Ver Versão Completa : F1000 XK Deserter - Instalação de Turbo intercooler
Rodrigo Xingu
02/08/2010, 20:04
Prezados amigos, tenho uma F1000 cab. dupla, XK Deserter, ano 1991. Está com a mecânica em dia, toda perfeita. No entanto, deixa a desejar nas subidas quando estou de viagem, pois ela não tem Turbo e não ~e 4x4. A minha pergunta é: Há a possibilidade de se colocar um Turbo e ao mesmo tempo intercooler...
Saberiam me dizer se realmente vale a pena, se vou ter um ganho significativo, se a autonomia é grande, e claro, se o carro vai ficar ótimo.
Muito grato pela atenção de todos.
Um grande abraço.
Aguardo respostas dos amigos de plantão.
Rodrigo, procure a http://intercooler.com.br/ Eles responderão a todas as suas questões.
Um abraço,
DieselPower
02/08/2010, 20:41
É possivel e fácil.
Mas, pelo que você relata, talvez um kit turbo básico (sem interccoler) já lhe sirva.
Procura nas empresas especializadas por: Kit Turbo MWM 229.
Daniel.Shimomoto
03/08/2010, 00:25
Rodrigo;
De 229 eu conheço um pouco...
Turbinar simplesmente um 229 é viável e fica bom. Ganhará alguns cavalos e não achará ruim em subidas. Como o DieselPower falou, é possivel e facil! Acho que no seu caso é o melhor caminho a ser seguido. Ainda mais se o motor da sua F-1000 tiver em ordem.
Para ficar um serviço igual ao MWM da F-1000 turbo entretanto precisa mexer um pouquinho mais. trocar o kit pistão/camisas pelo do motor TD229 (a taxa de compressão é menor) e se não estou ruim de memória, o comando de válvulas é diferente. A Bomba injetora é rotativa e também é uma boa pedida para tirar o "soquinho" caracteristico da F-1000. Ai ela vai para os 122cv das ultimas F-1000 com motor TD229.
Intercoolar a F-1000 229....sei que existe, deve ficar bom mas nunca vi um 229 com intercooler, exceto em aplicações maritimas. Mas deve ficar bom sim e reduzir o consumo, melhorando a potencia.
Abs!!!!
sallespickup
03/08/2010, 10:39
é so comprar o kit completo e instalar, ja alterar internamente, não ficara viavel pois o kit de pistão turbo, não serve no seu bloco, ja o interrcooler é muito bom porem tera que desenvolve-lo pois nã tenho conhecimento de um ja pronto, mas tb é facil é só comprar o radiador que caiba na frente do seu radiador, ou mandar fazer se for o caso e dimensionar mangueiras
voce saira de 90 cv atual para 115 cv e sem o interrcooler 110
a disposição
carlos sallespickup
sallespickup
03/08/2010, 10:42
segue fotos do motor de uma f 4000 90 que tenho, mas é igual a f 1000 sua
Daniel.Shimomoto
03/08/2010, 17:22
é so comprar o kit completo e instalar, ja alterar internamente, não ficara viavel pois o kit de pistão turbo, não serve no seu bloco, ja o interrcooler é muito bom porem tera que desenvolve-lo pois nã tenho conhecimento de um ja pronto, mas tb é facil é só comprar o radiador que caiba na frente do seu radiador, ou mandar fazer se for o caso e dimensionar mangueiras
voce saira de 90 cv atual para 115 cv e sem o interrcooler 110
a disposição
carlos sallespickup
Tem certeza que não serve? Ao que me consta os blocos são diferentes sim mas o kit "entra" nos dois blocos, pecando apenas pela falta dos reforços que o TD possui (colo da camisa reforçado, etc.).
Abs!!!
RoadRunner
03/08/2010, 17:38
Saudações amigos,
No motor TD 229 as diferenças comuns são:
Kits do motor
Pino de ligação do pistão/biela é maior (35mm)
Biela do motor (colo do pino do pistão e da bronzina de biela é maior)
O Virabrequim e diferente
O Bloco do motor possui radiador de óleo
Nas F1000s TDs a turbina vai é montado na frente do motor
Espero ter ajudado :)
[]'s
sallespickup
05/08/2010, 09:52
é isso ai, como o ROAD descreveu praticamente todas as diferenças, resta ´só ressaltar que o kits do turbo não serve no bloco do 229 comum principalmente pelo diametro externo da camisas que são diferentes, ´só daria pra fazer essa adaptação se o motor ja fosse o 229 rotativo (com bomba boch desliga na chave) 94 em diante
as ordens carlos
Daniel.Shimomoto
05/08/2010, 17:15
é isso ai, como o ROAD descreveu praticamente todas as diferenças, resta ´só ressaltar que o kits do turbo não serve no bloco do 229 comum principalmente pelo diametro externo da camisas que são diferentes, ´só daria pra fazer essa adaptação se o motor ja fosse o 229 rotativo (com bomba boch desliga na chave) 94 em diante
as ordens carlos
Salles e RoadRunner;
Valeu pela explicação. Eu mesmo confesso que desconhecia pois sempre mexi com 229 mais modernos e sempre soube que era possivel. Mas como vc falou dos 94 em diante, ai faz sentido com o que eu conhecia.
Abs!!!!
opala66joao@hotmail.com
28/10/2010, 16:20
Fale com a MAXCOOLER Waldineire....
Peguei o msn dessa empresa eles me enviaram fotos,tamanho do intercooler e tudo mais é bem interessante,no momento ainda não fiz pois estou fazendo os body lift...
Mas vale a pena a empresa é bem forte nesse mercado,com ótimos produtos.
:concordo:
Javarotti
17/11/2016, 23:12
É possível instalar o radiador de óleo no MWM 229 maçarico?
Saudações amigos,
No motor TD 229 as diferenças comuns são:
Kits do motor
Pino de ligação do pistão/biela é maior (35mm)
Biela do motor (colo do pino do pistão e da bronzina de biela é maior)
O Virabrequim e diferente
O Bloco do motor possui radiador de óleo
Nas F1000s TDs a turbina vai é montado na frente do motor
Espero ter ajudado :)
[]'s
É possível instalar o radiador de óleo no MWM 229 maçarico?
Tópico antigo mas muito pertinente sua dúvida.
Então, acho que não é possível pois o radiador de óleo é no bloco do motor que é diferente e se eu não me engano fica do lado esquerdo um pouco abaixo da bomba d`água, mas não tenho certeza, vou deixar para as feras responderem kkk
Se puder um dia colocar um Turbo na F-1000, sempre pensei em intercoolar também, uma vez que o ar entra frio, melhorando o desempenho e consequentemente o consumo.
Agora esse Intercooler é difícil de encontrar viu... Estou a meses procurando um video de um 229 funcionando com intercooler e não acho, por isso nem posso afirmar que existe pronto, acho que só mandando fazer.
Algum dos senhores sabe me dizer porquê? Será que o uso do intercooler é algo irrelevante no 229?
Ford Abraço!
sallespickup
19/11/2016, 18:48
aqui no forum a algum tempo tinha uma F1000 90 acho eu preta com intercooler, foi usado do mercedes acelo ele é quadrado como o radiador da F1000, e tem a entrada e saida no meio, eu fiz numa F1000 ibiza com do iveco, é quadradinho e bem facil de colocar, fixei pelo lado da grade, não mexi no radiador, e passei o encanemento por baixo, funcionou muito bem