PDA

Ver Versão Completa : Troca da Bomba de óleo - NGD 3.0



rogeriomasih
04/08/2010, 22:40
Caros colegas,

como é do conhecimento de todos, o motor NGD 3.0 apresenta o problema de vazamento de óleo pela caixa de distribuição, o qual implica na necessidade de substituir toda a bomba de óleo e em alguns casos tb o kit de corrente. O prejuízo não é dos menores.

Assim sendo, resolvi abrir este tópico com o objetivo de registar quando (KM e idade) isso ocorreu nas viaturas dos colegas:

- RANGER 2005: 77.000 km e 5 anos de uso

Smyle
06/08/2010, 21:32
Ranger XLS 2005: 63000Km e 2 anos e meio de uso.

NGDaniel
07/08/2010, 05:59
Para efeitos didáticos, quais os sintomas do defeito na bomba de óleo ??

TylerNTL
07/08/2010, 06:53
Para efeitos didáticos, quais os sintomas do defeito na bomba de óleo ??

Me corrijam os proprietários das Ranger 3.0..

Até onde sei o problema não é na bomba de óleo. O sintoma é um vazamento de óleo provocado por uma corrosão na tampa da caixa de distribuição. Como a bomba de óleo é integrada a esta tampa ela vai junto...

Jera
07/08/2010, 12:19
ranger 2005/2006 3,5 anos de uso e 163milkm e sem nenhum problema.
devido aos varios relatos, eu estava rezando pra nao acontecer comigo!

aschelp
07/08/2010, 14:08
:-| Ranger 2005/2006 115.000 Km, sómente vazamento junta carter. Corrigido sem problemas.

CARLOS-BSB
07/08/2010, 21:20
!!!:pensativo:

Se isso for um problema recorrente "VÍCIO", então a FORD tem de fazer RECALL.

A minha Ranger 2005, comprei com 70.340km e não há relato nas revisões feitas pelo ex-dono sobre corrosão na tampa da caixa de distribuição.

jlfarani
08/08/2010, 18:16
Ranger 3.0 Ltd 2006 c/ 70.000 km sem registro de problemas na tampa da caixa .

Anthoniusnikos
08/08/2010, 18:36
Caros colegas,

como é do conhecimento de todos, o motor NGD 3.0 apresenta o problema de vazamento de óleo pela caixa de distribuição, o qual implica na necessidade de substituir toda a bomba de óleo e em alguns casos tb o kit de corrente. O prejuízo não é dos menores.

Assim sendo, resolvi abrir este tópico com o objetivo de registar quando (KM e idade) isso ocorreu nas viaturas dos colegas:

- RANGER 2005: 77.000 km e 5 anos de uso

Na Apostila de Treinamento do Motor NGD 3.0 E está escrito o seguinte:

Válvula de Retenção de Óleo da Caixa de Distribuição
O motor NGD 3.0E possui na galeria de óleo superior da caixa de distribuição, uma válvula de retenção de óleo lubrificante que possui a função de manter a galeria do tensionador hidráulico superior abastecido. Esta ação evita ruídos em partidas a frio até o enchimento do tensionador. Esta válvula é cravada na caixa de distribuição, portanto não necessita de reparos, ou seja, em caso de danos a este componente, a caixa de distribuição deverá ser substituída.

Obs.: O não funcionamento desta válvula não implica em danos conseqüentes ao motor tampouco redução em sua vida útil. Como já mencionado acima, sua única função é reduzir um ruído que pode ocorrer em partidas a frio durante o período de enchimento do tensionador (poucos segundos) a fim de evitar desconforto ao Cliente.

De acordo com a observação citada acima, talvez não seja tão necessário e urgente esse reparo. O vazamento pode ser apenas pela tampa da caixa, ou pelo anel retentor de vedação.

Anthon

Smyle
08/08/2010, 20:00
Me corrijam os proprietários das Ranger 3.0..

