Ver Versão Completa : Refrigeraçao fora do cofre.
fabiano carraro
06/08/2010, 01:08
PESSOAS perguntinha:
Estou querendo colocar um motor FORD GEORGIA (OHC 4CC)em uma casca de NIVA que tenho aq jogada,mas a desgraça do cofre do NIVA nao deixa entrar nada ali mais comprido do que 680mm :parede:
é claro que se eu arrebentar a parede de fogo inteira eu meto até um 6cc.......:mrgreen:
Mas a idéia é outra entao estou a pensar se eu jogar o RADIADOR la atraz dentro da cabine ,atraz dos bancos concha por exemplo........como sera que ficaria esta refrigeraçao?
a bomba de agua teria força pra empurrar o novo volume e ainda vencer a diferença de gravidade,ou geraria cavitaçao??
com o novo volume gerado pela tubulaçao sera que seria necessario ventoinha s???
ALGUEM JA FEZ ALGO PARECIDO??????
quem pode dar uma luz a respeito?:pensativo:
Fala Fabiano
Tem algum motivo especial para colocar o Georgia??? Sei que é um bom motor (tive uma F-100 com um desses) mas não seria mais interessante um Fiat 8V do tempra?
Ou até mesmo um AP (eca)?
Pelo menos com esses dois dá pra manter o radiador no cofre.
Olha só o que esse cara fez:
http://www.ladaniva.co.uk/baxter/cloggy/fiva1.html
Penso que colocar um radiador no interior da cabine teria mais desvantagens que vantagens, pois o habitáculo ficara um forno, o barulho das ventoinhas seri mais um incômodo, sem falar nas tubulações enormes pra dar trabalho.
Quanto à bomba dagua dar conta, creio eu que não terá problemas, veja o exemplo da Kombi Diesel, que tem o radiador longe pra dedeu do motor.
BACALHAU
06/08/2010, 11:08
...
Quanto à bomba dagua dar conta, creio eu que não terá problemas, veja o exemplo da Kombi Diesel, que tem o radiador longe pra dedeu do motor.
E tem um motor quente prá dedéu longe do radiador. :twisted:
Foi por isso que a Kombi Diesel não deu certo. :putz:
Grande Bacalhau
Não sabia desse lance de aquecimento, a única kombi diesel que conheço nunca teve problemas com sobreaqucimento, e o japa que é dono dela já a tem há uns 15 anos hehehe
Outra (essa é pkp cabine dupla) que era diesel e o sujeito colocou um AP2.0 alcool tb nunca ferveu, segundo o dono.
E eu que achava q a kombosa a diesel não tinha dado certo pq é fraquinha heheh
O problema da Kombi diesel é que era 1.6...
Dai o motor trabalhava forçado e superaquecia. Vi uma que o dono colocou um 1.9 e é só alegria :)
Quanto ao Niva Georgia, soube de um Niva com motor honda que o proprietário alongou o cofre do motor: Desfez a emenda atrás do farol, enxertou chapa e soldou tudo, no capô eu não sei.
Agora, se for para fazer essa bagaça, não é melhor usar um CJ5 como base?
thgteixeira
06/08/2010, 13:18
Fabiano, mesmo que o carro seja pra trilhas (sei que você tá querendo montar um Niva "nervoso" pras trilhas, confere? - E quero ver você puxando todo mundo no Buraco do Camel com um Niva :twisted:) eu acho que o radiador no interior do carro só te traria problemas!
Acho sim que você deve batalhar pra tentar colocar o Georgia, mas creio que você esteja pensando em colocar a carroceria sobre um chassis, certo? Se estiver, parta para uma modificação na estrutura da carroceria, já que com o chassis, ela será apenas carroceria mesmo.
Bola pra frente com esse projeto, que vai ficar bacana! :palmas:
Pinaudmaster
06/08/2010, 15:28
Que o que !!!
1) Instale um AEROFÓLIO no Niva;
2) Coloque o radiador no aerofólio;
3) Seja feliz !
http://toy-jet.com/carsideweb1.JPG
BACALHAU
06/08/2010, 15:50
Já que é assim, faz que nem o (ex)dono deste NIVA. Coloca-o no teto. :twisted: :mrgreen:
Ola, minha sugestão se você não esta preocupado com a 'extetica do Niva
ranque a grade e coloque o radiador em cima do parachoque fais um quebra mata com protetor de radiador e boa.pode ficar até feio.Sem contar que não da mais pra por guincho.Oque o Bacalhau disse e verdade, porque você acha que em meados de 98 a 2000 não colocaram motor ap na kombi e sim injetaro:parede: o velho motor boxer.Só agora que fizeram essa com o ea111.
