PDA

Ver Versão Completa : Câmbio Engesa



Moreira
18/03/2005, 18:04
Prezados Engeseiros

Acabei de entrar no time, porém, minha aquisição Engesa FII veio sem cambio.Existe alguma recomendação especial de câmbio??

Moreira

Eduardo Chaves
18/03/2005, 18:15
Moreira,

Seja bem vindo ao nosso fórum...

E a transferência, veio ???

Se naum, eu optaria pelo conjunto da Toyota, câmbio e transferência com reduzida...

Se sim, o câmbio original é o Clark 240V, D20 e D40...

[]'s...

Moreira
18/03/2005, 18:32
Eduardo

a transferência veio sim.Obrigado pela informação.

Moreira

Eteval
19/03/2005, 21:48
Prezados Engeseiros

Acabei de entrar no time, porém, minha aquisição Engesa FII veio sem cambio.Existe alguma recomendação especial de câmbio??

Moreira

Fala Moreira,
seja bem vindo, mas a primeira coisa a fazer é colocar aqui algumas fotos e a ficha técnica completa do bruto para todos nós nos deliciarmos com mais um Engesão. :P :P :P

Ah!!, a caixa de marchas da toyota é o bicho, meu primeiro Engesa (Guerreiro) tinha a caixa de 5 marchas com a reduzida, era realmente animal. :wink:

Grande abraço Enlameado.

NeRo
20/03/2005, 07:20
Certo então... o amigo tem a transferência.
Então tem que ser o Clark, não?
O da Toy encaixa Pnp no Motor e na tcase?

Moreira, continue estudando a opção Toy, já revisou sua transferência?
Se estiver detonada, uma a base de troca sai uns 2,5 na Rota 4x4. Eu paguei 1k no jogo completo de engrenagens. :?

caj
08/06/2005, 14:03
olá amigos
é possivel por câmbio toyota 5m no engesa? a primeira é para frente? os engates são mais macios do que o câmbio original engesa? Para por o câmbio tem que trocar mais alguma coisa, diferencial, etc?
abraços

Eduardo Chaves
14/06/2005, 14:10
Amigo caj,

Sim, é possível colocar tanto o 4m qto o 5m da Toyota...

Sim, a 1a é para frente...

Os engates são macios tanto qto o 240V...

Depende do motor que está usando, diferencial num tem necessidade de trocar, para caber o câmbio Toyota no chassis Engesa, das duas uma, ou fixa motor e câmbio sobre o chassis como os Envesas, ou é necessário retrabalhar o chassis para que caiba a transferência da Toyota, um bom funileiro ou mecânico pode fazer esta alteração...

[]'s...

caj
14/06/2005, 15:20
olá amigo
os engates do câmbio toyota 5m são mais precisos do que os do engesa? pelo que falou então em termos de dureza da na mesma.
Se eu quiser posso por o câmbio toyota 5m sem reduzida e ficar com tração engesa?
obrigado

NeRo
14/06/2005, 23:16
Não se se pode ficar, mas o mais interessante dessa mudança é justamente a reduzida, o Engesa vira um trator com esse setup. :mrgreen: Compensa fazer o serviço completo.

Eduardo Chaves
15/06/2005, 14:59
Hehehe...

Não só a reduzida é a grande vantagem, como tb a maior robustez, a facilidade de se encontrar peças de reposição Toyota e o valor mais em conta...

Agora, se vc já tem a T-Case Engesa e quer mantê-la, procure o câmbio original mesmo ou o com a 5a overdrive, não lembro a especificação deste...

[]'s...

rodrigocbt
16/06/2005, 22:46
O pessoal das engesas ainda não descobriu, mas nós das Campers sim, o câmbio + transferência da Hilux fica o bicho!!!

Não precisa mexer em longarinas já que este conjunto, diferente do da band, é bem estreito.. o custo tbm acho mais viável q um de band.. além disso é um 5 marchas overdrive, mto preciso, macio, 4x4 e reduzida moderna (dá pra engatar 4x4 rodando) não ronca, etc, etc...

No clube da Camper temos 2 rodando com câmbio de Hilux, uma com o câmbio da 3.0 e outra (a minha) da 2.8. Eu já rodei entre estrada e terra mais de 5 mil km e a outra anda barbarizando nas trilhas!!

