Ver Versão Completa : TD5 X PUMA X 300TDI(maxion)
Carlão Rover
03/08/2010, 00:22
Olá galera!
Gostaria de discutir com vocês sobre os motores que equipam nossas viaturas nos modelos desde setembro de 1990(200TDi),1994(300TDI),1998(TD5 lá fora e HS2.5Maxion aqui)2007- Puma.
Com certeza os motores mais novos são melhores em termos de CV/Kg(peso X torque), principalmente o puma.
Mas em relação ao propósito dos Land Rover desde os series, defender e agora New Defender, creio que tenha sido um grande equívoco.
Um motor eletrônico(desde o TD5) não condiz com o propósito do veículo; e isso é grave pois o motor é a "alma" da viatura.No TD5 existe um dispositivo "go home" caso exista alguma pane eletrônica.Mas se o módulo molhar ou for avariado o dispositivo falha.
Não vou dar meus argumentos agora, pois gostaria muito de "ouvir" os colegas.
Um abraço fraternal a todos.
Agora fiquei em dúvida.
A minha espaçonave é uma defender 90, 2.5TDI, ano 2000, amarela, já ouvi falar que é de uma série especial comemorativa do Camel Trophy. Nunca me deixou sem voltar para casa, e olha que de vez em quando eu faço umas brincadeiras mais pesadas. Eu sempre pensei que o motor era o 300TDI, mas pelo que foi informado pelo Carlão não é. Não estou duvidando de você Carlão, mas poderia confirmar esta informação????:pensativo:
Abraço
Romão
_portela
03/08/2010, 08:44
Carlão,
Bela discussão!
Tudo, como diria um velho presidente de um grande time de futebol, é "uma faca de dois legumes".
A eletrônica é um caminho sem volta e tem muitas vantagens, dentre as quais acho as principais as 4 que seguem...
1. Contribui para menos poluição;
2. As manutenções tornam-se mais espaçadas;
3. Os problemas são mais precisamente detectados;
4. Possibilita "customizações" melhor elaboradas e mais precisas do que ficar dando volta em parafuso "no olho".
Tudo que é novo gera receio e eu também tenho a pulga atrás da orelha quanto à resistência desses componentes eletrônicos, sobretudo em meio lamacento, empoeirado ou mesmo molhado. Contudo, ao mesmo tempo, tem muito de mito e lenda urbana quanto à fragilidade destes componentes.
As coisas mecânicas (da Land Rover, que fique claro que não estamos falando de relógios suíços) consertamos em qualquer esquina ou beira de estrada, porém, consertamos muito mais do que em carros mais modernos com eletrônica embarcada.
Faço a comparação entre meus Defenders e a minha Disco 3. Os Defenders ficavam muito mais tempo parados que a Disco. Sempre havia uma questãozinha a resolver.
A desvantagem da Disco é que tenho que ter uma ferramenta de diagnóstico que leia todas as suas ECUs e isto custa bem carinho, mas já está na minha lista de compras prioritárias. Com isso na mão eu fico beeeeeemmmmm mais tranquilo e livre das conce$$ionárias que, além de caras, não contam (no geral) com pessoal muiot competente e/ou bem treinado.
Abs.
Apesar de só ter fera no pedaço, vou dar minha opinião.
Concordo com o Carlão que os motores mais antigos gozam de maior confiança entre nós, mais pela experiência do que por outro motivo.
Mas, se formos prestar atenção no próprio manual de manutenção, os motores TD5, que entendo que seja uma evolução natural dos motores anteriores, exigem menos atenção, com as revisões em períodos maiores. Conclusão, os próprios fabricantes confiavam mais no TD5.
Face à mudança na legislação européia o td5 foi descontinuado e não poderá sofrer aperfeiçoamentos.
Quanto ao puma, acredito que este realmente apresenta uma mudança de paradigma da fábrica e que, ainda deve, se tiver tempo, ser melhor avaliado e, assim, conquistar a confiança do público.
Que a evolução é inexorável não se duvida, mas, mesmo a cadeia evolutiva, as vezes, nos leva a becos sem saída, se o puma é o próximo passo ainda descobriremos.
[]
[]
ascherer74
03/08/2010, 11:06
...
Mas em relação ao propósito dos Land Rover desde os series, defender e agora New Defender, creio que tenha sido um grande equívoco.
Propósito dos Land Rover!?
Não sei se isso é muito claro. É muito provável que cada um tenha uma visão disto.
Acho, como já foi dito, é um caminho sem volta. Em um mundo não muito distante não teremos mais espaço para marias-fumaça, como minha 110.
Tenho uma revista LRO de agosto de 2009, onde foi feita um comparativo entre 3 (300tdi, TD5 e "puma"), conclusão... NENHUMA.
Todos tinham seus defeitos e qualidades, deixava para que os proprietários decidissem qual o seu próprio "propósito" em relação a Defender.
Parabéns pelo tópico, apesar de ser uma discussão óbvia ainda não tinha sido iniciada de forma direta.:palmas:
henrique wamser
03/08/2010, 11:24
estou na minha segunda puma, e apesar de gostar até do barulho tó tó tó da 90 tdi 300 que ainda tenho, tambem da sua simplicidade de manutenção, não tem com não falar da diferença de pegada para viagens mais longas, menor ruído, o abs, o controle de tração que dispensa bloqueios...
os caras lá do coração da fábrica, devem ter resistido às mudanças, mas NORMAS européias foram mais fortes .
o motor puma é consagrado na Europa usado em vans como a Transit que vemos andando por aqui, e a FORD não iria queimar o filme com qualquer porcaria.
sendo um motor usado em larga escala, traz segurança de assistencia e de peças.
Mas é ruim de eu vender a noventinha!!!!!
abc
Carlão Rover
03/08/2010, 11:27
As Land Rover, especificamente as series que se tornaram as Defenders tem o propósito de "General Purposes" GP, que se tornou "Jipe" ou todo terreno. Este é o propósito das defenders e por isso manteve por tanto tempo seu design.
A estrutura e forma do chassi, a largura da viatura que possibilita dirigir com a cabeça para fora(mas que mata as pernas até se adaptar,hehehe), a altura que permite visualizar a distância o terreno a frente, enfim, as series antigas podiam dar partida com manivela se precisasse. O projeto da Land era um veículo de trabalho, um trator de "luxo".
Claro que hoje quem compra uma Defender para usar no asfalto e no dia a dia não reclama desta evolução eletrônica. Eu uso 90% no asfalto.
Mas vejam bem, com uma relação do diferencial 3,54, câmbio e caixa de transferência de "trator", e um motor eletrônico? Isso na minha opinião não está coerente.
Imaginem uma expedição para a Amazônia ou local parecido.Chuva dia sim e dia também na época do ano certa para esta expedição. Ir com um veículo excessivamente eletrônico já é um risco a observar no "check list".
Não tenho nada contra eletrônico, pelo contrário.Mas se quisesse um eletrônico comprava uma disco como fez o colega.E não uma Defender.Este é meu ponto.
Quem tem defender logo começa a aprender da mecânica dela e dificilmente fica na mão.Pode ver que a maioria tem sua caixa de ferramenta com aquilo que já sabe arrumar caso quebre,etc.
A minha imagem de "go anywhere" para nos modelos até 2006 aqui do Brasil e nos modelos até 1998 lá fora.
Carlão Rover
03/08/2010, 11:39
Agora fiquei em dúvida.
A minha espaçonave é uma defender 90, 2.5TDI, ano 2000, amarela, já ouvi falar que é de uma série especial comemorativa do Camel Trophy. Nunca me deixou sem voltar para casa, e olha que de vez em quando eu faço umas brincadeiras mais pesadas. Eu sempre pensei que o motor era o 300TDI, mas pelo que foi informado pelo Carlão não é. Não estou duvidando de você Carlão, mas poderia confirmar esta informação????:pensativo:
Abraço
Romão
Fala Dromão! Pode e deve duvidar a vontade, pois este é o Espírito!
Não conheço sobre esta série especial sua aqui no Brasil, portanto vou responder o que sei sobre os modelos normais.
Quando a Land Rover veio ser montada aqui em São Bernardo na antiga Kharman guia, uma das condições eram a nacionalização de algumas peças compatíveis e uma adaptação no motor 300 TDI.Aí surgiu o Maxion Rover, que por fora é muito parecido e por dentro tem algumas diferenças de lubrificação visando melhorar o aquecimento dos pistões mais distantes da bomba de óleo e água, assim como melhorar o consumo e poluição.
Com isso aumentou o barulho do motor, sobrecarregou a bomba dágua, modificou a temperatura de trabalho da bomba vácuo, e as mesmas peças ficaram sendo utilizadas, que foram planejadas para o 300 TDI original, no motor Maxion. Enfim os dois são bons motores, cada um com seus detalhes.Não se preocupe com esta diferença, apenas fique de olho na bomba dágua(que é barata) e confira sempre o óleo e a água(sugiro instalar um alarme para o nível da água).
Se sua série for especial de fábrica, pode ter vindo com o 300 TDI sim, pois mesmo depois da introdução do TD5(1998) para países como a África ou a pedido, a fábrica produzia uma nova com o 300 TDI para facilitar a manutenção e o risco de pane eletrônica.
Tenho uma com o 300TDi e outra com o TD5 (acho que é TD5 2010)
Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, mas viajar com a 300TDi para que não é acostumado é cansativo (não é meu caso).
Alias, a 300TDi achei mais economica que a TD5, todavia ando sempre mais forte com a TD5 (entre 120 a 130 km/h) a 300TDi viaja a 100 a 110 Km/h.
O limitador de velocidade as vezes me irrita!!!
A pegada do cambio 6 marcha ajuda e muito a TD5, imagino um cambio desse na 300TDi, seria perfeito!!!
Carlão Rover
03/08/2010, 16:04
Lipe, a sua é o motor puma, que na minha opinião é melhor que o TD5 em tudo.
Concordo PLENAMENTE com você que o câmbio 6 marchas seria perfeito para o 300TDI e o HS2.5.
Lipe, a sua é o motor puma, que na minha opinião é melhor que o TD5 em tudo.
Concordo PLENAMENTE com você que o câmbio 6 marchas seria perfeito para o 300TDI e o HS2.5.
Da para adaptar o cambio 6 marcha na 300TDi?
Fica mais fácil colocar um overdrive. Veja este link:
http://www.roverdrives.com/ds_model.html
Ja conversei bastante com o dono da empresa e esto estudando seriamente trazer um. Sempre foi meu sonho de consumo.
Abs
Sergio
henrique wamser
03/08/2010, 17:43
acabo de pegar a minha noventinha, que já andou 180kkm, mandei verificar bicos e bomba, porque era meio manca de final.
resultado; RODEI OS 20KKM neste período que ele é minha, com a bomba, segundo a oficina, cheia de lodo....o segundo estágio estava inoperante, travado...agora, ficou bala.
aí, que vem a pergunta pertinente ao tópico: que outro sistema iria aturar uma situação dessas?...fui até o Uruguai com ela assim? :shock:
Carlão Rover
03/08/2010, 18:09
Dá para fazer o que você quiser, inclusive adaptar este ou outro câmbio.
Mas não é "plug and play"; será necessário fazer uma "flange" para adaptar o câmbio no motor.
portuga4x4
03/08/2010, 20:06
Ola
O meu pai tem um Discovery td5 e até agora a única coisa que ainda nao deu problema nela foi o motor, ja viajamos muito com ela e nunca nos deixou na mão. E pelo menos em Portugal onde esse motor é usado a muito tempo em off road pesado ninguém reclama de panes electrónicas (eu pelo menos nunca vi)
ps: A África não é um pais é um continente
os 300TDi também estão presentes em Defender fora do Brasil? como África do Sul e Índia(li algo a respeito...)?
_portela
03/08/2010, 20:42
Eu só não iria com a Disco para a Transamazônica porque iria ser uma M...para limpar :mrgreen:
É que não tô rasgando dinheiro, mas que o carro é um tanque de guerra também isso é. Não deixa nada a dever em robustez, muito pelo contrário...
As relações de diferencial e caixa de transferência também não devem nada a Defender, 3,54 e 2,93:1, respectivamente.
Com uma 1ª a 4.171 e 6ª a 0.691.
Apesar da diferença em luxo e eletrônica mantém muitas características da "alma" Land Rover, como posição de dirigir elevada (só que reta), visão dos 4 cantos do carro, etc., etc. etc.
O problema dela é que é muito luxo para meter numa dessas. Se fosse o mesmo carro com um acabamento espartano a conversa seria outra.
Eu tenho uma grande expectativa positiva do que virá a ser o novo Defender. Eu acho que será o melhor dos mundos...
Abs.
"Eu tenho uma grande expectativa positiva do que virá a ser o novo Defender. Eu acho que será o melhor dos mundos..."
Concordo Portela, mas estou desde já "catequizando" minha esposa nas vantagens de se ter duas defender, 110 (o mandrake é da família) e 90 (esta nova).
Trabalho difícil, mas, temos tempos...
[]
Carlão Rover
04/08/2010, 00:20
Portela, a pergunta melhor seria essa:
Se tivesse que ficar em uma expedição durante 2 anos atravessando todo o continente africano, rodando todos os dias, qual viatura e com que motor iria entre as opções da Land Rover?
_portela
04/08/2010, 08:15
Uma Defender 300Tdi ou uma Disco I. Não porque confie mais neles do que na minha Disco, talvez muito pelo contrário. Mas porque o carro é apenas um (importante é verdade) elemento no contexto.
No continente africano, assim como em algumas partes do Brasil temos outras questões que vão muito além da "competência" do carro. O combustível, por exemplo, ao qual os common rail são bem mais sensíveis. Esse é um problema atual que enfrentamos em alguns países e que só será resolvido a médio-longo prazos.
Abs.,
paje_tapuya
04/08/2010, 12:52
Carlão,
Bela discussão!
Tudo, como diria um velho presidente de um grande time de futebol, é "uma faca de dois legumes".
A eletrônica é um caminho sem volta e tem muitas vantagens, dentre as quais acho as principais as 4 que seguem...
1. Contribui para menos poluição;
2. As manutenções tornam-se mais espaçadas;
3. Os problemas são mais precisamente detectados;
4. Possibilita "customizações" melhor elaboradas e mais precisas do que ficar dando volta em parafuso "no olho".
Abs.
Concordo com vc nesses aspectos, acho mesmo que os eletrônicos vieram p ficar. E mesmo sendo da área ambiental eu tenho tb duas viaturas a diesel, o que muitos colegas chamam de de falta de consciência. Não tô nem aí p o que eles dizem. Um fato que passa despercebido é que nosso diesel é poluente por que tem muito enxofre na composição. E isso não é culpa de quem tem carros movidos a diesel e sim daqueles que estabelecem as leis, querendo imitar a europa, mas com mentalidade de terceiro, quarto ou quinto mundo.
Nosso diesel tem 900ppm de enxofre, e se não me engano o da europa é ZERO enxofre. Porque somos obrigados a consumir um combustível sujo e um motor novo, dito limpo? Será que esse motor é tão limpo com um combustível tão sujo??
Acho que é um assunto a se pensar...
Ah! O tópico. O meu é 300TDI, e acho perfeito.
Saudações a todos
_portela
04/08/2010, 16:52
Diesel brasileiro...
200ppm Podium;
500ppm Metropolitano;
2000ppm fora metropolitano.
Europeu 15ppm.
Abs.
paje_tapuya
04/08/2010, 17:47
Diesel brasileiro...
200ppm Podium;
500ppm Metropolitano;
2000ppm fora metropolitano.
Europeu 15ppm.
Abs.
Pode crer, olha só a diferença entro o melhor nacional e o europeu. E isso quando não está adulterado...
Como já disse os eletrônicos vieram para ficar, mas eles também exageram, a central eletrônica do td5 fica embaixo do banco do motorista. Parece idéia de gênio.
[]
paje_tapuya
05/08/2010, 09:41
Como já disse os eletrônicos vieram para ficar, mas eles também exageram, a central eletrônica do td5 fica embaixo do banco do motorista. Parece idéia de gênio.
[]
Mas deve ter como isolar isso, tipo bolar uma panela de pressão como nos jeeps? Alguém já deve ter feito isso. Se não me engano a central do marruá é isolada.
Andei numa discovery TD5 e achei muito boa. Mas continuo optando pela simplicidade.
Carlão Rover
05/08/2010, 10:43
A questão não é só isolar os eletrônicos.
É a manutenção do conjunto.
Você pode levar um bico injetor, uma vela aquecedora, regular as válvulas,etc, no 300 TDI.Nos eletrônicos fica bem difícil e até desaconselhável.É melhor seguir no modo "go home" se estiver disponível.
Em relação ao diesel com certeza os eletrônicos levam a pior ainda mais.
O que eu penso é que muitos, principalmente os atuais donos da marca, acham que tecnologia e modernidade é o mais importante.
Creio que mais importante é a vocação do veículo.O design e a mecânica da Defender não se manteve por mais de 60 anos só porque é bonito.É FUNCIONAL e robusto.
Se for para colocar motor eletrônico, mais opções eletro-eletrônicas, penso ser mais coerente investir nos modelos discovery e range rover; até porque são muito bons e gostaria de ter um de cada sem dúvida.Inclusive com disopisitivos de segurança que não "cabem" no design da defender.
Concordo 100% com o Portela,
mas vou acrescentar o outro lado da moeda.
Os motores eletrônicos possuem injetores com furos aproximadamente 80% menores, para assim injetarem melhor o combustível com spray mais "fino" (melhor atomização), graças a altíssima pressão do sistema (± 2mil bar !!!). O resultado é uma queima mais limpa.
Logo o sistema de filtragem do Diesel é extremamente delicado, envolvendo uso de elementos filtrantes de mesh bem fino. Obviamente a chance de ter um filtro saturado aumenta muito, como acontece mais cedo ou mais tarde com a maioria dos proprietários destes motores, independente da idade do carro. Obviamente é um fato ocultado pela maioria dos defensores dos eletrônicos.
Estes filtros não são simples filtros rosqueáveis (spin-on), como dos TDI, mas sim complicados sistemas de vai-vem, de 4 dutos, com direito até a radiadores do retorno do combustível para o tanque, afinal o Diesel fica MUITO quente em razão da pressão dos sistema de injeção.
Nosso Diesel é ruim. E estes motores não o toleram. Cedo ou tarde vocês será pego na curvaPonto.
No caso da Disco 3, o motor é 100% apropriado para sua proposta, afinal sua larga carroceria, suas 2.7 ton (vazia), sua eletrônica on-board, design e sua confortável aptidão urbana a separam naturalmente de qualquer grande desafio em razão de seu público alvo.
No caso do Defender, acredito que o motor eletrônico nada mais seja do que a real imposição da atual política de emissões de poluentes.
O resultado é um carro que não pode mais ser diagnosticado por qualquer um, sem auxilio de avançados e caros sistemas eletrônicos. Um carro que não tolera mais Diesel ruim, que não oferece mais peças de substituição a baixíssimos preços, um carro que deixa de ter um motor popular entre outros veículos utilitários.
Em resumo, no caso especifico do Land Rover Defender, cuja proposta é ser um simples e despojado "go-anywhere vehicle", o motor eletrônico passa ser o seu maior defeito. Por mais perfeito que seja a tecnologia de seu sistema de injeção e diagnóstico, a realidade de nosso combustível não é compatível com os requisitos de seu motor e tão pouco com a rede credenciada da LR. Se nem maquina para alinhamento eletrônico das Discos eles tem, imagine substituir um componente de alta pressão do motor...
Por último, as listas estão abarrotadas de proprietários de Defender puma reclamando de motores que falham, perda de potência, fumaça azul, etc...
Para meu uso (viajar em lugares onde não existem mecânicos), não posso me dar ao luxo de ter um carro cuja manutenção começa por escanear uma ECU e caçar as temidas e invisíveis fadigas de chicote elétrico.
Em 50 anos, se bem cuidado, meu Defender continuará rodando, nem que algumas de suas peças tenham que ser usinadas, agora capacitores e circuitos integrados da ECU tem sua vida determinada e calculada em ± 15 anos.
A questão é; quem quer ficar com uma Disco 3 por mais de 5 anos? Hoje tem Disco 4, logo sai a 5 e depois a 6, alguma destas provavelmente já com estrutura alumínio, bem mais leve.
Um Defender em bom estado é um clássico desde o momento que sai da loja. Com motor mecânico, onde um único fio com 12V é o suficiente para ele funcionar, hoje já é raridade.
Na minha honesta opinião o Defender acabou para nós em 2005. O resto ficou eletrônico como qualquer outro, porém com os conhecidos problemas da LR. Logo, se hoje eu tivesse que escolher um carro zero para minhas viagens, ficaria com algo fabricado em maior escala e com maior seriedade: algo sem sal do Japão.
Eu resumiria assim: É na simplicidade que mora a mais importante das qualidades. Esta ERA a filosofia do LR. Quer um Land Rover original, corra para um Defender 2005. Afinal no novo Range Rover já é 4x2. Vai vendo!
paje_tapuya
06/08/2010, 09:34
Concordo 100% com o Portela, ...
...Para meu uso (viajar em lugares onde não existem mecânicos), não posso me dar ao luxo de ter um carro cuja manutenção começa por escanear uma ECU e caçar as temidas e invisíveis fadigas de chicote elétrico.
Em 50 anos, se bem cuidado, meu Defender continuará rodando, nem que algumas de suas peças tenham que ser usinadas, agora capacitores e circuitos integrados da ECU tem sua vida determinada e calculada em ± 15 anos...
Concordo plenamente com vc. Não é atoa que nossas forças armadas, que compraram o Marruá estão exigindo que ela não seja eletrônico. Ou seja tem que funcionar sem frescura, em qualquer lugar e que qualquer mecânico possa fazer sua manutenção. No off road simplicidade é tudo.
henrique wamser
06/08/2010, 14:03
Concordo 100% com o Portela,
mas vou acrescentar o outro lado da moeda.