Mas uma vez desculpe os erros de ''zortografia.
sombrios
06/08/2010, 22:08
PESSOAS perguntinha:
Estou querendo colocar um motor FORD GEORGIA (OHC 4CC)em uma casca de NIVA que tenho aq jogada,mas a desgraça do cofre do NIVA nao deixa entrar nada ali mais comprido do que 680mm :parede:
é claro que se eu arrebentar a parede de fogo inteira eu meto até um 6cc.......:mrgreen:
Mas a idéia é outra entao estou a pensar se eu jogar o RADIADOR la atraz dentro da cabine ,atraz dos bancos concha por exemplo........como sera que ficaria esta refrigeraçao?
a bomba de agua teria força pra empurrar o novo volume e ainda vencer a diferença de gravidade,ou geraria cavitaçao??
com o novo volume gerado pela tubulaçao sera que seria necessario ventoinha s???
ALGUEM JA FEZ ALGO PARECIDO??????
quem pode dar uma luz a respeito?:pensativo:
A bomba não da problema não.
Ideia, coloca no lugar onde fica o estepe original, do lado com uma ventuinha bem possante e poe cebolão de temperatura de 50 a 60ºc.
Na lateral mesmo, em cima do pneu do motorista, porem dentro do cofre.
Acho q da certo. Não sei as medidas mas ...
Pinaudmaster
09/08/2010, 08:50
Já que é assim, faz que nem o (ex)dono deste NIVA. Coloca-o no teto. :twisted: :mrgreen:
Bacalhau, esse Resfriar é excelente para refrescar chifres ! Experiência própria ! Recomendo fortemente para refrescar os seus !!!
PS: para quem quiser ver a foto anterior a sério, tem o radiador do intercooler, na posição horizontal, com um scoop no capô.
Abraços
fabiano carraro
10/08/2010, 12:02
Fala Fabiano
Tem algum motivo especial para colocar o Georgia??? Sei que é um bom motor (tive uma F-100 com um desses) mas não seria mais interessante um Fiat 8V do tempra?
Ou até mesmo um AP (eca)?
Pelo menos com esses dois dá pra manter o radiador no cofre.
Olha só o que esse cara fez:
http://www.ladaniva.co.uk/baxter/cloggy/fiva1.html
Penso que colocar um radiador no interior da cabine teria mais desvantagens que vantagens, pois o habitáculo ficara um forno, o barulho das ventoinhas seri mais um incômodo, sem falar nas tubulações enormes pra dar trabalho.
Quanto à bomba dagua dar conta, creio eu que não terá problemas, veja o exemplo da Kombi Diesel, que tem o radiador longe pra dedeu do motor.motivo especial............:pensativo:
tem sim,poder usar um kit turbo que ta jogado aq na oficina original das rangers 95 americanas pra tocar pneus 35";37".:concordo:
encaixar um cambiozinho W5R1........:rolleyes:
em uma reduzidinha hilux, (4.70)empurrando eixos DANA 44 com relaçoes (5.37).......
SÓ ISTO,NADA MAIS.:concordo:
o meu unico problema até agora sao os 680mm que nao deixam nada que preste entrar entre a grade e a parede de fogo, porque tinham que por um ressalto pro ar quente esquentar as maravilhosas coxas de uma maravilhosa russa......:mrgreen:
O que no meu ver é um excelente motivo pra ele estar lá,mas ta me atrapalhando entao pelo jeito vou tacar a esmerilhadeira e a mig ali.:dance:
só que mesmo assim nao vai ficar equilibrado ,entao to querendo colocar o radiador na interna do carrinho preso na estrutura da gaiola que ta presa ao SUB-CHASSIS do meu projeto
.......Mas preciso de parametros e calculos pra saber se:
ISTO ESQUENTARIA DEMAIS O MOTOR POR PURA CAVITAÇAO DA BOMBA DE AGUA.