Pra terem uma idéia de custo, o kit pra colocar o câmbio fica em cerca de 1.ooo reias, o câmbio com redução eu paguei 2.4oo ... só pra ter uma base, vendi o clarck q equipava a Encrenca antes por R$ 1.800,00...

Abraços

Rodrigo

caj
17/06/2005, 09:21
olá amigos
Realmente tinha me esqueçido do câmbio hulix. engates macios, e precisos. Alguém conheçe alguma loja que venda câmbio destes usados com garantia em SP? usando câmbio hilux posso usar tração engesa ou é necessario por hilux?
abraços

CARLOS MOREIRA
17/06/2005, 11:09
Rogrigo,
Sabe me dizer se existe algum problema p/ colocar este cj no Engesa com motor Q20B?
Tem muita adaptação pra fazer???

[]´s

Gerson Jacareí
17/06/2005, 20:11
O pessoal das engesas ainda não descobriu, mas nós das Campers sim, o câmbio + transferência da Hilux fica o bicho!!!

Fala Rodrigo tudo beleza
A Dona encrenca já esta 4x4 :?: :?:

NeRo
17/06/2005, 20:58
Rodrigo... até quanto esse setup aguenta o tranco?
O Paulão e Thiagão do Piu-piu chegou a cogitá-lo mas estamos em dúvida, sendo que o Piu-piu é usado somente em trilhas, e o Piu-piu é... bem pesado! :mrgreen:

Eduardo Velo
18/06/2005, 00:55
Não entendo pq mxer em time que ta ganhando ...
O Cambio do meu engesa seria a ultima coisa que iria mexer , posso até acrescentar uma cx red. band , mas não trocaria a Clark 240V , e se aparecer uma manga de eixo mais robusta tb é bem vinda ...

[]s...

rodrigocbt
18/06/2005, 08:57
O que nós desenvolvemos aqui foi pra colocar câmbio e transferência da hilux tudo junto, pois assim como os engesas as Campers originais não tem reduzida, a caixa faz mto barulho e o câmbio é mto impreciso...além disso temos mtas campers 4x2 precisando ganhar tração... como o valor do conjunto compensa e o resultado final é mto bom colocamos tudo...

Bom o "kit" que fizemos foi pra colocar no 4.1 a gasolina.. segundo quem fez dá pra fazer pros diesel tbm.. só precisaria pegar uma caixa seca do mesmo motor já que na adaptação além da flange há um retrabalho na cx seca... depois de unidos cx seca retrabalhada e flange é plug and play! Furação da cx seca no motor e furação do câmbio na nova caixa seca (onde a flange é fixada)

Qto a durabilidade estamos apostando todas as fichas nesse conjunto, eu não posso falar em trilhas, pois a minha ainda não pode fazer nenhuma por diversos problemas no eixo dianteiro... entretanto rodo muito, tanto em asfalto qto em estrada de chão.. além disso meu motor tem uns 170 cv, pois tem comando 250 S, tucho mecânico, cabeçote rebaixado... :twisted: e tá aguentando mto bem... o problema pra mim tem sido as multas....
Como contei, a outra Camper em que colocamos é quase só pra trilhas.. tbm com 4.1 e pé pesado... pelo que ví o Farias judiar dela acho q vai aguentar mto tempo!!

Pode acreditar que já tomamos mta pedrada qdo falamos em colocar esse câmbio... até agora nenhuma acertou.... estudamos bastante antes de fazer e o resultado até agora tem sido 10!! Fica como sugestão e algo pra se pensar ok?

Abraços

Rodrigo

rodrigocbt
21/06/2005, 21:36
Olha só o kit.. o câmbio e transferência da Hilux 2.8 Td com a caixa seca do motor opala 6 cc.

[]´s

SJKCaio
22/06/2005, 11:14
Rodrigo,

Teve alguma mudança nas longarinas do chassi????

rodrigocbt
22/06/2005, 13:49
Não, não precisa mexer nas longarinas.. esse foi a gde vantagem desse conjunto.. pois como uso mto a Camper, nunca mais ficaria tranquilo em viajar se fosse mexer na estrutura.... Esse câmbio é fininho o suficiente pra caber no minúsculo espaço entre as longarinas.

