Ver Versão Completa : Levantar um pouco a SW4
vagnermonteiro
04/08/2010, 00:43
Pessoal,
Fui p/ castelhanos no último fim-de-semana e vixxx.. o negócio lá estava feio.
E como a SW4 é comprida, não teve jeito: em alguns trechos o carro sofreu na traseira - mesmo com os parachoques modificados (tipo jeep mesmo).
Então estou pensando em dar uma levantada pequena na carroceria - principalmente na parte traseira - que está mais baixa que na frente.
Alguém já fez isto e pode me dar alguma dica de onde fazer.. se tem que trocar as molas, etc?
Abs
Vagner
Engels Kbça
13/08/2010, 20:16
Pessoal,
E como a SW4 é comprida, não teve jeito: em alguns trechos o carro sofreu na traseira - mesmo com os parachoques modificados (tipo jeep mesmo).
Então estou pensando em dar uma levantada pequena na carroceria - principalmente na parte traseira - que está mais baixa que na frente.
Alguém já fez isto e pode me dar alguma dica de onde fazer.. se tem que trocar as molas, etc?
Abs
Vagner
Caro Vagner
Antes de mais nada , é preciso saber que ano é sua SW, pois a suspensão sofreu alterações ao longo dos anos.
Kbça
Pessoal,
Abs
Vagner
Vagner,
Adquiri recentemente o kit de suspensão da IronMan e o mesmo veio com molas e amortecedores que prometiam um lift de 45mm. Após a instalação, o lift real foi 80mm. Ficou bem alta! Vale a pena!
vagnermonteiro
17/08/2010, 10:51
Legal, onde vc comprou e onde mandou fazer??
A minha SW4 é 1995.
No meu caso resolvi colocando pequeno calço nas molas traseiras.
Se não for muito que tiver que levantar, é uma solução boa e barata.:concordo:
[]s
vagnermonteiro
23/08/2010, 20:39
É......não teve jeito, deu coceira e vou mandar levantar 2pol.
Depois coloco umas fotos aqui.
Renato Camargo
24/08/2010, 10:42
Ola Vagner que ano e modelo e sua SW4, que pneus usa,vai por maiores?? vai levantar como?? Põe foto aí "pra nóis vê". Abraços
Legal, onde vc comprou e onde mandou fazer??
A minha SW4 é 1995.
Vagner,
Comprei com Sérgio Holanda, representante da Ironman no Brasil. Demorou para chegar, pois vem da Austrália, mas valeu a pena.
Vagner,
Comprei com Sérgio Holanda, representante da Ironman no Brasil. Demorou para chegar, pois vem da Austrália, mas valeu a pena.
Eu tenho um 93 que acabo de comprar. Desculpe perguntar, mas quanto gasta nesta brincadeira? O tal do Ironman, que eu não sei exatamente o que é, levanta a frente e atrás?
vagnermonteiro
28/08/2010, 09:49
Oi Renato, minha sw é 95 e uso BF MUD 31".
Hoje estava pesquisando uns posts antigos e quase fico meio de bode, pq li comentários que é besteira levantar apenas por estética, que fica super instável, perigoso e tal...
Mas falei com uma pessoa que fez isto e após regular as molas me disse que faz curvas normalmente...
Sei lá, vamos ver no que vai dar :-)
Vou levar semana que vem p/ fazer o serviço.
Eu tenho um 93 que acabo de comprar. Desculpe perguntar, mas quanto gasta nesta brincadeira? O tal do Ironman, que eu não sei exatamente o que é, levanta a frente e atrás?
Boma, vamos lá:
A Iroman (fabricante Australiana de componentes off-road para suspensões) tem diversos tipos de kits para suspensão, dependendo do uso que vc vai fazer da viatura.
O Kit que comprei veio com as 4 molas (2 dianteiras e 2 traseiras) e os 4 amortecedores. Vale lembrar que todos esses componentes são bem mais robustos que os originais.
Instalei e a viatura ficou 80mm mais alta, tanto na traseira quanto na dianteira. Já testei na estrada e não perdeu em nada a estabilidade. Lógico que vc levantando um carro, vc perde em inclinação lateral. O restante é só alegria.
O custo do kit na época foi de R$ 2.600,00
Qualquer dúvida entre em contato.
Renato Camargo
28/08/2010, 20:21
Léo pelo que observei pela sua a foto, sua viatura é mais nova que a nossa, a minha e 93 e tambem uso pneus 31", com esse kit IRONMAN que pneus poderei usar.Voce tem ideia??