DEVIDO A TUBULAÇAO TER QUE SER SUPER DIMENSIONADA ATÉ O RADIADOR E ELE ESTAR EM NIVEL MAIS ALTO DO QUE O NORMAL,GERANDO ALGUM TIPO DE PRESSAO CONTRARIA
se isto formaria bolsas de ar em algum ponto que eu nao consiga sangra-lo
SE ALGUEM TEM FOTOS DE ALGUM NIVA COM O RADIADOR AMARRADO NO PARACHOQUE TRAZEIRO
:mrgreen:
LEMBRANDO QUE O MOTOR DO "TEMPRA"........num tem torque.:rolleyes:
BACALHAU
10/08/2010, 12:36
...
SE ALGUEM TEM FOTOS DE ALGUM NIVA COM O RADIADOR AMARRADO NO PARACHOQUE TRAZEIRO
...
Botar o radiador na "traseira" :shock: :putz::twisted:, com todo o respeito :mrgreen:, não vai dar certo.
Você vai ter um problema maior do que a VW teve com a Kombi Diesel.
Além de ficar muito longe do motor, a traseira do NIVA, por ser reta, gera um vácuo muito grande. Você não vai ter circulação de ar adequada, nem com ventilador.
Porque você não manda fazer um radiador para colocar externamente no lugar da grade?
Depois manda fazer uma moldura em fibra e coloca uma grade de proteção. Tipo o da Kombi Diesel, que foi colocado externamente.
http://www.vwbr.com.br/iFileExplorer/Arquivo/Automoveis/Kombi/furgao/grade.jpg
É Fabiano, com todos esses motivos especiais, a gente fica tentado mesmo....
Agora, quanto à distribuição de peso, em termos práticos, o q é um peido pra quem tá Kgado?Um radiador cheio deve pesar o que? uns 15kg? Não acho que o esforço valha, pelo menos na questão do peso.
Põe o radiador na frente do niva mesmo e mada o meio da parede de fogo pra trás, assim o conjunto cambio/CT tb mais pra trás ajuda na distribuição de peso.
A propósito, quanto mede e pesa um georgia e seus agregados?
Abraços
BACALHAU
10/08/2010, 14:45
Quanto ao tanque de combustível, coloca atrás :shock: :putz:, como eu fiz com o "Pangaré".
Ao invés de um de Santana, com 75 litros, manda fazer um de inox, sob encomenda. Além de aproveitar melhor o espaço sob o porta malas, deve dar para colocar uns 100 litros de diesel.
Eu vi um golzinho com 400cv que tinha o radiador no porta-malas. Acho que foi na Full-Power (ou outra revista do gênero). Dá uma procurada que isso deve resolver tuas dúvidas quanto à cavitação e sangramento.
Outra idéia é dar uma olhada aqui no site mesmo, na lista HardCore. Já vi algumas gaiolas para RC com o radiador atrás do motorista.
Falando nisso, quer montar umazinha não? Conversa com o Spider e dá uma olhada no "Pirata" (site). vai te dar umas idéias maneiras, se não para uma gaiola, para vc usar no Niva.
Abraço!
fabiano carraro
11/08/2010, 23:37
Eu vi um golzinho com 400cv que tinha o radiador no porta-malas. Acho que foi na Full-Power (ou outra revista do gênero). Dá uma procurada que isso deve resolver tuas dúvidas quanto à cavitação e sangramento.
Outra idéia é dar uma olhada aqui no site mesmo, na lista HardCore. Já vi algumas gaiolas para RC com o radiador atrás do motorista.
Falando nisso, quer montar umazinha não? Conversa com o Spider e dá uma olhada no "Pirata" (site). vai te dar umas idéias maneiras, se não para uma gaiola, para vc usar no Niva.
Abraço!entao MRAIZER o primeiro post eu coloquei lá no "HARDCORRE" :mrgreen:
mas lá só tem nego bao demais,tudo profi especializadaço,num é pra pexe pequeno que nem eu.:rolleyes:
os caras virao que tinha a palavra NIVA no assunto e tascaram a proposta aq .:mrgreen:
mas suas colocaçoes estao muito corretas ,a questao é que meu radiador é um pouco caro pra deixar ele exposto na frente do carro é todo em aluminio e possue saida pra refrigeraçao do oleo do motor ou coisa parecida.....é da SUMMIT e custou os olhos da cara,estava guardado a anos desde que larguei justamente da arrancada (trabalhei muito no AIC).....
