mesmo?
porque eu li que o seu dava 11km por litro apos te refeito motor.
me de uma Luz por favor.
Marcio Freitas 2.5
21/08/2014, 14:37
Boa tarde Sergio, como percebi que vc entende tudo sobre a dakota gostaria de pedir uma ajuda !!! Vou ter que trocar camisa, pistão e anéis da minha e queria saber se vc indica alguma marca especifica do kit, ela é 2.5 TD 2001.
A loja virtual SÓ PEÇASIMPORT.COM é confiável, fico meio assim quando tenho q comprar na net e não conheço o site... e agradeço tbm as dicas que vc passa sobre as daks, tem me ajudado muito !!!
Abraço,
Marcio.
renato camarinha
23/08/2014, 18:28
Olá a todos;
Bem, ontem recebi as ultimas peças(os kits do motor), que faltavam(espero que não precise de mais nada, hehe..), para iniciar a retífica do motor da DAK.
Postarei aqui o detalhes do trabalho, para a apreciação os dakoteiros que tem a viatura diesel, e demais interessados.
Internei a viatura na Retífica Globo, aqui na cidade mesmo,a idéia era levar para Brasilia, para uma oficina que já fez trabalho pra mim, na DAK, mas eles não tiveram interesse, a principio, entendo que foi pelo fato de não ter comprado as peças através da oficina. Acabei tendo sorte nisso, pois a retífica, depois que estive lá e conversei com o pessoal, vi que era simples para eles, desmontarem/montarem o motor, e como eles já fazem trabalhos para a empresa, nos motores(SCANIA,CUMMINS,MWM), das nossas máquinas ede nossos clientes, o negocio ficou facilitado, ainda mais que me darão acesso irrestrito para acompanhar tudo(imaginem o quanto vou perturbar,hehe.. no bom sentido).
Fizemos as inspeções nas peças que chegaram, principalmente os kits, para checar a integridade, qualidade(na medida do possivel), etc, e tudo show de bola!
Hoje, estou levando o manual do motor, pro Gliber, mecanico que vai fazer a montagem/desmontagem(o cara é muito bom, acostumado com as máquinas novas, eletronicas, SCANIA,CUMMINS, MWM NGD, etc, mas fez questão de ver o manual, para além de outros detalhes, verificar as medidas e tudo o mais).
Fase 1- Retífica, será feito;
1.1- Substituição dos kits(camisa, pistão, anéis, pinos e buchas de biela)
1.2- Polimento do virabrequim
1.3- Troca das brozinas fixas e móveis
1.4- Revisão/verificação dos cabeçotes(já estão instalados os APAZ MADRID), com troca dos retentores/selos, mesmo considerando que estarão novos,pois na colocacão anterior, todos os acessorios (valvulas, molas,etc) foram trocados.
1.5- Avaliação das peças internas(bomba de óleo, valvula de alivio de pressão,tuchos, varetas, eixo comando de válvulas, balancins,etc), e trocados, retificados o que for necessario.
1.6- Troca de todas as juntas e retentores(obvio)
1.7- Substituição das velas aquecedoras.
1.8- Substituição da Valvula Termostática, entrando a do Mercedes 1113(exatamente igual, só que com abertura em 71 graus).
Ainda aproveitando a retífica, inicarei os itens abaixo, da FASE 2- Up Grade, uma vez que o motor desmontado faciltará:
2.1- Instalação do injetores FRATELLI BOSIO com 20% a mais de vazão em relação aos originais.
2.2- Desmontagem do turbo compressor, para preparação do compressor(caracol frio), instalando o rotor do GARRETT GT 2259, e usinagem da mesma para receber o rotor. Teoricamente, esta modificação atenderá o que será preciso, de vazão(fluxo)/pressão(postarei a foto/figura do gráfico do compressor, mostrando a faixa de trabalho, que atende o fluxo/pressão), para "alimentar" junto com os injetores 20%, a potencia/torque que pretendo(165Cv@3900rpm e 38Kgf/m@2000rpm), obvio que no final da "loucura", tentarei por num dina(Brasilia tem) e ir acertando.
2.3- Susbtituição do atuador da WASTEGATE, por um da SPA TURBO, com regualgem para 1,5Bar.
2.4- Instalação de valvula eletromagnética(popular solenoide), no circuito de acionamento da válvula WASTEGATE, que tomará a pressão no COLETOR DE ADMISSÃO, passando pelo solenoide, para então ir à WASTEGATE.
2.5- Instalação no painel, de manometro digital GUSTER, que controlará o solenoide de abertura da WASTEGATE.
2.5-Susbstituição do escapamento, instalando tubo de 3", saindo da turbina, até um abafador de 8"x60cm., e seguindo dois tubos paralelos de 2 e 1/4" até a traseira.
Os passo seguinte, mas não sei se farei já(ai é questão de $$$,hehe...),mas é de suma importancia(não pode ficar sem trocar!!), será a substituição do intercooler, o que já entrei em contato com o MArcelo, da SUPERCOOLER, passei o desenho, ele confimou que é possivel, vamos tentar trocar o mais rápido possivel. Pra ter uma idéia, o intercooler será aproximadamente 40% (em área cubica), que o da F250 Sprint.
