PDA

Ver Versão Completa : SUVs de R$ 40000 - Considerações e muitas dúvidas



lleco
06/08/2010, 21:37
Boa noite. Como novo usuário do forum, peço ajuda aos amigos com relação a informações sobre SUV 4x4 usado na faixa dos R$ 40.000,00 (pouco mais... pouco menos...).


Quanto ao uso, 98% urbano (ou seja, voltado um pouco mais para conforto). Apesar disto, se possível, gostaria que o mesmo conseguisse encarar (sem maiores dramas ou conseqüências ou visitas ao mecânico) raras praias na região dos lagos (nada de trilhas pesadas – só brincadeira - chegar sem medo onde sedãs não chegam ou chegam com dificuldade) e os “rios” que param a cidade do RJ quando chove forte.

Apesar do que acabei de comentar sobre trilhas, vi um vídeo de uma Tracker, se não me engano, seguindo uma TR4 em um tópico do fórum 4x4 fazendo bonito em "trilha leve" - areia / praia... Me pareceu BEM interessante. Se bem que acredito não ser “ambiente” para XTrail, CRV...

Sobre as opções/veículos mencionados, vou comentar baseado:
1) No que ouvi de mecânicos e vendedores diversos;
2) No que li/entendi/interpretei do forum 4x4 e internet;
3) No que encontrei "de melhor" em jornais e lojas;
4) Na aceitação de que nem sempre estarei fazendo comparações justas quanto ao porte do veículo, equipamentos de série, tipo de cambio, grau de nacionalização das peças, conforto, proposta do veículo, idade, etc (exemplo: Land Rover Defender 110 1995 150000 Kms X Ford Ecocosport 2008 15000Kms).

Como todo marinheiro de 1a viagem, acredito que recaí nas escolhas mais novas, comuns e baratas, ou seja, Tracker e TR4:

Tracker (2007-2008 / Entre 15000 e 30000 Kms)
Positivo: Suzuki antigo, custo e facilidade de manutenção, teto solar, mais nova / barata / extremamente fácil de achar dentre as possibilidades.
Negativo: Banco traseiro (fino e desconfortável - tecido), 90% não tem couro nos bancos, apenas câmbio manual, cobertura do porta mala de qualidade inferior, 90% não tem proteção do estepe (preciosismo, mas acredito revelar falta de cuidado)...

TR4 (2005-2007 / No mínimo 30000 Kms)
Conheço bem um automático 2007
Positivo: Carro honesto, forte para o dia-a-dia, confortável (2 pessoas), completo, confiável, tirando manutençao preventiva, problemas só com o alarme (dispara sozinho / baixo).
Negativo: Consumo (no máximo 6,5 Km/l cidade), espaço banco traseiro ridículo para adultos (a Tracker não me parececeu bem maior pra falar a verdade - 1m83cm), manutenção cara, rede Mitsubishi abusa da falta de ética (pra não falar coisa pior) empurrando serviços e custos desnecessários nas manutenções, retomada e aceleração decepcionantes (ok, sei que posso levar pedrada pelo último comentário e vir a ler o básico sobre centro de gravidade mais alto versus estabilidade ou para procurar um esportivo... a intenção é apenas uma pessoa que tem pé pesado poder fazer ultrapassagens com segurança e sem o motor berrar (segurança esta que não sinto na TR4 AT), mas já foi...).

Por força da marca e gosto pessoal, também comecei a ver a Freelander:

Freelander 1 (Acima de 70000 Kms / No máximo 2004)
Positivo: Marca/Nome. Excelente interior. Posição do motorista. Bonito.
Negativo: Preço peças e manutenção (li em algum lugar do forum que é comparável aos outros, ou seja, não é tão caro assim... verdade?), rede de concessionárias, maior quilometragem / idade, pode ter sido impressão mas não o achei um carro espaçoso, um revendedor comentou que o veículo tem mecânica problemática / sofrível - meu mecânico comentou o oposto...

Nas visitas a concessionárias e revendedores diversos, me deparei com o XTrail. Fiquei bem impressionado...

XTrail (+- 60000 Kms - 2004)
Positivo: Alto, confortável, espaçoso, acabamento, econômico (segundo comentários diversos - pra mim, 9 Km/l é uma excelente marca), o que mais gostei (subjetivo, não entra no que proponho neste tópico mas não custa comentar), teto solar enorme (risos), dizem que no geral, Nissan tem mecânica confiável e resistente... não sei se é o caso específico do XTrail.
Negativo: Posição dos instrumentos centralizada horrenda, valor pouco acima do que poderia ou gostaria de gastar, péssima revenda (não que isto me incomode... quero um veículo pra ficar por longo tempo - até ajuda na hora de negociar a compra). Acredito que não chegue perto de fazer o que uma Tracker faz.

Após ler bastante sobre véiculos 4x4 no forum e na internet, comecei a considerar outros (CRV 2004 70000kms / XTerra 2003 sempre acima de 100000 kms e trilheiras / RAV4 2004/2003, Airtrek 2005 70000kms, etc) pela dita qualidade dos mesmos, mesmo com maior quilometragem / mesmo sendo veículos que não vejo aparecer tanto no mercado para venda (curioso como tem CRV rodando na cidade e poucas à venda) / mesmo sendo "modelos antigos". Ainda não os conheço o suficiente para fazer um positivo / negativo dos mesmos.