Os motores eletrônicos possuem injetores com furos aproximadamente 80% menores, para assim injetarem melhor o combustível com spray mais "fino" (melhor atomização), graças a altíssima pressão do sistema (± 2mil bar !!!). O resultado é uma queima mais limpa.
Logo o sistema de filtragem do Diesel é extremamente delicado, envolvendo uso de elementos filtrantes de mesh bem fino. Obviamente a chance de ter um filtro saturado aumenta muito, como acontece mais cedo ou mais tarde com a maioria dos proprietários destes motores, independente da idade do carro. Obviamente é um fato ocultado pela maioria dos defensores dos eletrônicos.
Estes filtros não são simples filtros rosqueáveis (spin-on), como dos TDI, mas sim complicados sistemas de vai-vem, de 4 dutos, com direito até a radiadores do retorno do combustível para o tanque, afinal o Diesel fica MUITO quente em razão da pressão dos sistema de injeção.
Nosso Diesel é ruim. E estes motores não o toleram. Cedo ou tarde vocês será pego na curvaPonto.
No caso da Disco 3, o motor é 100% apropriado para sua proposta, afinal sua larga carroceria, suas 2.7 ton (vazia), sua eletrônica on-board, design e sua confortável aptidão urbana a separam naturalmente de qualquer grande desafio em razão de seu público alvo.
No caso do Defender, acredito que o motor eletrônico nada mais seja do que a real imposição da atual política de emissões de poluentes.
O resultado é um carro que não pode mais ser diagnosticado por qualquer um, sem auxilio de avançados e caros sistemas eletrônicos. Um carro que não tolera mais Diesel ruim, que não oferece mais peças de substituição a baixíssimos preços, um carro que deixa de ter um motor popular entre outros veículos utilitários.
Em resumo, no caso especifico do Land Rover Defender, cuja proposta é ser um simples e despojado "go-anywhere vehicle", o motor eletrônico passa ser o seu maior defeito. Por mais perfeito que seja a tecnologia de seu sistema de injeção e diagnóstico, a realidade de nosso combustível não é compatível com os requisitos de seu motor e tão pouco com a rede credenciada da LR. Se nem maquina para alinhamento eletrônico das Discos eles tem, imagine substituir um componente de alta pressão do motor...
Por último, as listas estão abarrotadas de proprietários de Defender puma reclamando de motores que falham, perda de potência, fumaça azul, etc...
Para meu uso (viajar em lugares onde não existem mecânicos), não posso me dar ao luxo de ter um carro cuja manutenção começa por escanear uma ECU e caçar as temidas e invisíveis fadigas de chicote elétrico.
Em 50 anos, se bem cuidado, meu Defender continuará rodando, nem que algumas de suas peças tenham que ser usinadas, agora capacitores e circuitos integrados da ECU tem sua vida determinada e calculada em ± 15 anos.
A questão é; quem quer ficar com uma Disco 3 por mais de 5 anos? Hoje tem Disco 4, logo sai a 5 e depois a 6, alguma destas provavelmente já com estrutura alumínio, bem mais leve.
Um Defender em bom estado é um clássico desde o momento que sai da loja. Com motor mecânico, onde um único fio com 12V é o suficiente para ele funcionar, hoje já é raridade.
Na minha honesta opinião o Defender acabou para nós em 2005. O resto ficou eletrônico como qualquer outro, porém com os conhecidos problemas da LR. Logo, se hoje eu tivesse que escolher um carro zero para minhas viagens, ficaria com algo fabricado em maior escala e com maior seriedade: algo sem sal do Japão.
Eu resumiria assim: É na simplicidade que mora a mais importante das qualidades. Esta ERA a filosofia do LR. Quer um Land Rover original, corra para um Defender 2005. Afinal no novo Range Rover já é 4x2. Vai vendo!
tô começando a mudar conceitos.......tem smilles para pulga atráz da orelha?:pensativo:
tô começando a mudar conceitos.......tem smilles para pulga atráz da orelha?:pensativo:
Vai me falar que não ta feliz com a 110?
:shock:
Vai final de semana que vem???
henrique wamser
06/08/2010, 15:00
estou sim, Lipe mas relmente simplicidade vai eternizar as tdi 300, ao contrário das eletronicas, que com mais chicotes, fiação,sensores , placas, poderão ter a confiabilidade afetada.
estou sim, Lipe mas relmente simplicidade vai eternizar as tdi 300, ao contrário das eletronicas, que com mais chicotes, fiação,sensores , placas, poderão ter a confiabilidade afetada.
De fato a eletronica pode atrapalhar como pode ajudar.
Seria interessante se a LR tivesse as duas opções, com motor eletronico e com motor mecanico.
Uma conforto outra "go-anywhere vehicle"
O problema é que o motor mecânico nunca vai satisfazer as normas atuais de emissão , portanto motor mecânico só os antigos. O meu é 1998... Abs Sergio
alexx.files
06/08/2010, 17:59
Um dos aspectos que torna a eletrônica um ponto negativo em qualquer equipamento com a vida útil de um Land Rover é a reposição de peças. Antigamente era muito simples, se queimasse um CI você ia na esquina e comprava um substituto, se um transistor saisse de linha haveria um equivalente, se fosse um capacitor ou resistor queimado era mais fácil ainda. Por isso as oficinas eletrônicas de bairro eram tão abundante como oficinas mecânicas.
Hoje em dia a integração é absurdamente maior que a 20 anos atrás. Os fabricantes de eletrônicos não usam mais componentes de prateleira e sim itens fabricados exclusivamente para determinado aparelho/produto/veículo. Quando essa aparelho sai de linha ninguém mais fabrica peças para reposição e não haverá equivalentes no mercado.
Por exemplo, um determinado chip que foi fabricado por encomenda para a Land Rover e controla um módulo importante do carro não possui equivalente e daqui 10/20 anos onde você vai encontrar um desses para reposição? Já via aparelhos com CI que sequer possuiam identificação, ou seja, o módulo inteiro tem que ser reposto.
Tente mandar para o conserto um CD-Player do início da década de 90 onde o problema é eletrônico. Será quase impossível encontrar peças para reposição.
É óbvio que a Land Rover irá manter a disponibilidade de peças por um bom tempo, mas isso não será para sempre e apartir dai dependeremos dos seus fornecedores continuarem fabricando os componentes eletrônicos.
O principal problema são os componentes integrados que são fabricados por poucas empresas no mundo e que atendem encomendas gigantescas de empresas muito grandes e provavelmente não vão querer atender uma determinada ind. de autopeças que precisa do 150 CIs da Disco3 para fabricar um módulo de gerenciamento. É diferente de uma peça de aço/alumínio que pode ser fabricada por qualquer empresa com determinado ferramental.
Talvez o futuro seja diferente, talvez algum entusiasta de Land Rovers resolva ele mesmo fabricar módulos equivalentes com componentes de pratileiras ou até clonar chips e placas inteiras... mais vai saber né...
[]´s
Alex
Pois é,
a LR teve esta opção entre 99 e 2005, para os mercados que possuíam o motor TD5 como padrão. Se chamava "Rest of the World spec". Eram exatamente os LR que tínhamos aqui.. Hoje como o colega acima colocou, não dá mais, por conta da questão ambiental. Com a norma Euro IV entrando em vigor na maioria dos países (alguns prestes ao Euro V), o porco 300 TDI Euro II não tem mais mercado.
Se eu tivesse que optar por um Defender puma (quem sabe a última rodada de 2012, só para colecionar), eu montaria um enorme pré-filtro, no caso um grande filtro oriundo de algum popular caminhão common-rail. Deve resolver a questão de filtros que se entopem facilmente. Agora é rezar para não quebrar o resto, como a bomba no tanque, os coletores de plástico, radiador de plástico, microchip, etc...
Na eletrônica tem o que se chama de MTBF "Mean Time Between Failures", não é como um eixo, que caso venha se desgastar, basta fazer um parecido no torno e colocar no lugar...
É obvio que tenho em mente que não escaparei dos comon-rail, mas se puder manter o 300TDI como refúgio, diversão ou marco de uma época, será fantástico..
O 300TDI tem algo que eu admiro, o seu BARULHO. Até hoje me pergunto o que passou na cabeça dos engenheiros da LR quando o motor funcionou pela sua primeira vez; duvido que tenham achado normal. No futuro (carros elétricos chegando aí), um 300TDI vai ser no mínimo pitoresco. Eu pelo menos não me lembro de nenhum carro externamente tão barulhento quanto um 300TDI sem forro no capô. Nem Toyota com 608 é páreo..
Hoje com a pré-ignição dos eletrônicos, o Diesel ficou silencioso. E aí vai mais um contra para meu rol; hoje gasta-se Diesel para suavizar a injeção, e mais Diesel ainda para incinerar o resultado da queima em busca de motores mais limpos. A cada ciclo de injeção, os modernos injetores tipo piezo são capazes de soltar até 7 borrifadas de Diesel. Tudo para detonar a característica música do Diesel.
Obviamente nos Diesel de competição (com ECUs feitas sob medida pelos fabricantes: VW e Audi) estes features são desligados, transformando o Tuareg V6 TDI do Paris Dakar em uma verdadeira locomotiva, assim como dando uma trilha sonora ímpar ao V12 TDI do Audi R10 em Le Mans.
Em fim, como disseram, é um caminho monótono e sem volta. Quem tiver paciência para terminar em casa um bom exemplar de Defender 300TDI, terá nas mãos algo no mínimo divertido para mostrar aos netos... Vejo o 300TDI como a maria-fumaça de nosso tempo.
Pela pouca quantidade de Defenders 2005 à venda em relação aos modelos anteriores e posteriores, acredito que tem muita gente além de nós pensando assim.
Apenas para terminar; foi observando a alegria de meu pai assistindo a um vídeo no Youtube, onde um grupo de 3 senhores colocavam em funcionamento um antigo trator Lanz bulldog monocilíndrico, um ícone da infância de meu pai, que comecei a pensar na chatice de nosa sina. Foi assim que comecei a dar mais valor a uma máquina como um Land Rover verde, teto branco, rodas brancas, 100% original, fiel a suas origens e simples como a mais antigas dos engenhos queimadores de óleo.
O que vem aí são paliativos a revolução elétrica, o último estágio da interface homem/asfalto.
De fato a eletronica pode atrapalhar como pode ajudar.
Seria interessante se a LR tivesse as duas opções, com motor eletronico e com motor mecanico.
Uma conforto outra "go-anywhere vehicle"
Fernando da Terra
07/08/2010, 08:45
Vejo o 300TDI como a maria-fumaça de nosso tempo.
Grande Cgauer....
Essa foi com certeza, a melhor definição, que já ouvi até hoje, de um land rover...
e é a que mais define a viatura, simplificadamente.......
Fernando
ClaudioMartins
09/08/2010, 09:18
Este é um grande texto, Cgauer.
Definiu muito bem a questão Defender e ainda fala, de forma embutida, de uma gama ampla da nossa produção industrial. Muito bem.
Cláudio
,
O 300TDI tem algo que eu admiro, o seu BARULHO. Até hoje me pergunto o que passou na cabeça dos engenheiros da LR quando o motor funcionou pela sua primeira vez; duvido que tenham achado normal. No futuro (carros elétricos chegando aí), um 300TDI vai ser no mínimo pitoresco. Eu pelo menos não me lembro de nenhum carro externamente tão barulhento quanto um 300TDI sem forro no capô. Nem Toyota com 608 é páreo..
Clemente, os 300Tdi ingleses são mais suaves que os nacionais , acho que é a regulagem da BI não? A batida dos nacionais são mais fortes e definidas. Pessoalmente prefiro os ingleses....
ABs
Sergio
Carlão Rover
09/08/2010, 09:49
Então, eu concordo em partes com o Clemente.
O interesse não é diminuir a poluição, e sim vender mais veículos.As normas de poluição podem ser atendidas com uma regulagem de qualquer motor e troca de componentes, sem a necessidade de ser eletrônico.Experiência própria.
Diminuir a poluição é impedir que vazamentos de petróleo ocorram como os que vimos recentemente.Isso sim muda de "imediato" a natureza.
Pode colocar uma bomba de maior vazão, escape maior, mais admissão com intercoller maior e turbo sequencial, etc.
A questão que para mim ficou clara e por isso este tópico; a mudança do paradigma da vocação da Defender. Era um pau para toda obra e agora virou mais um, que por enquanto ainda é "quadrado".
Abraço.
Carlão Rover
09/08/2010, 09:53
,
Clemente, os 300Tdi ingleses são mais suaves que os nacionais , acho que é a regulagem da BI não? A batida dos nacionais são mais fortes e definidas. Pessoalmente prefiro os ingleses....
ABs
Sergio
O barulho distinto vem de modificações nos dutos de lubrificação interna de óleo e água, que visaram melhorar a temperatura que atingia o pistão mais longe das bombas de óleo e água, problema encontrado em países quentes como o brasil para o 300TDI; a ressonância do motor muda.
Abraço.
Pois é, são bem legais os tratos que os brazucas deram ao 300TDI. Graças a estas benfeitorias, o motor nacional rapidamente passou de Euro I para Euro II, com mínimos ajustes também na bomba; como alteração do avanço de partida, diminuindo em muito aquela momentânea fumaceira inicial da partida do motor (o que é normal para ajudar a partida em lugares frios).
Um outro item interessante que foi melhorado foi o virabrequim, que aqui no Brasil passou a ser forjado.. O inglês era feito com outro processo, que esporadicamente resultava em quebras:|, como um exemplar em atual reconstrução na oficina do Ronald. Do nada se partiu ao meio. O interessante é que ele chegou rodando na oficina, pois os mancais (5) seguravam tudo no lugar.
Uma coisa é fato, é um motor de manutenção imbecilmente fácil. Com ferramentas adequadas e mínima experiência, dá para trocar a correia dentada em 40 minutos, regular as válvulas em 15 minutos, filtro de Diesel em 5 minutos, óleo em 10 minutos, e assim vai.
Se o 300 TDI parar, basta usar os sentidos humanos para descobrir onde deu problema. Se você abrir uma linha de Diesel junto a um injetor e durante a partida jorrar Díesel, você eliminou 90% dos problemas de alimentação, sobrando apenas o pior deles: correia dentada partida; para quem negligencia manutenção ou raros azarados.
No eletrônico, comece pelo computador, aí entram as centenas de variáveis como: sensores, bomba de baixa (no tanque) e alta pressão (no motor), chicotes, sensores Hall, atuadores, sondas lamba, conversor catalítico, filtros de partículas, etc, etc... Obviamente tudo isso costuma funcionar em harmonia, mas com o passar dos anos, dos rios, da buraqueira; der pau..... Ui!
Abrax
O barulho distinto vem de modificações nos dutos de lubrificação interna de óleo e água, que visaram melhorar a temperatura que atingia o pistão mais longe das bombas de óleo e água, problema encontrado em países quentes como o brasil para o 300TDI; a ressonância do motor muda.
Abraço.
lulaquintella
09/08/2010, 11:28
Pois é, são bem legais os tratos que os brazucas deram ao 300TDI. Graças a estas benfeitorias, o motor nacional rapidamente passou de Euro I para Euro II, com mínimos ajustes também na bomba; como alteração do avanço de partida, diminuindo em muito aquela momentânea fumaceira inicial da partida do motor (o que é normal para ajudar a partida em lugares frios).
Um outro item interessante que foi melhorado foi o virabrequim, que aqui no Brasil passou a ser forjado.. O inglês era feito com outro processo, que esporadicamente resultava em quebras:|, como um exemplar em atual reconstrução na oficina do Ronald. Do nada se partiu ao meio. O interessante é que ele chegou rodando na oficina, pois os mancais (5) seguravam tudo no lugar.
Uma coisa é fato, é um motor de manutenção imbecilmente fácil. Com ferramentas adequadas e mínima experiência, dá para trocar a correia dentada em 40 minutos, regular as válvulas em 15 minutos, filtro de Diesel em 5 minutos, óleo em 10 minutos, e assim vai.
Se o 300 TDI parar, basta usar os sentidos humanos para descobrir onde deu problema. Se você abrir uma linha de Diesel junto a um injetor e durante a partida jorrar Díesel, você eliminou 90% dos problemas de alimentação, sobrando apenas o pior deles: correia dentada partida; para quem negligencia manutenção ou raros azarados.
No eletrônico, comece pelo computador, aí entram as centenas de variáveis como: sensores, bomba de baixa (no tanque) e alta pressão (no motor), chicotes, sensores Hall, atuadores, sondas lamba, conversor catalítico, filtros de partículas, etc, etc... Obviamente tudo isso costuma funcionar em harmonia, mas com o passar dos anos, dos rios, da buraqueira; der pau..... Ui!
Abrax
Amigo Gauer, comcordo em grau,genero e numero!!!!!!
Quem nao fica tentado em comprar um def novinho, cambio de 6m, motor mais forte etc,etc...
Mas, so o objetivo e atravessar rios, poeira, lama e tudo mais que a gente adora!
Sei nao, fico mesmo com o meu TDI,simples de consertar, com a manutensao correta e alguns cuidados ele dura muuuuito.
Fico desconfiado da eletronica, ainda mais a Inglesa, os caras sao famosos em fazer bagunca nos fios e chicotes!
Pergunte a qualquer eletricista que cuida de rovers, jaguares e outros ingleses que andam por aqui.
Entao, enquanto der fico mesmo com o 300 TDI.
abraco
paje_tapuya
09/08/2010, 11:45
Acho que uma das coisas que entra em nessa discussão é a nossa sociedade de consumo. Lembrando que uma das maiores propagandas d LR é que mais de 70% de suas viaturas até hj fabricadas funcionam, porque vc não pode ter um único carro para sua vida? Porque o mais novo é melhor? Será que seu carro com a devida manutenção não sai mais barato para todos, tendo em vista que os custos de produção também incluem o consumo de energia, água, etc, e isso não implica só p quem faz ou compra, mas para todos?
Acho que todos devem pensar nesse ponto também, pois implica em diminuir o consumo de recursos naturais. E se for só o caso do petróleo, cadê o biodiesel?
alexx.files
09/08/2010, 12:12
Acho que uma das coisas que entra em nessa discussão é a nossa sociedade de consumo. Lembrando que uma das maiores propagandas d LR é que mais de 70% de suas viaturas até hj fabricadas funcionam, porque vc não pode ter um único carro para sua vida? Porque o mais novo é melhor? Será que seu carro com a devida manutenção não sai mais barato para todos, tendo em vista que os custos de produção também incluem o consumo de energia, água, etc, e isso não implica só p quem faz ou compra, mas para todos?
Acho que todos devem pensar nesse ponto também, pois implica em diminuir o consumo de recursos naturais. E se for só o caso do petróleo, cadê o biodiesel?
Paje, não sei como é em outros países mas aqui no Brasil existe aquela lenda que o carro começa a dar problemas depois de 3 anos de uso e que é mais barato vender e comprar um zero. Ai o cara gasta 10K ou 15K para trocar de carro sendo que a manutenção do velho não sairia nem a metade disso. Isso já virou cultura no Brasil, infelizmente.
[]´s
Alex
alexx.files
09/08/2010, 12:15
Abraço.
Carlão, acho que o diesel nacional influi nesta questão do barulho também, porque na semana passada eu abasteci com podium pela primeira vez e o barulho do motor mudou significativamente. Não diminuiu apenas mudou.
[]´s
Alex
alexx.files
09/08/2010, 12:23
O interessante é que ele chegou rodando na oficina, pois os mancais (5) seguravam tudo no lugar.
Abrax
Não fez mais do que a obrigação de ir para a oficina rodando, afinal é um Land Rover. :dance:
[]´s
Alex
Pois é Paje você realmente mencionou algo que paira MUITO acima de todo resto que estávamos discutindo...
isso foi pauta do último Top Gear, programa Inglês da BBC 2 que passa todo domingo por lá. Em meio a 100 mil carros que rodavam perfeitamente, tinha até 110 inteira apra ser destruida em troca de 2.5mil libras na compra de um carro novo, pacote anti-crise.. Um dos apresentadores, o Richard (baixinho) ama Land Rovers... E a energia para isso, e o impacto ambiental de tanto material novo para carros novos?
Apesar de eu NUNCA ter encontrado a fonte da informação "dos 70%", deve ser verdade para os Defender, agora para o Freelander e outros como Range Rover P38 eu duvido. Imagine então no novo Land Rover 4x2...
Pois é, a questão do troca-troca de carro é um verdadeiro problema ambiental. Sou 100% contra carros do tipo descartável como agora vendidos em 80 vezes..
Fui proprietário de um Corolla com 17 anos de vida, e só então ele me deu o primeiro problema, uma bucha da bandeja e um tirante da direção com folga. De resto até na Controlar passou com louvor. Em fim existe sim uma maneira de fabricar um carro com qualidade e longevidade, como os Suzuki Samurai e o Defender, onde mesmo com tudo destruído e porcas gambiarras eles continuarão funcionando.
O Defender se perpetua em razão de sua utilidade e simplicidade; como os velhos tratores Brasil afora. O importante é uma caixa de marchas com óleo e um motor funcionando. O resto é frescura. Talvez seja esta a razão para a maioria dos tratores ainda serem mecânicos. As exigências ambientais são BEM mais leves para os veículos agrícolas.
Temos sorte de ter uma infinidade de peças à disposição dos nossos motores e assim será enquanto tivermos perueiros e fazendeiros rodando com suas Sprinters e Ranges, seja no Brasil, Argentina e Chile..
Mesmo na hipótese de eventualmente os motores mecânicos apresentarem mais problemas, seu reparo sempre será objetivo e descomplicado, assim como seus requisitos operacionais.
Abraço
TylerNTL
09/08/2010, 13:23
Paje, não sei como é em outros países mas aqui no Brasil existe aquela lenda que o carro começa a dar problemas depois de 3 anos de uso e que é mais barato vender e comprar um zero. Ai o cara gasta 10K ou 15K para trocar de carro sendo que a manutenção do velho não sairia nem a metade disso. Isso já virou cultura no Brasil, infelizmente.
[]´s
Alex
Isso é fato.