[]´s

Rodrigo

SJKCaio
22/06/2005, 14:28
Tive a mesma sensação que vc quando vi as modificações na longarinas, por melhor que fosse o serviço vc está afetando a estrutura principal da viatura.

Mais uma ou duas perguntas a embreagem ficou a da GM???
Houve muita modificação nos cardãs???

Valeu!!!

Eriksom Teixeira Lima
22/06/2005, 16:31
Rodrigo

O RF tem o conjunto completo da Hilux, logo, não tem porque quebrar 8)

Situação diferente se você colocar outro motor nessa caixa. Eu não tenho a menor idéia de qual seja o limite dela, mas é bom lembrar que esse limite é dado em torque (kgfm, NM etc) e se refere a capacidade do eixo-mestre suportar ... torção. Pela minha intuição, o motor hilux 2.8 é muito mais fraco que o GM 4.1S ......

Caso você trabalhe um pouco acima do limite REAL da caixa, ela pode não quebrar na hora, mas um dia ela explode e o eixo mestre parecerá um chiclete torcido (cizalhado, acho que é o termo, a confirmar) :x

Quanto aos comentários feitos antes de que é só dar uma "amassadinha" na longarina para caber o câmbio da Toyota, eu vi o serviço de porco que fizeram na minha em dar uma amassadinha para colocar o suporte do motor. Foram comprados cerca de 12m de perfis para corrigir o servicinho. Mas foi a última coisa errada que corrigimos na minha Camper, ela vai ficar perfeita :twisted:

Não recomendo a ninguém fazer essa adaptação em qualquer meXânico, pois além de um trabalho de profissional para ajustar as capas secas, há o trabalho de adaptar embreagem, e, pior, na hora em que a longarina ceder e dobrar, o cara terá de se virar sozinho para voltar para casa :evil:

Eriksom

Eduardo Chaves
24/06/2005, 17:13
Esse serviço de amassar o chassis, parece-me ser o mais utilizado por quem instala t-case toyota, inclusive antes de eu iniciar a instalação da minha, entrei em contato com diversas pessoas e a maioria me dava essa sugestão...

Preferi fazer o retrabalho no chassis, todo o serviço feito com MIG e etc, o resultado final ficou muito bom, já faz 1 ano rodando no dia-a-dia, viagens e trilhas médias e pesadas, e tenho certeza que não terei problemas futuros por este motivo...

[]'s...

rodrigocbt
27/06/2005, 12:11
Caio,

Qto a embreagem ficou disco da hilux com lonas gm rebitadas nela. Daria pra trocar o miolo do disco Toyota no GM, como é feito na adaptação do motor de opala em CJ (tenho esse esquema rodando no meu CJ) mas por se tratar de um motor ignorante melhor não... o cara da embreagem pega uma lona virgem (oopss) sem furação e rebita no disco toyota..

Os cardãs mudam bastante sim... muda comprimento e a ponta q vai no câmbio, pois usa o mesmo sistema de porta cruzetas e cruzetas da hilux

ET e Eduardo,

Essa questão de mexer com eficiência no chassi pra mim não cheguei a um consenso... o problema (pra mim!) é q trata-se de uma mudança irreversível...

Qto ao meu câmbio se ele estourar, mantive tudo original.. posso voltar o setup básico a qquer momento.. tenho travessa , cardã, câmbio, cx seca, originais perfeitamente readaptáveis a qquer hora.. deixando o carro igual a zero... inclusive o câmbio da Hilux tbm dá pra tirar e colocar numa hilux original sem problemas pois não mexi em nada nele...

Discutimos bastante os limites do câmbio e realmente o risco é o eixo piloto cizalhar... mas pelos manuais toyota o 2.8 aguenta até 35 kgmf de torque (próximo ao meu real)... mas claro q só os km dirão quem está certo :wink:

Qto ao RF ele pode te falar do cjto 4.1 mais Hilux... ele tá quase abandonando a viatura por isso! se vc quiser comprar a Camper com todo o power train hilux ela tá no site a venda.. já se quiser a Seve (4.1 + 4x4 hilux) vai ter q brigar com a Érica!!! :P

Abraços

Eriksom Teixeira Lima
27/06/2005, 22:50
Camper, basta uma, a minha, que um dia volta do bordel.