Até onde sei o problema não é na bomba de óleo. O sintoma é um vazamento de óleo provocado por uma corrosão na tampa da caixa de distribuição. Como a bomba de óleo é integrada a esta tampa ela vai junto...

Certíssimo, no nosso caso o veículo estava ok, quando apresentou o vazamento nessa tampa da caixa de distribuição.

Acho que o que confunde é as inúmeras denominações que dão a essa peça, pois a bomba de óleo é integrada a ela, a bomba d'água vem tambem junto com ela, mas é destacável. (comprei a peça original do distribuidor MWM-Internacional).

rogeriomasih
09/08/2010, 13:46
Para efeitos didáticos, quais os sintomas do defeito na bomba de óleo ??

vazamento de óleo - ou de água - pela parte frontal do motor. É causado pela corrosão da tampa da bomba de óleo. Vou publicar algumas fotos dessa corrosão.

rogeriomasih
09/08/2010, 13:57
Me corrijam os proprietários das Ranger 3.0..

Até onde sei o problema não é na bomba de óleo. O sintoma é um vazamento de óleo provocado por uma corrosão na tampa da caixa de distribuição. Como a bomba de óleo é integrada a esta tampa ela vai junto...

POSITIVO. É isso mesmo; nem mais e nem menos.

Seguem fotos do que ocorreu no meu carro.

rogeriomasih
09/08/2010, 14:05
Mais fotos...

rogeriomasih
09/08/2010, 14:11
e por fim...

rogeriomasih
09/08/2010, 14:13
Percebam pelas fotos que o problema é de corrosão, o que significa em falha de projeto e não em uso inadequado ou tempo de uso. Claro que o ambiente onde o carro é utilizado e o fato de lavar o motor com produtos químicos acelera este processo.

O objetivo deste tópico é documentar os casos ocorridos, para que possamos ter uma noção de durabilidade deste componente do motor.

rogeriomasih
09/08/2010, 14:23
De acordo com a observação citada acima, talvez não seja tão necessário e urgente esse reparo. O vazamento pode ser apenas pela tampa da caixa, ou pelo anel retentor de vedação. Anthon

No meu caso, quando vazou foi de uma vez; vazamento grande...não tinha como adiar o reparo.

Wolfbands
10/08/2010, 11:45
Ela corrói por acumular água externamente em alguma cavidade ou porque circula água do radiador por ela?

Anthoniusnikos
10/08/2010, 11:46
Rogério, beleza de fotos. Coisa feia ! Foi na galeria de água ?

Na foto 1 do post #12, aquela trinca foi conseqüência da corrosão. Foi por ela que começou o vazamento ? De água ou de óleo ?

Abração
Anthon

rogeriomasih
10/08/2010, 12:30
Ela corrói por acumular água externamente em alguma cavidade ou porque circula água do radiador por ela?

A causa da corrosão é o acúmulo de água entre ela e o bloco do motor. Vc pode observar nas fotos que existem vários pontos que favorecem este acúmulo.

Com o tempo, a corrosão aumenta e compromete a sede dos retentores que vedam a passagem de óleo.

Em outro casos, corroi ao ponto de vazar água dos sistema de arrefecimento.

rogeriomasih
10/08/2010, 12:39
Rogério, beleza de fotos. Coisa feia ! Foi na galeria de água ?

Na foto 1 do post #12, aquela trinca foi conseqüência da corrosão. Foi por ela que começou o vazamento ? De água ou de óleo ?


a trinca foi consequencia do enfraquecimento daquela superfície em função da corrosão externa. A partir daí, a parede não suportou a pressão interna e vazou o fluido de arrefecimento (água). A peça foi retirada de um troller 2006 com cerca de 80mil km.

Anthoniusnikos
11/08/2010, 22:42
Daí que toda a tampa da caixa de distribuição vai pro lixo ? Acho esse sistema, mais um projeto mal feito de motor. Ou seja, um lesa consumidor. Essa galeria apresenta os mesmo problemas de corrosão das bombas de água comuns, porém estas são separadas do motor, e são substituídas com baixo custo.