Tem gente que "investe" R$ 30k para trocar de carro (quando não paga um financiamento ad eterno) mas tem pena de ter uma "despesa" de R$ 1k para trocar correia, disco de freio ou kit de embreagem.
Carlão Rover
09/08/2010, 13:45
Isso é fato.
Tem gente que "investe" R$ 30k para trocar de carro (quando não paga um financiamento ad eterno) mas tem pena de ter uma "despesa" de R$ 1k para trocar correia, disco de freio ou kit de embreagem.
X2!!!
E isso sem falar que os preços de tabelas(jornal do carro, fipe,etc) se baseiam nisso.
paje_tapuya
09/08/2010, 14:03
Acho que essa questão do consumismo deve ser bem discutida, existem vários angulos de se ver essa questão e não digo que todos estão 100% certos. Tudo tem um preço. Mas sempre vou achar que o custo de manter um defender, ou no meu caso uma discovery 300TDI e um engesa, é muito menor que se eu for trocar por uma viatura 00KM. Afinal conhecer a caranga leva tempo e ajuda muito na manutenção. E p não dizer que eu exagero, tenho como um exemplo de uma amiga que comprou um tucson pela garantia de 5 anos que o fabricante oferece e só no primeiro ano ela gastou mais de 2K com manutenção. Ou seja, a garantia é boa, mas muito mais para o marketing do que para o cliente.
Saudações.
Ps: alguém já ouviu falar do movimento cidades em transições? Pergunte para o google, se posssível em inglês tb. Vejam que é possível mudarmos o mundo anossa volta. E só existe uma mudança básia p isso: Não competir com o vizinho, cooperar.
alexx.files
09/08/2010, 14:42
Uma coisa interessante em relação a Defender é que quem compra uma usada nem sempre pode escolher a motorização. Isso porque a valorização da usada é tão grande que a diferença de preço de um modelo para um 1 ano mais novo é bem grade e as vezes fica fora do orçamento.
No meu caso que troquei de Defender no final do ano passado, a minha 2001 deu uma caida de preço durante a crise e hoje vale mais do que eu paguei. Uma 1 ano mais nova já pula para 4 ou 5 mil mais caro.
Isso quer dizer que o cara tem tem bala para ir de Puma pode escolher o que quizer mas o cara que tem bala para ir de 300Tdi talvez não consiga uma Td5.
[]´s
Alex
rafaelfernandez
09/08/2010, 20:30
...
Isso quer dizer que o cara tem tem bala para ir de Puma pode escolher o que quizer mas o cara que tem bala para ir de 300Tdi talvez não consiga uma Td5.
...
Mas é uma bobagem trocar um 300tdi por um Td5. Pelo menos aqui no Brasil. Se é pra ter dores de cabeca com eletronica, melhor ir logo pro puma com a 6a marcha.
[]´s
Rafael
ascherer74
09/08/2010, 21:41
Mas é uma bobagem trocar um 300tdi por um Td5. Pelo menos aqui no Brasil. Se é pra ter dores de cabeca com eletronica, melhor ir logo pro puma com a 6a marcha.
[]´s
Rafael
Também acho. Nunca trocaria um 300tdi(maxion) por uma TD5.
_portela
09/08/2010, 23:00
Um dos aspectos que torna a eletrônica um ponto negativo em qualquer equipamento com a vida útil de um Land Rover é a reposição de peças. Antigamente era muito simples, se queimasse um CI você ia na esquina e comprava um substituto, se um transistor saisse de linha haveria um equivalente, se fosse um capacitor ou resistor queimado era mais fácil ainda. Por isso as oficinas eletrônicas de bairro eram tão abundante como oficinas mecânicas.
Hoje em dia a integração é absurdamente maior que a 20 anos atrás. Os fabricantes de eletrônicos não usam mais componentes de prateleira e sim itens fabricados exclusivamente para determinado aparelho/produto/veículo. Quando essa aparelho sai de linha ninguém mais fabrica peças para reposição e não haverá equivalentes no mercado.
Por exemplo, um determinado chip que foi fabricado por encomenda para a Land Rover e controla um módulo importante do carro não possui equivalente e daqui 10/20 anos onde você vai encontrar um desses para reposição? Já via aparelhos com CI que sequer possuiam identificação, ou seja, o módulo inteiro tem que ser reposto.
Tente mandar para o conserto um CD-Player do início da década de 90 onde o problema é eletrônico. Será quase impossível encontrar peças para reposição.
É óbvio que a Land Rover irá manter a disponibilidade de peças por um bom tempo, mas isso não será para sempre e apartir dai dependeremos dos seus fornecedores continuarem fabricando os componentes eletrônicos.
O principal problema são os componentes integrados que são fabricados por poucas empresas no mundo e que atendem encomendas gigantescas de empresas muito grandes e provavelmente não vão querer atender uma determinada ind. de autopeças que precisa do 150 CIs da Disco3 para fabricar um módulo de gerenciamento. É diferente de uma peça de aço/alumínio que pode ser fabricada por qualquer empresa com determinado ferramental.
Talvez o futuro seja diferente, talvez algum entusiasta de Land Rovers resolva ele mesmo fabricar módulos equivalentes com componentes de pratileiras ou até clonar chips e placas inteiras... mais vai saber né...
[]´s
Alex
Matou a pau! Pode fechar o tópico:palmas::palmas::palmas:
Concordo plenamente.
A única coisa a dizer, para dar uma de "advogado do diabo" e colocar mais lenha para discutirmos, é que no caso das coisas mecânicas também tem uma coisa que me assusta...A escassez de mão-de-obra qualificada.
Eu fico pensando na retífica de um 300Tdi. Onde fazer com qualidade, por exemplo? Qualidade que me garanta um motor como ele era originalmente.
Abs.
alexx.files
09/08/2010, 23:33
[]´s
Rafael
Eu também não trocaria mas o cara que tem condições de comprar um Td5 nem sempre tem condições de comprar um Puma, isso que quiz dizer. Ele pode até optar por uma mais velha e pegar um 300Tdi, mas passar para um Puma a história é outra.
[]´s
Alex
Carlão Rover
10/08/2010, 00:14
Eu fico pensando na retífica de um 300Tdi. Onde fazer com qualidade, por exemplo? Qualidade que me garanta um motor como ele era originalmente.
Abs.[/QUOTE]
Procura o Maurício da RaschMotoren.Ele sabe o que faz.
Abraço.
"A escassez de mão-de-obra qualificada...
....Qualidade que me garanta um motor como ele era originalmente."
Embora não seja fácil ($$$), devido ao fato do 300 ter um uso muito grande, acredito que seja possível conseguir-mos realizar o trabalho a contento. Na minha experiência, quando tive que retificar o motor de um a ranger, o serviço foi bem feito, rodei mais 80.000 km, vendi o carro e o motor estava em perfeitas condições.
O problema, acredito, surge quando a pessoa não quer ter o gasto necessário para o serviço, muitas vezes poupando na mão de obra, e depois reclama quando tem de fazer novamente.
[]
Pessoal
Vejo que temos aqui várias pessoas que conhecem bem o 300TDI.
Tenho um problema.
O meu carro, depois de aquecido, quando uso o freio motor e acelero um pouco sai fumaça branca e parece que o motor sai do ponto e fica mais reduzido. Se eu não acelerar fica normal, sem fumaça, se eu acelerar a ponto da turbina entrar em operação ele funciona normalmente. Quando a turbina está na iminência de operar percebe-se a transição entre um modo e outro claramente.
Alguém sabe o que é isso???
Daniel Romão
Defender 90 amarela
2000 2.5TDI
Carlão Rover
10/08/2010, 11:07
Turbina queimando óleo...o mais provável...Claro que vendo é melhor...Pois pode ser a correia dentada dando sinais de desgaste pelo motor fora de ponto...
Leva no Maurício da RaschMotoren que vale a pena.
Turbina queimando óleo...o mais provável...Claro que vendo é melhor...Pois pode ser a correia dentada dando sinais de desgaste pelo motor fora de ponto...
Eu sempre apostei na turbina, pois já estou com este carro a 2,5 anos e sempre foi assim. Quando está frio é muito pior. O problema é que não parece óleo queimado, parece que é diesel. O óleo não baixa muito.
Quando estou em regiões litorâneas onde a altitude é menor o problema quase desaparece.
Romão
Eu sempre apostei na turbina, pois já estou com este carro a 2,5 anos e sempre foi assim. Quando está frio é muito pior. O problema é que não parece óleo queimado, parece que é diesel. O óleo não baixa muito.
Quando estou em regiões litorâneas onde a altitude é menor o problema quase desaparece.
Romão
Verifique se o motor está no ponto. Se estiver, pode ser nesta ordem:
Injetores, bomba e finalmente anéis e turbina.
Romão
Portela,
e a retifica de um Puma, TDV6 ou TDV8; será que tem retífica e quanto custaria trocar os bicos, retificar os guias das dezenas de válvulas e cia?
Por pior que seja, tem gente que faz a do 300TDI, mas dos eletrônicos; não sei.
O fato é que ainda tem bloco novo para o 300TDI, assim como todas as peças em medidas standard, 10 e 20.. Se quiser ser preciosista é só abrir o motor com uns 200mil km, para trocar os anéis e pistões, e assim garantir mais uns 200mil km de vida aos os cilindros antes da próxima troca de pistões e anéis. Como se fazia antigamente. Pelo menos a parte de baixo não parece sofrer qualquer desgaste, mesmo após centenas de milhares de Km.
O Ronald, ele tem um 110 300TDI que sempre fez a manutenção com ele e hoje tem 700mil Km. Continua firme e forte.. Só trocou os bicos injetores.
Agora esquema mesmo é "ter" um 300TDI e não necessariamente "usar". rsrsrrrr
Para o dia a dia é melhor um Fit automático ou qualquer coisa Japonesa.
Meu 110 é de coleção, com algumas viagens longas onde tudo roda em condições ideais.. No dia a dia o maior problema é resto: caixa de direção, buchas de suspensão, comutador do farol, etc... rsrsr
Abrax
Clemente
Matou a pau! Pode fechar o tópico:palmas::palmas::palmas:
Concordo plenamente.
A única coisa a dizer, para dar uma de "advogado do diabo" e colocar mais lenha para discutirmos, é que no caso das coisas mecânicas também tem uma coisa que me assusta...A escassez de mão-de-obra qualificada.
Abs.
henrique wamser
10/08/2010, 17:12
quanto à fumaça branca, se não me engano, abri até um tópico:
em 2004, comprei uma 110 04/05 0km, e sempre quando ligava, enquanto fria, saía uma boa quantidade de fumaça branca, mas só na faixa de rotação que antecedia a entrada do turbo(mais ou menos 1900rpm) .talvez fosse bem quando o turbo começava, sei lá...
porem, a vendi com mais de 80000km, sem que isto tivesse piorado alguma coisa.
quanto a noventinha, agora com a bomba regulada e limpa, anda muito e fumaceia quase nada.
Obrigado pessoal
Vou verificar e informo o resultado.
Abraço
Daniel Romão
Pessoal
O Luiz Fraga descobriu o problema no meu carro. É uma folga no eixo que interliga a bomba de injeção com a correia dentada. Vou ter que fazer a bomba, alguém tem alguma dica????
O meu carro não tem problema de baixa potência, subo a imigrantes em quinta sem problemas. O maior problema é que esta folga causa desgaste excessivo da correia dentada. Aguenta 60.000 km, mas no talo.
Abraço
Daniel Romão
Na verdade a bomba vai para um bombista e lá só trocam uma bucha; mas vão trocar também uma série de itens, aproveitando a oportunidade de ter a bomba aberta. É um serviço "R$ 2000", independente do problema e estado dos componentes. Pague e fique quieto afinal bombista é como internação de hospital. Se resolver economizar num filtro, o serviço fica sem garantia, etc, etc!
Normalmente este desgaste acontece em razão de excesso de tensão na correia dentada. Em algum momento do histórico da manutenção do carro alguém comeu bola ou queria garantir futuras manutenções.
Abraços e boa sorte.
Pessoal
O Luiz Fraga descobriu o problema no meu carro. É uma folga no eixo que interliga a bomba de injeção com a correia dentada. Vou ter que fazer a bomba, alguém tem alguma dica????
O meu carro não tem problema de baixa potência, subo a imigrantes em quinta sem problemas. O maior problema é que esta folga causa desgaste excessivo da correia dentada. Aguenta 60.000 km, mas no talo.
Abraço
Daniel Romão
paje_tapuya
11/08/2010, 15:02
... Pague e fique quieto afinal bombista é como internação de hospital. Se resolver economizar num filtro, o serviço fica sem garantia, etc, etc! ...
... Em algum momento do histórico da manutenção do carro alguém comeu bola ou queria garantir futuras manutenções.
Abraços e boa sorte.
Acho que esse é o real problema dos leigos... Lei de Gerson!
Carlão Rover
11/08/2010, 15:57
Pessoal
Abraço
Daniel Romão
Cara, eu levaria em uma pessoa que trabalha apenas com motores e bomba, como o Maurício da Rasch, antes de gastar com bombista com uma opinião de mecânico. Previsão de correia dentada partir tá mais para "mãe diná".
Abraço.
alexx.files
11/08/2010, 17:49
Pessoal, um colega aqui do trabalho tem um Troller T4 2008 e hoje deu pane seca no carro. Mesmo depois de reabastecer o carro não pegou, ele levou no mecânico que disse que a bomba foi para o saco. :shock:
Agora ele precisa levar o carro em um bombista mas parece que a bomba nova custa 6K.
Achei estranho isso porque normalmente pane seca não deveria causar problemas na bomba, ou eu estou errado?
No caso das Defenders com 300Tdi qual seria o problema de pane seca?
[]´s
Alex
2008 é eletrônico já?
Fato é, a lubrificação de todas as bombas de motores rápidos é feita pelo próprio Diesel. Não deveria, mas se rodar muito tempo seca, pode ser que dê problemas. Uma bomba dificilmente quebra... Ela vai gastando e perdendo a pressão. Agora no sistema eletrônico, se ficar sem Diesel, pode queimar a bomba dentro do tanque e destruir as palhetas de bomba de alta pressão.
O fundo do tanque também é algo bem ruim. Quando o Diesel acaba, todo o chorume do tanque, sedimentador e filtros vai para a bomba, bicos, etc...
Deixar um Diesel parar por falta de Diesel não é nada bom... Amigo meu andou uns 50km com 100% de gasolina... O Land morreu, mas foi colocar Diesel que tudo voltou ao normal...
Basicamente no 300TDI basta dar partida na chave até ligar. Ele tem bomba de arrasto de Diesel, a qual também possui uma alavanca para bombear o Diesel manualmente, ela fica embaixo do filtro de ar (siga os dutos do filtro de Diesel). O ideal é abrir o parafuso chave 10 encima do filtro de Diesel e bombear na mão até sair o ar e jorrar Diesel. Se o motor parar em determinada posição a bomba fica apertada, neste caso basta dar uma batida na chave para a bomba poder ser operada manualmente. Motores como os da S10 e Ranger, tem uma bomba manual de diafragma (botão preto) É só apertar com a palma da mão até o ar sair.
Nos eletrônicos é variado.. Uns tem bicos de sangria, outros tem uma pêra de borracha na tubulação (como nas lanchas com motor de popa), é o caso dos Renault Diesel..
Aliás o MWM 2.8 do Troller tem exatamente o mesmo sistema de injeção, mesma bomba e mesmos bicos... Mas por não tem correia dentada e alguns outros mimos, é tranqüilo para manter que o nosso simplíssimo 300TDI. Agora se quebrar, é um problema, chegar na bomba é chato, nem falar nos outros agregados, pois a maioria fica próximo a corta-fogo.
Abraços e boa sorte
Pessoal, um colega aqui do trabalho tem um Troller T4 2008 e hoje deu pane seca no carro. Mesmo depois de reabastecer o carro não pegou, ele levou no mecânico que disse que a bomba foi para o saco. :shock:
Agora ele precisa levar o carro em um bombista mas parece que a bomba nova custa 6K.
Achei estranho isso porque normalmente pane seca não deveria causar problemas na bomba, ou eu estou errado?
[]´s
Alex
Troquei a correia dentada e melhorou muito. Não vou fazer a bomba agora porque a grana está curta. Amanhã viajo até ilha bela e volto, vamos ver como se comporta.
Abraço
Daniel Romão
Carlão Rover
11/08/2010, 22:00
[]´s
Alex
Esse é o problema da maioria dos mecânicos e oficinas...São trocadores de peças...Não sabem o que fazem, apenas repetem literalmente "mecânicamente" a substituição das peças prováveis de problema.Caso não der certo vão trocando outras até resolver.
Aí você paga a mão de obra, a peça(bem mais cara para ter "garantia") e depois de 1 semana dá outro problema relacionado ao serviço feito e ele vai te convencer que não tem nada a ver uma coisa com a outra.
É isso aí...
Carlão Rover
11/08/2010, 22:02
Troquei a correia dentada e melhorou muito. Não vou fazer a bomba agora porque a grana está curta. Amanhã viajo até ilha bela e volto, vamos ver como se comporta.
Abraço
Daniel Romão
Acho que já resolveu o problema da sua "bomba"...
lulaquintella
12/08/2010, 11:08
Amigo Carlao e amigos do forum, eu vi recentemente numa oficina aqui no rio, um necanico fazendo uma "receita infalivel" numa Noventinha.
Adiantou o ponto um pouco ate o motor castanhar( faz um pouco mais de barulho). Aumentou a pressao do turbo para 1.3kg e aumentou o debito da bomba.
Eu andei e a viatura ficou realmente boa, mas sera que vai durar?
fico em duvida principalmente no caso de adiantar o ponto na correia dentada.
Abraco a todos
Não, não vai durar..
Motores com injeção direta são MEGA sensíveis em relação ao ponto de injeção. Adiantou o ponto além do PMS (ponto mmorto superior do pistão), a vida do motor cai drasticamente. Está em qualquer bibliografia sobre motores Diesel.
Nem falar da pressão do turbo, e débito.
O mais provável é ter um pistão fundido ou cabeçote empenado. As pressões em questão são absurdas e o 300 TDI não é o melhor exemplo no que tange a reserva técnica.
Em motores cansados, com compressão baixa, o avanço do ponto é um recurso que garante alguma sobre-vida e maior facilidade na partida. Única exceção que recomendaria avançar o ponto além do PMS (padrão em 100% dos Diesel de injeção direta).
Abraços
Clemente
Amigo Carlao e amigos do forum, eu vi recentemente numa oficina aqui no rio, um necanico fazendo uma "receita infalivel" numa Noventinha.
Adiantou o ponto um pouco ate o motor castanhar( faz um pouco mais de barulho). Aumentou a pressao do turbo para 1.3kg e aumentou o debito da bomba.
Eu andei e a viatura ficou realmente boa, mas sera que vai durar?
fico em duvida principalmente no caso de adiantar o ponto na correia dentada.
Abraco a todos
Carlão Rover
12/08/2010, 20:40
A minha land rover 2001 está com alterações na regulagem do motor desde 2003.Hoje está com BIturbo e 180 CV.
Acabei de fazer a revisão dos 200 Mil Km, e está tudo zero.
Eu penso que o grande segredo está no uso do motor pelo motorista.
O 300 TDI é muito mais torcudo do que vem regulado de fábrica.E as defenders tem transmissão de "trator"; Apimentar o 300 TDI ou HS 2.5 na minha opinião é um dever.
Claro que tem que ser bem feito(entenda-se um profissional que sabe o que faz e não um trocador de peças).
Eu com o Biturbo nunca tive problema, mas sei de outros que fritaram o motor no mesmo mês.Querer tirar racha com motor diesel é no mínimo engraçado e imprudente.Mas ter um motor que acelera em uma ultapassagem, mantem em quinta praticamente a viagem toda na estrada, isso é muito bom.
Abraço.
ascherer74
12/08/2010, 21:20
A minha land rover 2001 está com alterações na regulagem do motor desde 2003.Hoje está com BIturbo e 180 CV.
Acabei de fazer a revisão dos 200 Mil Km, e está tudo zero.
Eu penso que o grande segredo está no uso do motor pelo motorista.
O 300 TDI é muito mais torcudo do que vem regulado de fábrica.E as defenders tem transmissão de "trator"; Apimentar o 300 TDI ou HS 2.5 na minha opinião é um dever.
Claro que tem que ser bem feito(entenda-se um profissional que sabe o que faz e não um trocador de peças).
Eu com o Biturbo nunca tive problema, mas sei de outros que fritaram o motor no mesmo mês.Querer tirar racha com motor diesel é no mínimo engraçado e imprudente.Mas ter um motor que acelera em uma ultapassagem, mantem em quinta praticamente a viagem toda na estrada, isso é muito bom.
Abraço.
180CV :shock::shock::shock:
Só por curiosidade, qual seria a velocidade final desse monstro?
Carlão Rover
12/08/2010, 22:09
Então,a velocidade final que eu uso é de 120 Km/h.
O biturbo eu uso para ela ficar mais esperta.
Não dá para atingir grandes velocidades sem "fritar" o motor por causa da relação original da defender, tanto do câmbio,transferência e diferencial principalmente.A 120 Km/h já estou a 3000 RPM.
Mas eu fico a 120 Km/h na descida,na reta, na subida...não perde nunca o torque; esta a grande diferença....
Abraço.
alexx.files
12/08/2010, 22:31
Então,a velocidade final que eu uso é de 120 Km/h.
O biturbo eu uso para ela ficar mais esperta.
Não dá para atingir grandes velocidades sem "fritar" o motor por causa da relação original da defender, tanto do câmbio,transferência e diferencial principalmente.A 120 Km/h já estou a 3000 RPM.
Mas eu fico a 120 Km/h na descida,na reta, na subida...não perde nunca o torque; esta a grande diferença....
Abraço.
Carlão, quantos Km ela tá fazendo por listro?
[]´s
Alex
Carlão Rover
12/08/2010, 23:09
Acredite ou não os mesmos 9/10 km/l.
