PDA

Ver Versão Completa : Roda Livre, Bloqueio no eixo, eixo flutuante... O que é isso

FábioGondim
19/03/2005, 11:02
Pessoal,

Estou querendo realizar um sonho de 17 anos e entrar para o mundo 4x4. Obviamente, não tenho a menor experiência no assunto e, agora que estou tentando comprar um Jeep, fico cheio de dúvidas quanto ao que um Jeep TEM que ter para pegar umas trilhas médias.

- O que é esse negócio de roda livre? É importante que se tenha? Para que serve?
- E o eixo flutuante, bloqueado (ou outro que existir). Para que servem? São importantes também?
- O que mais valoriza um Jeep na hora da compra?

Obrigado a todos!!

Elmer_Jeep
19/03/2005, 12:03
Bem vindo ao fórum, pra encontrar respostas e várias opiniões sobre suas dúvidas comece pelo campo http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Azul.jpg ali em cima da tela pois o fórum tem uma grande quantidade de informações sobre esses assuntos, então vc pega qualquer tópico que a pesquisa te mostrar de interessante e pode dar continuidade nele.

1[]

Giovani
19/03/2005, 13:37
- O que é esse negócio de roda livre? É importante que se tenha? Para que serve?
- E o eixo flutuante, bloqueado (ou outro que existir). Para que servem? São importantes também?
- O que mais valoriza um Jeep na hora da compra?

:D Grande Fábio!!!

:D Não repara não... Às vezes as perguntas simples, o pessoal não tem "tempo" de responder... :lol: Brincadeira...

:D Roda-livre é uma espécie de cubo que fica na ponta de eixo dianteira, a função dela é engatar e desengatar os semi-eixos, que estão ligados ao diferencial. Dessa forma, quando vc pegar uma estrada boa, e estiver em 4x2, pode desengatar, deixando a roda "livre", sem girar o diferencial. Existem modelos automáticos e manual, sendo as 2ª a mais robusta.