PDA

Ver Versão Completa : Prancha de desatolagem - Como fabricar



BrunoBB
19/03/2005, 11:08
All:

Começo pedindo desculpas caso tenha aberto um tópico fora de lugar ou repetido. Efetuei diversas procuras no fórum e não encontrei nada a respeito.

Procuro informações de como fabricar pranchas de desatolagem, as poucas que encontrei a venda no mercado, de duralumínio, custam sempre mais de R$ 1.000,00 o par, chegando a R$ 1.500,00 para as de 1,5m de comprimento.

Partindo do pressuposto que são duas placas de duralumínio com algumas dobras para garantir uma resistência ao dobramento e cortes circulares ao longo da mesma para diminuir o peso, os preços me parecerem muito salgados.

Sendo assim conto com a ajuda da turma do 4x4brasil.

Diego Durigon
19/03/2005, 11:23
Olá Bruno :), uma alternativa é essa daqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8633

[]'s

BrunoBB
19/03/2005, 16:43
Diego:

O mais curioso foi que quando pesquisei no 4x4brasil não surgiu este tópico.

A solução encontrada pelo pessoal foi razoável mas a prancha de madeira para suportar o peso de uma 110 vai ter que ser bem grossa e consequentemente pesada. Imagine para colocar e retirar do bagageiro, se eu estiver sozinho vai ser dureza.
Num atoleiro ninguém vai ficar tomando cuidado no manuseio, dai bate aqui bate ali e vai só arrancando lascas da madeira, vou ter que usar luvas.
E no final do passeio, vou ter que lavar as pranchas, se não forem de metal vou ter que arrumar um lugar para deixar secando sabe-se lá por quanto tempo pois a madeira absorve água e fica encharcada.

Será que ninguém do fórum já fabricou pranchas de desatolagem de chapa de duralumínio, aço ou mesmo fuselagem de disco voador?

Jorge Grego
20/03/2005, 10:27
Caros amigos.
Estive pensando em pegar as placas de alumínio usadas em ônibus, dobra-las e usar com prancha.
O que vcs acham, ela agüenta o peso?
Abraços
Jorge

Tatão
21/03/2005, 12:17
eu fiz duas pranchas para meu cjotinha...
usei em cada uma duas longarinas em L reforçando as laterais,e no meio uma chapa tipo grelha....

ficou resistente pra kcete, e nem é tão pesada, cada uma mede 1 metro

eu dificilmente levo as duas, só quando saio sozinho...
quando saimos em grupo, levo só uma, que já é muito util, pois serve de base de apoio para o hi-lift, para calçar alguma erosão mais profunda, como ponte curta, etc...

mais tarde vou pesar para saber quanto pesa, e vou tentar postar umas fotos aqui.(digo tentar, por que eu não sei postar :oops: )

falow..

tentando ajudar...

RBANDEIRA
21/03/2005, 14:18
Quem sabe um chapa de aço não precisa nem ser tão grossa 1/4" por exemplo , estruturada por perfis, ou até mesmo uma estrutura de perfis somente, você consegue aderência e fica uma coisa não muito pesada

Elmer_Jeep
21/03/2005, 16:23
Olha só, no tópico aí que o diego postou tem alguns comentários sobre as chapas de alumínio.

Agora falaram sobre resistencia, algum de vcs já viram as pranchas de desatolagem que vem na L200 Savana :?:

São de fibra de vidro, não sei se são apenas um acessório de enfeite ou aguenta o tranco, seria bom alguém pesquisar pra gente não ter que carregar atoa mais peso dentro das viaturas :lol:

[]'s

ojaneri
21/03/2005, 17:48
Eu irei tentar fazer a minha, penso em fazer em metal com perfil U, e colocar chapa anti-derrapante de aluminio parafusada em cima. Com o perfil em U, fica bem mais dificil a placa dobrar...

Edintruder
23/03/2005, 21:31
O problema maior em uma prancha e que pode entortar se servir como "ponte", se fizer resistente a esse ponto acaba ficando pesada, porém se for usada sempre em superfícies planas fica mais fácil escolher materiais para confecção, por exemplo, fazer com cantoneiras de 1/4 e divididas em pedaços formando uma esteira que pudesse dobrar e prender com o estepe(por exemplo) se fizer com quadros curtos com no máximo 30 cm de comprimento e 3 barras atravessadas no meio unidos por corrente, não ficará tão pesado e ainda é resistente por contornar o solo.
Uma de duralumínio fica 10, porém com o tempo ela vai amassando e empenando além de custar os olhos da cara.
Agora me veio a cabeça uma idéia de girico que pode até dar certo, alquém já viu ou pensou em correntes paralelas com barras de ferro de 1/2" presas entre elas com um espaço de 5 cm que forme uma esteira? Dá para enrolar para guardar e fazer na medida que convir, além de ser baratíssimo! Será que funciona?
Vou ter que fazer para crer!

NeRo
23/03/2005, 22:08
Alguém já pensou em 2 "taubuas" de madeira? :mrgreen:

Jorge Grego
24/03/2005, 21:48
Na última 4x4 & CIA saiu uma prancha de material plastico, mandei um email solicitando informações mas até agora não responderam.
Abraços
Jorge

Santoro
24/03/2005, 21:55
ja firam um material , q imita madeira , mas na verdade e um componente plastico ? derrepente e uma , akilo vc pode cortar igual madeira e e mais leve , da pra fazer varias ranhuras nela

Max Terry
26/03/2005, 08:59
As ponte de duraluminio, não são resistentes apenas por serem dobradas em formato de U, mas reparem nos furos, como são vazados, dão uma resistência extra para a ponte, se alguem conseguir fazer os furos, fazendo com que a chapa de aluminio fique voltada para fora, onde foram feitos os furos, aumentando consideravelmente a resistência da ponte, além de formar um ambiente antiderrapante.

proença
08/04/2005, 16:11
temos usado a prancha da foto
ela mede 1,00x0,23 metro e é feita de ferro
cabe certinho no bagageiro do jipe e n pesa muito
ela veio acoplada numa prancha utilizada em cegonhas e bastou soltá-la da prancha maior
serviu como ponte, suporte pra macaco hidráulico e como alavanca

[ ]´s

Murillus
26/12/2007, 19:14
temos usado a prancha da foto


posta as fotos...

CJ 60
26/12/2007, 19:31
temos usado a prancha da foto
ela mede 1,00x0,23 metro e é feita de ferro
cabe certinho no bagageiro do jipe e n pesa muito
ela veio acoplada numa prancha utilizada em cegonhas e bastou soltá-la da prancha maior
serviu como ponte, suporte pra macaco hidráulico e como alavanca

[ ]´s

Só faltou a "foto".. hahaha

penetra
06/09/2015, 01:56
O tópico é antigo, mas o assunto não. Que tal esta prancha para moto da GTNOX? Custa 250,00 e da para separar em duas de 1 metro cada. Se colocar uma placa de alumínio só para dificultar o afundamento na areia ou barro não deve sair por muito mais que 300,00.

Freitag
16/09/2015, 09:50
Faltou a foto amigo, o valor é bem interessante.

penetra
04/10/2015, 16:48
Desculpe a falha e a demora no envio pois viajei e só retornei este fim de semana. Esta é a Prancha escada. Se funcionar como prancha e atolar perto de um coqueiral na praia, depois do esforço ainda da par usar como escada e "roubar" um coco.513417