Entao só pra vçs entenderem meu carrinho:
ele sera um monobloco de LADA NIVA por possuir documentaçao e numeraçao original 4x4.
tem maior espaço interno do que 90%dos carros que conheço com suas dimensoes.
é curto e largo,ou seja ideal pra trilhas pesadas onde costumo andar
tem sua estrutura original muito mais forte do que qualquer CJ/TOY/SUZUKI/LAND/TROLHA ETC....por ter sido idealizado com monobloco pra 4X4.
cabem EU minha namorada e meu filho com conforto e muita segurança mesmo com estrutura tubular interna.
vai receber um sub chassis tubular onde vao amarrados:suspensao/powertrain/guincho/step etc.....
ou seja o radiador é uma questao meio complicada pois se coloco ele na frente tenho que deslocar demais o motor pra traz invadindo uma parte importante da parede corta fogo, ai acabo com a posiçao confortavel pras pernas,ja montamos algumas SPIDER 550 por aq: as PORCHINHAS DE FIBRA DA CHAMONIX.....e tenho alguma ideia ja do que vai ser feito em meu carro,mas prefiro discutir com a galera as coisas, do que só plantar fotos depois ,pois acho que assim crescemos melhor,e afinal o forum é um lugar pra discutirmos nao pra ser um "iorgut"cheio de fotinhas apenas.:pipoca:
Pretendo colocar o radiador na mesma posiçao das gaiolas que comentou MRAIZER ,com uma ventoinha de ALFA156, vai ficar bem atraz dos bancos concha (SPARCO)preso na estrutura da gaiola,PESQUISEM SOBRE OS CARROS DE CORRIDA NO DESERTO (DESERTRIDES) e terao uma noçao melhor do que estou querendo fazer
Mas estou pensando em um duto interno jogando o ar quente pra dentro das caixas de ar embaixo das portas e subindo por dentro da gaiola pra mandar ar quente pro parabrisa,estivemos fazendo uns calculos de volume x area x dissipaçao x perda x etc....
e saiu uma coisa bem equilibrada entre o que o motor vai esquentar e sua velocidade de dissipar .:concordo:
gente infelizmente pode parecer meio arrogancia minha falar destas coisas ,mas faz tempo ja que o offoroad deveria ter aprendido com as outras categorias a fazer carros ,pois afinal o OFFROAD vai crescer tanto nos proximos anos que sera necessario o pessoal se espertar mais pra montagem de seus brinquedoes ,pois afinal a grana investida esta bem alta atualmente mas a qualidade esta lá em baixo.:concordo:
O pessoal lá é meio complicado mesmo, mas é a proposta da lista. O lance é fazer a pergunta "genéricamente". Ou seja, mensionar apenas as dificuldades e indagações a respeito do radiador instalado na trazeira e não falar no que vc pretente montar.
Quanto ao teu radiador, provavelmente esse "ramal" para óleo é para refrigerar o óleo de um câmbio automático. A menos que vc aproveite para refrigerar o óleo do motor, acho até que vale vender/trocar por um que lhe sirva melhor.
Flugêncio
16/08/2010, 22:31
SE ALGUEM TEM FOTOS DE ALGUM NIVA COM O RADIADOR AMARRADO NO PARACHOQUE TRAZEIRO
Pro Carraro, talvez ajude...
http://www.youtube.com/watch?v=IjV8OZ9QRso&feature=related
fabiano carraro
17/08/2010, 15:46
kkkkkkkkkkkkkkk boa flugencio este ai eu ja tinha visto a uns tempos atraz....
o motor ta bem acertado mas é um NIVA ainda por baixo.:mrgreen:
ja comecei a mexer no meu e to andando de forma lenta com as coisas mas vai ficar INGNORANTIS a parada......as idéias todas ja se formaram e sao bem susse de executar nao vamos ter problemas pelo jeito.:concordo:
ps:custo aproximado do projeto R$35.000 :rolleyes:
vai consumir um rim + umas noitadas nas bocas como "MICHE"mas num vai ter pra ninguem.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Prieto 4x4
18/08/2010, 09:21
PESSOAS perguntinha:
Estou querendo colocar um motor FORD GEORGIA (OHC 4CC)em uma casca de NIVA que tenho aq jogada,mas a desgraça do cofre do NIVA nao deixa entrar nada ali mais comprido do que 680mm :parede:
é claro que se eu arrebentar a parede de fogo inteira eu meto até um 6cc.......:mrgreen:
Mas a idéia é outra entao estou a pensar se eu jogar o RADIADOR la atraz dentro da cabine ,atraz dos bancos concha por exemplo........como sera que ficaria esta refrigeraçao?
a bomba de agua teria força pra empurrar o novo volume e ainda vencer a diferença de gravidade,ou geraria cavitaçao??
com o novo volume gerado pela tubulaçao sera que seria necessario ventoinha s???