A sacada é o seguinte.Tudo bem regulado, admissão,escape, pressões, melhora a combustão do diesel, que anda mais sem gastar mais e pasme, faz menos fumaça.
Como minha turbina não é TGV(geometria variável) precisa de 0,5 Kg de pressão para entrar a primeira turbina que logo aciona a segunda.Apenas neste intervalo se sentar o pé antes de entrar a pressão correta na turbina sai mais fumaça, pois não sendo eletrônico vai jogar muito diesel para pouco oxigênio a ser queimado.
No mais é um jeito diferente de dirigir.
Mas reconheço que para defender é um "exagero".
Uma mudança nos bicos,escape,turbina com maior pressão(1,3Kg)e regulagem do conjunto,vai atender bem a proposta da defender,melhorando principalmente nas saídas e ultrapassagens.
A única cisa que temos que ter em mente, que nada é de graça. Toda ação tem uma reação. Ou seja, quanto mais força, maior a pressão nos pistões, maior pressão nos mancais e maior será o desgaste.
Em resumo; não existe ganho em potência sem perda na longevidade do motor.
Fato é, o 300TDI é MUITO resistente, desde que bem refrigerado (atenção a bomba, radiador e mangueiras). Ou seja, ao invés de fazer uns 500mil km, pode vir a fazer "só" uns 300mil km.
Abraços
Parece que resolveu. A fumaça branca sai muito pouco e em situações extremas.
O motor é outro.Está muito bom, já viajei para Ilha Bela e voltei ontem mesmo, foi excelente.
Abraço
Daniel Romão
Eu instalei na bomba de injeção um dispositvo chamado Super LDA, que é uma junta, 4 parafusos e uma mola, que modificam a resposta da bomba injetora. Diminui a fumaça e melhora a resposta do carro. Além disso vem com um manual que te ensina instalar e regular a bomba em casa. Fiz isto e ficou muito bom.
Precisa subir a pressão do turbo um pouco, 1 volta.
Abraço
Daniel Romão
paje_tapuya
13/08/2010, 20:45
Acredite ou não os mesmos 9/10 km/l.
A sacada é o seguinte.Tudo bem regulado, admissão,escape, pressões, melhora a combustão do diesel, que anda mais sem gastar mais e pasme, faz menos fumaça.
Como minha turbina não é TGV(geometria variável) precisa de 0,5 Kg de pressão para entrar a primeira turbina que logo aciona a segunda.Apenas neste intervalo se sentar o pé antes de entrar a pressão correta na turbina sai mais fumaça, pois não sendo eletrônico vai jogar muito diesel para pouco oxigênio a ser queimado.
No mais é um jeito diferente de dirigir.
Mas reconheço que para defender é um "exagero".
Uma mudança nos bicos,escape,turbina com maior pressão(1,3Kg)e regulagem do conjunto,vai atender bem a proposta da defender,melhorando principalmente nas saídas e ultrapassagens.
Que turbinas vc usa? São duas iguais? Tem fotos da adaptação?
Mostra aí p nós!!
Abs
Carlão Rover
13/08/2010, 21:01
No site da rasch motoren tem a adaptação.Vou pegar certinho as turbinas(modelo) e já passo.São KKK. www.raschmotoren.com.br (http://www.raschmotoren.com.br)
Mas dá para fazer com a original e associar uma maior em sequência.
Abraço
paje_tapuya
13/08/2010, 21:19
No site da rasch motoren tem a adaptação.Vou pegar certinho as turbinas(modelo) e já passo.São KKK. www.raschmotoren.com.br (http://www.raschmotoren.com.br)
Mas dá para fazer com a original e associar uma maior em sequência.
Abraço
Vi o site indicado, parece um bom trabalho, fuquei pensando num kit desses no meu Hulk...
Carlão Rover
13/08/2010, 21:58
Paje, penso que para trilha seria melhor uma TGV, pois entra mais cedo em baixa rotação, e força menos a transmissão no atoleiro forte.
Abraço.
_portela
18/08/2010, 21:12
Portela,
e a retifica de um Puma, TDV6 ou TDV8; será que tem retífica e quanto custaria trocar os bicos, retificar os guias das dezenas de válvulas e cia?
Agora esquema mesmo é "ter" um 300TDI e não necessariamente "usar". rsrsrrrr
Para o dia a dia é melhor um Fit automático ou qualquer coisa Japonesa.
Meu 110 é de coleção, com algumas viagens longas onde tudo roda em condições ideais.. No dia a dia o maior problema é resto: caixa de direção, buchas de suspensão, comutador do farol, etc... rsrsr
Abrax
Clemente
:lol::lol::lol::lol::lol:
É...Um dia ainda terei uma Disco 20 e um Defender 300Tdi de coleção.
A retífica desses bichos deve ser algo exorbitante. Mas só a título de papo furado o TDV6 tem 5 medidas padrão de retífica.
Abs.
paje_tapuya
19/08/2010, 00:55
Paje, penso que para trilha seria melhor uma TGV, pois entra mais cedo em baixa rotação, e força menos a transmissão no atoleiro forte.
Abraço.
Carlão, a turbina do Hulk é das pequenas (para o motorzão que é), ela tem uma performance bem legal enchendo bem nas baixas. Gosto dela, mas uma hora dessas boto um tgv nele.
Aliás ele está pertinho de entrar no estaleiro de novo. Up grade mecânico ja está no esquema, faltando só uma peça. Depois vai ganhar mais aço...
Caramba Portela, 5 medidas?
Que isso quer dizer? Costuma-se pular uma se gastar demais? Tolerâncias muito apertadas? Periodicidade das retíficas? Ou capricho?
Abraços
Clemente
Mas só a título de papo furado o TDV6 tem 5 medidas padrão de retífica.
Abs.
_portela
19/08/2010, 21:49
Provavelmente a mesma coisa que as 3 medidas dos Tdi. Assim espero...Mas acho que a eletrônica vai embora antes da primeira medida ser utilizada...
Abs.
rafaelfernandez
19/08/2010, 22:17
Pergunta um tanto quanto indecente, mas ja que ta todo mundo viajando mesmo ai vai: Digamos que daqui a alguns anos um dono de Disco 3 ou 4 tenha um problema serio na parte eletronica desses motores. E que obviamente, o conserto será algo entre o exorbitante e o estratosferico. Alem claro da dificuldade em conseguir mao de obra qualificada para a empreitada. Qual seria a possibilidade de se adaptar um outro motor? Quem sabe um mwm 6cc diesel ou algo assim...
[]´s
Rafael
_portela
19/08/2010, 22:56
Se o problema fosse motor, tudo estaria resolvido. Adaptava um de Opalão 4.1 6 canecos e pronto :mrgreen:
Sem sacanagem. O motor é o menor dos problemas nesses bichos eletrônicos.
Abs.
_portela
19/08/2010, 23:12
Só completando...
Problema sério nestes motores, veja bem, só vou falar dos motores...É F...der uma ECU, o resto é igual a qualquer outro motor e os sem-número de sensores são baratinhos e não vão dar pau todos de uma só vez. Assim espero :rolleyes:
Tudo bem, os bicos são mais caros, mas nada exorbitante e bomba é cara, qualquer uma, mesmo as mecânicas.
Agora os outros sistemas, aí sim, é que mora o perigo. Na Disco até o freio de estacionamento é eletrônico e tem uma ECU só para ele. Fala sério!
Tem ECU para tudo que é lado no carro...Suspensão, freios, ar-condicionado, etc., etc., etc. E tome fio para tudo isso.
Abs.
_portela
19/08/2010, 23:18
Esquece o que falei da ECU do motor. Acabei de dar uma Googada...
175GBP novinha
Enfim, fica o problema das outras geringonças do carro e da quantidade de fios que certamente se vão antes do motor.
Abs.
paje_tapuya
20/08/2010, 00:59
Hômi, o eletricista que pegar um desses para fazer tem que tem pós doc... Valha-me nossa Senhora!!!
Só completando...
Problema sério nestes motores, veja bem, só vou falar dos motores...É F...der uma ECU, o resto é igual a qualquer outro motor e os sem-número de sensores são baratinhos e não vão dar pau todos de uma só vez. Assim espero :rolleyes:
Tudo bem, os bicos são mais caros, mas nada exorbitante e bomba é cara, qualquer uma, mesmo as mecânicas.
Agora os outros sistemas, aí sim, é que mora o perigo. Na Disco até o freio de estacionamento é eletrônico e tem uma ECU só para ele. Fala sério!
Tem ECU para tudo que é lado no carro...Suspensão, freios, ar-condicionado, etc., etc., etc. E tome fio para tudo isso.
Abs.
alexx.files
20/08/2010, 01:39
Só completando...
Abs.
Portela não entendi porque você postou a foto da montagem do A380. O que isso tem a ver com a discussão? :shock:
Lembrei de um episódio do Overhaulin' que eles estavam desmontando um Mustang 2005 e na hora de desconectar um chicote um cara disse para o outro:
-- Veja bem o que vc está desconectando porque depois nem Jesus faz esse carro ligar.
[]´s
Alex
_portela
20/08/2010, 08:15
:lol::lol::lol::lol: É Flórida :lol::lol::lol::lol:
Este carro é de um inglês chamado Colin e ele fabrica equipamentos de diagnóstico para Land Rovers. Ele desmontou E MONTOU esta Disco inteirinha.
Abs.,
rafaelfernandez
20/08/2010, 09:33
Este carro é de um inglês chamado Colin e ele fabrica equipamentos de diagnóstico para Land Rovers. Ele desmontou E MONTOU esta Disco inteirinha.
Abs.,
Rapaz, demontar é facil... até eu desmonto uma Disco... o problema e montar de novo e alem de nao sobrar peças, o carro voltar a funcionar... :parede: :mrgreen:.
Agora, falando serio, aquele ninho de rato de fios e sensores que aparecem na foto pertence a uma UNICA Disco? Fiquei imaginando um auto eletricista tentando descobrir onde esta aquele maldito curto intermitente... :shock: :putz:
[]´s
Rafael
Abs.,
Pô Portela, agora que percebi que vc largou o defender e está de disc3, nada mais é sagrado....:confused::confused::confused:
_portela
20/08/2010, 10:41
É sim Lothar:concordo:
Vou continuar mexendo e usando do mesmo jeito. Só que agora terei uma ferramenta a mais, um computador.
Rafael, o eletricista para mexer nele vai ter que ter uma ferramenta de diagnóstico, não tem jeito. Não dá apra fazer as coisas só na base do multímetro.
Segue o link da história completa da Disco A 380:mrgreen:
http://www.disco3.co.uk/forum/topic37092.html
Eu não me preocupo com módulos e conectores. Isso é fácil de comprar e substituir.
Agora já imaginou procurar um simples curto em meio a tantos fios?
Se a proteção mecânica dos chicotes continua igual ao Defender... com trepidação e depois de alguns quilômetros de vida... lascou!!!
Lembram do chicote dianteiro do paralamas? E do traseiro?
Abs.
_portela
20/08/2010, 11:33
Loras,
A esperança é que o carro seja inteligente suficiente para avisar onde está o problema. Provavelmente a solução será a troca do chicote inteiro...
Abs.
Nos 300TDI é assim: 12V na solenóide e um tranco.. Tchau.
Os 12V podem ser até fornecidos por uma bateria de filmadora. A solenóide gasta 0.2 A.. E 9V é o suficiente para ela abrir.
Agora uma coisa é fato, estes bólidos eletrônicos tem prazo de validade. Não é como os Séries e Defenders mecânicos, onde gambiarras os mantém rodando por mais de meio século..
Que utilidade teria uma Disco moderna com mais de 15 anos? Carregar pessoas pela savana? Chegar a lugares difíceis? Servir ao fazendeiro e agricultor? Será que o proprietário de um carro destes teria a verba necessária para manter sua multi-articulada suspensão a base de pivôs e guarda-pó ?
Ter um bólido destes é com ter um computador.. Tem que vender em quanto vale algo e pegar um mais novo..
Veículos simples só valorizam, vejam o preço de Fusca, Samurai e Defenders bem cuidados. O Samurai novo custava R$ 18mil, hoje um usado surrado custa no mínimo 20k.. Em bom estado não tem, quem tem um não vende.. No Webmotors em todo o Brasil, de todos os anos e modelos, só tem 18 a venda e os preços são absurdos.
Basta ver o preço da Range P38, Porsche Cayenne, X5, etc, etc...
Logo mais compro minha Kombi... Mais confortável e silenciosa que o Defender... Pena é o fato que não tem segurança. rsrs
Clements
Eu não me preocupo com módulos e conectores. Isso é fácil de comprar e substituir.
Agora já imaginou procurar um simples curto em meio a tantos fios?
Se a proteção mecânica dos chicotes continua igual ao Defender... com trepidação e depois de alguns quilômetros de vida... lascou!!!
Lembram do chicote dianteiro do paralamas? E do traseiro?
Abs.
_portela
20/08/2010, 16:01
Que utilidade teria uma Disco moderna com mais de 15 anos? Carregar pessoas pela savana? Chegar a lugares difíceis? Servir ao fazendeiro e agricultor? Será que o proprietário de um carro destes teria a verba necessária para manter sua multi-articulada suspensão a base de pivôs e guarda-pó ?
Clements
Vai virar "lixo de rico" na mão de um pobre que vai meter um sonzão :mrgreen:
Abs.,
Pinaudmaster
20/08/2010, 16:36
Tem que se qualificar em SAP para operar uma Disco 3 ou 4 ? Ou somente Brevê de Vôo emitido pela NASA é o suficiente ?
A PROPÓSITO: To trocando minha Disco 1 em duas Disco 3. Terei uma Disco 3 pra rodar e a outra pra treinar o mecânico. Interessados, favor formar fila !
Carlão Rover
20/08/2010, 17:54
Land Rover para mim é defender e series...
Discovery é um SUV, carro como qualquer outro; mas é claro que deve ser um dos melhores ou melhor da categoria.
Quem gosta de Land Rover mesmo na minha opinião está de Defender ou series.E usa no dia a dia.Ter Land para guardar ou falar que tem, deixa de lado o espírito da coisa.
Vivenciar o Land Rover; fazer parte do dia a dia.
Faz quase dez anos que só tenho Defender e series que uso no dia a dia e todo dia me alegro de entrar no carro, com prazer de dirigir e ficar ouvindo se apareceu algum barulho novo para resolver preventivamente.
O engraçado é que nem os donos das oficinas usam ou usaram por um bom tempo no dia a dia.No máximo grandes viagens.Para mim conhecer o Land Rover é dividir as tristezas e alegrias andando em um.E não apenas seguir um manual feito para veículos que rodam na Inglaterra e na europa.
Abraço.
Carlão,
eu usei meu 90 durante 5 anos todos os dias.. Adorava. Acumulei em 5 anos 160mil Km com ele, sem nenhum problema, apenas uma goteira na transfer (o famigerado o-ring) que consertei em casa e os tradicionais detalhes.
Com o 110 é diferente, o tamanho dele é impraticável para SP, e por ser o último de uma espécie, realmente tento poupar ele do prejudicial stop & go em marcha lenta dos corredores de SP (perfeito para lavar os cilindros).
É simplesmente péssimo usar um carro Diesel em SP, seja para embreagem, motor, freios, etc... Poupo ele para viagens pelo Chile, Argentina e Bolívia além das viagens pelo Brasil. Tento fazer uma grande viagem ao ano.
Minha meta é ter ele para sempre, com a menor quilometragem possível e sem correr riscos como pequenas colisões do dia a dia.
Não bastasse, eu infelizmente tenho que ir em alguns lugares cuja única opção de estacionamento são os famigerados manobristas. Nada disso combina com um 110. Basta segurar a direção 30 segundos no batente para a caixa vazar (por ex). Virar o volante com o carro parado; eu também não faço.
Em resumo; para tais abusos, confio meu dia a dia a um Jimny, que nem correia dentada tem e tão pouco os 15 segundos de espera para acelerar em razão do turbo (explique isso a um manobrista). Nem falarei do impacto ambiental. O Jimny é Euro 4, com duplo catalisador, baixo consumo e ridícula emissão de CO p/ Km.
Agora aqueles poucos dias que saio com o Defender é fantástico, mas confesso que me sinto num aquário. Todos ficam olhando, pescoços se torcem, crianças apontam, etc... Acho estranho; mas eu tbm não sou normal... rsrsrsr
Em fim, o 90 até rola no dia a dia, já o 110 é um trambolho, começando pelas duas toneladas de sua inércia.
Se o Land tivesse permanecido fiel a sua proposta (pequeno, leve e com motor fraco) assim como o Jimny (que desde os anos 50 pesa exatos 1000kg), seria perfeito, inclusive no dia a dia.. Ui, lá vem pedrada... rsrsr
Forte abraços
Crements
e
Discovery é um SUV, carro como qualquer outro; mas é claro que deve ser um dos melhores ou melhor da categoria.
Quem gosta de Land Rover mesmo na minha opinião está de Defender ou series.E usa no dia a dia.Ter Land para guardar ou falar que tem, deixa de lado o espírito da coisa.
Faz quase dez anos que só tenho Defender e series que uso no dia a dia e todo dia me alegro de entrar no carro, com prazer de dirigir e ficar ouvindo se apareceu algum barulho novo para resolver preventivamente.
O engraçado é que nem os donos das oficinas usam ou usaram por um bom tempo no dia a dia.No máximo grandes viagens.Para mim conhecer o Land Rover é dividir as tristezas e alegrias andando em um.E não apenas seguir um manual feito para veículos que rodam na Inglaterra e na europa.
Abraço.
Carlão Rover
20/08/2010, 19:06
Clemente, você é um caso à parte.
Você pode e deve manter um com este intuito na minha opinião. Inclusive você nem precisa mais rodar com o carro para conhecê-lo; e tem uma experiência imensa de viagem com ele que eu ainda não pude ter.
Deixar com manobrista?Nunca. Nem pensar. Todas as vezes que queria explicar alguns cuidados eles diziam: - Pode deixar eu já conheço... E não ouviam uma palavra sequer. Imagina deixar minha Land antes de regular novamente o freio de mão para ele estacionar em uma rampa no 3° andar??? Já vi uma 110 espatifada 3 andares para baixo.
Seu raciocínio, para o seu caso (hehehehe) está 100% correto na minha opinião!
Abraço e vamos no próximo encontro em Paraty dia 24,25 e 26 de setembro.
Carlão Rover
20/08/2010, 19:19
Para quem interessar nos Eventos aqui do fórum tem o tópico do 3° encontro em Paraty...
Abraço a todos.
_portela
20/08/2010, 20:17
Abraço.
Fui rebaixado a M...:mrgreen:
Só porque o Defender não me atendia como único carro, só porque eu não tenho grana para tê-lo como segundo carro e só porque talvez eu tenha perdido um pouco o romantismo em acreditar que o meu Defender seria para a vida inteira, para sempre.
Acho que desviamos totalmente o tópico e é bom que voltemos a ele.
Espero poder continuar ajudando com as minhas vagas lembranças dos meus bons tempos de Defender e um dia ainda poder ter um 90tinha 300Tdi ao lado de uma Disco 20, claro:concordo:
Enfim, são coisas incomparáveis. É como comparar um relógio Cassio com um Patek Philippe...
Abs.
_portela
20/08/2010, 20:20
Tem que se qualificar em SAP para operar uma Disco 3 ou 4 ? Ou somente Brevê de Vôo emitido pela NASA é o suficiente ?
A PROPÓSITO: To trocando minha Disco 1 em duas Disco 3. Terei uma Disco 3 pra rodar e a outra pra treinar o mecânico. Interessados, favor formar fila !
O brevê da NASA vai ser mais simples que o SAP:dance:
Abs.
Carlão Rover
21/08/2010, 10:39
Portela, com qual óleo e especificações você realiza a manutenção da sua disco?.
Vi que o óleo é o 5w 30, é isso mesmo?Pelo que vi esta especificação atende de -18° a 32 ° além dos outras qualificações. Creio que a temperatura mais alta deveria ser maior para manter a qualidade da lubrificação em nosso país que é mais quente.
A New Defender está usando que óleo e especificações, alguém sabe?
henrique wamser
21/08/2010, 17:46
quase certeza 10w40...vou olhar o manual, se não for, retorno
_portela
21/08/2010, 19:02
Carlão,
Está com o Motul Ford Specific 5W30, mas para a próxima vou para o Motorcraft, pois consegui achar a melhor preço e é o original.
O Defender Puma segue a mesma especificação, mas não sei dizer se há brechas para alteração de viscosidade.
Na Disco não há.
A grande maioria dos bons carros "mudernos" de hoje, inclusive nacionais e inclusive alguns até mais bartinhos, como os com motor ROCAM da Ford utilizam 5W30.
Arrisco a dizer que é a viscosidade mais comum de hoje em dia e o que pega realmente não é a temperatura nem a qualidade do combustível, mas características de lubirificação dos motores.
Abs.,
alexx.files
21/08/2010, 21:38
Fui rebaixado a M...:mrgreen:
Só porque o Defender não me atendia como único carro, só porque eu não tenho grana para tê-lo como segundo carro e só porque talvez eu tenha perdido um pouco o romantismo em acreditar que o meu Defender seria para a vida inteira, para sempre.
Acho que desviamos totalmente o tópico e é bom que voltemos a ele.
Espero poder continuar ajudando com as minhas vagas lembranças dos meus bons tempos de Defender e um dia ainda poder ter um 90tinha 300Tdi ao lado de uma Disco 20, claro:concordo:
Enfim, são coisas incomparáveis. É como comparar um relógio Cassio com um Patek Philippe...
Abs.
A Disco 20 deverá vir com um motorzinho de 500 amperes e um Mr. Fusion como alimentador. :dance:
[]´s
Alex
Carlão Rover
21/08/2010, 23:15
É que acima da temperatura indicada pelo fabricante, o óleo perde suas características, principalmente a viscosidade...
Sem falar que com o enxofre alto do diesel contamina bem mais rápido o óleo do motor...
Pinaudmaster
22/08/2010, 02:03
O brevê da NASA vai ser mais simples que o SAP:dance:
Abs.