Rogério. Quantos $$$ vai ficar essa brincadeira ?

Anthon

rogeriomasih
11/08/2010, 22:53
No meu caso custo R$3,5 mil pq troquei tb a corrente de comando e outras besteiras (válvula termostática, por exemplo). Sem ela teria saído em torno de R$2mil a R$ 2,5mil.

Anthoniusnikos
11/08/2010, 23:12
No meu caso custo R$3,5 mil pq troquei tb a corrente de comando e outras besteiras (válvula termostática, por exemplo). Sem ela teria saído em torno de R$2mil a R$ 2,5mil.

Pelo que o pessoal já levantou por aqui, esse parece ser um problema geral desse motor por volta dessa quilometragem. Essa peça pode ser comparada a uma pseudo tampa de cabeçote integrada às válvulas, ou os pneus integrados às rodas, ou a turbina integrada ao motor, etc.
Quem vai pedir RECALL depois de 80 mil Km ?
Se fosse uma peça separada, ficaria em uns R$ 150,00.

É bom saber que esse motor tem essa engenharia, assim a gente parte para outro com engenharia melhor.



Abração
Anthon

Eduardo Eustaquio
12/08/2010, 21:01
Engraçado alguns problemas que vocês relatam sobre esse motor que é utilizado pela Ranger. Aquela que era de meu irmão, uma 2007 já passou dos 250.000 quilômetros rodados e até o momento não houve problema algum relacionado a motor.

Vejam que o uso inicial até algo em torno de 200.000 quilômetros era em grande parte em estradas e com velocidades um tanto quanto elevadas. Muitas dessas viagens levamos carga e por isso força-se muito o conjunto. Desde o ano passado, ela está sendo utilizada pelo meu sobrinho que tem um pé bem pesado (menino novo 26 anos).

Se é que posso dizer que é feito algo de diferente na ranger é a questão da troca de óleo entre 5.000 e 7.000 quilômetros e também que jamais deixamos o motor desta ranger ser lavado nestes lava-jatos com produtos químicos.

O motor em todas as vezes foi lavado nas concessionárias e pelo que me recordo, essa lavagem eles comentavam conosco que nenhum tipo de produto corrosivo era utilizado para tal serviço.

Daniel.Shimomoto
12/08/2010, 22:25
Engraçado alguns problemas que vocês relatam sobre esse motor que é utilizado pela Ranger. Aquela que era de meu irmão, uma 2007 já passou dos 250.000 quilômetros rodados e até o momento não houve problema algum relacionado a motor.

Vejam que o uso inicial até algo em torno de 200.000 quilômetros era em grande parte em estradas e com velocidades um tanto quanto elevadas. Muitas dessas viagens levamos carga e por isso força-se muito o conjunto. Desde o ano passado, ela está sendo utilizada pelo meu sobrinho que tem um pé bem pesado (menino novo 26 anos).

Se é que posso dizer que é feito algo de diferente na ranger é a questão da troca de óleo entre 5.000 e 7.000 quilômetros e também que jamais deixamos o motor desta ranger ser lavado nestes lava-jatos com produtos químicos.

O motor em todas as vezes foi lavado nas concessionárias e pelo que me recordo, essa lavagem eles comentavam conosco que nenhum tipo de produto corrosivo era utilizado para tal serviço.

X2!!!

A minha tá com 105 mil km e até agora...tudo sob controle. E ja lavei algumas vezes o motor com sim.

Abs!!!!

rogeriomasih
12/08/2010, 22:53
Esse foi o motivo do tópico; observem que uma das picapes é 2006 e a outra é 2007. A corrosão pode estar ligada ao tempo de uso (idade) e não ao esforço ou à km do veículo.

concordo com a questão de lavar o motor com produtos abrasivos (solupam e limpa-alumínio, por exemplo). Estes produtos devem infiltrar e acelerar a corrosão.