ALGUEM JA FEZ ALGO PARECIDO??????
quem pode dar uma luz a respeito?:pensativo:
Assim??? :pensativo:
Curumim!
18/08/2010, 10:29
Olá Fabiano..por acaso vc não era Piloto de Ountain Bike a alguns anos atrás!!??
fabiano carraro
19/08/2010, 00:26
Olá Fabiano..por acaso vc não era Piloto de Ountain Bike a alguns anos atrás!!??
opa meu amiguinho das lendas.....:mrgreen:
Era sim eu corria com uma "RALEIGH titaniun" ou "GT ZASCAR XTR" ,com o URSO/JAMUR/JULIANO.......e companhia.
Sou casado com a JUDY a 20 anos já ,lembra dela?
ganhou a passagem pra correr em mamuttmountain(UTHA/USA) (copa carrefour)......NOSSA FORAM ANOS DE OURO ESTA EPÓCA......8-)
E VÇ ainda pedala?
fabiano carraro
19/08/2010, 00:31
Assim??? :pensativo:pois entao eu vi este ai tambem mas como nao achei mais info, estou na duvida se ele usa o radiador atraz ou apenas ainda nao o instalou .......mas é algo bem assim que estou começando só que com um pouco mais de pimenta e altura eu diria.....:mrgreen:
Curumim!
19/08/2010, 09:33
opa meu amiguinho das lendas.....:mrgreen:
Era sim eu corria com uma "RALEIGH titaniun" ou "GT ZASCAR XTR" ,com o URSO/JAMUR/JULIANO.......e companhia.
Sou casado com a JUDY a 20 anos já ,lembra dela?
ganhou a passagem pra correr em mamuttmountain(UTHA/USA) (copa carrefour)......NOSSA FORAM ANOS DE OURO ESTA EPÓCA......8-)
E VÇ ainda pedala?
Então é vc mesmo..hehe...eu quando comsigo ainda tento pedalar um pouco"a barriga enrosca no Guidon...inclusive a sua Gt que foi roubada eu resgatei uma vez....(isso mesmo sou o Gilmar)creio que naquele tempo tinhamos as bikes iguais ....vc esta com oficina?
Assim??? :pensativo:
se reparar bem na foto, tem um radiador atrás do banco do motorista sim. :pipoca:
fabiano carraro
20/08/2010, 00:21
se reparar bem na foto, tem um radiador atrás do banco do motorista sim. :pipoca:pois é eu achei que era mesmo......estes caras correm de INDOOR e eu vou tentar conseguir informaçoes com eles sobre o carro.......:concordo:
GILMAR Meu véio,quanto tempo.:mrgreen:
EU GRAÇAS a deus estou com uma "barriga de tanquinho"só que lavando um "edredon" no momento...............srsrsrsrrsrsrsrrsrsrsrsr:mrg reen:
pois é meu amigo depois de ter sido quase morto no assalto que originou o sumiço da minha bike (a que vç recuperou pra mim)eu desisti de andar :oops:
dai das bikes pulei pro ARRANCADAO onde fiquei alguns anos mexendo com os opaloes (SEGANTINNI/CHILENO.....etc)depois fui pra TURBO A e desisti de andar de vez (os homi nao largavam mais do meu pé era sair resfriadao e pum encosta polaco.:parede:
entao acabei trocando um chevette SLE 89 com motor de monza 2.0 numa RURAL 4X2........e nao parei mais de andar com jeeps de lá pra ká.:dance:
DAI este ano estou concluindo uma oficina chamada "CARASUJA MONSTERS OFFROAD"!!!!!
e começando um projeto meio diferente pra um casco de NIVA.:rolleyes:
NOSSA TOTAL OFFTOPIC....mas muito legal relembrar o que ja passei nesta vida até agora.:lol:
ps:acessa meu "iorgut" que tem mais coisas lá.
glausians
20/08/2010, 07:39
Assim??? :pensativo:
Só para acrescentar...