Você explicou a piada ...
_portela
24/08/2010, 11:06
Carlão,
A gradação SAE é apenas um índice. Não é valor absoluto nem tem uma relação direta com a temperatura ambiente.
A conta é um pouco mais complexa do que as tabelas que estamos acostumados a ver, inclusive em manuais, como por exemplo o do Defender 300Tdi.
Um óleo "grau" 30 tem, por exemplo, viscosidade cinemática e dinâmica completamente diferente do que um óleo 40 (que naquelas tabelas antigas seria o "mais adequado" ao nosso clima).
Esquece esse negócio de clima, os parâmetros são a a viscosidade dinâmica e cinemática a uma faixa de temperatura de trabalho do motor.
Se alterar a especificação por conta de temperatura ambiente você irá interferir diretamente nesses índices de viscosidade que, por sua vez, irão alterar a interação de partes móveis do motor, que por sua vez, poderão não trabalhar adequadamente e, em última forma, levar a desgaste prematuro.
Enfim, só altere a especificação do óleo se o fabricante permitir isso explicitamente:concordo:
Carlão Rover
24/08/2010, 11:16
Discordo de você Portela. Primeiro porque não relacionei temperatura com SAE; segundo porque o motor é dinâmico, ou seja, com o tempo de uso ele vai criando folgas, desgastes,etc.
Além disso se o proprietário demora muito entre as trocas este proceso é acelerado.
Um motor eletrônico na essência muda apenas a eficiência da combustão do diesel.
Uma partida a frio no inverno europeu é bem diferente de uma partida a frio no verão no norte do Brasil.
Mas o que eu disse de importante nisso tudo não foi o clima, que nem era o assunto principal, e sim o índice de TBN/IBT presente no óleo do carter; assim protegemos nossos motores da péssima qualidade do nosso diesel.
Eu aprendi na vida a não seguir nada cegamente; procuro entender o porque antes de tomar uma decisão importante. Principalmente quando se trata de orientações de fabricantes de veículos.
Como existem relatos de vários colegas que voltaram guinchados com suas discovery´s e descobriram que o problema foi o diesel, creio que buscar um óleo com TBN entre 14 e 17 seria o ideal. Menos que 10 é morrer com o motor antes dos 150 mil Km na certa.
Neste tópico aprendi que NUNCA comprarei uma Disco usada.
Abraço.
_portela
24/08/2010, 11:44
OK! Sem temperaturas...
Discordo de você Portela. Primeiro porque não relacionei temperatura com SAE
É que acima da temperatura indicada pelo fabricante, o óleo perde suas características, principalmente a viscosidade...
Vi que o óleo é o 5w 30, é isso mesmo?Pelo que vi esta especificação atende de -18° a 32 ° além dos outras qualificações. Creio que a temperatura mais alta deveria ser maior para manter a qualidade da lubrificação em nosso país que é mais quente.
Também não costumo seguir nada cegamente e, por isso, estou aqui trocando idéia contigo :concordo:
Estamos falando de muitas coisas, vamos por partes:
1. Me apresente um óleo que atenda as especificações do TDV6 com TBN maior que 11 que eu corro para ele. Aproveita também e me apresenta um óleo com TBN acima de 14;
2. Junto com a eletrônica do motor também há uma "evolução" mecânica. Motores mais precisamente construídos, com tolerâncias mais justas e mais sensíveis a alterações de viscosidade;
3. Para lidar com a baixa TBN a solução, como já falei, é trocar o óleo e o filtro mais amiúde;
4. 99% dos probremas de guincho "por causa do Diesel" são descuido com filtro, confiança demais em um único posto de combustível, Diesel inadequado, ou seja, problema mais do dono que do carro ou do combustível, que é uma M. mesmo, mas dá para levar;
5. Quanto aos 150K é esperar para ver aqui no Brasil. Por aí fora já foi superado e muito, mas são outros Diesel e outros donos...Que usam Discos como Land Rovers...Que sabem o que tem nas mãos.
Abs. (e não falei agora, nem falarei mais em temperatura).
Carlão Rover
24/08/2010, 16:50
1. Estou aguardando a resposta da chevron para lhe indicar óleo com TBi maior que 14 em nosso mercado.lá fora creio que já conhece.
2. A viscosidade na temperatura media e normal de trabalho do motor e determinada e pronto.Se e mais ou menos viscoso não importa, a viscosidade e uma só e a variação com a temperatura já e esperada.
3. Concordo.
4. E 5. O problema não e so ficar na mão por falta de cuidado do dono.o problema e fazer todas as recomendações e mais um pouco e o motor durar menos que um motor de gol 1.0.
Abraço.desculpe a falta de acento.
Carlão Rover
24/08/2010, 16:56
Especificamente em relação ao tópico vemos que a qualidade do diesel também e muito importante na escolha do motor.Um pais como o nosso não esta preparado ara motores diesel eletrônico, seja pelos profissionais da área ate para facilitar os cuidados preventivos.
_portela
24/08/2010, 17:45
No Brasil o óleo Chevron que atende à Disco TDV6 é o Havoline Energy 5W30. Não sei o TBN dele.
Abs.
éééééé.....o bicho pegou nesse tópico.......kkkk
Brincadeiras a parte, vcs acham inviável então comprar um Defender zero? É melhor comprar uma 2005 TDi, com 100 000km, por exemplo!!??
Tenho a minha 110hcpu 98 e fico imaginando que maravilha seria poder tirar um zerinho.."fedendo a novo"...pra cuidar da manutenção desde zéro, ficar com carro muitos anos, ja que vc vem mantendo corretamente, sem surpresas...Poxa, deve ser bom demais.....
Venho acompanhando o tópico e falo pra vcs, se soubesse da mecânica desse carro, 1/5 do que vcs sabem (Carlão, Gauer, Portela), teria qualquer um dos motores, viajaria numa boa pra qq lugar, sem medo de ser feliz!!!!Pqp......
Grande abraço a todos!!
Rhuan
_portela
24/08/2010, 22:07
Especificamente em relação ao tópico vemos que a qualidade do diesel também e muito importante na escolha do motor.Um pais como o nosso não esta preparado ara motores diesel eletrônico, seja pelos profissionais da área ate para facilitar os cuidados preventivos.
Esse é um caminho sem volta onde o Brasil largou atrasado. Mas a gente chega lá...
Hoje não existe mais motor mecânico.
Abs.
_portela
24/08/2010, 22:10
Rhuan quer e pode comprar a zero e ficar curtindo a "fedor" de carro novo? Compre w seja feliz!:concordo:
Abs.
Carlão Rover
24/08/2010, 22:26
Rhuan obrigado pelas palavras, embora me julgue bem abaixo dos colegas Clemente e Portela. Até porque quando estava dando meus primeiros passos aqui no fórum eles me ajudaram muito direta e indiretamente com suas experiências.
Sem dúvida que um carro qualquer zero é muuuito bom.Ainda mais uma Land.
Mas pelo menos minha opinião aqui é de um entusiasta apaixonado que não sabe porque, julga que o motor eletrônico não combina com a vocação do carro...
Abraço.
Carlão/ Portela
Os fabricantes de motores recomendam TBN = 20 x % Enxofre no óleo novo e TBN mín. = 4. Para um Diesel Interior da Petrobras com 1.800 ppm (0,18 %) o TBN necessário é 3,6, mais no Brasil poderemos encontrar diesel com 5.000 ppm (0,5 %), ou seja, um óleo CI-4 de TBN = 10 atenderá. Não analisei ainda um óleo usado, chuto que o Top Turbo que utilizo com trocas cada 5.000 km ainda está protegendo.
O exemplo do óleo recomendado pela Land Rover para a Discovery III ser um 5W-30 é que o motor foi desenhado para trabalhar com um óleo SAE 30 na temperatura normal e na partida a frio este deverá ter uma viscosidade de um SAE 10. A 90°C as viscosidades de um 5W-30 e um 15W-40 são 13 cSt e 20 cSt; a 25°C 124 cSt e 251 cSt.
O Havoline Energy 5W-30 tem TBN = 6,5.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Caros, que acontece se colocar um 10W40 na TDV6 como o Castrol Enduron que tem TBN= 16.1? É o que costumo colocar no 300TDI quando vou para os Andes. Ou então o Tec Turbo da Lubrax (PB)..
http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/downloads/t/Enduron_DT.pdf
Ou então partir para o Catrol ELIXION OW30 que tem TBN =17.5.
http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/downloads/t/Elixion_DT.pdf
Resolve?
Abrax
Carlão/ Portela
Os fabricantes de motores recomendam TBN = 20 x % Enxofre no óleo novo e TBN mín. = 4. Para um Diesel Interior da Petrobras com 1.800 ppm (0,18 %) o TBN necessário é 3,6, mais no Brasil poderemos encontrar diesel com 5.000 ppm (0,5 %), ou seja, um óleo CI-4 de TBN = 10 atenderá. Não analisei ainda um óleo usado, chuto que o Top Turbo que utilizo com trocas cada 5.000 km ainda está protegendo.
O exemplo do óleo recomendado pela Land Rover para a Discovery III ser um 5W-30 é que o motor foi desenhado para trabalhar com um óleo SAE 30 na temperatura normal e na partida a frio este deverá ter uma viscosidade de um SAE 10. A 90°C as viscosidades de um 5W-30 e um 15W-40 são 13 cSt e 20 cSt; a 25°C 124 cSt e 251 cSt.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
_portela
25/08/2010, 07:52
Carlão/ Portela
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Mole de entender, né Hugo?
Valeu! Nunca vou colocar o Energy:discordo:
A grande questão para a Disco é a HTHS, ou seja, a 150ºC...Aí as tolerâncias se apertam, a faixa é restrita, por conta do que você falou..."o motor foi desenhado para..."
Abs.,
Rhuan,
o conhecimento aqui é coletivo. Aprendemos um com os outros ou no google!
Eu até pegaria um 110 novo (se tiver a grana, provavelmente faça isso em 2012 antes de terminar de vez), mas não iria para onde vou com meu 300TDI.
O TD5 e puma não representam mais a filosofia do Go Anywhere; ser simples. Esta é a razão pela qual o 300TDI sempre terá seu lugar garantido na garagem de casa.
Agora ideal é achar um 2005 em bom estado.. Encontrei o meu 2005 verde teto branco com apenas 50k Km..
Aliás, do meu ponto de vista, o maior problema dos Defender novos é ter que comprar nas cores e modelos almofadinha, rodas de liga e pintura metálica (exceto o 130).. Eu também dispenso o ABS e ETC. Vai quebrar mesmo...
Falando em 110...
Agora acaba de completar um ano que estou com o meu 110. Desmontei tudo e remontei de acordo com minha exigência, tudo em casa, com paciência e tempo. Algumas centenas de horas, entre serviço, pesquisa e busca por peças.
Aproveitei e coloquei uma série de itens para as viagens, como:
*Guincho elétrico Warn 9.5XP para embutir com cabo sintético (acrescentou apenas 23kg. Com cabo de aço + roletes seriam 46kg)
*Para-choque Fabrico feito sob medida pelo Fabricio.
*Molas de 130 constant load na dianteira (as originais estavam cansadas)
*Amortecedores OME HD
*Radiador de óleo no câmbio + com válvula termostática
*Cárter expandido com dissipador na transferência
*Embreagem original do 130 (reforçada e maior)
*Garfo reforçado
*Sistema de lubrificação do pino do garfo
*O-rings em viton extreme na transfer com selo anti-vazamento no pino intermediário (just in case)
*Prisioneiro de aço 14.9 na correia dentada (nova)
*Bomba d'água metálica LR
*Bujões metálicos
*Bujões magnéticos nos eixos
*Inversor senoidal 1000W (agora são acessíveis)
*Compressor ARB para inflar pneus.
*Pneus AT 235/85 ao invés dos originais lameiros XZL.
*PY
O mais importante; todos estes itens estão 100% escondidos, seja dentro ou fora do carro. Preservei ao máximo o look original e espero despistar eventuais interessados. Quem não sabe não vê nada. Talvez o gancho para fora do pára-choque (está sendo fabricado pelo Fabrício da Fabrico) e a pequena antena 1/4 sejam as únicas pistas.
Falta ainda:
* alternador Bosch da Sprinter de 120A
* sensor de nível d'água
* semi-eixos traseiros HD singelos (sem tulipas)
* 2ª bateria de ciclo profundo
* carregador de baterias estacionário
* chave de bateria.
Em resumo, um 300TDI bem caprichado é um senhor veículo para se aventurar em qualquer parte do mundo. Para quem curte este tipo de projeto, um 2005 SW, sem vidros elétricos, sem alarme, sem carpetes, é um prato cheio.
Porém agora confesso, estou no início da síndrome do ex 90; terminei tudo e bateu aquela monotonia. No caso do 90 culminou em sua venda em troca do novo 110.
Francamente rola um total desconforto de colocar ele na rua depois de tanto tempo gasto. Ainda bem que estes sentimentos se vão na primeira grande viagem.
Será que faria o mesmo num Defender puma? O que será que acontece quando se instala um guincho elétrico nele? Se acabar a bateria pára tudo?
Por hora vou de 300TDI ou de 4x4 Japonês. Como sou meio conservador, os outros são todos mesmice... Tirando minha absurda queda por Kombi...
Abraços
Clemente
éééééé.....o bicho pegou nesse tópico.......kkkk
Brincadeiras a parte, vcs acham inviável então comprar um Defender zero? É melhor comprar uma 2005 TDi, com 100 000km, por exemplo!!??
Tenho a minha 110hcpu 98 e fico imaginando que maravilha seria poder tirar um zerinho.."fedendo a novo"...pra cuidar da manutenção desde zéro, ficar com carro muitos anos, ja que vc vem mantendo corretamente, sem surpresas...Poxa, deve ser bom demais.....
Venho acompanhando o tópico e falo pra vcs, se soubesse da mecânica desse carro, 1/5 do que vcs sabem (Carlão, Gauer, Portela), teria qualquer um dos motores, viajaria numa boa pra qq lugar, sem medo de ser feliz!!!!Pqp......
Grande abraço a todos!!
Rhuan
Carlão Rover
25/08/2010, 09:05
Carlão/ Portela
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Desculpe Hugo, mas não concordo com suas porcentagens.
Para qualquer diesel com enxofre acima de 500PPM ou 0,05% indica-se um TBN maior que 10, de preferência entre 14 e 17.
Abraço.
Caros,
eu vejo a questão do TBN como uma reserva. Ou seja, quanto maior o TBN e melhor for a filtragem, maior será a vida do óleo. Hoje muitos caminhões trocam de óleo só a cada 100mil Km (não sei aqui, mas na Europa parece rolar, segundo o PDF da Castrol) e durante este tempo a reserva alcalina deve ser mantida. Por isso temos óleos com TBN 17.
Este site fala que o fator é 7x a quantidade de sulfur: "Another useful indicator is a minimum TBN equal to 7 times the sulphur content of the fuel in use."
http://www.kittiwake.com/7_1_5_Total_Base_Number_TBN.htm
O que me leva a crer que o cálculo do colega seja realmente certo e até conservador.
Em fim, nos 300tdi, onde a filtragem é simples; a troca é motivada em razão do carbono oriundo da queima (abrasivo) e não da provável limite de acidez. Meus 300TDI nunca apresentaram consumo de óleo, logo a interação Diesel lubrificante é mínima, otimizando ainda mais a preservação do TBN (segundo lí por ai).
Agora nos motores que possuem sistema de filtragem por centrifugação e regular monitoração do estado do óleo (normalmente frotas), aí sim pode-se tirar algum benefício de TBN de valor alto ao longo das dezenas de milhas de Km que o óleo irá residir nos cárteres de grandes frotas.
Por precaução e limpeza do motor, o que vale no fim das contas é o seguinte: maior TBM possível e freqüentes trocas.
Como atualmente troco o óleo pela idade e não Km, estou usando Shell R3X, com TBN de 11... Se por ventura rodar mais, descarto com 5k Km.
Quando vou para estrada em longas viagens de condições ideais (dia inteiro em 5a marcha com Diesel Argentino ou Chileno), coloco o Enduron ou Tec Turbo e troco o óleo com 10k Km.
Filtro sempre novo a cada troca, preferencialmente MANN 923/1.
Também sou chato com filtro de ar. A presença de silicatos é outro fator agravante no óleo do motor. A cada 20mil Km o LR ganha um novo. Onde tem muita poeira, bato o filtro diariamente. Terminado o poeirão, instalo um novo, deixo então o empoeirado para próximas regiões empoeiradas.
Abraços
Clemente
henrique wamser
25/08/2010, 10:40
toda esta preocupação e todo este conhecimento me faz pensar que vcs quando mandam oa viatura na oficina, ficam conferindo se o mecanico usa o torquímetro, e eu tenho certeza que que ele nem sabe aonde guardou........no ano passado:pensativo:
Carlão Rover
25/08/2010, 11:21
Olá Clemente!
Não é seguro modificar o SAE da "direita", no caso do 0W 30 seria o 30.
No caso de usar o 10W 40(300 TDI apenas) é perfeito até aqui no Brasil,pois você protege o motor e a turbina principalmente na partida a frio.
Esse Elixion que indicou 0W 30 seria minha escolha se tivese uma DiscoTDV6.
Na minha próxima troca no meu 300TDI vou colocar este Castrol Enduron 10W 40 com certeza; Obrigado pela informação técnica!
Quanto ao TBN e o nível seguro, muitos fabricantes por causa da poluição indicam TBN baixo para evitar mais cinzas no sistema de escape e consequente poluição.Eles preferem que seu motor vá para o "saco" antes.
toda esta preocupação e todo este conhecimento me faz pensar que vcs quando mandam oa viatura na oficina, ficam conferindo se o mecanico usa o torquímetro, e eu tenho certeza que que ele nem sabe aonde guardou........no ano passado:pensativo:
Torquímetro? O que é isso? :mrgreen:
É por isso que fazemos em casa... Portela, Clemente e eu!! :concordo:
Assim como outros vários jipeiros. :idea:
No final das contas, o conhecido DIY (Do It Yourself - Faça você mesmo) é o melhor dos caminhos para aqueles que desejam conhecer a fundo o seu carro. E para aqueles que precisam confiar 100% no serviço executado.
Abraço,
Carlão Rover
25/08/2010, 18:58
O DIY me ensinou a entender o porque das coisas e não apenas seguir manuais. Ate porque o manual não da diagnostico de problemas. O espirito Land rover nasceu com o DIY. As oficinas apenas seguem manuais e por isso não entendem nem o porque de um torquimetro Nm ou Ncm.
Abs.
_portela
25/08/2010, 19:45
Oficina?
Que diabos é isso? :lol::lol::lol:
Somos neuróticos, fazemos tudo em casa :shock:
Clemente,
A Disco usa óleo de Diesel leve (ACEA B) e tem a questão da HTHS que nem quero falar mais porque não adianta.
Provavelmente colocando um óleo de Diesel pesado (ACEA E) nada irá acontecer no curto prazo, mas algo vai ficar mal lubrificado, seja por excesso ou por falta e algo não funcionará bem e, a longo prazo, pode dar M.
E eu também não posso afirmar nada, porque jamais testarei isso, porque sou teórico e porque meus referenciais são ruins.
O Enduron é completamente estranho à Disco. É para Diesel pesado e tem viscosidade completamente diferente.
O Elixion tem viscosidade HTHS alta e a Disco exige baixa. Ele atende a ACEA B4 e o Disco pede ACEA B1. A ACEA não é como a API, onde as "letras" da classificação são sequenciais. Qual a diferença entre os "Bs"? A HTHS, aquela medida que não serve de nada.
Para a ACEA as compatibilidades estão entre a B! e a B5 e entre a B3 e a B4.
Eu só trocaria por um ACEA B5 e, ainda assim, se atendesse a especificação que não vale nada da Ford.
Apesar que nada disto é um problema para Disco, pois certamente ela não vai passar de 150.000Km sem algo grave acontecendo no motor:mrgreen:
E a ACEA também deve estar lé-lé da cuca quando escreve isso para o B1 e o B5:
"Stable, stay-in-grade oil intended for use at extended drain intervals in high performance gasoline engines and car & light van diesel engines designed to be capable of using low friction low viscosity oils with a High temperature / High shear rate (HTHS) viscosity of 2.9 to 3.5 mPa.s. These oils are unsuitable for use in some engines. Consult owner manual or handbook if in doubt."
Abs.
rafaelfernandez
25/08/2010, 21:33
...
* semi-eixos traseiros HD singelos (sem tulipas)
...
Clemente,
Onde consigo comprar esses semi-eixos singelos? Estou relutante em comprar os Ensimec e realmente nao gostaria de colocar os originais. Soldar entao, nem pensar.
[]´s
Rafael
Carlão Rover
25/08/2010, 23:08
Como o óleo ideal para nosso diesel com indicação de fábrica não existe, cabe o bom senso, e não as normas dos fabricantes que não produzem (e não estão nem aí) o óleo com TODAS as especificações que interessam.
Na minha opinião, prefiro correr o risco de sei lá se e quando vai ficar algo sem lubrificar, do que com certeza diminuir a vida útil do meu motor pelo alto teor de enxofre do diesel, que é uma certeza, que pode ser combatido com uma Alta TBN.
Por isso que digo que conhecendo o que se procura, os manuais se tornam aliados e não únicas bases de referência.
Qualquer livro sobre uso de motores diesel em lugares com altos índices de enxofre(pois este é o fator principal de desgaste do motor e não picuinhas de viscosidade de "altas temperaturas") e lugares remotos, indicam este bom senso na escolha do óleo do motor, levando em conta o que tem disponível no mercado e não apenas os manuais, que servem apenas de referência.
E é claro como já dissemos, principalmente nosso colega Portela, a troca prematura do óleo contaminado.
Os motores diesel eletrônicos apesar de serem usados há muito tempo, ainda aqui no Brasil é novidade, regra geral; portanto é normal no início da experiência com estes motores um cuidado extra por parte dos novatos no assunto.
Abraço.