Adrianotbl
29/05/2012, 17:17
Registrando que sou mais um a ter o tal vazamento.
Tenho um troller modelo 2010 que foi comprado em julho de 2009, está com 82.000km e a uma semana foi a minha vez de ter o vazamento pela caixa de distribuição.
Valeu e abraço

Felipe Glod
25/07/2012, 16:54
Nova vítima troller 2010 com 34000 km, no meu caso houve recuperação da tampa, não chegou a rachar mais teve uma pequena fissura próximo a uma das juntas ocasionando vazamento de óleo, parabens Troller e MWM pela M.... de projeto, gasto R$ 200,00
solda, peças + óleo + filtro = 300,00, mão de obra ainda não está pronto ainda não paguei.

Imperador!
26/07/2012, 09:57
Em qual condição rachou a tampa?

Interessante: todo mundo judia do carro, mas quando ele dá um problema, aí vira uma m**** de carro... ai, ai.

Elton A Garcia
15/02/2014, 17:28
Caros Amigos, Rangeiros.

Minha Ranger 3.0 2008, costuma fazer aquele barulho de alguma coisa batendo nas pás da ventilador, quase sempre quando estou rodando na cidade que paro varias vezes e ando em baixa rotação, mais é bem frequente talvez maior que a de alguns relatos que vi aqui no site. Porém quando pego estrada em velocidade logo o barulho desaparece e normaliza tudo.
Bom, até acostumei com este barulho achando que é normal como relatado aqui em função da regulagem dos tuchos hidráulicos.

Pois bem, estava eu rodando pela cidade há 3 dias atrás quando começou o barulho costumeiro, parei em mais um lugar e quando voltei a ligar a camionete a luz do óleo estava acesa, olhei o nível do óleo de motor e tudo normal, achei que poderia ser mal contato e continuei andando com ela acesa por mais uns 3 km e a luz não apagou e nem parou mais o barulho de "tuchos desregulados", até que de repente deu um grande estralo no motor e ela apagou .... o barulho que fez foi como se tivesse rompido as correntes da distribuição. Chamei o guincho e mandei a PickUp para oficina Copel em Tatui - SP onde há 3 meses atrás meu carro já esteve internado ...
Após abrir a tampa de válvulas observou que o mancal da frente do eixo do comando de válvula estava rompido e após desmontar e tirar o eixo tem um desgaste no cabeçote em baixo do eixo ...
Na caixa de distribuição nenhum vazamento e nada fora do lugar ou mostrando desgaste ...

Agora depois de todo esse livro, pergunto aos amigos do site ... o que levou o motor a travar e causar o desgaste no cabeçote em baixo do eixo de válvulas???

Falta de Lubrificação? problema com a Bomba de óleo? Será que terei que trocar Cabeçote, Caixa de Distribuição a qual já vem com a bomba de óleo, e também jogo de corrente tensionadores e catracas da Distribuição??

Aguardo alguma opinião de vocês sou leigo e apenas curioso nisso e estou na mão do meca...

Abraços e Obrigado.

Elton A Garcia
17/02/2014, 22:43
Pessoal na minha Ranger 3.0 hoje foi tirado o restante do motor e após retirar o cárter foi encontrado o problema ... uma válvula da bomba de óleo estava solta no fundo do cárter e isso fez com que o óleo não chegasse na parte de cima do motor ...

Quando acendeu a luz do óleo eu parei e fui ver se o nível estava certo, e como sempre tudo ok... achei que era mal contato ... segui até em casa (2 km) e ela travou ...

Me ferrei ... a brincadeira vai ficar num 9 a 10 mil. :cry::cry::cry: isso porque a parte de baixo do motor está perfeita!

Obrigado.

Imperador!
18/02/2014, 06:54
Pessoal na minha Ranger 3.0 hoje foi tirado o restante do motor e após retirar o cárter foi encontrado o problema ... uma válvula da bomba de óleo estava solta no fundo do cárter e isso fez com que o óleo não chegasse na parte de cima do motor ...

