PDA

Ver Versão Completa : Motor 6cc original x ???. Qual o melhor pra trilha media a pesada?

renecrep
03/08/2010, 08:32
Ola amigos, estou querendo comprar um Jeep para trilhas, entre média a pesada, e vi que existe um infinidade de modelos com motores de direfentes potencias e marcas, qual seria o mais apropriado?

joão k. chikui
03/08/2010, 19:01
Renê
Se tua preferencia é por 6 cil original , por original entendo que seja apenas o BF161 .
Mas , uma evolução muito boa deste é o BF184 (3000 cc 6 cil do Maverick) que além de bem mais torcudo , é até bem mais econômico.
Outra evolução bem maior , aí já partindo para adaptações é o GM 4100 , depois o Silverado , por ultimo os Vortec 4.3 V6 e 4.0 V6 Ranger. Sempre lembrando que destes ultimos terá que trocar muita coisa para poder ter um jeep forte e ainda confiável .
Eu, particularmente gosto mais de 4 cil, seja GM 151 , AP2000 , GM s-10 2.4 , pois deixam o jeep bem leve , agil e confiável.

renecrep
03/08/2010, 20:13
Ola Joao, primeiro de tudo, obrigado por responder prontamente, mas acho que devo ficar mesmo com um AP 2.0, ja que hoje encontrei um em SC, e devo ir dar uma olhada nele para ver como esta, valeu a dica.

Albertocuritiba1
04/08/2010, 11:29
ola joao, primeiro de tudo, obrigado por responder prontamente, mas acho que devo ficar mesmo com um ap 2.0, ja que hoje encontrei um em sc, e devo ir dar uma olhada nele para ver como esta, valeu a dica.

opa..... Experimenta bem o jeep... Tem bastante gente que diz que o motor ap.... Tem pouco torque em baixas rotações... Oque na trilha não é bom..................

betao ap
04/08/2010, 11:40
O meu jeep estava com motor ap 2000 carburado e cambio willys 4 marchas, eu nao gostava troquei pelo gm 151 e cambio c 20 4 marchas, ficou outra coisa bem mais forte.

Robertux
04/08/2010, 12:28
Na minha opinião o motor AP é bom para deslocamentos, mas para trilha deixa muito a desejar, para trilhas eu ainda fico com o velho e bom BF 161 (Willys 6cc), o GM 151 (Opala 4cc), GM 250 (Opala 6cc) ou o Falcom 3.6 (F1000 a alcool).
Um motor que tenho vontade de colocar no meu, mas o bolso ainda não permite é o GM 2.4 da S10, esse, pelas especificações, deve ser bom para deslocamentos e trilhas.

renecrep
04/08/2010, 13:01
Oi, e o motor da Silverado 4.1, deve ser um excelente motor para trilhas, mas seria necessario fazer muitas adpatações para colocar no Jeep? O que voces acham?

rafaelcardoso
04/08/2010, 13:25
Oi, e o motor da Silverado 4.1, deve ser um excelente motor para trilhas, mas seria necessario fazer muitas adpatações para colocar no Jeep? O que voces acham?

Eu acho que as respostas para boa parte das suas perguntas é: PESQUISE, use a pesquisa.

Mas acho que você deve primeiro comprar o Jeep e só depois pensar em trocar o motor... Dá pra fazer trilha com motor de Uno 1.0, com motor V8, faça várias e tire suas próprias conclusões.

bajeiro do sul
04/08/2010, 13:32
Ola amigos, estou querendo comprar um Jeep para trilhas, entre média a pesada, e vi que existe um infinidade de modelos com motores de direfentes potencias e marcas, qual seria o mais apropriado?
Amigo

tenho um bf 161 na minha rural e faço trilhas medias e pesadas, vai bem, mas as vezes sinto que o motor podia ter um pouco mais de força, o BF é meio fraco, mas tb anda. O ideal para caixa e agregados willys, o 3000 do maverick (meu sonho), muito bom é o 4.1 do opala ou silverado, mas ai ja tem de mudar a caixa senão quebra tudo
se optar pelo AP 2.0, veja se consegue colocar o virabrequim do 1.8, faz a rotação levantar mais rapido, é bom quando esta com barro ate os eixos

Albertocuritiba1
04/08/2010, 13:54
Haaaaaaaaa.... Morram de inveja o meu cj que comprei a um mes... Descobri esta semana que está com o motor 3000 do maveco....... E eu que não conhecia.......... Ta ai na foto o bicho....

