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Ver Versão Completa : VELAS L200 outdoor 2007



evertonpoa
03/08/2010, 18:01
boa tarde pessoal, procurei topico a respeito e não encontrei entao resolvi criar um!
bom é o seguinte vou trocar as velas aquecedoras da minha l200 outdoor 2007 e liguei para a concessionaria para perguntar o valor do jogo e para meu espanto (como sempre quando ligo para a concessionaria hehe) o jogo sai por uma BAGATELA de 630 reais hehehhe barato não? hehehe ai como eu sou muito chato e fico encucado com esse tipo de coisa entrei no mercado livre e procurei o tal jogo de velas ai encontrei estas http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147061273-vela-aquecedora-mitsubishi-l200-e-pajero-25-marca-japonesa-_JM na qual procurei pela internet e me parece ser uma vela boa!
eis que vem a questao, alguem por ai ja usou esta vela? ou entao alguem tem o link de alguma vela boa e acessivel??

obrigado pela atenção e aguardo alguma resposta ;]

Marcelo-HPE
03/08/2010, 22:41
Vela de aquecimeto , ou é NGK ou é Bosch, o resto é pagar para ter dor de cabeça .

criparamos
03/08/2010, 22:49
kra... a uns 3 meses troquei as velas de minha l-200 (2001), troquei em casa mesmo.. muito facil fazer, só utilizei uma chave 13 e uma 8mm, só a posicao que nao é muito legal pra trabalhar. Fui a uma especializada em peças diesel, e me deram o valor de R$ 73,00, nao contente com o valor, decidi pesquisar e encontrei na cidade vizinha a minha, guaratingueta, a mesma vela pelo valor de R$ 13,00, acredite... R$ 13,00, troquei e agora esta tdo legal, vou ver qto dura a vela, mas nao me lembro agora da marca, mas vou anotar a durabilidade dela e depois posto no site...

djalmab
04/08/2010, 11:21
O Marcelo HPE está correto.. Nao use essas velas chinesas.. NGK ou Bosch sao as recomendadas. O resto é pedir para ter dor de cabeça..

Marcelo-HPE
04/08/2010, 13:18
Aqui no forum já ví um caso ,em que o cara colocou essas velas de 20,00 na l200 dele e depois de 6 meses a vela foi pro saco , e o pior que na hora de sacar, a vela estava tão grimpada no cabeçote que quebrou um pedaço e este ficou enroscado no cabeçote ,e na hora de retirar e abrir nova rosca , caiu um pedaço da vela dentro do cilindro aí teve que retirar o cabeçote fora . Putz !!!!
Essas velas de 20,00 não aguentam a enorme temperatura de combustão dentro do cilindro aí acontece o que acabei de narrar .

evertonpoa
04/08/2010, 13:41
Aqui no forum já ví um caso ,em que o cara colocou essas velas de 20,00 na l200 dele e depois de 6 meses a vela foi pro saco , e o pior que na hora de sacar, a vela estava tão grimpada no cabeçote que quebrou um pedaço e este ficou enroscado no cabeçote ,e na hora de retirar e abrir nova rosca , caiu um pedaço da vela dentro do cilindro aí teve que retirar o cabeçote fora . Putz !!!!
Essas velas de 20,00 não aguentam a enorme temperatura de combustão dentro do cilindro aí acontece o que acabei de narrar .


ééé ai é um belo problema! bom vou procurar aqui em Porto Alegre NGK ou bosch então! mas nem a pau pago os 630 da concessionaria hehehehhe obrigado a todos pelos esclarecimentos!

abraços.

evertonpoa
23/05/2012, 23:54
kra... a uns 3 meses troquei as velas de minha l-200 (2001), troquei em casa mesmo.. muito facil fazer, só utilizei uma chave 13 e uma 8mm, só a posicao que nao é muito legal pra trabalhar. Fui a uma especializada em peças diesel, e me deram o valor de R$ 73,00, nao contente com o valor, decidi pesquisar e encontrei na cidade vizinha a minha, guaratingueta, a mesma vela pelo valor de R$ 13,00, acredite... R$ 13,00, troquei e agora esta tdo legal, vou ver qto dura a vela, mas nao me lembro agora da marca, mas vou anotar a durabilidade dela e depois posto no site...


E ai amigo, e a durabilidade de suas velas como foram?
Aos demais que irão ler o topic..