Eriksom

Ricardo Cubas
29/06/2005, 15:01
O que nós desenvolvemos aqui foi pra colocar câmbio e transferência da hilux tudo junto, pois assim como os engesas as Campers originais não tem reduzida, a caixa faz mto barulho e o câmbio é mto impreciso...além disso temos mtas campers 4x2 precisando ganhar tração... como o valor do conjunto compensa e o resultado final é mto bom colocamos tudo...

Bom o "kit" que fizemos foi pra colocar no 4.1 a gasolina.. segundo quem fez dá pra fazer pros diesel tbm.. só precisaria pegar uma caixa seca do mesmo motor já que na adaptação além da flange há um retrabalho na cx seca... depois de unidos cx seca retrabalhada e flange é plug and play! Furação da cx seca no motor e furação do câmbio na nova caixa seca (onde a flange é fixada)

Qto a durabilidade estamos apostando todas as fichas nesse conjunto, eu não posso falar em trilhas, pois a minha ainda não pode fazer nenhuma por diversos problemas no eixo dianteiro... entretanto rodo muito, tanto em asfalto qto em estrada de chão.. além disso meu motor tem uns 170 cv, pois tem comando 250 S, tucho mecânico, cabeçote rebaixado... :twisted: e tá aguentando mto bem... o problema pra mim tem sido as multas....
Como contei, a outra Camper em que colocamos é quase só pra trilhas.. tbm com 4.1 e pé pesado... pelo que ví o Farias judiar dela acho q vai aguentar mto tempo!!

Pode acreditar que já tomamos mta pedrada qdo falamos em colocar esse câmbio... até agora nenhuma acertou.... estudamos bastante antes de fazer e o resultado até agora tem sido 10!! Fica como sugestão e algo pra se pensar ok?

Abraços

Rodrigo


quem faz essa adaptação ???
quem faz tambem vende o conjunto de cambio e transfer case ??

rodrigocbt
30/06/2005, 10:21
Quem faz ou fez (para nosso uso) é o pessoal do clube da Camper (www.camper.com.br) , do qual também faço parte... foi criado como uma solução para colocar 4x4 nas muitas campers 4x2.... daí como ficou muito bom pode ser solução para modernizar outros 4x4... sei q eles estão pra colocar no site o kit pra vender... mas se ainda não colocaram passa um email pra camper@camper.com.br ... agora os conjuntos de câmbio e t-case cada um tem q ir atrás do seu... tem um cara vendendo um cjto desses no classificados..

[]´s


Rodrigo

SJKCaio
30/06/2005, 10:39
Cotei no site:

www.trilhaetração.com.br

1000 transf. - Hilux2.8
2500 cambio 2.8 -5 marchas

O da Hilux3.0 temsaida para o lado do motorista :( :( :(

rodrigocbt
30/06/2005, 12:19
Esse da 3.0 é maior confusão.. tem pros 2 lados... depende do ano etc... sem q tem dos dois lados pq jah vi...

Qto ao preço, se for revisado tá bom.. pq os caras dessa loja aí são mto bons... levei meu câmbio pra eles revisar tbm...

abraços

SJKCaio
30/06/2005, 13:20
Rodrigo,

Só adaptando a transferencia da Hilux no 240V como seria???

Vou ter problemas com o espaço ou vai ficar igual ao conjunto completo????

Nunca vi de perto as trransf. da Hilux 2.8 e 3.0 para avaliar as possiveis modificações :? :?

Luca
30/06/2005, 13:37
Esse da 3.0 é maior confusão.. tem pros 2 lados... depende do ano etc... sem q tem dos dois lados pq jah vi...
Rodrigo,
É o seguinte, os conjuntos 3,0 turbo que equipam as SW4 tem saída pelo lado esquerdo. Os conjuntos 3,0 aspirado (é outro motor, num tem nada a ver com o 3,0 turbo) tem saída à direita, como todo conjunto que equipa o 2,8 aspirado. Só vi fotos, mas por fora, as caixas de câmbio e tranferência do 2,8 e do 3,0 aspirado são muito semelhantes.
[]´s

SJKCaio
30/06/2005, 15:14
Valeu Luca,

A Eletropaulo comprou as 3.0 aspiradas e a saida era pro lado do passageiro 8) , vi uma na rua esses dias.
Quando liguei para um anuncio de cambio e eixo era de SW saida para o lado do motorista.
Ou seja é por ai mesmo........


[ ]´s pensando em sumir co o rondo de ré da FI

rodrigocbt
30/06/2005, 18:51
Pensamos tbm em adaptar só a transferência.. mas não achamos um bom custo benefício... vendi o meu câmbio clarck por 1800 e comprei o cambio mais a transferencia por 2400.... mas se quiser mesmo sabe como é... tudo é adaptável nesse mundo off road...

Luca, valeu pela explicação.... tô aprendendo ainda sobre essas hilux...um dia chego lá

[]´s

Rodrigo

SJKCaio
01/07/2005, 08:11
Luca,

Teoricamente o conjunto da 3.0 SRV seria mais resistente para a potência do "Opalão".
Isso confere ou estão muito próximos em robustez para aguentar um torque maior ?????

Eriksom Teixeira Lima
01/07/2005, 10:11
Pergunta básica:

Por que as pessoas com acesso a Internet não procuram informações exatas antes de "achar".:?:

Depois ficam no desespero quando quebra. Daí ficam iguais a certo amigo meu gaúcho que tem Camper e troca tudo todo ano e revende o que trocou :wink:

Longe de mim querer ter o estilo sarcástico de outro gaúcho daqui do Fórum, "se não pode ajudar, atrapalhe"
:twisted: :twisted:

Eriksom

SJKCaio
01/07/2005, 10:56
Pesquisando..............

SJKCaio
01/07/2005, 11:03
MOTOR

Motor 3.0 8v

Alimentação Bomba injetora

Combustível Diesel

Potência (cv) 116

Torque (kgfm) 29,6

SJKCaio
01/07/2005, 11:09
Motor 2.8 8V

MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 8 válvulas. Bomba injetora rotativa. Diâmetro e curso: ND. Cilindrada: 2.779 cm3. Taxa de compressão: ND. Potência máxima: 77 cv a 3.800 rpm. Torque máximo: 17,7 m.kgf a 2.400 rpm.

SJKCaio
01/07/2005, 11:14
É Erikson aumentou em 63% o torque se comparado com o motor 2.8 original.........

SJKCaio
01/07/2005, 11:20
O detalhe é que ninguem dimensiona componente para o valor exato, existe uma margem que é o fator de segurança. 8) 8)

Eriksom Teixeira Lima
01/07/2005, 13:25
Fator de segurança superior a 65% :?: Acho que nenhum japonês faz isso :shock:

Lembre-se que os japoneses sabem fazer contas muito bem, e os produtos deles são dimensionados exatamente para o que se propõe, por isso duram tanto.

Na minha Ram eu já tive oferta de câmbio mecânico FSO4305 por 3k, que em tese tem limite de 56kgfm de torque de entrada. Como o Cummins 6 bocas está regulado para 61kgfm, eu estaria "dentro" da margem de segurança, porém, prefiro ficar fora da faixa de risco :wink:

Prefiro ir e voltar dirigindo, pois já tive a experiência de ter de despachar meu veículo, cujo semi-eixo não suportou a margem de segurança :evil:

Ah, sim! A caixa de marchas tem como limite um determinado torque de entrada, que é dado pelo motor. Já a caixa de transferência tem seu próprio limite de torque máximo de entrada. Nesse caso, ele é determinado pela multiplicação do torque de entrada dado pelo motor multiplicado pela relação de marcha em uso, descontadas perdas por transformação em calor (atrito). Sendo assim, lembrem-se que a 240V tem uma 1ª muito mais curta que a 1ª de outras caixas, logo, o torque de saída dela na 1ª marcha é muito maior.

Como diz o GV, da lista da Camper, eu sou um economista que faz muita conta, por isso mesmo fiz todas elas e decidi que valia a pena desmontar minha Camper e montar de novo com tudo absolutamente adequado ao meu uso. :twisted:

Final de julho ela volta, até lá acho que andarei num legítimo Jeep que chega a semana que vem. :lol:

Eriksom

SJKCaio
01/07/2005, 16:35
Como diz o GV, da lista da Camper, eu sou um economista que faz muita conta, por isso mesmo fiz todas elas e decidi que valia a pena desmontar minha Camper e montar de novo com tudo absolutamente adequado ao meu uso.



Concordo plenamente , lápis papel e calculadora ainda são bem mais baratos 8) 8) 8)
Só quem projetou o cambio ia poder contar para gente as tolerâncias envolvidas, as minhas contas foram bem simples com certeza não é só isso...........

Ainda vou andar muito com barulho de ré na cabeça (por opção) sabia que chorava, mas não tem almoço grátis as vezes precisamos abrir mão de algumas coisas. :( :( :(

[ ]´s com tranf. FI na cabeça, porém aguentando sem susto o 240V

SJKCaio
11/07/2005, 12:50
Fiz um investimento de quase 4000 latinhas na Camper e agora preciso ter o retorno que vai ser pago rodando....
Nunca pensei em carro como investimento, ou seja, já que tem o danado nada de deixar enfeitando a garagem tem que rodar.
E é o que vou fazer usar no dia a dia e fazer umas trilhas no finds, pois não dá para arrumar tudo de uma vez, preciso conhecer melhor a viatura, não andei direito ainda :( :( :(
Mas para quem saiu de um motor diesel de 80CV o GM 4.0 tá sobrando potência por enquanto :twisted:

[ ]´s Sempre achando que quem faz a diferença é a reduzida

GH
11/07/2005, 13:55
Caio,

refiro-me à caixa de transferência, não ao carro (não que o carro não esteja revisado, mas quando citei que troquei os rolamentos e retentores, referia-me à tcase Band).

Eriksom Teixeira Lima
11/07/2005, 21:54
Caio

Não estou de sacanagem, mas quanto mais se inventa sem pensar antes, mais vai haver confusão. O Heck costuma me sacanear porque eu planejo muito, demoro para implementar, e quando vou fazer, demora meses para ficar pronto. Se fosse fácil, levava em qualquer mecânico e ..... sai andando para quebrar algum tempo depois. A questão é de usar a cabeça, pesquisar antes, usar muito papel, lápis e internet para evitar gastar dinheiro à toa.

Eu acreditei no proprietário anterior e me fudi na Chapada Diamantina. Depois disso, tudo o que fiz foi com calma e paciência. Fiz uma coisa, testei, testei, e mandei fazer a outra. Tudo sem gambiarras.

Eu não misturo alhos com bugalhos. Troquei minha caixa de transferência APENAS por que achei uma NP-205, SÓ POR ISSO.

Quem quiser misturar coisas, mistura, mas não dá para reclamar depois. Câmbio de Hilux é desenhado para um motor específico. Câmbio de Band, idem. Eu uso motor Band 14B e preferi não colocar a caixa da própria por minha decisão (mantive a relação longa, eu acho 37x10 longa) e coloquei a caixa com reduzida. Na minha opinião de quem usou, relações mais longas só com o S4T, o resto é motorzinho de dentista. :parede:

Boa sorte

Eriksom

Eduardo Velo
12/07/2005, 01:06
Na descida da est. da Petrobras dia 02/07 fomos fazer uma brincadeira tradicional num play ground pra jipes no meio da trilha , que são umas pedras com rampas e a camper do Fabio Rosa acabou abrindo ao meio o cardan tras. e decepou o eixo de saída na cruzeta do cardan diant.
Pegamos o cardan tras. do meu engesa que , por sorte , coube na camper por ser um Fase 3 e fui com o diant. em 4x4 . Até ai não sabia que estava com problemas graves na cx de transf. conseguimos chegar na pousada , mas qdo dava ré escapava a engrenagem .
Tirei a cx de transf. fora esse sabado , qdo abri percebi que uma das arruelas e a trava de aço 1045 que calçam a engrenagem louca da transf. , estavam bem tortas , danificaram o rolamento da engrenagem , algumas pontas dos dentes das 2 engrenagens e o eixo de acionamento da alavanca , refiz as ptas dos dentes e consegui todas as peças , menos essa arruela de calço . O João da Rota tb não tem , será que algum colega sabe onde posso encontrar essa arruela ?
Vou fechar a cx amanhã sem a engrenagem louca , pra poder rodar com ele ...

[]s...

SJKCaio
12/07/2005, 08:31
eu planejo muito, demoro para implementar, e quando vou fazer, demora meses para ficar pronto. Se fosse fácil, levava em qualquer mecânico e ..... sai andando para quebrar algum tempo depois.


Grande Erikson,

Como eu disse tô na fase de namoro com a viatura preciso conhecer melhor antes de me meter em qq modificação mais pesada. Não tenho experiencia e muito menos $$$ sobrando.......
Por enquanto vai ficar tudo como está no cambio e transferencia, quando vendi a Hilux eu estava preparado pois sabia que não ia achar uma Camper sem nada para fazer (até tem mas $$$$)

Vamos ver se no sábado consigo sair da funilaria :dance: :dance:

GH
12/07/2005, 09:09
Caio, concordo plenamente: não faça nada que vá se arrepender depois.
Senti isso na pele ao colocar certa vez um câmbio de Bandeirantes 5 marchas na minha Camper: o carro ficou horrível, muito ruim. As relações de marchas daquele cãmbio não "casaram" com meu conjunto de motor (4.1 c/3E) e relação de diferenciais (13x46). O carro ficou xôxo. A primeira e segunda marchas eram muito curtas e a quinta marcha era inútil de tão longa.
Some-se a isso os mais de 1800 kg da Camper...

Eriksom Teixeira Lima
12/07/2005, 09:47
Eduardo

Sem o cardã traseiro, a ré sempre escapa. Quando explodiu a base da coroa na Chapada Diamantina, 3 anos atrás, desconectei o cardã traseiro e acontecia a mesma coisa. Creio que deva acontecer por instabilidade do sistema de montagem das engrenagens. Depois de :parede: a gente aprende. Depois que abrimos a caixa de transferência, meu mecânico trocou os rolamentos e montou um "suporte"interno para a engrenagem, mas não sei te dizer como foi feito. O que posso dizer é que o ronco diminuiu quase totalmente, só aparecendo em níveis audíveis na cabine em altas rotações na 3a. marcha, e em níveis desagradáveis em 4a. marcha.

Caio

Daqui a uns 3 meses, depois de gastar bastante combustivel, você vai até ter esquecido o que foi o sofrimento de ficar esperando "até sábado" na porta da toca da Onça :concordo:

Lembre-se, de domingo para frente, Carpe Diem, goze o dia.

Eriksom

Eduardo Velo
12/07/2005, 10:03
Erikson , vc conhece o sistema de engate na cx de transf. ?
Não tem pq escapar na ré só pq está sem cardan tras. , meu Engesa ja estava com problema de escapar 4x4 em ré faz muito tempo , só que foi piorando até chegar nesse pto de eu ter que abrir a cx .
O garfo desloca a engrenagem louca pra ligar a que vem do eixo piloto com a que sai pro cardan diant. se tiver que escapar na ré tanto faz estar ou não com cardan tras. o que aconteceu foi que entortou a arruela de calço e a trava deslocando a engrenagem louca pro sentido de desacoplar qdo dava ré ou qdo ficava desengato em descida ...

[]s...

Eriksom Teixeira Lima
12/07/2005, 11:13
Pelo que deduzimos, escapava porque a engrenagem trabalhava "desapoiada" (posicionada com um simples anel) e, dada a oscilação, desengatava. Depois da colocação do calço, diminuiu o ronco, mas como o serviço de colocação do diferencial novo (band flutuante) foi feito de forma competente, não quebrou mais, e portanto não precisei mais passar aquele sufoco :concordo:

Como comprei a NP-205, não preciso mais pensar no problema, afinal, até reduzida agora eu tenho: motor 14B, diferenciais band com 37x19 e caixa 2615 com NP-205 e reduzida é = :dance:

Só falta terminar de montar o chassis :putz: ou seja, mais um mês sem camper :parede:

Eriksom