Tem outros detalhes com instalação de módulo intercptador, para gerenciamento da BI, que colocarei ou não, depois dos testes práticos, pois pretendo ver como ficará com o up na turbina + bicos, pra então na prática, decidir.
Anexo planilha com o custo das peças, que já comprei, com o nome das lojas/contatos, a medida que as coisas forem acontecendo, vou atualizando a planilha(espero que não muiot,rs). Os valores de mão de obra, ainda não estão, pois vamos "acertar" na segunda. Os valores atuais, são os que efetivamente gastei, incluidos os valores de frete/correios.
A medida do "andar da carruagem" vou postando fotos.
Abs.
Sérgio
Sergio essa mensagem sua é antiga porém estou com um p... problema com a minha, não tem mecânico capacitado para tanto.
Mandei fazer o motor dela e não durou sei meses e já está jogando oleo pra todo lado. Por acaso sabe de alguém na minha região Campinas sp, ou uma solução melhor que esse motor? sei do motor da s10, mas comprar usado é dificil, grato Renato
Amigos, resolvi o problema da falta de potência e dificuldade de dar partida!!! Após receber prognósticos desde ter que fazer o motor até problemas de aterramento eu resolvi levar a dk até um bosch car service. enfim, eles usaram todas as aparelhagens e descobriram que a BI estava somente 5 graus fora do ponto de injeção, resolveu o problema completamente! uma dica: vão em mecânicos que tenham equipamento pois o sistema dela é eletrônico e se for tentar arrumar só no olho não vai dar certo! a facada foi grande (400 reais) porém a caminhonete ficou excelente!
fhsantos
04/09/2014, 19:02
Bom, lí o tópico inteiro e ainda não tenho certeza sobre esse motor.
Falam que é bom, mas tem que ter cuidado? mas parece que demanda muitos detalhes.
Quase um JPX pelas minhas impressões
Alguns anos da SW4 tiveram problema com o cabeçote, mas é simples, troca o cabeçote e aumenta o radiador, dizem que soluciona o problema totalmente.
Cuidados com bicos, bomba, radiador, upgrande. Qual é realmente o ponto fraco desse motor?
Eu tenho uma camper com s4t e estou acostumado a não ter dó de andar. Só estou pensando em trocar porque preciso de um carro 4p, e a cherokee é demais, mas como rodo 50km por dia não tenho como ter uma a gasolina.
Ainda estou tentando me convencer que a diesel não é fria......
E aí a cherokee diesel tá mais para SW4 ou JPX nas suas peculiaridades de manutenção?
abs FH
phmatheus
04/09/2014, 23:39
Bom, lí o tópico inteiro e ainda não tenho certeza sobre esse motor.
Falam que é bom, mas tem que ter cuidado? mas parece que demanda muitos detalhes.
Quase um JPX pelas minhas impressões
Alguns anos da SW4 tiveram problema com o cabeçote, mas é simples, troca o cabeçote e aumenta o radiador, dizem que soluciona o problema totalmente.
Cuidados com bicos, bomba, radiador, upgrande. Qual é realmente o ponto fraco desse motor?
Eu tenho uma camper com s4t e estou acostumado a não ter dó de andar. Só estou pensando em trocar porque preciso de um carro 4p, e a cherokee é demais, mas como rodo 50km por dia não tenho como ter uma a gasolina.
Ainda estou tentando me convencer que a diesel não é fria......
E aí a cherokee diesel tá mais para SW4 ou JPX nas suas peculiaridades de manutenção?
abs FH
Eu tenho uma Grand Cherokee 2001 e demorei para acertar o motor, mas depois de acertado não tenho o que reclamar. o ponto fraco desse carro são os MECANICOS que não sabem mexer e regular. agora como a SW4 ele tem problema de cabeçote mas trocou os cabeçote pelos da apaz madrid e colocou a termostatica do 1113 acabou o problema.
Quem regulou a minha e acertou foi o Sr. Luis em São José dos Campos-SP, mas os Bosh Service deveriam ter equipamento e maquinario para mexer na Bomba Injetora da Cherokee / Dakota já que o sistema é todo Bosh.
Sendo assim No meu ponto de vista a Cherokee está mais para SW4 do que para JPX
Grande abraço e boa sorte na troca
Cordialmente
Pedro H. Matheus
cesar andrade
30/10/2014, 11:48
ola novamente eu ,, gostaria saber tambem as marcar das pecas para o motor da dodge dakota diesel ,,, aqui em sampa so axei da marca takao sera que e bom Takao (http://www.takao.com.br)
phmatheus
30/10/2014, 16:25
ola novamente eu ,, gostaria saber tambem as marcar das pecas para o motor da dodge dakota diesel ,,, aqui em sampa so axei da marca takao sera que e bom Takao (http://www.takao.com.br)
Cesar eu fiz o motor da minha cheroka (Mesmo motor da Dakota) com peças da Takao, as peças são muito boas e a qualidade é excelente.