_portela
26/08/2010, 08:13
Quanto rancor nesse coração :mrgreen:
Eu fico imaginando a quantidade de testes inclusive de longa duração, de equipamentos e de profissionais altamente gabaritados que essas fábricas e, sobretudo, essas entidades normalizadoras que não estão nem aí, fazem e possuem...
Menosprezar tudo isto eu acho uma posição meio "alienista", pois se eu falar que é radical serei deselegante.
Lembrando que a TBN também é definida por estes mesmo autocratas que não estão nem aí.
Será que aquela TBN alta é alta mesmo ou é somente enganação?
Abs, deselegantes, autocratas e puristas de um novato que agora já tá só se divertindo :shock:
Não é melhor seguir o manual???
Carlão Rover
26/08/2010, 11:58
Cada um faz o que entende ser o melhor. O manual não instrui qual óleo utilizar em locais que o diesel tem muito enxofre. Apenas diz para colocar diesel bom. Aí que digo que vai do bom senso de cada um.
Incrível como se torna fácil identificar quem tem o espirito Land rover. Agora tenho certeza que o Land que escolhe o dono e não o contrário.
Abraço.
Carlão,
eu faria exatamente o mesmo que o Portela está fazendo.. O TDV6 não só tem uma série de sensores na exaustão, como também catalisadores, válvulas EGR, sondas lambda, pirômetros, etc, etc...
O óleo sugerido pela LR com certeza deve levar em consideração estes fatores.
Afinal imagine só o que pode acontecer ao catalisador de a fuligem resolver ficar aderida em razão do alto TBN do óleo... Nem falar do projeto das galerias de lubrificação, precisão de montagem, etc...
Nos motores Rocam, qualquer óleo de maior viscosidade que o 5W30 consumirá grande parte de sua eficiência, além de causar desgaste prematuro dos "Rollifingers".
Em resumo, muita coisa mudou. Motores Diesel de hoje rendem como gasolina turbinados. As tolerâncias são outras.
Melhor realmente seguir o que o fabricante manda. Eu faria o mesmo. Por garantia apenas substituiria o óleo com maior freqüência...
E eis a dúvida.. Será que coloco Mobil 1 no meu Jimny ? Vale a pena ou na gasolina também existe esta frescurada toda?! Atualmente ele roda com Mobil 5W30 semi...
Abraços e paz!
Clemente
Cada um faz o que entende ser o melhor. O manual não instrui qual óleo utilizar em locais que o diesel tem muito enxofre. Apenas diz para colocar diesel bom. Aí que digo que vai do bom senso de cada um.
Incrível como se torna fácil identificar quem tem o espirito Land rover. Agora tenho certeza que o Land que escolhe o dono e não o contrário.
Abraço.
Carlão Rover
26/08/2010, 14:54
Cada um faz o que acha correto daquilo que entende respeitando a opinião alheia!Esse é o espírito da coisa. Ninguém tem que concordar com ninguém muito menos comigo. Eu apenas coloco a disposição meu pensamento para quem interessar e procuro ao máximo respeitar o que os outros pensam. E é claro, se alguém tiver argumentos que eu entenda serem lógicos (no meu raciocínio, assim como cada um tem o seu) com certeza mudo de idéia e parto de um novo começo. Na verdade até agradeço quando isso acontece, pois nos poupa tempo.
E você tocou no ponto que considero crucial...A finalidade principal do óleo de lubrificar os componentes mecânicos que sofrem atrito. Atrito este que aumenta devido a rugosidade causada pelos ácidos formados principalmente na partida a frio(diminui em 5x a durabilidade do motor) em que o óleo ainda não está no "ponto" para lubrificar todos as partes adequadamente.Sem falar na turbina que estraga mais rápido ainda.
Enfim, nossa escolha fica entre dois riscos:
1 Diminuir a durabilidade do motor em até 5x menos que o esperado utilizando o óleo recomendado pelo manual além de outros componentes como bomba de óleo, de diesel, turbina,etc(vários colegas já relataram problemas de ficar na mão com Disco novas);
2 Correr o risco se e quando acontecer, de alguma parte ficar sem lubrificação porque o manual diz para colocar outro tipo de óleo, diferente daquele que protege o motor do nosso diesel.
Abraço.
Carlão Rover
26/08/2010, 15:53
Na escolha do HTHS do óleo, aqueles chamados de "pesados" atendem as exigências mínimas.
Os "leves" pode ser de alta ou baixa HTHS.
Para que serve na prática o HTHS?
Um baixo HTHS como manda o manual da Disco resulta em diminuição do tempo de troca do óleo, economia de combustível e menor longevidade do motor comparado ao alto HTHS.
Um alto HTHS aumenta a durabilidade do motor, mas gasta um pouco mais de diesel, e portanto pode não atender as normas européias de controle de poluição.
Em fóruns "gringos" muitos usam até mesmo o 10w 40 ou 15w 40 nas ford Transit...Visando inclusive obter altos índices de TBN que pasmem, muitos óleos "mudernos" não tem NADA = zero TBN.
As altas temperaturas do motor sempre foram maiores principalmente nos anéis e por isso são feitos de material com maior capacidade de troca de calor e para adaptar as variações de forma em altas temperaturas.
Se houver corrosão ácida (principalmente pelo alto índice de enxofre) aumenta a abrasão nestas áreas de maior necessidade de troca de calor (e não nas mangueirinhas distantes que nunca chegam na temperatura dos anéis) aumentando o atrito e consequentemente "estragando" o óleo mais rápido.
Aí você pode colocar óleo da NASA que não vai resolver nada.
henrique wamser
26/08/2010, 17:00
quanta sigla....
mudando de assunto e continuando no mesmo, tem um amigo aqui em Curitiba, o Brick, muito conhecido do jipe clube, que está andando com 2 tdi 300 e uma puma tendo como combustível apenas óleo descartado de frituras, restaurantes etc...
o bom é ue ninguem perde ele na trilha, porque é só seguir o cheiro de pastel....
ele já foi até o Chile , levando o oleo em uma carreta
eis aí mais COMBUSTÍVEL para vossas prosas técnicas.
abraço
Henrique
Carlão Rover
26/08/2010, 18:25
Boa Henrique...Assunto muito pertinente.
O primeiro motor que o Rudolf Diesel patenteou em 1897(creio que foi este ano mesmo, depois confirmo) era movido a óleo vegetal.
Nas regulagens originais da bomba de injeção, pode-se utilizar sem problemas os óleos de frituras, etc. Apenas sendo necessário para colocar este óleo no tanque da viatura, esperar decantar em um local adequado, os resíduos das frituras, durante cerca de no mínimo 10 dias, e desprezar o que ficou no fundo. Um problema é a partida a frio em lugares com temperaturas menores. Aí uma mudança no sistema de injeção pode compensar, embora piore para usar o diesel normal.
Existem Kit´s para o pré aquecimento do óleo antes de ser injetado. Isso para os 300 TDI.
Pode ser que pela alta pressão das bombas injetoras dos PUMA´s e controle eletrônico, não precise deste pré aquecimento. Isso ainda não pesquisei para palpitar.
Aí o óleo do motor com alto TBN não se justifica. Talvez usar no caso das 300 TDI um óleo com melhgores índices para partida a frio como o 10w 40 ou até mesmo o 5w 40 seria uma boa opção.
Abraço.
_portela
26/08/2010, 19:05
Desisto...
Galera,
apenas verifiquem que em motores Diesel com injeção direta (do 200tdi até hoje), o óleo vegetal fará com que os anéis se grudem e alta carbonização com o motor frio. Razão pela qual em todo o mundo usam sistemas híbridos nestes motores. Liga-se com Diesel, quando quente muda-se para vegetal.
Antes de desligar, dá o switch para o Diesel e então roda-se uns 30Km (para as linhas estarem com Diesel); então se desliga o motor.
Para garantir maior longevidade da bomba é importantíssimo aquecer o combustível vegetal acima de 60˚C...
Em fim, não é tão simples...
Obviamente vai funcionar sem nenhuma mudança, mas se tiverem muitos ciclos de liga-desliga e muito tempo em marcha-lenta, COM certeza terá grandes problemas.
Nem falar da incompatibilidade do óleo vegetal com borrachas, seu PH, etc...
Abraços
Clemente
Boa Henrique...Assunto muito pertinente.
O primeiro motor que o Rudolf Diesel patenteou em 1897(creio que foi este ano mesmo, depois confirmo) era movido a óleo vegetal.
Nas regulagens originais da bomba de injeção, pode-se utilizar sem problemas os óleos de frituras, etc. Apenas sendo necessário para colocar este óleo no tanque da viatura, esperar decantar em um local adequado, os resíduos das frituras, durante cerca de no mínimo 10 dias, e desprezar o que ficou no fundo. Um problema é a partida a frio em lugares com temperaturas menores. Aí uma mudança no sistema de injeção pode compensar, embora piore para usar o diesel normal.
Existem Kit´s para o pré aquecimento do óleo antes de ser injetado. Isso para os 300 TDI.
Pode ser que pela alta pressão das bombas injetoras dos PUMA´s e controle eletrônico, não precise deste pré aquecimento. Isso ainda não pesquisei para palpitar.
Aí o óleo do motor com alto TBN não se justifica. Talvez usar no caso das 300 TDI um óleo com melhgores índices para partida a frio como o 10w 40 ou até mesmo o 5w 40 seria uma boa opção.
Abraço.
Gostei desta idéia!!!
Isto pode ser uma solução muito inteligente. Se isto funciona, porque precisamos fazer biodiesel? A mistura de óleo vegetal com diesel já não seria suficiente. 20% de vegetal e 80 de diesel, isto já não resolveria os problemas relatados abaixo?
Abraço
Romão
Carlão
Qual o melhor óleo e esquema de troca para o 300TDi, de um land nacional de 2000?
Na sua opinião.
Abraço
Romão
Foi exatamente esta minha concepção ano passado quando finalmente troquei de viatura. Na minha cabeça, desde sempre, a Defender era a 1ª opção, mas cheguei nessa encruzilhada também, e parti pras Japas.
Me arrepender não me arrependo, o duro é dormir com a Antonia pensando na Maria :mrgreen::mrgreen:
Abs
Desisto...
Volta Portela!!!! O cara manja de diesel... o unico problema é que hj ele anda de disco eletronica...
Carlão Rover
28/08/2010, 08:13
Dromao, eu sigo a recomendação do Maurício da rashmototen. 15w 40 ursa td ou Tdx. Creio que o castrol também seja uma boa.
O intervalo de troca de 5 mil com o filtro. Filtros de ar e diesel a cada 10 mil.
Abraço.
Obs: tem um colega inclusive aqui do forum que rodou com uma 110 97 mais de 300 mil km com óleo de fritura .
alexx.files
28/08/2010, 16:36
Dromao, eu sigo a recomendação do Maurício da rashmototen. 15w 40 ursa td ou Tdx. Creio que o castrol também seja uma boa.
O intervalo de troca de 5 mil com o filtro. Filtros de ar e diesel a cada 10 mil.
Abraço.
Depois que comecei a fazer as revisões no Luiz Fraga ele me recomendou usar este óleo também. Ursa Premium 15W40.
Obs: tem um colega inclusive aqui do forum que rodou com uma 110 97 mais de 300 mil km com óleo de fritura .
Caramba ele deve ter engordado hein?:shock:
[]´s
Alex
Obrigado Carlão
Vou seguir as recomendações.
Também faço as revisões no Fraga.
Abraço
Romão
paje_tapuya
28/08/2010, 18:34
Ufa... já estava tonto de tanto comentário técnico. A galera está de parabéns pelo nível técnico desse tópico.
Saudações
Obrigado Carlão
Vou seguir as recomendações.
Também faço as revisões no Fraga.
Abraço
Romão
Vespasiano Rubim
01/09/2010, 20:51
Amigos, estive em BH vendo a possibilidade de adquirir a New Defender 110, fucei a internet, conversei com colegas e li e reli este topico. Simplesmente desisti da defender eletronica. Vou continuar com a minha 110 tdi 2005/2006, uma mosca branca no mercado. Ate oferta de compra de Portugal e Chile recebi por e-mail. Ela esta com 70mil km rodados e praticamente nao me dá problema. Vou segura-la por mais uns anos e ver o desfecho futuro da Defender com a Tata, que é uma incognita. Estive em Sao Luis semana passada e mais uma vez estufei o peito ao ser solicitado na praia para puxar uma Nissan atolada junto ao mar. Vou agora adquirir para minha filha um Jimny, pois ja tive um vitara em 1997 e gostei. Abraço a todos.:palmas:
ClaudioMartins
02/09/2010, 08:27
Muito bem!
Quando vier novamente em BH me dê um toque. Tenho uma 2004 e é sempre bom bater papo a respeito. Felicidades e viva a mecanica!
Vespasiano,
outro dia uma 2005 do um colega do grupo foi para um gringo tbm. Vai vendo. Descobriram que aqui foi o último país a ter 300TDI até 2005.
Quanto ao Jimny; é um baby Defender. Pesa exatos 1000kg (Por ex. o Niva pesa 1200 e o 90tinha 1870kg )
Estou com um 2010, com quase 7mil Km rodados. Se tivesse a mesma escala do LR, arriscaria que seria um Defender com 100% dos seus problemas resolvidos.
Suspenão dianteira 100% igual a do Defender, porém com barras de direção mais fortes e melhor protegidas.
Suspensão traseira ao invés da barra A, ele ganhou uma barra Panhard, o que elimina a substituição do famigerado Ball Joint à custa do comportamento rebelde em buracos à média velocidade.
Na terra ele faz fantástico, pois não "serve" no facão, logo ele passa onde meu 90 BEM preparado não passava.
Na cidade é excelente, direção leve, Ar condicionado forte e com filtro, faróis excelentes, etc. Freios fortes sem tendência a travar as rodas.
Motor tem até bastante torque para um 1.4 e fantasticamente econômico, 100% alumínio, comando variável VVT, 16V, etc.. Após os 4mil RPM o comando muda e então ele passa a andar e também beber bastante. É um motor de giro alto, logo não se espante de eventualmente passar dos 7mil RPM com ele. A injeção só cortará em 7.500RPM.
A reduzida é ótima, com dentes retos e planetária. Acionou, o som do carro muda, parece elétrico e sobe paredes.
Os contras são em razão de seu pouco peso e suspensão parruda composta por eixos rígidos (como no LR). Ou seja, ele dá umas quicadas e muita resposta do asfalto na direção em razão do eixo rígido, para piorar não tem amortecedor de direção. Nada que depois de rodar 40km não esteja acostumado.
Também não curti o acionamento elétrico da tração, eu prefiro alavancas, mas parece MUITO bem feito, com respiro elevado, etc.. Só uns fios que ficam meio expostos, valeria a pena colocar uma proteção... Porém mesmo sem, já me aventurei em muitos caminhos ruins, sem maiores problemas. Ele é feito em grande volume e para públicos que demandam um sistema de acionamento 100% à prova de ignorantes (não deixa engatar a reduzida sem o pé na embreagem e carro 100% parado, por ex). Não engata o 4x4 se estiver acima de 100km/h, etc...
Na estrada se apertar ele chega a 160km/h ou mais, mas não recomendo passar dos 120km/h, é um carro leve e com massas não suspensas pesadas (os eixos)... A 5a marcha é overdrive, logo a máxima é atingida na 4a, mas se engatar a 5a, quem sabe vai ainda adiante... rsrs
O chassi parece mais reforçado que o do LR, em forma de caixa fechada, com cantoneiras internas, e severamente protegido contra corrosão com tinta bate pedra em todos os lados.
É um daqueles carros que só pede trocas de óleo e filtros, mesmo assim o filtro de gasolina é feito para ser trocado apenas a cada 200mil Km. Correia dentada ele tbm não tem. É corrente com tencionador hidráulico. As correias auxiliares são duas. Refrigeração como no Defender, por ventilador e acoplamento viscoso (aliás, desmontável para reparo), o que confere em algumas situações um barulho de carro V8..
É a melhor opção para quem quer um carro para todos os dias, com direito a escapada para as dunas, estradas ruins e ainda assim tem algo que nunca pára.
Eu me consultar com um dos melhor mecânicos de Suzuki sobre a compra (Daniel), ele me respondeu: "te vejo daqui uns 10-12 anos".
Abraços
Clemente
Assino o que o Demente Gauer falou, a patroa tem um jimny (2001) que é uma maravilha de veículo, realmente é um defender que não quebra.
abçs
Olhem só que notícia triste e interessante ao mesmo tempo!!!!!!
Motor elétrico????!!!!
Abraço
Romão
Clemente, beleza?
quanto seu Jimny ta fazendo de média de consumo na cidade/estrada?
Coincidência a umas duas semanas atrás, estive na Suzuki aqui em BH e dei uma olhada no jeepinho. Gostei bastante também. Ta saindo por 57 conto. Fiz até um test drive. Muito bacana.
Baby Defender foi boa......achava isso do meu primeiro carro,.....um Niva 93, que gostava muito. Na época que o defender era só um sonho bem distante. kkkkkkkkkk
Grande abraço e bom feriado a todos.
Rhuan
110 Hcpu 98
Rhuan,
Com os pneus maiores da versão HR (215/75), que deixam o velocímetro 100% na marca, estou fazendo as seguintes médias:
11km/l cidade sem AC pisando bem leve
9km/l cidade com AC pisando fundo
13km/l estrada sem AC a 100-110km/h
10km/l estrada com AC a 130km/h
Se vc acrescentar 9% ao velocímetro (diferença do pneu original), estes valores ficam mais otimistas.
Abastecer é uma delícia.. Entram no máximo uns 36 litros de gasolina, que me custam uns R$ 80 e me rendem quase 2 semanas de transito caótico de SP...
Agora o melhor mesmo é a ausência de peso e inércia, muito esperto na cidade e não faz feio na estrada; desde que vc explore todo o conta-giros sem ter muita dó de colocar o motorzinho além dos 5mil RPM. No começo ele me deixava meio chateado, mas agora com 7mil Km o motor soltou. Em dias de chuva tem que ficar esperto para não soltar muita força nas rodas traseiras; o entre-eixos é inexistente, logo as reações são brutais e repentinas, o mesmo se aplica em curvas com buracos.
Parceiro ideal para o 110, que também é verde. O Jimny tem ainda o fator "sorriso na cara" do Defender; dirigir ele não também não é muito convencional.
Abraços
Clemente
Clemente, beleza?
quanto seu Jimny ta fazendo de média de consumo na cidade/estrada?
Coincidência a umas duas semanas atrás, estive na Suzuki aqui em BH e dei uma olhada no jeepinho. Gostei bastante também. Ta saindo por 57 conto. Fiz até um test drive. Muito bacana.
Baby Defender foi boa......achava isso do meu primeiro carro,.....um Niva 93, que gostava muito. Na época que o defender era só um sonho bem distante. kkkkkkkkkk
Grande abraço e bom feriado a todos.
Rhuan
110 Hcpu 98
Agora com a notícia que faltou!!
http://sergioholanda.blogspot.com/2010/09/novidades-4x4-nova-defender-2014.html
Olhem só que notícia triste e interessante ao mesmo tempo!!!!!!
Motor elétrico????!!!!
Abraço
Romão
Vespasiano Rubim
06/09/2010, 23:06
Boa noite, CGAUER. Obrigado pelas informaçoes tecnicas sobre o Jimny. Vou adquirir o HR mesmo. Minha Defender 110 TDI 2005/2006 continuara comigo ate a definiçao da Tata. Abraçao.:palmas:
_portela
08/09/2010, 21:56
Rhuan,
Com os pneus maiores da versão HR (215/75), que deixam o velocímetro 100% na marca, estou fazendo as seguintes médias:
11km/l cidade sem AC pisando bem leve
9km/l cidade com AC pisando fundo
13km/l estrada sem AC a 100-110km/h
10km/l estrada com AC a 130km/h
Esse Jimny verde não passa de 9km/l :lol:
Abs.
Rodrigo Simões
09/09/2010, 23:06
Pessoal estive ausente do forum e logo vi este tópico um assunto que penso toda vez que entro na minha 110 Tdi 300 2005/2006. Comprada em janeiro de 2006 era uma das três últimas 110 0 KM a venda na Land Rio e provavelmente uma das últimas do Brasil !!!
Na época era novato em Land Rover e quase esperei a TD5, um das histórias que me ajudaram a mudar de ideia: quando soube que um alemão que ia se mudar para o Brasil em março de 2006 já tinha comprado a sua tdi 300 0 km em outubro de 2005 e deixado na concessionaria só para não perder as últimas unidades da tdi, ai eu pensei se os europeus preferem a Tdi ao invés da TD5 alguma coisa tem.
Em 2007 já contaminado pelo virus comprei outra uma 90 soft Tdi 1998 inglesa e digo o motor inglês é muito superior em durabilidade que o Tdi (maxion). Conheço um fanático pela marca aqui em Belém que tem inclusive a única Defender NAS V8 1996 do Brasil !!!! Meu sonho de consumo, mas ele só vende quando morrer.
Ele é tão fanático pelo Tdi 300 inglês que comprou um motor na caixa à dez anos atrás de uma concessonária em São Paulo que não tinha porque mais ter em estoque e guarda até hoje como relíquia, caso uma das suas Defenders precise do motor ou porque não existe mais.
A verdade que eu até poderei comprar uma Def eletrônica, vem ai a 2.2 vou aguardar, mas só se eu tiver grana para não me desfazer das minhas preciosidades. Como todos landeiros o def entra literalmente para a família, quando a gente viaja as fotos tem como plano de fundo eu o local e a land.
Um abraço,
Rodrigo,
deposi que vi pessoalmente um virabrequim do motor inglês partido ao meio no Ronald, seguido de sua exclamação "às vezes acontece nos ingleses", mudei de idéia... Passou dos 250mil vc pode ser sorteado.
Os motores Brasileiros tem um grave problema, a bomba d'água de plástico após 2001-2002.. Este é o motivo pela má reputação dos brazucas. Trocou, resolveu.
De resto o motor brasileiro tem uma série de melhorias (2000 ->), como virabrequim forjado, bielas fraturadas, metade da tolerância na fabricação, sedes de válvula mais resistentes, turbo mais leve, torque presente em RPM mais baixo, maior potência e menor emissão (Euro II vs Euro I).
Eu também sou fan dos 2005-2006.. Tenho um 110 SW verde teto branco (um verde que saiu só em 2005).. Raríssimo, sem alarme, sem vidros elétricos, carpete de borracha, rodas de ferro brancas e pneus Michelin XZL canela fina.
Se eu não tiver um colapso financeiro, não venderei por NADA, nem por 200mil, sério mesmo... Ainda mais agora que deixei ela 100% original, sem NENHUM adesivo, com todos os itens passíveis de falha melhorados ou substituídos.
Agora só me falta o alternador de Sprinter 115A com bomba de vácuo.. Vou remover a trágica bomba de vacuo original... Pronto, mais "dois coelhos com uma caixa d'água só".
Vender Defender é horrível.. Não posso ver as fotos com meu ex 90...
Abraços
Clemente
Pessoal estive ausente do forum e logo vi este tópico um assunto que penso toda vez que entro na minha 110 Tdi 300 2005/2006. Comprada em janeiro de 2006 era uma das três últimas 110 0 KM a venda na Land Rio e provavelmente uma das últimas do Brasil !!!
Na época era novato em Land Rover e quase esperei a TD5, um das histórias que me ajudaram a mudar de ideia: quando soube que um alemão que ia se mudar para o Brasil em março de 2006 já tinha comprado a sua tdi 300 0 km em outubro de 2005 e deixado na concessionaria só para não perder as últimas unidades da tdi, ai eu pensei se os europeus preferem a Tdi ao invés da TD5 alguma coisa tem.
Em 2007 já contaminado pelo virus comprei outra uma 90 soft Tdi 1998 inglesa e digo o motor inglês é muito superior em durabilidade que o Tdi (maxion). Conheço um fanático pela marca aqui em Belém que tem inclusive a única Defender NAS V8 1996 do Brasil !!!! Meu sonho de consumo, mas ele só vende quando morrer.
Ele é tão fanático pelo Tdi 300 inglês que comprou um motor na caixa à dez anos atrás de uma concessonária em São Paulo que não tinha porque mais ter em estoque e guarda até hoje como relíquia, caso uma das suas Defenders precise do motor ou porque não existe mais.
A verdade que eu até poderei comprar uma Def eletrônica, vem ai a 2.2 vou aguardar, mas só se eu tiver grana para não me desfazer das minhas preciosidades. Como todos landeiros o def entra literalmente para a família, quando a gente viaja as fotos tem como plano de fundo eu o local e a land.
Um abraço,
paje_tapuya
10/09/2010, 15:53
Posso fazer algumas dessas modificações na minha inglesinha? A minha é uma Discovery 300TDI. O seria bom fazer para melhorar a criança?
Rodrigo,
deposi que vi pessoalmente um virabrequim do motor inglês partido ao meio no Ronald, seguido de sua exclamação "às vezes acontece nos ingleses", mudei de idéia... Passou dos 250mil vc pode ser sorteado.
Os motores Brasileiros tem um grave problema, a bomba d'água de plástico após 2001-2002.. Este é o motivo pela má reputação dos brazucas. Trocou, resolveu.
De resto o motor brasileiro tem uma série de melhorias (2000 ->), como virabrequim forjado, bielas fraturadas, metade da tolerância na fabricação, sedes de válvula mais resistentes, turbo mais leve, torque presente em RPM mais baixo, maior potência e menor emissão (Euro II vs Euro I).
Eu também sou fan dos 2005-2006.. Tenho um 110 SW verde teto branco (um verde que saiu só em 2005).. Raríssimo, sem alarme, sem vidros elétricos, carpete de borracha, rodas de ferro brancas e pneus Michelin XZL canela fina.
Se eu não tiver um colapso financeiro, não venderei por NADA, nem por 200mil, sério mesmo... Ainda mais agora que deixei ela 100% original, sem NENHUM adesivo, com todos os itens passíveis de falha melhorados ou substituídos.
Agora só me falta o alternador de Sprinter 115A com bomba de vácuo.. Vou remover a trágica bomba de vacuo original... Pronto, mais "dois coelhos com uma caixa d'água só".
Abraços
Clemente
rafaelfernandez
10/09/2010, 17:38
Posso fazer algumas dessas modificações na minha inglesinha? A minha é uma Discovery 300TDI. O seria bom fazer para melhorar a criança?
Eu comecaria instalando um sensor de nivel no reservatorio de agua (vaso de expansão). Alguns sugerem trocar os plugs plasticos pelos de ferro, eu particulamente prefiro manter os plasticos e troca-los a cada 20.000km. Acredito que eles acabem funcionando como um "fusivel" no caso de excesso de pressao. Alem do mais, é bem mais facil e barato trocar os plugs do que uma mangueira ou mangote. Ando com uns de reserva.
Tem mais algumas coisinhas que nao lembro agora, mas conforme for lembrando vou postando.
[]´s
Rafael
Rafael,
a idéia de que o bujão era fusível foi invenção da The Specialist, que a cada revisão cobrava quase R$20 por bujão de plástico. Curiosamente hoje eles usam bujões de latão, alegando que não existem mais os de plástico, o que não é verdade; basta ir na Sonnervig e pedir, é o mesmo do Troller T4 3.0 eletrônico.
Basta ver como é construído o bujão. Antes dele estourar, todas as mangueiras terão sido os "fusíveis". Nem falar da tampa do vazo de expansão, que também tem uma válvula de escape regulada para meros 15psi.
Ou seja, o papo de que é fusível é pura conversa.
Pergunte por aí quantos donos de LR perderam o motor por conta deste bujão de plástico que resseca.. Vários, até o Bob da Bearmach teve problemas, mas teve sorte.
Talvez seja sua fragilidade, que torna o uso de bujões plásticos tão lucrativo para quem os chama de fusíveis. Afinal quando um estoura é quase certo que vc vai perder o cabeçote, etc.
Fusíveis servem para proteger e não destruir.
Como vc disse, melhor colocar um sensor de nível.
Quanto oa resto, talvez o turbo nacional traga um mínimo de diferença, assim como os bicos injetores. Mas eu diria que não vale o investimento...
Abraços
Clemente
Eu comecaria instalando um sensor de nivel no reservatorio de agua (vaso de expansão). Alguns sugerem trocar os plugs plasticos pelos de ferro, eu particulamente prefiro manter os plasticos e troca-los a cada 20.000km. Acredito que eles acabem funcionando como um "fusivel" no caso de excesso de pressao. Alem do mais, é bem mais facil e barato trocar os plugs do que uma mangueira ou mangote. Ando com uns de reserva.
Tem mais algumas coisinhas que nao lembro agora, mas conforme for lembrando vou postando.
[]´s
Rafael
Rodrigo Simões
10/09/2010, 20:58
Rodrigo,
Abraços
Clemente
Clemente, eu tenho um amigo que tinha modelo extamente igual ao seu Def 110 2005 verde teto branco sw. Quando vendeu o novo dono resolveu pintar o teto branco da cor do carro
Rodrigo Simões
10/09/2010, 21:03
O pior que a bomba d`agua no Brasil sò de plastico.Ano passado comprei umas coisas da paddock spare na Inglaterra para minha 90 e inclui uma bomba d`agua de latão ou ferro, acredito que lá não exista a de plástico.
paje_tapuya
10/09/2010, 22:35
Agora que vc falou eu me lembrei que isso foi uma das coisas que mudei na minha defender 110 95. Troquei por de bronze que um amigo meu torneiro fez. Ficou ótimo. Mas o sensor de nível no reservatório é tranqüilo de adaptar? Mês que vem vou trocar a correia dentada, vou começar a fazer orçamento, alguém tem uma dica de distribuidor?
Obrigado pelas dicas!
[]´s
Rafael
rafaelfernandez
11/09/2010, 00:32
Clemente e Paje
Os bujoes aqui em Belem custam R$7.60 cada no representante da Maxion. Troco a cada 20.000 e mantenho uns pares extras dentro do cubbybox. Talvez eles realmente nao funcionem como fusivel, eu sinceramente nao sei. Mas confesso que até entao acreditava que sim.
Quando eu instalar um segundo sensor de temperatura (outra melhoria a ser considerada, visto que o marcador original é inutil) vou acabar trocando os bujoes por outros de metal, inclusive utilizando o que fica proximo a valvula termostatica como "sede" do sensor.
Quanto ao sensor de nivel d´agua, eu utilizo o do Kroeger(led e sonoro), em conjunto com a tampa da Range Rover(pois a mesma ja vem com boia e terminal para ligar no sensor). A instalação é coisa de criança, principalmente com o esquema que vem junto. Estou satisfeito com o produto,o qual diga-se de passagem ja me salvou o cabeçote em 2 situaçoes, porem ha outras opções no mercado. Vale dar uma olhada aqui mesmo no forum.
[]´s
Rafael
Carlão Rover
12/09/2010, 18:46
Como sou "conservador" comprei um motor do series 1 (1950) que estava sendo usado em uma bancada de teste (funcionando a ar) e que seria deixado de lado.
Está zero e funcionando.
É claro que ele foi trazido de defender e retirado de defender...
Essas histórias só a Land Rover consegue contar...
E para minha alegria minha esposa é a minha ajudante em tudo. No apoio moral e físico!
Fotos by Ju.
Pronto, o último passo foi dado em direção à morte do Diesel, pelo menos assim como conhecíamos.
Em resumo; a partir de 2012 os carros novos terão um tanquinho de urina...
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/797948-veiculos-a-diesel-fabricados-a-partir-de-2012-terao-aditivo-para-reduzir-emissoes.shtml
Sem mais...
Clemente
Pronto, o último passo foi dado em direção à morte do Diesel, pelo menos assim como conhecíamos.
Em resumo; a partir de 2012 os carros novos terão um tanquinho de urina...
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/797948-veiculos-a-diesel-fabricados-a-partir-de-2012-terao-aditivo-para-reduzir-emissoes.shtml
Sem mais...
Clemente
Pelo menos agora nunca mais fico no prego de diesel!!!
É só dar uma mijadinha no tanque e ganho pelo menos uns 6km de autonomia por litro.
Mas uma questão me preocupa.
A bomba injetora será a prova de infecção urinária? Ou vou ter de acrescentar antibióticos na minha caixa de ferramentas?
:-)
Abs.
Carlão Rover
15/09/2010, 08:41
Agora sim com mais um aditivo os motores eletrônicos que rodam no Brasil vão durar menos ainda.
Nem estou dizendo das panes que deixam na mão. Durabilidade mesmo.
Engraçado que melhorar a qualidade do diesel nem é cogitada.
Abraço.
_portela
15/09/2010, 09:45
Eu ainda quero ter saúde para reler este tópico daqui uns 10 anos...
Pelo que me consta foi a Mercedes quem começou com a bricadeira, mas cada um já tem seu nome preferido...
http://www.mercedes-benz.com/content/mbcom/international/international_website/en/com/Mercedes-Benz_Brand_Galery_BLUETEC.html
Quem irá morrer são os motores a combustão (todos). Claro, a longo prazo.
Abs.
rafaelfernandez
15/09/2010, 10:29
Amigos,
Nao sei se ja se informaram corretamente, mas a ureia vai ser adicionada nao no sistema de combustao do motor, mas sim no de escape. Na verdade um pouco antes do catalizador. Portanto NAO HAVERA MISTURA no diesel em momento algum.
[]´s
Rafael
_portela
15/09/2010, 10:51
E também tem que completar a uréia uma vez na vida e outra na morte.
Resumindo...O mundo não vai acabar :pipoca:
Abs.
Pois é,
o sistema não é invasivo, mas adiciona mais uma variável no sistema de controle do motor. Ou seja, se algo der errado, pronto, o motor entra em modo de "operação restrita" ou no mínimo "capa" 30% da performance.
Será que vai ter ureia para vender em Bajo Caracoles ou Villa O'Higgins?
Abraços
Clemente
Carlão Rover
15/09/2010, 17:26
Restrição aos gases do escape são um dos fatores de sobrecarga do motor quando não corretamente dimensionado.
Eu não sou contra melhorias. Pelo contrário, são muito bem vindas.
O problema é arranjar desculpas para diminuir a poluição fazendo os consumidores gastarem mais com parafernalhas eletrônicas ao invés de melhorar os meios de produzir o diesel e regular os motores para este fim(compressão, admissão, escape,etc).
E não deixar escolha entre mecânico e eletrônico para o consumidor.
A tecnologia é muito bem vinda, mas não é por ser novo e mais moderno que necessariamente é melhor.
Enfim...
rafaelfernandez
15/09/2010, 19:47
A tecnologia é muito bem vinda, mas não é por ser novo e mais moderno que necessariamente é melhor.
Concordo, mas esse infelizmente é um pensamento cada vez mais raro entre os consumidores. A cultura do "novo" "moderno" e "atual" esta ficando cada vez mais enraizada, deixando coisas como confiabilidade e durabilidade em segundo plano. Muito triste pois acabamos tendo que engolir produtos cada vez mais descartaveis. Quero ver quando nao tiver mais onde colocar tanto lixo, o que faremos??? :pensativo:
[]´s
Rafael
_portela
15/09/2010, 23:00
Petróleo é sujo, não tem muito jeito...
Essas coisas o BraZZZZZil está só copiando de países que tem um Diesel excelente com baixo teor de enxofre, baixo isso, baixo aquilo e ainda assim precisam das parafernálias eletrônicas.
É também, lógico, uma questão de custos. A empresa não quer gastar no seu parque de refino e o consumidor não quer pagar combustível mais caro...Nessa matemática sobrou a tecnologia, que o consumidor paga, mas pelo menos é de uma só vez.
Somado a isso não há escala nem logística para outros motores e energias, por enquanto.
Enfim...A outra escolha do consumidor, neste momento, que não fosse entre o eletrônico e o mecânico seria pagar um preço de combustível impagável ou votarmos a poluir na mesma proporção da Revolução Industrial.
Quem tiver a resposta para a esta equação agora, este ano, por favor candidate-se ao Nobel.
Abs.
_portela
15/09/2010, 23:03
Concordo, mas esse infelizmente é um pensamento cada vez mais raro entre os consumidores. A cultura do "novo" "moderno" e "atual" esta ficando cada vez mais enraizada, deixando coisas como confiabilidade e durabilidade em segundo plano. Muito triste pois acabamos tendo que engolir produtos cada vez mais descartaveis. Quero ver quando nao tiver mais onde colocar tanto lixo, o que faremos??? :pensativo:
[]´s
Rafael
Deixaremos de existir. Simplesmente. E a Terra continuará muito melhor sem a gente. :pipoca:
Abs.
alexx.files
15/09/2010, 23:42
Deixaremos de existir. Simplesmente. E a Terra continuará muito melhor sem a gente. :pipoca:
Abs.
Portela, não sei se você assistia Star Trek NG, mas é aquilo que eu tenho como visão do futuro. Energia limpa, barata e abundante. Isso já resolve 90% dos problemas.
Olha, prefiro Floripa em dia de sol cheio de seres humanos do que Floripa em dia de sol deserta... :dance:
[]´s
Alex
alexx.files
15/09/2010, 23:45
Restrição aos gases do escape são um dos fatores de sobrecarga do motor quando não corretamente dimensionado.
Eu não sou contra melhorias. Pelo contrário, são muito bem vindas.
O problema é arranjar desculpas para diminuir a poluição fazendo os consumidores gastarem mais com parafernalhas eletrônicas ao invés de melhorar os meios de produzir o diesel e regular os motores para este fim(compressão, admissão, escape,etc).
E não deixar escolha entre mecânico e eletrônico para o consumidor.
Enfim...
Pessoal desculpe a ignorância e se a pergunta for muito idiota vocês nem precisam responder, mas o que polui mais 1Km de diesel ou 1Km de gasolina? Isso considerando 2 carros muito parecidos e rodando nas mesmas condições.
[]´s
Alex
Depende, depende, depende..
Mas se compararmos motores bem novos, o Diesel é mais eco-friendly... Tem um rendimento muito superior ao do gasolina. As emissões são mais limpas, se usar filtro de partículas e injeção de uréia, etc...
Ideal mesmo é carro elétrico, nada de hidrogênio e sua logística cara e complexa. Até lá o perfeito seria híbridos Diesel...
É bem complicado julgar a poluição. Uma coisa é a prevenção de doenças e a outra é o impacto na natureza. Cada um tem suas vantagens...
Abraços
Clemente
Pessoal desculpe a ignorância e se a pergunta for muito idiota vocês nem precisam responder, mas o que polui mais 1Km de diesel ou 1Km de gasolina? Isso considerando 2 carros muito parecidos e rodando nas mesmas condições.
[]´s
Alex
Carlão Rover
16/09/2010, 00:19
Abs.
Eu penso que seremos sempre melhores.E o Espírito é eterno.Apenas a matéria que tem um início, um meio e um fim; assim como nosso planeta terá um fim.
Resta saber se, quando o nosso planeta se esgotar, o que aprendemos aqui valeu a pena. Eu quero que tenha valido a pena e de Land Rover!!!hehehehe.
Em relação ao motor gasolina/diesel penso que comparando motores eletrônicos no geral o diesel é menos poluente. Muito oportuna sua colocação...
Abraço.
_portela
16/09/2010, 06:30
Também sou otimista galera :grin:
Só dei a resposta sobre a pergunta, que era como fiaríamos com um monte de lixo...
Qiz dizer apenas que a gente passa e o planeta fica. Com tanta poluição o que nós estamos destruindo é a nós mesmos e não o planeta. O planeta tem outra escala de tempo e, até ela, um dia acaba.
A tendência é que a coisa melhore. A sociedade anda se mobilizando cada vez mais em prol de uma vida melhor.
Abs.
Carlão Rover
16/09/2010, 11:01
Também sou otimista galera :grin:
Só dei a resposta sobre a pergunta, que era como fiaríamos com um monte de lixo...
Qiz dizer apenas que a gente passa e o planeta fica. Com tanta poluição o que nós estamos destruindo é a nós mesmos e não o planeta. O planeta tem outra escala de tempo e, até ela, um dia acaba.
A tendência é que a coisa melhore. A sociedade anda se mobilizando cada vez mais em prol de uma vida melhor.
Abs.
X2!!!Concordo em gênero número e grau...
Já que a discussão descambou para o lado filisófico, deixa eu dar minha contribuição: 60% ou 70% do efeito estufa deve-se à flatulência (isso mesmo, peido e arroto, gas metano) do rebanho mundial de bovinos, suinos e caprinos.
"Apenas" 18% do efeito estufa deve-se às emissões de veículos.
Portanto, se realmente estiverem preocupados façam como eu, parem de comer carne e andem tranquilamente com suas viaturas, sem uréia, filtros, etc, etc....
espero ter contribuído, hehehe
abçs
_portela
16/09/2010, 13:46
Ufa Caique!
Que susto!
Pesnei que você fosse pedir para a gente parar de peidar :lol::lol::lol::lol::lol::lol:
Abração,
paje_tapuya
16/09/2010, 16:00
Pelo que sei, esse aquecimento que temos hoje em dia é conseqüência dos gases emitidos na revolução industrial. Portanto colegas, não adianta reclamar do calor, ele ainda vai aumentar muito. Mas tem solução, e não parar de comer carne, é plantar árvores para absorver o carbono da atmosfera. Só para minimizar. E não deixar acontecer o que aconteceu nos EUA do derramamento de óleo. O fitoplânctom que foi perdido ali era responsável por grande parte da fixação desse carbono. Isso não vai se recuperar.
Já que a discussão descambou para o lado filisófico, deixa eu dar minha contribuição: 60% ou 70% do efeito estufa deve-se à flatulência (isso mesmo, peido e arroto, gas metano) do rebanho mundial de bovinos, suinos e caprinos.
Portanto, se realmente estiverem preocupados façam como eu, parem de comer carne e andem tranquilamente com suas viaturas, sem uréia, filtros, etc, etc....
abçs
alexx.files
16/09/2010, 17:42
abçs
Se é assim então vamos criar um movimento para feijoadas somente aos sábados.
[]´s
Alex
Acho que entrei no forum errado!!!??:pensativo:
Este aqui é de ecologia e culinária!!
Mas parece bom, começou com óleo de fritura e terminou com uma feijoada!!!
Melhoraria se todos saíssem da toca com suas viaturas econômicas e reguladas e marcassem um encontro para comer a feijoada!!
Abraço
Romão
paje_tapuya
17/09/2010, 09:15
E no final agente engarrafaria o metano produzido e deixava de reserva para cozinhar no próximo encontro...
Acho que entrei no forum errado!!!??:pensativo:
Este aqui é de ecologia e culinária!!
Mas parece bom, começou com óleo de fritura e terminou com uma feijoada!!!
Melhoraria se todos saíssem da toca com suas viaturas econômicas e reguladas e marcassem um encontro para comer a feijoada!!
Abraço
Romão
Autometall
27/12/2010, 22:49
Rodrigo,
Abraços
Clemente
Boa noite Clemente, tudo bem...
A configuração do motor TDI 300 2.5 Maxion Rover foi aplicada nas Land Rovers de 2003 a 2006? Já vi em alguns tópicos citarem que nesses anos tem a versão TDI 300 HS 2.5 Maxion, fiquei na dúvida se há essa diferença ou é tudo a mesma coisa, somente "citação" de siglas.:pensativo:
Ainda abusando do seu conhecimento, o câmbio e diferenciais também são os mesmos nas linhas de 2003 a 2006?
Obrigado pela atenção... ótimo 2011 para todos!
Éderson
Esse tópico ficou bem engraçado e também um dos melhores...rs...só terminei de ler hoje, desde ontem....rsrsrs.
Após ler vejo que tive sorte, pois quando comprei meu 90 2000 não sabia bulhufas e ao menos fui agraciado com o motor 300tdi (pelo ano, maxion certo?). Realmente tão simples que até um mané como eu aperta uma abraçadeira com um canivete e sai rodando sem precisar de auxílio algum...