Quando acendeu a luz do óleo eu parei e fui ver se o nível estava certo, e como sempre tudo ok... achei que era mal contato ... segui até em casa (2 km) e ela travou ...

Me ferrei ... a brincadeira vai ficar num 9 a 10 mil. :cry::cry::cry: isso porque a parte de baixo do motor está perfeita!

Obrigado.

Troque o motor inteiro logo, menos problema e mais fácil...

Elton A Garcia
18/02/2014, 17:46
Troque o motor inteiro logo, menos problema e mais fácil...

Não tenho toda essa bala na agulha infelizmente ...

A partir de agora ... Camionete Diesel usada, só se for uma F1000 com até 50 mil km original e com motor 229 ... hehehe :parede:

drosssor51
18/02/2014, 20:36
Não sabia de tal problema com NGD da ranger, meu pai ta querendo pegar uma, vou ficar de olho....!

Elton... com luz de óleo não se brinca, sorte ai na empreitada e como o pessoal já disse, cote um motor completo, não será muito diferente deste valor.

Elton A Garcia
18/02/2014, 22:42
Não sabia de tal problema com NGD da ranger, meu pai ta querendo pegar uma, vou ficar de olho....!

Elton... com luz de óleo não se brinca, sorte ai na empreitada e como o pessoal já disse, cote um motor completo, não será muito diferente deste valor.


Olha vou te falar uma coisa ... Diesel usada (e olha q a minha tem muito boa procedência), opte por uma que tenha peças de reposição com preços acessíveis e que seja simples de mexer ...

Comprei hoje as peças na Poli Peças em São Paulo ... agora é só montar novamente a maquina, Sexta feira estará pronta ai posto a impressão que tiver com o "quase novo motor" ...

Obrigado amigos.

Elton A Garcia
07/03/2014, 19:42
Pessoal minha Ranger 3.0 2008 135 mil km originalíssima foi trocado todas as peças que poderiam estar prejudicadas pela falta de lubrificação que ocorreu com o defeito na bomba de óleo.

Cabeçote completo.
Caixa de Distribuição com Bomba de Óleo e Água
Jogo de Correntes Catracas e esticadores da distribuição
Jogo de Juntas todas novas

Após tudo isso montado e muito bem montado por um meca caprichoso tudo funcionou e muito bem, o ronco do motor ficou muito macio e aparentemente redondo. Rodando não mudou nada, sempre muito boa e o melhor de tudo é que já rodei uns 1500 km em cidade, estradas (Castelo Branco e SP 127) muita terra e até lama e nada daquele barulho chato como se tivesse algo batendo numa hélice de lata ...

Acredito que aquele barulho que dizem ser regulagem dos tuchos hidráulicos não é tão normal assim como dizem em alguns fóruns aqui do site ...

Valeu amigos, espero ter ajudado com as informações.

Reinaldo Krugel
02/09/2015, 22:43
Olá pessoal !

Só para contribuir, também tive problemas com a bomba de óleo/caixa de distribuição da minha ranger, em função da corrosão da peça, fazendo com que o fluído de óleo "encontrasse" um ponto de escape (canal erodido). Meu meca disse que realmente é uma falha técnica do motor (MWM), portanto não só de ranger, mas também de troller e sprinter. Disse que se dá em função de "sujeira"... barro e etc que acumula em cima da bomba d'água... onde a junta não resiste com o tempo, sedendo a entrada de sujeira .... o resto nem precisa comentar .... Bom, estou com a minha a um ano e ando aprox. 170 km/dia, sendo que aos finais de semana utilizo 4x4 em estrada de terra com grau de dificuldade elevado. Está com 255 mil km rodados, ano/mod 2006, diesel, 3.0 CD Power Stroke e imaginava abrir o motor com mais 150 mil kms. Optei por este modelo em função do bom rendimento do consumo de combustível e da força do motor, porém não imaginava que uma peça destas custava tanto ! Nova variando entre 3.200 a 4.500 !!! O carro é ótimo, mas ficar refém do acaso no caso de uma destas peça estourar, qd vc estiver em uma viagem ... é de tirar o sono !!! Bom, no meu caso, acabei orçando uma restauração na peça, que é de alumínio. Ficou em 350,00 (10% da nova) porém só a mão de obra do meca está em torno de 2.000,00 (infelizmente é necessário quase desmontar o motor para substituir a peça, dando muita mão de obra), sendo necessário ainda novas juntas e um selo (de latão) do motor que estava todo corroído. Estou pensando em vendê-la e pegar outro modelo ou marca de veículo. Gostaria de saber se nas novas ranger manteve-se este problema ou foi corrigido?! Abrs