Robertux
04/08/2010, 14:02

O motor 4.1 da Siverado é o 6cc do Opala atualizado, modernizado, mas a adaptação é a mesma do Opala 4.1 (250 pol.cubicas).

Robertux
04/08/2010, 14:16
Amigo

tenho um bf 161 na minha rural e faço trilhas medias e pesadas, vai bem, mas as vezes sinto que o motor podia ter um pouco mais de força, o BF é meio fraco, mas tb anda. O ideal para caixa e agregados willys, o 3000 do maverick (meu sonho), muito bom é o 4.1 do opala ou silverado, mas ai ja tem de mudar a caixa senão quebra tudo
se optar pelo AP 2.0, veja se consegue colocar o virabrequim do 1.8, faz a rotação levantar mais rapido, é bom quando esta com barro ate os eixos

Realmente, a Rural é bem mais pesada que o Jeep, então o BF 184 (3000) deve ficar muito melhor.
No meu Jeep eu tenho um BF 161 e câmbio 4 marchas do OHC, como a 1ª desse câmbio é mais curta, em 1ª reduzida ele sobe até em parede.
Nunca precisei engatar a 1ª reduzida para subir, a 2ª foi suficiente para todos os obstáculos que encontrei até agora, uso a 1ª reduzida apenas em declives acentuados lisos, com muito barro, como freio motor.

Matheus Gandini
04/08/2010, 15:06
eu ia de ap 1.8 ou 2.0 com uns pneus tork com uma relação mais curta ou um kit redução na t-case ( isso seria a melhor opção pra trilha )
a caixa podia ser uma clarck 4M ou uma da toy hilux 2.8 com t-case( essa jah vi aguentar motor de f250 v6 )

bajeiro do sul
04/08/2010, 15:13
Realmente, a Rural é bem mais pesada que o Jeep, então o BF 184 (3000) deve ficar muito melhor.
No meu Jeep eu tenho um BF 161 e câmbio 4 marchas do OHC, como a 1ª desse câmbio é mais curta, em 1ª reduzida ele sobe até em parede.
Nunca precisei engatar a 1ª reduzida para subir, a 2ª foi suficiente para todos os obstáculos que encontrei até agora, uso a 1ª reduzida apenas em declives acentuados lisos, com muito barro, como freio motor.
Amigo

nunca pensei em usar a primeira reduzida na minha rural, mas no ano passado fiz uma trilha em resteva de arroz, com terra preta, que a rural foi, mas as vezes parecia que não iria. barro com 40 a 50 cm de profundidade em media por longos trechos sem parada. Era primeira reduzida por 15 minutos direto com o pé colado no fundo, sem dó. quando parava o motor estava fritando ( o dia tb estava quente). Bem tenho pneus 235 x 75 x 15 frontiera e relação 9:44, poderia ser um pouco mais curta ou melhorar o motor. O ideal seria o BF 184 , mais que isto corre o risco do resto do conjunto original não aguentar

abraços

Julinot
04/08/2010, 17:44
O 3000 é obviamente uma evolução do 2600, que é uma evolução do BF-161 (que também tem 2600 de cilindrada).

Mas a diferença é só a cilindrada, ou tem mais alguma característica ?

Abraços a todos...

Haaaaaaaaa.... Morram de inveja o meu cj que comprei a um mes... Descobri esta semana que está com o motor 3000 do maveco....... E eu que não conhecia.......... Ta ai na foto o bicho....

Julinot
04/08/2010, 17:46
Robertux, a primeira desse câmbio é realmente mais curta, mas tem que ver também a relação do diferencial. Jeeps com câmbio de quatro marchas não usam relação 44-9 ?

Abraços a todos.

rodrigo.hoffman
04/08/2010, 18:34
Robertux, a primeira desse câmbio é realmente mais curta, mas tem que ver também a relação do diferencial. Jeeps com câmbio de quatro marchas não usam relação 44-9 ?

