PDA

Ver Versão Completa : amortecedor hilux. Qual comprar?



Daniel RJ
19/03/2005, 13:05
Estou precisando trocar os amortecedores da minha criança. Os ranchos estão fora de questão, muito caros e não faço trilha pesada.
Alguém pode me dizer se os pressurizados são melhores do que os hidraulicos. Qual diferença.

desde já agradeço o apoio de todos.
[]'s

Luca
19/03/2005, 14:19
Daniel,

Existem três tipos de amortecedores telescópicos. Comuns, pressurizados, e a gás. Comum é o nosso velho e conhecido de sempre. Um tubo de óleo com um pistão ligado a uma haste. O reservatório de óleo fica em volta em um tubo envolvente. O pressurizado é exatamente isso, somente se adiciona uma carga de nitrogênio (não lembro mais qual pressão, mas é leve, algo próximo a 01 bar). É mais eficiente que o comum, pois tende a não deixar haver formação de bolhas e espuma no óleo, quando o amortecedor trabalha em altas frequências (piso ruim, costelinhas, estradas tupiniquins, etc.).
Finalmente o chamado amortecedor a gás (nada a ver com Turbogás que é pressuriazado, assim como os Ranchos, etc.). Ele é monotubo, e o reservatório de gás pode ficar na extremidade oposta a da entrada da haste, separado do óleo por um pistão livre, ou pode ficar num reservatório à parte, interligado ao amortecedor por uma mangueira resistente a alta pressão. Este tipo é muito comum em veículos de competição, ou motocicletas de boa cepa. A vantagem do amortecedor a gás é que não há contato direto entre o óleo e o gás, eliminando completamente a possibilidade de formação de bolhas e espuma no óleo. Trabalha usualmente com pressões mais elevadas (penso que acima de 05 bar). São bem mais caros. E muito melhores. O fabricante mais popular é a Koni. Antigamente se via muito sticker da Koni nos carros da F1.
[]´s

Wallace
19/03/2005, 21:42
Tem muitas outras diferenças entre amortecedor.
Começa por ser ação simples ou dupla, ou seja, amortece em um unico sentido ou em ambos.
Pode ter regulagens também, não como a do Rancho 9000 X que você regula, mas uma automatica que regula sozinha com o movimento do amortedor.
E muitas outras.
O Rancho 9000 X que vendo por US$ 140,00 não tem nada a ver com fazer trilha pesada ou não. A vantagem dele é mudar o comportamento da suspensão.
Isso pode permitir um maior conforto em cidade e trilha e maior segurança em estrada.
Ou permitir um ajuste com a carga.
Tenho os HDS que também são importados, de dupla ação que custam R$ 220,00 cada e ajudam a suspensão a manter o pneu em contato com o solo em velocidade.

Daniel RJ
20/03/2005, 15:53
Valeu Luca pela explicação foi muito clara. Tirou muitas duvidas.
Wallace qual as vantagens do HDS em relação aos de mercado cofap, monroe, etc.
Outra pergunta. Os originais são pressurizados?

Desde já agradeço a atenção
Forte []'s

Luca
20/03/2005, 20:17
Daniel,
Amortecedor comum é uma peça passiva. Não é inteligente. Não entre em fria. Se o am não tiver regulagem externa (qq um deles, qq marca, acredite em mim) é burro feito uma porta. É totalmente passivo. Ou seja, a resposta dele é proporcional ao esforço. Ponto final. É sempre uma solução de compromisso. Não existe nenhum que seja bom prá tudo (como tudo que existe na natureza, ou tudo criado pelo "cerumano").
Existem amortecedores ativos, mas é outro departamento. Se vc vai comprar um pneu, tem lá a medida prá vc avaliar a conveniência e o acerto da escolha. Amortecedor não tem isso. Você não compra um am de 5kgf , ou 10 kgf, ou 100 kgf. A avaliação do acerto é a posteriori e subjetiva. E cara, se a escolha for errada. Mas ninguém nunca vai te falar isso. Neguinho vende sem nem saber do que se trata.
Se o amortecedor tiver regulagem externa, vc mesmo regula. Mas regulou, tá regulado. É passivo praquela regulagem. Nada mais. Depois tem que regular prá outra condição (ou deixar assim mesmo até achar que deve mudar de novo a regulagem).
Os am´s Toyota, são pressurizados, sim. E tem uma baita durabilidadde. Já me garantiram que os Ranchos, dinamicamente, são excelentes, como outras marcas também podem ser. Mas até hoje não comprei. Pode ser que mais prá frente eu faça. Só aí, vou saber da durabilidade e resistência.
Se vais sair da linha Toyota, pense bem, antes de comprar. Não trabalho com nada disso, mas já xeretei muito. Detalhe, houve uma época em que uma linha da Rancho era produzida no Brasil. E num tinha nada de sofisticado, não.
[]´s

Wallace
21/03/2005, 10:45
Daniel, não posso falar em vantagem (se é que vai ter alguma) sem saber de exatamente qual amortecedor estamos falando na compararção já que existem muitos modelos em algumas marcas.
E sempre tem que ver as caracteristicas de uso do veiculo.
Dependendo do uso, como no Trial, pode nem precisar de um amortecedor!