Eu não lembro da onde eu peguei essas fotos, mas já podem dar uma ideia melhor.
fabiano carraro
20/08/2010, 22:30
Só para acrescentar...
Eu não lembro da onde eu peguei essas fotos, mas já podem dar uma ideia melhor.SHOW GLAUSIANS :palmas:
EXATAMENTE ISTO QUE ESTOU QUERENDO FAZER.................:dance:
só que neste caso eles abriram o carro todo e eu nao vou fazer isto,vou deixar o vizu externo pacatao mesmo.:pipoca:
de diferente, "só tudo"......e os tubos pra tudo quanto é lado.:mrgreen:
SHOW GLAUSIANS :palmas:
EXATAMENTE ISTO QUE ESTOU QUERENDO FAZER.................:dance:
só que neste caso eles abriram o carro todo e eu nao vou fazer isto,vou deixar o vizu externo pacatao mesmo.:pipoca:
de diferente, "só tudo"......e os tubos pra tudo quanto é lado.:mrgreen:
Mas por algum lugar o ar vai ter de entrar... e sair!
Voltando ao Golzinho, poderia ser tirando o vidro trazeiro para o ar quente sair. Fica faltando por onde ele entar. No Golzinho era por um buraco no assoalho, acho que isso não vai dar muito certo na lama, né? Tira-se o vidro lateral direito então?
fabiano carraro
21/08/2010, 21:15
Mas por algum lugar o ar vai ter de entrar... e sair!
Voltando ao Golzinho, poderia ser tirando o vidro trazeiro para o ar quente sair. Fica faltando por onde ele entar. No Golzinho era por um buraco no assoalho, acho que isso não vai dar muito certo na lama, né? Tira-se o vidro lateral direito então?
Pois é Mraizer to aq agora pensando e se eu mudar a idéia toda.........:pensativo:
tipo diminuir o "PAVAO"......:mrgreen:
em vez dos 35"colocar 33"
em vez do 4cc gm turbo,usar um AP 2.100cc aspiradao
em vez do clark 240fs colocar o irmao menor 260f........:pensativo:
vou medir algumas coisas novamente e ver no que da.....pois me apareceu um novo carro pra construir e o meu tempo livre vai ir pro saco novamente,entao to começando a achar que vou pelo lado mais facil .:mrgreen:
mas ainda to querendo ficar com os 35",só que ai nao tem jeito a esmerilhadeira vai correr solta.:rolleyes:
e com um APzao o radiador entra folgado la na frente,e ai nao precisarei mexer na parede corta fogo,pois nao queria invadir demais nos pés do "piloto".:pensativo:
Flugêncio
21/08/2010, 21:44
Pois é Mraizer to aq agora pensando e se eu mudar a idéia toda.........:pensativo:
tipo diminuir o "PAVAO"......:mrgreen:
em vez dos 35"colocar 33"
em vez do 4cc gm turbo,usar um AP 2.100cc aspiradao
em vez do clark 240fs colocar o irmao menor 260f........:pensativo:
vou medir algumas coisas novamente e ver no que da.....pois me apareceu um novo carro pra construir e o meu tempo livre vai ir pro saco novamente,entao to começando a achar que vou pelo lado mais facil .:mrgreen:
mas ainda to querendo ficar com os 35",só que ai nao tem jeito a esmerilhadeira vai correr solta.:rolleyes:
e com um APzao o radiador entra folgado la na frente,e ai nao precisarei mexer na parede corta fogo,pois nao queria invadir demais nos pés do "piloto".:pensativo:
Agora vai!
[]s torcendo pelo monstro.
shuther4x4
22/08/2010, 11:53
pois entao eu vi este ai tambem mas como nao achei mais info, estou na duvida se ele usa o radiador atraz ou apenas ainda nao o instalou .......mas é algo bem assim que estou começando só que com um pouco mais de pimenta e altura eu diria.....:mrgreen:
Fabiano, esse Niva é de uma pessoa que conheço,
se precisar do contato me envie MP que passo o telefone dele ok.
Att
Fábio Venning
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