Boa Sorte
Cordialmente
Pedro H. Matheus
piraçoli
05/06/2015, 02:15
Alguem sabe aonde eu consigo guia vareta Dakota diesel ano 2000 .preciso de duas peças.
SERGIO AUGUSTO
11/06/2015, 18:52
Olá Piraçoli: Então, vou ver aqui na cidade, um amigo tirou o motor original e colocou um MWM, vou ver se ele tem a sucata do VM. Voce precisa da GUIA DE VÁLVULAS E VARETA DO TUCHO? É isso?
piraçoli
15/06/2015, 00:05
Fala Sales:
Abraço.
ola sergio gostaria de saber o torque usado para aperto cabeçote dakota 2.5 diesel.
SERGIO AUGUSTO
19/06/2015, 06:47
Bom dia amigo:
Ai vai os procedimentos para instalação dos cabeçotes.
Abraço.
Sérgio.
giovanifavare
27/07/2015, 11:58
Bom dia amigo:
Ai vai os procedimentos para instalação dos cabeçotes.
Abraço.
Sérgio.
Caro colega Sergio Augusto, preciso do teu contato, se possível.Abraço.
Roberto Rinco
30/08/2015, 20:01
Pessoal tirei o motor VM 425 da minha XJ 2.000 Diesel, funcionando.
Estou vendendo R$ 5.000,00
035 9200 3900
Pessoal tirei o motor VM 425 da minha XJ 2.000 Diesel, funcionando.
Estou vendendo R$ 5.000,00
035 9200 3900
Oi Roberto, você ainda segue com o motor VM425 ou já vendeu? Ab, Feijoó
Guima-MS
27/08/2016, 14:01
Sergio , revivendo o topico , vi que voce pretendia colocar o 4bt nela , usaria cambio manual mesmo ? como faria pra funcionar painel e todos perifericos da cabine ?
Ivan_Abo
17/10/2016, 12:02
Boa tarde amigos,
alguma indicação de mecânica para esses motores na região de Curitiba?
agradeço.
Ivan_Abo
19/10/2016, 08:01
Bom dia amigos, alguem tem o contato do SERGIO AUGUSTO? gostaria de pedir os manuais a ele, pra me ajudar a clarificar as idéias.
@Sergio Augusto, caso veja esse pedido, poderia enviar para mim os manuais? reparocwb@gmail.com
Obrigado
Bom dia nobres colegas!
Estou com o motor VM 2.5 da dak aberto pra troca dos casquilhos, mas não estou conseguindo deslocar os mancais centrais pra acessar os casquilhos fixos centrais. Tem algum segredo pra tirar o virabrequim?
Nitaques
30/05/2017, 18:16
Boa noite, sabem me informar se é necessário um sacador específico para tirar a polia do virabrequim ?
Nobre Nitaques, Aqui nos usamos um saca pra turar a polia sim.
Aproveitando pra orientar que os mancais centrais do virabrequim são presos por 3 parafusos do lado externo do bloco (linha de lubrificação).
Att...
Guto-Jlle
06/09/2017, 20:09
Tenho uma diesel 1999 e estou com problemas no sensor de rotação, não sei o numero ?
Alguém poderia me ajudar, pois tem muito modelos ?
Obrigado
Guima-MS
01/10/2017, 17:25
Estou a procura do conjunto de radiadores com coifa original da dakota 2,5 , alguem tem pra venda ?
giulio albor
24/05/2018, 15:27
Olá pessoal....Sérgio gostaria de entender o porque da substituição da válvula termostática original que abre à + - 85º pela do 1113 que abre à + - 75º....
exatamente para manter o motor com uma temperatura mais amena uma vez que esse motor tem historico de esquentar muito
gwtransportes
21/04/2020, 21:28
Boa tarde amigos,
alguma indicação de mecânica para esses motores na região de Curitiba?
agradeço. Boa noit
e amigos,
eu posso mexer com esse motor , pois ja resolvi varios problemas com esses carros . Meu whatz app 41991392062.
Levi Denis da silva
01/06/2022, 18:05
Boa tarde amigos
Alguém pode me informar onde consigo 4 cabeçotes da APAZ MADRID...
Estou trocando do meu jeep cherokee sport
2000.
Se alguém souber por favor me informe...
Watsapp 19 981026052
ALELIBERTI
17/02/2025, 14:33
Boa gente, fiquei empolgado com este forum e resolvi comprar um Dakota 2.5 td e fiz a retifica do motor e montei o motor inteiro na minha garagem.582309
mas estou com um problema ao ligar o motorzão depois de alguns minutos, vaza óleo pela tampa frontal e pelo retentor do vira lado do câmbio e não registra pressão de óleo no sensor. O que pode ser?
andrewgh17
12/04/2025, 11:12
Bom dia amigos. Também acabei de adquirir uma Cherokee SPORT 2.5 Diesel, estou fazendo uma revisao geral nela. Ela tem muita dificuldade em pegar, tem que aquecer muito as velas pra ela pegar. Ai acabei constatando vazamento de compressao entre o cabeçote 3 e 4. Estou agora a sacar todos eles. Falam tanto sobre os cabeçotes APAZ MADRID, porem não os encontrei para compra, alguem teria mais informações atualizadas?