Velas marca DELPHI o que acham? ela é 12volts é a correta? o anuncio em que olhei é o do link abaixo:
Vela Aquecedora Mitsubishi L200 Marca Delphi - R$ 25,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-235738046-vela-aquecedora-mitsubishi-l200-marca-delphi-_JM)

Att,

Everton Vizentin

Carlos A. C. Azevedo
24/05/2012, 11:09
Cara, procura as Bosch no mercado livre, comprei por 75 cada uma a mais de 6 meses e o motor pega só de encostar a chave, ja comprei essas vela de 20~30 conto, não vale nada, estragou com 2 meses de uso.

evertonpoa
24/05/2012, 13:44
Cara, procura as Bosch no mercado livre, comprei por 75 cada uma a mais de 6 meses e o motor pega só de encostar a chave, ja comprei essas vela de 20~30 conto, não vale nada, estragou com 2 meses de uso.

Carlos, eu comprei Bosch e paguei exatamente o que você pagou, porém como sou curioso procurei no ML e achei estas DELPHI e gostaria de saber se alguém já utilizou e se são boas entende? porque ao menos marca elas tem né..

Abs.

leobnaval
05/06/2012, 23:25
Cotei as originais (cód. Mitsubishi: ED1600092 e está R$590,00 cada vela.

Já usei diversas marcas, já paguei de R$4,00 a R$75,00 por vela aquecedora para a L200. As últimas que estava usando era da marca Mando, são horríveis. Teve uma vela que queimou com uma semana de uso, trocaram na garantia depois queimou outra com 2 semana de uso e a loja adotou uma politíca de não efetuar mais a troca de velas aquecedoras (porque será).

Eu comprei as velas Delphi, as DS-004.
Nunca usei antes, mas já ouvi falarem bem delas e tambem que não tem a mesma qualidade das bosch ou original mit.
Aparentam ser de boa qualidade (diferente das xing ling)

O jeito vai ser testar.

[]s

evertonpoa
01/08/2012, 02:31
Cotei as originais (cód. Mitsubishi: ED1600092 e está R$590,00 cada vela.

Já usei diversas marcas, já paguei de R$4,00 a R$75,00 por vela aquecedora para a L200. As últimas que estava usando era da marca Mando, são horríveis. Teve uma vela que queimou com uma semana de uso, trocaram na garantia depois queimou outra com 2 semana de uso e a loja adotou uma politíca de não efetuar mais a troca de velas aquecedoras (porque será).

Eu comprei as velas Delphi, as DS-004.
Nunca usei antes, mas já ouvi falarem bem delas e tambem que não tem a mesma qualidade das bosch ou original mit.
Aparentam ser de boa qualidade (diferente das xing ling)

O jeito vai ser testar.

[]s


Olá amigo! eu comprei estas DELPHI DS-004
deste anuncio aqui Vela Aquecedora Mitsubishi L200 Marca Delphi - R$ 40,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-429064988-vela-aquecedora-mitsubishi-l200-marca-delphi-_JM)
Vendedor justo e com envio super rapido!! recomendadissimo!

para ajudar também troquei a bateria por uma excell de 80ah e agora de manha so espero a luz de aquecimento desligar e TECTECTECTEC hehehhe liga feito carro a Gasolina!!

Até agora sem problemas com estas velas, uso e recomendo..

Abraço.

Anderson07
02/08/2012, 16:44
Olá amigo! eu comprei estas DELPHI DS-004
deste anuncio aqui Vela Aquecedora Mitsubishi L200 Marca Delphi - R$ 40,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-429064988-vela-aquecedora-mitsubishi-l200-marca-delphi-_JM)
Vendedor justo e com envio super rapido!! recomendadissimo!

para ajudar também troquei a bateria por uma excell de 80ah e agora de manha so espero a luz de aquecimento desligar e TECTECTECTEC hehehhe liga feito carro a Gasolina!!

Até agora sem problemas com estas velas, uso e recomendo..

Abraço.