Quanto a Tucson (2006), Sportage e afins (apesar de ter gostado da Sportage), além de ter valor bem acima do que pretendo gastar, me decepcionei ao ver que são veículos que não agüentam as chuvas fortes no RJ. No mesmo ponto que a TR4 atravessou valente um trecho com água na grade (chuto uns 50 cms no mínimo - Zona Sul - Saída do Rebouças - Direção Humaitá), uma Tucson (provavelmente 4x2 - maioria absoluta) se encontrava "afogada" e abandonada.

Resumindo, gostaria de toda e qualquer informação sobre os veículos mencionados e assuntos relacionados:

a) Custos diversos (bem importante - valor do seguro e IPVA em 2010 / manutenção);
b) Opinião pessoal (positivo/negativo) de quem tem ou já teve os veículos mencionados nos anos/modelos mencionados - principalmente no caso de opinião contrária ao que coloquei (exceto coisas minhas subjetivas como gostar, preferido, etc.);
c) Quilometragem versus confiabilidade (exemplos - por maior que seja a confiabilidade do motor, uma XTerra com 100000 Kms não pode ser considerada muito rodada? E uma XTrail com 50000 ou 75000 kms? Tracker com 20000 Kms versus TR4 com 40000 Kms? Etc.);
d) Informações sobre a XTrail antiga são escassas... Pra quem puder colaborar (motor, manutenção, manual em pdf (risos), links, etc);
e) Vi uma Tracker à venda com Kit Gás na Barra. Apesar da tentação do IPVA reduzido, a mala acabou. Opinião e comentários de quem se aventurou em colocar Gás em seus carros (principalmente manutenção, cuidados e desempenho);
f) % de nacionalização e/ou facilidade na aquisição de peças (no Brasil ou no exterior);
g) Confiabilidade das informações das empresas que fazem laudo sobre o passado do veículo e indicação de empresas no RJ (sem exageros ou propagandas ostensivas por favor); e
h) Itens a observar na aquisição / detalhes que denunciam a utilização do veículo usado em trilha ou não tão bem cuidado ou com modificações.

Obviamente, comentários sobre veículos não mencionados, que estejam nesta faixa de preço e que não sejam muito antigos / rodados serão bem-vindos.

Sei que existem tópicos semelhantes, mas quase nada com "atualização 2010"...

Vou comentando sempre que surgir algo novo. Ainda pretendo (apesar da dificuldade) fazer Test Drive em todos eles. Quem sabe consigo adquirir meu 4x4 antes de 2011 (nessas horas bate um desanimo... ir à concessionária / revendas, procurar uma pessoa que aceite fazer TD em usado, ser superior e paciente ante a petulância com que certos vendedores olham pra vc e oferecem verdadeiros encalhes estrupiados a preço de ouro (já tenho um ou dois lugares que me recuso a voltar), etc.).

Abraços. Obrigado

P.S.: Resumo do 4x4 para iniciantes...
“Entenda que cada 4x4 tem vantagens e desvantagens. Tenha sabedoria para reconhecer os benefícios e humildade para admitir as limitações de cada uma das viaturas.”. Entendido.
- Será meu único carro para tudo? Sim, até pq não faço “tudo” com carro. Rodo pouco.
- Desejo fazer seguro total? Sim - Terceiros? Sim
- facilidade de obter peças de manutenção? Seria bom.
- preço das peças em conta? Seria bom.
- número de passageiros? 90% do tempo 1 ou 2. No resto, 5.
- espaço para carga? Seria bom. Não é determinante.
- necessidade de ar condicionado? Sim. Obrigatório.
- Futuro da Viatura: Original de fabrica. No máximo itens de conforto como farol de milha, GPS/DVD/TV no painel (nada de ventosas no para-brisa) e couro (quando não estiverem presentes)

Marcelo(Natal-RN)
07/08/2010, 15:44
Dentre as opcoes que vc citou,ficaria com o Tracker.

neilsonhenriques
10/08/2010, 01:18
Freelander sem pensar duas vezes.

Faça o test drive que você nem vai considerar outras opções ...

Já tive uma que andou 70.000 km. Nunca parou. Foi a Patagônia Chilena e voltou pela Argentina em 17.000 km sem abrir o bico e enfrentando tudo: gelo, barro, estrada esburacada e asfalto. Tudo com muito conforto.

E esqueça esse negócio de manutenção cara. Isso é mito. O preço é o mesmo de ter uma TR4. Preço de seguro é parecido, o consumo é parecido e a manutenção não é muito diferente. A única coisa nela que arrebenta são os pneus. R$ 1.300 cada um e duram 60.000 km (Continental). De resto ...

Claro que se você for na Land Rio vão te arrancar a cueca ...

Vá até a Itanhangá Car ali no pé da subida pro Alto da Tijuca, fale com o Rodrigo e pergunte quanto custa algumas manutenções triviais como troca de pastilhas de freio, troca de buchas de suspensão e etc. É uma oficina especializada em Land Rover. Você verá Range Rovers, Discoveries e Freelanders parados na porta.



Abraço,
Neilson

Fernando Assis
13/08/2010, 11:57
Comprei Xterra 2003/4 por 45 mil, 125 mil km, todas revisões em concessionária. É muito robusta, custa um pouco mais caro, mas sai bem mais barata em termos de combustível. Quanto a manutenção, diesel é mais caro, mas em relação a uma tracker não sei se ficaria tão mais caro!
O espaço para 5 pessoas e porta malas é ótimo, além do visual aventureiro.

lleco
18/04/2011, 18:56
Passando apenas para agradecer quem respondeu.
Acabei pegando uma TR4 2007 (oportunidade).
[ ]s