No meu caso resolvi colocando pequeno calço nas molas traseiras.
Se não for muito que tiver que levantar, é uma solução boa e barata.:concordo:
[]s
Este calço como funciona? Tira a mola traseira e coloca ele sobre a mola, onde prende no chassi? O calço é uma peça tipo "feita em casa" ou compra-se? Não precisa trocar o amortecedor? E quanto isto levantou no eixo traseiro?
vagnermonteiro
01/09/2010, 20:47
Ezahn,
Os calços são normalmente peças de poliuretano (ou Nylon) colocadas entre o chassis e a carroceria. Tem gente que coloca sobre os coxins originais ou abaixo deles.
Os mecânicos normalmente compram e barras e mandam em um torneiro para fazer o furo e cortar na altura desejada (exemplo: 2 polegadas).
Quando este serviço é realizado, normalmente é necessário ajustar as molas traseiras: ou trocando-as por mais compridas ou "encompridando-as" em um posto de molas.
Estou fazendo isto esta semana e não vou trocar os amortecedores, mas já está na lista para o ano que vem... (trocar por uns ranchos ou procomp hehe).
DieselPower
02/09/2010, 20:49
prometiam um lift de 45mm. Após a instalação, o lift real foi 80mm.
Provavelmente porque suas molas originais já estavam cansadas...
vagenr, me fala como está este lift, já colocou o body lift?? em que mecãnico vai??
vagnermonteiro
03/09/2010, 20:23
Te respondi em pvt, mas vai a dica para todos aqui:
O serviço de montagem foi feito em uma oficina do bairro do Campo Limpo. É Oficina do Gonzo (11 5842-9800 ou 11 7866-3787).
Já o retrabalho das molas será feito amanhã numa oficina chamada Centro Automotivo Maranto, que fica no bairro da Casa Verde. Eles são especializados em molas para veículos especiais, como blindados, com GNV, rebaixados.. enfim.. Eles podem retrabalhar as molas da sua hilux de acordo com o que você quer do carro. A Maranto fica na Rua Bernardino Fanganiello, 90 - Casa Verde - SP e o telefone é 11 3857-5607 / 3961-5842.
vagnermonteiro
06/09/2010, 09:13
Levei ontem lá no Maranto para ajustar as molas traseiras e ficou show.
Até agora não senti muuuita diferença na estabilidade e estou p/ falar que o conforto melhorou um pouco - não sei se pelo afastamento da carroceria em relação ao chassi, ou se pelos reapertos gerais. Estou sentindo menos barulho interno.
valeu vagner, te mandei uma msg privativa e agradecendo, inclusive pedindo seu fone pra se possivel, se passar maiores detalhes sobre fabricação das bolachas em PU, valores e onde vc fez, abraços
Renato Camargo
06/09/2010, 14:20
Ola Vagner, com esse serviço que voce fez voce pretende trocar os pneus por uns maiores?? de que tamanho?? Põe umas fotos dela montadinha para nos dar inspiração, quem sabe num futuro próximo.
vagnermonteiro
06/09/2010, 14:48
Oi Renato,
Por enquanto não vou trocar os pneus, pois ainda estão bons. Estou com 31"x 10.5 BF MUD. Quando for trocar provavelmente vou procurar uns 32.
33 acho muita coisa.Vou tirar umas fotos e já volto !
vagnermonteiro
06/09/2010, 14:59
Até que ficou legal :-)
Agora é só terminar o parachoque traseiro.
jcosta.fernando
06/09/2010, 16:01
Vagner, teu carro ficou com um altura muito boa. Tá show com os MUD.
Me explica como e esse retrabalho das molas.
A minha SW tava com a traseira caida e já coloquei os calços, mas as molas, ao que parece, ainda continuam com o curso pequeno.
Outra coisa, manda mais detalhes do parachoque traseiro, com fotos. O estepe continua lá embaixo ou tá em outro local?
Abraços.
valeu vagner, te mandei uma msg privativa e agradecendo, inclusive pedindo seu fone pra se possivel, se passar maiores detalhes sobre fabricação das bolachas em PU, valores e onde vc fez, abraços
Cara o carro ficou irado. Parabéns e bons caminhos (ou ruins!)
Algumas dúvidas:
As bolachas de PU seriam os calços certo? No seu caso são 2"? Quantos destes tem na SW? Tem que mandar fazer certo. o diâmetro tem medida exata ou só o furo? É só por o calço, trocar o parafusos por um maiores e "alongar" a mola para fazer como na sua? E o para-choque, tem que tocar ou é opção? Valeu!