leoss
03/09/2015, 06:54
Cara nao sei onde moras mas ta muuuito caro essas pecas e a mao de obra. Tem relatos aqui no fórum de amigos que fizeram o mesmo serviço e pagaram cerca de 1.800 $ na peça e 1.000$ de mao de obra.A Ranger 3.0 é muito boa mas a manutenção e um pouco elevada em relacao a PS2.8 e A HSD 2.5. Mas nao desanimas procura que achará peças e serviços bem mais em conta

Reinaldo Krugel
04/09/2015, 13:41
Cara nao sei onde moras mas ta muuuito caro essas pecas e a mao de obra. Tem relatos aqui no fórum de amigos que fizeram o mesmo serviço e pagaram cerca de 1.800 $ na peça e 1.000$ de mao de obra.A Ranger 3.0 é muito boa mas a manutenção e um pouco elevada em relacao a PS2.8 e A HSD 2.5. Mas nao desanimas procura que achará peças e serviços bem mais em conta

Leoss,

Então, sou de São Paulo, Zona Leste. Dei uma lida nos post do pessoal mas não localizei estes valores. Procurando no site do mercado livre vai ver que realmente o preço da peça está em torno disto. Uma usada em um desmanche em Santa Catarina está sendo vendida por milzão, porém corroída também... preferindo a minha mesmo.... Infelizmente não conheço outro meca de confiança e o motor já está desmontado... hj mandei um e-mail para a MWM para ver se eles podem contribuir com informações... qq coisa posto aqui.

abrs,

Coophamat
04/09/2015, 17:08
Reinaldo, vou por o link aqui do tópico que efetuaram a troca da carcaça de distribuição da minha Ranger, nele tem o link também da troca efetuada pelo colega Carlos-BSB no qual ele vedou com silicone o espaço que fica entre o bloco e a carcaça evitando assim possíveis problemas futuro.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/147333-ranger-3-0-problema-com-vazamento-de-agua-e-carcaca-de-distribuicao.html

Reinaldo Krugel
04/09/2015, 20:27
Reinaldo, vou por o link aqui do tópico que efetuaram a troca da carcaça de distribuição da minha Ranger, nele tem o link também da troca efetuada pelo colega Carlos-BSB no qual ele vedou com silicone o espaço que fica entre o bloco e a carcaça evitando assim possíveis problemas futuro.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/147333-ranger-3-0-problema-com-vazamento-de-agua-e-carcaca-de-distribuicao.html

Vlw Coophamat !

Muito bom seu post ! A minha viatura é muito parecida com a sua! Sim o meca disse que iria vedar a caixa de distribuição com o bloco aplicando um silicone de alta temperatura. Vc conseguiu um preço muito bom, tanto no serviço quanto na peça ! Legal a info de que a partir de 2008 o problema foi corrigido... amém ! Legal o lance do Paraguai, de repente vale a pena planejar a manutenção e comprar as peças lá... com entrega ! Irei ver se consigo outros contatos de meca por aqui. Caso alguém possa sugerir, favor compartilhar.

Abrs

Danilo Garcia
28/08/2018, 20:03
A minha é 2009 e deu o problema no selo e na caixa...o certo era um recall