Amigo uso essas velas delphi a mais de um ano, e agora que o carro ta ruim pra pegar, na verdade coloquei-as em marco do ano passado, rodei quase 40 mil km entao acho que ja se pagaram, eu paguei 240 por elas na epoca,era bariga verde no assunto, mas ate hoje ta blz, eu so viro a chave duas vezes e ela pega de primeira, eu ja estava cotando comprar umas velas novas, mas eu creio que pelo valor e pelo tempo elas já estao mais que pagas, vejo muitos ai com problemas com vela aquecedoras, essas podem ate nao ter a durabilidade e a qualidade da original ou da bosch mas porem gostei, sem contar que ja passaram de um ano e tao todas certas, nunca tirei nem pra conferir.

abraços

evertonpoa
03/08/2012, 08:10
Amigo uso essas velas delphi a mais de um ano, e agora que o carro ta ruim pra pegar, na verdade coloquei-as em marco do ano passado, rodei quase 40 mil km entao acho que ja se pagaram, eu paguei 240 por elas na epoca,era bariga verde no assunto, mas ate hoje ta blz, eu so viro a chave duas vezes e ela pega de primeira, eu ja estava cotando comprar umas velas novas, mas eu creio que pelo valor e pelo tempo elas já estao mais que pagas, vejo muitos ai com problemas com vela aquecedoras, essas podem ate nao ter a durabilidade e a qualidade da original ou da bosch mas porem gostei, sem contar que ja passaram de um ano e tao todas certas, nunca tirei nem pra conferir.

abraços

Concordo com você Anderson, se durarem 1 ano elas se pagam de boa! Não sei se tens pratica com compras no Mercado livre mas se tiver pode comprar sem medo desde link que passei em minha mensagem, o vendedor é super correto e pratico nas negociações!

Abraço!

Anderson07
03/08/2012, 08:58
Concordo com você Anderson, se durarem 1 ano elas se pagam de boa! Não sei se tens pratica com compras no Mercado livre mas se tiver pode comprar sem medo desde link que passei em minha mensagem, o vendedor é super correto e pratico nas negociações!

Abraço!


Vou contatar o vendedor, Obrigado pela dica, assim eu nao usei as velas originais, mas eu gostei da delphi e uma marca boa no mercado, mas eu gostei bastante, até estao funcionando de boa, eu que nao criei coragem ainda pra tira-las e averiguar como estao, para saber se realmente preciso troca-las, mas enfim ja sao praticamente 2 anos, e nenhum tipo de problema, a unica coisa que faco e virar a chave duas vezes e pega igual cataro na parede kkkkkkkkkk

abraços

leobnaval
03/08/2012, 09:09
até estao funcionando de boa, eu que nao criei coragem ainda pra tira-las e averiguar como estao, para saber se realmente preciso troca-las

Anderson você não precisa tirar as velas para testá-las, na verdade é priciso tirar apenas a chapa que distribui a tensão nas velas assim você testa uma a uma, e com um cabo e um multímetro é possivel testar as velas sem tirar do cabeçote.

[]s

Mantiqueira
03/08/2012, 21:19
Bom, da ultima vez que comprei (MitRoubo) estava R$ 490,00, mas já tá fazendo 5 anos. Putz dura muito!
E pega de primeira sempre.

leobnaval
03/08/2012, 22:10
Também já usei as originais e duraram muito (vários anos) em compensação as xing ling já chegou a queimar em uma semana...

[]s

cbridi
03/08/2012, 23:53
Anderson você não precisa tirar as velas para testá-las, na verdade é priciso tirar apenas a chapa que distribui a tensão nas velas assim você testa uma a uma, e com um cabo e um multímetro é possivel testar as velas sem tirar do cabeçote.
[]s

Explica aí leobnaval, para um leigo, qual o procedimento para testar? Verificar a amperagem ou a tensão?

[]'s

leobnaval
04/08/2012, 13:48
Explica aí leobnaval, para um leigo, qual o procedimento para testar? Verificar a amperagem ou a tensão?

[]'s

1º passo é verificar se está chegando tensão na chapa distribuidora de tensão que fixa os polos superiores das velas aquecedoras, então com um multímetro você mede a tensão entre a chapa e o polo negativo da bateria, esse teste serve para verificar a fiação, contatos e relé de partida:
Com o motor desligado e chave fora do contato (pré-aquecimento) não deve ter tensão alimentando as velas
Com a chave na posição pré-aquecimento e/ou motor frio ligado após a partida deve ter cerca de 12V, note que é normal as velas manterem aquecendo até por alguns minutos após a partida.

Se estiver tudo funcionando corretamente, pode passar para a 2ª etapa para aferir as velas individualmente.
Para isso precisa retirar a chapa que liga os polos das velas e o cabo de alimentação, para testar elas uma a uma.
Este teste pode ser feito de várias formas, vou citar 3 modos sendo o 1º mais simples e menos preciso e o 3º o mais confiável e preciso pois afere a resistência da vela:

1- com o auxilio de um cabo, ligar uma ponta no pólo positivo da bateria e a outra ponta encostar no polo superior da vela aquecedora que está instalada no cabeçote (é importante a vela estar instalada pois o negativo da vela é a carcaça dela que está aterrada e também tomar cuidado para não encostar a ponta do cabo usado para o teste nas peças do motor e carroceria pois poderá causar um curto-circuito)
Ao triscar o cabo positivo no polo superior da vela ela deve gerar pequenas faísca que significa que tem contato elétrico, fazendo isso sabemos que a vela não está queimada (se não sair faísca a vela tem grande chance de estar queimada).

2- com uma cabo instalado uma lâmpada 12V entre as pontas, colocar uma ponta no pólo positivo da bateria e a outra ponta no pólo superior da vela a vela, a lâmpada deverá acender indicando que a vela não está queimada, se não acender verifique encostando os polos do cabo na bateria se a lâmpada acender desse modo e não acender quando encostado na bateria (positivo) e poló superior da vela, significa que a vela está queimada.

3- Este teste precisa ser realizado usando um multímetro e medindo a resistência da vela, a resistência das velas aquecedoras da L200 devem ser por volta de 1,0 ~ 1,3 ohm (depende da marca e qualidade da vela). Qualquer valor muito abixo ou acima indicará vela com defeito.
Uma ponta de prova deve ser encostada no sextavado de instalação da vela ou no corpo inferior dela e a outra ponta do multímetro no polo superior onde é roscada a chapa de alimentação.
Também pode se conferir a continuidade entre os polós da vela para ver se ela não está queimada, simulando os teste acima (sem valor de resistência).

E por fim se a vela estiver ruim pode se retirar ela para fazer uma inspeção visual, visto que se for aferido a resistência e estiver ok não tem motivo para retirar elas.

As chaves utilizadas para retirar a porca da chapa de alimentação geralmente é uma 7 mm, que fixa os pólos superiores das vela visto que ele possui rosca m4, já o corpo da vela e cabeçote são rosca m10 passo 1,25 e a chave para retirar e instalar as velas geralmete é a 12 mm (velas xing ling as vezes podem ser 11 mm).

O torque recomendado de aperto da vela aquecedora no cabeçote é de 15 Nm. E não é recomendado usar qualquer tipo de material como teflon ou algo do tipo na rosca da vela até porque o uso de teflon poderá eliminar ou reduzir a área de contato do corpo da vela com a carcaça (aterramento) da vela causando má funcionamento.

[]s

cbridi
04/08/2012, 16:51
leobnaval!
Muito grato pela aula, ou melhor, pelas aulas, torque, chaves, tudo. Valeu mesmo! :palmas:

[]'s

leobnaval
05/08/2012, 10:02
Valeu Bridi, espero que ajude você e muito outros foristas e visitantes.

[]s

Anderson07
06/08/2012, 00:00
1º passo é verificar se está chegando tensão na chapa distribuidora de tensão que fixa os polos superiores das velas aquecedoras, então com um multímetro você mede a tensão entre a chapa e o polo negativo da bateria, esse teste serve para verificar a fiação, contatos e relé de partida:
Com o motor desligado e chave fora do contato (pré-aquecimento) não deve ter tensão alimentando as velas
Com a chave na posição pré-aquecimento e/ou motor frio ligado após a partida deve ter cerca de 12V, note que é normal as velas manterem aquecendo até por alguns minutos após a partida.

Se estiver tudo funcionando corretamente, pode passar para a 2ª etapa para aferir as velas individualmente.
Para isso precisa retirar a chapa que liga os polos das velas e o cabo de alimentação, para testar elas uma a uma.
Este teste pode ser feito de várias formas, vou citar 3 modos sendo o 1º mais simples e menos preciso e o 3º o mais confiável e preciso pois afere a resistência da vela:

1- com o auxilio de um cabo, ligar uma ponta no pólo positivo da bateria e a outra ponta encostar no polo superior da vela aquecedora que está instalada no cabeçote (é importante a vela estar instalada pois o negativo da vela é a carcaça dela que está aterrada e também tomar cuidado para não encostar a ponta do cabo usado para o teste nas peças do motor e carroceria pois poderá causar um curto-circuito)
Ao triscar o cabo positivo no polo superior da vela ela deve gerar pequenas faísca que significa que tem contato elétrico, fazendo isso sabemos que a vela não está queimada (se não sair faísca a vela tem grande chance de estar queimada).

2- com uma cabo instalado uma lâmpada 12V entre as pontas, colocar uma ponta no pólo positivo da bateria e a outra ponta no pólo superior da vela a vela, a lâmpada deverá acender indicando que a vela não está queimada, se não acender verifique encostando os polos do cabo na bateria se a lâmpada acender desse modo e não acender quando encostado na bateria (positivo) e poló superior da vela, significa que a vela está queimada.

3- Este teste precisa ser realizado usando um multímetro e medindo a resistência da vela, a resistência das velas aquecedoras da L200 devem ser por volta de 1,0 ~ 1,3 ohm (depende da marca e qualidade da vela). Qualquer valor muito abixo ou acima indicará vela com defeito.
Uma ponta de prova deve ser encostada no sextavado de instalação da vela ou no corpo inferior dela e a outra ponta do multímetro no polo superior onde é roscada a chapa de alimentação.
Também pode se conferir a continuidade entre os polós da vela para ver se ela não está queimada, simulando os teste acima (sem valor de resistência).

E por fim se a vela estiver ruim pode se retirar ela para fazer uma inspeção visual, visto que se for aferido a resistência e estiver ok não tem motivo para retirar elas.

As chaves utilizadas para retirar a porca da chapa de alimentação geralmente é uma 7 mm, que fixa os pólos superiores das vela visto que ele possui rosca m4, já o corpo da vela e cabeçote são rosca m10 passo 1,25 e a chave para retirar e instalar as velas geralmete é a 12 mm (velas xing ling as vezes podem ser 11 mm).

O torque recomendado de aperto da vela aquecedora no cabeçote é de 15 Nm. E não é recomendado usar qualquer tipo de material como teflon ou algo do tipo na rosca da vela até porque o uso de teflon poderá eliminar ou reduzir a área de contato do corpo da vela com a carcaça (aterramento) da vela causando má funcionamento.

[]s

Obrigado por Responder, eu iria perguntar, vejo que voce tem sua l200 a anos e esta sempre acompanhando os topicos, fico muito grato por sempre que estou em duvidas, vir aqui no forum e sempre contar com a boa vontade de todos amigos, em principal a voce, pois esta sempre presente em quase todos os topicos aqui da comunidade, pelo menos aos que eu li (rsrsr),

Mas uma vez parabens por sempre ajudar os Foristas.

leobnaval
06/08/2012, 23:57
Pessoal uma resalva no procedimento para testar a vela aquecedora da L200, conforme o manual da L200 94/... ela pode usar as velas comuns e as de cerâmica, nesse caso os valores de resistência são bem diferentes.

Portanto, ao aferir a resitência de velas aquecedoras os valores devem ser os seguintes:
Velas metálicas entre 0,9 ~ 1,1 ohm a temp. de 20ºC
Velas cerâmicas entre 0,4 ~ 0,6 ohm a temp. de 20ºC

(essa temperatura não precisa ser precisamente 20º mais é importante que a vela seja aferida a temp. ambiente e que esteja fria, o motor não pode estar aquecido e nem a vela).

As velas cerâmicas proporcianonam uma performance muito melhor da vela aquecedora, além de tempos de aquecimentos menores.

363008
Fonte da figura: Manual do motor mitsubishi: Engine 4d56 1994 and subsequent

[]s

Anderson07
07/08/2012, 10:14
Pessoal uma resalva no procedimento para testar a vela aquecedora da L200, conforme o manual da L200 94/... ela pode usar as velas comuns e as de cerâmica, nesse caso os valores de resistência são bem diferentes.

Portanto, ao aferir a resitência de velas aquecedoras os valores devem ser os seguintes:
Velas metálicas entre 0,9 ~ 1,1 ohm a temp. de 20ºC
Velas cerâmicas entre 0,4 ~ 0,6 ohm a temp. de 20ºC

(essa temperatura não precisa ser precisamente 20º mais é importante que a vela seja aferida a temp. ambiente e que esteja fria, o motor não pode estar aquecido e nem a vela).

As velas cerâmicas proporcianonam uma performance muito melhor da vela aquecedora, além de tempos de aquecimentos menores.

363008
Fonte da figura: Manual do motor mitsubishi: Engine 4d56 1994 and subsequent

[]s


Boa, irei testar