Abraços a todos.

Opa...

Pelo contrario.. o jeep qd passou a ter 4 marchas (qd trocou o BF pelo OHC) justamente por ter a 1ª mais curta, alongou a relação do diferencial.. Assim eles melhoraram o desempeho geral do jeep, e nao perderam força na arrancada...

[ ]´s

Adrian Rueckl
04/08/2010, 20:07
O motor 3000 além de ter o bloco mais alto, virabrequim maior, bielas diferentes etc.. ele tbm tem melhoria na refrigeração. O cabeçote passa a ser refrigerado. A carburação também é superior a do BF-161 ( difusor de 27 se não me engano ), com um difusor de 34. Tenho um motor de maveco 6cc guardado. Mas enquanto meu BF-161 Não bater as botas eu estou usando a carburação do maveco. Posso dizer que o carro melhorou significativamente. Ainda pretendo fazer o meu 3000 pra por no jeep. Um dia.. quem sabe.

Abraço!

Albertocuritiba1
04/08/2010, 20:28
o motor 3000 além de ter o bloco mais alto, virabrequim maior, bielas diferentes etc.. Ele tbm tem melhoria na refrigeração. O cabeçote passa a ser refrigerado. A carburação também é superior a do bf-161 ( difusor de 27 se não me engano ), com um difusor de 34. Tenho um motor de maveco 6cc guardado. Mas enquanto meu bf-161 não bater as botas eu estou usando a carburação do maveco. Posso dizer que o carro melhorou significativamente. Ainda pretendo fazer o meu 3000 pra por no jeep. Um dia.. Quem sabe.

Abraço!

opa... O meu cj já esta com o motor 3000 se precisar fotos e informações é só dar um grito..... Um abraço

Robertux
04/08/2010, 21:22

Abraços a todos.

Realmente a relação do meu diferencial é 9:44, mas desde 1969 a Ford já vinha colocando essa relação nos jeeps, mesmo com 3 marchas. O câmbio com relação mais curta foi colocado em 1976 (ano do meu jeep) por causa da substituição do motor BF pelo OHC que tem regime de rotação mais alto.
Meu jeep originalmente tinha o motor OHC e foi trocado por algum dos proprietários anteriores.

Pedrão B.
04/08/2010, 22:36
ALL,
como já devem ter visto no tópico que abri, estou colocando um 3000cc(184cu.i) no meu CJ.
Motivos:
- Achei um motor por um preço bom.
- É o repotenciamento menos traumático a se fazer em um CJ.
- Gosto de motores 6 cil.
Mas não espero nenhum milagre não...vamos ver como será:pensativo:
O que eu queria ter embaixo deste capo é um Vortec 4.3V6 ou até mesmo um 4.2V6 da F250...um 4.9i...um Falcon 3.6...um 3000...opa esse eu já tenho:mrgreen:
[]'s

Pagani
08/08/2010, 16:22
ALL,
como já devem ter visto no tópico que abri, estou colocando um 3000cc(184cu.i) no meu CJ.
Motivos:
- Achei um motor por um preço bom.
- É o repotenciamento menos traumático a se fazer em um CJ.
- Gosto de motores 6 cil.
Mas não espero nenhum milagre não...vamos ver como será:pensativo:
O que eu queria ter embaixo deste capo é um Vortec 4.3V6 ou até mesmo um 4.2V6 da F250...um 4.9i...um Falcon 3.6...um 3000...opa esse eu já tenho:mrgreen:
[]'s

Opa, sem inventar muito o 3000 é uma ótima opção, o duro é encontrar e encontrar em condições boas.
Agora quanto ao AP ou GM opala....

Minha experiencia, você pode ler o forum inteirinho e não vai chegar a conclusão alguma. Sugiro experimentar as configurações dos amigos, eu fiz isso andei com motor ap 2.0 e gm 4100.
Bem nem preciso contar o resto heheheh.
Agora cada motor carrega uma gama enorme de mudanças na viatura avalie seu orcamento pra nao se F%#&...

[]´s e boa sorte na escolha