Ultimamente minhas preocupações com o motor, após ler aqui, são a bomba d´agua, e a de vácuo (meu freio não parece nada bom, ainda que esteja com 4 discos e jogo de pastilhas todos zerados, ta sem pressão? fiz o teste que o Clemente e outros sugeriram, de pisar desligado e ao ligar o motor ver se desce o pedal, e não desce! só desce se soltar o pé, e aí pisar de novo, aí desce mais do que estava anteriormente).
Retomando um pouco sobre os motores lanço aqui uma dúvida sobre as Disco. Meu próximo sonho de consumo LR é uma disco das "velhonas", mas nem tanto, quais motores equipam estas monstras entre 99 e 2003?
Abs
paje_tapuya
14/12/2011, 14:44
A minha é uma discoveri I Ano 96 e é 300TDI. Aliás comprei ela por isso. Mas já tô querendo vender para comprar um defender. Tem mais a minha cara...
Até 98 as discoverys eram 300 TDI, se não me engano. Depois era TD5, que não sei dizer quando foi substituído.
Esse tópico ficou bem engraçado e também um dos melhores...rs...só terminei de ler hoje, desde ontem....rsrsrs.
Após ler vejo que tive sorte, pois quando comprei meu 90 2000 não sabia bulhufas e ao menos fui agraciado com o motor 300tdi (pelo ano, maxion certo?). Realmente tão simples que até um mané como eu aperta uma abraçadeira com um canivete e sai rodando sem precisar de auxílio algum...
Ultimamente minhas preocupações com o motor, após ler aqui, são a bomba d´agua, e a de vácuo (meu freio não parece nada bom, ainda que esteja com 4 discos e jogo de pastilhas todos zerados, ta sem pressão? fiz o teste que o Clemente e outros sugeriram, de pisar desligado e ao ligar o motor ver se desce o pedal, e não desce! só desce se soltar o pé, e aí pisar de novo, aí desce mais do que estava anteriormente).
Retomando um pouco sobre os motores lanço aqui uma dúvida sobre as Disco. Meu próximo sonho de consumo LR é uma disco das "velhonas", mas nem tanto, quais motores equipam estas monstras entre 99 e 2003?
Abs
Com relação as Diesel: até 98/99 Disco I 300Tdi. De 99-2004 Disco II Td5.
Eu tenho um Defender e uma disco I V8 auto. Apesar da conta de combustíve, l é bem legal, faz um bom contraponto com o Defender.
abs
Sergio
Obrigado amigos.
Eu gostaria muito de poder ter uma Disco diesel, mais propenso a 300tdi, e até uma Td5, mas deve ser beeem raro achar uma Disco 300tdi, e em bom estado ein...
Outra: uma Disco com um 300 Tdi não "perde" um pouco sua característica de "suv valentona" por causa do barulho excessivo deste motor? Ou elas conseguem ter um bom isolamento acústico (inexistente no Defender) ?
Resgatando a famigerada questão "fritura", alguém aí sabe dizer se quem roda usando o óleo do pastel, roda com ele misturado com o diesel, ou só no óleo vegetal "purinho"?
Outra em relação a motores. O 200 tdi que ficou de fora deste tópico, é tão simples, ou mais, que o 300Tdi ? Era só importado?
Tks
paje_tapuya
14/12/2011, 15:26
Elas possuem um excelente isolamento acústico e térmico que é um silêêêênnncio lá dentro que nem parece um 300tdi. É uma excelente viatura.
Obrigado amigos.
Eu gostaria muito de poder ter uma Disco diesel, mais propenso a 300tdi, e até uma Td5, mas deve ser beeem raro achar uma Disco 300tdi, e em bom estado ein...
Outra: uma Disco com um 300 Tdi não "perde" um pouco sua característica de "suv valentona" por causa do barulho excessivo deste motor? Ou elas conseguem ter um bom isolamento acústico (inexistente no Defender) ?
Resgatando a famigerada questão "fritura", alguém aí sabe dizer se quem roda usando o óleo do pastel, roda com ele misturado com o diesel, ou só no óleo vegetal "purinho"?
Outra em relação a motores. O 200 tdi que ficou de fora deste tópico, é tão simples, ou mais, que o 300Tdi ? Era só importado?
Tks
Olha quando estava procurando Disco 1, 3 anos atrás, achei em geral as V8 mais bem cuidadas e menos rodadas (óbvio) que as 300Tdi. Como minha mulher que dirige, o fato de ser auto também ajudou na decisão.
Qto ao 200 Tdi ele é um precursor do 300, dizem ser mais robusto, mais bem "elaborado", um amigo tem uma Disco 200Tdi, roda em média 4000 km por mês. Ele tem também um Defender 300 Tdi e uma disco2 Td5 e quem pega no pesado mesmo é a 200 Tdi 93 rssss.
A grande vantagem do 300 Tdi , além de ser ligeiramente mais silencioso, é a facilidade de se encontrar peças. A manutenção é super fácil.
Abs
Sergio
Aqui minha rápida passagem pelo tópico pra dar um depoimento e um alô para todos. Tenho uma Disco 2003 TD5 e estou completamente apaixonado pelo carro...comprei há 4 meses. Nenhum problema grave até a gora, só as famigeradas luzes do painel ABS...TC e etc....que já comprei sabendo. A peça nova chega semana que vem...500 doletas nos EUA. O melhor é o som do motor, uma delícia. Acústica perfeita. Realmente foi difícil achar uma inteirinha, mas...valeu a procura. 140 km e parece que nasceu ontem!
Abs
Pisco
paje_tapuya
15/12/2011, 10:35
TD5 é show, só a manutenção que encarece um pouco...
marceloeolica
10/01/2012, 15:28
Amigos comprei uma discovery 98/99 diesel que acredito ser o 300tdi, alguem teria um manual com os codigos das peças?
Tabeladosk
14/04/2013, 12:53
Pessoal,se possível gostaria de esclarecer uma dúvida;entre o motor da l200 triton 0 3.2 e o PUMA 2.4 da LR defender,na opiniao dos senhores,qual me traria menos dor de cabeça nesta,nestas condições:6 anos de uso moderado,revisões periódicas e manutenção cumpridas a risca. Nos seguintes pontos: 1- qualidade do combustível utilizado.posso utilizar diesel com alto teor de enxofre nesses motores sem muitos problemas? 2-tolerância da parte elétrica a variações de altitude e pressão. 3-dependência da parte eletrônica.ECU,sensores,TC e etc (qual seria o mais dependente) 4-qual motor e cambio agüentariam um acréscimo de 50 hp e 12kgfm em mínimo detrimento dos componentes estruturais. estou ciente das propostas dos dois carros,minha dúvida fica em cima dos motores.att
gostaria de confirmar se a caixa de marcha da defender é a getrag mt82 e se seu torque máximo é de 52kgfm.queria saber se,excluindo o motor,o defender se mantém fiel a sua proposta de robustez e durabilidade.
paje_tapuya
14/04/2013, 15:08
A uns meses atrás, estive conversando com um amigo que é o encarregado de material da Divisão Anfíbia do Corpo de Fuzileiros Navais e ele me deu uma opinião fantástica sobre as pumas. Em minhas palavras o que foi dito é que simplesmente uma viatura que vc não pode retirar um cabo de bateria por que vai precisar de um lap top para religa-la ou retirar a capota de lona por que se molhar vai ter problema, não serve para ser uma viatura militar e nem de expedição. Na minha opinião, nem para trilha.
Pode ser muito bom nos grandes centros, mas quero ver o que acontece se o dono da viatura tiver um sítio na região serrana e precisar sair de casa depois de uma chuva daquelas numa emergência e tiver que passar por uma poça mais profunda. Lascou-se!
Felipepeixotogouvea
14/04/2013, 16:42
Tabeladosk , só posso falar o que li ... E o que li pelo menos no quesito motor puma e combustivel... O motor puma não aguenta o s500 so s50 e s10, ouvi alguma coisa nesses motores mais novoes em colocar dois filtros de combustivel e ai talvez se possa colocar o s500 mas eu não arriscaria
Só espero não estar errado abraços e boa sorte e que você seja muito feliz na compra.
Tabeladosk
14/04/2013, 19:47
Entendo...pensava que o puma 2.4 podia beber diesel s500 ja que ele saiu de cena em 2011-2012 pensei que era em funçao disso.
alguem saberia informar,estou namorando um defender 2.4 90 2011,se o defender apresenta problema de vedação para poeira,chuva e etc.. E com o snorkel instalado posso mergulhar em áreas de 800mm de profundidade,o acondicionado funciona bem?pergunto isso,pois o carro que quero esta em outro estado inviabilizando a checagem por minha parte.att
paje_tapuya
15/04/2013, 11:47
Defender, não veda bem em nenhum modelo. Com um bom ar condicionado vc mantém a poeria longe devido o aumento da pressão interna, mas nem tanto... Quanto a água... se é puma, pode esquecer! Um snorkel só não vai ajudar em nada! Pois o computador de bordo fica embaixo do banco do motorista. Se entrar água lá (e entra) vc pode preparar o bolso.
vai de 300tdi, esquece frescura de molhar o pé e seja feliz!
Rones Jr
15/04/2013, 14:12
...por isso ainda acho que o TD5 parece ter o melhor equilíbrio entre confiabilidade e custo...e ainda é um puta motor...mas isso sempre, sempre mesmo, dependerá da aplicação que deseja dar ao carro...
Tabeladosk
15/04/2013, 17:42
Amigos,obrigado a todos pelos esclarecimentos.estou duvidoso em relacao ao defender,pois ao ler alguns tópicos observei o problema de ferrugem no chassi,que por sinal so possue 1ano de garantia,o preço do carro esta Salgado 130k,porem estava disposto a compra-lo caso ele atendesse ao seu propósito:durabilidade,robustez e resistencia.pretendo ficar com o carro por + de 6 anos e nao sou de cuidar de carroceria,chassi e etc..dou atenção ao motor,cambio e suspensao.será que ele vale o investimento na opiniao dos senhores?caso venha a comprar pretendo melhorar a vedacao,suspiros e isolamento da parte eletrica conforme o amigo citou.
minha duvida é:o defender,na opiniao de voces,satisfaz minhas necessidades?att
Amigos,obrigado a todos pelos esclarecimentos.estou duvidoso em relacao ao defender,pois ao ler alguns tópicos observei o problema de ferrugem no chassi,que por sinal so possue 1ano de garantia,o preço do carro esta Salgado 130k,porem estava disposto a compra-lo caso ele atendesse ao seu propósito:durabilidade,robustez e resistencia.pretendo ficar com o carro por + de 6 anos e nao sou de cuidar de carroceria,chassi e etc..dou atenção ao motor,cambio e suspensao.será que ele vale o investimento na opiniao dos senhores?caso venha a comprar pretendo melhorar a vedacao,suspiros e isolamento da parte eletrica conforme o amigo citou.
minha duvida é:o defender,na opiniao de voces,satisfaz minhas necessidades?att
Olá
Não conheço os Pumas mas conheço os 300Tdi. Tive primeiro uma Defender 90 ano 2000 e troquei por uma 110 2001(estou a 6 anos andando de Defender). Eu estava procurando uma 2005, porque foi o último ano com sistema mecânico de injeção. Porém a 2001 estava tão bem conservada e minha mulher tinha gostado, detalhe importante. Se você gosta de JEEP (GP - General propose) no sentido original da palavra, vá de Defender 300TDi. Os mais novos tem eletrônica o que faz eles perderem um pouco do GP. Quanto a ferrugem, eu já escutei, mas não tenho problemas com os meus. Toda vez que volto da trilha, da areia é só mandar lavar e meter ágra dentro do chassis e depois mandar óleo para dentro. Dizem que 75% dos Defenders já fabricados continuam andando, contando com os Series. Isto quer dizer que ferrugem não é muito comum. Com relação aos Defender muito mais novos não sei o que dizer. Por outro lado a maioria quee escreve aqui é amante do Defender, as esposas tem ciúmes, mas elas preferem que tenhamos este tipo amante que outras. Portanto, não sei o quanto é válido isto que estou escrevendo. Sei o seguinte, é muito bom andar de Defender, nenhum outro carro trás a mesma sensação.
paje_tapuya
16/04/2013, 09:31
Olá
Não conheço os Pumas mas conheço os 300Tdi. Tive primeiro uma Defender 90 ano 2000 e troquei por uma 110 2001(estou a 6 anos andando de Defender). Eu estava procurando uma 2005, porque foi o último ano com sistema mecânico de injeção. Porém a 2001 estava tão bem conservada e minha mulher tinha gostado, detalhe importante. Se você gosta de JEEP (GP - General propose) no sentido original da palavra, vá de Defender 300TDi. Os mais novos tem eletrônica o que faz eles perderem um pouco do GP. Quanto a ferrugem, eu já escutei, mas não tenho problemas com os meus. Toda vez que volto da trilha, da areia é só mandar lavar e meter ágra dentro do chassis e depois mandar óleo para dentro. Dizem que 75% dos Defenders já fabricados continuam andando, contando com os Series. Isto quer dizer que ferrugem não é muito comum. Com relação aos Defender muito mais novos não sei o que dizer. Por outro lado a maioria quee escreve aqui é amante do Defender, as esposas tem ciúmes, mas elas preferem que tenhamos este tipo amante que outras. Portanto, não sei o quanto é válido isto que estou escrevendo. Sei o seguinte, é muito bom andar de Defender, nenhum outro carro trás a mesma sensação.
Replico e assino abaixo. Faço minhas as suas palavras.
Para quem pensa em isolar o defender de poeiras e águas, tem disponível um arquivo em .pdf aqui no fórum de como se faz isso. Eu já baixei ele, se não acharem tento posta-lo aqui.
Vai aqui minha dica aos que querem uma viatura "pura e dura" como um jeep, e confortável como um SUV. Discovery I 300TDI. Mesma mecânica do defender 90, com mais espaço e conforto. Essa é a minha opção hoje.
ocimarpelegrino
16/04/2013, 21:55
Quando vi este tópico hoje, lembrei de quando eu estava procurando um defender pra comprar e minha dúvida era justamente sobre os motores, na época li e re-li esse tópico várias vezes, mas sempre ficava na dúvida, pois a maioria aqui é extremamente apaixonada pelos 300 TDI. Depois de muito comparar a andar com os dois modelos me decidi pelo Puma.
Como já faz 2 anos que tenho a Land acho que posso passar minha impressão sobre o Puma e também responder algumas das perguntas do Tabeladosk.
1- Sobre o combustível os motores podem sim usar o s500 sem problema algum.
2- Quanto as váriações de altitude, nunca tive nenhum problema com isso, tá certo que nunca fui até os Andes, mas nas serras brasileiras nunca senti nenhum tipo de falha ou perca de potência como acontece com alguns carros.
3- Dependência da parte eletrõnica ECU - Não posso falar nada sobre os motores da L200, pois não conheço, já do puma ele é dependente sim rsrsrs... mas isso na minha opinião não é de todo ruim não, por exemplo, a um tempo atrás usei um produto junto com o diesel para limpar o sistema (foi uma tremenda burrice minha), algum tempo depois o carro simplesmente parou, segundo o mecânico, esse produto soltou toda a sujeira do sistema e a ECU bloqueou a Land antes mesmo da sujeira chegar aos bicos, bombas e etc e também segundo ele não fosse esse bloqueio meu preju seria enorme, pois a sujeira era tanta que com certeza iria danificar a bomba de óleo ou outra coisa, até mesmo o motor. Sempre que tem qualquer coisa errada com o sistema do motor a ECU acende uma luz no painel ai é só ver o que tem de errado e não corre-se o risco de que a longo prazo isso afete o motor.
Vedação quanto a poeira e chuva realmente nenhum Defender tem, mas vc pode resolver isso como os amigos já disseram anteriormente, outra coisa, os Defender com motor Puma, não são tão sensiveis a chuva como muitos acham, eu mesmo já passei algumas vezes com água acima dos 800 mm e nunca aconteceu nada, apenas tive que pendurar todos os tapetes do carro no sol.
O computador de bordo não fica embaixo do banco no motorista, fica embaixo no painel a mais de um metro do solo (pelo menos no meu é assim).
Um dos motivos, se não o principal por eu ter me decidido por esse motor, foi a potência, como andei muito nos dois modelos, fiquei simplesmente louco pelo puma, pois ele anda muito, pode ser subida, descida, carregado, com reboque (que sempre levo) ele dá conta. A retomada é outro ponto forte, muitas vezes vou trabalhar no sitio junto com meu pai ele vai de sandero 1.6, nas subidas ou ultrapassagens, dá até dó dele.
O ar condicionado é excelente, muito forte acho que de todos os modelos de Def os Puma são os que tem o melhor ar.
Como uso muito o Def em viagens longas, não me vejo com outro motor, não que eu corra, mas sim pelo que relatei.
Pessoal espero ter ajudado.
Abraço a todos.
paje_tapuya
16/04/2013, 22:29
O computador de bordo não fica embaixo do banco no motorista, fica embaixo no painel a mais de um metro do solo (pelo menos no meu é assim).
Verdade! É na TD5 que é em baixo do banco! Mas essas são raríssimas no Brasil. Ouvi dizer que seriam só 50 delas por aqui.
A centralina das Pumas fica logo atrás do bloco do motor, debaixo do capo. Ainda pior que embaixo do banco. Quando o carro anda esta é uma área de depressão, não chega água. Agora se você parar no meio... Já era. O Loras tem boas histórias sobre o assunto. Assim como alguns colegas que tiveram que mandar o carro de Manaus para Fortaleza para passar o computador.
Em resumo é um carro para uso na cidade ou perto dela.
Abs
Verdade! É na TD5 que é em baixo do banco! Mas essas são raríssimas no Brasil. Ouvi dizer que seriam só 50 delas por aqui.
paje_tapuya
17/04/2013, 08:58
Em resumo é um carro para uso na cidade ou perto dela.
Abs
Como qualquer eletrônico, correto?
Rones Jr
17/04/2013, 21:55
Na DISCO a centralina é no cofre do motor, quase encostando no capout
paje_tapuya
22/04/2013, 21:08
Quem falou em vedação???
Esse link tem um arquivo pdf para baixar que é o manual de vedação da defender.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/53630-ar-condicionado-para-defender-9.html
Quem falou em vedação???
Esse link tem um arquivo pdf para baixar que é o manual de vedação da defender.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/53630-ar-condicionado-para-defender-9.html
Paje,
Não encontrei no link acima o manual de vedação.
Você poderia enviar o link correto?
Obrigado,
...Não encontrei no link acima o manual de vedação...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/53420-manual-vedacao-defender.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/53420-manual-vedacao-defender.html
Obrigado MARADO.
Danilo Garcia
06/02/2018, 18:33
TD5 seria o Maxion 2.5?
titanium
06/02/2018, 18:41
TD5 seria o Maxion 2.5?
O TD5 é um motor projetado e construído pela Land Rover com 2.5 litros, mas que possui 5 cilindros e é controlado eletronicamente por uma central (ECU) e com um sistema de injeção "tipo" "injeção direta".
O Maxion 2.5 é exatamente o 300tdi, que foi licenciado para ser montado pela Maxion, também projetado pela Land Rover, mas possui 4 cilindros e é sistema de injeção mecânica (bomba injetora).
O TD5 é um motor montado com ligas especiais (somente alguns carros premium usam essas ligas diferenciadas, segundo informação postada aqui no fórum), então é extremamente robusto, a ponto de mesmo tendo mais de 160 mil km rodados apresentar um virabrequim sem qualquer desgaste, pronto para assentar bronzinas novas, mesmo tendo sofrido com regime errado de troca de óleos por donos anteriores.
Os dois motores são bons, mas o TD5 é uma plataforma mais adequada se o objetivo for potência e durabilidade, já que é possível retirar de um TD5 mais de 160 cv apenas por reprogramação, e 190cv com modificações no intake, sem perda considerável de vida útil (claro, tem que saber andar)
Danilo Garcia
06/02/2018, 20:44
O TD5 é um motor projetado e construído pela Land Rover com 2.5 litros, mas que possui 5 cilindros e é controlado eletronicamente por uma central (ECU) e com um sistema de injeção "tipo" "injeção direta".
O Maxion 2.5 é exatamente o 300tdi, que foi licenciado para ser montado pela Maxion, também projetado pela Land Rover, mas possui 4 cilindros e é sistema de injeção mecânica (bomba injetora).
O TD5 é um motor montado com ligas especiais (somente alguns carros premium usam essas ligas diferenciadas, segundo informação postada aqui no fórum), então é extremamente robusto, a ponto de mesmo tendo mais de 160 mil km rodados apresentar um virabrequim sem qualquer desgaste, pronto para assentar bronzinas novas, mesmo tendo sofrido com regime errado de troca de óleos por donos anteriores.
Os dois motores são bons, mas o TD5 é uma plataforma mais adequada se o objetivo for potência e durabilidade, já que é possível retirar de um TD5 mais de 160 cv apenas por reprogramação, e 190cv com modificações no intake, sem perda considerável de vida útil (claro, tem que saber andar)
Show! Obrigado pela aula!
Bom dia pessoal....
Este tópico começou em 2011... de lá para cá muita coisa aconteceu, principalmente com relação a desconfiança dos motores td5, dos seus chicotes elétricos, etc, etc..
Então fica aqui a pergunta:
- Os motores eletrônicos td5 nesses 7 anos realmente deram todos os problemas que falaram?
- Hoje vale a pena optar por um td5 ou é melhor ficar no 2. 5 MWM.
Pergunto isso porque estou vendo para comprar uma Defender 110 (2006) com motor td5... e outra Defender 2004 com motor 2.5... qual comorar?
Kkkkk
Obrigado
Show! Obrigado pela aula!
resnauer
05/10/2019, 00:32
Pelegrino, um detalhe que é “supra sumo”. Tocando em quinta, sabendo que tem ainda, uma maravilha de sexta marcha! Curto muito! Abraço à todos!