Renato Camargo
08/09/2010, 12:11
É Vagner voce despertou a "lombriga suspensiva" dos proprietarios das SW, ficou show de bola. Não querendo ser indiscreto, mas já sendo, quanto gastou??
vagnermonteiro
08/09/2010, 20:27
Hehe...é F... depois que eu vi uma assim deu coceira e não teve jeito ihihihih..
Vamos lá:
- O mecânico que mandou comprar as barras de PU (de um fornecedor que ele já conhece há tempos) e depois mandou em um torneiro para faer o furo e cortar em 2", que foram colocadas sobre as borrachas originais, entre a carroceria. Não tenho certeza mas acho que foram 8 calços. Este serviço fica em torno de 1.000,00.
- As molas tem que fazer. Aliás o carro fica mais firme - claro não vou abusar nas curvas em velocidade... O serviço de esticar as molas fica em torno de R$ 250,00.
- O parachoque é opcional. Este que está nas fotos eu fiz ano passado, indo umas 5 vezes em um corte e dobra, mas acho que não ficou legal ainda.. principalmente por que ele está preso na carroceria - o ideal é fazer um suporte que venha do chassis, mas este carro é chato para fazer o acabamento - principalmente lateral. Estou até pensando em colocar uns tubulares.
Vamos lá pessoal, é hora de subir na vida (ou pelo menos nas ruas) ! hauhauhauua
Alexandre X
08/09/2010, 20:54
Eu tive uma geração 2 como a sua, meu setup foi um pouco diferente: 4 molas e 4 amortecedores da OME mais longos e espaçadores de 2" para o ball-joint e ajuste na barra de torção. Deu 4" de lift uma firmeza e um conforto impressionantes, tenho saudades dela. Agora meu sonho é uma geração 3.
Alexandre X
08/09/2010, 20:59
Hehe...é F... depois que eu vi uma assim deu coceira e não teve jeito ihihihih..
Vamos lá:
- O mecânico que mandou comprar as barras de PU (de um fornecedor que ele já conhece há tempos) e depois mandou em um torneiro para faer o furo e cortar em 2", que foram colocadas sobre as borrachas originais, entre a carroceria. Não tenho certeza mas acho que foram 8 calços. Este serviço fica em torno de 1.000,00.
- As molas tem que fazer. Aliás o carro fica mais firme - claro não vou abusar nas curvas em velocidade... O serviço de esticar as molas fica em torno de R$ 250,00.
- O parachoque é opcional. Este que está nas fotos eu fiz ano passado, indo umas 5 vezes em um corte e dobra, mas acho que não ficou legal ainda.. principalmente por que ele está preso na carroceria - o ideal é fazer um suporte que venha do chassis, mas este carro é chato para fazer o acabamento - principalmente lateral. Estou até pensando em colocar uns tubulares.
Vamos lá pessoal, é hora de subir na vida (ou pelo menos nas ruas) ! hauhauhauua
Ah, para um body lift de 2" na geração 2 é recomedável fazer um ajuste no suporte do radiador e no parachoque dianteiro.
Vamos lá:
- O mecânico que mandou comprar as barras de PU (de um fornecedor que ele já conhece há tempos)
Este PU é polietuleno?? polioretano?? Voce tem o contato ou a dica de qual é o material de boa qualidade, pois moro em Registro e acho que seria fácil arrumar aqui, porem tenho que ver sobre o tal PU, trazer de Sampa. E vamos a Riba!!!!
vagnermonteiro
09/09/2010, 11:28
Não tenho o contato. Dê uma ligada para o Gonzo (Mecânico que fez a minha): 5842-9800
Alexandre Couto
12/09/2010, 22:59
Desisti de instalar esse kit pois vendi a viatura. Se alguem tiver interesse mande mensagem para alcouto@r7.com , onde poderei dar mais detalhes. Desculpas ao criador do tópico, ainda que com alguma relação ao ao tema :)
Cara, o que é exatamente tudo isto do kit? Calços e parafusos dos calços da para entender. Qual a altura dos calços e o que é aquela outra peça e mais outros parafusos?
Ale, te mandei um email sobre o kit.
Alexandre X
17/09/2010, 22:26
Cara, o que é exatamente tudo isto do kit? Calços e parafusos dos calços da para entender. Qual a altura dos calços e o que é aquela outra peça e mais outros parafusos?
Aquela peça é um extensor para a coluna de direção, olhando para a 2a foto pequena da para ver ela montada: http://sob.net.br/Produto-TOYOTA-Suspensao-Body-Lift-Toyota-versao-24-30.aspx