PDA

Ver Versão Completa : reduzida solteira, trabalhando independente/solteira do cambio.

edwint
05/08/2010, 11:43
como no samurai da suzuki, estava pensando, é muito simples de fazer uma tampa com mancal de rolamentos p/ reduzida do jeep. desta forma ela trabalha independente /solteira, podendo abrir um leque de variedades de cambio.

rubensx
05/08/2010, 11:51
sim isso todo mundo sabe, o unico problema é que dependendo do cambio o sistema chamado DIVORCED (divorciado) faz com que não caiba no chassis original do jeep pois é curto....

exemplo é o cj6 do Renan Skull Crusher que usa esse sistema

JuLadeia
05/08/2010, 12:13
[QUOTE=rubensx;1226567]sim isso todo mundo sabe, o unico problema é que dependendo do cambio o sistema chamado DIVORCED (divorciado) faz com que não caiba no chassis original do jeep pois é curto....

Vc tá certo, porém se usar a t-case do cj mesmo, eu estou instalando no meu jeep a t-case do niva. (que tem bloqueio) e ela ficou do mesmo tamanho da do jeep mesmo, só dei um trabalhao pro torneiro que teve que virar o diferencial que no cj5 fica no lado direito e eu tive que passar pro lado esquerdo, ja que a t-case do niva os cardans ficam do lado esquerdo e pra eles nao ficarem "atravessados" virei os diferenciais. (depois que eu aprender a postar fotos no forum eu coloco pra vcs verem, e citar o que acham. abraço

Jacimar
05/08/2010, 12:20
Boa tarde prezados ! isso me interessa, pois estou colocando tração em uma Chevrolet Brasil e não tenho problema de espaço . . . como fica o acionamento ? não há problema com comprimento das hastes de acionamento ? um abraço !

Mauricio Rotta
05/08/2010, 14:35
Jacimar, se eu fosse você utilizaria o sistema tradicional.

Seu câmbio é o 3 marchas e a adaptação desse câmbio à reduzida Willys é relativamente simples.

Não trocaria o certo pelo duvidoso.

Jacimar
05/08/2010, 17:07
Jacimar, se eu fosse você utilizaria o sistema tradicional.

Seu câmbio é o 3 marchas e a adaptação desse câmbio à reduzida Willys é relativamente simples.

Não trocaria o certo pelo duvidoso.

Boa tarde prezado ! achei interessante a idéia porque no futuro eu poderia trocar o "power train" sem ter que adaptar a reduzida de novo, mas seria um cardã a mais e duas cruzetas, sabe-se lá . . . um abraço !

Pablo.pinto2007
08/08/2010, 18:10
Gostaria de saber de uma coisa, o que vocês querem dizer que a reduzida do samurai faz?

Pablo

lucciano amaral
17/08/2010, 21:28
Acredito que colocar a reduzida divorciada, reduza muito o custo de adaptaçao. alguem ja fez? tem fotos? valeuwwww

Renato Fraga
17/08/2010, 21:52
Dá uma olhada nas fotos do link da minha assinatura!!!

Adaptei 4x4 na minha Pick Up e como não queria mexer com o câmbio, adotei essa solução.

Abraços

Tchê 4x4
17/08/2010, 21:55
Eu tenho algumas fotos... Sei que, segunda dicas do mestre Skrull, o sistema é bem confiável (Principalmente com a D18 desde que bem feito, e pra isso tem algumas regras que se os amigos quiserem posso repassar depois...

Particularmente era a minha primeira opção como adaptação na Rural com o Nissan, porém optei por fazer uma flange MKrawler com a TCase Toyota, por ser mais moderna e casar melhor com o motor diesel.

:concordo: Abraço a todos.

Jacimar
18/08/2010, 07:12
Eu tenho algumas fotos... Sei que, segunda dicas do mestre Skrull, o sistema é bem confiável (Principalmente com a D18 desde que bem feito, e pra isso tem algumas regras que se os amigos quiserem posso repassar depois...

Particularmente era a minha primeira opção como adaptação na Rural com o Nissan, porém optei por fazer uma flange MKrawler com a TCase Toyota, por ser mais moderna e casar melhor com o motor diesel.

Bom dia prezados ! uai Tchê ! conte para nós os macetes, ou só mediante propina ? :lol: um abraço !

guga100
18/08/2010, 14:26
Bem interessante a idéia, porem como fica as alavancas para acionar o 4x4 e a reduzida? se deixar assim como ta ela vai fica quase que para traz do banco, certo? É feito algum trambulador para as alavancas?

Skull Crusher
18/08/2010, 15:06
A D18 (t-case) é bem parruda, mas tem seus segredos, nada de outro mundo:

use somente rolamentos Japoneses originais (gosto dos NSK, NTN ou KOYO)
pino central com rolamentos cônicos obrigatórios (cuidado no ajuste)
garantia de que a engrenagem a ser aberta para receber os rolamentos cônicos tenha seus dois alojamentos concêntricos e coaxiais
o eixo de entrada da t-case, que você vai ter que adaptar tem que ter dois rolamentos de apoio (não serve o kit Prolong, tem que ser um eixo inteiriço)
engrenagens originais, mesmo que antigas...as atuais não valem nada
onde vai a tampa inferior de inspeção deve, por baixo dela, possuir um "lábio" que você deve confeccionar com o formato da tampa/caixa em espessura de no mínimo 1/4" no intuito de "amarrar" a caixa, evitando a tendência as D18 têm de partir ao meio por conta do alto torque e também pelo esforço entre as engrenagens
usar óleo SAE 90 de boa procedência, aditivando com Bissulfeto de Molibdênio (vulgo Molykote da Lumobrás)

Sejam felizes e acelere a bagaça!....rs

[]s, qualquer dúvida, grita aí!

Tchê 4x4
18/08/2010, 15:29
Tá aí as dicas que recebi do mestre Renan!!! Rsrsrs

Abraço a todos.

JuLadeia
18/08/2010, 22:31
Como eu estava devendo a foto da minha adaptaçao, aqui está.
Caixa de chevete x t-case Niva com bloqueio.

240285

Zé Renato
19/08/2010, 14:30
Parece que vai necessitar de copiloto pra operar o sistema :mrgreen:, "Zequinha" :putz: Mas... é bem interessante :pensativo: !

edwint
26/08/2010, 18:02
A DISTANCIA NAO É PROBLEMA, JA QUE É POSSIVEL ATRAVES DE DOIS VAROES E ROTULAS:concordo:, LEVAR AS ALAVANCAS P/ FRENTE COMO O ORIGINAL...

edwint
26/08/2010, 18:07

vc tem noção de quanto gastou p/ fazer a adaptação do cambio e tcase? fora o suporte do cambio. acredito que ficaria bem mais barato(e menos gambiarrado) que comprar o kit p/ cambio chevete, nao é?
:pensativo: