Conectar

Ver Versão Completa : Ranger fervendo com a temperatura normal.

Fábio.F
01/08/2010, 10:56
Ontem cheguei em casa, depois de vim arrastando um barco pela cidade, ou seja, esforço do motor. Ao desligar, tava vindo barulho do motor.

Abri rapidamente e o reservatório de expansão tava borbulhando. E a água saindo pela tampa. Deixo a água um dedo acima do nível, isso não é problema, pois é bem pequeno, e a margem é bem maior.

Fiquei olhando e coisa de um minuto aproxidamente, começou sair bolhas da mangueira do retorno, a água que tava na tampa desceu até o nível e pronto, acabou tudo. Inclusive abri a tampa e nem pressão tinha. Igual um passe de mágica hauahaua.... A temperatura tava no meio, perfeita. Lembrando que é uma Ranger 2.8 PS.

Achei muito curioso.

Mais de um mês atrás eu troquei a água. Nos primeiros dias completei pouca coisa, quando descia, enfim, é normal. Mas depois já viajei e nunca nem desceu nem 1mm mais. Será que mesmo após tanto tempo ainda tinha ar?

Outra coisa, rodo 10km na cidade para a temperatura chegar no meio, é normal?

Iuri Leite
01/08/2010, 11:27
Ontem cheguei em casa, depois de vim arrastando um barco pela cidade, ou seja, esforço do motor. Ao desligar, tava vindo barulho do motor.

Abri rapidamente e o reservatório de expansão tava borbulhando. E a água saindo pela tampa. Deixo a água um dedo acima do nível, isso não é problema, pois é bem pequeno, e a margem é bem maior.

Fiquei olhando e coisa de um minuto aproxidamente, começou sair bolhas da mangueira do retorno, a água que tava na tampa desceu até o nível e pronto, acabou tudo. Inclusive abri a tampa e nem pressão tinha. Igual um passe de mágica hauahaua.... A temperatura tava no meio, perfeita. Lembrando que é uma Ranger 2.8 PS.

Achei muito curioso.

Mais de um mês atrás eu troquei a água. Nos primeiros dias completei pouca coisa, quando descia, enfim, é normal. Mas depois já viajei e nunca nem desceu nem 1mm mais. Será que mesmo após tanto tempo ainda tinha ar?

Outra coisa, rodo 10km na cidade para a temperatura chegar no meio, é normal?

Pode ser o sensor da temperatura com defeito ou o mais provável, entrada de ar no sistema.

Fábio.F
01/08/2010, 11:39
Pode ser o sensor da temperatura com defeito ou o mais provável, entrada de ar no sistema.

Abri o capu agora, depois de ter postado o tópico, e o nível tava bem abaixo. Vai ser ar mesmo. Abri o dreno e liguei e deixei drenando um pouco, saiu ar.

Acabei de dar um volta, não abaixou, expandiu. Vamos ver depois que esfriar.

Ela rodou mais de 1 mês com ar hehehee.... Mas acredito que foi pouco, a temperatura sempre ficou normal.

E quanto a esquentar, a sua demora assim também?

Marcelo-HPE
01/08/2010, 11:54
10km para o carro aquecer é demais , verifique se o seu carro não está sem a válvula termostática .

dalmolin
01/08/2010, 12:33
esse negocio de trocar a agua do radiador em casa eh fria heim...

se nao for bem dasaerado , o $$$$$ fica alto :shock:

Fábio.F
01/08/2010, 12:35
10km para o carro aquecer é demais , verifique se o seu carro não está sem a válvula termostática .

Não está, pois ao abrir o desareador eu a vi lá.

Miranda
01/08/2010, 13:16
... to vendo um cabeçote na retífica em breve. uiaheuhae

mauro cesar trannin
01/08/2010, 18:41
Eu acredito que seja entrada de ar.Na minha ocorreu algo semelhante,a agua do reservatório simplesmente ferveu e era a tampa do mesmo que estava mal fecha,não fazia pressão no sistema a válvula não abre a agua não circula então ferve.(acho que foi isto,depois de colocar a tampa de maneira correta tudo voltou ao normal)

Fábio.F
01/08/2010, 19:32
Eu acredito que seja entrada de ar.Na minha ocorreu algo semelhante,a agua do reservatório simplesmente ferveu e era a tampa do mesmo que estava mal fecha,não fazia pressão no sistema a válvula não abre a agua não circula então ferve.(acho que foi isto,depois de colocar a tampa de maneira correta tudo voltou ao normal)

Eu acredito que realmente foi ar. Drenei e coloquei mais água. Acredito que vai resolver.

Vou aproveitar e trocar a VT também nas próximas semanas.

TylerNTL
01/08/2010, 21:48
Saem bolhas da mangueira que liga o retorno da VT ao reservatório de expansão?
Após uns 20 minutos andando com o giro acima de 2500rpm você verifica uma espuma o reservatório de expansão?
Está sendo gerada muita pressão no reservatório de expansão?
Com o motor frio após um dia de uso ao abrir o reservatório de expansão você percebe que ele está pressurizado?

Se você respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas, parabéns! Você é o feliz proprietário de uma Ranger com uma junta de cabeçote queimada.

Brincadeiras a parte:
Fique atento com o ponteiro da temperatura.
Começe pela VT e acompanhe o comportamento da viatura. Na maioria das vezes essas "fervidas" com a temperatura normal estão relacionadas a problemas na junta do cabeçote.

Fábio.F
02/08/2010, 08:38
Saem bolhas da mangueira que liga o retorno da VT ao reservatório de expansão?
Após uns 20 minutos andando com o giro acima de 2500rpm você verifica uma espuma o reservatório de expansão?
Está sendo gerada muita pressão no reservatório de expansão?
Com o motor frio após um dia de uso ao abrir o reservatório de expansão você percebe que ele está pressurizado?

Se você respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas, parabéns! Você é o feliz proprietário de uma Ranger com uma junta de cabeçote queimada.

Brincadeiras a parte:
Fique atento com o ponteiro da temperatura.
Começe pela VT e acompanhe o comportamento da viatura. Na maioria das vezes essas "fervidas" com a temperatura normal estão relacionadas a problemas na junta do cabeçote.

Vou analisar esses pontos para ver.

Hoje de manhã eu abri o reservatório aqui para ver se tinha pressão, tinha o mesmo de uma garrafa de long neck, ou seja, pouquinho. Acredito que normal, não?

A temperatura sempre ficou cravada no meio.

Abraço e obrigado!

Raposo
02/08/2010, 18:05
A tampa do reservatório de expansão está boa? Pode ser ela.
Abraços

Fábio.F
02/08/2010, 19:57
Liguei e dá algumas pequenas bolhas no reservatório de expansão, olhando por cima, sem tampa. São pequenas e poucas mesmo.

Depois fui ao centro e ao voltar, tava expandido 1 dedo, não tinha espuma alguma e ao abrir não tinha pressão.

Raposo, dei um pesquisada e li sobre isso. Vou comprar uma na autorizada para ver.

Abraço e obrigado!

Carlos Jacomini
03/08/2010, 09:33
Dê uma olhada se sua bomba de água está ok, ou se a valvula termostática não está emperrada, além das outras dicas já citadas.

Fábio.F
03/08/2010, 13:34
Passei no mecânico e ele disse que 99% de certeza de ser a tampa.

Cheguei em casa, abri o capu e vi barulho na tampa, escapando pressão e a água quase na boca já.

Depois vou lá na Ford trocar a tampa.

Obrigado a todos pelas dicas!

Fábio.F
03/08/2010, 14:34
135 reais o preço da tampa na ford, afffffff........ Ranger 05 2.8.

Vi na net por 20 reais, original.

Onde tá o problema nisso?

Será que o erro é que disse que é Ranger hehehehe

Não comprei ainda. Preferi postar aqui, vai que tem alguma dica.

Meu mecânico disse que é o tipo de peça que tem que ser original.

Raposo
03/08/2010, 16:28
135 reais o preço da tampa na ford, afffffff........ Ranger 05 2.8.

Vi na net por 20 reais, original.

Onde tá o problema nisso?

Será que o erro é que disse que é Ranger hehehehe

Não comprei ainda. Preferi postar aqui, vai que tem alguma dica.

Meu mecânico disse que é o tipo de peça que tem que ser original.
Então compra na Autorizada International. Se na Ford custa R$ 135,00; lá deverá custar uns R$ 40,00 (original).
Abraços.

Fábio.F
03/08/2010, 17:10
Então compra na Autorizada International. Se na Ford custa R$ 135,00; lá deverá custar uns R$ 40,00 (original).
Abraços.

Eu estive lá antes e eles disseram que com essa parte não trabalha, uqe isso é Ford, somente peças de motor.

Bom, não sei se é verdade mesmo ou se eles não tinham ou trabalham com essa peça aqui e deram essa justificativa.

Comprei uma azul paralela da VW/Ford por 7 reais, agora vou comprar a original pela net, do qual, mesmo pagando o frete e depois descartando essa de 7 reais, vai sair muiiiiiiiito mais barato.

135 reais, vai pqp......... Concessionária tem mais é que se ferrar mesmo.

eduardo1968
03/08/2010, 20:14
Eu estive lá antes e eles disseram que com essa parte não trabalha, uqe isso é Ford, somente peças de motor.

Bom, não sei se é verdade mesmo ou se eles não tinham ou trabalham com essa peça aqui e deram essa justificativa.

Comprei uma azul paralela da VW/Ford por 7 reais, agora vou comprar a original pela net, do qual, mesmo pagando o frete e depois descartando essa de 7 reais, vai sair muiiiiiiiito mais barato.

135 reais, vai pqp......... Concessionária tem mais é que se ferrar mesmo.

Fábio
A Ford é assim mesmo, peças que vc acha que custam uns trocados, lá é pra mais de 100 contos. É assim na ranger e no focus que eu sei.
Agora, se vc prestar atenção nessa tampa original, vai ver que ela tem um sistema de válvulas, que se não estiverem 100%, vão te custar um cabeçote e uma retífica. Então fica ligado na tampa que vai adquirir pra não comprometer teu bolso no futuro.
Abs

Eduardo

Raposo
04/08/2010, 17:47
Fábio
A Ford é assim mesmo, peças que vc acha que custam uns trocados, lá é pra mais de 100 contos. É assim na ranger e no focus que eu sei.
Agora, se vc prestar atenção nessa tampa original, vai ver que ela tem um sistema de válvulas, que se não estiverem 100%, vão te custar um cabeçote e uma retífica. Então fica ligado na tampa que vai adquirir pra não comprometer teu bolso no futuro.
Abs

Eduardo
X2...Não é uma simples tampa. E própria do motor.
Abraços.
P.S: Faltam 02 post's :lol:.

Foxtrot
23/10/2010, 13:02
Pessoal,

Ao dar partida na minha ranger no início do dia, ela demora uns 4 Km para atingir o Ponto "C" e após isso ao atingir aquele traço que inicia o arco até o ponto "H" , não passa mais de lá. Exceto na estrada ou nos dias muito quentes ela chega a um pouco mais de 1/4 do arco.

Isso nunca me incomodou mas essa semana um amigo de trabalho que tem uma ranger 99 com motor 2.8 (substituido mesmo) me disse que a dele demora no máximo uns 2 KM para chegar até a metade do arco e não sai mais de lá e que isso é a temperatura normal da ranger. Andei na ranger dele um pouco e realmente sobe muito rápido e vai até a metade do arco e fica fixo lá. Pensei na válvula termostática mas ela está lá (talvez com defeito hehehe).

Sei que falando assim parece aqueles problemas de geometria de escola... mas como não tem muita ranger por aqui para eu comparar eu gostaria de saber a opinião de vcs.

Abraços

Walter L. L. Casitta
23/10/2010, 13:17
Pessoal,

Ao dar partida na minha ranger no início do dia, ela demora uns 4 Km para atingir o Ponto "C" e após isso ao atingir aquele traço que inicia o arco até o ponto "H" , não passa mais de lá. Exceto na estrada ou nos dias muito quentes ela chega a um pouco mais de 1/4 do arco.

Isso nunca me incomodou mas essa semana um amigo de trabalho que tem uma ranger 99 com motor 2.8 (substituido mesmo) me disse que a dele demora no máximo uns 2 KM para chegar até a metade do arco e não sai mais de lá e que isso é a temperatura normal da ranger. Andei na ranger dele um pouco e realmente sobe muito rápido e vai até a metade do arco e fica fixo lá. Pensei na válvula termostática mas ela está lá (talvez com defeito hehehe).

Sei que falando assim parece aqueles problemas de geometria de escola... mas como não tem muita ranger por aqui para eu comparar eu gostaria de saber a opinião de vcs.

Abraços

O certo é subir rápido até a metade e ficar lá.

Foxtrot
23/10/2010, 13:22
Blz Walter,

Vc acha que é defeito na válvula termostática mesmo?

Abraço

Walter L. L. Casitta
23/10/2010, 13:37
Blz Walter,

Vc acha que é defeito na válvula termostática mesmo?

Abraço

Com certeza, a minha deu esse mesmo problema. Tem que trocar a VT...

Foxtrot
23/10/2010, 13:40
Blz!!

Segunda vou trocar a bendita.. Obrigado pela ajuda!

Abraço!

Foxtrot
25/10/2010, 18:58
Hoje fui na autorizada e lá o meca me mostrou que a VT estava lá e funcionando.. a única coisa que não estava 100% era o bujão e o anel de vedação. Sobre a temperatura da minha ranger ele me mostrou que o condensador não era o original e o que está na minha barca esfria mais que o original mas não aconselhou a trocar ainda. Foi trocado o reservatório que estava quebrado.
Depois de trocado o reservatório e o bujão da VT fui andar e a temperatura se normalizou. Isto é... ela fica ainda um pouco abaixo da metade, exceto quando ando com RPM maior que 2500. Mas acho que devido ao condensador.... no entanto ela alcança a temperatura padrão com muito mais rapidez.

É isso... fica aí o registro.

Abraços