Wallace
21/03/2005, 10:55
Luca, amortecedores podem ter sim uma regulagem automatica.
veja: http://www.gorancho.com/products/shocks/RS5000.stm
ten-stage valving deliver a comfortable highway ride and superb off-road performance
Ou seja, é uma valvula que deixa o amortecedor mais confortavel se o movimento é lento e mais rigido se o movimento é rapido.
Não é uma coisa cara e muitos amortedores tem.
Muito se fala nos Ranchos, que são bons amortecedores, mas existem outros muito melhores (mas depende da aplicação) e muito mais caros.

mauricio de barros
21/03/2005, 14:35
Acabei de passar por esta duvida pois tenho uma hilux sw4 3.0 td e estava achando muito mole, na estrada em trecho com buraco era dificil manter a trajetória, a pista ficava estreita de mais pra balançada que ela dava.fiquei na duvida, será que é assim mesmo ?. Fiz cotação do original, pararelo, rancho e acabei comprando mesmo os originais na propria toyota caltabiano aqui em são paulo e paguei r$ 189,00 cada mortecedor e r$ 200,00 de mão de obra p/ trocar. NO caso da cabine dupla já tem fabricante nacional cofap, monroe que são mais baratos.
Como na sw4 não tem fabricação nacional e os originais alem de ter fama de serem duraveis achei melhor não testar mais nada e sim trocar pelos memos que duraram 90.000 kms.
Agora sim a viatura esta 100 %, mais durinha e confiavel.

Daniel RJ
21/03/2005, 16:44
Valeu mesmo pessoal. è sempre bom ouvi-los amtes de tomar uma decisão, até porque não dá para confiar nos vendedores, ou melhor balconistas, é o que a maioria é. Estou mais voltado para seguir a opnião do Lucas e optar pelos originais. Sei que o que tem qualidade tem de ser mais caro, mas para meu bolso os originais vão satisfazer bem.

Mesmo assim acho boa esta discussão. Se alguém tiver algoa mais a acrescentar sei que vais ser para aprendizado de todos.

A duvida de um é a duvida de muitos que não tem coragem de perguntar.

Luca
22/03/2005, 15:16
... Rancho 9000 X ... A vantagem dele é mudar o comportamento da suspensão. ... Tenho os HDS que também...
Wallace,
Sei nada sobre eles, a não ser "ouvi falar que...". Peço, aproveitando da deixa do Daniel RJ, para que fale algo sobre eles. Qual é a origem dos HDS? América, Japão, ... ? Como são vendidos? Aos pares? Jogo? Quais as dimensões? Curso? Medida am aberto? Medida am fechado? Tens uma tabela? Posso por no meu Engesa? Na Hilux? Quem aqui do fórum tem estes am´s nos seus brinquedos?
[]´s

Daniel RJ
22/03/2005, 18:52
Boa pergunta Luca.

Aguardo as respostas.

[]'s

Diego Durigon
22/03/2005, 19:03
Aqui tem um link com a tabela dos amortecedores HDS, http://www.garra4x4.com.br/Amortecedor.htm e aqui também http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8320

[]'s

Wallace
23/03/2005, 07:38
Wallace,
Sei nada sobre eles, a não ser "ouvi falar que...". Peço, aproveitando da deixa do Daniel RJ, para que fale algo sobre eles. Qual é a origem dos HDS? América, Japão, ... ? Como são vendidos? Aos pares? Jogo? Quais as dimensões? Curso? Medida am aberto? Medida am fechado? Tens uma tabela? Posso por no meu Engesa? Na Hilux? Quem aqui do fórum tem estes am´s nos seus brinquedos?
[]´sOs HDS são fabricados nos EUA.
São vendidos em unidades, mas nunca se deveria trocar um só, seja qual amortecedor seja.
Tem inumeros modelos com varios tamanhos, chegando até 15 polegadas de curso.
Tenho para Engesa sim, desde original até levantado 3 polegadas, mas que isso preciso verificar.
Para Hilux tem que ver ano, modelo, e se a suspensão esta velantada e em quanto para verificar se tem o modelo adequado.
Não lembro quem tem e esta no forum!

Luca
23/03/2005, 23:08
Pô! É isso? :roll:

Amauri
10/04/2005, 15:15
Daniel,

Estou morando no Rio 8) , e gostaria de aproveitar as suas dicas. Acabei de me cadastrar aqui no forum, e estou gostando muito :P , já esclareci muitas dúvidas.
Tenho uma Hilux CD que tirei zero na Green Motors em 99. Está com 105000 Km.
Estive procurando uma 2002 turbo pra trocar, mas as que achei estavam tão rodadas quanto a minha, e muitas vezes em pior estado de conservação :shock: .
Acho que vou dar um trato na minha e ficar com ela.
Quero trocar os amortecedores, que ainda são originais, e fazer uma revisão geral nas buchas (bandejas, direção, feixe de molas).... vou precisar trocar também a correia de comando, e dar uma olhada na embreagem (está dando um tranco quando tiro o pé. tenho que ir soltando bem devagar, e é muito incômodo quando quero arrancar rápido).
Estou pensando em levar na concessionária e fazer a revisão dos 100000, colocando peças originais, creio que duram mais (nunca troquei nada além de filtros e óleos. Até as pastilhas de freio ainda são as originais) :lol:

Fernando Figueiredo
11/04/2005, 01:31
Amauri, creio que já passou o tempo para trocar a correia dentada,não? :shock:
As Concessionárias cobram absurdos pela revisão, só mão-de-obra. :evil: Dá uma olhada na planilha que um participantes do fórum colocou.
O que você economizar na revisão, dá para colocar um turbo... :P
Até mais
Fernando Figueiredo

Daniel RJ
11/04/2005, 15:30
Seja bem vindo Amauri.

Fique esperto com as concessionarias. Eles cobram caro e as vezes por por serviços simples como a troca de um amortecedor(tirar um e colocar outro). Pelos amortecedores orifinais eu pageui R$ 300,00 no par em São Cristovão.
Quanto troca de correias ou serviços de motor escolha onde tem mais confiança. As vezes o barato sai caro.
Mas lembre-se em São Cristovão vc acha peças originais para seu veiculo. Mas tem de saber pois se não vc cai em papo de balconista que não sabe de nada.

Um forte []

Amauri
11/04/2005, 22:25
Oi Fernando,


Amauri, creio que já passou o tempo para trocar a correia dentada,não?

Passou um pouco sim. Era pra trocar com 100.000, e já está com 105.000. Levei um susto quando vinha de Minas para o Rio, e derrepente acendeu no painel a luz T-BELT, aí olhei para o odômetro, havia acabado de completar 100.000 Km. A luzinha continua acesa para me lembrar todos os dias que tenho que trocar a correia, mas não estou conseguindo tempo. Até o fim do mês dou um jeito.
Vou procurar a planilha e ver se tem alguma boa oficina aqui no Rio. Vou pedir umas dicas ao Daniel também.
[]s

Amauri
11/04/2005, 22:41
Daniel,

Eu tenho um fusquinha 66, e costumava procurar peças lá em São Cristóvão há alguns anos atrás (morei no Rio de 97 a 2002).
Você lembra os nomes das lojas onde tem peças de Toyota? Uma vez comprei os faróis da Band, mas não lembro da loja. A propósito, os faróis da Band servem na Hilux (clareiam menos, mas...). O meu quebrou estranhamente, igual aos antigos parabrisas temperados (milhões de caquinhos). Não percebi nenhuma pedrada, e até hoje desconfio que foi choque térmico. Ambos trincaram no inverno, quando viajava para Minas. Acho que foi o frio da serra da Mantiqueira x calor das lâmpadas. Os faróis da Hilux custavam na época R$ 560,00 cada, aí comprei os da BAND a 70,00 cada.
Quanto a oficinas para revisão, acho que li em um outro forum alguma coisa sobre uma chamada Toyomec (acho). Você sabe onde fica? Já fez algum serviço lá?
Onde você levou pra trocar os amortecedores?
Chega!! Estou me extendendo muito. Vamos deixar um pouco para a próxima.
[]s

Daniel RJ
12/04/2005, 10:47
Amauri escreveu:
Você lembra os nomes das lojas onde tem peças de Toyota?

Amauri os endereços:

TOYO-RIO
Rua General Dionísio , 547 - 25 de agosto. Duque de Caxias. Rio de Janeiro Tels.: (21) 2671-1488 Telefax: (21) 2672-2922

Arauto
R. Figueira de Melo, 350
São Cristóvão
Rio de Janeiro - RJ
T:(21)589-5323


JAP Auto-peças
R. Escobar, 95
São Cristóvão
Rio de Janeiro - RJ
T:(21)589-2169 F:589-5870

FOUR BY FOUR
Av. das Américas 16767. Recreio. 2486-8633

ALPINA
Est. União e Indústria 4.664 - Corrêas - Petrópolis - RJ
Telefones.: (24)2221-2122/(24) 2221-2547- E-Mail :alpina@alpina4x4.com.br
_________________


Inter Japan
Tel 3223-9400
Andreson


Tenho comprado peças na Truck com o Robson, pois de todas normalmente tem o melhor preço. tel: 2589-5917
Rua Escobar, 85 São Cristovão, Rio de Janeiro

Alias só para experiencia dos amigos. Troquei os amortecedores com meu meca. Só tirar o parafusos de um e colocar os outros, nenhum mistério. Mas o interessante é que os amortecedores originais da minha é da Monroe. Argentina com feixe na frente. Como vcs sabem a toyota não fabrica amortecedores, ela compra de quem fabrica. Sabendo quem fabrica os da linha de montagem vc compra mais barato aqui fora (fora de concecionarias)
[]'s
Espero ter ajudado.

Daniel RJ
12/04/2005, 10:50
Já ia me esquecendo as toys mais novas com suspeñsão independente na frente usa amortecedores da tokico, originais toyota made in japan. R$ 300,00 na Truck com Robson. Pode ligar para ele em meu nome.
[]'s

Caio
12/04/2005, 10:54
e derrepente acendeu no painel a luz T-BELT, aí olhei para o odômetro,


Na parte de baixo/meio do acrilico do painel tem tem um furinho, este dá acesso ao "reset" da luz T-BELT

Amauri
12/04/2005, 22:59
Valeu Daniel,

Ajudou muito sim. :D
Vou ver se dou uma passada lá em São Cristóvão no fim de semana, mesmo que seja só pra dar pesquisada.

Obrigado,
[]'s

Daniel RJ
13/04/2005, 21:51
Olá pessoal só para encerrar minha experiencia.
Troquei os amortecedores pelos originais toyota fora de concessionaria. Paguei R$ 300,00 pelo par e nada de mão de óbra um amigo mecanico trocou para mim. Suspendeu no macaco e tirou os parafusos e colocou o novo, ou seja, nada de mais para se pagar uma fortuna a concessionaria.
OBS: Uma coisa que me impressiona na toyota é a facilidade que os japoneses tem de colocar as peças de modo simples ( sem complicações como vemos em outros carros).
O carro ficou mais justo, impedindo que pequenos desniveis de pista sejam sentido dentro do carro e está pulando muito menos, apezar da minha de feixe de molas na frente e na traseira.
[]'s a todos e obrigado pelas dicas de todos.

Amauri
13/04/2005, 23:16
Caio,
Não vi sua mensagem do reset ontem.
Já abri o capô e procurei pelo sensor pra todo lado. Nunca imaginei que tivesse este reset no painel.
Amanhã cedo vou dar uma olhada.
Tô começando a gostar de verdade deste forum. Obrigado pela dica.

Daniel,
Se der certo de ir em São Cristóvão no sábado, vou procurar pelo Robson.

Abraços a todos,

Amauri
14/04/2005, 17:52
Caio,

Deu certo :D :D :D
O alarme T-BELT apagou....

[]s

fhpinotti
27/02/2011, 22:18
Tem muitas outras diferenças entre amortecedor.
Começa por ser ação simples ou dupla, ou seja, amortece em um unico sentido ou em ambos.
Pode ter regulagens também, não como a do Rancho 9000 X que você regula, mas uma automatica que regula sozinha com o movimento do amortedor.
E muitas outras.
O Rancho 9000 X que vendo por US$ 140,00 não tem nada a ver com fazer trilha pesada ou não. A vantagem dele é mudar o comportamento da suspensão.
Isso pode permitir um maior conforto em cidade e trilha e maior segurança em estrada.
Ou permitir um ajuste com a carga.
Tenho os HDS que também são importados, de dupla ação que custam R$ 220,00 cada e ajudam a suspensão a manter o pneu em contato com o solo em velocidade.
Wallace, tenho uma SW4 3.0 Turbo Diesel '97 e preciso trocar os amortecedores. Uso o carro 99% em asfalto, o que não quer dizer muito coisa quando se pensa em piso regular. Gostaria de ter o carro com a suspensão o mais macia possível, acho a suspensão do meu carro um tanto dura, consigo saber se passei sobre um moeda :). Pode me dar alguma dica?