PDA

Ver Versão Completa : F-1000 esquentando



Hertes
18/03/2005, 22:56
Ae, galera, meu pai ta com uma F-1000 com motor da F-250 (6cc MWM, um avião), pena q esta esquentando muito, ja fizemos de quase tudo. Limpamos o radiador, tiramos a valvula termostatica, colocamos aditivo, trocamos a bomba d'água, e nada de resolver, ja pensamos em intercoolar, mas sai muito caro. Ai vcs irão me perguntar, motor de F-250 que não é intercoolado? Mas é verdade, pois o ex-dono dela vez umas adaptaçoes, Primeiro ele comprou um motor a gasolina para a F-250, ai ele tirou o motor da F-250 6cc MWM e colocou o a gasolina, entao colocou na F-1000 o 6cc MWM, ai vendeu o motor da F-1000 e o intercooler da F-250 :x , pra ganhar uns troco. E os trocadinhos q ele ganhou meu pai tá perdendo. O veia ja ta querendo vender, mas eu nao quero que ele venda, pois a F-1000 é unica na cidade e super linda (em breve fotos). Alguém teria alguma idéia, ou solução para meu problema? Sem ser o Intercoole, pois é muito caro. Estou muito desconfiado que seja o marcador da temperatura, ma o veio é muito teimoso e não quer mecher, segundo ele: "quanto mais meche mais fede", só que enquanto isso a temperatura passa do meio, e eu to correndo o risco de meu pai vender a F-1000 :cry: , me ajudem por favor!!!!!!!!!!!

NIR_Highlander_EBP
19/03/2005, 01:56
O radiador dela, ta usando o F-1000 ou o da F250?

Hertes
19/03/2005, 11:47
O radiador é o da F1000. Mas o cara que fez uma limpeza nele falou que o para esse motor esta de bom tamanho.

Será que pode ser isso??

Será que cabe o radiador da F250 em uma F1000 95??

Valeu NIR_Highlander_EBP pela ajuda... espero ser isto......

Edintruder
19/03/2005, 16:05
O cara que disse isso é engenheiro mecânico e fez os cálculos de caloria produzidos pelo motor 4cil e o 6 cil???

Pode existir muita diferença aí! procura saber numa concessionária qual o tamanho do radiador da F250 6 cil e compara com o tamanho com o da F1000. Se tiver muita diferença vai procurando um radiador correto para atender ao calor gerado pelo motor da F250 senão você vai viver com esse problema que pode piorar com o passar do tempo. Imagina queimar a junta desse motor?

Hertes
19/03/2005, 17:49
O cara que disse isso é engenheiro mecânico e fez os cálculos de caloria produzidos pelo motor 4cil e o 6 cil???

Pior q não, o cara é um daqueles oficina fundo de quintal, é a unica q tem aqui, achei q o cara entendia bem, mas pelo q vc falow pode ser isso mesmo, o motor 6cc tem mais calorias q os 4cc.

Boa ideia.... Valeu ai Edintruder, vou falar isso para meu pai...

E se alguem tiver mais alguma ideia pode colocar, agradeço a todos posts....

Sergio Rocha
19/03/2005, 17:59
Hertes

Verifique no manual da f-1000 quantoe litros leva o sistema de arrefecimento.E compare com o da f-250.Isso já vai te dar uma ideia se o radiador tem capacidade suficiente.
Vc fala q o ponteiro da temperatura passa do meio.Isso é muito vago, pode ser até q ela não esteja esquentando, e vc esteja enganado.

[]'

Hertes
19/03/2005, 19:10
Valeu Sergio Rocha, vou verificar sim......

Obrigado........

NIR_Highlander_EBP
19/03/2005, 21:40
As F1000 usam MWM 229TD, ou o MWM 4.10 ( o famoso X10), ja as 250 usam MWM Sprint 6C, tipo...
o sprint e um motor de alta rotacao... jas os TD e X10, trabalham bem em media e baixha rotacao... qando ela esqenta o motor ta apanhando?ou ta com um bom giro?

Hertes
01/04/2005, 22:46
NIR_Highlander_EBP
Desculpe a demora, pois estive uns dias fora de casa, ele esta esquentado em baixa roatação, mas não anda "morrendo" como vc descreveu acima, só andando dentro da cidade, em 1º e 2º....

Hertes
01/04/2005, 22:49
Ai tá a foto q prometi pra vcs

Edintruder
02/04/2005, 15:34
Bonita F-1000, e com 6 canecos então..., deve estar maravilhosa!
Tem espaço suficiente para quem anda atrás ou só quebra galho?

Hertes
03/04/2005, 10:53
Olha, atras é muito apertado, pra ir tranquilo eu deito ele faço tipo "cama", dá pra ir dormindo, assim é só 1, mas com ele normal dá pra andar em dois meio de lado, e se for pra apertar mesmo vai em 3. Mas nós usamos mais para carregar bagagem, pois nas viagens q fazemos com ela na carroceria suja muito as bagagens(trechos de estrada de terra), entao colocamos tudo ali atras. Já viajamos em 6 com ela, foi bem apertado, mas chegamos muito cansado.

Hertes
03/04/2005, 10:55
Olha só o motorzinho. hehehe

Edintruder
03/04/2005, 18:55
Então é o mesmo espaço da Hilux! Eu não consegui entrar no banco de trás da Toyota e na Frontier fiquei parecendo uma sardinha enlatada!
Se tiver um anão dirigindo aí é outro papo, mas se eu estiver no volante não vai ninguém no banco de trás nelas.

Hertes
03/04/2005, 19:03
pior q é verdade, só q o outro banco é fixo, só da de empurrar pra frente o do motorista.........

Edintruder
10/04/2005, 15:43
Hertes,
Como ficou o problema do superaquecimento do motor? Acharam o problema?

Hertes
12/04/2005, 21:43
Ola Edintruder...

O problema ainda não foi achado, mas agora o ponteiro da temperatura parou de passar do meio, agora fica sempre antes do meio, que na minha opnião normal. Não sei o q aconteceu. Acho q era por causa dos dias em que estava muito quente. Mas agradeço a todos que ajudaram neste Topico. Valew mesmo galera.

Rodrigo Baratti
07/10/2012, 13:39
Pessoal,

Embora seja uma F1000, no tópico da Ford só tem essa pick-up a diesel e aqui varias pessoas usam esse motor no Jeep.

A temperatura subiu rapidamente, mas ao abrir o capo verifiquei que o radiador não estava tão quente.....cheguei a conclusão que a água não estava circulando, retirei a válvula e ela esta perfeita, fui pra bomba e ela tb esta perfeita.....todo o conjunto tb esta bem limpo e sem vazamentos.

Como ferveu, qual a consequência mais comum nesse motor? Queimar junta?

O que pode ter causado a obstrução na circulação?

Posso montar sem a válvula e verificar como fica, se resolver a coloco posteriormente?

[]'s

Jacimar
08/10/2012, 06:55
Pessoal,

Embora seja uma F1000, no tópico da Ford só tem essa pick-up a diesel e aqui varias pessoas usam esse motor no Jeep.

A temperatura subiu rapidamente, mas ao abrir o capo verifiquei que o radiador não estava tão quente.....cheguei a conclusão que a água não estava circulando, retirei a válvula e ela esta perfeita, fui pra bomba e ela tb esta perfeita.....todo o conjunto tb esta bem limpo e sem vazamentos.

Como ferveu, qual a consequência mais comum nesse motor? Queimar junta?

O que pode ter causado a obstrução na circulação?

Posso montar sem a válvula e verificar como fica, se resolver a coloco posteriormente?

[]'s


Bom dia prezado ! não conheço esse motor, mas do que conheço dos outros acho que você está no caminho certo, mas você diz que a termostática está perfeita, como testou ? mas a melhor alternativa é montar sem ela temporariamente . . . me lembro de um caso de um Gol de um amigo que tudo parecia estar normal e fervia constantemente, quando desmontou a bomba as hélices eram de plástico e tinham sido destruídas não se sabe o por que . . . boa sorte e um abraço !

mali9ski
08/10/2012, 15:16
Pessoal,

Embora seja uma F1000, no tópico da Ford só tem essa pick-up a diesel e aqui varias pessoas usam esse motor no Jeep.

A temperatura subiu rapidamente, mas ao abrir o capo verifiquei que o radiador não estava tão quente.....cheguei a conclusão que a água não estava circulando, retirei a válvula e ela esta perfeita, fui pra bomba e ela tb esta perfeita.....todo o conjunto tb esta bem limpo e sem vazamentos.

Como ferveu, qual a consequência mais comum nesse motor? Queimar junta?

O que pode ter causado a obstrução na circulação?

Posso montar sem a válvula e verificar como fica, se resolver a coloco posteriormente?

[]'s

Amigo poder ser o radiador entupido, que dai a agua também não consegue circular direito....

e também para testar a valvula ou ferve uma agua e joga a valvula lá dentro e ve se ela abre ou, quando estiver ''meio quente'' tira a valvula, e testa a temperatura tem que baixar se não baixar pode ser outra coisa, como a viscosi que não esta ''grudando'' e refrigerando....

normalmente quado queima a junta a compressão do motor passa para o sistema de arrefecimento, tire a tampa do radiador e teste se com o motor funcionando o se vai jogar agua fora....

valew boa sorte.....se resolver o problema nos informe para consultas futuras...

Rodrigo Baratti
08/10/2012, 19:52
Amigo poder ser o radiador entupido, que dai a agua também não consegue circular direito....

Tb pensei nisso, mas nesse caso acredito que teriamos alguma impureza na agua, coisa que não é o caso.


e também para testar a valvula ou ferve uma agua e joga a valvula lá dentro e ve se ela abre ou, quando estiver ''meio quente'' tira a valvula, e testa a temperatura tem que baixar se não baixar pode ser outra coisa

Vou testar dessa maneira.


como a viscosi que não esta ''grudando'' e refrigerando....

Acho que não, pois na lenta ele esfria e justamente qdo pego estrada ele esquenta, mesmo em dias mais frios


normalmente quado queima a junta a compressão do motor passa para o sistema de arrefecimento, tire a tampa do radiador e teste se com o motor funcionando o se vai jogar agua fora....

Outro teste a ser feito

Valeu pela força Mali!:concordo:

[]'s

Rodrigo Baratti
08/10/2012, 19:54
mas você diz que a termostática está perfeita, como testou ?

É mais pela aparência mesmo, ela está nova, deve ter sido trocada a pouco tempo.....mas pensando bem isso não significa que ela está funcionando corretamente.

Vou testar como o Mali sugeriu e tb montar sem ela.

Valeu!!

[]'s

Jacimar
09/10/2012, 07:30
Bom dia prezado ! pelos sintomas, parece ser radiador precisando varetar . . . é uma F1000 com motor de F1000, estou levando em conta que a instalação é original, certo ? se foi adaptado ou mexido podem ser outras coisas, ele possui aquela carenagem que direciona o ar através do radiador ? tive problemas com isso na minha C-10 . . . boa sorte e um abraço !

Denis Takashi
09/10/2012, 09:07
É mais pela aparência mesmo, ela está nova, deve ter sido trocada a pouco tempo.....mas pensando bem isso não significa que ela está funcionando corretamente.

Vou testar como o Mali sugeriu e tb montar sem ela.

Valeu!!

[]'s

Rodrigo,

Assim como o Jacimar disse, pode ser radiador entupido mesmo.... a solução mais fácil é mandar varetar, mas se as colmeias estiverem muito entupidas, talvez seja necessário trocar as colmeias.... Isso supondo que o radiador dela seja de cobre.... em aluminio teria que trocar as colmeias mesmo...

O segundo teste que vc pode fazer é pegar a hélice e virar ela na mão com o motor frio e fazer a mesma coisa com o motor quente .... o acoplamento viscoso tem que estar mais "engatado" com o motor quente....

Por fim : olha pra ver se o radiador não está sujo .... poeira, folhas e etc que grudam na parte da frente do radiador costuma diminuir o poder de refrigeração...

Sim, eu já sofri muito com radiador do CJ e de caminhão :mrgreen:

()´s

georgevalle
09/10/2012, 11:13
Tive uma dor de cabeça com uma veraneio 96 motor 4.1i (hoje na rural) com freqüência ela esquentava bastante, até que em Curitiba no meio do transito resolveu ferver e toquei mais um pouco - resultado cabeçote rachado - troquei de motor e radiador, e coloquei este motor na rural refiz cabeçote, etc, na rural com radiador de opala e sistema selado, de novo com freqüência esquenta tirei a válvula continuava esquentando até que aprendi a "sangrar" o sistema, solto o sensor de temperatura que fica junto ao corpo da válvula (continua sem) e abasteço o reservatório de água até sair pelo sensor, com isso resolve o aquecimento por um bom tempo lembrando que era comum ficar na rural com ligado e parado por bom tempo quando em apoio nas trilhas devido ao uso do guincho mecânico, e comentando este defeito do motor alguns mecânicos relataram que é comum isso de precisar fazer circular a água para tirar bolhas de ar junto ao cabeçote.

Rodrigo Baratti
22/10/2012, 20:59
Pessoal,

O problema era a termostatica mesmo.

Retirei a mesma e o ponteiro não chega nem em 1/4 do marcador.

Verifiquei que a termostatica é para 192F o que dá uns 89C, achei um pouco alto abrir com essa temperatura.

Na Rockauto tem termostatica de 160F, 180F, 190F e 205F, acho que posso usar de 160F (71C) sem problemas ou no maximo 180F (82C).

Não achei nenhuma termostatica pra vender e assim comparar com essa que tenho.

Aqui no forum achei esse tópico com uma referencia da temperatura de trabalho desse motor:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/6096-motor-4-9-f-1000-informacoes.html

[]`s

Jacimar
23/10/2012, 04:20
Que bom saber que resolveu seu problema ! um abraço !

doug90
21/12/2023, 22:54
Olá pessoal, estou com probleminha na minha fmil ano 95 motor 4.9 gasolina.
Quando comprei o sistema de ar condicionado estava desligado, troquei o compressor e coloquei 2 ventoinhas eletricas na condensadora porém em dias muito quente com o ar condicionado ligado ela aquece o ponteiro chega no L do normal, ai preciso desligar o ar para a temperatura abaixar.
Alguem que possa me orientar com esse mistério?

Glaicon
22/12/2023, 07:06
Olá pessoal, estou com probleminha na minha fmil ano 95 motor 4.9 gasolina.
Quando comprei o sistema de ar condicionado estava desligado, troquei o compressor e coloquei 2 ventoinhas eletricas na condensadora porém em dias muito quente com o ar condicionado ligado ela aquece o ponteiro chega no L do normal, ai preciso desligar o ar para a temperatura abaixar.
Alguem que possa me orientar com esse mistério?
Verificar se não há perda de pressão do sistema de refrigeração pela tampa do radiador ou mangueiras.
Também limpar o radiador, desamassar aletas do mesmo, colocar aditivo anti-fervura e, verificar ou trocar a bomba d´água.
Deverá resolver.:concordo:

doug90
22/12/2023, 16:45
Verificar se não há perda de pressão do sistema de refrigeração pela tampa do radiador ou mangueiras.
Também limpar o radiador, desamassar aletas do mesmo, colocar aditivo anti-fervura e, verificar ou trocar a bomba d´água.
Deverá resolver.:concordo:

Boa tarde amigo.
Ja troquei radiador e bomba de água.
Estamos desconfiados que a condensadora esta atrapalhando o fluxo de ar por as aletas estarem tortas.
A condensadora esquenta demais apesar de ter dois ventiladores.
Acredito que irei ter que trocar essa condensadora.

Glaicon
23/12/2023, 07:32
Boa tarde amigo.
Ja troquei radiador e bomba de água.
Estamos desconfiados que a condensadora esta atrapalhando o fluxo de ar por as aletas estarem tortas.
A condensadora esquenta demais apesar de ter dois ventiladores.
Acredito que irei ter que trocar essa condensadora.
Que bom que parte do serviço já foi feito.
Boa sorte na sua busca pela solução.:concordo: